Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2510 Resumo encontrados. Mostrando de 31 a 40


AO033 - Apresentação Oral
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá

Efetividade biomecânica dos alinhadores ortodônticos in-office e seu impacto na qualidade de vida dos pacientes
Mello APAR, Nahás ACR, Bordin D, Nascimento AF, Son A, Patel MP, Maltagliati LA, Matias M
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi medir e comparar a resposta biomecânica do movimento de rotação dentária, prevista e alcançada, em pacientes tratados com alinhadores ortodônticos transparentes. Além disso, avaliar o impacto do tratamento com alinhadores na qualidade de vida dos pacientes. Exames intraorais pré e pós-tratamento foram realizados com o scanner intraoral ITERO®. Todos os planejamentos da movimentação foram realizados pelo software NemoCast®. Os modelos 3D inicial e final foram sobrepostos e analisados no software Materialise®. A quantificação dos movimentos foi realizada pela marcação de dois pontos na coroa de cada dente, mesial e distal, formando um eixo de rotação (xy) para os modelos 3D inicial e final. O impacto na qualidade de vida foi realizado pelo questionário Oral Health Impact Profile (OHIP-14) antes do início (T0) e após o término da primeira série de alinhadores (T1). A previsibilidade média dos movimentos de rotação dentária foi de 57,04%, sendo a maior nos incisivos centrais inferiores (81,9%) e a menor nos segundos pré-molares superiores (26,1%). Quanto ao impacto do tratamento com alinhadores na qualidade de vida dos pacientes, não houve diferença estatisticamente significante no intervalo de tempo avaliado.

Os alinhadores in-office constituem uma versátil e eficaz ferramenta no tratamento da maloclusão leve e moderada, possuindo uma aceitável previsibilidade de movimentação dentária, e que, como em qualquer outro sistema de tratamento com alinhadores, necessita de correções adicionais e refinamentos.

AO034 - Apresentação Oral
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá

Alterações da oclusão na transição da dentadura mista para a permanente: Estudo longitudinal de 4 anos
Carneiro DPA, Cruz TCL, Meneghim MC, Vedovello SAS
Pós Graduação em Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo longitudinal foi avaliar a transição da oclusão da dentadura mista para a permanente. A amostra contou com 352 crianças acompanhadas da fase da dentadura mista para a permanente, num período de quatro anos. A má oclusão foi avaliada clinicamente a partir das relações oclusais inter e intra arcos: trespasse horizontal e vertical, relação anteroposterior, relação transversal, apinhamento, espaçamento e diastema. Os testes de McNemar e de simetria de Bowker foram utilizados para comparar os dados entre os tempos, considerando o nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que o trespasse horizontal negativo, apinhamento, espaçamento e diastema sofreram alterações estatisticamente significantes ao longo do tempo (p<0.05). Durante a transição da dentadura mista para a permanente, 50.6% das crianças mantiveram a condição do apinhamento primário; 51.4% apresentaram melhora do espaçamento; 34.4% apresentaram ausência de diastema; e, 69.3% não apresentaram alteração do trespasse horizontal negativo.

Concluiu-se que as condições intra arcos sofreram modificações da dentadura mista para a permanente, sugerindo que as discrepâncias dente-osso podem apresentar um caráter fisiológico no período de troca da dentição. Por outro lado, o trespasse horizontal negativo não sofreu alteração, indicando que o crescimento preservou o padrão da oclusão.

AO035 - Apresentação Oral
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá

Carga global de cárie e obesidade em mulheres em idade fértil e em crianças: uma análise do Global Burden of Disease 2019
Ribeiro CCC, Alves-Costa S, Ladeira LLC, Santos CMPM, Costa CM, Hugo FN
Odontologia II UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cárie na primeira infância (CPI) é a doença não-transmissível (DNT) que mais acomete crianças mundialmente. Em estudo de série temporal observamos aumento das taxas globais da CPI na última década. Nossa hipótese é que as cargas de obesidade e cárie em mulheres em idade fértil estejam associadas à obesidade na infância e a CPI no mundo. O estudo analisou associação entre obesidade e cárie em mulheres em idade fertil, obesidade nas crianças com a CPI em 204 países, de 2010 a 2019. Estudo ecológico utilizando dados do Global Burden of Disease Study 2019. Os desfechos foram o (SEV) da obesidade e prevalência de CPI nas crianças (< 5 anos). As variáveis explicativas foram os valores de exposição resumido (Summary Exposure Value- SEV) da obesidade e prevalência de cárie em mulheres em idade fértil (15-49 anos). Adotamos uma defasagem de dois anos entre os dados das mulheres e o das crianças. Os dados foram analisados pelo método econométrico de regressões lineares de efeitos fixos. O SEV da obesidade das mulheres foi associado tanto ao SEV da obesidade (0,44; p<0,001) quanto a prevalência de CPI (236,27; p<0,001) das crianças. A prevalência da cárie em mulheres em idade fértil foi associada ao SEV da obesidade (>0,01; p=0.02) e à CPI nas crianças (CP= 0,41; p<0,001).

As cargas de obesidade e de cárie em mulheres em idade fértil estão associadas globalmente às cargas da obesidade e cárie em crianças, o que remete à necessidade de políticas de enfrentamento dessas DNT de forma mais articulada, por exemplo, reduzindo consumo de açúcares.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  |  FINEP)
AO036 - Apresentação Oral
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá

Patient Satisfaction Questionnaire: Tradução, adaptação transcultural e análise psicométrica em adolescentes brasileiros
Gatti-Reis L, Alvarenga RN, Abreu LG, Paiva SM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi traduzir, adaptar transculturalmente e testar as propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento Patient Satisfaction Questionnaire (PSQ). O PSQ avalia a satisfação de adolescentes (idade entre 11 a 18 anos) com o tratamento ortodôntico. O instrumento é estruturalmente composto por 58 questões, distribuídas em 6 subescalas. Foi realizada a tradução/retro-tradução do instrumento para a Língua Portuguesa do Brasil, pré-teste, análise de estabilidade e confiabilidade da versão brasileira. A amostra foi composta por 106 participantes com histórico de tratamento ortodôntico, sendo 58 (54,7%) do sexo feminino. Para o escore total e 4 subescalas, porcentagens aceitáveis (≤15%) atingiram o escore máximo (ceiling effect), sendo que ninguém atingiu o escore mínimo (floor effect). Para a consistência interna, o Coeficiente α de Cronbach foi 0,5 para o escore total; para as subescalas variou de 0,8 a 0,9. Para a estabilidade teste-reteste, o Coeficiente de Correlação Intraclasse foi 0,467 para o escore total, variando de 0,763 a 0,906 para as subescalas. O escore total do instrumento apresentou uma alta correlação (Spearman > 0,50) com o escore de 5 subescalas (validade de constructo). Adolescentes jovens (10-14 anos) apresentaram escores significativamente maiores para as subescalas 'aspectos situacionais' (p=0,004) e 'função dental' (p=0,017) (validade discriminante).

A versão brasileira do PSQ mostrou-se válida e confiável para mensuração da satisfação de adolescentes com o tratamento ortodôntico.

(Apoio: CAPES  |  CNPq)
AO037 - Apresentação Oral
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá

Análise comparativa de preparos endodônticos com diferentes instrumentos e cinemáticas em molares decíduos prototipados: estudo in vitro
Custodio IC, Silva IRA, Souza BK, Alcalde MP, Rios D, Cruvinel T, Oliveira TM, Lourenço-Neto N
Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar o preparo biomecânico, por meio de volume e desvio dos canais radiculares de diferentes cinemáticas e instrumentos endodônticos, manuais e mecanizados em protótipos de dentes decíduos através de microtomografia computadorizada (MicroCT), além do tempo efetivo e total do preparo. 40 molares decíduos prototipados foram escaneados por MicroCT e divididos em 4 grupos: limas K, limas SMF, limas SBF e limas WOG. O tempo total de trabalho foi cronometrado, do início da instrumentação até a última lima de cada série, assim como a somatória do tempo de cada lima trabalhada dentro do canal. Um novo escaneamento foi realizado após a instrumentação e as imagens obtidas foram sobrepostas para análises, utilizando os softwares Nrecon, CTan e DataViewer. Os dados foram submetidos aos testes Kolmorov-Smirnov, ANOVA, Tukey, Kruskal-Wallis e Dunn, com nível de significância de 5% (p<0,05). Os instrumentos mecanizados apresentaram volumes maiores do que as limas manuais. Os desvios dos canais com as limas mecanizadas foram semelhantes entre si. A SMF apresentou menor desvio que a lima K. O tempo de instrumentação foi menor para as limas mecanizadas. As limas SBF e SMF apresentaram volumes e desvios compatíveis com os canais radiculares, sugerindo serem uma alternativa viável para dentes decíduos.

Pode-se concluir que os instrumentos de níquel-titânio apresentam menor desvio e os sistemas mecanizados, em ambas cinemáticas, apresentam melhores resultados no preparo biomecânico quando comparados aos instrumentos de aço.

(Apoio: PRCEU/USP   N° 2021/228)
AO038 - Apresentação Oral
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá

Capacidade de modelagem de sistema rotatório desenvolvido para dentes decíduos: estudo in vitro
Souza BK, Manoel MC, Custodio IC, Alcalde MP, Duarte MAH, Machado MAAM, Oliveira TM, Lourenço-Neto N
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a capacidade de modelagem nos canais radiculares de protótipos resinosos de molares decíduos instrumentados com a lima rotatória Sequence Baby File - SBF. Para isso, uma amostra com 40 canais mesiais de dentes decíduos prototipados foram escaneados pelo sistema de MicroCT (Bruker SkyScan 1173), e divididos em dois grupos de acordo com a instrumentação: lima K manual e SBF. Um único operador treinado preparou todos os canais radiculares. O tempo de instrumentação foi cronometrado. Após o preparo, a amostra foi escaneada novamente e as imagens obtidas foram sobrepostas as iniciais para mensuração do desvio, centralização e volume dos canais radiculares. Os testes estatísticos envolveram Kolmorov-Smirnov, ANOVA e Tukey, teste t e Mann-Whitney para comparação entre os grupos (p<0.05). A lima rotatória apresentou desvio e centralização semelhantes a lima manual, com maior aumento do volume do canal radicular. A SBF teve menor tempo de trabalho do que a lima K.

A lima mecanizada demonstrou melhores tempos de instrumentação do que a manual, com resultados semelhantes em relação ao desvio e centralização do canal radicular e bons resultados em relação ao volume. Sendo assim, a SBF pode ser uma alternativa adequada para o tratamento endodôntico em molares decíduos.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2021/06342-7)
AO039 - Apresentação Oral
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá

Compômeros coloridos: investigação das propriedades físicas, composição, perfil de personalidade e preferência de pais e crianças
Belém FV, Magalhães LS, França K, Assunção CM, Martins-Júnior PA, Turrioni AP, Bendo CB, Paschoal MAB
Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Propriedades físicas, composição e a preferência de responsáveis e suas crianças referente ao uso de um compômero colorido na prática odontopediátrica foi investigado. Amostras incluindo as oito cores do compômero (Twinky Star, VOCO) e uma resina composta (Z250, 3M ESPE) foram submetidos à ciclagem erosiva-abrasiva durante 15 dias. Rugosidade, espectroscopia por energia dispersiva e microscopia eletrônica de varredura foram realizadas. Adicionalmente, estudo transversal abordou 260 pares de responsáveis/crianças de 5 a 11 anos, examinadas para cárie dentária. Um manequim odontológico incluindo restaurações de compômeros coloridos e materiais tradicionais foi apresentado à população para investigação quanto à preferência dos materiais dentários. ANOVA, teste T, análises bivariadas e regressão de Poisson foram realizados. Tons verdes apresentaram os maiores valores de rugosidade, sendo os íons oxigênio e estrôncio com maior e menor porcentagens, respectivamente. Crianças menores de 7 anos mostraram prevalência 1,20 vezes maior que seus pares mais velhos para escolher compômeros coloridos e adultos com filhos menores de 7 anos e menos de 11 anos de estudo mostraram prevalências 1,74 e 2,17 maiores para escolher compômeros coloridos.

Os tons verdes do compômero colorido mostraram as maiores rugosidades superficiais e responsáveis com maior escolaridade e crianças menores de 7 anos tiveram maior resistência e maior aceitação quanto ao uso do material lúdico, respectivamente.

AO040 - Apresentação Oral
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá

Efeito da termoplastificação nas propriedades mecânicas de materiais para a confecção de alinhadores ortodônticos in-house
Barbato PR, Neves JG, Santamaria-Jr M, Costa AR, Correr-Sobrinho L
Ortodontia CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar o efeito da termoplastificação nas propriedades mecânicas dos materiais usados na fabricação in-house de alinhadores ortodônticos (AO). Quatro marcas de materiais termoplásticos com espessura de 0,030" foram termoplastificados usando equipamento a vácuo com controle de temperatura (Track-V) ou sem (P7). Os espécimes foram submetidos ao ensaio de resistência à flexão de 3 pontos antes (inicial) e após a termoplastificação na máquina de ensaio mecânico Universal (Instron) com carga 50 N à velocidade de 5 mm/minuto em intervalos entre 0,5 e 1,0 mm. Os dados de módulo de elasticidade e força de deflexão foram analisados pela Análise de Variância um fator e medidas repetidas, seguido pelo teste de Tukey (=0,05). As mudanças nas propriedades mecânicas causadas pela termoplastificação foram estatisticamente significativas na redução da força, com Essix ACE e Bio Art Cristal exibindo maior redução da força após a termoplastificação sem controle de temperatura. No módulo de elasticidade, Taglus e Pro-Aligner X não foram influenciados significativamente pela termoplastificação (p>0,05). Diferenças significativas foram observados entre Essix ACE e Bio Art Cristal (p<0,0001).

As propriedades mecânicas dos materiais após a termoplastificação são alteradas e influenciam nos protocolos de utilização de cada material. Para alcançar resultados semelhantes, Essix ACE e Bio Art Cristal demandam um aumento da espessura inicial da placa em função da maior redução de força, além da necessidade da termoplastificação com controle de temperatura.

AO041 - Apresentação Oral
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá

Desenvolvimento dos arcos dentários de crianças submetidas a queiloplastia em tempos cirúrgicos diferentes
Quagliato DR, Rando GM, Ambrosio ECP, Dainezi VB, Bergamo, MTOP, Carrara CFC, Machado MAAM, Oliveira TM
Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito deste estudo foi avaliar o desenvolvimento dos arcos dentários de crianças com fissura unilateral de lábio e palato submetidas a queiloplastia em 3 tempos cirúrgicos. Duzentos e cinquenta e dois modelos dentários digitalizados de 126 participantes foram divididos de acordo com a idade da queiloplastia, Grupo 1 (G1), 3 meses de vida, Grupo 2 (G2), 5 a 6 meses de vida e Grupo 3 (G3), 8 a 10 meses de vida. A amostra foi avaliada antes (Tempo 1, T1) e após (Tempo 2, T2) a queiloplastia. Distâncias intercanino (C-C') e intertuberosidade (T-T'), comprimentos anterior (I-CC') e anteroposterior (I-TT') do arco dentário, distâncias anterior do arco dentário lado sem (I-C) e com (I-C') fissura, além da área e índice de Atack. Testes paramétricos e não-paramétricos foram aplicados (α=5%). G1 apresentou diferença estatisticamente significativa em I-C', C-C', I-CC' e área com médias menores em T2 (medidas lineares, p<.0001 e área, p=.003). G2 apresentou diferença estatisticamente significativa em I-C', C-C', I-CC' e área com médias inferiores em T2 (p<.001, p<.001, p<.001, p=.0466, respectivamente). G3 apresentou diferença estatisticamente significativa em I-C', C-C', I-CC' e área com médias menores em T2 (p<.001, p=.0007, p=.0009 e p=.017, nesta ordem). Na análise do crescimento, G1 e G2 apresentaram valores inferiores em I-C' na comparação com G3 (p=.0003).

Conclui-se que, as crianças operadas no tempo cirúrgico mais tardio apresentaram os melhores resultados no desenvolvimento dos arcos dentários.

AO042 - Apresentação Oral
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Jacarandá

Uma análise de caminhos da ocorrência de provável bruxismo do sono e em vigília em adolescentes
Prado IM, Aguiar SO, Ortiz FR, Abreu LG, Paiva SM, Pordeus IA, Serra-Negra JMC
Saúde bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo transversal objetivou identificar os caminhos que influenciam a ocorrência do provável bruxismo do sono (PBS) e em vigília (PBV) em adolescentes, considerando aspectos socioeconômicos e do sono. O estudo, aprovado pelo comitê de ética (#91561018.5.0000.5149), contou com a participação de 403 adolescentes de 12 a 19 anos de Belo Horizonte. Os pais responderam a um questionário sobre condição socioeconômica familiar. Os adolescentes responderam um questionário sobre ocorrência do bruxismo do sono e em vigília e aspectos do sono (qualidade, latência, duração, ronco e babar no travesseiro). Eles também responderam à versão brasileira da Circadian Energy Scale, para identificação do perfil cronotipo (matutino, intermediário, vespertino). Um pesquisador calibrado avaliou clinicamente a presença de desgaste dentário por atrição nos adolescentes. O PBS e PBV foi diagnosticado pelo relato positivo somando à presença de desgaste dentário. Foram realizadas análises descritivas e de caminhos. O PBS e PBV apresentaram uma correlação moderada positiva entre si (β= 0,390). Má qualidade do sono e maior renda apresentaram efeito direto para PBS (β= -0.138; β=0.123; respectivamente) e PBV (β= -0.155; β=0.116; respectivamente). Adolescentes com perfil matutino (β= -0.102), que babavam no travesseiro (β= 0.184) e com sono agitado (β= 0.104) tenderam a PBS.

Concluiu-se que aspectos do sono, renda familiar e perfil cronotipo influenciaram nos caminhos para ocorrência do PBS. A ocorrência de PBV foi influenciada pela qualidade do sono e renda familiar.

(Apoio: FAPs - FAPEMIG  |  CAPES  N° 88887.370553/2019-00  |  CNPq  N° 405301/2016-2)