Cursos e Simpósios

40ª Reunião Anual da SBPqO - 02 a 05 de setembro de 2023
Programação sujeita a alterações



03 de Setembro - Domingo


Período: Manhã


08:00 - 09:30

"CURSO - DENTIFRÍCIOS EM ODONTOLOGIA: DA CIÊNCIA À PRÁTICA CLÍNICA"

Curriculo

Ministrador: Prof. Cassiano Rosing (UFRGS)

Curriculo

Ministrador: Prof. Jaime Aparecido Cury (FOP/UNICAMP) 


Resumo: compete a Odontologia a responsabilidade de recomendar, seja individualmente para o paciente, como coletivamente para a população um dentifrício eficaz e seguro para a escovação dos dentes. Para que a Odontologia assuma essa responsabilidade e se faça respeitar perante as demais profissões da saúde é necessário ter conhecimento da composição e funções dos dentifrícios. Dentifrício foi no passado, formulado para ter uma função unicamente cosmética, no sentido que o consumidor tivesse dentes limpos e polidos pela escovação e além do mais ao final desta, um hálito fresco. Para atender o aspecto cosmético com segurança, a ciência é usada na avaliação da abrasividade dos dentifrícios e esse assunto merece esclarecimento. 
Em acréscimo, há muito tempo a ciência tem sido usada para conferir aos dentifrícios uma propriedade terapêutica que melhore a saúde buco-dental da população. A primeira substância de sucesso testada terapeuticamente em dentifrício foi o fluoreto, mas muita ciência foi usada para garantir a eficácia anti-cárie das formulações desenvolvidas. Assim como há tempos sabemos que "nem todos dentifrícios fluoretados são iguais", no presente também temos conhecimento que o efeito terapêutico dos dentifrícios não se limita a fluoreto&cárie. Muita ciência tem sido usada para desenvolver formulações com múltiplas ações e será abordado neste mini-curso, particularmente para atender a necessidade individual de cada paciente.  



08:00 - 09:30

"CURSO: QUANDO A SAÚDE GERAL E O AUTO-CUIDADO IMPACTAM NO TRATAMENTO RESTAURADOR?"

Curriculo

Ministrador: Prof. Claudio Heliomar Vicente da Silva (UFPE)

Curriculo

Ministradora: Profa. Renata Cimões (UFPE)


Resumo: saúde pode ser compreendida como um estado geral de bem-estar físico, emocional e social que sofre influência de aspectos como alimentação nutritiva, sono adequado, atividade física regular, equilíbrio emocional, boas relações, ausência de doenças e quando estas existirem de forma crônica, que consigam ser controladas. Assim, a saúde geral torna-se importante para a qualidade de vida das pessoas e o cuidado profissional, somado ao autocuidado, ganham projeção em seu restabelecimento, sua manutenção e no auxílio do lidar com as limitações causadas por doenças crônicas. Diante de agravos bucais, o papel do Cirurgião-Dentista é fundamental. Ele deve, com a aplicação do seu conhecimento científico, conduzir o tratamento restaurador de forma condizente ao estado de saúde do paciente e atuar com orientações de autocuidado precisas, para maior longevidade de restaurações e dentes. A literatura afirma que a hipossalivação e desbiose bucal ocasionadas por algumas doenças crônicas, bem como medicações usadas para seu controle, acarretam cárie dentária, gengivite, periododontite, lesões não cariosas e degradação do material restaurador. Evitar hábitos prejudiciais, como fumar e beber álcool em excesso, além do gerenciamento do estresse são medidas positivas a serem repassadas e adotadas pelo paciente. Entretanto, hábitos regulares e adequados de higiene bucal são essenciais neste cenário. A qualidade, frequência e tempo de escovação dentária apresentam relação com redução de alterações sistêmicas. Otimizar resultados de controle do biofilme com a limpeza dos dentes, gengiva e língua passa pela indicação de escova dental, creme dental, fio dental e enxaguante (quando necessário) com tecnologia apropriada, a exemplo de escovas dentais elétricas e cremes dentais terapêuticos. O manejo clínico deste conhecimento científico permite o profissional exercer o seu papel orientador do autocuidado do paciente, introduzindo benefícios racionais e efetivos que impactam positivamente na sua saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Patrocínio ORAL-B



10:00 - 11:30

"MESA-REDONDA - DE ALUNO PARA ALUNO: SER E FAZER PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL"

Coordenadora: Profa. Altair A. Del Bel Cury (FOP/UNICAMP)

Coordenadora discente: Bruna Egumi Nagay (FOP/UNICAMP)

Ministrador: Prof. Matheus de França Perazzo (UFG)

"Desafios da inserção do recém-doutor na pós-graduação"

Pós-graduanda: Deborah Ribeiro Frazão (UFPA - Região Norte)

Pós-graduanda: Isadora dos Santos Rotta (UFRGS - Região Sul)

Pós-graduando: Lucas Alves Jural (UFRJ - Região Sudeste)

Pós-graduanda: Maria Luiza Lima Santana (UFG - Região Centro-Oeste)

Pós-graduando: Rênnis Oliveira da Silva (UFPB - Região Nordeste)


Nestes 40 anos da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, uma das missões da SBPqO está voltada para a formação de recursos humanos em Odontologia, contribuindo para o desenvolvimento de centenas de pesquisadores. A atividade "De aluno para aluno: ser e fazer pós-graduação em Odontologia no Brasil" foi desenvolvida para pautar e discutir assuntos que permeiam o cotidiano do jovem pesquisador dentista no país. Trata-se de um simpósio desenvolvido por estudantes de pós-graduação de todas as regiões brasileiras e, coligando-se à expertise de professores já inseridos no cenário da pesquisa odontológica, abordará as trilhas e rumos a serem percorridos pelos pós-graduandos no campo da Odontologia em seus diferentes nichos.



10:00 - 11:30

"CURSO: COMO POTENCIALIZAR E PERSONALIZAR A ROTINA DE HIGIENE BUCAL - PRÉ-LANÇAMENTO DO GUIA DE RECOMENDAÇÕES PARA PROFISSIONAIS, EM PARCERIA COM A SBPqO"

Curriculo

Ministradora: Profa Sheila Cavalca Cortelli (UNITAU)

Resumo: Tendo em vista que o papel do cirurgião-dentista é essencial para mitigar condições bucais tão prevalentes, como a cárie e gengivite, o simpósio abordará ferramentas e dados para potencializar e personalizar a rotina de higiene bucal dos pacientes, resultando em melhores desfechos dessas condições. Um dos temas abordados será o pré-lançamento de um guia de recomendação aos profissionais, pautado nas evidências científicas mais atuais sobre orientações de higiene e saúde bucal. Assim, o cirurgião-dentista conhecerá como pode influenciar, de forma ainda mais efetiva, o comportamento dos pacientes, em um caminho de prevenção e manutenção da boa saúde. 


Patrocínio LISTERINE



10:00 - 11:30

"SIMPÓSIO - ABORDAGEM E MANEJO CLÍNICO DOS PACIENTES COM TDAH E TEA"

Coordenadora: Profa. Lucianne Cople Maia (UFRJ)

Curriculo

Ministradora: Profa. Fabiana Vargas Ferreira (UFMG)

"Epidemiologia e abordagem multidisciplinar de crianças e adolescentes com TDAH e TEA"

Resumo: o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são cada vez mais frequentes entre crianças e adolescentes.  Dados recentes divulgados mostram que a cada 36 crianças de 8 anos, uma terá diagnóstico de TEA. Já o TDAH, a prevalência varia de 1 a 2% em crianças no mundo. Além disso, as condições podem ser confundidas e muitas vezes, podem coexistir no mesmo indivíduo. Estudos têm mostrado que de 30 a 80% de crianças com TEA manifestam sintomas de TDAH. Assim, torna-se fundamental conhecer suas peculiaridades e diferenças, bem como as características ou alterações que podem impactar na saúde bucal. A identificação precoce dessas condições é fundamental para o bem-estar de crianças, suas famílias e sociedade.

Curriculo

Ministradora: Profa. Flávia Almeida Ribeiro Scalioni (UFJF)

“Os desafios do atendimento odontológico em crianças e adolescentes com transtornos neurocognitivos”.

Resumo: o atendimento odontológico em crianças e adolescentes com transtornos neurocognitivos é um desafio para os profissionais pois envolve questões além das físicas, sistêmicas e comportamentais, como o envolvimento familiar atrelado a medos, anseios e dúvidas. A equipe odontológica precisa ter uma atenção diferenciada e estar pronta para ouvir e lidar com tais expectativas, já que esses pacientes podem ter algum prejuízo na atenção à saúde bucal frente aos grandes desafios enfrentados diariamente com as ocorrências da saúde geral. Além disso, o profissional precisa estar atualizado sobre o conhecimento e cuidados que o torne apto a atender o paciente da melhor maneira, sem causar riscos e respeitando as limitações de cada condição. O objetivo principal deve ser oferecer uma melhora na qualidade de vida dessas crianças e adolescentes, assim como a de seus familiares com cuidados de saúde bucal preventivos e terapêuticos primários e abrangentes, valorizando as qualidades únicas de cada pessoa e a garantia da máxima saúde para todos.




03 de Setembro - Domingo


Período: Tarde


13:30 - 15:00

"CURSO - A RETOMADA DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL: DAS PROPOSIÇÕES CONCRETAS À AGENDA DE PESQUISA"

Curriculo

Ministradora: Dra. Doralice Severo da Cruz (Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde)

Curriculo

Ministradora: Profa. Sônia Cristina Lima Chaves (UFBA)


Resumo: a atividade visa refletir sobre os rumos da resposta estatal no âmbito nacional com respeito aos principais problemas de saúde bucal da população brasileira tendo em vista os avanços e lacunas identificados no período entre 2003 e 2022. A Atividade envolve a reflexão científica, por um lado e a análise política das possibilidades de avanço por outro.

Em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO



13:30 - 15:00

"CURSO INTERNACIONAL - OROFACIAL PAIN: THE STATE OF THE ART AND FUTURE PERSPECTIVES"

Coordenadora: Profa.  Linda Wang (FOB/USP)

Curriculo

Ministrador: Prof. Paulo César Rodrigues Conti (FOB/USP)

"Orofacial Pain: the state of the art and future perspectives”

Orofacial Pain (OFP) is a complex phenomenon, influenced by many variables, and usually associated to a tissue trauma. The trigeminovascular system, responsible for most of OFP is highly affected by several factors, including behavioral, genetics and emotional manifestations. Mechanisms of peripheral and central sensitizations, as well as impaired pain inhibition are part of the puzzle involved in pain chronification. This presentation will describe OFP mechanisms and its impact on the current diagnosis and classification systems.

Curriculo

Ministrador: Prof. David Gillam (Queen Mary University London)

“Clinical diagnosis of dentin hypersensitivity, practical suggestions on its diagnosis and management”

It is evident from the published literature that clinicians are not routinely examining their patients for Dentine Hypersensitivity (DH) or even considering eliminating other possible causes of dental pain that elicit similar clinical symptoms as DH (differential diagnosis) prior to any subsequent management. The aim of this presentation therefore is to consider the problems that may be associated with diagnosing dental pain, in particular DH and to advise on the management on the condition.
 




14:00 - 16:30

"CURSO - ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: QUAL O PAPEL DO CIRURGIÃO DENTISTA?"

Curriculo

Ministradora: Profa. Tania Lacerda (São Leopoldo Mandic)

"Odontogeriatria em Foco: Uma Abordagem Transdisciplinar"

Resumo: no Brasil e no mundo, o número de pessoas idosas está aumentando em um ritmo mais acelerado do que qualquer outro grupo etário. Diante dessa realidade demográfica, é essencial analisarmos e compreendermos o papel crucial da odontologia no contexto de saúde e qualidade de vida geral.
Nesta palestra, exploraremos as necessidades e os desafios específicos relacionados ao tratamento clínico da população idosa, destacando-se a importância de uma abordagem transprofissional com estratégias colaborativas para superarmosos desafios específicos do tratamento odontológico em idosos, de forma segura e eficaz.

Curriculo

Ministrador: Prof. Marcio Vivan Cardoso (KULeuven, Bélgica)

"Odontologia restauradora direta aplicada às necessidades de uma sociedade em envelhecimento"

Resumo: o fenômeno de envelhecimento de uma sociedade traz a necessidade de adaptações em diferentes setores. Na área médica, promover melhor qualidade de vida à população idosa tornou se um novo paradigma, e não poderia ser diferente na odontologia. Especificamente na área de dentística restauradora, tan to o manejo da cárie quanto as técnicas restauradoras merecem atenção diferenciada nessa população. Embora os compósitos frequentemente ainda representem a escolha padrão, os novos conceitos relacionados ao tratamento da cárie e à promoção da saúde exigem materiais restauradores alternativos. Nesse sentido, o uso do ionômero de vidro tem ganhado novo impulso, motivando líderes na área de pesquisa e desenvolvimento a criarem versões mais modernas desse material. Ao associar os já conhecidos benefícios dos ma teriais ionoméricos com novas tecnologias, pretende se criar materiais mais versáteis, assim expandindo suas indicações e adaptando o aos desafios de uma sociedade em envelhecimento. O principal objetivo é a promoção de uma abordagem mais holística que in clua a manutenção da qualidade de vida da população idosa através da preservação da estrutura dental. Nesta parte do simpósio, apresentaremos as últimas tecnologias empregadas no desenvolvimento de novos materiais ionoméricos, bem como técnicas que visam a otimização de suas aplicações clínicas, sempre mantendo uma visão crítica baseada em evidências científicas.


Patrocínio: DMG Hamburg, Germany



15:30 - 17:00

"CURSO: DESMISTIFICANDO A PRÁTICA CLÍNICA DA PERIODONTIA À LUZ DA CIÊNCIA - O QUE EU TENHO FEITO ESTÁ EM QUAL MEDIDA CIENTÍFICA?"

Coordenador: Prof.  Michel Reis Messora - SOBRAPE

Curriculo

Ministrador: Prof. Sérgio Luis Scombatti de Souza (FOB/USP)

Curriculo

Ministrador: Prof. Márcio Zafallon Casati (FOP/UNICAMP)

Curriculo

Ministrador: Prof. Michel Reis Messora (FORP/USP)


Resumo: o simpósio abordará temas de alta relevância clínica e científica na Periodontia. Serão apresentados a rotina clínica atual e fundamentos científicos para solução de problemas envolvendo instalação de implantes imediatos em área estética com manipulação de tecidos moles, bem como a regeneração de defeitos periodontais. Por meio de ferramentas de interação digital ao vivo, todos os ouvintes poderão participar da atividade apontando suas condutas e decisões clínicas. A temática apresentada será discutida à luz das evidências atuais, de modo a se determinar o peso das evidências disponíveis que suportam as soluções clínicas atualmente aplicadas. O objetivo do simpósio será discutir a incorporação de prática clínica baseada em evidências científicas e a importância de mensuração adequada da qualidade da evidência disponível. As mais urgentes perspectivas futuras de pesquisa nos temas apresentados também serão apontadas.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Periodontologia - SOBRAPE



15:30 - 17:00

"CURSO: DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS"

Curriculo

Ministrador: Prof. Rafael Ratto de Moraes (UFPel)

Curriculo

Ministrador: Prof. João Gabriel Silva Souza (UnG)


Resumo: fica cada vez mais claro o papel que as mídias e redes sociais têm no cotidiano das pessoas. Embora normalmente usadas para lazer e vendas, os canais digitais podem também ser usados para difundir boas informações à população. Este curso abordará desafios e estratégias para a difusão de conhecimento nas redes sociais como importante ferramenta da comunicação científica contemporânea.



04 de Setembro - Segunda-feira


Período: Manhã


08:00 - 09:30

"CURSO: O QUE TEM REAL IMPACTO SOBRE O SUCESSO CLÍNICO NA ENDODONTIA: EVIDÊNCIA CIENTÍFICA, CAPACITAÇÃO PRÁTICA OU O USO DE TECNOLOGIA AVANÇADA?"

Coordenador: Prof. Celso Caldeira (Presidente SBENDO)

Curriculo

Ministrador: Prof. Mario Zuolo (FAOA APCD/SP)

Curriculo

Ministrador: Prof. Marcus Vinicius Reis Só (UFRGS)


Resumo: o sucesso dos tratamentos endodônticos atualmente é divulgado nas mídias sociais como decorrente apenas da habilitação técnica de alguns profissionais, que usam de diversas estratégias de marketing para angariar seguidores desprotegidos de embasamento científico. Como reverter esse quadro e obter sucesso amparados na aproximação da pesquisa com a clínica?

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Endodontia – SBEndo



08:00 - 09:30

"CURSO - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: USOS E LIMITES NA PESQUISA ODONTOLÓGICA"

Coordenadora: Profa. Maria Gabriela Biazevic (FOUSP)

Ativadores - Comissão de Ética da SBPqO

Prof. Carlos Estrela (UFG)

Prof. Pedro Rosalen (FOP/UNICAMP)

 

Curriculo

Ministrador: Prof. Edgard Michel Crosato (FOUSP)

Curriculo

Ministrador: Prof. Mike Bueno (UNIC)


Resumo: nesta conferência, exploraremos a presença penetrante e a influência da Inteligência Artificial (IA) na sociedade contemporânea. Com base na minha experiência pessoal de cinco anos participando de um grupo de desenvolvimento de aplicações de IA, discutiremos sua integração crescente em diversos setores, com especial ênfase no campo da Imagiologia. Além disso, refletiremos sobre a presença cotidiana da IA, muitas vezes de maneiras sutis e quase invisíveis, mas que moldam profundamente nossas vidas. Exploraremos como a IA tem sido um catalisador para a mudança estratégica em muitos setores, redirecionando abordagens e transformando práticas. Voltaremos nossos olhos para o futuro, conjecturando o papel potencial da IA e as inovações futuras que ela pode catalisar. Contudo, também abordaremos as limitações e os riscos associados ao uso da IA, ressaltando a necessidade de um equilíbrio entre avanço tecnológico e considerações éticas e de segurança. Junte-se a nós nesta fascinante exploração da IA e do seu impacto cada vez maior em nossa sociedade.



08:00 - 11:30

"SIMPÓSIO - INTER-RELAÇAO PERIO/DENTÍSTICA: BASE CIENTÍFICA"

Coordenador: Prof. Marcelo Giannini (FOP/UNICAMP) 

Curriculo

Ministradora: Profa. Maristela Lobo (SL Mandic)

 "As reabilitações sob a perspectiva do periodonto: fatores chave para evitar danos irreversíveis"

Resumo: a vida clínica nos exige uma perspectiva de integração de especialidades, uma vez que os problemas que os pacientes nos trazem são integrados. Existem muitos caminhos terapêuticos mas apenas um diagnóstico, que depende da interface de conhecimento entre as várias especialidades na odontologia. A interface perio-restauradora é complexa e exige entendimento da conexão entre a periodontia e a dentística/prótese, o que muitas vezes é negligenciado, resultando em danos reversíveis ou irreversíveis ao periodonto. Esse assunto será discutido nessa aula, com base em expertise clínica e fundamentação científica, trazendo luz a questões importantes dentro da odontologia atual.

Curriculo

Ministrador: Prof. Oswaldo Scopin (SENAC/SP)

"O impacto biológico da seleção de materiais e técnicas em procedimentos restauradores"

Resumo: os laminados cerâmicos são consideradas restaurações conservadoras e de alta qualidade estética. Graças a evolução das técnicas adesivas e das cerâmicas odontológicas, é possível beneficiar um maior número de pacientes com esta modalidade de tratamento quando se avalia o resultado estético. Entretanto, a falta de entendimento de princípios básicos de biologia e ciência dos materiais,  está criando uma geração mutilada tanto do ponto de vista dental como periodontal. Analisar novos desenhos de preparo dental, indicação das cerâmicas, e como realizar restaurações menos invasivas respeitando o periodonto são temas que serão discutidos e explorados nessa apresentação, a fim de criar um pensamento crítico em termos de mudança de postura, e currículo na educação odontológica.

Curriculo

Ministrador: Prof. Marcelo Giannini (FOP/UNICAMP)

"A Atuação da Dentística na Promoção de Saúde"

Resumo: por muitos anos pensou-se que os procedimentos restauradores eram o principal tratamento para cárie dental. Hoje a Dentística é dividida em Restauradora e Não-Restauradora, sendo que a primeira se preocupa com o restabelecimento da morfologia, função e estética das estruturas dentais danificadas ou perdidas, baseado nas técnicas e performance clínica dos materiais restauradores. A Dentística Não-Restauradora tem como objetivo prevenir novas lesões cariosas, paralisar as já existentes e evitar as recorrentes. Independente do tipo de atuação da Dentística, ambas têm o enfoque de manter o periodonto saudável.

 




10:00 - 11:30

"CURSO: ENTENDENDO AS NORMAS TÉCNICAS PARA CONDUÇÃO DE ESTUDOS LABORATORIAIS"

Curriculo

Ministrador: Prof. Marcos Hahlbohm Doliveira Schroeder (UFRJ)

  • Definição e importância das normas técnicas;
  • Normas técnicas brasileiras e internacionais;
  • O processo de Normalização;
  • Os trâmites para a criação de uma norma;
  • A estrutura da ABNT e suas comissões de estudos;
  • A estrutura da ISO, seus subcomitês e grupos de trabalho;
  • A condução do trabalho normativo;
  • Como participar do processo de normalização.



10:00 - 11:30

"CURSO - DOR OROFACIAL ALÉM DA DTM: QUAL O PAPEL DO DENTISTA?"

Coordenador: Prof. Leonardo Rigoldi Bonjardim (SBDOF)

Curriculo

Ministradora: Profa. Daniela Aparecida de Godoi Gonçalves (FOAr/UNESP)

Curriculo

Ministrador: Prof. Paulo César Rodrigues Conti (FOB-USP)


Resumo: nessa atividade serão abordadas as múltiplas apresentações das dores orofaciais, bem como critérios de classifcação e diagnóstico e estratégias gerais de tratamento.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial – SBDOF



04 de Setembro - Segunda-Feira


Período: Tarde


13:30 - 15:00

"CURSO - WHO CARES: INTERFACES ENTRE A ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL BRASILEIRAS COM A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE"

Coordenador: Prof. Pablo Agustin Vargas (SOBEP)

Curriculo

Ministrador: Prof. Alan Roger Santos Silva (FOP/UNICAMP)

Curriculo

Ministrador: Prof. Márcio Ajudarte Lopes (FOP/UNICAMP)

Curriculo

Ministrador: Prof. Pablo Agustin Vargas (FOP/UNICAMP)


Resumo: os Professores Márcio Ajudarte Lopes e Pablo Vargas atuaram como autores responsáveis de capítulos de livro na 5ª Edição da Organização Mundial da Saúde “Tumores de cabeça e pescoço”. Este livro possui grande visibilidade internacional sendo indispensável para profissionais da área da saúde que trabalham com estes tumores. Eles abordarão a experiência brasileira na participação deste livro, e os tópicos que estiveram diretamente envolvidos neste livro. Prof. Alan Roger dos Santos Silva é membro do grupo de trabalho que preparou o “International Agency for Research on Cancer (IARC/WHO) Handbook of Oral Cancer Prevention” e tratará do conteúdo do manual que tem repercussão direta para o ensino, e para a pesquisa odontológica brasileira.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral & Maxilofacial – SOBEP



12:00 - 13:30

"SIMPÓSIO: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E TECNOLOGIAS PARA O MANEJO DA HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA"

Curriculo

Ministrador: Prof. Carlos Guillermo Benítez Silva (LAOHA)

Curriculo

Ministradora: Profa. Mariana Beraldo Maia (FOUSP)

Curriculo

Ministradora: Profa. Raquel Marianna Lopes (UNISA)


Resumo: o simpósio entitulado "Evidências científicas e tecnologias para o manejo da hipersenbilidade dentinária" discutirá as evidências científicas mais recentes relacionadas ao manejo da hipersensibilidade, abordando as técnicas de diagnóstico, opções de tratamento e tecnologias emergentes disponíveis para melhorar o conforto e o bem-estar dos pacientes afetados por essa condição.  

** SERÁ SERVIDO UM LUNCH BOX DURANTE ESTA ATIVIDADE **

Patrocínio Colgate



13:30 - 15:00

"CURSO - CLAREAMENTO DENTAL À LUZ DA CIÊNCIA"

Curriculo

Ministrador: Prof. Carlos Francci (FOUSP)


Resumo: o mecanismo de ação dos clareadores será abordado à luz da ciência, quais os fatores que influenciam no resultado, o protocolo clínico e para onde caminha os novos estudos na área, novos materiais ou a potencialização dos atuais produtos. 

Patrocínio FGM



13:30 - 17:00

"SIMPÓSIO - REABILITAÇÃO ORAL ADESIVA: ODONTOLOGIA INTELIGENTE, FUNCIONAL E ESTÉTICA"

Coordenador/moderador: Prof. Alessandro D. Loguercio (UEPG)

Curriculo

Ministrador: Prof. André Luis Faria e Silva (UFS)

"Aspectos relevantes relacionados à cor em Odontologia"

Resumo: a seleção de cor do material restaurador é uma etapa importante no processo restaurador, tanto envolvendo restaurações diretas como indiretas. No entanto, diversos fatores podem interferir na acurácia da seleção de cor, e alguns dispositivos e protocolos podem auxiliar o clínico na determinação e comunicação de cor. Outro ponto a ser abordado na palestra será a limitada cobertura dos sistemas disponíveis na Odontologia sobre a cores das estruturas dentais. Fenômenos ópticos explicando o ajuste de cor dos materiais restauradores à estrutura dental também serão abordados na palestra, incluindo o mecanismo de ajuste de compósitos unicromáticos. 

Curriculo

Ministrador: Prof. Leandro Augusto Hilgert (UnB)

"Odontologia Adesiva: da indicação à manutenção em saúde"

Tópicos:
- A tomada de decisão de tratamento: quando restaurar?
- As mudanças de paradigmas promovidas pelo entendimento da etiopatogenia das doenças e evolução da Odontologia Adesiva;
- Tendências e evidências em materiais e técnicas utilizadas na Odontologia Restauradora Adesiva;
- Procedimentos adesivos como parte de uma filosofia de Odontologia de Mínima Intervenção.

Curriculo

Ministrador: Prof. Marco Aurélio Carvalho (UNIEvangelica)

"Otimização adesiva e restauradora para restaurações indiretas: selamento dentinário imediato e colagem restauradora"

Resumo: um dos principais fatores associados a falhas em restaurações indiretas adesivas se encontra na interface adesiva entre a restauração, o agente cimentante e o substrato dental, principalmente quando esse substrato é dentina. Na tentativa de reforçar esse elo enfraquecido, duas técnicas têm sido propostas e usadas no intuito de otimizar essa interface, a saber: selamento dentinário imediato, em que se observa melhora de resistência de união; e a colagem restauradora com resina composta aquecida, que proporciona uma interface preenchida com material resinoso de propriedades mecânicas mais resistentes ao valamento e melhor polimento. Nessa palestra será abordado o conceito biomimético aplicado em restaurações indiretas parciais, explorando o selamento dentinário imediato, suas etapas e cuidados, elevação de margem profunda e colagem restauradora com resina termo-modificada.




14:00 - 15:00

"CURSO - INTERAÇÕES ENTRE MATERIAIS RESTAURADORES E BIOFILME ORAL"

Coordenador: Prof. Alvaro Della Bona (GBMD)

Curriculo

Ministradora: Profa. Carmem S. Pfeifer (Oregon Health & Science University - OHSU)


Resumo: Os materiais para restaurações diretas apresentaram desenvolvimento significante nos últimos anos em relação à propriedades mecânicas e estéticas. No entanto, desafios ainda existem, e estão principalmente relacionados à formação de cáries secundárias, seja em consequência da tensão de polimerização e formação de gaps na interface, seja em função da degradação do material e do substrato na interface. Um fator importante neste contexto é a interação entre os materiais restauradores e o biofilme oral. Durante esta atividade serão discutidas estratégias para melhorar o entendimento desta interação, bem como alternativas comerciais e experimentais para materiais com potencial antimicrobiano.  

Em parceria com o  Grupo Brasileiro de Materiais Dentários - GBMD



15:30 - 17:00

"CURSO INTERNACIONAL - "BENEFITS OF BIO-ACTIVE S-PRG FILLER FOR DISEASE CONTROL/MANAGEMENT TO PROMOTE ORAL HEALTH""

Curriculo

Ministrador: Prof. Satoshi Imazato (Osaka University)


Patrocínio SHOFU - Japão



05 de Setembro - Terça-feira


Período: Manhã


08:00 - 09:30

"CURSO - A INTERPROFISSIONALIDADE NO TRABALHO E NA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA"

Coordenadora: Profa. Daniela Lemos Carcereri (ABENO)

Curriculo

Ministradora: Profa. Ramona Fernanda Ceriotti Toassi (UFRGS)

Curriculo

Ministrador: Prof. Franklin Delano Soares Forte (UFPB)


Resumo: a atividade trata do tema da interprofissionalidade, com foco na educação e no trabalho interprofissional. Apresenta fundamentos teórico-conceituais da Educação Interprofissional (EIP) para o trabalho colaborativo em equipe (competências colaborativas) e cuidado integral em saúde. Mobiliza evidências científicas produzidas por pesquisas realizadas no Brasil e no contexto internacional sobre a interprofissionalidade e repercussões para a formação do cirurgião-dentista, dialogando com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Odontologia do país. Discute o planejamento de atividades de EIP no currículo da graduação e da pós-graduação. Trata o trabalho em saúde na perspectiva da colaboração interprofissional. Traz perspectivas relacionadas à interprofissionalidade no contexto da formação e do trabalho em saúde. 

Em parceria com a Associação Brasileira de Ensino Odontológico – ABENO



08:00 - 09:30

"CURSO: SISTEMAS ADESIVOS UNIVERSAIS E FOTOATIVAÇÃO"

Curriculo

Ministrador: Prof. Alessandro Dourado Loguercio (UEPG)

Resumo: os sistemas adesivos universais são considerados a última geração de sistemas adesivos. Eles se destacam pela versatilidade, já que podem ser aplicados em vários substratos. Os resultados tem sido promissores. Contudo, assim como nas gerações passadas de sistemas adesivos, pouca atenção tem sido dada a fotoativação destes materiais. A interação entre estes dois fatores serão tema da presente palestra.


Patrocínio SDI



08:00 - 11:30

"SIMPÓSIO - CONCEITOS ESSENCIAIS NA PESQUISA CLÍNICA"

Coordenador: Prof. Heitor Marques Honório (FOB/USP)

Curriculo

Ministradora: Profa. Daniela Prócida Raggio (FOUSP)

"Registro de estudos e aderência ao protocolo"

Resumo: a transparência na pesquisa é fundamental e está relacionada aos princípios da ciência aberta. No simpósio em questão, serão abordados importantes passos desde o registro prévio do ensaio clínico até a finalização e posterior relato/publicação em revistas científicas. Serão apresentadas plataformas de registro para estudos clínicos, guias de relato mais recentes e informações para evitar vieses, contribuindo para a produção de ciência de qualidade. A transparência na pesquisa é essencial para garantir a credibilidade e confiabilidade das descobertas científicas e, portanto, é importante que os pesquisadores sigam os padrões mais rigorosos para planejar, executar e relatar seus estudos. Desse modo, colaboramos para reduzir problemas éticos em relação aos participantes e em relação ao desperdício global em pesquisa.

Curriculo

Ministrador: Prof. Marcos Britto Corrêa (UFPel)

"Estudos baseados na pratica e estudos pragmáticos"

Resumo: a palestra buscará abordar os seguintes aspectos relacionados à Pesquisa Baseada na Prática Clínica: Conceituação; Principais Características; Possibilidades de Abordagens Metodológicas, Estágio e Desafios Atuais e; Perspectivas futuras na área de Odontologia.

Curriculo

Ministrador: Prof. David Normando (UFPA)

"Cálculo de tamanho amostral em estudos clínicos"

Resumo: o dimensionamento adequado de uma amostra a ser incluída em estudos clínicos é um passo fundamental para a confiabilidade de um estudo científico, além das questões éticas e econômicas ímplicitas. Nesta apresentação discutiremos sobre a importância e abordaremos os passos fundamentais para a execução do cálculo amostral. Será apresentado um caminho simples para a sua execução. Além do cálculo amostral, serão discutidos o PODER de um estatístico baseado no tamanho do efeito. 




08:00 - 11:30

"CURSO: REDAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO: O QUE O CHAT-GPT NÃO DARÁ UM JEITO?"

Coordenadores:

Prof. Valentim Adelino Ricardo Barão (FOP/UNICAMP)
Prof. João Gabriel Silva Souza (UnG)

Curriculo

Ministrador: Prof. Rafael Ratto de Moraes (UFPel)

Curriculo

Ministrador: Prof. Jaime Aparecido Cury (FOP/UNICAMP)


A redação científica é uma das partes mais relevantes da comunicação científica, porém escrever artigos de forma clara continua sendo um desafio. Este curso abordará, com base na experiência dos palestrantes, os diversos aspectos relacionados à escrita de um artigo científico visando a publicação em revistas internacionais.

1- Por qual parte do artigo começo?
2- Devo escrever na língua da revista de escolha ou na minha nativa?
3- Como escolher o título do artigo?
4- Resumo deve ser uma miniatura do artigo?
5- Há segredos de escrever a Introdução do artigo? Não basta colar a do projeto de pesquisa?
6- O M&M pode ser copiado do projeto?
7- Como apresentar os resultados? Tabelas? Figuras? O que descrever?
8- O que é uma discussão de um artigo científico?
9- O que uma conclusão deve, mas não pode conter?



10:00 - 11:30

"CURSO: FLUXO DIGITAL DE PONTA A PONTA: DA CONFECÇÃO À CIMENTAÇÃO"

Curriculo

Ministrador: Dr. Fernando Peixoto


- Aula CEREC Essentials

- Demonstração Fluxo CEREC (Adm > Scan > modelo > design > fabricação)

- Caso de maquiagem e gaze e Pós acabamento

- Caso de cimentação

Patrocínio Dentsply Sirona



10:00 - 11:30

"CURSO - DESAFIOS DA COR"

Coordenador: Prof. Sergio Eduardo de Paiva Gonçalves (Presidente GBPD)

Ministrador: Prof. Luis Felipe J. Schneider (UFF; UVA)


Resumo: de forma cada vez mais intensa, a “cor” é tema de grande interesse para aplicação na prática clínica diária, motivo de constante debate acadêmico e de grande interesse da indústria de produtos odontológicos. Assim, esta apresentação objetiva (a) demonstrar um plano geral sobre “os desafios da cor” para os diferentes segmentos da Odontologia de forma crítica e embasada em evidências (e também apontar a falta das mesmas); (b) trazer para o debate questionamentos relacionados aos interesses dos diferentes setores; e (c) apontar possibilidades estratégias para benefício real da sociedade.

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Professores de Dentística – GBPD



05 de Setembro - Terça-feira


Período: Tarde


13:30 - 15:00

"CURSO - REPENSANDO A ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES A PARTIR DO USO DE MEDIDAS REPORTADAS PELOS PACIENTES DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA"

Coordenador: Prof. Leandro Marques (Presidente GRUPO)

Curriculo

Ministradora: Profa. Cristiane Baccin Bendo (UFMG)

"Como as pesquisas sobre qualidade de vida podem contribuir para o aprimoramento da atenção em Saúde Bucal infantil"

Resumo: condições bucais de reconhecida prevalência na infância como cárie dentária, traumatismos e defeitos de desenvolvimento do esmalte podem impactar negativamente o bem-estar e as atividades diárias das crianças afetadas e de suas famílias. Diante disso, é essencial incorporar medidas subjetivas relatadas pelo paciente, como qualidade de vida relacionada à saúde bucal, tanto em pesquisas epidemiológicas como na prática clínica, com intuito de promover uma abordagem holística da saúde da criança. Dessa forma, deve-se considerar uma perspectiva integral na atenção das necessidades individuais de cada criança e sua família, de forma a minimizar o impacto dos agravos bucais no bem-estar das crianças.

Curriculo

Ministradora: Profa. Silvia Amélia Scudeler Vedovello (FHO/Uniararas)

"Relato dos pacientes sobre o impacto estético do tratamento ortodôntico"

Resumo: considerar a percepção estética do paciente é tão importante quanto os registros clínicos na tomada de decisão do tratamento ortodôntico. A autopercepção sobre a aparência dos dentes é despertada já na fase da dentadura mista, com critérios semelhantes aos adultos. Neste contexto, vamos discutir a influência da autopercepção da estética e os fatores clínicos e contextuais envolvidos na necessidade do tratamento ortodôntico. 

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria – GRUPO



13:30 - 15:00

"CURSO: A ODONTOLOGIA, A CIÊNCIA, A PSEUDOCIÊNCIA E O CHARLATANISMO"

Curriculo

Ministrador: Prof. José Carlos Pettorossi Imparato (FOUSP)

Resumo: A ciência pode explicar tudo , ou quase tudo , porém são anos de investigação para chegar a uma determinada conclusão que pode ou não determinar uma nova prática clínica . Por outro lado a pseudociência é rápida e voraz, eu diria predatória. Com o advento das redes sociais inúmeros pesquisadores saíram de cena para dar lugar, ou palco, para pessoas que nunca publicaram um artigo mas são considerados “ referência “ e às vezes reconhecidos como pesquisadores ! Há exageros visíveis que fazem alguns literalmente se equipararem aos charlatões. O objetivo da palestra é alertar a comunidade científica dos riscos que estamos vivendo com um prejuízo para todas as especialidades e para a população.



13:30 - 17:00

"SIMPÓSIO - IMPLANTODONTIA ATUAL: TRANSLAÇÃO ENTRE CIÊNCIA, CLÍNICA E INDÚSTRIA"

Curriculo

Ministrador: Prof. Jamil Awad Shibli (UnG)

"Como reduzir o gap ente a academia e a industria no século XX!?"

Resumo: os avanços científicos na área médica é notório e muito bem-vinda. Entretanto, o avanço técnico-científico nem sempre é acompanhado pela indústria quer seja pelo processos produtivos e regulatórios, quer seja pela inespecifidade da academia em prover informações que sejam passíveis de translação. Nessa conferência será abordada o estado atual da relação academia-industria não somente para fomento mas também para o desenvolvimento de registros e patentes gerando conhecimento e produtos que possam avançar para a melhora da saúde e condição de sobrevivência humana.

Curriculo

Ministrador: Prof. Marcio Zaffalon Casati (FOP/UNICAMP)

"Peri-implantite: Aspectos clínicos e terapêuticos"

Curriculo

Ministradora: Profa. Martinna de Mendonça e Bertolini (University of Pittsburgh) 

"Peri-implantite não é periodontite: Podemos modular as interações biofilme-hospedeiro-biomaterial?"

Resumo: à medida que surgem evidências recentes sobre os diferentes fatores locais e ambientais relacionados à periodontite e à peri-implantite, bem como suas mudanças únicas do microbioma da saúde para a doença, é imperativo entender melhor esse processo, a fim de criar soluções preventivas eficazes. Nesta sessão, vamos discutir novas perspectivas sobre as modificações da superfície de titânio com base na "modulação do biofilme microbiano" e como isso pode lançar luz sobre futuras tecnologias para prevenir a peri-implantite. Serao discutidas novas superficies e tratamentos sendo desenvolvidos que modulam a adesao microbiana, bem como que reduzem a formacao de biofilme sobre as superficies, a fim de trazer inovacoes futuras a implantodontia.

Objetivos Educacionais:
· Discutir o conceito de métodos de engenharia de superfície de titânio para criar novas estratégias terapêuticas e preventivas para controlar doenças relacionadas ao biofilme em implantes dentários de titânio.
· Reconhecer as perspectivas existentes e futuras sobre modificações de superfície com base na "modulação do biofilme microbiano" ou na "liberacao de antimicrobianos sob demanda" ("superfícies inteligentes").
· Estimular pesquisadores e clínicos a pensar racionalmente sobre modificações de superfície de titânio, concentrando-se na tradução para aplicações clinicamente relevantes.
 



15:30 - 17:00

"CURSO: PESQUISA E INOVAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO ODONTOLÓGICA"

Curriculo

Ministradora: Profa. Cecília Claudia Costa Ribeiro (UFMA)

"Odontologia Translacional - Dos Estudos de Coortes à Tecnologia Aplicada à Educação: experiência PPGO-UNASUS-UFMA"

Resumo: as coortes BRISA e as Coortes RPS são estudos observacionais longitudinais*, e em São Luís, avaliam o desenvolvimento das crianças e adolescentes, como a capacidade cognitiva, transtornos mentais, e seus determinantes sociais, econômicos e fatores de risco comportamentais e biológicos que impactam na ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), incluindo a cárie e doença periodontal. O PPGO em parceria com a UNASUS-UFMA, através da linha de pesquisa Inovação e Tecnologia aplicadas à Educação na área da Odontologia e Saúde, dão visibilidade aos achados produzidos na academia para profissionais da saúde rede SUS e para sociedade, produzindo Cursos MOOC** que já capacitaram mais de 100.000 dentistas, livros digitais com ISBN (português-inglês-espanhol), podcasts, games dental-cases, e mais recentemente, Bibliotecas Virtuais em Saúde.  

Financiamentos: 

*DECIT, CNPq, FAPEMA, FAPESP 

**Ministério da Saúde 

Curriculo

Ministradora: Profa. Ana Estela Haddad (FOUSP)

"Pesquisa e inovação aplicadas à Educação Odontológica"

Resumo: este curso tem como objetivo abordar o papel da pesquisa e da inovação na educação odontológica, na graduação e na pós-graduação, apresentando experiências integradas desenvolvidas por universidades públicas para atender a demandas do Sistema Único de Saúde. Nos casos que serão apresentados, o arranjo interinstitucional envolvendo na universidade a graduação e a pós-graduação, para atender às necessidades de formação e educação permanente para os trabalhadores do SUS, resultou em produtos educacionais, de pesquisa e de inovação de forma conjugada.  



15:30 - 17:00

"VIII SIMPÓSIO DE LASER EM ODONTOLOGIA AVANÇOS EM FOTOTERAPIA: O USO DE FONTES DE LUZ NO TRATAMENTO DE INTERCORRÊNCIAS DA HOF E NA DOR CRÔNICA"

Coordenadora: Profa. Alyne Simões (FOUSP)

Curriculo

Ministradora: Profa. Patricia Moreira de Freitas (FOUSP)

"Uso das fototerapias nas intercorrências e complicações em HOF"

Resumo: intercorrências e complicações podem estar relacionadas a todos os procedimentos clínicos em Harmonização Orofacial (HOF), embora não desejadas. Algumas mais comumente citadas incluem infecções oportunistas, reações inflamatórias, edema, eritema, necroses, isquemia, dor e comprometimento de atividade neuromuscular. Sabe-se que as fototerapias têm potenciais comprovados na literatura tanto na abordagem de processos de reparo tecicual, modulação da inflamação e controle de dor -  resultados da terapia de fotobiomodulação (TFBM) - como também na redução microbiana, obtida com a terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT). Dentro desse contexto, esta palestra apresentará e discutirá as possibilidades de uso dos lasers de baixa potência no manejo de intercorrências e complicações em Harmonização Orofacial, com base no que há de maior evidência científica na literatura atual.

Curriculo

Ministradora: Profa. Lara Jansiski Motta (UNINOVE)

"Aplicações Clínicas da Fotobiomodulação na Dor Orofacial Crônica"
Resumo: conceitos e relações entre as dores orofaciais crônicas e a fotobiomodulação. Mecanismos de ação da fotobiomodulação no controle da dor, assim como protocolos clínicos e de pesquisa da aplicação de laser e LED nas dores orofaciais crônicas.