Perguntas Frequentes

- O que preciso pagar para submeter um trabalho?
Para participar do evento com apresentação de trabalho é necessário ser associado e estar com os dois itens para pagamento quitados: ANUIDADE DA SOCIEDADE e INSCRIÇÃO AO EVENTO.
1 - ANUIDADE DA SOCIEDADE - Para a submissão do resumo A ANUIDADE do autor apresentador DEVERÁ ESTAR QUITADA até a data-limite dia 25/04/2023 03/05/2023. No caso de trabalhos submetidos por associados da categoria iniciante, além da anuidade do autor apresentador, o orientador do trabalho deverá ser obrigatoriamente um associado efetivo com a anuidade quitada no momento da submissão.
2 - INSCRIÇÃO AO EVENTO - Após a divulgação do trabalho selecionado em 05/07, o autor apresentador deverá se inscrever e realizar o pagamento da INSCRIÇÃO à Reunião até a data-limite dia 12/07/2023. O não pagamento dentro do prazo, implicará automaticamente na retirada do trabalho selecionado.
 

- Quando devo pagar a anuidade?
No ato do envio do trabalho, o associado apresentador deverá previamente estar com as anuidades em dia. Só então o sistema de submissão ficará disponível para o associado. Lembramos que, de acordo com o Estatuto da Sociedade, a taxa associativa anual da SBPqO é obrigatória para todos os associados brasileiros, de acordo com a categoria, independente da participação nas Reuniões.

- Não vou participar da Reunião, devo pagar a anuidade?
Sim, a anuidade é uma taxa associativa anual, obrigatória para todos os associados, independente da participação na Reunião. A Sociedade é mantida pelas anuidades e a Reunião Anual, pelas inscrições.

- Sou associado, mas estou com anuidades em atraso. Como regularizar minha situação associativa?
No caso de contribuições em atraso, a regularização será feita mediante o pagamento da anuidade do ano corrente somado à anuidade do ano anterior (o valor de ambas as anuidades serão correspondentes ao valor praticado no ano corrente). A falta de pagamento, por parte dos associados, de três parcelas consecutivas das contribuições associativas implica na exclusão do cadastro, conforme Estatuto.
 

- Sócios IADR tem direito à isenção da anuidade da SBPqO?

Não, a IADR e a SBPqO são entidades distintas, assim como a cobrança das anuidades que servem para a manutenção da Sociedade. Somente os associados IADR, em dia com suas respectivas seções ou divisões, não brasileiros residentes no exterior ou brasileiros residentes no exterior estão isentos de anuidade do ano vigente mediante envio de comprovante por e-mail. Casos de doutorado sanduíche pertencentes a um programa de pós-graduação brasileiro, não se enquadram.

- Os coautores do meu trabalho também devem pagar a anuidade?

Não, apenas o autor apresentador deve estar em dia com anuidade para enviar o trabalho, além do orientador do trabalho na categoria Iniciante. Os coautores sócios devem estar apenas recadastrados. Porém, lembramos que a anuidade é uma taxa associativa anual da SBPqO, obrigatória para todos os associados Brasileiros, de acordo com a categoria, independente de participar das Reuniões.

- No meu cadastro de sócio está solicitando meu ORCID. O que significa esta sigla?

ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital persistente para o autor. ORCID está para o autor assim como o DOI está para um documento digital. ORCID é um código alfanumérico de 16 caracteres, lançado em outubro/2012. Tem a finalidade de diferenciar um autor de qualquer outro, ainda que tenha homônimo ou que tenha publicado, sido citado e/ou indexado de formas variadas. Identifica um único autor fazendo conexão automática com toda sua produção científica, onde quer que tenha sido publicada. O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e poderá ser feito individualmente ou pela instituição no link https://orcid.org/. É um código interoperável com outros sistemas ID, o que quer dizer que permite importação/exportação de dados com o ResearcherID, sistema proprietário da Thomson Reuters, por exemplo.

- Posso solicitar o reembolso da anuidade paga em algum momento?
Conforme informado no momento do pagamento "A taxa da anuidade da SBPqO, não será restituída, em nenhuma hipótese, tendo em vista que se destina a manutenção da condição de associado da SBPqO, conforme previsto no artigo 7º, parágrafo único, do Estatuto da SBPqO". Entretanto, caso a solicitação seja realizada no prazo de 7 dias da realização do pagamento, poderemos fazer o estorno integral dentro desse período.

- A SBPqO possui algum programa de desconto na anuidade para sócios iniciantes (estudantes de graduação ou especialização)?
Não. Segundo nosso Estatuto o pagamento e valores da anuidade são definidos e só podem ser alterados anualmente em Assembleia Ordinária realizada durante nossas Reuniões e aberta a todos os sócios. Por isso, não temos autonomia para autorizar descontos na anuidade, pois a contribuição associativa anual é um dever estatutário (artigo 7º parágrafo primeiro).

- Como funciona o processo de isenção da inscrição ao evento para quem faz parte de programas de Ações Afirmativas?
Ações afirmativas compõem uma série de medidas que alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a grupos populacionais que, historicamente, se encontram em exclusão socioeconômica. Visam, portanto, a combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero, dentre outras, no acesso à educação, saúde, emprego, redes de proteção social e no reconhecimento cultural. Na área de educação, políticas de ações afirmativas são, usualmente, implementadas por medidas tais como cotas, bônus  ou fundos de estímulo; bolsas de estudo (a exemplo do PROUNI); empréstimos e preferência em contratos públicos (FIES, por exemplo) ou, ainda, ações institucionais específicas. Poderão participar os estudantes de graduação ou recém-formados (graduados até 2022) que, no ato da submissão, declararam participar de programas de ações afirmativas e que sejam apresentadores (autor principal) de trabalhos selecionados. Após o resultado das avaliações, a indicação dos estudantes a serem contemplados com a isenção da inscrição ao evento, ficará a cargo do dirigente da Faculdade/Curso de Graduação de cada Instituição a partir de critérios sugeridos pela SBPqO. O número de alunos contemplados será determinado posteriormente, considerando o total de trabalhos selecionados para esta categoria. O apresentador do resumo submetido deverá realizar o pagamento da inscrição ao evento até a data-limite 12/07/2023 para que a apresentação do trabalho selecionado possa ser programada. Ao ser indicado pelo dirigente da Faculdade/Curso de Graduação, a SBPqO enviará um e-mail ao apresentador comunicando a decisão e fará o reembolso do pagamento da inscrição ao evento. Importante: a isenção da inscrição é intransferível e exclusiva ao estudante indicado.
 

- Qual a validade da anuidade?
A anuidade é cobrada uma vez ao ano, com validade até 31 de dezembro do ano corrente, independentemente da data de pagamento.

-  Tinha um cadastro como associado há mais de 3 anos, mas não consigo acesso à área de associado. O que aconteceu?
Conforme Art. 11 do Estatuto, a falta de pagamento, por parte dos associados, de três parcelas consecutivas das contribuições associativas implicará no cancelamento do cadastro. O associado excluído por falta de pagamento, poderá ser readmitido, mediante o pagamento de seu débito junto à Associação. 

- Não tenho mais acesso ao e-mail cadastrado na SBPqO. Como acessar a área de associado?
Mesmo não tendo acesso ao e-mail do cadastro, é possível acessar com o mesmo e-mail, caso se lembre da senha. Ao realizar o recadastramento será possível atualizar o e-mail e a senha. Caso não se lembre da senha, será necessário entrar em contato com a secretaria para orientações.

-  Esqueci a senha do cadastro da SBPqO. Como obter os dados de acesso?
Na página da SBPqO, na área de login, clique em "Esqueceu sua senha?" e informe seu e-mail ou CPF para que os dados de acesso sejam enviados automaticamente para seu e-mail principal do cadastro.

- Fiz o pagamento da anuidade por boleto bancário, mas ainda consta como pendente e não consigo submeter o resumo. Como proceder?
O pagamento por boleto bancário leva de 1 a 2 dias para compensar. É necessário aguardar a baixa automática para que o sistema libere a área de submissão. Vale à pena realizar o pagamento alguns dias antes para compensar o pagamento em tempo hábil para não perder o prazo de submissão do resumo.

- Não desejo mais ser associado. Como cancelar minha associação?

Para deixar de ser sócio da SBPqO, você tem que estar em dia com as anuidades, conforme consta no Estatuto e formalizar o pedido de desligamento enviando um e-mail para a Secretaria (sbpqo@sbqo.org.br) providenciar o cancelamento do seu cadastro em tempo hábil para que não haja o lançamento da anuidade do ano seguinte. Antes, sugerimos que o sócio acesse sua área de associado para fazer o download dos recibos de pagamento, certificado de sócio e de todos os documentos disponíveis relativos às Reuniões Anteriores (certificados, declarações, etc.).

- Qual a data limite para envio de resumos para a 40ª. Reunião da SBPqO?
25 de abril de 2023 Prorrogado para até 03/05/2023.

-  Todos os autores devem ser sócios da SBPqO?

Não, se os coautores não forem participar da Reunião e forem apenas constar como coautor no resumo, eles devem apenas serem cadastrados no link " Cadastro Geral de Co-Autores Não Sócios", disponível no Hotsite da 40ª Reunião Anual da SBPqO, para que o sistema consiga inseri-los no momento da submissão do trabalho e receber mensagens da SBPqO. Exceção para sócios iniciantes que o orientador precisa ser sócio efetivo em dia com a anuidade.

-  Todos os autores de um trabalho que são sócios da SBPqO precisam pagar a anuidade?
Não necessariamente. Apenas o autor apresentador deve estar em dia com anuidade para enviar o trabalho, além do orientador do trabalho na categoria Iniciante. Os coautores sócios devem estar recadastrados. Porém, lembramos que a anuidade é uma taxa associativa anual da SBPqO, obrigatória para todos os associados Brasileiros, de acordo com a categoria, independente de participar das Reuniões.

-  Sou sócio iniciante. Meu orientador precisa ser sócio?
Sim, para associados iniciantes inscreverem seu trabalho, conforme estatuto, o orientador precisa ser um associado efetivo e estar em dia com a anuidade ou um associado remido.

- Quantos autores posso inserir no meu trabalho?

É permitido o máximo de 8 autores, incluindo o apresentador e o orientador.

- Quantos trabalhos poderei submeter?
Cada associado somente poderá submeter (01) resumo de trabalho completo e (01) resumo de Projeto de Pesquisa (pesquisa em fases iniciais ou em andamento, ainda sem resultados finais) como Apresentador.

- Posso iniciar o envio do meu resumo sem submeter?
Sim. É possível iniciar o processo de submissão, salvar os passos e submeter até a data-limite 25/04/2023 03/05/2023. Mas, fique atento, pois o resumo só será finalizado e enviado quando o autor clicar no botão SUBMETER e receber o e-mail de confirmação.

-  Posso alterar meu resumo já submetido?
Sim, até a data de 25 de abril 03 de maio de 2023, acesse sua área de associado e clique em “alterar meu resumo”. Confira sempre na cópia de segurança enviada para seu e-mail se as alterações realizadas foram efetivadas.
Após essa data NÃO serão permitidas alterações ou correções dos resumos enviados, inclusive nos coautores.

- Posso solicitar alterações ou correções dos certificados de apresentação após serem emitidos?
O certificado de apresentação contém as informações do resumo submetido e não será possível alteração de título ou autores no certificado de apresentação. O autor é o responsável pelas informações inseridas no sistema de submissão, salvo problemas de formatação.

- Como citar meu orientador no ato da submissão do resumo?
No passo 2 do sistema de submissão, você fará a busca de todos os autores. Você selecionará à esquerda dos nomes dos autores quem será o orientador do trabalho. O orientador automaticamente constará como último na linha de autores. Para os trabalhos das categorias dos sócios iniciantes será obrigatório que o orientador seja um sócio efetivo com as anuidades pagas até o momento da submissão do trabalho. Apenas os sócios efetivos em dia com as anuidades aparecerão no campo para indicação como orientador elegível.

-  Estou submetendo uma pesquisa realizada em seres humanos e/ou animais, mas ainda não tenho a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa e/ou CEUA. Posso submeter mesmo assim?
Todo projeto de pesquisa que envolva Seres Humanos, Animais, Organismos Geneticamente Modificados (OGM) ou parte deles, incluindo casos clínicos, questionários, levantamento de fichas, arquivos e protocolos com dados de pacientes, deverá ser avaliado e APROVADO pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da Instituição onde está vinculada a pesquisa. Os comprovantes deverão ser carregados obrigatoriamente, ficando disponíveis para a Comissão de Ética da SBPqO e, também, para a Avaliação Local, que os validarão no momento da apresentação na 40ª Reunião Anual da SBPqO. Vale ressaltar que o autor é o responsável por todas as informações e documentações enviadas.

-  Posso submeter um relato de caso clínico?
Para a Reunião Anual da SBPqO, serão aceitos trabalhos de relatos de casos clínicos apenas na modalidade PAINEL RELATOS DE CASOS E REVISÕES, desde que o trabalho seja um trabalho submetido e apresentado por um associado iniciante (orientado por um Associado Efetivo em dia com suas obrigações associativas, no momento da submissão, ou de um Associado Remido) e por associados aspirantes.

- Posso submeter um trabalho de revisão de literatura?
Sim, na modalidade PAINEL RELATOS DE CASOS E REVISÕES são aceitos trabalhos de revisões (de literatura, narrativas, críticas, bibliométricas, integrativa e de escopo), como também relatos de casos. Esta modalidade continua englobando todos os trabalhos elaborados como Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC) de Graduação ou de Cursos Lato Sensu.

- Posso submeter um trabalho de revisão sistemática?
Sim, são aceitas revisões sistemáticas exclusivamente na modalidade PAINEL REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE.

- Perdi o prazo para a submissão do resumo. Há a possibilidade de submeter o resumo fora do prazo?
Infelizmente não é possível submeter o resumo fora do prazo, visto que temos um prazo apertado até o início do evento. Em um evento em que são apresentados cerca de 3000 trabalhos, temos que ser criteriosos com prazos para conseguirmos cumprir o cronograma.

-  Quando saberei se meu resumo foi selecionado para apresentação na 40ª Reunião Anual?

Os trabalhos selecionados serão divulgados em 05/07/2023 na área de associado e a data-limite para pagamento da inscrição ao evento é até o dia 12/07/2023, para que o trabalho selecionado possa ser programado para apresentação.

-   Após a divulgação do cronograma de apresentação de resumos, poderei solicitar mudança do meu dia/horário da minha apresentação?
Os trabalhos deverão ser apresentados nos períodos e horários determinados pela Comissão Organizadora, não havendo possibilidade de reagendamento. Não será permitida a troca do horário e/ou dia da apresentação.

- Se o autor apresentador não puder apresentar o trabalho, outra pessoa poderá apresentar?
No caso do apresentador do trabalho não poder comparecer no dia programado para sua apresentação, apenas um co-autor do trabalho (que conste no resumo enviado), também em dia com a anuidade e inscrição ao evento, poderá substituí-lo (com exceção nas modalidades Fórum Científico, Prêmio Colgate Odontologia Preventiva, Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva, Apresentação Oral, Prêmio Plenum de Inovação Tecnológica em Biomateriais, Prêmio Oral Science de Divulgação Científica, Prêmio Whiteness - FGM de Incentivo à Pesquisa em Clareamento e os Prêmios LAOHA-Colgate, nestes casos, a apresentação só poderá ser realizada pelo autor principal).  A não presença do autor ou de um co-autor implicarão em desclassificação do painel e não será emitido certificado ou declaração de apresentação do trabalho.

- Como é a apresentação do Projeto de Pesquisa?

Serão necessárias 2 cópias impressas do projeto em folha tamanho A4 para os 2 avaliadores. Não será necessária apresentação em PowerPoint nem Painel (não serão disponibilizados computador e projetor multimídia), pois a Sessão Projetos de Pesquisa não caracteriza uma apresentação, mas sim uma discussão informal com os avaliadores. O apresentador do trabalho deverá estar presente, obrigatoriamente, no mínimo 10 minutos antes do início da sessão para organização da apresentação. Será disponibilizado na área do associado, no site da SBPqO, certificado de apresentação, sem publicação nos ANAIS, para preservar a originalidade da pesquisa.


- Posso solicitar a inclusão de autores após o aceite do trabalho?
Não será possível realizar a inclusão de autor (es) conforme diretrizes do ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors).

- Quais as dimensões para a preparação do painel?
O espaço destinado ao painel será de 1,70 m de altura por 0,90 m de largura (este é o espaço máximo para colocar o painel), podendo ser menor o painel impresso. Em cada espaço será disponibilizado um píton (gancho) para o painel ser pendurado (não será fornecido nenhum tipo de fita adesiva).

- Caso meu resumo selecionado, não seja apresentado durante a 40ª Reunião, ele será publicado nos ANAIS?
Não. Apenas os trabalhos SELECIONADOS e APRESENTADOS por um dos autores do trabalho na 40ª Reunião Anual, terão seus resumos publicados nos ANAIS, no Suplemento Especial da BOR on-line.

- O que é conflito de interesse?
É mandatório que todos os autores ajam eticamente, evitando o conflito de interesse no que se refere ao processo de decisão, à publicação dos resultados e à responsabilização após publicação. Uma suposta presença de conflito de interesse, seja por possível ganho financeiro e/ou pessoal, pode ser tão prejudicial quanto a real existência do conflito de interesse em si. Deste modo, os autores deverão manifestar sobre qualquer conflito de interesse em potencial, envolvendo a si mesmos ou a instituição/empresa a qual se encontram vinculados.

- Quais são os critérios observados pela Comissão Avaliadora na análise dos trabalhos submetidos?
Abaixo alguns critérios que serão observados pela Comissão Avaliadora na análise dos trabalhos submetidos:

- Assuntos pobremente organizados.
- Vernáculo inadequado para os resumos.
- Informações ausentes no trabalho: Importância do tema na área, Objetivos ou Proposição, Métodos, Resultados e Conclusões.
- Natureza do assunto não explicitada pelo título ou pelo conteúdo do trabalho.
- Tipo e relevância do estudo.
- Assunto bem explicitado, mas de importância duvidosa.
- Contribuição pouco relevante em relação ao estágio atual de conhecimento do assunto.
- Métodos para obter dados não apropriados em relação à proposição.
- Metodologia inapropriada para avaliar efeito do tratamento.
- Delineamento inadequado de pesquisa.
- Critérios não muito bem definidos para a avaliação das variáveis.
- Escolha questionável de controles. Nenhum grupo controle relatado.
- Falta de critérios de definição da amostra.
- Falta de critérios de alocação das unidades experimentais entre os grupos de estudo.
- Conclusões que não correspondem ao método de análise aplicado aos dados.
- Conclusões não suportadas pelos resultados.
- Confusões entre as premissas, conduzindo a falsos raciocínios.
- Falta do registro na Plataforma Brasil dos trabalhos que devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa com humanos ou na CEUA (Comissão de Ética em Estudos com Animais).
- Trabalho sem resultados e conclusão – Projeto de Pesquisa (submetido como trabalho concluído).
- O resumo não se enquadra na modalidade selecionada.
- Resumo já apresentado em outros encontros ou já publicado.
- Pesquisas que incentivem o consumo de produtos prejudiciais a saúde individual e coletiva.

- Poderei levar um acompanhante para a Reunião da SBPqO?
Sim, o acompanhante deverá se registrar e pagar a taxa correspondente para receber um crachá especial com código de cores no local (consulte Quadro de Valores). O crachá irá admitir um acompanhante para apenas um dos dias da Reunião. Compreendem-se como acompanhantes, exclusivamente, as seguintes categorias: a) não-dentistas; b) não-alunos de graduação e pós-graduação em odontologia; c) não pesquisadores; e d) não membros da SBPqO acompanhados de um participante da Reunião e que não tenha interesse científico ou educacional na Reunião. Por sua vez, não se enquadram como acompanhantes, dentre outras, as seguintes categorias: a) os alunos dos associados participantes; b) técnicos de laboratório; c) colegas; d) ex-membros; e) coautores; f) expositores; g) funcionários da empresa de produtos dentários e h) funcionários de agências de comunicação e ou de setor de imprensa de empresas ou instituições particulares. Os acompanhantes não receberão certificado de participação da Reunião e não terão acesso às salas de cursos.

- Desisti de ir à Reunião Anual após realizar o pagamento. Posso solicitar o reembolso?

Qualquer cancelamento precisa ser solicitado por e-mail (sbpqo@sbpqo.org.br). O reembolso da taxa de inscrição, inclusive das inscrições para acompanhantes, será de acordo com as regras da Política de Devolução: 
* Solicitada até 30 de julho de 2023: reembolso de 80% da taxa de inscrição.

* Solicitada até 10 de agosto de 2023: reembolso de 60% da taxa de inscrição.

** Após 10 de agosto de 2023 não haverá devolução.

- Adquiri um curso pago, mas não poderei comparecer. Posso cancelar e solicitar o reembolso?

Qualquer cancelamento deverá ser solicitado por e-mail (sbpqo@sbpqo.org.br). O reembolso da taxa de inscrição das atividades pagas durante o evento será de acordo com as regras de devolução:

* Solicitada até 28 de agosto de 2023: reembolso de 80% da taxa de inscrição da atividade (Lunch & Learnings, Cursos e Simpósios). 

* * Após 28 de agosto de 2023 não haverá devolução.

- O local do evento tem estacionamento?
Sim. Tem um amplo estacionamento pago, o mesmo do Complexo do Shopping Dom Pedro.

- O local do evento disponibiliza fraldário?
Sim. No local do evento há uma sala para amamentação e com fraldário.

- Há local para guardar malas?
Sim. No local serão disponibilizados alguns Malex para locação.

- Haverá local para refeições?
Além dos dois coffee-breaks diários disponibilizados aos participantes no Centro de Convenções durante o evento, os participantes poderão fazer suas refeições nas praças de alimentação do Shopping Dom Pedro, que está anexo ao Centro de Convenções.