Atividades com Pré Reserva

40ª Reunião Anual da SBPqO - 02 a 05 de setembro de 2023
Programação sujeita a alterações

Lunch & Learn
Workshops



LUNCH & LEARN

As atividades de Lunch & Learn são pagas e é necessário inscrição prévia.
O valor da atividade e incluem o almoço, que será servido ao longo do período.
A taxa de inscrição é intransferível. No caso de desistência da atividade, o pagamento será reembolsado de acordo com a política de devolução - verifique o Hotsite.

03 de Setembro - Domingo


11:45 - 13:00

"LUNCH & LEARN 01 - ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS"

Curriculo

Ministrador: Prof. Cassiano Rosing (UFRGS)

Resumo: ensaios clínicos randomizados são desenhos experimentais que provêem evidências de alto potencial para aplicabilidade prática. Muitas dúvidas existem no planejamento, leitura, interpretação e aplicabilidade clínica dos ensaios clínicos randomizados. É necessário, também, desmistificar conceitos que afastam alguns profissionais da Odontologia da realização de pesquisa clínica, o que limita o suporte científico para a profissão. O objetivo dessa atividade é apresentar e discutir aspectos relevantes em termos metodológicos para a realização e interpretação de ensaios clínicos randomizados. 




11:45 - 13:00

"LUNCH & LEARN 02 - SAÚDE BUCAL NA INFÂNCIA: DA CIÊNCIA À CLÍNICA"

Curriculo

Ministrador: Prof. Carlos Alberto Feldens (ULBRA)

Resumo: a habilidade de falar, sorrir, experimentar gostos, mastigar, engolir e expressar emoções com confiança e sem dor é o que define saúde bucal na atualidade. Nas últimas décadas, a Ciência tem contribuído fortemente para a promoção, prevenção e reabilitação de saúde bucal na infância, especialmente com a identificação de fatores de risco e estratégias de intervenção. Este Lunch & Learning vai proporcionar a abordagem e discussão de como a Clínica pode se beneficiar do avanço no conhecimento científico em relação aos principais agravos que atingem a infância: cárie dentária, traumatismos dentários e maloclusão.




11:45 - 13:00

"LUNCH & LEARN 03 - APLICAÇÕES DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA ODONTOLOGIA: FOCO IMPRESSSÃO 3D"

Curriculo

Ministrador: Prof. Guilherme Saavedra (ICT-SJC/UNESP)

Resumo: a atividade terá por objetivo informar e apresentar, aos interessados, estes novos horizontes determinados pelos avanços tecnológicos na manufatura aditiva. Será realizado uma demonstração, ao vivo,  do potencial desta tecnologia para simplificar e mudar os horizontes do profissional. 




11:45 - 13:00

"LUNCH & LEARN 04 - PROTOCOLOS CLÍNICOS PARA COMUNICAR NOTÍCIAS RUINS NA ODONTOLOGIA: DIAGNÓSTICO DE CÂNCER, DOENÇAS INCURÁVEIS, FALHAS DE TRATAMENTO E IATEOGENIAS"

Curriculo

Ministrador: Prof. Alan Roger Santos Silva (FOP/UNICAMP)

Resumo: a sessão Lunch & Learning intitulada "Protocolos clínicos para comunicar notícias ruins na Odontologia: diagnóstico de câncer, doenças incuráveis, falhas de tratamento e iateogenias" é motivada pelas demandas das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e abordará a relevância do desenvolvimento de competências clínicas no campo das habilidades de comunicação de notícias ruins. A tônica do curso será o tratamento odontológico baseado nos valores dos pacientes e o conteúdo abordará também os seguintes tópicos: 1. Aspectos históricos e idiossincrasias que tornam a prática da Odontologia indissociável de uma rotina de notícias ruins; 2. Principais dificuldades de comunicacão por parte de graduandos e cirurgiões-dentistas; 3. Apresentação e aplicacão cotidiana do protocolos clínico SPIKES validado para a comunicacão de notícias ruins em Odontologia; 4. Modos, maneiras e etiqueta profissional (the hidden curriculum) aplicadas à clínica odontológica; e 5. Modelos de ensino e pesquisa de estratégias de comunicação de notícias ruins no ambiente clínico dos cursos de graduação e pós-graduação em Odontologia. 




11:45 - 13:00

"LUNCH & LEARN 05 - DECISÃO DE TRATAMENTO EM LESÕES CARIOSAS: NÍVEIS DE INTERVENÇÃO"

Curriculo

Ministrador: Prof. Leandro Augusto Hilgert (UnB)

Resumo: lesões cariosas ativas devem receber intervenções para seu controle. Essas intervenções podem ser exclusivamente não-invasivas, microinvaisvas ou invasivas, as últimas sempre associadas às medidas de promoção de saúde focadas na atuação frente a fatores etiológicos. Quando realizar uma intervenção microinvasiva como selante ou infiltração resinosa? Quando é realmente indicada a intervenção invasiva com remoção de tecido cariado e restauração? Atualmente, há abundante evidência que suporta a prática de uma filosofia de Odontologia de Mínima Intervenção no manejo das lesões cariosas. O objetivo do presente Lunch & Learning é discutir a ciência, o ensino e a prática clínica sobre decisão de tratamento em lesões cariosas nos seus distintos níveis de intervenção com enfoque em dentes permanentes.




04 de Setembro - Segunda-feira


11:45 - 13:00

"LUNCH & LEARN 06 - TERMOGRAFIA INFRAVERMELHA NA ODONTOLOGIA"

Curriculo

Ministradora: Profa. Daniela Pita de Melo (UEPB)

Resumo: a termografia infravermelha (TI) é um exame de imagem complementar que permite a avaliação da temperatura corporal com base na detecção da radiação infravermelha emitida pela pele. Como a temperatura corporal é considerada um fator indicativo de saúde, esse método de imagem pode auxiliar no diagnóstico e monitoramento do paciente, fornecendo dados qualitativos e quantitativos referentes a temperatura da área de interesse. A TI é um método de imagem não ionizante e não invasivo que capta e registra a distribuição térmica da superfície cutânea, detectando alterações na microcirculação dos pacientes frente a diferentes condições patológicas. Dentre suas aplicações na Odontologia, a TI pode auxiliar no diagnóstico, planejamento do tratamento de alterações orofaciais e no acompanhamento pós-cirúrgico do paciente. Apesar da TI ainda ser é pouco utilizada na Odontologia, esse método de imagem possui um grande potencial a ser explorado mostrando ser um exame complementar de boa performance na detecção de pontos gatilho da dor, detecção de DTM, acompanhamento de pacientes de forma não invasiva e como documentação médico-legal, especialmente com o auxílio da inteligência artificial. Nesse lunch and learning, vamos discutir o uso da termografia em diferentes áreas da odontologia, sua aplicabilidade clínica e seu potencial para pesquisas científicas futuras.




11:45 - 13:00

"LUNCH & LEARN 07 - ENDODONTIA DE ALTA PERFORMANCE"

Curriculo

Ministrador: Prof. Carlos Estrela (UFG)

Resumo: a revolução científica dos últimos anos trouxe inovações expressivas em muitos procedimentos operatórios na prática clínica. O desenvolvimento de uma endodontia de alta performance se estrutura com um planejamento integrado e sistêmico. Adiciona-se a este essencial alicerce uma boa base científica, respaldado por princípios biológicos, treinamento, incorporação e domínio de novas tecnologias. Assim, pode-se obter orientações para a resolução de casos clínicos complexos, com resultados mais previsíveis e maior índice de sucesso dos tratamentos endodônticos. Este caminho pode ser sinalizar a direção para uma endodontia moderna e de alta performance. 




11:45 - 13:00

"LUNCH & LEARN 08 - META-ANÁLISES EM REDE: COMO FAZER?"

Curriculo

Ministradora: Profa. Alessandra Reis (UEPG)

Resumo: nesta atividade de Lunch&Learning sobre meta-análises em rede, exploraremos os passos fundamentais para realizar essa técnica de forma eficiente. Abordaremos quando esse método é mais adequado que a meta-análise tradicional, a forma de organização dos dados e a aplicação dos métodos estatísticos apropriados. Discutiremos também o uso de software especializado para facilitar o processo e analisar os resultados. Além disso, apresentaremos exemplos reais e dicas práticas para condução de meta-análises em rede.  




11:45 - 13:00

"LUNCH & LEARN 09 - CARGA DE DOENÇAS BUCAIS CRÔNICAS: AGRUPANDO INDICADORES DA CÁRIE E DA DOENÇA PERIODONTAL NUMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR EM SAÚDE."

Curriculo

Ministradora: Profa. Cecília Claudia Costa Ribeiro (UFMA)

Resumo: a cárie e a doença periodontal são as doenças não-transmissíveis (DNT) mais prevalentes globalmente. Nas três últimas décadas as taxas de lesões de cárie não tratadas reduziram de forma tímida, enquanto as taxas da doença periodontal aumentaram no mesmo período. Embora sejam estudadas em componentes curriculares completamente distintos nos Cursos de Graduação em Odontologia, as duas doenças compartilham fatores de risco comuns com outras DNT, e nosso grupo de pesquisa tem mostrado de forma muito consistente que os indicadores da cárie e a doença periodontal estão agrupados em todo ciclo da vida, como o fenômeno Carga de Doenças Bucais Crônicas. Integrar conhecimento da cárie e doença periodontal está em consonância com a atenção integral à saúde, que é um dos objetivos de formação do cirurgião-dentista nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Odontologia (2021). Assim, nosso objetivo será discutir as evidências científicas que suportam a Carga de Doenças Bucais Crônicas e seus fatores de risco, integrando conhecimento entre cárie e doença periodontal de forma transdisciplinar. 




11:45 - 13:00

"LUNCH & LEARN 10 - INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO: PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES"

Curriculo

Ministradora: Profa. Cristina Cunha Villar (FOUSP)

Resumo: a atividade "Introdução ao Método Científico: Princípios e Aplicações" fornecerá uma visão abrangente dos princípios fundamentais do método científico, com o objetivo de capacitar os participantes a compreender e aplicar esses princípios em suas pesquisas e atividades acadêmicas. Esta atividade abordará conceitos como observação, formulação de hipóteses, design experimental, coleta e análise de dados, interpretação de resultados e comunicação científica. Serão apresentados exemplos práticos de como aplicar esses princípios em pesquisas odontológicas, visando aprimorar a qualidade e a confiabilidade dos estudos realizados na área.





WORKSHOPS

As inscrições são gratuitas e com reserva prévia. A reservas estarão garantidas até 10 minutos do início da atividade, após esse prazo as vagas serão liberadas aos participantes por ordem de chegada na sala.


03 de Setembro - Domingo


14:00 - 17:00

"WORKSHOP - ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS (ECR): DO ZERO AO BÁSICO"

Coordenadora: Profa. Alessandra Reis (UEPG)

Curriculo

Ministradora: Profa. Alessandra Reis (UEPG)

Curriculo

Ministradora: Profa. Greyce Lousana (SBPPC)

Curriculo

Ministradora: Profa. Leticia Helena Theodoro (FOA-UNESP)

Curriculo

Ministradora: Profa. Sheila Cavalca Cortelli (UNITAU)


Resumo: em uma sequência de quatro apresentações serão abordados os fundamentos e as diretrizes necessárias para a condução de ECR, desde a fase inicial de planejamento até a redação do projeto de pesquisa tendo como público-alvo pessoas com pouca experiência no assunto. Nas aulas serão discutidos aspectos essenciais, como as questões éticas, a importância da descrição detalhada do tipo do estudo, elaboração de uma pergunta de pesquisa, a definição de uma metodologia robusta e a importância de registro prévio do projeto. Os critérios de elegibilidade dos participantes, a randomização e o sigilo da alocação serão discutidos, destacando a importância de se evitar viés de seleção. A intervenção a ser testada, as medidas de desfecho e a análise estatística apropriada serão também apresentadas. Os conceitos serão ilustrados com exemplos, além do destaque a sites e recursos de pesquisa que podem auxiliar na execução de diferentes tarefas relacionadas aos ECR. Ao final da palestra haverá uma discussão aberta aos participantes com foco na elaboração de projetos de pesquisa clínica, seguindo as diretrizes do guia SPIRIT (Standard Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials).




04 de Setembro - Segunda-feira


14:00 - 17:00

"WORKSHOP: METODOLOGIAS PARA EXPERIMENTOS LABORATORIAIS"

Coordenador: Prof. Carlos José Soares (UFU)

Curriculo

Ministrador: Prof. Carlos José Soares (UFU)

Curriculo

Ministrador: Prof. Fabrício Mezzomo Collares (UFRGS)

Curriculo

Ministrador: Prof. José Mauro Granjeiro (INMETRO e UFF)


Resumo: você já comparou resultados de mesmas metodologias de laboratórios diferentes e encontrou resultados antagônicos? Quanto as diferenças em protocolos laboratoriais levam a desfechos diferentes? Essas diferenças podem incluir variações na escolha dos materiais, equipamentos utilizados, métodos de medição, interpretação dos resultados e até mesmo na experiência e habilidade dos pesquisadores. A padronização de ensaios laboratoriais é de extrema importância para garantir a consistência e a confiabilidade dos resultados obtidos, bem como para minimizar os vieses. Neste workshop, os ministrantes abordarão normas e padronizações de ensaios laboratoriais em Odontologia levando em consideração o risco de vieses existentes. Serão abordados ensaios de avaliação laboratorial de propriedades físico-químicas até biológicas. Ao final, pretende-se trazer luz para esta questão de forma a incrementar o planejamento, o relato e a qualidade das pesquisas geradas.




05 de Setembro - Terça-feira


08:00 - 11:00

" WORKSHOP: BUSCA PELA QUALIDADE NO PROCESSO DE REVISÃO POR PARES DE REVISTAS"

Coordenador: Prof. Saul Martins Paiva (Editor Científico da Revista Brazilian Oral Research - BOR) (UFMG)

Curriculo

Ministrador: Prof. Gustavo Pompermaier Garlet (Editor Associado da Revista Journal Dental Research - JDR) (FOB-USP)

Curriculo

Ministrador: Prof. Manoel Damião Sousa Neto (Editor da Revista Brazilian Dental Journal - BDJ) (FORP-USP)

Curriculo

Ministradora: Profa. Linda Wang (Co-editora-chefe da Revista Journal of Applied Oral Science - JAOS) (FOB-USP)


Resumo: o processo de “peer review”, ou revisão por pares em português, é o método de avaliação de um trabalho científico realizado por especialistas da mesma área do conhecimento e conhecedores do método científico do trabalho submetido para avaliação. Estes especialistas pareceristas são denominados de “pares”. Os pareceristas são responsáveis por avaliar o artigo científico submetidos às revistas e apresentar um parecer crítico ao editor, indicando se o artigo deve ser aceito, recusado ou se precisa revisto para seu aprimoramento. A revisão feita pelos pares é essencial para que os Editores possam selecionar os artigos a serem publicados com base na qualidade. Neste workshop Editores experientes em revistas odontológicas de impacto internacional orientarão a discussão, a fim de buscar a formação de pareceristas e futuros Editores dos periódicos da área odontológica.



14:00 - 17:00

"WORKSHOP - PLANO DE GESTÃO DE DADOS: COMO FAZER?"

Curriculo

Ministradora: Profa. Claudia Bauzer Medeiros (Instituto de Computação - UNICAMP)


O curso irá oferecer um treinamento rápido sobre os principais aspectos de um  Plano de Gestão de Dados, dentro da perspectiva de boas práticas de pesquisa e Ciência Aberta. Será dividido em duas partes – exposição dos pontos principais sobre Ciência Aberta e Gestão de Dados, e um exercício para criação de um PGD, usando a ferramenta online dmptool. Espera-se que os participantes tragam seus notebooks (não é possivel fazer um plano usando celulares) e, idealmente, a especificação de algum arquivo de dados de pesquisa que queiram documentar e para o qual queiram descrever as etapas de Criação  - Curadoria – Gerenciamento – Manutenção.  O arquivo irá motivar a escrita do plano, mas não será armazenado em nenhum lugar. A professora irá utilizar um ou dois exemplos de dados de pesquisa para exemplificar a criação do plano. Espera-se que, ao final, os participantes entendam quais os principais itens para redigir um plano, os objetivos do plano, e como utiliza-lo em projetos de pesquisa.