Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2469 Resumo encontrados. Mostrando de 2351 a 2360


PE009 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de um Manual de Homeopatia aplicada à Odontologia infanto-juvenil
Soares-Silva L, Bagestão RV, Bagestão-Filho JPV, Holandino C, Tavares-Silva CM, Primo LG, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A homeopatia, designada a ciência terapêutica baseada na lei natural de cura Similia similibus curentur ou "sejam os semelhantes curados pelos semelhantes", é uma terapia integrativa. Este trabalho objetivou descrever a construção de um e-book educativo sobre o uso da homeopatia como terapia integrativa, com abordagens de tratamento incorporados à Odontologia para a população infanto-juvenil. O conteúdo do e-book foi obtido a partir do levantamento da literatura especializada, levando-se em conta os fundamentos, a anamnese homeopática, as orientações quanto aos cuidados de prescrição, a manipulação e o armazenamento, bem como os medicamentos homeopáticos utilizados na odontologia. O conteúdo foi abordado de acordo com as características comportamentais, os sinais e sintomas, a indicação clínica e a posologia. As informações compiladas foram discutidas por um grupo de Odontopediatras, uma dentista homeopata e uma farmacêutica. Após organização e discussão teórica, o texto final foi inserido na plataforma de design gráfico CanvaTM para a criação dos conteúdos gráficos e visuais. Como resultado foi elaborado um e-book ilustrado: "Manual de Homeopatia aplicada à Odontologia infanto-juvenil", com 59 páginas, que visa auxiliar dentistas na prática clínica. O mesmo está disponível no site https://pantheon.ufrj.br, de livre acesso, favorecendo a aproximação entre a pesquisa e os clínicos.

A construção do e-book foi bem-sucedida e representa um importante material de apoio para a prática da homeopatia na Odontologia.

PE010 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de material informativo e avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre desfribilador externo automático
Schmidt AB, Motta RHL, Ramacciato JC
Farmacologia,Anestesiologia,Terapêutica FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho teve como objetivos: 1) desenvolver um material informativo sobre o uso do desfribilador externo automático (DEA); 2) avaliar o conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre emergências médicas; 3) avaliar a percepção de cirurgiões-dentistas sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 53 cirurgiões-dentistas que foram divididos em 2 grupos: 1) Profissionais que atuam com procedimentos cirúrgicos (Cirurgia e Implantodontia - n=25); 2) profissionais que atuam em outras áreas (n=23). A parte experimental foi realizada em 2 fases. Na primeira fase foi avaliado o nível de conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre suporte básico de vida (SBV) e utilização do DEA. Na segunda fase o material foi apresentado e avaliado pelos profissionais. Os resultados foram submetidos à análise estatística com nível de significância de 5%. Foi observado que a maioria dos profissionais de ambos os grupos (65%) nunca participou de cursos de SBV (p>0,05), e que a minoria teve treinamento de habilidades com o uso de DEA (p>0,05). Na segunda fase foi observado que a maioria dos participantes de ambos os grupos teve uma percepção positiva sobre o material desenvolvido (p>0,05), e relatou maior motivação para fazer treinamentos de SBV e uso do DEA após o contato com o seu conteúdo (p>0,05).

Concluiu-se que a maioria dos profissionais não tinha um conhecimento adequado sobre SBV e uso do DEA. Os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o conteúdo do material desenvolvido, o que sugere o uso deste recurso para melhor aprimoramento do conhecimento sobre o tema.

PE011 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de material informativo e avaliação do conhecimento de cirurgiões dentistas sobre suporte básico de vida (SBV) em crianças
Luz L, Ramacciato JC, Rossi LS, Bergamaschi CC, Martins RS, Barros RF, Motta RHL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os objetivos deste estudo foram: 1) desenvolver um material informativo sobre suporte básico de vida (SBV) para crianças; 2) avaliar o conhecimento de dentistas sobre SBV em crianças e 3) avaliar a percepção dos profissionais sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 80 profissionais divididos em dois grupos de acordo com a área de atuação: Grupo 1 (n=40): Odontopediatria; Grupo 2 (n=40): Ortodontia. A parte experimental foi realizada em duas etapas: na primeira foi avaliado o nível de conhecimento dos dentistas sobre SBV em crianças. Na segunda foi apresentado e explicado o material didático desenvolvido e, após a apresentação do material, foi aplicado um segundo questionário para avaliar a percepção dos profissionais sobre o mesmo. Os resultados obtidos foram submetidos a análise estatística com nível de significância de 5%. A maioria dos profissionais de ambos os grupos não tinham um treinamento adequado em SBV para crianças (p>0,05). Os profissionais de ambos os grupos tiveram uma percepção positiva do material desenvolvido e pretendem utilizá-lo no seu trabalho (p>0,05). Além disso, a maioria dos participantes também relatou que se sentiu mais motivado a fazer treinamentos sobre SBV após o seu contato com o material desenvolvido (p>0,05).

Concluiu-se que os profissionais avaliados de ambas as áreas não tinham um conhecimento adequado sobre SBV em crianças. Os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o conteúdo do material desenvolvido, o que sugere o uso deste recurso para o aprimoramento do conhecimento de dentistas sobre SBV em crianças.

PE012 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de material informativo e avaliação do conhecimento de cirurgiões dentistas sobre kit de emergência
Rossi LS, Ramacciato JC, Luz L, Bergamaschi CC, Camargo MA, Campos DG, Motta RHL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho teve como objetivos: 1) desenvolver uma cartilha sobre kit de emergências médicas; 2) avaliar o conhecimento e percepção de cirurgiões-dentistas sobre kit de emergências médicas; 3) avaliar a percepção de cirurgiões-dentistas sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 80 cirurgiões-dentistas que foram divididos em 2 grupos: Grupo 1 (n=40): Odontopediatria; Grupo 2 (n=40): Implantodontia. O estudo foi realizado em 2 fases. Na primeira foi avaliado o conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre kit de emergência para o consultório odontológico. Na segunda fase a cartilha foi apresentada e avaliada pelos profissionais. Os resultados foram submetidos aos testes do Qui-Quadrado, Exato de Fisher e teste T de Student com nível de significância de 5%. Foi observado que a maioria dos profissionais de ambos os grupos não têm um kit de emergências no consultório, e que não fez um curso de suporte básico de vida (SBV) nos últimos 2 anos (p>0,05). Na segunda fase foi observado que a maioria dos participantes de ambos os grupos teve uma percepção positiva da cartilha (p>0,05), e relatou maior motivação para fazer treinamentos de SBV e obter um kit de emergência após o contato com o seu conteúdo (p>0,05).

Concluiu-se que a maioria dos profissionais de ambos os grupos não tinha um kit de emergências médicas completo para uso no consultório. Além disso, foi possível observar que os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o conteúdo da cartilha desenvolvida, o que sugere o uso deste recurso para melhor aprimoramento do conhecimento sobre o tema.

PE013 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A influência da campanha "O Endereço da Fada do Dente" na arrecadação de dentes decíduos e permanentes do Biobanco de Dentes Humanos da FOUSP
Gentile ACC, Vaz BCV, Souza MC, Rezende KMPC, Botta SB, Imparato JCP
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar como a campanha "O Endereço da Fada do Dente" influenciou no número de doações do Biobanco de Dentes Humanos (BBDH) da FOUSP, comparando o número de doações antes e depois do início da campanha que ocorreu de abril de 2019 a maio de 2020. Para realização deste estudo, foram confeccionados cartazes, um vídeo disponibilizado no YouTube (https://youtu.be/oNTlwMeXcK0), um site e um livro em PDF contendo informações sobre a campanha. As doações de dentes recebidas pela campanha foram contabilizadas e divididas em dentes decíduos e permanentes e, posteriormente, comparou-se estes dados com os de doações anteriores à campanha. Após a divulgação da campanha, contabilizamos 239 mil visualizações no vídeo do YouTube e o BBDH-FOUSP recebeu 7495 dentes no período de abril de 2019 a maio de 2020. Anteriormente a isso, no período de janeiro de 2013 a março de 2019, o BBDH - FOUSP recebeu apenas 270 doações, valor correspondente a 3,7% das doações recebidas pela campanha da Fada em um intervalo de 14 meses.

A doação de dentes aumentou significativamente o acervo do BBDH-FOUSP com a campanha "O Endereço da Fada do Dente", além de promover a conscientização da importância dessas doações para o incentivo à pesquisa odontológica. Desta forma, a universidade passa a ter condições favoráveis para incentivar pesquisas e estudos que utilizem dentes decíduos e permanentes.

PE014 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

"Memoriza Dente", um jogo educativo para a prevenção de traumatismos dentoalveolares: desenvolvimento e validação de conteúdo
Andrade ML, Rodrigues EJT, Gomes VS, Jural LA, Costa MP, Maia LC, Magno MB
Patologia e Diagnóstico Oral UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se desenvolver e validar o conteúdo de um jogo da memória educativo ("Memoriza Dente") sobre prevenção de traumatismos dentoalveolares (TD) para crianças entre 6 e 12 anos. Foi realizada uma busca bibliográfica das evidências científicas relacionadas aos principais fatores etiológicos dos TD em crianças, em artigos científicos, diretrizes e recomendações de entidades de classe, a fim de definir o conteúdo abordado no jogo. Dez pares idênticos de cartas medindo 14x14cm foram criadas na ferramenta Canva®, com frases objetivas, curtas e com linguagem adaptada para o público infantil. Imagens relacionadas à mensagem de cada carta foram inseridas, a fim de estimular memória visual e imaginativa. Dez professores universitários e/ou alunos de pós-graduação em odontopediatria foram selecionados como juízes e avaliaram o conteúdo das cartas quanto à relevância e/ou representatividade, através de uma escala Likert de 4 pontos. O índice de validade de conteúdo (IVC) foi calculado para cada carta (C-IVC), através da média entre as respostas, e para o jogo completo (J-IVC), através da variância média extraída e da concordância universal. Tanto o C-IVC quanto o J-IVC alcançaram pontuação 1,0, demonstrando relevância e representatividade do jogo.

O "Memoriza Dente" apresentou conteúdo validado e pode ser considerado uma ferramenta lúdica auxiliar de ensino sobre medidas preventivas de TD para crianças.

PE015 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Urgência Odontopediátrica no ensino da Odontologia: perfil dos atendimentos e percepção dos pacientes
Guedes FR, Silva WHT, Cantarelli LRN, Herval AM, Turrioni AP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi analisar o perfil dos atendimentos de urgência realizados na Odontopediatria, além de identificar as dificuldades enfrentadas pelos discentes na execução de atendimentos durante a Graduação em uma Universidade Federal brasileira. Trata-se de um estudo transversal com duas vertentes, retrospectiva e prospectiva. Na vertente retrospectiva, foram analisadas fichas de atendimento a crianças menores de 12 entre os anos de 2016 e 2019. Na vertente prospectiva, foram avaliadas as dificuldades dos discentes durante os procedimentos odontopediátricos de urgência, por meio da aplicação de questionário. Foram incluídas 4.785 fichas de atendimento. Observou-se que o procedimento mais realizado pelos alunos na urgência foi a exodontia simples (31,0%). Em relação à percepção dos discentes, constatou-se alto grau de dificuldade para os alunos de 7º, 8º e 9º períodos, especialmente nos procedimentos de endodontia e manejo do traumatismo dentário.

Concluiu-se que houve uma grande demanda de atendimentos de urgência em Odontopediatria, envolvendo procedimentos de alto grau de dificuldade para os alunos, sendo evidenciada uma necessidade de maior acompanhamento e apoio aos alunos nos atendimentos em Odontopediatria.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  |  FAPEMIG)
PE016 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Higiene bucal em unidade de terapia intensiva pediátrica: produção de material didático audiovisual
Marques VO, Salles JT, Kort-Kamp LM, Castro GFBA
odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A higiene bucal (HB) em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) é uma tarefa da equipe de enfermagem que deve ser bem treinada e preparada. O objetivo foi desenvolver um material didático audiovisual para enfermeiros e técnicos de enfermagem de UTIP de hospitais da rede pública sobre os cuidados de HB em crianças hospitalizados. Previamente fez-se uma busca na base de dados PubMed utilizando as palavras chaves "higiene bucal", "saúde oral", "unidade de terapia intensiva pediátrica" e truncagens dos termos para embasamento teórico. As vídeoaulas foram criadas com elaboração de slides (Power Point versão 2013) em 4 módulos: (1) importância dos cuidados bucais em UTIP em pacientes sob ventilação mecânica; (2) princípios básicos de anatomia e fisiologia da cavidade bucal; (3) HB x PAV - fatores de rico e prevenção; (4) HB em UTIP - como realizar? Quando realizar? Quais materiais utilizados? Após fez-se a conversão dos slides em vídeos de alta definição (1280x720). Em estúdio musical fez-se a gravação de voz (Programa Vegas 18; microfone AKG c3000b; 196 kbps) e renderização dos vídeos. Para sua validação utilizou-se Método Delphi, sendo avaliados por 2 enfermeiros, 2 técnicos de enfermagem, 1 odontopediatria e 2 fisioterapeutas de UTI, sendo 1 pediátrico em relação a clareza, pertinência e abrangência do conteúdo. Após consenso e adequação, os vídeos foram finalizados e um vídeo no Powtoon foi criado para sua divulgação.

Os vídeos permitem aprimoração dos conhecimentos técnico-científicos da equipe de enfermagem acerca da HB em pacientes hospitalizados em UTIP.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PE017 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Pesquisa e Ensino Odontológico no Brasil durante a pandemia da Covid-19: Avaliação bibliométrica dos trabalhos da 38ª reunião da SBPqO
Carvalho KRJ, Gatti-Reis L, Silva-Sousa AC, Mattos FF, Pordeus IA, Paiva SM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo transversal objetivou identificar os impactos da pandemia da infecção causada pelo novo coronavírus (COVID-19) na pesquisa odontológica brasileira, com repercussão no ensino. Foi realizada uma análise dos 3088 resumos apresentados e publicados nos anais da 38ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) realizada em 2021. Todos os resumos que apresentavam o termo "COVID-19" no título, no corpo e nas palavras-chave foram incluídos na análise (n= 180). As variáveis coletadas incluíram categoria do apresentador, número de autores, método de coleta de dados, área, desenho, população e origem do estudo, e sexo dos autores. Estatísticas descritivas e teste Qui-quadrado de Pearson foram realizados (p<0,05). A maioria dos trabalhos foram apresentados por pesquisadores na categoria aspirantes/associados (67,8%), sendo saúde pública odontológica a área mais abordada (56,1%). Desenhos epidemiológicos de estudos foram os mais prevalentes (77,9%) e o meio digital foi o método de coleta de dados predominante (65%). Os resumos foram desenvolvidos com maior frequência por mulheres (68,8%), entre os segundos autores 84,5% eram do sexo feminino originários do Sudeste. Houve associação entre a categoria do apresentador e o desenho de estudo (p=0,012).

Pesquisadoras mulheres de instituições do Sudeste abordaram aspectos odontológicos relacionados a pandemia com mais frequência. O uso da tecnologia digital para coleta de dados durante o período pode ter impactos duradouros no ensino e publicação da pesquisa odontológica brasileira.

PE018 - Pesquisa em Ensino
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Relação de cor de restaurações cerâmicas após aplicação de pastas try-in e cimentação com diferentes agentes resinosos
Deus IS, Queiroz ME, Silva MHT, Sahyon HBS, Briso ALF, Santos PH, Maluly-Proni AT
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do material cerâmico, cimento e tipo de substrato na qualidade estética de restaurações indiretas. Foi analisada a estabilidade cromática de restaurações cerâmicas à base de dissilicato de lítio (e.max CAD) sobrepostas em diferentes substratos (esmalte bovino, metal e zircônia), após aplicação de pastas de prova "try-in" e após cimentação com 2 cimentos resinosos (RelyX Veneer e Variolink Esthetic LC). As análises foram realizadas em espectrofotômetro de reflexão UV-Visível (n=6). No esmalte bovino, os resultados mostraram estabilidade cromática das pastas de prova e cimento resinoso após a cimentação, para todos os grupos testados excluindo o RelyX Venner A1, que apresentou maior alteração cromática nas duas etapas testadas (ΔE 9.14 ± 5.11 e 16.67 ± 4.61), apresentando incompatibilidade de cor entre as etapas. Na liga metálica, não houve diferença estatisticamente significante entre as cores bem como as etapas testadas. Na zircônia, os resultados mostraram que as pastas de prova apresentaram relação direta com seus respectivos cimentos resinosos, mas houve diferença estatisticamente significante entre a pasta warm e light (ΔE 1.94 ± 1.26 e 5.58 ± 1.36) para o Variolink Esthetic LC. Após a cimentação, houve diferença estatisticamente significante entre as cores A1 e WO do RelyX Venner (ΔE 2.30 ± 0.86 e 6.97 ± 3.70, respectivamente).

Os resultados mostraram que o tipo de substrato influenciou de maneira mais significante a estabilidade de cor das cerâmicas, independente da cor e tipo de material de cimentação.