Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2452 Resumo encontrados. Mostrando de 2381 a 2390


PO018 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

A Atenção Primária à Saúde no contexto da saúde bucal: utilização do serviço e fatores associados
Anjos GM, Rodrigues MP, Barbosa SC, Vidal JFM, Nery NG, Soares EF, Nogueira TE, Jordão LMR
Saúde Coletiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar a utilização do serviço de saúde bucal (SSB) da Atenção Primária à Saúde (APS) de Goiânia, Goiás, e fatores associados. Estudo transversal realizado em 16 unidades de saúde (US) em 2022/23, com questionário aplicado por entrevista com usuários que aguardavam qualquer atendimento. O instrumento possui informações sociodemográficas, conhecimento sobre o SSB no SUS e utilização do SSB na US. Foram realizadas análises descritivas, bivariadas e multivariadas (regressão logística) no software SPSS 29.0 (p<0,05). Um total de 352 participantes atenderam aos critérios de inclusão de maioridade e residência no município há pelo menos 12 meses. Predominou o sexo feminino (72,7%), cor parda (58,5%), solteiros (40,1%), renda individual mensal de 1 a 2 salários mínimos (SM) (34,4%), ensino médio completo (38,6%), com média de idade 42,2±16,1 anos. Foi encontrado que 47,4% (n=167) dos participantes já utilizaram o SSB em US alguma vez na vida. Em sua maioria, conheciam a US mais próxima de sua residência (96,3%) e 49,4% receberam alguma orientação de SB pelo SUS. A utilização do SSB (desfecho) associou-se à renda individual mensal (OR=0,29; IC95%: 0,09-0,88; p=0,03) e ao recebimento de orientação de SB (OR=5,36; IC95%: 3,32-8,96; p<0,001) no modelo final (ajuste: χ2=1,41, p=0,84).

Conclui-se que 47,4% dos participantes já havia utilizado previamente o SSB da APS. Ter renda acima de 3 SM foi associada a menor utilização do SSB, enquanto o fato de ter recebido orientação de SB implicou em maior utilização do SSB da APS em Goiânia.

(Apoio: FAPs - FAPEG/ PPSUS  N° 04/ 2017)
PO019 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Percepções de cirurgiões-dentistas e enfermeiros sobre a importância das visitas domiciliares
Shibayama PC, Bergamasco P, Lolli LF, Uchida TH, Higasi MS, Fujimaki M
DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Estratégia Saúde da Família (ESF) propõe a visita domiciliar (VD) como instrumento no processo de trabalho das equipes, estabelecendo vínculos com a comunidade e maior responsabilização dos profissionais com as necessidades de saúde da população, de sua vida social e familiar. O objetivo do trabalho foi avaliar a percepção de cirurgiões-dentistas (CDs) e enfermeiros, atuantes no sistema público de saúde de um município do Noroeste do Paraná, sobre o papel da Odontologia na visita domiciliar. As entrevistas semiestruturadas foram guiadas por um roteiro, gravadas, transcritas e categorizadas segundo o método de Bardin. Participaram da pesquisa 6 enfermeiros e 6 CDs, que trabalhavam na mesma equipe de Saúde da Família. Os CDs entrevistados reconhecem a importância da VD e dentre as práticas realizadas, as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças são as mais efetuadas pelos profissionais. Entretanto, alguns dentistas relataram que as visitas não são práticas frequentes, devido a alta demanda de pacientes e sobrecarga de trabalho. Na percepção de enfermeiros a presença da Odontologia na equipe de saúde é de grande valia para o trabalho interprofissional e integralidade na atenção à saúde da população assistida.

Assim, a visita domiciliar tem proporcionado maior integração do cirurgião-dentista com profissionais de outras áreas da saúde, mostrando o seu valor em prol da melhoria da saúde dos usuários, criando um modelo de cuidado em saúde integral e humanizado.

COL001 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Mutanases fúngicas induzidas por fibra de manga: biotecnologia e sustentabilidade com foco no controle do biofilme cariogênico
Bem JSP, Souza LB, Polizello ACM, Cabral H, Garzon NGR, Vargas Rechia CG, Aires CP
Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Mutanos são fator de virulência para cárie. A impossibilidade de degradação destes por bactérias bucais permite seu acúmulo na matriz, aumentando a retenção de ácidos bacterianos e limitando a ação de antimicrobianos. O fungo Trichoderma harzianum é uma ferramenta biotecnológica para produção de mutanase, mas sua indução na presença de rejeito industrial de manga ainda não foi estudada. Assim, avaliou-se o efeito das enzimas fúngicas induzidas por fibra de manga (Fi) sobre biofilmes cariogênicos. Fi de mangas Tommy Atkins foram esterilizadas e adicionadas a meio de cultura contendo o fungo. Mutano purificado serviu como Controle + para indução de mutanases. Após 192h, os caldos foram centrifugados e os sobrenadantes (extratos enzimáticos, EE), utilizados nos biofilmes. Biofilmes de Streptococcus mutans UA 159 cultivados por 120 h foram submetidos 2x/dia por 60 s aos tratamentos (n=9): 1. NaCl 0,9% (controle-); 2. Clorexidina 0,12% (controle+); 3. EE induzido por mutano (controle experimental); 4. EE induzido por Fi. A partir de ANOVA e teste de Tukey (α=5%), observou-se que o grupo 2 e 4 não diferiram em relação à viabilidade bacteriana (p<0,05). A quantificação de mutanos no Grupo 4 (1723,4±324,4 μg/biofilme) foi menor que nos grupos 1 e 3 (2860,4±401,45 e 1272±292,7 μg/biofilme) (p<0,05).

A mutanase fúngica induzida por Fi interferiu na viabilidade do biofilme e degradou polissacarídeos da matriz. Assim, estratégias biotecnológicas que explorem propriedades bioativas de resíduos industriais de manga podem contribuir para o controle do biofilme cariogênico.

(Apoio: FAPESP  N° 2020/07315-0)
COL002 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Desenvolvimento e avaliação de um sistema de registro eletrônico de dados em cariologia (Cariodata)
Neves BG, Marques VF, Carvalho NO, Sampaio AL, Silva RBT, Sousa VF, Rodrigues LKA
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi desenvolver um sistema de registro eletrônico de dados em Cariologia, realizar a validação de conteúdo e testá-lo quanto à eficácia, eficiência e usabilidade. O sistema desenvolvido (Cariodata) permite registrar os dados clínicos através de diferentes índices de detecção de cárie como ICDAS e Nyvad e realizar a conversão entre eles. Após a etapa de desenvolvimento, foram realizados testes para validação de conteúdo (IVC) com profissionais com experiência em desenvolvimento de sistemas que avaliaram o software através de critérios preestabelecidos. Além disso, foram convidados professores das áreas de Cariologia/Dentística dos cursos de Odontologia do estado do Ceará para realizar a avaliação da usabilidade do software através da escala System Usability Scale (SUS). Os testes foram realizados individualmente e de forma remota com os professores (n=31). A avaliação de conteúdo foi dada através de porcentagem e o valor final foi de 75% e o IVC foi de 0,92. A avaliação da eficácia foi de 98,01%, tendo sido mensurada a partir da percentagem de comandos que foram finalizados corretamente. A eficiência foi avaliada pelo tempo necessário para concluir um comando proposto. Com um nível de significância de 5%, o resultado foi que os tempos em cada comando seguiram uma distribuição normal. O índice SUS calculado para o Cariodata teve uma média total de 94,19.

O sistema apresentou excelentes resultados quanto ao conteúdo, eficácia, eficiência e usabilidade, quando avaliado por professores na área de Cariologia/Dentística.

COL003 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Reatividade do verniz fluoretado com o esmalte fluorótico e eficácia na redução da desmineralização pelo processo de cárie
Almeida LF, Valdivia-Tapia AC, Martinez Mier EA, Soares RV, Cury JA
FACULDADE DE CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a reatividade e o efeito do verniz fluoretado (VF) na desmineralização do esmalte fluorótico. Blocos de dentes humanos classificados pelo índice Thylstrup e Fejerskov de 0 a 4 foram separados em 3 grupos: TF0, TF1-2 e TF3-4. VF foi aplicado 10 blocos/grupo de TF, nos quais os produtos de reatividade - tipo CaF2 ("CaF2") e Fluorapatita (FAp) foram determinados. Foram selecionados 20 dentes de cada grupo de TF. De cada dente foram obtidos 3 blocos pareados que foram alocados nos grupos: VF (GVF), Controle (GC) e Dentifrício Fluoretado (GDF). O GVF recebeu um aplicação de VF. Depois, GVF, GDF e GC foram submetidos a 10 dias de ciclagens de pH simulando alto desafio cariogênico (Des>Re). GDF foi tratado 2x/dia com dentifrício fluoretado (1100 ppm F como NaF). Ao final, a área de desmineralização (ΔS) foi estimada por microdureza transversal e a área líquida de desmineralização (ΔΔS) foi calculada. "CaF2"/FAp e ΔΔS foram analisados por ANOVA um e dois fatores, respectivamente, seguidos por teste de Tukey (α=5%). Os grupos de TF não diferiram (p>0,05) quanto a formação de "CaF2"e FAp, mas houve significância (p<0,05) quanto a ΔΔS, TF e tratamentos. No GC a ordem de desmineralização foi TF3-4>TF1-2=TF0 média±dp: TF3-4=32289,3±3642,8; TF1-2=21223,2±12241,3; TF0=20706,2±11324,2 (p<0,05), já no GVF e GDF foi TF0=TF1-2=TF3-4 (p>0,05). GDF e GVF reduziram a desmineralização (p<0,05), mas o GDF foi mais eficaz que GVF (p<0,05).

Conclui-se que o VF reage quimicamente com o esmalte flúorótico e aumenta sua resistência a desmineralização.

COL004 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Qualidade de Dados de Saúde Bucal Escolar do Sistema de Informação em Saúde em Moçambique no período de 2017-2021
Amade ES, Souza LA, Vilanculos C, Mambo P, Muleia R, Tembe NRN, Soares CJ
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A avaliação da qualidade de dados é imprescindível para programas de saúde identificarem fragilidades na gestão e oportunidades de melhorias dos sistemas de informação em saúde na África. Este estudo avaliou a completude e a consistência de 8 indicadores de saúde bucal escolar, reportados em Moçambique entre os anos de 2017 e 2021: alunos observados, doenças orais, cárie dentária, gengivite, escovação dentária supervisionada, aplicação tópica do flúor, alunos tratados e tratamento restaurador atraumático. A análise de dados se baseou no método de avaliação da qualidade de dados da Organização Mundial da Saúde, 2020. A completude média nacional dos indicadores foi menor que 25%, com tendência de aumento nos primeiros 3 anos. A região central apresentou maior completude (Zambézia e Tete - 26,7%, 2018 e 2019). Em 8 das 11 províncias a completude do reporte foi abaixo de 10,0%, no ano de 2020. A aplicação tópica de flúor (42,5%) e a escovação dentária supervisionada (31,5%) apresentaram maior frequência de valores omissos, os demais indicadores apresentaram entre 19 e 23,0%. Outliers moderados foram mais frequentes no indicador tratamento restaurador atraumático (7,1%), seguido por escovação dentária supervisionada (6,1%), doenças orais (6,1%), cárie dentária (6,1%) e alunos observados (6,1%). Outliers extremos foram mais frequentes no indicador alunos observados (5,1%).

Conclui-se que os indicadores de saúde bucal do Sistema de Informação em Saúde em Moçambique no período de 2017-2021 foram sub-reportados e a integridade dos dados é bastante questionável.

COL005 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Cerejeira

Avaliação in situ do efeito da quitosana na modificação da película salivar contra a erosão dental
Sakae LO, Kairalla CA, Borges AB, Niemeyer SH, Carvalho TS, Scaramucci T
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo in situ avaliou o efeito de uma solução contendo quitosana associada ao fluoreto de sódio na modificação da película salivar (PS) contra a erosão no esmalte. Doze voluntários participaram deste estudo in situ, duplo cego, cruzado, de 4 fases. Os grupos foram: 1. Controle negativo (C - água destilada); 2. Controle positivo (F/Sn - 225 ppm F- + 800 ppm Sn2+); 3. Fluoreto de sódio (NaF - 225 ppm F-); 4. Quitosana + NaF (F/Chi - 0,5% Quitosana + 225 ppm F-). Os voluntários usaram um dispositivo mandibular contendo espécimes de esmalte (n=2/fase). Cada fase consistiu em 10 ciclos de: formação inicial da PS (1 min), bochecho com as soluções (1 min), formação da PS (28 min), desafio erosivo extra-oral (ácido cítrico 1%, pH natural) por 1 min nos primeiros 5 ciclos e por 2 min a partir do 6º, totalizando 15 min de erosão. Ao final, a perda superficial dos espécimes (em µm) foi avaliada por perfilometria óptica. Os dados foram analisados com ANOVA de medidas repetidas e Tukey (α=0,05). A quitosana associada ao NaF [média (DP): 1,66 (0,59)]b apresentou significativamente menor perda superficial em comparação ao C [4,78 (1,31)]a, sem diferença significativa do NaF [1,83 (0,42)]b. F/Sn apresentou significativamente a menor perda superficial em comparação aos demais grupos [0,22 (0,09)]c.

A associação da quitosana com o NaF foi capaz de modificar a película salivar, aumentando a proteção do esmalte contra a erosão, mas esse efeito não foi superior ao do F/Sn.

COL006 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Cerejeira

Tendência temporal da Cárie na Primeira Infância em 204 países no Global Burden of Disease Study 2019
Costa CM, Hugo FN, Alves-Costa S, Cury JA, Ribeiro CCC
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Considerando que o consumo de açúcares de adição ao redor do mundo permanece aumentando e o possível impacto negativo de fakes news pelas redes sociais contra o uso de fluoretos, nossa hipótese é que houve uma tendência de aumento global nas taxas de prevalência da Cárie na Primeira Infância (CPI) na última década. Este trabalho objetiva analisar a tendência temporal das taxas de prevalência da cárie em dentes decíduos em 204 países e em sete super-regiões (2010-2019). Taxas de prevalência (/100 mil habitantes) da cárie em dentes decíduos de crianças <5 anos, utilizando estimativas do Global Burden of Disease Study 2019, foram baixadas do Global Health Data Exchange e analisadas por Regressão Linear de Prais-Winsten, com cálculo da Mudança Percentual Anual (APC) através do R, e apresentados em mapas coropléticos. Na última década, para a CPI, houve tendências de aumento global (APC= 0,91%) e nas super-regiões Alta Renda (APC=5,72%), América Latina e Caribe (APC=1,98%), e Norte da África e Oriente Médio (APC= 1,15%), bem como tendência estacionária na África Subsaariana e Sudeste da Ásia, Leste da Ásia e Oceania. No Brasil, houve tendência de aumento (APC=5,90%).

Nossos achados confirmam a hipótese de tendência de aumento das taxas de prevalência global da CPI na última década, impulsionado especialmente por países de Alta Renda e América Latina e Caribe. Há uma necessidade urgente de revisão das políticas para enfrentamento da CPI no mundo, com foco na redução à exposição de fatores de risco a nível populacional.

COL007 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Cerejeira

Influência da renda familiar, cor da pele e risco à cárie na abordagem de lesões de cárie em dentes decíduos por estudantes de graduação
Silva PS, Fidelis ABMG, Assunção CM, Ortiz FR, Lenzi TL, Rodrigues JA, Bendo CB, Ferreira FM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou se a decisão de tratamento diante de lesões cariosas em dentes decíduos varia em função da renda, cor da pele ou risco à cárie da criança e se características do estudante e da instituição de ensino superior (IES) interferem nessa decisão. Alunos de graduação (n=341) de IES públicas e privadas responderam um questionário online sobre suas características e da IES, além casos clínicos com diferentes lesões de cárie e características das crianças. Para comparação da mudança na decisão de tratamento, foi utilizado teste de McNemar. Para avaliar se características do estudante e da IES interferiram na decisão de tratamento, foram construídos modelos multinomiais (não-ajustado e ajustado). Houve associação significante entre decisão de tratamento e características da criança, com os alunos sendo mais invasivos em crianças brancas e de alta renda, e menos invasivos em crianças com baixo risco à cárie (p<0,001). Estudar em IES privada foi fator de proteção para ser mais invasivo em criança de renda alta (OR: 0,38; IC 95% 0,24-0,61). Estudantes de IES privadas foram mais estáveis na decisão de tratamento entre crianças com diferentes cores da pele, comparado aos de IES públicas. O tipo de IES não interferiu na decisão de tratamento quanto a diferentes riscos de cárie. As características demográficas do estudante não influenciaram a decisão de tratamento, independente da característica da criança.

Conclui-se que características da criança e da IES foram capazes de influenciar a decisão de tratamento dos estudantes para lesões cariosas em dentes decíduos.

(Apoio: CNPq)
COL008 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Cerejeira

Efeito mecânico, antibiofilme e citotóxico de um cimento ortodôntico contendo nanopartículas de fosfato e quitosana fosforilada
Fernandes GLP, Delbem ACB, Vanim MM, Castro-Raucci LMS, Martorano AS, Brighenti FL, Oliveira AB, Danelon M
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar in vitro o efeito da adição de nanopartículas de trimetafosfato de sódio (TMPnano) e quitosana fosforilada (Qui-Ph) em cimento de ionômero de vidro modificado por resina (CIVMR) ortodôntico sobre as propriedades físico-mecânicas, microbiológicas e citotóxicas. Os grupos experimentais foram: 1) CIVMR-Fuji Ortho LC; 2) CIVMR-14%TMPnano; 3) CIVMR-0,25%Qui-Ph; 4) CIVMR-0,5%Qui-Ph; 5) CIVMR-14%TMPnano-0,25%Qui-Ph e 6) CIVMR-14%TMPnano-0,5%Qui-Ph. Após 24 horas/7 dias e 15 dias determinou-se a Dureza de Superfície (DS) e liberação de fluoreto (F). A atividade antimicrobiana foi avaliada pelo teste de adesão, crescimento de biofilme e metabolismo do biofilme (XTT), respectivamente. A Citotoxicidade foi determinada pelo método da resazurina. Os resultados foram submetidos à análise de variância, seguido pelo teste Student-Newman-Keuls (p < 0,001). CIVMR-14%TMPnano, CIVMR-14%TMPnano-0,25%Qui-Ph, CIVMR-14%TMPnano-0,5%Qui-Ph apresentaram maior e similar liberação de F (p > 0,001). Já para DS os grupos CIVMR-0,25%Qui-Ph; CIVMR-0,5%Qui-Ph; CIVMR-14%TMPnano-0,5%Qui-Ph foram similares entre si (p < 0,001). A incorporação de 14%TMPnano-0,25%Qui-Ph ao CIVMR levou ao maior efeito inibitório sobre os microrganismos (p < 0,001), maior eficácia sobre a viabilidade celular e citocompatibilidade em relação aos demais grupos (p < 0,001).

Conclui-se que a incorporação de 14%TMPnano e 0,25%Qui-Ph ao CIVMR melhorou suas propriedades, podendo ser uma estratégia clínica para pacientes com alto risco à cárie.

(Apoio: FAPESP  N° 2021/05532-7  |  FAPESP  N° 2021/14835-3)