Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2469 Resumo encontrados. Mostrando de 2411 a 2420


COL012 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Análise do plano municipal e metas no âmbito da saúde bucal
Cunha V, Moimaz SAS, Saliba NA, Saliba TA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O plano de saúde é um documento importante na gestão de serviços em saúde. O objetivo neste trabalho foi analisar o plano, no âmbito da saúde bucal, trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa de análise documental. Foram analisados: os aspectos de estrutura, metas e diretrizes voltadas ao atendimento odontológico. A estrutura física da Assistência Básica está organizada em 20 Unidades Básicas de Saúde. Atuam 45 equipes de Estratégia Saúde da Família, compostas por médicos, dentistas, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde. São 25 Equipes de Saúde Bucal, com cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal. O Pronto Atendimento Odontológico possui 02 consultórios odontológicos. Na média complexidade tem-se o Centro de Especialidades Odontológicas, o Serviço Ambulatorial Especializado composto por 02 Ambulatórios. O Centro de Assistência Odontológico à Pessoa com Deficiência, e o Centro de Oncologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Unesp. A Rede de Atenção Hospitalar com 02 leitos de cirurgia. A meta foi a reforma do Pronto Atendimento Odontológico, a nova estrutura para o Centro Odontológico e a ampliação das Equipes de Saúde Bucal foram as diretrizes estabelecidas. Conclui-se que o plano municipal de saúde contempla a descrição da infraestrutura e propõe metas, relacionadas à saúde bucal.

Conclui-se que o plano municipal de saúde contempla a descrição da infraestrutura e propõe metas, relacionadas à saúde bucal.

PMI001 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeitos da terapia de fotobiomodulação em cavidades profundas de cárie dentária: estudo clínico randomizado duplo cego
Santana ALP, Petta TM, Nunes AKO, Silva RNFG, Pinheiro HHC, Marques MM, Silva CM, D'Almeida-Couto RS
Departamento de Dentística UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou os efeitos da terapia de fotobiomodulação (FMB) em cavidades profundas de cárie dentária em pacientes submetidos a tratamento minimamente invasivo (TMI) de remoção seletiva de tecido cariado. Foram avaliados 33 dentes, randomizados em três grupos. G1: TMI remoção seletiva de cárie e simulação de aplicação de laser (placebo); G2: TMI remoção seletiva de cárie associado ao laser infravermelho de baixa potência (808nm); e G3: TMI remoção seletiva de cárie associado ao laser vermelho de baixa potência (660nm). Os efeitos da FBM foram avaliados pela sensibilidade dolorosa imediata não estimulada nos tempos de 12 horas, 7 dias e 14 dias. E a sensibilidade dolorosa estimulada pelo frio e pela percussão vertical e horizontal em 14 dias, através da escala visual analógica de dor (EVA). O TMI laser infravermelho apresentou superioridade no controle da sensibilidade dolorosa pós-operatória nos tempos 7 e 14 dias (p=0,042 e p=0,020, respectivamente). Os picos álgicos foram observados no grupo TMI (placebo) em 12 horas e 7 dias. Em 14 dias, a dor estimulada estava ausente nos grupos TMI com e sem laser.

Conclui-se os TMI remoção seletiva de cárie reduz a sensibilidade pós-operatória e ao ser associado a terapia de fotobiomodulação (FBM) laser infravermelho, a redução da sensibilidade pós-operatória em cavidades profundas de cárie dentária é superior.

PMI002 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Liberação de fluoreto do verniz mantido aplicado por 24 h e sua reatividade com a superfície do esmalte próxima ao local da aplicação
Assunção MG, Cury JA, Pagotto LL, Rocha-Gaspar DRC, Tabchoury CPM
Cariologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Como parte do fluoreto do verniz fluoretado (VF) reage com a superfície dentária onde foi aplicado e parte é liberado para a saliva, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do fluxo salivar na liberação do F do VF aplicado e sua reatividade com a superfície do esmalte adjacente ao local da aplicação. VF foi aplicado a hemiblocos de esmalte cariado, que foram posicionados lado a lado (adjacentes) aos respectivos hemiblocos não tratados. Os conjuntos (n=10/grupo) foram submetidos por 24h a fluxos de saliva de: Grupo I=0,5; II=0,25 e III=0,125 mL/min. Alíquotas de saliva foram coletadas em função do tempo para análise de F. A concentração de F tipo "CaF2" e fluorapatita (FAp) foi determinada em todos hemiblocos. Os dados foram estatisticamente analisados (ANOVA, Tukey, α=5%). Um pico de concentração de F foi observado após 3h da imersão dos blocos em saliva (grupo I=0,395; II= 0,474 e III= 0,550 µg F/mL). Nos hemiblocos adjacentes foi encontrada maior concentração (média±dp;n=10) de "CaF2" no grupo III (11,3±1,9 µg F/cm2), a qual diferiu significativamente dos demais grupos (I=6,6±1,4 e II=6,9±1,5). Alta concentração de "CaF2" (média de 69,7 µg F/cm2) foi encontrada no esmalte sobre o qual o VF foi aplicado, mas os grupos não diferiram estatisticamente. Os grupos não diferiram quanto à FAp, tanto para o esmalte onde o VF foi aplicado, quanto no adjacente.

Os resultados sugerem que um fluxo salivar reduzido possibilitaria que o F que é liberado do VF, nas primeiras 24h que é mantido aplicado ao esmalte, reaja mais eficazmente com superfícies adjacentes ao local da aplicação.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PMI003 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Proteção pulpar indireta na remoção seletiva de tecido cariado para dentina amolecida: um ensaio clínico randomizado controlado
Azambuja RS, Recchi AF, Maltz M, Jardim JJ
Odontologia Conservadora UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este ensaio clínico teve o objetivo de comparar a proteção pulpar indireta, empregando o cimento de hidróxido de cálcio ou apenas adesivo universal, no desfecho de vitalidade pulpar em lesões profundas de cárie após a remoção seletiva de tecido cariado para dentina amolecida (RSDA) em 18 meses de acompanhamento. Pacientes com premolares e molares permanentes apresentando lesões profundas de cárie (≥50% da dentina em profundidade) e ausência de sintomatologia pulpar (dor espontânea, percussão vertical positiva e sensibilidade térmica ao frio exacerbada ou ausente) foram incluídos. Os dentes foram randomizados para RSDA (n=76) ou tratamento expectante (TE) (n=76), e, após, para proteção pulpar indireta com cimento de hidróxido de cálcio (HC) ou não. As restaurações foram realizadas com condicionamento ácido seletivo em esmalte e sistema adesivo universal (AU). A manutenção da vitalidade pulpar foi definida como: resposta positiva ao teste térmico (-50◦C), ausência de dor espontânea, percussão vertical negativa e ausência de imagem radiográfica sugestiva de lesão periapical. Após 18 meses de acompanhamento, 139 dentes de 106 paciente foram avaliados (RSDA=75 e TE= 64; HC= 74 e AU=65). Os insucessos foram 7 casos de necrose pulpar: 1 no grupo AU e 6 no grupo do HC. A análise de sobrevivência, modelo de regressão Weilbull, indicou uma taxa de sucesso de 95.6% para o HC e de 99.1% para o AU (p=0.57). Registro do ensaio - REBEC: RBR-65NTBC

O uso ou não de um material forrador sobre a dentina desmineralizada profunda não afeta a vitalidade pulpar no período de 18 meses (p=0.16).

PMI004 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Hall Technique versus ART no manejo de lesões de cárie ocluso-proximais - Uma análise econômica de ensaio clínico randomizado
Garbim JR, Araujo MP, Innes N, Bonifácio CC, Hesse D, Costa ICO, Mendes FM, Raggio DP
ODONTOPEDIATRIA E ORTODONTIA PREVENTIVA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste ensaio clínico randomizado foi de realizar uma análise econômica de três anos do Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e da Técnica de Hall (HT) para o manejo de lesões de cárie ocluso-proximais em molares decíduos. Crianças de 5 a 10 anos foram alocadas aleatoriamente e tratadas em escolas públicas de Tietê (SP) de acordo com o grupo: ART ou HT. Foi utilizada uma análise de Kaplan-Meier para analisar o sucesso, utilizando o critério de Innes et al. (2007). Os custos dos materiais e profissionais foram considerados para o baseline, e a partir dele o custo acumulado de cada tratamento foi calculado. Uma regressão de Bootstrap (1000 replicações) comparou o custo do material ao longo do tempo e uma simulação de Monte-Carlo foi usada para construir gráficos de dispersão de custo-benefício. Cento e trinta e uma crianças (ART = 65; HT = 66) (média de idade = 8,1 ± 1,2) foram incluídas neste estudo. Ao final de 36 meses, 112 (85,5%) crianças foram avaliadas. No baseline, o ART se mostrou como opção com menor custo. Entretanto, considerando a simulação do custo acumulado causado por falhas até a avaliação final após 3 anos, a HT mostrou um custo final mais baixo, com diferença no custo estimado entre os dois grupos (ART 16,79 euros; HT 13,02 euros). Os custos totais acumulados foram mais baixos para a HT do que para o ART.

Com base neste estudo de acompanhamento de 36 meses realizado em um ambiente escolar, foi comprovado que o HT pode ser uma excelente opção para o manejo de lesões oclusais-proximais de cárie e pode ser uma opção viável para o serviço de saúde pública brasileira.

(Apoio: CAPES  N° 88887.475433/2020-00)
PMI005 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Cimentos de ionômero de vidro restaurador modificado com incorporação de zircônio
Tavares FOM, Monteiro CMG, Silva RR, Brito CA, Menezes LR, Pintor AVB, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a microdureza (Md), a rugosidade linear (Ra), a volumétrica (Sa), e a tração diametral (Td) de cimentos de ionômero de vidro restauradores Ketac Molar (K) e VitroMolar (VM) com incorporação de zircônio (Zr) em diferentes concentrações (ZrA%, ZrB%, ZrC% p/p - sigilo de patente), comparados ao seu controle (K sem Zr, VM sem Zr). Corpos de prova (n=6) foram confeccionados para cada um dos grupos experimentais e controle, os quais foram armazenados à 5°C e 90% de umidade por 24h. Avaliou-se a Md superficial Vickers com carga de 50gf por 15seg em três pontos de cada espécime, as rugosidades Ra e Sa por meio de perfilômetro de não-contato, e a tração diametral pela máquina de ensaios universais. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente no software Jamovi2.2.5 (p<0,05). Na análise de Md para o grupo K, KB foi superior às demais incorporações e ao controle (p≤0,05), enquanto no grupo VM, todas as incorporações foram superiores ao controle (p≤0,05). Houve diferença entre K e KA na Ra (p≤0,05), e não houve diferença entre controle e as incorporações para Sa, enquanto no grupo VM o controle apresentou diferença entre Ra, Sa e tração diametral (p≤0,05). Para o grupo K, houve diferença entre K e KC (p<0,05) na avaliação da tração diametral.

No grupo K, KB foi superior quanto à dureza e Ka quanto à rugosidade linear. Para VM, a incorporação melhorou apenas os parâmetros de dureza.

(Apoio: FAPs - FAPERJ  N° E-26/201.175/2021  |  CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPERJ  N° E-26/203.437/2021)
PMI006 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito in situ de um dentifrício experimental contendo fosfato de cálcio amorfo e cíclico sobre a desmineralização do esmalte
Almeida EMFC, Gonçalves FMC, Quinteiro JP, Delbem ACB, Cannon M, Danelon M
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Autodeclarado "Sim. Patente solicitada ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI/SP, número: C1 0801811-1."

O objetivo deste estudo foi avaliar, in situ, a capacidade de um dentifrício contendo fluoreto (F), trimetafosfato de sódio (TMP) e fosfopeptídeo de caseína-fosfato de cálcio amorfo (CPP-ACP) em reduzir a desmineralização do esmalte dentário. Voluntários (n=10) utilizaram dispositivos palatinos por 7 dias, contendo 4 blocos de esmalte com dureza de superfície inicial (SHi). O desafio cariogênico foi realizado com sacarose a 30% (6×/dia). Os dentifrícios foram: 1) sem F-CPP-ACP-TMP (Placebo), 2) 1100 ppm F (1100F), 3) 1100F-3%TMP (1100F-TMP), 4) 1100F-10%CPP-ACP (1100F-CPP-ACP) e 5) 1100F-CPP-ACP-TMP. Após 7 dias determinou-se a SH final (SHf) para o cálculo da porcentagem de perda de SH (%SH), perda integrada de dureza de subsuperfície (ΔKHN), concentração de fluoreto (F), cálcio (Ca) e fósforo (P) no esmalte. Os dados de %SH, ΔKHN, F, Ca e P no esmalte foram submetidos a análise de variância (1-critério) de medidas repetidas, seguido pelo teste Student-Newman-Keuls (p < 0,001). A adição do CPP-ACP-TMP ao dentifrício convencional (1100F), reduziu a %SH e ΔKHN em 43% e 36% quando comparado ao tratamento 1100F (p < 0,001). Ainda, o tratamento com 1100F-CPP-ACP-TMP levou a um aumento significativo na concentração de F, P e Ca no esmalte, sendo ⁓ 36%, 62% e 79%, respectivamente, quando comparado ao tratamento convencional (1100F) (p < 0,001).

Conclui-se que o dentifrício contendo 1100F-CPP-ACP-TMP demonstrou um maior efeito protetor contra a desmineralização do esmalte dentário, podendo ser uma alternativa para pacientes que apresentam alto risco a cárie dentária.

PMI007 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação mecânica de um cimento de ionômero de vidro ortodôntico modificado com nanopartículas de fosfato e quitosana fosforilada
Vanim MM, Fernandes GLP, Delbem ACB, Navarro MFL, Cannon M, Gonçalves FMC, Camargo ER, Danelon M
Odontologia UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar as propriedades mecânicas de um cimento de ionômero de vidro modificado por resina (CIVMR) ortodôntico após a incorporação de nanopartículas de trimetafosfato de sódio (TMPnano) e quitosana fosforilada (Qui-Ph). Foram confeccionados corpos-de-prova de cada material: 1) CIVMR sem TMPnano/Qui-Ph (Controle); 2) CIVMR-14%TMPnano (CIVMR-TMPnano); 3) CIVMR-0,25%Qui-Ph (CIVMR-0,25%Qui-Ph); 4) CIVMR-0,5%Qui-Ph; 5) CIVMR-TMPnano-0,25%Qui-Ph e 6) CIVMR-TMPnano-0,5%Qui-Ph. Após 24 horas e 7 dias determinou-se a resistência à tração e compressão (RT, RC-MPa) e grau de conversão (GC) dos materiais. Os resultados foram submetidos à análise de variância (ANOVA, 1 e 2 critérios) seguido pelo teste Student-Newman-Keuls (p < 0,001). Para RT (após 24 horas), o grupo CIVMR-0,5%Qui-Ph apresentou o maior valor em relação aos demais grupos, sendo superior em 12% quando comparado ao grupo Controle (p > 0,001). Após 7 dias, houve um aumento de 27% para o grupo CIVMR-TMPnano-0,25%Qui-Ph, sendo superior quando comparado ao grupo Controle (p > 0,001). Para RC (após 24 horas), o grupo Controle apresentou o maior valor em relação aos demais grupos (p > 0,001). Após 7 dias, o grupo CIVMR-TMPnano-0,25%Qui-Ph foi superior em 18% quando comparado ao grupo Controle (p > 0,001). Para o GC (após 24 horas), todos os grupos foram similares entre si (p > 0,001).

Conclui-se que a incorporação de TMPnano e Qui-Ph ao CIVMR promoveu um aumento significativo nas propriedades mecânicas do CIVMR e não alterou o GC, podendo beneficiar o seu desempenho clínico.

(Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP  N° 2021/05532-7   |  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP  N° 2021/14835-3)
PMI008 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Materiais resinosos alteram valores de fluorescência após tratamentos micro-invasivos de lesões de cárie proximais em molares decíduos ?
Barbero G, Almeida SB, Marcondes APM, Guaré RO, Bresciani E, Lussi A, Diniz MB
Mestrado em odontologia UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar in vitro a influência de materiais resinosos nos valores de fluorescência a laser (DIAGNOdent pen - DDpen) após tratamento micro-invasivo de lesões de cárie proximais em molares decíduos. Foram selecionados 72 molares decíduos com pelo menos uma superfície proximal com lesão de cárie ativa ICDAS 2 (International Caries Detection and Assessment System), e radiograficamente com translucidez na metade interna do esmalte (E2) ou no terço externo da dentina (D1). Os dentes foram aleatoriamente divididos em dois grupos (n=36): (GI) adesivo dentinário Scotchbond® e (GII) infiltrante resinoso Icon®. Cada superfície foi avaliada com o DDpen duas vezes, com uma semana de intervalo, por dois examinadores treinados. As análises foram realizadas (A) antes e (B) após os tratamentos. Os dentes foram histologicamente preparados e avaliados em microscópio de luz polarizada. A profundidade do corpo da lesão e sua área (mm2) foram determinadas pelo Image J. Para reprodutibilidades intra- e inter-examinador, observou-se concordância satisfatória a excelente nas duas fases para os dois grupos. Na fase B, verificou-se redução significativa dos valores de fluorescência em ambos os grupos (p<0,05). Não houve correlação entre área histológica da lesão e valores de fluorescência em ambos os grupos (p>0,05).

Conclui-se que os valores de fluorescência a laser do DDpen apresentaram diminuição significativa após tratamentos micro-invasivos com sistema adesivo e com infiltrante resinoso nas lesões de cárie proximais não-cavitadas em molares decíduos.

PMI009 - Prêmio DMG Odontologia Minimamente Invasiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Incorporação de grafeno em cimentos ionoméricos de cimentação nacionais: avaliação das propriedades ópticas e físicas
Santos K, Martins SP, Silva RR, Brito CA, Menezes LR, Magno MB, Maia LC, Pithon MM
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou laboratorialmente os parâmetros ópticos e físicos que ocorrem quando diferentes concentrações de grafeno são adicionadas a cimentos ionoméricos (CIVs) para cimentação. Foram incorporadas as concentrações GrD%, GrE% e GrF% (sigilo de patente) em dois CIVs (Vitro Cem C e Vidrion C). Cinco corpos de prova para cada grupo e seus controles foram submetidos a testes de resistência coesiva (RCoe) e compressiva (RCom) utilizando máquina universal de ensaios mecânicos, e a modificação de cor e dispersão de partículas foram avaliados empregando o sistema CIELAB (L*, a*, b*) e Microscopia Óptica - MO (50x e 2.000x), respectivamente. Testes paramétricos e não paramétricos foram aplicados para comparações intra e intergrupos (α=5%). Para as comparações intragrupos, apenas a incorporação de GrE% de grafeno no Vidrion C levou a um aumento da RCom em relação ao controle (p<0,05), e nenhuma incorporação alterou a RCoe de ambos os CIVs, quando comparadas ao controle (p>0.05). Enquanto nas comparações intergrupos, o Vidrion C apresentou maior RCom com GrE% de grafeno (p=0.002) e maior RCoe em seus grupos sem incorporação, com GrD%, GrE% (p<0.05).

Nos eixos de cor analisados, houve alteração em todas as amostras proporcionalmente à concentração de grafeno; no eixo L* ocorreu saturação do croma preto, indicando menor luminosidade; o eixo a*, houve maior saturação da cor verde e no eixo b*, maior saturação ao croma azul. Em MO, o Vitro C CEM e Vidrion C Plus exibiram poucas áreas de agregados nos campos analisados.

(Apoio: FAPERJ  N° E-26/201.175/2021  |  CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 162558/2020-1)