2469
Resumo encontrados. Mostrando de 2361 a
2370
PE019 - Pesquisa em Ensino
Área:
5 - Dentística
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Desenvolvimento de uma metodologia ativa através de gamificação - TESC - Testando seus conhecimentos: relato de experiência
Castro AS, Schirm JA, Péret ACA, Miranda DA, Seraidarian PI
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Um grande desafio no processo ensino-aprendizagem é a avaliação. A escolha de estratégias possíveis para verificar se o aluno atingiu os objetivos de aprendizagem é difícil. É necessário aproveitar o momento para torná-la uma experiência formativa, fornecendo feedback ao aprendiz e propiciando motivação para a busca de novos conhecimentos. O uso de metodologia ativas, como por exemplo a gamificação, tem mostrado contribuição para que a avaliação seja também experiência de aprendizado. Diante disto, foi desenvolvida uma estratégia de avaliação gamificada denominada Testando seus Conhecimentos -TESC-, que vem sendo aplicada nas disciplinas de Dentística da Graduação em Odontologia da PUC Minas. O TESC é estruturado na forma de um jogo composto de 32 cartas (26 de situação clínica e 6 de ação colaborativa),32 cartas numeradas, banco de perguntas, fichas de feedback (recompensa: pontuação) e painel de coleta de dados. A atividade é iniciada a partir da carta que o aluno recebeu no sorteio e à resposta elaborada de forma colaborativa e com feedback do professor. O resultado dessa atividade após 3 anos revelou que a estratégia gamificada possibilitou verificação do conhecimento com reforço de aprendizado devido à motivação e engajamento dos alunos.
O TESC como instrumento de avaliação é uma forma lúdica, dinâmica e divertida de avaliação, promovendo aprendizagem, discussão e entrosamento de todos os discentes que participam de maneira ativa.
PE020 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Teodoro-Junior RS, Souza AKM, Barbosa LS, Pêgo SML, Silva LDA, Gonçalves PF, Flecha OD, Douglas-De-Oliveira DW
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente estudo tem como objetivo conhecer o perfil do egresso de Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi realizado um estudo transversal de março a maio de 2020. Um questionário com 21 itens sobre aspectos da formação acadêmica e atuação profissional foi enviado, por e-mail, aos participantes. Questionários incompletos foram excluídos. Os dados foram submetidos à análise descritiva. A amostra foi composta por 103 participantes; 17,2% formou-se em 2017. A maioria (53,4%) está inserido no serviço autônomo. As áreas de maior demanda foram Dentística 56,8% e Prótese 50%; 45,9% dos entrevistados consideraram a grade curricular do curso como ótima. O conteúdo apontado como de maior necessidade de uma formação complementar foi Prótese (45,2%). A percepção dos ex-alunos em relação à matriz curricular e à formação acadêmica, em geral, foram satisfatórias.
O presente estudo discute a formação do cirurgião-dentista da UFVJM e permite expandir o diálogo para melhorias no currículo do curso.
PE021 - Pesquisa em Ensino
Área:
5 - Dentística
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Alternativa estética para espaços interdentários em dentes anteriores
Angonese CL, Franco AM, Araldi EC, Losekann AP, Scaravonatti M, Franco MA, Rottoli I, Busato ALS
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A presença de espaços interdentários na região mediana do arco superior desfavorece a beleza do sorriso e a harmonia do conjunto dento facial. Diante disso, pesquisa-se neste trabalho sobre a reabilitação de diastema com resina composta, a fim de discutir as formas de tratamento para o fechamento de diastemas anteriores, para tanto, é necessário compreendê-las, suas principais etiologias, além da importância do planejamento, acabamento, polimento e técnicas de confecção das restaurações em resinas compostas, bem como, as principais vantagens, desvantagens e longevidade do tratamento. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, utilizando artigos em língua inglesa e portuguesa, consultados, nas bases de dados: PubMed, Scielo, Google Acadêmico e livros. Diante disso, verifica-se que a correção de diastemas, por meio de restaurações com resinas compostas possui benefícios como: estética, adesão, preservação da estrutura dental e baixo custo. Por isso, essa técnica tem ganhado destaque e aumentado sua implementação nos consultórios odontológicos, e aceitação tanto pelos profissionais, quanto pelos pacientes. Sem dúvida esta alternativa faz com que a autoestima do paciente seja melhorada, alterando inclusive o comportamento social e psicológico do paciente.
Portanto, a reabilitação funcional e estética do fechamento de diastema com procedimentos adesivos diretos pode ser uma excelente opção restauradora quando realizada, com adequado planejamento, técnicas e materiais corretos, além de acompanhamento longitudinal e polimentos periódicos.
PE022 - Pesquisa em Ensino
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
PROJETO DE EXTENSÃO REABILITAR: EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS EM AMBULATÓRIO DE PRÓTESE BUCOMAXILOFACIAL
Almeida GS, Gremski FS, Moura PO, Corso PFCL, Stramandinoli-Zanicotti RT, Pupo YM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Prótese Bucomaxilofacial (PBMF), especialidade pouco conhecida por acadêmicos de odontologia, visa reabilitar malformações congênitas, distúrbios do desenvolvimento e mutilações patológicas da face. Em janeiro de 2020, foi inaugurado o Serviço de Prótese Facial Reconstrutiva, desenvolvido 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro Hospitalar de Reabilitação, em Curitiba, PR. Vinculado ao serviço, o PET Odontologia UFPR, criou o projeto de extensão Reabilitar que possibilita a divulgação da especialidade entre os acadêmicos, capacitando-os em técnicas de PBMF e no manejo de pacientes. O ambulatório funciona semanalmente, onde 2 cirurgiãs-dentistas supervisionam a atuação dos acadêmicos. Em 3 anos, 10 discentes já participaram e foram 185 pacientes atendidos e 74 próteses entregues. Inclui-se próteses extraorais (nasal, auricular, óculo-palpebral e lente escleral) e intra-orais (obturadora de palato e grandes perdas maxilares). Os discentes acompanham casos abrangentes e auxiliam no planejamento protético facial, moldagens extra e intraorais, pintura de íris, escultura em cera e caracterização de partes faciais.
O serviço promove uma assistência integral ao paciente mutilado possibilitando sua reabilitação e reinserção na sociedade. O Projeto Reabilitar, em sua abrangência e complexidade de âmbito hospitalar, explora a amplitude da atuação do dentista na PBMF e colabora com a criação de um espaço de treinamento multidisciplinar na técnica e manejo do usuário, construindo uma ponte permanente entre a universidade e a sociedade.
PE024 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Grupo de Estudos e Debate de Artigos em Inglês (GEDAI): discussão de uma atividade inovadora do grupo PET Odontologia UFRJ
Santiago SBS, Silva ET, Silva NS, Cabral JLOA, Tuñas ITC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A língua inglesa possui um papel central na comunicação científica, inclusive na área da saúde. Diante disso, o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de odontologia da UFRJ criou, no ano de 2020, o Grupo de Estudos de Debate de Artigos em Inglês (GEDAI). Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é descrever e quantificar as atividades realizadas desde a criação do grupo de estudos, bem como discorrer sobre a utilização de metodologias ativas de aprendizado. Esta ferramenta de ensino envolve reuniões quinzenais, nos quais artigos odontológicos escritos na língua inglesa são discutidos, também nesse idioma. Previamente, foi enviado, pelas alunas organizadoras, um glossário de termos técnicos e perguntas norteadoras da discussão. Aplica-se o aprendizado baseado em problemas (PBL), uma vez que os alunos preparam as suas considerações de forma autônoma, além de apresentações curtas sobre temas do seu interesse. O GEDAI é oferecido para os discentes de Odontologia da UFRJ e busca contribuir para os seus conhecimentos de inglês, com foco no vocabulário odontológico. Após três anos consecutivos do início da atividade, foram realizados 39 encontros, divididos em 10 módulos temáticos referentes à especialidades odontológicas. Houve a participação de um total de 41 alunos, além de 8 professores especialistas convidados e a tutora do grupo.
Conclui-se que o GEDAI pôde aumentar a familiaridade com o inglês dos graduandos, além de aprimorar o seu repertório científico e representa uma iniciativa interessante que pode ser replicada em outras universidades.
PE025 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Atendimento Odontológico a Pacientes com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis: aperfeiçoamento na modalidade Massive Open Online Course
Carmo CDS, Ladeira LLC, Ferreira EB, Ribeiro CCC, Costa SA, Garcia PT, Haddad AE, Oliveira AEF
PPGO/UFMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Descrever o alcance de um curso de aperfeiçoamento intitulado "Atendimento Odontológico em Pacientes com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) na Atenção Primária à Saúde (APS) na modalidade MOOC (Massive Open Online Course). Pesquisa descritiva, sobre curso com 180 horas, produzido pela Universidade Aberta do SUS, da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), composto por 04 módulos e 66 recursos educacionais. Cada módulo abordou uma das principais DCNT de acordo com a Organização Mundial da Saúde: Doenças Cardiovasculares; Cânceres; Doenças Respiratórias Crônicas e Diabetes, Hipertensão e Doença Renal Crônica. Total de 6537 inscrições, distribuídas por todas as regiões brasileiras, especialmente nordeste (32.35%) e sudeste (31.75%). A maioria dos alunos era de profissionais de nível superior (39.13%), da área da saúde (58.56%) e trabalhadores do SUS (36.69%). O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foi considerada muito boa por 48.14% dos alunos, refletindo o sucesso no emprego de metodologias ativas e na promoção de aprendizagens mais significativas; 84.79% dos alunos avaliaram o curso com nota máxima.
O curso apresentou alcance em diversas regiões brasileiras, contribuindo com a formação de profissionais e acadêmicos de Odontologia em temática emergente, de forma flexível em tempo e espaço, sobre a epidemiologia das doenças crônicas de maior mortalidade, diagnóstico, tratamento e manejo odontológico, contribuindo para um melhor atendimento, respeitando as especificidades e necessidades dessa linha de cuidado.
(Apoio: FAPs - FAPEMA | Ministério da Saúde)
PE026 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Abordagem interseccional na análise de experiências discriminatórias por estudantes de Odontologia brasileiros
Lopes-Silva J, Oliveira PAD, Paiva SM, Bendo CB
Saúde bucal da criança e do adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esse estudo avaliou as experiências discriminatórias de estudantes de graduação em Odontologia brasileiros em uma análise interseccional. A seleção dos participantes desse estudo multicêntrico transversal aconteceu pela amostragem por bola de neve. O escore total da Escala de Discriminação Explícita (EDE) mediu as experiências discriminatórias. Um questionário para coletar as características sociodemográficas e econômicas da amostra foi criado pela equipe e testado através de entrevistas cognitivas. A coleta de dados foi realizada pelo compartilhamento online do questionário e da EDE. Foi realizada regressão de Poisson com variância robusta para a análise interseccional (p<0,05). Os 531 estudantes eram de 15 diferentes instituições de ensino superior, com média de idade de 25,4(±6,3) anos. Na análise interseccional, estudantes do sexo feminino (RP=1,227; 95%IC:1,030-1,462), negros (RP=1,484; 95%IC:1,291-1,705), com menor renda mensal (RP=1,212; 95%IC:1,043-1,409) e LGBTQIAP+ (RP=1,466; 95%IC:1,238-1,735) foram associados com maiores experiências discriminatórias quando comparados aos homens, de raça branca, com maior renda mensal e heterossexuais (p<0,05).
Conclui-se que estudantes mulheres, negras, com menor renda mensal e LGBTQIAP+ apresentaram maior probabilidade de terem vivenciado experiências discriminatórias.
PE027 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Produção Científica vs. Experiência no Exterior: Análise dos Docentes de uma Faculdade de Odontologia do Sul do Brasil
Cavagni J, Ribeiro BP, Rotta IS, Balbinot GS, Collares FM, Rosing CK
Departamento de Odontologia Conservadora UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo objetivou avaliar a associação entre a experiência no exterior e indicadores de produção científica de docentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FO-UFRGS). O presente estudo observacional, transversal, retrospectivo e analítico, avaliou uma amostra de 98 docentes da FO-UFRGS. Foram coletadas informações do Scopus e do currículo Lattes a respeito dos indicadores produção intelectual e experiência no exterior por 2 examinadores treinados. Foram consideradas experiências no exterior: realização de mestrado/doutorado pleno, doutorado sanduíche, ou pós-doutorado pelo período mínimo de 6 meses. Para confirmação das informações sobre estágio pós-doutoral, buscas foram feitas no Diário Oficial da União. Para análise da produção intelectual foram avaliados: número de artigos científicos nas Plataformas Lattes e Scopus. O índice h e número de citações foram coletados da base de dados Scopus. Observou-se que 41,8% dos docentes apresentaram experiência no exterior e 62,2% foram ou são vinculados a algum Programa de Pós-graduação (PPG). Adicionalmente, 51% são do sexo feminino, e a média de tempo de conclusão do doutorado foi de 13,5 anos. Observou-se diferenças significativas entre experiência no exterior e produção intelectual para todos os indicadores avaliados. Docentes já vinculados a algum PPG exibiram maiores indicadores de produção intelectual.
Conclui-se que houve associação significativa entre experiência no exterior com indicadores de produção científica dos docentes da FO-UFRGS.
PE028 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Satisfação e impacto na carreira: experiências de egressos de um programa de pós-graduação em odontologia de excelência no Brasil
Rotta IS, Bitencourt FV, Rosing CK, Collares FM, Junges R, Toassi RFC
Departamento de Odontologia Conservadora UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O acompanhamento de egressos envolve diferentes dimensões, sendo essas relacionadas ao mercado de trabalho, escolhas de carreira, competências, pontos fortes e fracos no processo educacional. Este estudo observacional transversal objetivou avaliar as percepções relacionadas à satisfação e ao impacto na carreira, assim como a inserção no mercado de trabalho de egressos de um Programa de Pós-Graduação em Odontologia de excelência do Brasil. Um questionário semiestruturado, pré-testado, hospedado em plataforma online foi usado. Egressos titulados até outubro de 2020 foram incluídos. E-mail e mídias sociais foram utilizados para convite. O questionário compreendeu 5 dimensões, sendo elas: contexto do egresso, experiências de trabalho e percepções quanto à formação, impactos da formação, produção científica e perspectivas futuras. Foi utilizada escala Likert de 5 pontos para avaliação de parâmetros de satisfação e impacto na carreira. Dentre os 528 egressos titulados, 71,2% participaram do estudo. A maioria era mulheres (69,9%), egressos de mestrado (58,5%). O envolvimento em atividades de ensino/pesquisa aumentou significativamente após a formação (3,4% vs. 21,5%, p<001). Níveis de satisfação relacionados ao Programa, impactos na carreira e vida pessoal foram superiores para egressos que obtiveram a formação de doutorado.
De acordo com os resultados encontrados, conclui-se que a formação em um programa acadêmico, voltado para o ensino/pesquisa, em nível de mestrado e doutorado, possibilitou alto impacto na carreira e na vida dos egressos.
PE029 - Pesquisa em Ensino
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Impactos da pandemia da covid-19 na percepção e conhecimentos de estratégias de gestão em acadêmicos de odontologia da USP
Azevedo CL, Mota JMS, Biazevic MGH, Michel-Crosato E
Odontologia Social UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O ensino da Odontologia foi extremamente desafiador durante a pandemia da COVID-19. A pandemia fechou as instituições educacionais em todo o mundo e forçou os institutos de ensino superior a mudar abruptamente suas práticas de ensino. O objetivo desse estudo foi avaliar a auto percepção e conhecimento dos alunos após a disciplina de Gestão e Planejamento em Odontologia da FOUSP. A análise foi realizada através da comparação de um questionário composto por 63 questões, coletados nos anos de 2014 e 2022. A população foi de 107 em 2014 e 118 em 2022, com média de idade de 25 anos, sendo 70% e 75% do sexo feminino, respectivamente. Os resultados foram analisados no pacote estatístico JASP 0.17.1. As perguntas foram divididas em 13 domínios, validados através da análise fatorial confirmatória. Utilizamos o teste T de Student para amostras independentes para comparar as médias de cada domínio. Somente o domínio "Empreendedor" apresentou diferença estatística (p=0.005). Houve uma melhora na experiência profissional, na percepção do mercado de trabalho e na aceitação de convênio odontológico, sendo que 39% em 2014 e 63% em 2022, aceitariam atender através de convênios. Apesar disso, o ano de 2022 apresentou indicativos negativos em três questões relacionadas com insegurança pessoal.
Podemos concluir que a pandemia da covid-19 não afetou negativamente o conhecimento relacionado às estratégias de gestão dos acadêmicos de Odontologia, embora as questões de autoconfiança observadas nesse estudo podem relacionar-se com disciplinas práticas que não foram o alvo dessa pesquisa.