Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2452 Resumo encontrados. Mostrando de 2291 a 2300


RS088 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Eficácia do Enxerto Xenógeno de Matriz Acelular no tratamento de recessões gengivais múltiplas: revisão sistemática e metanálise
Costa MSC, Rosa CDRD, Bento VAA, Santiago-Junior JF, Costa SMS, Pellizzer EP, Almeida ALPF
Prótese e Periodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados foi avaliar a eficácia do Enxerto de Matriz Dérmica Acelular Xenógena (EMDAX) como alternativa ao uso de Enxerto de Tecido Conjuntivo (ETC) para tratamento de recessões gengivais múltiplas (RGM). Essa revisão sistemática seguiu os critérios PRISMA e foi registrada no PROSPERO (CRD42022331273). As estratégias de busca foram realizadas em cinco bancos de dados (PubMed, Web of Science, Scopus, EMBASE e Cochrane Library) e literatura cinzenta (OpenGrey e ProQuest). Revisores independentes selecionaram estudos, extraíram dados e avaliaram o risco de viés (RoB 2.0). Os desfechos analisados foram altura e largura das recessões gengivais, percentual médio de recobrimento radicular e completo recobrimento radicular (em % e em dados absolutos). Dessa forma, 07 estudos foram selecionados para análise qualitativa. Destes, 06 foram selecionados para metanálise. A certeza da evidência foi avaliada por meio do GRADE. O ETC foi mais efetivo que o EMDAX quando analisadas altura (mean difference: -0,104mm, 95IC: -0,180--0,028, p=0,008, I2:0,00) e largura das recessões gengivais (mean difference: -0,285mm, 95IC: -0,541- -0,030, p=0,029, I2:39,328), percentual médio de recobrimento radicular (Difference in means: -2,761mm, 95IC: -4,932-0,590, p=0,013, I2:0,0), completo recobrimento radicular em % (Odds Ratio: 0,598, 95IC: 0,4-0,892, p=0,012, I2:0,0). Já completo recobrimento radicular em dados absolutos não apresentou diferença significativa

O ETC é superior ao EMDAX para tratamento de RGM.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RS089 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Baixa densidade mineral óssea e periodontite: uma atualização de sua associação. Revisão sistemática e metanálise
Kloeckner FL, Barros OFF, Uliana JC, Kantorski KZ
Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho tem como objetivo avaliar se osteoporose (OPR), osteopenia (OPN) e baixa densidade mineral óssea (BMD) estão associadas à perda de tecidos de suporte periodontal. Embase, Lilacs, PubMed, Scopus, Web of Science, Livivo e Google Scholar foram pesquisados até agosto de 2022. Estudos observacionais comparando diferentes níveis de BMD, mostrando dados clínicos de periodontite ou de perda de dentes, e com análise ajustada para fatores de confusão foram incluídos. Três revisores conduziram independentemente a seleção de estudos, extração de dados, avaliações de qualidade metodológica e certeza de evidência. Foram incluídos 31 estudos, 19 elegíveis para a metanálise. Sujeitos com OPR/OPN/baixo BMD mostram significativamente mais chances de ter periodontite (OR 1.39, 95%CI 1.25-1.53, I²83,7%, p=0.00) com moderada certeza de evidência. O efeito da densidade óssea sobre a periodontite foi dose dependente. OPR foi significativamente associada com periodontite (OR 1.42, 95%CI 1.27-1.58), enquanto OPN e baixa BMD em geral não. Mulheres, particularmente pós-menopausa, fortaleceram a associação com baixa heterogeneidade (OR 1.50, 95%CI 1.16-1.85). Heterogeneidade foi também explicada pelo tipo de parâmetro usado para determinar periodontite. Parâmetros destrutivos como perda de inserção clínica e perda e perda óssea reduziram a heterogeneidade quando comparados a parâmetros inflamatórios.

A OPR está associada à periodontite. Dentistas devem adquirir uma abordagem mais ampla na avaliação de pacientes periodontais em risco de OPR.

RS090 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Uma metanálise do efeito o tratamento periodontal na taxa de filtração glomerular de indivíduos com doença renal crônica
Viana KSS, Abreu LG, Braz P, Lima RPE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudos atuais sugerem uma relação entre a doença renal crônica (DRC) e a periodontite, argumentando que a periodontite induz a emergência de mediadores inflamatórios contribuindo para o desenvolvimento da DRC. Ambas as condições compartilham os mesmos fatores de risco. A redução da inflamação periodontal com terapia adequada poderia ter um impacto positivo na função renal. Esta revisão objetiva esclarecer se o tratamento periodontal em indivíduos com doença renal crônica aumentaria os seus níveis de filtração glomerular. Foi realizada uma busca nas principais bases de dados por termos relativos à doença periodontal e DRC. 192 artigos foram recuperados pela busca e após a leitura dos textos, 3 artigos foram elegíveis de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Foi realizada análise de risco de viés através da ferramenta MINORS (Methodological Index for Non Randomized Studies). Os dados foram extraídos e analisados de forma descritiva e numérica através de metanálise. Um total de 77 indivíduos com doença renal crônica e periodontite que foram submetidos ao tratamento periodontal foram analisados.

A terapia periodontal contribuiu para aumentar os níveis da taxa de filtração glomerular de indivíduos com DRC nos estudos. A metanálise mostrou aumento significativo na taxa de filtração glomerular após o tratamento periodontal (diferença da média = 7.01, intervalo de confiança = 0.66 - 13.36, I2 = 0%). Considerando as limitações do estudo, o tratamento periodontal parece melhorar a filtração glomerular de indivíduos com DRC.

RS091 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Terapias adjuvantes ao tratamento periodontal não-cirúrgico em Diabéticos tipo II. Uma metanálise bayesiana
Zanatta FB, Antoniazzi RP, Oliveira LM, Susin C
Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática objetivou comparar diferentes tratamentos periodontais adjuvantes (TAD) ao tratamento periodontal não-cirúrgico (RAR) em Diabéticos tipo II. Uma busca extensa por ensaios clínicos randomizados (ECR) até 05/02/2023 foi conduzida nas bases eletrônicas Medline via PubMed, EMBASE, registos de ensaios clínicos da Cochrane (Central), Web of Science e LILACs e na literatura cinzenta. Buscou-se por ECRs em paralelo com mais de três meses comparando que compararam TAD ao RAR (intervenções) com apenas RAR, ausência de RAR ou outro TAD (comparadores), quanto à redução de profundidade de sondagem (PS), sangramento à sondagem, níveis de HbA1c (%) e ganho de inserção clínica (desfechos). A análise de dados da rede seguiu um framework bayesiano. As buscas inicialmente identificaram 9116 registros únicos, dos quais 73 foram incluídos na revisão sistemática. Foram identificadas o uso de laser de diodo e terapia fotodinâmica, diferentes tipos de antimicrobianos sistêmicos e locais, terapias de modulação do hospedeiro, antioxidantes, alendronato, probióticos, ozônio terapia e homeopatia.

O uso de sistêmico de metronidazol e o uso do antioxidantes ácido alfa lipóico ou própolis apresentaram bons balanços no ranqueamento de eficácia para redução de PS e HbA1c (%), com baixa certeza da evidência. Entretanto, de uma forma geral, poucos TAD mostraram-se superiores a RAR, com pequeno impacto clínico, o que ainda sustenta a RAR como terapia eletiva para o tratamento periodontal de diabéticos tipo II.

RS092 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Revisão sistemática sobre associação entre a aptidão física e condição de saúde periodontal
Guimarães TC, Matos BLDG, Barros MCM, Barbirato DS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo da pesquisa foi fazer uma revisão sistemática sobre a associação entre a aptidão física (AF) e condição de saúde periodontal. A busca eletrônica foi realizada de agosto a dezembro de 2022, em bases de dados como PubMed, Web of Science, Cochrane Library, Scopus, Embase e LILACS, incluindo Google Schoolar, e busca manual. O método PECOD foi utilizado com critérios de elegibilidade incluindo estudos observacionais que avaliam o impacto da periodontite na AF como desfecho primário. A qualidade dos estudos primários foi avaliada por "JBI Critical Appraisal Tools for Analytical Cross-Sectional Studies". Registro no PROSPERO: #CRD42023390818. Foram selecionados sete estudos, totalizando 10.478 participantes. Os resultados usaram testes como: consumo máximo de oxigênio (VO2), teste de aptidão física (TAF), força de preensão manual (FPM) e exercício cardiopulmonar. O aumento de perda de inserção (PIC) e profundidade de sondagem (PS) foi associado à diminuição da FPM e à chance de atingir o maior escore no TAF, respectivamente. Um incremento de 1 mm em PS ou PIC diminuiu significativamente as chances de atingir a pontuação mais alta de TAF em 69% e 75%, respectivamente. Cada milímetro de PIC aumentado foi associado à redução da FPM em 1,47 kg (95% CI: -2,29 a -0,65) e 0,38 kg (-0,89 a -0,14) em homens e mulheres, respectivamente. O aumento de PS foi associado ao VO2pico e à duração do exercício. Maior VO2max foi associado com menor risco de periodontite grave.

Concluindo, a periodontite e parâmetros periodontais desfavoráveis (PS ≥ 4,0 mm e PIC) foram associados a pior AF.

RS093 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efficacy of Probiotics Compared to Chlorhexidine Mouthwash in Improving Periodontal Status: A Systematic Review and Meta-Analysis
Soares KH, Douglas-De-Oliveira DW, Santos CRR, Gonçalves PF
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

This study aimed to critically evaluate the available literature and conduct a systematic review of recent randomized controlled trials to assess the efectiveness of probiotics compared to chlorhexidine mouthwash in enhancing periodontal health. Five databases were searched electronically, as well as the gray literature. The Cochrane risk-of-bias tool for randomized clinical trials was examined. The weighted mean diference (WMD) method was used to calculate the efect sizes. Heterogeneity was assessed using I2 and τ2 statistics. The GRADE approach was adopted to assess the certainty of the evidence. To assess the robustness of the findings, sensitivity analysis and publication bias assessment were undertaken. A total of 1850 studies were initially identifed. Sixteen clinical trials were eligible for qualitative synthesis, and ten were included in the meta-analysis. In terms of the gingival index (GI), in total, no statistically signifcant diference was observed between chlorhexidine and probiotics within 4 weeks (WMD −0.03, 95% CI: −0.09∼0.04, P = 0.3885). Similar to GI, no statistically signifcant diference was observed between chlorhexidine and probiotics regarding the plaque index within 4 weeks (WMD 0.11, 95% CI: −0.05∼0.28, P = 0.1726). No statistically signifcant diference was observed between chlorhexidine and probiotics in all time intervals regarding oral hygiene index-simplifed (WMD −0.01, 95% CI: −0.05∼0.04, P = 0.7508).

Probiotics were an acceptable alternative to conventional chlorhexidine in improving periodontal health.

RS094 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Relação entre endometriose e doença periodontal, plausibilidade biológica ou evidência clínica?
Lourenço MEQ, Piuvezam EM, Bezzi TA, Barbosa ALMP, Brandt WC, Schwartz-Filho HO, Sendyk WR, Roman-Torres CVG
UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A endometriose e a doença periodontal são doenças crônicas e inflamatórias, estudos, suposições e opiniões tentam elucidar essa possível relação. O objetivo da presente revisão sistemática foi avaliar a relação entre endometriose e a condição periodontal. Foram selecionados inicialmente 184 resumos nas seguintes bases de dados: Pubmed, Lilacs, Scielo, Bireme, Web of Science e Google Acadêmico, os descritores aplicados foram: endometriosis, periodontal disease, periodontitis, gingivitis na língua inglesa, no período de 1990 a 2023, e destes 184 resumos, 15 tiveram o artigo todo submetido a análise de inclusão. Os critérios de elegibilidade foram: estudos observacionais, específicos sobre endometriose, com diagnóstico periodontal. Foram excluídos relatos de caso, estudos laboratoriais, pesquisas sem a condição periodontal das participantes. Os resumos foram avaliados por dois examinadores. Após adoção dos critérios de elegibilidade, 2 estudos fizeram parte desta revisão, um tipo transversal e outro caso-controle. Os estudos incluídos não permitem comparação, possuem critérios de diagnóstico periodontal diferente, e tem o desenvolvimento mais voltado para a plausibilidade biológica do aumento de citocinas circulantes no corpo do que nos resultados observados.

Nos dias atuais a relação entre endometriose e doença periodontal não existe, os estudos apontam para uma plausibilidade biológica apenas, estudos clínicos com desenho metodológico adequado são necessários para comprovar tal relação.

RS095 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da terapia fotodinâmica no tratamento periodontal em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2: revisão sistemática e meta-análise
Braz P, Abreu LG, Cota LOM, Costa FO, Viana KSS, Lima RPE
Doutorado UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo da presente revisão sistemática e meta-análise foi avaliar o impacto da terapia fotodinâmica antimicrobiana adjunta ao tratamento periodontal não cirúrgico em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2. A declaração dos ítens de relatório preferidos para revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA) foi seguida. Seis bases de dados foram utilizadas para realização da busca, sem restrição quanto ao ano de publicação. Foram incluídos estudos comparando parâmetros clínicos periodontais entre indivíduos submetidos à terapia periodontal não cirúrgica associada à terapia fotodinâmica antimicrobiana e um grupo controle de indivíduos submetidos apenas ao tratamento periodontal não cirúrgico. A avaliação do risco de viés (RoB 2.0), a seleção do estudo e a extração de dados foram realizadas por dois revisores. Meta-análise foi realizada. Diferença média e intervalo de confiança de 95% (IC) foram fornecidos. Duzentos e cinco estudos foram identificados e 11 estudos foram incluídos. A meta-análise demonstrou que a terapia fotodinâmica antimicrobiana adjuvante à terapia periodontal, em indivíduos com diabetes, resultou em maior redução do sangramento à sondagem aos 6 meses e na profundidade de sondagem aos 3 e 6 meses em comparação ao tratamento periodontal isolado (p<0,05). Os estudos incluídos apresentaram baixo risco de viés.

A terapia fotodinâmica antimicrobiana adjunta à terapia periodontal contribui para a melhora dos parâmetros clínicos periodontais sangramento à sondagem e profundidade de sondagem em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2.

RS096 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Melhora na qualidade de vida de pacientes diabéticos com doença periodontal após terapia periodontal não-cirúrgica: Revisão Sistemática
Almeida ND, Dantas RLM, Ferreira CL, Marco AC, Caneppele TMF, Melo Filho AB, Lopes SLPC, Jardini MAN
Pós-Graduação INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Algumas doenças comuns da cavidade bucal, podem influenciar o bem-estar geral dos indivíduos. Dentre elas podemos destacar a doença periodontal, que interfere na qualidade de vida (QV) das pessoas em diversos aspectos além do físico, como na função mastigatória, na aparência e até nas relações interpessoais. Esta revisão sistemática teve como objetivo avaliar se o tratamento periodontal não cirúrgico comparado a ausência de tratamento melhora a QV de pacientes diabéticos. Para isso, foi realizada uma revisão de estudos clínicos randomizados e estudos clínicos controlados de acordo com os parâmetros internacionais de transparência em Revisões Sistemáticas e Metanálises PRISMA Statement. A revisão foi cadastrada na Base PROSPERO e foi traçada uma estratégia de busca sobre o assunto nas bases de dados: MEDLINE via PubMed, Scopus, Web of Science, Registro Central de Ensaios Controlados da Cochrane e EMBASE. Seis estudos preencheram todos os critérios de elegibilidade e foram selecionados para revisão sistemática (4 estudos clínicos randomizados e 2 estudos controlados). Cinco estudos demonstraram melhora na QV de pacientes adultos diabéticos após tratamento periodontal e apenas 1 não observou estatisticamente mudanças significativas em nenhum dos domínios de QV avaliados pelo questionário utilizado.

Os resultados dessa revisão sistemática sugerem que a tratamento periodontal não cirúrgico leva a uma melhora tanto na QV geral quanto na QVRSB de pacientes adultos diabéticos acometidos de doença periodontal.

RS097 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Periodontite está associada com qualidade de vida relacionada à saúde bucal em pacientes com condições sistêmicas: uma revisão sistemática
Agnese CC´, Bortolaso RV, Schöffer C, Antoniazzi RP
Departamento de Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A relação entre periodontite e qualidade de vida em indivíduos com condições sistêmicas ainda é pouco compreendida. Algumas doenças podem influenciar negativamente essa relação por apresentarem repercussão negativa na saúde periodontal, enquanto outras, acabam impactando diretamente a qualidade de vida. O objetivo desta revisão é explorar a associação entre periodontite e qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) em indivíduos com condições médicas sistêmicas. As bases de dados PubMed, Embase, LILACS, Web of Science e Scopus foram utilizadas para a pesquisa. Estudos adicionais foram avaliados por meio da literatura cinza e busca manual. Os critérios de elegibilidade incluíram estudos observacionais, em indivíduos com condições sistêmicas, exame clínico periodontal, definição de periodontite e questionário validado para avaliação da QVRSB. O risco de viés foi mensurado pela escala Newcastle-Ottawa. Metanálise de diferença média padronizada (SMD) foi realizada. Treze estudos foram incluídos na revisão e metanálise. A metanálise geral demonstrou associação entre periodontite e pior percepção da QVRSB em pacientes com condições sistêmicas (SMD: 0.39; 95% IC: 0.03-0.74). A heterogeneidade foi explicada em parte pela localização geográfica, tipo de comorbidade e grupo de comparação.

Pode-se concluir que a periodontite tem um impacto negativo na QVRSB em populações acometidas por condições sistêmicas distintas.

(Apoio: CAPES  |  CAPES)