2452
Resumo encontrados. Mostrando de 2311 a
2320
RS108 - Painel Revisão Sistemática
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Percepção de má oclusão e desempenho escolar em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
Oliveira MB, Costa ACS, Paulo DM, Vidigal MTC, Vieira WA, Cardenas AFM, Herval AM, Paranhos LR
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve como objetivo revisar sistematicamente a literatura para avaliar a relação entre percepção de má oclusão e desempenho escolar em crianças e adolescentes. As recomendações PRISMA para descrição da revisão foram seguidas. Foram incluídos estudos observacionais comparando desempenho escolar de crianças e adolescentes com e sem percepção de má oclusão. Dez bases de dados foram utilizadas, incluindo parte da "literatura cinzenta". A ferramenta "JBI for Cross-Sectional Studies" foi utilizada para avaliar o risco de viés e a ferramenta GRADE para avaliar a certeza de evidência. A má oclusão foi mensurada pela percepção da criança ou adolescente, de seus responsáveis, amigos e professores por meio de instrumentos específicos. O desempenho escolar foi medido com a análise das notas e o nível de absenteísmo dos alunos. A análise dos dados foi descritiva. A busca inicial resultou em 3581 registros, dos quais oito foram incluídos na síntese qualitativa. Os estudos foram publicados entre 2007 e 2021. Dois estudos não encontraram associação significativa entre percepção da má oclusão e desempenho escolar. Cinco estudos observaram que apenas parte das crianças com má oclusão percebida tiveram seu desempenho escolar afetado. Apenas um dos estudos concluiu haver uma associação significativa entre percepção de má oclusão e baixo desempenho escolar.
Considerando todas as variáveis e limitações, a percepção da má oclusão pode impactar negativamente no desempenho escolar de crianças e adolescentes, mas sempre quando associada a fatores externos e subjetivos.
RS109 - Painel Revisão Sistemática
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Sintomas Bucais na Condição Pós COVID-19: Uma Revisão Sistemática
Avais LS, Pacheco EC, Gomes LPOZ, Martins CM, Baldani MH, Borges PKO
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A condição pós COVID-19 se caracteriza como sinais e sintomas que ocorrem geralmente após 3 meses do quadro agudo da COVID-19 não podendo ser explicados por um diagnóstico alternativo, de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde. Realizou-se uma revisão sistemática para investigar as manifestações bucais relatadas por pacientes na condição pós COVID-19. A pesquisa aderiu aos Itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA) e foi registrada no Registro Prospectivo Internacional de Revisões Sistemáticas (PROSPERO - CRD42022336065). As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed (MedLine), Scopus, Embase, Web of Science, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Cochrane. Foram identificados 2463 estudos. Incluídos para o cálculo da meta-análise, 35 estudos. Foi usado o método de variância inversa para proporções para estimar as frequências das manifestações bucais. Sintomas como hipossalivação, foi relatado em apenas dois estudos. Fraqueza nos músculos mastigatórios e formigamento na face, foram relatados em um estudo. A manifestação bucal mais relatada, foi a alteração de paladar, indicada na meta-análise com frequência em 10% na população.
Um maior enfoque na vigilância da saúde bucal da população acometida pela COVID-19 é necessária para melhor compreender o impacto da condição pós-COVID na qualidade de vida dos indivíduos acometidos e o impacto no sistema de saúde.
(Apoio: CAPES)
RS110 - Painel Revisão Sistemática
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Questionários relacionados à Odontologia Baseada em Evidências: uma revisão sistemática
Prado VO, Manente R, Dessimoni MP, Mendes KM, Moreira BM, Nelson-Filho P, Feres M, Feres MFN
Odontopediatria / Ortodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Considerando que as percepções e opiniões sobre a Prática Baseada em Evidências podem predizer comportamentos de implementação, o objetivo dessa revisão sistemática foi sintetizar e avaliar criticamente questionários já publicados que investigam conhecimentos e habilidades de estudantes de odontologia e cirurgiões-dentistas, em relação à OBE. Incluímos estudos que tratavam de instrumentos de avaliação aplicados a cirurgiões dentistas e/ ou estudantes de Odontologia, que descreviam processos de validação, tradução ou adaptação transcultural. As seguintes fontes foram pesquisadas: Cochrane Central Register of Controlled Trials, Embase, PubMed, Scopus e Web of Science e literatura cinza. Os dados descritivos foram coletados em tabelas padronizadas e sintetizados descritivamente. O processo de seleção resultou em 43 estudos incluídos.
Após seleção e análise de estudos cujos questionários que abordaram o tópico OBE e sua relação com profissionais e estudantes da Odontologia, conclui-se que apesar dos instrumentos KACE e Berlin adaptado terem sido submetidos a testes de confiabilidade e validação relativamente mais rigorosos, ambos foram considerados pouco amplos. Outros questionários, ao serem analisados em conjunto, foram considerados relativamente mais amplos, muito embora tenham apresentado sérias limitações em relação aos relatos de avaliação de confiabilidade e validação. Sugere-se a criação de um novo instrumento, que preencha maior número de fases de validação e maior número de dimensões.
RS112 - Painel Revisão Sistemática
Área:
9 - Odontogeriatria
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Tendências de produção científica na Odontogeriatria - Análise bibliométrica da estrutura conceitual
Rodrigues-Junior SA, Castilhos ED
PPGCS UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Identificar as tendências de produção acadêmica na Odontogeriatria colabora com a compreensão dos desafios e dificuldades para implementar a área em nível curricular de graduação. Essa revisão bibliométrica visou identificar as tendências e temáticas de produção científica na Odontogeriatria. Um banco de dados de produção (n=3840) foi gerado na base de dados PubMed (1946:2022) pela estratégia de busca "Geriatric Dentistry"[Mesh] OR "Dentistry, Geriatric" OR "Gerodontology" em novembro de 2022. A análise bibliométrica da estrutura conceitual e tópicos tendência foi conduzida com o pacote Bibliometrix 4.0 para R a partir das palavras-chave dos autores. Dez clusters foram destacados pelo algoritmo. O cluster 'motor' (mais relevante - alta centralidade e densidade) foi formado principalmente pelos termos aged, 80 and over, oral health e cross-sectional studies. Envolveu estudos observacionais relacionados a fatores de risco, atitudes de saúde e higiene bucal de idosos. Essa tendência foi confirmada nos últimos 10 anos, juntamente com estudos envolvendo métodos alternativos para confecção de próteses e reabilitação por meio digital.
Estudos observacionais de idosos institucionalizados e independentes sobre hábitos e fatores de risco para a saúde bucal e estudos de materiais para reabilitação dos idosos têm sido a tendência da produção científica na Odontogeriatria nos últimos anos. O preconceito ao idoso, o atendimento humanizado e a formação em nível de graduação têm sido pouco explorados, sinalizando fragilidades no desenvolvimento da área.
(Apoio: FAPs - FAPESC N° 06/2017)
RS113 - Painel Revisão Sistemática
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Procedimentos de regeneração tecidual para preservação alveolar: revisão sistemática
Araújo MA, Candido GA, Oliveira RCG, Oliveira GJPL, Costa NL, Souza JAC
Ciências Estomatológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura de forma sistemática em busca de ensaios clínicos randomizados realizados em humanos que passaram por extração dentária associada ou não à regeneração tecidual para preservação alveolar com vistas a reabilitação com implantes osseointegráveis. O protocolo desta revisão sistemática foi registrado no PROSPERO (CRD42021248413) e seguiu as regras de recomendação do PRISMA. A literatura científica foi levantada e 597 artigos estudos encontrados nas bases de dados Pubmed, Web of Science, Embase, Scopus, Cochrane e Lilacas/BBO. Após remoção das duplicatas, processo de análise e seleção final dos estudos, 10 ensaios clínicos randomizados foram incluídos na análise qualitativa. Os resultados apontam que alvéolos tratados com enxerto ósseo com material alógeno/xenógeno apresentam maior redução do defeito ósseo após extração do que alvéolos em cicatrização espontânea.
O procedimento de preservação alveolar é eficaz na limitação da reabsorção fisiológica do osso e leva à redução da altura dos defeitos ósseos na região de crista alveolar quando comparada com os alvéolos não assistidos, deixados cicatrizar espontaneamente. Esta revisão encoraja a realização de procedimentos de regeneração alveolar para otimização da reabilitação por meio de implantes dentários.
RS115 - Painel Revisão Sistemática
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Eficácia clínica de creme dental contendo triclosan na saúde peri-implantar: revisão sistemática e meta-análise
Andrade CSAF, Costa RC, Borges GA, Dini C, Bertolini MME, Souza JGS, Mesquita MF, Barão VAR
Periodontia e protese FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Não há um consenso se o triclosan (TCS) favorece um ambiente peri-implantar saudável como nos tecidos periodontais. Portanto, o objetivo dessa revisão sistemática foi determinar os efeitos do creme dental contendo TCS em parâmetros clínicos peri-implantares. Ensaios clínicos randomizados com pacientes em uso de creme dental com TCS versus creme dental convencional com flúor (controle; 1450 ppm) foram extraídos de nove bancos de dados. Sangramento à sondagem (SS), profundidade de sondagem (PS), nível clínico de inserção (NCI), índice gengival (IG), índice de placa (IP), mediadores osteo-imuno-inflamatórios, carga bacteriana e efeitos adversos foram avaliados. Seis estudos foram incluídos nas metanálises. A frequência de SS foi maior nos sítios tratados com creme dental convencional em 3 e 6 meses (p<0,05). Maior PS foi verificado para o creme dental controle após 6 meses (p<0,05). NCI, IG e IP não diferiram entre os grupos (p>0,05). Entre os mediadores osteoimunoinflamatórios, os níveis de IL-10 aumentaram, e os níveis de IL-1β e osteoprotegerina diminuíram após uso do creme dental com TCS (p<0,05). O TCS impediu o crescimento de patógenos periodontais (~20% de Prevotella intermedia). Efeitos adversos não foram relatados em ambos os grupos.
As evidências clínicas são limitadas sobre o efeito do creme dental contendo TCS para o controle dos parâmetros clínicos peri-implantares. No entanto, a maioria dos estudos tinha "alto" risco de viés, e a certeza da evidência foi considerada "muito baixa".
RS116 - Painel Revisão Sistemática
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efetividade das propriedades físico-mecânicas da zircônia na osseointegração comparadas ao titânio: Revisão sistemática
Oliveira LP, Calazans-Neto JV, Sahm BD, Reis AC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão sistemática foi responder a pergunta "Implantes de zircônia apresentam melhores propriedades físico-mecânicas comparados aos de titânio em relação à osseointegração?" Essa revisão seguiu as diretrizes do PRISMA 2020 (Preferred Systematic Review and Meta-Analysis) e foi registrada no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) (413781). As buscas foram realizadas nas bases de dados eletrônicas PubMed, Scopus, Science Direct e Embase. O risco de viés foi avaliado por meio da ferramenta de avaliação para estudos em animais SYRCLE e considerado baixo. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, dos 767 artigos selecionados, incluíram-se 7 na presente revisão. Destes, 2 declararam que não houve diferença significativa na osseointegração entre implantes de zircônia e titânio, enquanto 5 relataram que o titânio possibilita osseointegração mais rápida e eficaz que a zircônia, devido ao maior nível de aposição óssea, contato osso implante e torque de remoção observador.
Conclui-se que os implantes de titânio apresentam melhores propriedades físico-mecânicas em relação à osseointegração, quando comparados aos de zircônia.
RS117 - Painel Revisão Sistemática
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Influência do revestimento de grafeno nas propriedades físico-mecânicas de dispositivos de titânio: revisão sistemática
Sacilotto J, Calazans-Neto JV, Reis AC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo foi responder à pergunta "Qual a influência do revestimento de grafeno nas propriedades físicas e mecânicas de dispositivos de titânio?". Seguiu-se as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA 2020) e foi registrada no Open Science Framework (OSF) (osf.io/epvx4). A busca foi realizada a partir das bases de dados PubMed, Scopus, Embase, Web of Science e Google Schoolar. O risco de viés foi considerado baixo através da ferramenta de avaliação de estudos adaptada do Joanna Briggs Institute (JBI). Dos 1052 artigos encontrados na busca inicial, 311 foram excluídos por duplicação e, após a leitura do título, resumo e aplicação dos critérios de elegibilidade, incluíram-se 12 artigos. Todos os estudos observaram que as propriedades mecânicas e físicas dos dispositivos de titânio, como dureza, resistência à tração e rugosidade, melhoraram após tratamento com grafeno. A técnica de aplicação e o tipo de revestimento mais utilizados foram o Spark Plasma Sintering (SPS) e GNP (Nanoplacas de grafeno), respectivamente.
Pode-se concluir que o grafeno melhora as propriedades físicas e mecânicas dos dispositivos de titânio, mas estes sofrem influência da concentração do grafeno e da técnica utilizada para aplicação do revestimento.
RS118 - Painel Revisão Sistemática
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Eficácia da ROG no tratamento de defeitos infra ósseos em periimplantite: revisão sistemática da literatura
Cornacchia GM, Ribeiro AO, Vono FM, Abreu FAM, Zenóbio EG, Silva VEA
Pós Graduação PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A presente revisão sistemática procurou integrar, sintetizar e avaliar a evidência científica disponível na literatura sobre a eficácia dos enxertos ósseos associados a membranas no protocolo de ROG no tratamento de defeitos infra-ósseos em pacientes com periimplantite. O estudo foi baseado nas diretrizes do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic), e seguiu as recomendações do Handbook da Colaboração Cochrane. As bases de dados pesquisadas foram: Medline (PubMed), EMBASE, Cochrane Library e LILACS, sem restrições de datas. Além disso, foi conduzida a busca por estudos na literatura cinzenta e busca manual. Foram incluídos 6 estudos clínicos controlados (5 randomizados e 1 não randomizado) de um total de 651 publicações selecionadas. A avaliação da qualidade metodológica foi realizada por meio das ferramentas RoB 2 e Robins-I. Foram avaliados 224 participantes com idade média entre 45,5 e 68,8 anos e o tempo de seguimento variou entre 6 e 48 meses. A maioria dos estudos apresentou desfechos imaginológicos e clínicos.
O uso da ROG como parte do protocolo do tratamento de periimplantite deve ser realizado com cautela devido ao baixo número de estudos clínicos randomizados sobre o tema. Sendo necessário investigar mais o uso desses materiais e a utilização da ROG, com objetivo de validar ainda mais o uso desse protocolo para tratamento de periimplantite, uma vez que com seu uso há uma perceptível melhora tanto ao exame clínico quanto ao exame radiográfico.
RS119 - Painel Revisão Sistemática
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Superfície de hidroxiapatita influencia a resposta biológica peri-implantar de implantes dentários com peri-implantite?
Vargas-Moreno VF, Reis-Neta GR, Ribeiro MCO, Ricomini-Filho AP, Cury AAB, Machado RMM
Prótese Dentária e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Incorporação de hidroxiapatita (HA) na superfície de implantes dentários pode acelerar a osseointegração e interferir na resposta biológica frente à progressão da peri-implantite. Este estudo avaliou a influência do tratamento de superfície com HA, comparado às condicionadas com ácido (AC), na resposta biológica peri-implantar de implantes com peri-implantite. Para isso, foi realizada uma busca em 6 bases de dados (CRD42023380126) para selecionar estudos pré-clínicos conduzidos em animais, nos quais implantes (HA e AC) submetidos à indução de peri-implantite foram avaliados em diferentes tempos quanto à perda óssea marginal (POM), profundidade de sondagem, nível de inserção clínica e área de contato osso-implante. Três meta-análises foram realizadas de acordo com o tempo de acompanhamento para POM. O risco de viés foi determinado pelo SYRCLE e a certeza da evidência pela abordagem GRADE. Sete estudos foram incluídos, nos quais 130 implantes foram instalados em maxilares caninos (65 AC e 65 HA). O risco de viés dos estudos foi: baixo=1; pouco claro=2; alto risco=4. Meta-análises para POM não mostraram diferença estatística em 20 dias (MD = 0,07 [-0,27, 0,41], p=0,68); 40 dias (MD = -0,36 [-0,77, 0,06], p=0,10); 2 meses (MD = 0,53 [-0,38, 1,44], p=0,25).
Conclui-se que o tipo de tratamento de superfície do implante, HA e AC, não influencia a resposta óssea peri-implantar em implantes dentários com peri-implantite. Qualitativamente a HA apresentou melhor desempenho para profundidade de sondagem, nível de inserção clínica e maior área de contato osso-implante.
(Apoio: FAPs - Fapesp N° #2012/19078-7 | FAPs - Fapesp N° #2019/08693-1 | CAPES N° 001)