2452
Resumo encontrados. Mostrando de 2331 a
2340
PE006 - Pesquisa em Ensino
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
PAP como uma oportunidade de expêriencia pedagógica para o aluno de pós-graduação em Odontologia
Soares SMG, Scardini IL, Santos LM, Dantas LO, Sipert CR
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A pós-graduação stricto sensu em Odontologia pressupõe o desenvolvimento de diversas atividades como desenvolvimento de pesquisa científica e cumprimento de créditos em disciplinas. No entanto, as oportunidades envolvendo atividades de ensino com alunos de graduação dificilmente são protagonizadas pelo discente da pós-graduação. O Programa de Apoio Pedagógico (PAP) da Universidade de São Paulo permitiu facilitar a recuperação do aprendizado eventualmente defasado devido à pandemia de Covid19, e também permitiu que alunos de mestrado e doutorado pudessem protagonizar uma experiência docente distinta daquela tradicionalmente realizada durante o curso de pós-graduação. Neste programa, os pós-graduandos propuseram e desenvolveram atividades como aulas expositivas e dialogadas, além de metodologias ativas de ensino para os alunos de graduação sob supervisão do docente tutor, porém com liberdade criativa e autonomia. Dentre as atividades desenvolvidas para o PAP, destaca-se a simulação de casos clínicos para Diagnóstico das Alterações Pulpares e Periapicais, atendendo inclusive a demandas levantadas pelos próprios graduandos. Com a maior proximidade entre os alunos de graduação e alunos de pós-graduação, foi possível criar um ambiente harmônico que tornou mais confortável a participação dos discentes no processo de ensino e aprendizagem.
Sendo assim, o PAP contribuiu não apenas com melhorias na formação acadêmica dos alunos de graduação, mas também com o enriquecimento da formação docente do aluno de pós-graduação em Odontologia.
PE007 - Pesquisa em Ensino
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Experiência do Programa de Apoio Pedagógico da USP como piloto para atividades regulares da Graduação na Odontologia
Sipert CR, Soares SMG, Santos LM, Scardini IL, Dantas LO, Crivello-Junior O, Pinheiro ET, Skelton-Macedo MC
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Programa de Apoio Pedagógico (PAP) da Universidade de São Paulo teve o objetivo de fomentar atividades de reforço no ensino na graduação eventualmente reduzidas em virtude da pandemia de Covid-19. Neste relato, pretendemos difundir a experiência utilizada em caráter experimental no PAP junto aos alunos regulares da graduação. O uso de simulações clínicas já é conhecido como estratégia de ensino-aprendizagem em contextos diversos, mas o seu uso na apresentação do conteúdo de diagnóstico em Endodontia ainda se constituía um desafio. O tema foi escolhido a partir de demanda espontânea dos graduandos participantes do PAP como principal ponto de defasagem no aprendizado. Uma atividade de simulação realística foi criada e protagonizada pelas tutoras do programa (pós-graduandas) e realizada no Laboratório de Simulação Clínica Realística e de Realidade Virtual Aumentada da FOUSP após aula expositiva sobre o tema. A atividade foi desenvolvida de forma a estimular a participação ativa dos alunos de graduação com a análise crítica das situações que eram por eles vivenciadas. Como desfecho, o feedback da atividade por parte dos graduandos motivou a equipe a aplicá-la na sequência em turmas maiores. A partir desta atividade, a disciplina pode viabilizar a implementação da simulação clínica para os alunos regularmente matriculados.
A experiência obtida através no Programa de Apoio Pedagógico da USP consolidou-o como ferramenta promissora para o desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino da graduação em Odontologia.
PE008 - Pesquisa em Ensino
Área:
3 - Cariologia / Tecido Mineralizado
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Metaverso na Odontologia: imersão e interatividade em sala de aula no período da pós-realidade
Silveira JA, Silva GAV, Costa JFGP, Alves NM, Mendonça BB, Amaral LA, Boelter HM, Zettermann J
Saúde CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Através de um projeto de pesquisa em parceria entre os alunos dos cursos de Tecnologia da Informação e Odontologia do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), criou-se um ambiente virtual e interativo de simulação que possibilita aos estudantes aprender, experimentar e treinar procedimentos práticos e teóricos relacionados à área de Odontologia. O objetivo do projeto foi desenvolver um sistema baseado no conceito de Metaverso que possibilita que o usuário, ao entrar no mundo virtual utilizando um Óculos Rift (dispositivo tecnológico de imersão em ambiente virtual), seja capaz de identificar e interagir com diferentes tipos de arcadas e com distintos níveis de cárie dentária. O estudante de odontologia pode executar intervenções nos dentes, desde a remoção do tecido cariado até restaurações, manipulando instrumentais 3D, como caneta de alta rotação, resina composta e fotopolimerizador. O projeto está baseado em um ambiente virtual multiplayer que permite a participação simultânea de vários usuários no sistema. Busca-se expandir o projeto para um ambiente multiplataforma, tornando-o acessível em diferentes dispositivos como computadores, tablets e smartphones, permitindo que um número maior de usuários tenha acesso ao sistema. Testes já realizados apontam o sistema como uma ferramenta facilitadora no treinamento de técnicas operatórias.
Conclui-se, portanto, que o desenvolvimento de um ambiente virtual baseado em Metaverso proporciona diversas oportunidades no ensino da odontologia, integrando conhecimento, imersão e interatividade.
PE009 - Pesquisa em Ensino
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Desenvolvimento de um Manual de Homeopatia aplicada à Odontologia infanto-juvenil
Soares-Silva L, Bagestão RV, Bagestão-Filho JPV, Holandino C, Tavares-Silva CM, Primo LG, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A homeopatia, designada a ciência terapêutica baseada na lei natural de cura Similia similibus curentur ou "sejam os semelhantes curados pelos semelhantes", é uma terapia integrativa. Este trabalho objetivou descrever a construção de um e-book educativo sobre o uso da homeopatia como terapia integrativa, com abordagens de tratamento incorporados à Odontologia para a população infanto-juvenil. O conteúdo do e-book foi obtido a partir do levantamento da literatura especializada, levando-se em conta os fundamentos, a anamnese homeopática, as orientações quanto aos cuidados de prescrição, a manipulação e o armazenamento, bem como os medicamentos homeopáticos utilizados na odontologia. O conteúdo foi abordado de acordo com as características comportamentais, os sinais e sintomas, a indicação clínica e a posologia. As informações compiladas foram discutidas por um grupo de Odontopediatras, uma dentista homeopata e uma farmacêutica. Após organização e discussão teórica, o texto final foi inserido na plataforma de design gráfico CanvaTM para a criação dos conteúdos gráficos e visuais. Como resultado foi elaborado um e-book ilustrado: "Manual de Homeopatia aplicada à Odontologia infanto-juvenil", com 59 páginas, que visa auxiliar dentistas na prática clínica. O mesmo está disponível no site https://pantheon.ufrj.br, de livre acesso, favorecendo a aproximação entre a pesquisa e os clínicos.
A construção do e-book foi bem-sucedida e representa um importante material de apoio para a prática da homeopatia na Odontologia.
PE010 - Pesquisa em Ensino
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Desenvolvimento de material informativo e avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre desfribilador externo automático
Schmidt AB, Motta RHL, Ramacciato JC
Farmacologia,Anestesiologia,Terapêutica FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente trabalho teve como objetivos: 1) desenvolver um material informativo sobre o uso do desfribilador externo automático (DEA); 2) avaliar o conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre emergências médicas; 3) avaliar a percepção de cirurgiões-dentistas sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 53 cirurgiões-dentistas que foram divididos em 2 grupos: 1) Profissionais que atuam com procedimentos cirúrgicos (Cirurgia e Implantodontia - n=25); 2) profissionais que atuam em outras áreas (n=23). A parte experimental foi realizada em 2 fases. Na primeira fase foi avaliado o nível de conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre suporte básico de vida (SBV) e utilização do DEA. Na segunda fase o material foi apresentado e avaliado pelos profissionais. Os resultados foram submetidos à análise estatística com nível de significância de 5%. Foi observado que a maioria dos profissionais de ambos os grupos (65%) nunca participou de cursos de SBV (p>0,05), e que a minoria teve treinamento de habilidades com o uso de DEA (p>0,05). Na segunda fase foi observado que a maioria dos participantes de ambos os grupos teve uma percepção positiva sobre o material desenvolvido (p>0,05), e relatou maior motivação para fazer treinamentos de SBV e uso do DEA após o contato com o seu conteúdo (p>0,05).
Concluiu-se que a maioria dos profissionais não tinha um conhecimento adequado sobre SBV e uso do DEA. Os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o conteúdo do material desenvolvido, o que sugere o uso deste recurso para melhor aprimoramento do conhecimento sobre o tema.
PE011 - Pesquisa em Ensino
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Desenvolvimento de material informativo e avaliação do conhecimento de cirurgiões dentistas sobre suporte básico de vida (SBV) em crianças
Luz L, Ramacciato JC, Rossi LS, Bergamaschi CC, Martins RS, Barros RF, Motta RHL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os objetivos deste estudo foram: 1) desenvolver um material informativo sobre suporte básico de vida (SBV) para crianças; 2) avaliar o conhecimento de dentistas sobre SBV em crianças e 3) avaliar a percepção dos profissionais sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 80 profissionais divididos em dois grupos de acordo com a área de atuação: Grupo 1 (n=40): Odontopediatria; Grupo 2 (n=40): Ortodontia. A parte experimental foi realizada em duas etapas: na primeira foi avaliado o nível de conhecimento dos dentistas sobre SBV em crianças. Na segunda foi apresentado e explicado o material didático desenvolvido e, após a apresentação do material, foi aplicado um segundo questionário para avaliar a percepção dos profissionais sobre o mesmo. Os resultados obtidos foram submetidos a análise estatística com nível de significância de 5%. A maioria dos profissionais de ambos os grupos não tinham um treinamento adequado em SBV para crianças (p>0,05). Os profissionais de ambos os grupos tiveram uma percepção positiva do material desenvolvido e pretendem utilizá-lo no seu trabalho (p>0,05). Além disso, a maioria dos participantes também relatou que se sentiu mais motivado a fazer treinamentos sobre SBV após o seu contato com o material desenvolvido (p>0,05).
Concluiu-se que os profissionais avaliados de ambas as áreas não tinham um conhecimento adequado sobre SBV em crianças. Os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o conteúdo do material desenvolvido, o que sugere o uso deste recurso para o aprimoramento do conhecimento de dentistas sobre SBV em crianças.
PE012 - Pesquisa em Ensino
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Desenvolvimento de material informativo e avaliação do conhecimento de cirurgiões dentistas sobre kit de emergência
Rossi LS, Ramacciato JC, Luz L, Bergamaschi CC, Camargo MA, Campos DG, Motta RHL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente trabalho teve como objetivos: 1) desenvolver uma cartilha sobre kit de emergências médicas; 2) avaliar o conhecimento e percepção de cirurgiões-dentistas sobre kit de emergências médicas; 3) avaliar a percepção de cirurgiões-dentistas sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 80 cirurgiões-dentistas que foram divididos em 2 grupos: Grupo 1 (n=40): Odontopediatria; Grupo 2 (n=40): Implantodontia. O estudo foi realizado em 2 fases. Na primeira foi avaliado o conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre kit de emergência para o consultório odontológico. Na segunda fase a cartilha foi apresentada e avaliada pelos profissionais. Os resultados foram submetidos aos testes do Qui-Quadrado, Exato de Fisher e teste T de Student com nível de significância de 5%. Foi observado que a maioria dos profissionais de ambos os grupos não têm um kit de emergências no consultório, e que não fez um curso de suporte básico de vida (SBV) nos últimos 2 anos (p>0,05). Na segunda fase foi observado que a maioria dos participantes de ambos os grupos teve uma percepção positiva da cartilha (p>0,05), e relatou maior motivação para fazer treinamentos de SBV e obter um kit de emergência após o contato com o seu conteúdo (p>0,05).
Concluiu-se que a maioria dos profissionais de ambos os grupos não tinha um kit de emergências médicas completo para uso no consultório. Além disso, foi possível observar que os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o conteúdo da cartilha desenvolvida, o que sugere o uso deste recurso para melhor aprimoramento do conhecimento sobre o tema.
PE013 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
A influência da campanha "O Endereço da Fada do Dente" na arrecadação de dentes decíduos e permanentes do Biobanco de Dentes Humanos da FOUSP
Gentile ACC, Vaz BCV, Souza MC, Rezende KMPC, Botta SB, Imparato JCP
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar como a campanha "O Endereço da Fada do Dente" influenciou no número de doações do Biobanco de Dentes Humanos (BBDH) da FOUSP, comparando o número de doações antes e depois do início da campanha que ocorreu de abril de 2019 a maio de 2020. Para realização deste estudo, foram confeccionados cartazes, um vídeo disponibilizado no YouTube (https://youtu.be/oNTlwMeXcK0), um site e um livro em PDF contendo informações sobre a campanha. As doações de dentes recebidas pela campanha foram contabilizadas e divididas em dentes decíduos e permanentes e, posteriormente, comparou-se estes dados com os de doações anteriores à campanha. Após a divulgação da campanha, contabilizamos 239 mil visualizações no vídeo do YouTube e o BBDH-FOUSP recebeu 7495 dentes no período de abril de 2019 a maio de 2020. Anteriormente a isso, no período de janeiro de 2013 a março de 2019, o BBDH - FOUSP recebeu apenas 270 doações, valor correspondente a 3,7% das doações recebidas pela campanha da Fada em um intervalo de 14 meses.
A doação de dentes aumentou significativamente o acervo do BBDH-FOUSP com a campanha "O Endereço da Fada do Dente", além de promover a conscientização da importância dessas doações para o incentivo à pesquisa odontológica. Desta forma, a universidade passa a ter condições favoráveis para incentivar pesquisas e estudos que utilizem dentes decíduos e permanentes.
PE014 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
"Memoriza Dente", um jogo educativo para a prevenção de traumatismos dentoalveolares: desenvolvimento e validação de conteúdo
Andrade ML, Rodrigues EJT, Gomes VS, Jural LA, Costa MP, Maia LC, Magno MB
Patologia e Diagnóstico Oral UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se desenvolver e validar o conteúdo de um jogo da memória educativo ("Memoriza Dente") sobre prevenção de traumatismos dentoalveolares (TD) para crianças entre 6 e 12 anos. Foi realizada uma busca bibliográfica das evidências científicas relacionadas aos principais fatores etiológicos dos TD em crianças, em artigos científicos, diretrizes e recomendações de entidades de classe, a fim de definir o conteúdo abordado no jogo. Dez pares idênticos de cartas medindo 14x14cm foram criadas na ferramenta Canva®, com frases objetivas, curtas e com linguagem adaptada para o público infantil. Imagens relacionadas à mensagem de cada carta foram inseridas, a fim de estimular memória visual e imaginativa. Dez professores universitários e/ou alunos de pós-graduação em odontopediatria foram selecionados como juízes e avaliaram o conteúdo das cartas quanto à relevância e/ou representatividade, através de uma escala Likert de 4 pontos. O índice de validade de conteúdo (IVC) foi calculado para cada carta (C-IVC), através da média entre as respostas, e para o jogo completo (J-IVC), através da variância média extraída e da concordância universal. Tanto o C-IVC quanto o J-IVC alcançaram pontuação 1,0, demonstrando relevância e representatividade do jogo.
O "Memoriza Dente" apresentou conteúdo validado e pode ser considerado uma ferramenta lúdica auxiliar de ensino sobre medidas preventivas de TD para crianças.
PE015 - Pesquisa em Ensino
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Urgência Odontopediátrica no ensino da Odontologia: perfil dos atendimentos e percepção dos pacientes
Guedes FR, Silva WHT, Cantarelli LRN, Herval AM, Turrioni AP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desse estudo foi analisar o perfil dos atendimentos de urgência realizados na Odontopediatria, além de identificar as dificuldades enfrentadas pelos discentes na execução de atendimentos durante a Graduação em uma Universidade Federal brasileira. Trata-se de um estudo transversal com duas vertentes, retrospectiva e prospectiva. Na vertente retrospectiva, foram analisadas fichas de atendimento a crianças menores de 12 entre os anos de 2016 e 2019. Na vertente prospectiva, foram avaliadas as dificuldades dos discentes durante os procedimentos odontopediátricos de urgência, por meio da aplicação de questionário. Foram incluídas 4.785 fichas de atendimento. Observou-se que o procedimento mais realizado pelos alunos na urgência foi a exodontia simples (31,0%). Em relação à percepção dos discentes, constatou-se alto grau de dificuldade para os alunos de 7º, 8º e 9º períodos, especialmente nos procedimentos de endodontia e manejo do traumatismo dentário.
Concluiu-se que houve uma grande demanda de atendimentos de urgência em Odontopediatria, envolvendo procedimentos de alto grau de dificuldade para os alunos, sendo evidenciada uma necessidade de maior acompanhamento e apoio aos alunos nos atendimentos em Odontopediatria.
(Apoio: CAPES N° 001 | CNPq | FAPEMIG)