Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2452 Resumo encontrados. Mostrando de 2271 a 2280


RS066 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da eficácia de alteração de cor e efeitos adversos de clareadores over-the-counter: revisão sistemática e network metanálise
Oliveira MN, Almeida VL, Vidigal MTC, Vieira WA, Silva GR, Oliveira LM, Paranhos LR
Programa de Pós Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar a alteração de cor e efeitos adversos de clareadores over-the-counter (OTC). Nove bases de dados foram utilizadas para a pesquisa captura de parte da literatura cinza. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados que avaliaram a alteração de cor utilizando clareadores OTC. A ferramenta JBI foi utilizada para a análise do risco de viés individual. Meta-análises em rede foram realizadas para comparar tratamentos por meio de comparadores comuns (∆E e ∆SGU para alteração de cor e, ocorrência de sensibilidade dental e irritação gengival), integrando estimativas diretas e indiretas, aplicando a diferença média como medida de efeito com respectivos intervalos de 95% de credibilidade. Todas as fases da revisão foram realizadas por dois revisores de maneira independente. Na busca inicial, foram encontrados 18,564 estudos. Destes, 38 foram incluídos na análise qualitativa e 19 na avaliação quantitativa. A avaliação de ∆E foi significantemente maior para os grupos 6% HP strips (>14h), 3% HP paint-on gel (7-14h), at-home 10% CP (>14h) e 3% HP paint-on gel (<7h); ∆SGU foi estatisticamente melhor para os grupos 14% HP strips (>14h), at-home 10% CP (>14h), 3% HP strips (>14h), 3% HP paint-on gel (>14h) e 6% HP paint-on gel (7-14h). ee

Não houve diferença entre a ocorrência de sensibilidade e irritação gengival entre os grupos avaliados. Baseados na muito baixa certeza de evidência, tratamentos OTC apresentaram resultados de alteração de cor, sensibilidade e irritação gengival semelhantes a clareamentos supervisionados.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPEMIG  |  CNPq)
RS067 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto do uso das lupas de magnificação no preparo dentário: uma revisão sistemática
Miranda SB, Costa RTF, Montes MAJR, Ribeiro AKC, Carreiro AFP, Moraes SLD
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa revisão sistemática foi avaliar a influência do uso de lupas de magnificação na qualidade dos preparos dentários, postura de trabalho e a satisfação do operador. Foi realizada seguindo o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analysis. A busca eletrônica foi realizada para artigos publicados até abril de 2023, nas bases de dados PubMed/Medline, Cochrane Library, Web of Science e Scopus. Estudos clínicos ou in vitro avaliando cavidades ou preparos dentários realizados com e sem lupas de magnificação foram considerados elegíveis. Os desfechos foram postura de trabalho do operador, qualidade dos preparos dentários e satisfação do operador. A qualidade dos estudos foi avaliada usando a ferramenta JBI Critical Appraisal for Quasi-Experimental Studies. As buscas resultaram em 1.424 artigos. Através dos critérios de elegibilidade, 12 estudos in vitro foram incluídos, totalizando 478 alunos de graduação e pós-graduação que realizaram preparos dentários em 1.750 espécimes. Os resultados mostraram que as lupas de magnificação melhoraram significativamente a postura de trabalho do operador no preparo dentário. Embora os relatos de satisfação sobre a experiência com lupas tenham sido favoráveis, apenas 3 estudos avaliaram este desfecho.

Conclui-se que as lupas de magnificação melhoraram a postura de trabalho do operador, entretanto, estudos clínicos ainda são necessários para conclusões seguras sobre a satisfação do operador e qualidade do preparo dentário.

RS068 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação clínica de restaurações em dentes permanentes com materiais bioativos e não bioativos: Revisão Sistemática e Metanálise em Rede
Fernandes JB, Contreras SCM, Caneppele TMF
Odontologia Restauradora INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Uma revisão sistemática e metanálise em rede foram realizadas para responder à pergunta de pesquisa: A avaliação clínica de restaurações em dentes permanentes com materiais bioativos (MB) evidência maior sucesso do que restaurações com materiais não bioativos? As seguintes bases de dados foram consultadas: PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, Biblioteca Brasileira de Odontologia, Embase, The Cochrane Library e OpenGrey. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados que avaliaram pelo menos um MB em dentes permanentes com um período mínimo de acompanhamento de 24 meses. O risco de viés foi avaliado usando a ferramenta da Cochrane Collaboration (RoB 2). A análise comparativa de tratamento Bayesiana mista de efeitos aleatórios foi utilizada para comparar os tratamentos restauradores, e a classificação cumulativa (SUCRA) foi realizada para classificá-los. Após a remoção de duplicatas e triagem de títulos e resumos, 27 estudos foram incluídos. O risco de viés dos estudos incluídos foi médio, com 20 (74,07%) classificados como "algumas dúvidas". A SUCRA classificou a resina composta (RC) como o melhor tratamento restaurador para Classe I e II (SUCRA 82,6%) e para Classe III (86,4%), enquanto o Cimento de ionômero de vidro modificado por resina foi o melhor tratamento para Classe V (89,9 %).

As RC ainda são a primeira escolha para Classes I, II e III, e apresentam resultados satisfatórios em restaurações Classe V. Materiais bioativos também apresentaram bom desempenho clínico, sendo favoráveis principalmente na região cervical, onde a adesão da RC é prejudicada.

RS069 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial em pacientes com indicação para cirurgia ortognática
Garcia MR, Ferraz AX, Gonçalves FM, Santos RS, Cavalcante-Leão BL, Schroder AGD, Zeigelboim BS, Araujo CM
odontologia UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão foi avaliar a prevalência de sinais e sintomas de DTM e dor orofacial em pacientes com deformidade dentofacial e indicação para cirurgia ortognática. Esta revisão foi baseada nos itens Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A pesquisa foi realizada em sete bancos de dados eletrônicos, e literatura cinzenta. Foram incluídos estudos que avaliaram a frequência de sinais e sintomas relacionados a DTM e dor orofacial, avaliados por meio do RDC/TMD. Foi realizada a avaliação do risco de viés pela ferramenta Joanna Briggs Critical Appraisal. Uma meta-análise de proporções com modelo de efeito aleatório foi realizada. A certeza da evidência julgada pela ferramenta GRADE. Após a busca nas bases de dados, foram recuperadas 1859 referências, sendo 18 artigos selecionados para síntese. A prevalência de indivíduos com pelo menos um sintoma de DTM foi de 51% [IC95% = 44% - 58%; I2 = 59%] e 44% dos indivíduos apresentaram estalido/crepitação articular [IC95% = 37% - 52%; I2 = 63%]. Vinte e oito por cento apresentaram sintomas relacionados a desordens musculares [IC95% = 22% - 35%; I2 = 75%], 34% deslocamento de disco com ou sem redução [IC95% = 25 - 44%; I2 = 88%], e 24% desordens articulares inflamatórias [IC95% = 13% - 36%; I2 = 86%]. A prevalência de cefaleia foi de 26% [IC95% = 8% - 51%; I2 = 97%].

Aproximadamente um a cada dois indivíduos com deformidade dentofacial e indicação para cirurgia ortognática apresenta algum sinal, ou sintoma relacionado a DTM. Ainda há pouca certeza acerca da prevalência de cefaleia nestes indivíduos.

RS071 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Modalidades de Tratamentos das Disfunções Temporomandibulares Musculares: Overview de Revisões Sistemáticas
Silva JM, Zanatta FB, Fernandes EE, Oliveira W, Rode SM
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Disfunções temporomandibulares (DTM) são alterações patológicas que alteram a qualidade funcional mastigatória resultando em dores constantes ou transitórias. No caso das disfunções temporomandibulares musculares (DTM-M), terapias que melhoram a contração muscular sustentada são as mais indicadas. As abordagens terapêuticas selecionadas nesse estudo foram farmacoterapia, fisioterapia, placas oclusais, laser de baixa potência, acupuntura, ozonioterapia, agulhamento seco, agulhamento com infiltração de: toxina botulínica - A, plasma rico em plaquetas e anestésico local, investigados por revisões sistemáticas e metanálises. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo unificar em uma revisão geral (overview) as sínteses das revisões sistemáticas já produzidas para buscar uma base de evidências ampla e de qualidade sobre os tratamentos para DTM-M. Para isso foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados: PubMed, EMBASE, BVS, Web of Science, SCOPUS e Cochrane of Sistematic Reviews. Foram examinados 1623 artigos e após a análise dos títulos e resumos, foram selecionados 134 artigos para leitura na íntegra, resultando em 12 estudos para análise de qualidade pela ferramenta AMSTAR 2. Destes, nove revisões sistemáticas foram consideradas de qualidade criticamente baixa e três foram consideradas de qualidade baixa.

De acordo com a síntese dos resultados, os tratamentos abordados apresentam certa efetividade, porém necessitam de estudos de qualidade metodológica mais consistente para que haja maior robustez de evidências.

RS072 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Laser de Baixa Potência em Pontos de Acupuntura no Tratamento da Disfunção Temporomandibular: revisão sistemática e metanálise
Gomes MG, Borsatto MC, Biagini ACSCF, Vieira BB, Silva ER, Corona SAM
Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa revisão sistemática e meta análise foi avaliar a intensidade da sintomatologia dolorosa e melhora da abertura bucal, na Disfunção Temporomandibular, após aplicação do laser de baixa intensidade de potência (LBP) em pontos de Acupuntura (acupontos).Essa revisão foi conduzida de acordo com as diretrizes de itens de relatórios preferenciais para revisões sistemáticas e metanálises (PRISMA) e registrada no registro prospectivo internacional de revisões sistemáticas(PROSPERO - CRD42023401435). Foi realizada uma busca por dois revisores calibrados, no período de março de 2023 a dezembro de 2023, nas bases de dados de indexação eletrônica BVS, Cochrane, Embase, Google Scholar, Lilacs, PubMed, Science Direct, Scopus e Web of Science, utilizando termos MeSH, por meio da estratégia PICO, sem restrições quanto ao ano e idioma. Os dados foram analisados através do programa estatístico SPSS 2.0, do teste de heterogeneidade utilizando o I2 e risco de viez foi avaliado pela ferramenta RoB 2.0. Após a leitura completa dos estudos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 8 estudos foram incluídos. A aplicação do LBP nos acupontos, resultou em melhora na sintomatologia em todos os trabalhos analisados. A abertura bucal aumentou em média 7mm em todos os estudos.

A partir dos resultados dessa revisão sistemática, conclui-se que houve redução significativa na intensidade da dor da DTM e aumento da abertura bucal após tratamento com LBP em acupontos, o que sugere potencial benefício podendo ser uma terapia complementar ao tratamento convencional.

RS073 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do impacto de próteses parciais removíveis na saúde periodontal de dentes pilares e não pilares: Revisão Sistemática
Carmo RA, Cörner ACO, Araujo CCN, Martins AMC, Antunes LS, Camargo GACG
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A prótese parcial removível (PPR) é uma opção de tratamento conservadora e eficaz para indivíduos parcialmente edêntulos, apesar das vantagens há relatos do aumento do risco de problemas periodontais. Esta revisão sistemática tem como objetivo responder à questão clínica: em pacientes sem doença periodontal, que fazem uso de PPR, os dentes pilares (DP), em comparação com os não pilares, apresentam alterações periodontais devido à colocação da PPR? Foram realizadas buscas eletrônicas nas bases PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, na literatura cinzenta e busca manual até fevereiro de 2023. Os títulos e resumos foram examinados por dois revisores independentes para a elegibilidade, seguidos pela extração de dados, avaliação do risco de viés e qualidade das evidências. A busca eletrônica identificou 684 artigos, dos quais foram incluídos 6. A análise narrativa demonstrou influência das PPRs na saúde periodontal dos DP, principalmente na profundidade de sondagem, com diferença estatística significativa. No entanto, apenas três estudos apresentaram dados sobre higiene e um sobre manutenção das PPRs e elementos remanescentes, o que se mostrou um importante viés. Além disso, a qualidade das evidências para avaliar a correlação entre o uso de PPRs e saúde periodontal dos DP foi muito baixa, o único trabalho com baixo risco de viés não demonstrou tal relação.

Portanto, futuros estudos clínicos bem desenhados com informações bem definidas sobre as próteses e consultas regulares de manutenção são indispensáveis para avaliar a ligação entre PPRs e danos periodontais.

RS074 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O fluxo de trabalho digital é preferível para a fabricação de restauração intracoronária indireta? Uma revisão sistemática
Borges MSN, Ayres G, Parize H, Mendonça LM, Kubata BR, Tirapelli C
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Essa revisão sistemática avaliou a acurácia, adaptação e resultados clínicos das restaurações inlay, onlay, overlay e endocrown obtidas por meio dos fluxos de trabalho digitais e convencionais. Este estudo seguiu as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e Meta-Analyses e foi registrado no banco de dados do International Prospective Register of Systematic Reviews (CRD42021258696). Estudos avaliando a acurácia, adaptação e resultados clínicos de restaurações inlay, onlay e overlay obtidas com fluxos de trabalho digitais e convencionais foram incluídos de cinco bancos de dados pesquisados em novembro de 2022. A Checklist for Reporting Randomized Clinical Studies e a Checklist for Reporting In vitro studies foram usadas para avaliar o risco de enviesamento. Foram incluídos vinte e três nesta revisão. Dezesseis estudos avaliaram adaptação marginal e/ou interna, cinco avaliaram acurácia, três avaliaram resistência à fratura e um avaliou desempenho clínico a longo prazo. Embora a maioria dos estudos tenha mostrado valores clínicos aceitáveis para ambos os fluxos de trabalho, onze e dez estudos mostraram resultados superiores usando os fluxos de trabalho convencionais e digitais, respectivamente, e dois mostraram que os resultados de ambos os fluxos de trabalho foram semelhantes. Seis estudos foram associados a um baixo risco de viés e dezessete a um risco moderado de viés.

A maioria dos estudos relatou valores clinicamente aceitáveis para os parâmetros avaliados com ambos os fluxos de trabalho; entretanto, nenhum consenso foi alcançado.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2021/05160-2)
RS076 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Doenças peri-implantares são mais prevalentes em próteses cimentadas sobre implante que em parafusadas?
Fukuoka GL, Reis INR, Nagay BE, Pannuti CM, Spin Neto R, Stapani NPC, Stegun RC, Silva EVF
Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática e meta-análise teve por objetivo analisar a incidência de doenças peri-implantares, mucosite e peri-implantite, em próteses implantossuportadas cimentadas e parafusadas. A revisão sistemática foi registrada na base de dados PROSPERO, nº CRD42022379444. A busca foi realizada nas bases de dados da MEDLINE-PubMed, SCOPUS, EMBASE e ISI Web of Science (concluída em 31 de janeiro de 2023). O estudo foi conduzido de acordo com o PRISMA statement. Foram incluídos estudos clínicos randomizados que avaliaram a incidência de doença peri-implantar em próteses aparafusadas e cimentadas. Dois autores conduziram uma busca independente por estudos elegíveis, títulos e resumos selecionados, analisaram textos completos, extraíram dados e avaliaram o risco de viés. Os achados foram resumidos utilizando meta-análises de efeitos aleatórios e o GRADE approach foi utilizado para estabelecer o nível de certeza da evidência. Um total de seis estudos clínicos randomizados foram incluídos para análise. A meta-análise não revelou nenhuma diferença significativa entre próteses cimentadas e parafusadas para o risco de mucosite peri-implantar (RR: 1,36, IC 95%: 0,42-4,38, P = 0,61). Da mesma forma, nenhuma diferença significativa foi observada entre próteses cimentadas e parafusadas para a incidência de peri-implantite (RR: 1,00, IC 95%: 0,23-4,31, P = 1,00).

Evidências de certeza moderada sugerem que próteses aparafusadas e cimentadas apresentam um risco semelhante para mucosite peri-implantar e peri-implantite.

RS077 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Tecnologias tridimensionais na aquisição de paciente virtual para planejamento digital: revisão sistemática
Jreige CS, Gallardo YNR, Sesma N
Prótese Dentária UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Atribuiu-se a esta revisão sistemática o objetivo de avaliar se tecnologias tridimensionais podem ser associadas para a aquisição do paciente virtual com a finalidade de planejamento digital otimizado. As técnicas eleitas para a investigação foram a tomografia computadorizada e os escaneamentos intraoral, laboratorial e facial. O processo de coleta de evidências foi realizado sem restrição de tempo e língua. Detalhada estratégia de busca foi aplicada às bases de dados Cochrane, PubMed e Web of Science, resultando na amostra total de 1.267 artigos. Pesquisas adicionais foram efetuadas no Google Acadêmico e as listas de referências dos artigos selecionados foram analisadas na procura por estudos compatíveis com os critérios de elegibilidade. Após duas fases de seleção, conduzidas por revisores independentes, 23 artigos foram incluídos. Os trabalhos foram submetidos à análise do risco de viés individual através das ferramentas do Instituto Joanna Briggs e a certeza da evidência cumulativa geral foi avaliada pelo instrumento GRADE. O padrão do conteúdo científico reunido indica que o efeito estimado por esta pesquisa é potencialmente próximo ao real.

A revisão revelou que a associação das tecnologias é efetiva para a completa geração do paciente virtual, incluindo estruturas ósseas, dentárias e faciais. Para o propósito de planejamento digital, os protocolos demonstraram otimização e viabilidade clínica, com desfechos caracterizados pela acurácia, previsibilidade, tempo e custos minimizados.