Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2499 Resumo encontrados. Mostrando de 1451 a 1460


PR0737 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 17

Iniquidades em saúde e flúor: Cobertura das ESFSB e análise dos índices de flúor nas águas de abastecimento público no estado do Maranhão
Santos PHB, Saliba O, Saliba TA, Moimaz SAS
Saúde coletiva em Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A fluoretação das águas é medida obrigatória no Brasil desde 1974 segundo a Lei Federal n. 6.050, desde então figura dentre os parâmetros básicos de vigilância da qualidade da água. O acesso à água tratada e fluoretada é direito sanitário devendo então ser garantida de acordo os princípios do SUS, diminuindo as iniquidades.. O objetivo neste trabalho foi coletar amostras de água e analisar teores de flúor natural nas águas de abastecimento público de 23 municípios da Amazônia maranhense e análise de dados secundários sobre cobertura das equipes de saúde bucal , ações de prevenção em saúde com uso do flúor executadas no SUS, dados demográficos e vigilância da Macrorregião Imperatriz local de estudo desta pesquisa. Das 484 fontes de captação de água identificadas apenas uma era ETA, 247 fontes foram incluídas no plano de amostragem, as coletas e análise seguiram o estabelecido pelo CECOL19 e MOIMAZ et al20. Foram coletadas 843 amostras no período de Junho a Agosto de 2022 e analisadas em duplicata. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico nenhum dos municípios da macrorregião tinha água fluoretada, do SNIS (2017-2022) apenas 1,3% das coletas de vigilância registradas no período foi na macrorregião IV que concentra 14% da população do estado. 100% das amostras foram classificadas com benefício/risco insignificante. A Cobertura das ESFSB teve média de 82,5%.

O acesso a medidas de fluoretação das águas precisa ser implementado podendo ter efeito benéfico potencializado perante a vulnerabilidade nas condições de acesso aos serviços e outras fontes de flúor.

PR0740 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 17

Senso de coêrencia e seu efeito na saúde mental e qualidade de vida de adolescentes após pandemia de Covid-19
Capela IRTCS, Meira GF, Castro MS, Mendes RGF, Castilho AVSS, Sales-Peres SHC
Saúde Coletiva UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudos têm demonstrado que alto senso de coerência (SOC) esta relacionado aos melhores desfechos em saúde. Considera-se que adolescentes confiam em amigos e professores e há limitação de publicações que envolvam os impactos da pandemia de COVID-19, saúde mental e qualidade de vida em adolescentes no ambiente escolar. O conhecimento sobre o perfil e saúde de adolescentes gera dados baseados em evidência científica para criação de programas de promoção de saúde, tornando o ambiente escolar suporte para que essa população seja mais feliz. Esta pesquisa teve como objetivo implementar e avaliar o efeito de um programa de promoção de saúde com foco no desenvolvimento do SOC na saúde mental e qualidade de vida de adolescentes após pandemia de COVID-19. Os adolescentes responderam questionários Kiddo-KINDL, Rosenberg Self-Esteem Scale - RSES, Depression Anxiety and Stress Scale (DASS-21) SOC- 13 e perguntas sobre os efeitos da pandemia, além de questões socioeconômicas, uso de serviços odontológicos e hábitos alimentares. Como resultado desse trabalho, verificou-se que os adolescentes relataram estar otimistas quanto ao futuro e tiveram menos sintomas depressivos.

CONCLUSÃO: A pandemia de Covid-19 gerou maior prevalência de depressão pelas preocupações relacionadas com fatores socioeconômicos dos adolescentes e suas famílias. Houve um aumento significativo do IMC entre os adolescentes que participaram deste estudo.

PR0742 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 17

Adesão dos dentistas do sistema único de saúde à prescrição de fitoterápicos/plantas medicinais: estudo observacional
Ferreira PSA, Silva FW, Pinto RS, Moura RNV, Paula JS
Odontologia Social e Preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo é conhecer a adesão dos Cirurgiões-Dentistas (CDs) que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) à prescrição e utilização de Fitoterapia/Plantas Medicinais. Trata-se de um estudo observacional transversal, com amostra de conveniência de 102 dentistas da APS/SUS. Foi aplicado um instrumento previamente testado, via Google Forms, com questões sobre aspectos sociodemográficos e profissionais, uso e conhecimentos sobre o tema, facilitadores e dificultadores para prescrição dos fitoterápicos/plantas medicinais no SUS. A análise dos dados realizada por meio de estatística descritiva e inferencial. Apenas 6% dos CDs afirmaram prescrever formalmente fitoterápicos/plantas medicinais aos seus pacientes. Observa-se que a falta de capacitações, de acesso a fitoterápicos/plantas medicinais e de apoio da gestão interferem na adesão às prescrições de fitoterápicos pelos cirurgiões dentistas, assim como o baixo conhecimento sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e suas regulamentações.

Concluiu-se que, é baixa a adesão dos cirurgiões-dentistas do SUS à prescrição de fitoterápicos/plantas medicinais, mesmo se tratando de profissionais vinculados ao Sistema Único de Saúde, e que também ainda há pouco conhecimento dos profissionais cirurgiões dentistas no que se refere às PICS em geral.

PN0017 - Painel Efetivo
Área: 2 - Biologia pulpar

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Ácido zoledrônico bloqueia a reabsorção óssea mediada pelo eixo RANKL/OPG e desregula o processo inflamatório em lesões apicais em ratos
Nascimento IV, Isaias PHC, Rodrigues MIQ, Silva PGB, Costa FWG, Alves APNN, Sousa FB, Mota MRL
CLÍNICA ODONTOLÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento da periodontite apical (PA) em ratos tratados com ácido zoledrônico (AZ). 64 ratos Wistar machos receberam semanalmente, por via endovenosa, quatro infusões de AZ (0,2mg/kg) ou salina (controle). Posteriormente PA foi induzida e após 7, 14, 21 e 28 dias os animais foram eutanasiados para análises: Tomográfica; histomorfométrica [área da PA, contagem de polimorfonucleares (PMN), mononucleares (MN) e osteoclastos]; imunoistoquímica (RANKL, OPG, NFkB p65 e TNF-α) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) associada ao espectrômetro de energia dispersiva (EDS) para quantificação de elementos químicos. AZ reduziu altura, largura e profundidade da área hipodensa (p<0.05) da PA em relação ao salina, nos dias 14, 21 e 28. Histomorfometricamente, o grupo AZ apresentou, em relação ao salina, menor área da PA nos dias 21 (p=0.026) e 28 (p=0.016), maior número de PMN nos dias 21 (p=0.034) e 28 (p=0.027) e de MN no dia 14 (p=0.014). Imunoistoquimicamente, o grupo AZ apresentou, em relação ao salina, elevação de OPG nos dias 7 (p<0.001), 14 (p=0.002), 21 (p=0.001) e 28 (p=0.001), redução de RANKL nos dias 14 (p=0.001), 21 (p=0.017) e 28 (p<0.001), elevação de NFkB p65 (p=0.003) e TNF-α (p=0.037) no dia 28. Na MEV e EDS, o grupo AZ evidenciou microtrincas e elevação dos níveis de nitrogênio na região da PA (p<0,05).

O AZ inibe reabsorção óssea apical alterando o eixo RANKL/OPG, desregula o processo inflamatório elevando migração leucocitária, níveis de NFkB p65 e TNF-α, além de alterar a estrutura óssea adjacente à PA.

PN0038 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Ação antibiofilme de um curcuminoide modificado contra espécies de Candida emergentes
Romario-Silva D, Pereira GBC, Santos ALS, Ferreira TA, Regasini LO, Moraes GR, Sardi JCO, Silva PV
Odontologia UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se in vitro a atividade antifúngica e antibiofilme de uma molécula derivada da curcumina (GRM12) contra espécies de Candida, consideradas emergentes: Candida tropicalis ATCC 750, Candida glabrata ATCC 90030 e Candida Krusei ATCC 6258. A susceptibilidade microbiana foi determinada pela técnica da microdiluição em caldo para definição da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Fungicida Mínima (CFM). Anfotericina será usada como controle positivo. A CFM foi definida por plaqueamento em meio ágar. Biofilmes pré-formados (24 h) em placas de 96 poços, utilizando meio YNB suplementado com glicose, foram usados para determinar a ação antibiofilme do composto contra cada espécie. Na análise estatística foi utilizado ANOVA one away com pós teste de Tukey (α: 5%). Foram demonstrados os seguintes valores da CIM|CFM: C. tropicalis (3,125|25μg/mL), C. krusei (3.125|12μg/mL), C. glabrata (6,2/12μg/mL). A razão CIM/CFM sugere que GRM 12 tem ação fungicida para todas as cepas testadas. No ensaio de atividade antibiofilme, observou-se que GRM12 foi capaz de reduzir a viabilidade do biofilme da C. tropicalis, C. glabrata e C. krusei em 44,3, 44 e 45,4 %, na concentração de 20x a CIM respectivamente (p<0,05).

Considerando seu elevado potencial antifúngico e antibiofilme, bem sua baixa toxicidade demonstrada em estudos anteriores, GRM12 é uma molécula promissora para desenvolvimento de um novo antifúngico. Estudos pré-clínicos e ensaios clínicos são necessários para confirmar a segurança de seu uso para o tratamento de infecções por Candida.

PN0039 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Atividade Antimicrobiana e Antibiofilme do Diamino Fluoreto de Prata em microrganismos envolvidos em infecções nosocomiais
Silva PV, Aranha AMF, Sardi JCO, Terezo AJ, Romario-Silva D
Odontologia UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a ação antibiofilme do Diamino Fluoreto de Prata (DFP) de duas marcas comercias, sobre microrganismos orais de infecções nosocomiais em tubos orotraqueais. A concentração inibitória mínima e fungicida mínima (CIM/CFM) do DFP foi realizada sobre os microrganismos Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Staphylococcus aureus meticilina resistente, Klebsiella, Enterobacter baumannii, Acinetobacter, Candida albicans. A avaliação da atividade antibiofilme e quantificação das células cultiváveis foi realizada em fragmentos de tubos orotraqueais sobre os microrganismos monoespécie e duoespécie de C.albicans e S.aureus, por um período de 24, 48 e 72 horas. A avaliação do biofilme por microscopia eletrônica de varredura (MEV) foi realizada para avaliar a estrutura do biofilme. Os resultados demonstraram baixas concentrações de CIM/CFM do DFP para S.aureus (0,07%) C.albicans (0,05%). A atividade antibiofilme demostrou que após 1minuto de tratamento, durante as primeiras 24 horas houve uma redução de 100% dos crescimentos microbianos (p<0,05).

Conclui-se que o Diamino fluoreto de prata apresenta resultados promissores não apenas em microrganismos cariogênicos, mas também em microrganismos hospitalares, podendo ser um coadjuvante na eliminação dos mesmos, evitando assim a piora na proliferação microbiana, interrompendo o processo de formação de biofilmes.

PN0058 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Correlação da adesão de biofilme multiespécies com a superfície de resinas impressa e termoativada incorporada com vanadato de prata
Teixeira ABV, Ferreira I, Valente MLC, Schiavon MA, Reis AC
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo objetivou incorporar o vanadato de prata nanoestruturado decorado com nanopartículas de prata (AgVO3) em resinas termopolimerizáveis, nas concentrações de 2,5%, 5% e 10%, e correlacionar a adesão de biofilme multiespécies com as características de superfície, comparado às resinas termopolimerizável (0%) e impressa. A adesão de biofilme multiespécies de Candida albicans, Candida glabrata e Streptococcus mutans foi avaliada por unidades formadoras de colônias por mililitro (UFC/mL) e atividade metabólica. As características da superfície foram avaliadas por meio dos testes de rugosidade em microscópio confocal a laser e molhabilidade em um goniômetro. A análise estatística foi realizada por ANOVA e pós teste de Tukey (p<0,05), e Coeficiente de Correlação de Pearson. O grupo com 10% de AgVO3 apresentou a maior atividade antimicrobiana contra S. mutans, porém favoreceu o aumento de C. albicans comparado às resinas 0%, 2,5% e impressa (p<0,05). O grupo com 5% de AgVO3 também reduziu S. mutans em relação à resina impressa (p=0,015). A resina impressa e com 10% de AgVO3 apresentaram biofilme metabolicamente mais ativo do que a resina 0% (p<0,05). Não houve diferença na molhabilidade e rugosidade entre os grupos (p>0,05). A molhabilidade apresentou correlação forte e positiva com a adesão de C. albicans (r=0,88).

Concluiu-se que a incorporação de AgVO3 na resina termopolimerizável não afeta a rugosidade e molhabilidade, e apresenta melhor desempenho antimicrobiano contra S. mutans principalmente na concentração de 10%.

PN0086 - Painel Efetivo
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Papel dos polimorfismos genéticos no gene que codifica colágeno tipo II em relação aos padrões de movimentos mandibulares
Cavalcante-Leão BL, Kuchler EC, Souza JF, Bertoli FMP, Batista LH, Oliveira MAHM, Baratto-Filho F, Brancher JA
Odontologia UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente trabalho foi avaliar se polimorfismos genéticos no gene que codifica colágeno tipo II (COL2A1) está associado com os padrões de movimentos mandibulares. Adolescentes com idade de 10 a 14 anos foram selecionados e avaliados clinicamente. O questionário RDC/TMD foi utilizado para investigar os padrões de movimentos mandibulares (protrusão, lateralidade e abertura máxima com e sem auxílio). O DNA extraído da amostra de saliva de todos os participantes foi utilizado para avaliar os polimorfismos genéticos rs1793953 (C>T) e rs2276454 (C>T) em COL2A1 por meio do PCR em tempo real. Para a análise estatística foram utilizados os testes paramétricos ANOVA e pós-teste de Tukey de comparações múltiplas para o modelo co-dominante e Student t-test para o modelo dominante e recessivo, um alfa de 5% foi utilizados para todas as análises. Um total de 251 participantes foram incluídos (110 meninos e 141 meninas). O polimorfismo rs1793953 foi estatisticamente associado com abertura máxima sem auxílio, máxima com auxílio e lateralidade direita nos modelos co-dominante e dominante, onde indivíduos carreando pelo menos um alelo T tiveram maior mobilidade (p<0,05). O polimorfismo genético rs2276454 esteve associado com lateralidade direita e esquerda no modelo recessivo, onde indivíduos carreando dois alelos C tiveram uma media menor de mobilidade (p<0,05).

Polimorfismos genéticos em COL2A1 estiveram associados com padrões de movimentos mandibulares e os resultados sugerem que rs1793953 e rs2276454 podem ser marcadores para mobilidade mandibular.

PN0088 - Painel Efetivo
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

The effects of two protocols on denture stomatitis, microbial load, and C-reactive protein: A Randomized Clinical Trial
Ribeiro AB, Clemente LM, Ribeiro AB, Fortes CV, Oliveira VC, Watanabe E, Salgado HC, Silva-Lovato CH
Materiais dentários e prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

To evaluate the effects of two protocols on Denture Stomatitis (DS), microbial load, and C-reactive protein (CRP) of complete denture wearers. This randomized, double-blind, controlled clinical trial allocated DS-positive participants in parallel groups: Nystatin (control - C) and sodium hypochlorite solution (SH0.25%). All participants brushed their palate and dentures and applied one of the solutions to the oral mucosa (C) or denture (SH0.25%). The data were measured at baseline, after 15 and 45 days of treatment. The degree of DS was diagnosed by two calibrated and blinded researchers based the modified Newton classification. The microbial load of Candida spp. and Staphylococcus spp. on denture and palate was evaluated by colony-forming units (CFU). ELISA assessed the CRP of blood samples. The data of the DS and microbial load were evaluated for Mann-Whitney (groups) and Friedman (times) tests; ANOVA and Tukey's post-test were used for CRP (p<0.05). Forty-seven participants were included (C: 25; SH0.25%: 22) with a mean age of 68 ± 6.2 years. DS grade decreased after both protocols and times (p<0.001). The two protocols reduced the CFU/mL on the denture and palate compared with the baseline for Candida spp. (p<0.001). SH0.25% was the most effective on the denture for Staphylococcus spp. at 15 days (p=0.024). Protocols and time did not influence the CRP.

The results suggest that both protocols and times were able to reduce DS and microbial load of Candida spp.. Considering possible systemic adverse effects, SH0.25% would be an effective treatment option for DS.

(Apoio: FAPESP  N° 2021/06988-4  |  2020/06043-7  N° FAPESP)
PN0089 - Painel Efetivo
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Terapia comportamental, terapia manual, dry needling e medo do covid-19 em pacientes com dor miofascial: ensaio clínico randomizado
Pereira LJ, Ferreira CCQ, Castelo PM, Andrade EF
Medicina UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da terapia manual (TM) e dry needling (DN) em comparação à terapia cognitivo comportamental (TCC) sobre a dor, mobilidade articular e medo da COVID-19 em pacientes com dor miofascial (DM). Sessenta participantes com DM foram distribuídos aleatoriamente em três grupos: TM, DN ou TCC (n = 20/grupo). Estes foram submetidos a quatro semanas de tratamento (uma sessão semanal de 30 minutos). Os desfechos de dor (Escala Visual Analógica- EVA), mobilidade articular em abertura máxima, protrusão e lateralidade (mensuração em milímetros com paquímetro) e medo da COVID-19 foram avaliados antes (T1), imediatamente após a última sessão (T2) e 30 dias após a última sessão de tratamento (T3). O efeito do tratamento (TM, DN ou TCC) e do tempo (T1, T2 e T3), bem como a interação entre eles na variância observada nos desfechos foram analisados por ANOVA em modelo linear misto de duas vias. A abertura máxima sem dor aumentou nos grupos DN e TM (p=0,005), enquanto a protrusão aumentou no grupo DN (p=0,007; poder do teste=97%). Houve redução dos escores de dor (p<0,001; poder do teste>99%) e de medo da COVID-19 (p=0,033) ao longo do tempo apenas nos grupos DN e TM.

Concluiu-se que a TM e DN foram mais efetivas que a TCC nos desfechos de medo do COVID-19, dor e mobilidade mandibular.

(Apoio: CNPq  N° 312760/2020-5)