Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2469 Resumo encontrados. Mostrando de 1451 a 1460


PN0126 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da demanda reprimida de procedimentos odontológicos no Sistema Único de Saúde durante a pandemia de COVID-19
Silva RADA, Filgueira AA, Isaias PHC, Silva PGB, Teixeira AKM
CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estimar a demanda reprimida de procedimentos odontológicos no Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Trata-se de um estudo longitudinal, realizado com dados secundários através da análise do registro de procedimentos odontológicos realizados entre 2018 e 2022 no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA-SUS). A quantidade de procedimentos odontológicos (primeira consulta odontológica programática; exodontias; restaurações; tratamentos endodônticos e biópsias) foi comparada entre o período pré-pandêmico (2018-2019) e os dois primeiros anos da pandemia (2020-2021). Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 22.0, através da correlação de Spearman e teste de Mann-Whitney, considerando um nível de confiança de 95%. Todas as regiões do Brasil apresentaram alguma redução do número de procedimentos entre as categorias avaliadas, sendo a Região Nordeste afetada em todas. O Brasil apresentou uma redução estatisticamente significante quanto à primeira consulta odontológica programática (p=0,009); restaurações (p=0,001); tratamentos endodônticos (p=0,033). Entre essas categorias, a situação foi mais agravada nas regiões Sul (p=0,034); Nordeste (p=0,021) e Centro-oeste (p=0,033), respectivamente.

Conclui-se que a demanda reprimida estimulada pela pandemia atingiu consideravelmente todo o país e foi maior entre os procedimentos mais conservadores.

PN0174 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

A ablação de TNFR1 é prejudicial a neoformação dentinária após proteção pulpar direta em modelo murino
Almeida-Junior LA, Araujo LDC, Lamarque GCC, Stuani MBS, Kapila YL, Silva LAB, Paula-Silva FWG
Clínica e Cirurgia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar in vivo o papel do eixo TNF-α-TNFR1 no reparo pulpar após proteção pulpar direta em camundongos. Após aprovação da CEUA (2019.1.139.58.0), a proteção pulpar direta foi realizada com MTA nos primeiros molares inferiores direito em camundongos (C57BL6 / Wild-type n=20 e geneticamente modificados / TNFR1-/- n=20). Após 7 e 70 dias, os tecidos foram coletados para obtenção de lâminas que foram coradas com hematoxilina e eosina para avaliação histopatológica e histométrica, análise histomicrobiológica pelo método de Brown e Brenn e imunohistoquímica para marcação de TNF-α, RUNX-2, DSP e OPN. A frequência para dentina reparadora, necrose pulpar e lesão periapical, foi analisada por Qui-quadrado. Área do ligamento periodontal, número de neutrófilos e quantificação da imunohistoquímica foram analisados por ANOVA de uma via e pós-teste de Tukey (α= 5%). A formação de dentina reparadora foi menos frequente em animais TNFR1-/- com menor área de tecido mineralizado aos 70 dias em comparação com Wild-type (p<0,0001). TNFR1-/- exibiram necrose pulpar, maior recrutamento de neutrófilos e formação de lesão periapical (p<0,0001) sem invasão bacteriana nos tecidos. Menor síntese de TNF-α, DSP e OPN foi encontrada em animais TNFR1-/- comparados com Wild-type (p<0,0001). A produção de RUNX-2 não foi alterada (p>0,05).

O eixo TNF-α-TNFR1 está envolvido na formação de dentina reparadora após proteção pulpar direta in vivo. A ablação do TNFR1 modificou o processo inflamatório e inibiu as proteínas de mineralização DSP e OPN, que culminou em necrose pulpar e lesão periapical.

(Apoio: FAPESP  N° 2019/00204-1   |  FAPESP  N° 2019/02432-1 )
PN0195 - Painel Efetivo
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da necessidade de refinamentos no tratamento com alinhadores ortodônticos
Silva FLBS, Ladewig VM, Fernandes TMF, Oltramari PVP, Almeida-Pedrin RR, Almeida MR, Trentin GA, Conti ACCF
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou avaliar a frequência com que ortodontistas solicitam alinhadores adicionais e correlacionar essa necessidade com a experiência do profissional. Por meio de um questionário enviado pelo aplicativo WhatsApp, 188 ortodontistas respondentes foram divididos em grupos de acordo com sua experiência em relação aos seguintes critérios: tempo de prática ortodôntica, tempo de trabalho com alinhadores e número de casos tratados com alinhadores e foram questionados em relação a sua indicação. Para analisar a associação entre os dentistas com o uso de 1 refinamento ou 2+ refinamentos, foi utilizado o teste qui-quadrado e para indicar entre quais categorias há diferença estatisticamente significativa, o teste de proporção foi aplicado com o nível de significância fixado em 5%. Foi visto que pelo menos um refinamento foi solicitado em 70,31% dos casos atendidos. Profissionais com mais experiência como especialista e com alinhadores foram os que mais solicitaram. Por outro lado, um segundo refinamento só foi necessário em 21,95% dos casos, sendo mais solicitado por profissionais com menos experiência como especialista e com alinhadores. O apinhamento leve e moderado foram as más oclusões mais indicadas, enquanto os tratamentos pré-cirúrgicos e com exodontias foram os menos.

Pode-se concluir que refinamento foi necessário na maioria dos casos tratados com alinhadores. Sua necessidade não está relacionada à falta de experiência ou conhecimento da técnica sendo mais solicitada por profissionais mais experientes.

PN0250 - Painel Efetivo
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do processamento de imagem no diagnóstico diferencial de lesões ósseas dos maxilares
Bullen IRFR, Grossi LD, Rubira CMF, Honório HM, Tjioe KC
Estomatologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou se processamento de imagens na radiografia panorâmica (RP) e na tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) contribuiu para o diagnóstico radiográfico correto de queratocistos odontogênicos (QO) e cistos ósseos simples (COS). Oito examinadores responderam um questionário contendo RPs e TCFCs de cinco QO e COS. As imagens foram processadas no software GIMP. No total, obteve-se 10 RP sem processamento, 10 RP com processamento, 10 TCFC sem processamento e 10 TCFC com processamento, divididas igualmente entre QO e COS. Estas 40 imagens foram ordenadas de forma aleatória e os examinadores selecionaram o diagnóstico radiográfico de cada lesão a partir de 6 opções. Dois meses depois, os mesmos examinadores analisaram as mesmas imagens, porém havia apenas 2 opções de diagnóstico. O poder preditivo do processamento de imagens e de outros fatores foi verificado por meio da regressão logística binominal multivariada. O número de acertos de diagnóstico foi superior quando havia duas opções de lesões (QO: 91,87% e COS: 74,37%) em relação à seis opções (QO: 25,6% e COS: 45%). O processamento de imagem não foi fator preditivo de acerto em nenhum questionário; OR = 1,12 (0,69-1,80) e OR = 0,88 (0,47-1,64). Por outro lado, a chance de acerto do diagnóstico foi 3 vezes maior quando a imagem era RP; OR = 3,03 (1,42-6,49) em relação à TCFC.

Estes achados sugerem maior facilidade dos examinadores em interpretar a RP do que a TCFC. O processamento de imagem não influenciou o acerto do diagnóstico radiográfico de QO e COS em RP e TCFC

PN0263 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Ansiedade e qualidade do sono de professores brasileiros de Pós-Graduação em Odontologia durante a pandemia de COVID-19
Dirschnabel AJ, Campos BA, Stroparo JLO, Bruzamolin CD, Gabardo MCL, Santos IA, Silva WJ
Odontologia UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foram avaliadas a ansiedade e a qualidade do sono de professores dos Programas de Pós-Graduação em Odontologia do Brasil durante a pandemia de COVID-19. Com desenho transversal, um questionário online foi enviado a 1973 professores com informações: sociodemográficas, atividade profissional, Inventário de Ansiedade Traço-Estado usando o componente "Estado" (IDATE-E) e o Sleep Assessment Questionnaire (SAQ). Participaram 322 professores, 189 mulheres e 133 homens. A média de idade foi 49 (± 9,3) anos. As mulheres e os mais jovens (< 50 anos) perceberam mais ansiedade, com diferença significativa (p < 0,001 e p = 0,030, respectivamente). Não ter filhos (IDATE-E: p = 0,002; SAQ: p = 0,022) e morar sozinho (IDATE-E: p = 0,013; SAQ: p = 0,002) aumentou a ansiedade e piorou a qualidade do sono. Ter filhos com idade inferior a 9 anos gerou aumento da ansiedade (p = 0,006). Aqueles com mais dificuldades com atividades remotas, que tiveram uma mudança total em sua rotina e passaram mais tempo realizando tarefas durante a pandemia de COVID-19, tiveram maiores médias de IDATE-E e SAQ, com diferença significativa (p < 0,05) quando comparados a outras categorias analisadas. Ainda, IDATE-E e SAQ tiveram correlação significativa e positiva (p = 0,001; r = 0,53788).

Durante a pandemia de COVID-19 houve aumento da ansiedade e piora da qualidade do sono entre os professores brasileiros da Pós-Graduação em Odontologia.

PN0269 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Estudo retrospectivo das notificações compulsórias da tuberculose: características epidemiológicas e sociodemográficas
Martins RJ, Ferraz TGB, Cestaro PNM, Saliba TA, Garbin AJI
Odontologia Infantil e Social UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa grave e antiga que, apesar de prevenível e curável, permanece hodiernamente como um dos grandes problemas de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. O objetivo desta pesquisa foi levantar as características epidemiológicas da doença e os aspectos sociodemográficos dos pacientes diagnosticados com tuberculose em um município do noroeste paulista, no período de 2018 a 2021. Verificaram-se às variáveis presentes nas notificações compulsórias da doença: dados gerais, notificação individual, dados de residência e dados complementares do caso. No período analisado, foram observadas 173 notificações compulsórias, a maioria dos indivíduos eram do sexo masculino (79,19%), da raça/cor branca (34,68%) e com baixa escolaridade (43,93%). Eram pacientes que se infeccionaram pela primeira vez (83,82%), descobriram a doença por meio de exames laboratoriais (58,24%), a forma clínica de manifestação da doença era a pulmonar (87,28%), apresentavam resultado negativo para a presença do HIV (87,28%) e como agravo associado o tabagismo (41,04%). Observou-se a falta de preenchimento de informações nas notificações.

Apesar da incidência de novos casos de tuberculose no município estar abaixo do nível nacional, ações devem ser desenvolvidas a fim de minimizar a ocorrência da doença. Além disso, estimular o correto preenchimento de todas as informações nas fichas de notificação, para auxiliar o desenvolvimento de políticas públicas com a finalidade de implementar estratégias preventivas de combate à doença.

PN0288 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Câncer bucal: análise da clareza das publicações realizadas em perfis do Instagram de órgãos oficiais de saúde do Brasil
Sousa JP, Nunes WB, Firmino RT, Marinho AMCL, Sousa MLC, Costa EMMB, Perazzo MF, Granville-Garcia AF
Odontologia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi analisar a clareza das publicações sobre câncer bucal nos perfis do Instagram dos órgãos oficiais de saúde no Brasil. Realizou-se um estudo infodemiológico com 81 perfis. Foram coletados dados sobre classificação do conteúdo, conta e mídia, abordagem do tema, número de postagens, curtidas, comentários, visualizações e hashtags. A clareza das publicações foi avaliada pela versão brasileira do Clear Communication Index (BR-CDC-CCI). A análise dos dados envolveu a correlação de Spearman e o teste de Mann-Whitney (α=5%). Foram encontradas 775 publicações sobre câncer bucal entre 2011 e 2021. O escore médio do BR-CDC-CCI foi 69,8 (DP=15,5). A clareza das informações foi adequada em 9,5% das publicações educativas. Correlações positivas foram encontradas entre o número de curtidas e engajamento (comentários [r=0,49], visualizações [r=0,96]), número de hashtags (r=0,13) e ano de publicação (r=0,21). As publicações do Ministério da Saúde apresentaram escore do BR-CDC-CCI significativamente maior do que os demais perfis (p=0,01).

As publicações sobre câncer bucal foram correlacionadas com engajamento, ano de publicação e número de hashtags. Os órgãos públicos realizaram esforços para aumentar as publicações para atingir a população, mas a clareza do conteúdo foi baixa.

PN0317 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Mel orgânico brasileiro reduz o biofilme subgengival e perda óssea relacionados à doença periodontal: estudo in vitro e in vivo
Rosalen PL, Romario-Silva D, Franchin M, Bueno-Silva B, Saliba AS, Alencar SM
Biociências FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Neste estudo avaliamos o efeito do mel orgânico brasileiro (MOB) na microbiota oral e na perda óssea em um modelo de doença periodontal (DP). Oito amostras de MOB georreferenciadas e quimicamente caracterizadas por HPLC-MS/MS foram submetidas ao método de microdiluição para definir as concentrações inibitória e bactericida mínimas (CIM e CBM) contra Porphyromonas gingivalis W83. Atividade antibiofilme in vitro foi estudada em biofilme (BF) subgengival de 34 bactérias periodontais em dispositivo Calgary. Os BF foram tratados com os MOB (2 e 10x MIC), por 1min/2x/dia/7 dias, e controles +/-. Um modelo experimental de DP foi induzido por ligadura e P. gingivalis em camundongos SPF C57BL (CEUA/UNICAMP 5348-1/2019). As mandíbulas foram tratadas e a perda óssea medida por estereomicroscopia e software ImageJ. As bactérias foram identificadas por hibridização DNA-DNA. Os MOB mostraram atividades antimicrobiana e antiBF (MIC 2-7% e MBC 3-11%). O MOB nº 7 teve a melhor atividade antiBF, reduzindo a perda óssea (34%, p<0,05 ), o crescimento bacteriano in vitro e in vivo, e variando as cores dos complexos de bactérias amarelo, laranja e vermelho da DP. Quatro bioativos fenólicos foram identificados: ácidos ferúlico e cafeico, rutina e hesperidina. Altos teores dos flavonoides rutina e hesperidina foram identificados nos MOB-3 (33,4 e 32,5mg/100g), MOB-4 (31,4 e 29,8mg/100g) e MOB-5 (36,1 e 35,6mg/100g), respectivamente.

Os resultados podem abrir caminhos para o consumo racional de MOB como alternativa para a prevenção e/ou tratamento adjuvante da DP biofilme dependente.

(Apoio: CNPq  N° 310522/2015-3; 408509/2016-3 e 306673/2019-3  |  FAPs - FAPESP  N° 2017/09898-0 e 2015/26864-7)
PN0324 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Deleção de genes específicos de Streptococcus mutans altera a hidrofobicidade e a parede celular das células bacterianas
Klein MI, Mariano FS
Diagnóstico Oral FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O entendimento de como potenciais alvos (genes e seus produtos) alteram as células microbianas pode auxiliar na formulação de estratégias para o controle de biofilmes. A cepa parental S. mutans UA159 e as cepas com deleção de genes associados à síntese de glucanos (▲gtfB, ▲gtfC, ▲gtfBC), metabolismo de ácidos lipoteicóicos (▲dltA, ▲dltD) e remodelagem da membrana citoplasmática (▲lytT, ▲lytS) foram cultivadas em meio TY+1% glicose até o meio da fase de crescimento logarítmico (DO550nm=0,5) e início da fase estacionária (DO550nm=1,0). Após, as células foram lavadas para testar a hidrofilicalidade via método com hidrocarboneto para separação de fases aquosa (hidrofílicas) e oleosa (hidrofóbicas). As leituras (DO550nm) ocorreram em 0, 1, 2 e 3 h. As culturas foram quantificadas por semeadura em ágar e avaliadas por microscopia eletrônica de transmissão. As células com DO=0,5 foram menos hidrofóbicas que as com DO=1,0, pois demoraram mais tempo para exibir diferenças. A cepa UA159 e as cepas ▲gtfB, ▲gtfC e ▲gtfBC mostraram diferença entre 0 e 2 h, as cepas ▲lytT e ▲lytS exibiram diferença apenas entre 0 e 3 h enquanto as cepas ▲dltA e ▲dltD mostraram diferença entre 0 e 1h (aumento da diferença com o tempo). A microscopia mostrou o aumento da espessura da parede celular da cepa ▲dltD e diminuição da espessura da parede para ▲gtfBC (versus a cepa parental).

Portanto, a fase de crescimento afeta a hidrofobicidade. A deleção de dltD tornou as células mais hidrofóbicas e com parede celular mais espessa. A deleção de gtfBC não afetou a hidrofobicidade, mas diminuiu a espessura da parede.

PN0332 - Painel Efetivo
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Matricaria chamomilla 30 CH no controle de sono, humor e dor em DTMs pós Covid
Nardy RO, Henrique VN, Barroso LS, Nunes AM, Mourao LCS
Odontologia CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE VOLTA REDONDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O SARS-CoV-2 identificado em dezembro de 2019, contribuiu nas alterações nos ciclos do sono, humor e percepção da dor, desencadeantes de diversas formas de dores orofaciais e bruxismo. O objetivo desse estudo observacional retrospectivo foi a análise de dados de 129 fichas de pacientes atendidos no período de maio de 2020 a maio de 2021 com diagnóstico de Disfunção Temporomandibular e atendidos na Clínica Núcleo Endo de Odontologia e atendimento à dores orofaciais. Destes 35 pacientes com diagnóstico de DTM e acompanhamento clínico por ficha e questionário de qualidade de sono de Pittsburgh, receberam prescrição do medicamento homeopático Matricaria Chamomilla 30CH (gotas) na dose de 5 gotas diárias para avaliar a eficácia da utilização do medicamento, no controle de dor e alterações do sono e humor, com e sem a instalação da placa estabilizadora interoclusal. Os resultados foram submetidos ao teste estatístico de Wilcoxon. A redução dos níveis de dor foram em média de 2,21 (73,6%), já o estresse e ansiedade reduziram em média de 1,43 (47,6%), e em relação à média de melhora na qualidade de sono foi de 1,88 (62,6%).

Os resultados foram estatisticamente significantes em 0,049 para dor, 0,044 para ansiedade e de 0,047 em relação ao sono.