2499
Resumo encontrados. Mostrando de 1471 a
1480
PN0317 - Painel Efetivo
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Mel orgânico brasileiro reduz o biofilme subgengival e perda óssea relacionados à doença periodontal: estudo in vitro e in vivo
Rosalen PL, Romario-Silva D, Franchin M, Bueno-Silva B, Saliba AS, Alencar SM
Biociências FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Neste estudo avaliamos o efeito do mel orgânico brasileiro (MOB) na microbiota oral e na perda óssea em um modelo de doença periodontal (DP). Oito amostras de MOB georreferenciadas e quimicamente caracterizadas por HPLC-MS/MS foram submetidas ao método de microdiluição para definir as concentrações inibitória e bactericida mínimas (CIM e CBM) contra Porphyromonas gingivalis W83. Atividade antibiofilme in vitro foi estudada em biofilme (BF) subgengival de 34 bactérias periodontais em dispositivo Calgary. Os BF foram tratados com os MOB (2 e 10x MIC), por 1min/2x/dia/7 dias, e controles +/-. Um modelo experimental de DP foi induzido por ligadura e P. gingivalis em camundongos SPF C57BL (CEUA/UNICAMP 5348-1/2019). As mandíbulas foram tratadas e a perda óssea medida por estereomicroscopia e software ImageJ. As bactérias foram identificadas por hibridização DNA-DNA. Os MOB mostraram atividades antimicrobiana e antiBF (MIC 2-7% e MBC 3-11%). O MOB nº 7 teve a melhor atividade antiBF, reduzindo a perda óssea (34%, p<0,05 ), o crescimento bacteriano in vitro e in vivo, e variando as cores dos complexos de bactérias amarelo, laranja e vermelho da DP. Quatro bioativos fenólicos foram identificados: ácidos ferúlico e cafeico, rutina e hesperidina. Altos teores dos flavonoides rutina e hesperidina foram identificados nos MOB-3 (33,4 e 32,5mg/100g), MOB-4 (31,4 e 29,8mg/100g) e MOB-5 (36,1 e 35,6mg/100g), respectivamente.
Os resultados podem abrir caminhos para o consumo racional de MOB como alternativa para a prevenção e/ou tratamento adjuvante da DP biofilme dependente.
(Apoio: CNPq N° 310522/2015-3; 408509/2016-3 e 306673/2019-3 | FAPs - FAPESP N° 2017/09898-0 e 2015/26864-7)
PN0324 - Painel Efetivo
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Deleção de genes específicos de Streptococcus mutans altera a hidrofobicidade e a parede celular das células bacterianas
Klein MI, Mariano FS
Diagnóstico Oral FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O entendimento de como potenciais alvos (genes e seus produtos) alteram as células microbianas pode auxiliar na formulação de estratégias para o controle de biofilmes. A cepa parental S. mutans UA159 e as cepas com deleção de genes associados à síntese de glucanos (▲gtfB, ▲gtfC, ▲gtfBC), metabolismo de ácidos lipoteicóicos (▲dltA, ▲dltD) e remodelagem da membrana citoplasmática (▲lytT, ▲lytS) foram cultivadas em meio TY+1% glicose até o meio da fase de crescimento logarítmico (DO550nm=0,5) e início da fase estacionária (DO550nm=1,0). Após, as células foram lavadas para testar a hidrofilicalidade via método com hidrocarboneto para separação de fases aquosa (hidrofílicas) e oleosa (hidrofóbicas). As leituras (DO550nm) ocorreram em 0, 1, 2 e 3 h. As culturas foram quantificadas por semeadura em ágar e avaliadas por microscopia eletrônica de transmissão. As células com DO=0,5 foram menos hidrofóbicas que as com DO=1,0, pois demoraram mais tempo para exibir diferenças. A cepa UA159 e as cepas ▲gtfB, ▲gtfC e ▲gtfBC mostraram diferença entre 0 e 2 h, as cepas ▲lytT e ▲lytS exibiram diferença apenas entre 0 e 3 h enquanto as cepas ▲dltA e ▲dltD mostraram diferença entre 0 e 1h (aumento da diferença com o tempo). A microscopia mostrou o aumento da espessura da parede celular da cepa ▲dltD e diminuição da espessura da parede para ▲gtfBC (versus a cepa parental).
Portanto, a fase de crescimento afeta a hidrofobicidade. A deleção de dltD tornou as células mais hidrofóbicas e com parede celular mais espessa. A deleção de gtfBC não afetou a hidrofobicidade, mas diminuiu a espessura da parede.
PN0332 - Painel Efetivo
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Matricaria chamomilla 30 CH no controle de sono, humor e dor em DTMs pós Covid
Nardy RO, Henrique VN, Barroso LS, Nunes AM, Mourao LCS
Odontologia CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE VOLTA REDONDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O SARS-CoV-2 identificado em dezembro de 2019, contribuiu nas alterações nos ciclos do sono, humor e percepção da dor, desencadeantes de diversas formas de dores orofaciais e bruxismo. O objetivo desse estudo observacional retrospectivo foi a análise de dados de 129 fichas de pacientes atendidos no período de maio de 2020 a maio de 2021 com diagnóstico de Disfunção Temporomandibular e atendidos na Clínica Núcleo Endo de Odontologia e atendimento à dores orofaciais. Destes 35 pacientes com diagnóstico de DTM e acompanhamento clínico por ficha e questionário de qualidade de sono de Pittsburgh, receberam prescrição do medicamento homeopático Matricaria Chamomilla 30CH (gotas) na dose de 5 gotas diárias para avaliar a eficácia da utilização do medicamento, no controle de dor e alterações do sono e humor, com e sem a instalação da placa estabilizadora interoclusal. Os resultados foram submetidos ao teste estatístico de Wilcoxon. A redução dos níveis de dor foram em média de 2,21 (73,6%), já o estresse e ansiedade reduziram em média de 1,43 (47,6%), e em relação à média de melhora na qualidade de sono foi de 1,88 (62,6%).
Os resultados foram estatisticamente significantes em 0,049 para dor, 0,044 para ansiedade e de 0,047 em relação ao sono.
PN0345 - Painel Efetivo
Área:
5 - Materiais Dentários
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeito da calcinação nas propriedades superficiais, mecânicas e ópticas de uma zircônia minimamente reciclada e infiltrada por vidro
Sahyon HBS, Campos TMB, Tebcherani SM, Piza MMT, Alves LMM, Benalcázar-Jalkh EB, Bergamo E, Bonfante EA
Prótese e Periodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar a influência do processo de calcinação na rota de reciclagem do pó 3Y-TZP com gradiente elástico estabelecendo um protocolo de obtenção de cerâmicas com melhores propriedades superficiais, mecânicas e ópticas. 128 discos de zircônia 3Y-TZP (3Y) reciclada foram obtidos por prensagem uniaxial e sinterizados a 1550ºC por 1h, sendo metade das amostras infiltradas com vidro. O efeito da calcinação foi avaliado nas propriedades microestrutural e cristalina por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios-X (DRX). As propriedades mecânicas foram avaliadas por testes de dureza e resistência à flexão biaxial para obter os parâmetros de Weibull. Exame fractográfico buscou a origem das fraturas. Propriedades ópticas avaliou os parâmetros de translucidez (PT) e razão de contraste (RC). As MEVs mostraram microestruturas semelhantes entre os grupos, porém os grupos calcinados exibiram um substrato mais homogêneo e sem impurezas. DRX demonstrou uma predominância de 3Y tetragonal para todos os grupos. A 3Y calcinada obteve maior resistência característica em relação ao grupo não calcinado, sem diferenças significantes no módulo de Weibull e dureza. A origem das fraturas foi o lado de tração em defeitos. A infiltração com vidro aumentou valores de RC e reduziu RT em comparação aos grupos não infiltrados.
O processo de calcinação melhorou a microestrutura, assim como as propriedades mecânicas da 3Y-TZP sem modificar a estrutura cristalina da 3Y reciclada.
(Apoio: FAPs - Fapesp N° 2017/27114-7)
PN0361 - Painel Efetivo
Área:
5 - Materiais Dentários
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Terapia fotodinâmica com Bixa Orellana e LED nas propriedades fisico-mecânicas da dentina afetada por cárie
Barbosa-Martins LF, Borges CR, Mesquita Ferrari RA, Fernandes KPS, Horliana ACRT, Motta LJ, Gonçalves MLL, Bussadori SK
ODONTOLOGIA INFANTIL FACULDADE PAULO PICANÇO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da Bixa Orellana sobre as propriedades físico-mecânicas da Dentina Afetada por Cárie (DAC). 60 blocos de dentina foram distribuídos em três grupos (N=20): G1: Dentina hígida (DH); G2: DAC; e G3: DAC + Bixa Orellana 20%/LED(aPDT)+Papacarie®. Quarenta superfícies de dentina foram utilizadas para produção de cárie por meio de biofilme de S. mutans. Os blocos foram avaliados quanto ao ângulo de contato entre a água e a superfície de dentina em 3 tempos: antes, após o condicionamento com ácido fosfórico a 37% e após o tratamento biomodificador (Bixa Orellana 20%/LED (aPDT)+Papacarie®). O teste de flexão de três pontos foi usado para obter o módulo de elasticidade de palitos de dentina totalmente desmineralizados antes e depois da biomodificação, e a variação de massa foi avaliada após quatro semanas de biodegradação em água. Foram utilizados os testes de Shapiro-Wilk, ANOVA two-way, one-way e de medidas repetidas e Tukey (p<0,05). Observou-se aumento da hidrofilia da superfície dos grupos quando utilizado biomodificador e quando o condicionamento da superfície foi aplicado. Quando as amostras foram tratadas com o agente biomodificador e então condicionadas, favoreceu-se o espalhamento do adesivo utilizado. Após quatro semanas, o agente mais hidrofóbico (Bixa Orellana) induziu maior resistência contra biodegradação da água, não havendo diferença com a dentina hígida.
A Bixa Orellana como agente biomodificador da dentina, antes do procedimento adesivo, poderia favorecer o embricamento mecânico e a união do adesivo a dentina.
PN0372 - Painel Efetivo
Área:
5 - Dentística
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Influência da fonte de luz e de diferentes materiais resinosos fluidos na resistência de união de pinos de fibra de vidro à dentina
Faria NS, Rached-Junior FJA, Silva SRC, Alfredo E, Messias DCF, Silva-Sousa YTC
Odontologia UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou o efeito de diferentes materiais resinosos fluidos e fontes de luz na resistência de união (RU) de pinos de fibra de vidro à dentina por meio do teste de push-out. Raízes bovinas foram submetidas ao tratamento endodôntico e ao preparo protético para, então, serem distribuídas em 5 grupos (n=100) de acordo com o material de cimentação utilizado: cimento resinoso autoadesivo (CA), cimento resinoso dual (CD), Filtek Supreme Flowable (FSF), bulk-fill/canforoquinona (BFC), bulk-fill/ivocerin (BFI). Os espécimes foram distribuídos em subgrupos de acordo com as fontes de luz: LED de único comprimento de onda (Radii Plus) e LED de múltiplos comprimentos de onda (Valo Cordless), ambos com 1000 mW/cm2. As raízes foram seccionadas em slices de 2,1 mm de espessura. Um slice de cada terço radicular foi submetido ao teste de push-out. Os dados (MPa) foram submetidos à análise estatística. ANOVA e Tukey (α=0,05) demonstraram que LED Valo Cordless (6,08±1,86) propiciou os maiores médios de RU, diferente (p<0,05) do Radii Plus (5,51±1,75). O CD (6,39±2,12) e BFC (6,12±1,81) apresentaram os maiores valores, sendo diferente (p<0,05) da BFI (5,76±1,72). O CA (5,52±1,09) e FSF (5,18±2,06), obtiveram os menores valores, independente do LED utilizado. Os terços cervical (7,32±1,81) e médio (5,64±1,43) obtiveram os maiores valores, sendo semelhantes entre si (p>0,01) e diferentes (p<0,01) do apical (4,38±0,69).
Concluiu-se que o cimento resinoso dual e a bulk-fill/canforoquinona associados à fonte de luz Valo propiciaram maior RU do pino de fibra de vidro à dentina.
PN0403 - Painel Efetivo
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Validação da versão brasileira do Perfil de Impacto da saúde bucal aplicado à doença periodontal (OHIP 14 PD)
Martins-Cruz TM, Douglas-De-Oliveira DW, Leal JHG, Flecha OD, Gonçalves PF
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Apesar de ser reconhecido que a doença periodontal pode causar impacto negativo na qualidade de vida, não existe nenhum questionário validado no Brasil para avaliar esta repercussão em especial. O objetivo deste estudo foi o de traduzir, adaptar transculturalmente e validar o OHIP 14 PD (Oral Health Impact Profile Applied to Periodontal Disease) para a aplicação entre os pacientes brasileiros. O instrumento original foi traduzido e validado para o português do Brasil em um estudo transversal com 110 participantes recrutados numa clínica escola de Odontologia. A amostra foi dividida em dois grupos: 55 com doença periodontal e 55 sem doença periodontal. O instrumento foi autoaplicado duas vezes num intervalo de 7 a 10 dias para os pacientes com doença periodontal. As propriedades psicométricas foram verificadas por meio da consistência interna (α de Cronbach) e da confiabilidade do método teste-reteste (ICC, coeficiente de correlação intraclasse), validade convergente (correlação de Spearman) e validade discriminante (teste de Mann-Whitney), com p <0,05. A maioria da amostra foi composta por mulheres (n=69; ±40,65 anos). O OHIP 14 DP - Br apresentou excelente consistência interna (α=0,997) e confiabilidade muito boa do método teste-reteste (ICC=0,945, p<0,001). Houve correlação significativa entre as pontuações obtidas em todos os 7 domínios entre este questionário e a autopercepção da saúde gengival (p=0,023).
Este estudo fornece evidências psicométricas que sustentam a validade transcultural da versão OHIP 14 DP - Br para sua utilização no Brasil.
PN0407 - Painel Efetivo
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Correlação entre índice de placa e índice gengival em indivíduos apresentando gengivite autorreportada
Rosing CK, Fagundes HH, Rotta IS, Sossai LL, Friedrich SA, Pedroni G, Cavagni J
Odontologia Conservadora UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo objetivou avaliar a correlação entre Índice de Placa de Quigley e Hein (IP/QH) e Índice Gengival (IG) em indivíduos que reportam ter gengivite. O estudo consistiu na análise secundária de dados base de um ensaio clínico randomizado abordando placa e gengivite em 76 indivíduos. A análise foi feita a partir de coeficientes de correlação de Pearson entre as médias dos índices de placa e gengival na análise inicial do estudo. Também se calculou o coeficiente de regressão linear entre esses índices e o R2 resultante do modelo. Correlacionou-se, também a média do índice de placa com a ocorrência de sangramento gengival e a severidade de placa com o Índice de Sangramento Gengival. Para descrição do padrão de associação entre as variáveis, gráficos de dispersão também foram gerados e reportados. Para a análise do presente estudo, utilizou-se o pacote estatístico Stata e considerou-se como significativo valores de p<0,05. Demonstrou-se uma correlação positiva entre o IP/QH e IG, média do índice de placa com a presença de sangramento gengival e a severidade da placa com a presença de sangramento gengival. Demonstrou-se que a mudança de 1 escore na média de placa está associado a aumento de 0,09 na média de índice gengival e de índice de sangramento gengival. Além disso, um aumento 1% na placa resulta em apenas de 0,26% de aumento no sangramento gengival.
De acordo com os dados coletados, pode-se concluir que existe uma correlação positiva entre o índice Quigley & Hein e o índice gengival. A associação é estatisticamente significativa, porém, varia de fraca a moderada.
(Apoio: Colgate Palmolive N° CRO-2021-06-SEN-ETB-BZ-BS)
PN0433 - Painel Efetivo
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Complicações pulpares em primeiros molares permanentes de pacientes com hipomineralização molar inicisivo (HMI)
Jorge RC, Guerra BMS, Reis PPG, Machado GF, Fidalgo TKS, Soviero VM
Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de complicações pulpares em primeiros molares permanentes (PMP) de pacientes com HMI. Para a realização do estudo, foram visitadas 9 escolas municipais nas áreas de abrangência da Estratégia Saúde da Família, em Petrópolis, RJ. O critério de inclusão foi a presença de HMI. Foram excluídas crianças com necessidades especiais e com aparelho ortodôntico. Três examinadores calibrados (kappa 0,80) realizaram os exames, utilizando o critério Ghanin para HMI, CPO-D para cárie dentária e PUFA para complicações pulpares. Os dados foram submetidos à análise descritiva e ao teste de Mann-Whitney (p<0,05) utilizando o SPSS V.29 (SPSS IL, Chicago, EUA). A amostra foi composta de 236 crianças com HMI, sendo 126 (53,4%) meninas e 110 (46,6%) meninos, com idade média 8,95 (DP=1,84). Quanto à severidade da HMI, 84 (35,6%) crianças apresentavam HMI leve (opacidades brancas), 32 (13,6%) apresentavam HMI moderada (opacidade amarelo-marrom), 120 (50,8%) apresentavam HMI grave (fratura pós-eruptiva/cárie atípica/restauração atípica). O CPO-D variou de 0 a 6 com média 0,96 (DP=1,31), tendo sido significativamente mais alto em pacientes com HMI grave (p<0,001). O índice PUFA considerando apenas os PMP, variou de 0 a 2 com média 0,08 (DP=0,31), afetando 18 (7,6%) pacientes, todos com HMI grave (p<0,001). Dos 20 PMP com complicação pulpar, 17 apresentavam polpa exposta e 3, fístula.
A prevalência de complicações pulpares foi 7,6% e esteve associada a HMI grave.
PN0499 - Painel Efetivo
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Caracterização e efeito antibacteriano do cinamaldeído em sistema de microemulsão
Almeida LFD, Xavier-Júnior FH, Barros ABC, Borges-Grisi MHS, Bastos CFB, Gomes Filho FN, Lima KF
DCOS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Realizou-se a caracterização e a atividade antibacteriana do cinamaldeído em sistema de microemulsão frente S. sanguinis (IAL 1832). O sistema foi preparado utilizando-se cinamaldeído 10%, tensoativo lipofílico Kolliphor® 4% e 0,1% de quitosana, para funcionalização da solução. As amostras foram caracterizadas quanto ao diâmetro e Índice de Polidispersão (PdI) pelo método de espalhamento dinâmico de luz (DLS), e Potencial Zeta por meio de espalhamento de luz eletroforético. O sistema foi empregado frente biofilmes de S. sanguinis (n=12/grupo), cultivados em placas de 96 compartimentos em meio BHI+ 1% de sacarose, durante 24 horas. Em seguida foram expostos ao sistema de microemulsão por 24 horas adicionais e determinada atividade metabólica, pelo ensaio de MTT. Clorexidina 0,12% e o meio de cultura sem adição de antimicrobianos, foram empregados como controles. As concentrações de cinamaldeído avaliadas foram de: 10%, 5%, 2,5% e 1%. Os dados foram analisados por estatística descritiva e por meio do teste Anova. A microemulsão apresentou diâmetro médio das partículas de 563,8 nm (±13,4), o Pdl Médio de 0,216 mV (±0,006) e Potencial Zeta de 14,6 (±0,2). Verificou-se que a concentração de 10% não foi capaz de diminuir o metabolismo celular de modo semelhante a clorexidina (p>0,05). As menores concentrações apresentaram atividade antimicrobiana efetiva quando comparadas ao controle positivo (p<0,05).
O sistema de emulsão com cinamaldeído e quitosana apresenta caracterização nanocompatível, exercendo efeito antibacteriano frente a biofilmes de S. sangunis.