Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2507 Resumo encontrados. Mostrando de 851 a 860


PN0806 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da radiação ionizante na estrutura dentária
Souza PV, Zanelli WS, Magalhães GAP, Ramos AP, Nascimento FD, Castilho ARF, Pascon FM, Puppin-Rontani RM
ODONTOLOGIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar os possíveis efeitos da radiação ionizante na fase orgânica (colágeno IV) e inorgânica (PO43-) da junção amelodentinária (JDE) e na cristalinidade da hidroxiapatita (HA) de dentes irradiados. Dessa forma, vinte terceiros molares permanentes hígidos foram alocados nos seguintes grupos (n=10): não irradiado (GNI) e irradiado (GI). As coroas foram separadas das raízes e posicionados em uma placa de 24 poços imersas em uma solução remineralizadora, submetidas a radioterapia (RT) simulada in vitro. Tais amostra, receberam uma dose de 2 Gy por 5 dias em 7 semanas, equivalente a 70 Gy. O conteúdo orgânico (amida 1245 e 1640 cm-1) e PO43- (fosfato 940 cm-1) da JDE foram avaliados por FT-Raman (n=7) e FTIR-ATR (n=3). Os dados obtidos por FT-Raman e FTIR foram submetidos, respectivamente, aos testes Mann-Whitney U e T-student para variáveis independentes considerando-se α = 5%. A cristalinidade dos cristais de HA foi analisada por DRX (n=1). Observou-se um aumento entre a razão do conteúdo orgânico e inorgânico, sendo esse não significativo entre os grupos avaliados por FT-Raman e FTIR-ATR. No difratograma notou-se alteração da estrutura cristalina da hidroxiapatita entre os grupos, resultando na diminuição da cristalinidade e no tamanho do cristalito.

Portanto, a radiação ionizante não induziu alteração no conteúdo orgânico e inorgânico da JDE, porém produziu alterações na cristalinidade da HA, diminuindo sua estabilidade.

PN0807 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Ativação de gelatinases em dentes humanos permanentes após diferentes protocolos de radioterapia experimental
Barbosa PIZ, Marubayashi LM, Lima RB, De Oliveira HF, Segato RAB, Nelson-Filho P, Paula-Silva FWG, Queiroz AM
Departamento de Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi comparar a ativação de gelatinases na junção amelodentinária (JAD) e na dentina subjacente (DS) de dentes permanentes após radioterapia experimental nas modalidades convencional e hipofracionada.Terceiros molares recém-extraídos (N = 15) foram divididos em três grupos experimentais de radioterapia: controle, convencional (CR) e hipofracionado (HR) (n = 5 por grupo). Após exposição in vitro à radiação ionizante, seguindo protocolos padronizados para cada modalidade, um substrato gelatinoso foi incubado nas fatias dentais (n = 10 por grupo). A ativação de gelatinases foi medida por zimografia in situ, expressa em unidades arbitrárias de fluorescência (mm2) de três regiões dentárias: cervical, cúspide e fosseta. Considerando todas as regiões dentárias, a intensidade de fluorescência do grupo CR foi maior do que os grupos HR e controle, tanto na JAD quanto na DS (p-valor <0,001). Além disso, a intensidade da fluorescência foi maior na DS quando comparada à JAD em todos os grupos (p-valor <0,001). Considerando cada região do dente, uma diferença estatisticamente significativa entre CR e HR foi observada apenas na região do sulco da DS (p-valor <0,001). Correlações significativas e positivas entre intensidades de fluorescência na JAD e DS também foram observadas (p-valor <0,001).

A radioterapia experimental influenciou claramente a ativação das gelatinases. A exposição ao protocolo convencional pode desencadear maior ativação de gelatinases do que o hipofracionado, tanto na junção amelodentinária quanto na dentina subjacente.

PN0808 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação renal e hepática de camundongos diabéticos não-obesos (NOD) tratados com gel oral contendo Campomonesia adamantium
Rezende LYZ, Silva ACBT, Herrera PET, Vilanova BPO, Oliveira KL, Olivon VC, González AHM
doutorado UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo da presente pesquisa foi avaliar as funções renais e hepática de camundongos não-obesos diabéticos (NOD) e não-obesos diabéticos tratados (NODT) com o extrato hidroalcóolico de Campomonesia adamantium (C adamantium). Neste estudo foram utilizados 20 camundongos não-obesos diabéticos (NOD), machos, com peso de 30g ± 2g e idade 90 dias ± 5 dias, divididos em dois grupos (n=10). O projeto foi submetido ao CEUA da Universidade Uniderp com Protocolo 3143. Os grupos foram divididos em NOD e NODT tratados com gel para mucosa oral contendo extrato de C adamantium, 2%, aplicação gengival 1X ao dia, durante 7 dias. Após o tratamento, os animais foram eutanasiados e realizada a coleta de sangue para avaliação bioquímica da função renal e hepática com kits bioquímicos da Gold Analisa. Os resultados obtidos demonstraram que o tratamento com o extrato de C adamantium não altera a função renal ou hepática dos animais do grupo tratado quando comparado ao grupo sem tratamento. Foram avaliados os parâmetros de glicose (NOD: 284 ±10,3; NODT: 290±9,2mg/dL), aspartato aminotransferase (NOD: 51±3,5; NODT: 53,0±4,2mg/dL), alanina aminotransferase (NOD: 54±4,5; NODT: 56,2±5,2mg/dL), creatinina (NOD: 1,2±0,09; NODT: 1,1±0,08mg/dL), ureia (NOD: 54±2,5; NODT: 56,0±5,0mg/dL).

Assim, o tratamento via oral com o gel para mucosa contendo o extrato C adamantium não induz a prejuízo na função renal e hepática de animais diabéticos e, portanto, pode ser utilizado para a avaliação do uso desse extrato no tratamento de gengivite e/ou doença periodontal em pacientes diabéticos.

PN0809 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

8-Hydroxy-2'-deoxyguanosina salivar como marcador do estresse oxidativo e saúde bucal em pacientes submetidos à gastroplastia
Ribeiro ASP, Castelo PM, Marquezin MCS, Scudine KGO, Rasera-Júnior I, Rocha BA, Barbosa Júnior F, Calixto L
CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O monitoramento do estado inflamatório e da saúde bucal durante o tratamento da obesidade pode ajudar a entender a relação entre excesso de peso e doença periodontal. Foram incluídos 124 adultos divididos nos grupos: eutrofia (n=22), obesidade mórbida submetido à dieta (n=42) e obesidade mórbida submetido à gastroplastia/bypass (n=60), seguidos por 6 meses. O exame físico incluiu as medidas de estatura, peso e Índice Periodontal Comunitário (IPC/OMS). Amostras de saliva não-estimuladas foram submetidas à espectrometria de massas (LC-MS/MS; Triplo Quadrupolo Mass Spectrometer) para a dosagem de 8-Hydroxy-2'-deoxyguanosina (8-OHdG) como biomarcador do estresse oxidativo associado à inflamação. Os dados foram analisados por meio de Two-way ANOVA modelo misto e Mann-Whitney. Uma redução importante no IMC foi observada no grupo cirurgia (média±DP=46,8±9,5; 38,4±7,8; 35,1±7,5 Kg/m2 aos 0, 3 e 6 meses, respectivamente; p<0,001), enquanto se manteve estável no grupo dieta. As concentrações salivares de 8-OHdG não foram diferentes entre os grupos eutrofia (2,31±0,68 ng/mL) e obesidade mórbida (2,71±1,18 ng/mL; p=0,0112), mas um aumento na [8-OHdG] salivar foi observado no grupo submetido à dieta (2,70±0,91; 2,03±1,30; 3,72±1,71 ng/mL aos 0, 3 e 6 meses, respectivamente; p<0,001), coincidente com a piora no estado de saúde periodontal e no aumento do número de refeições realizadas ao dia.

A 8-Hydroxy-2'-deoxyguanosina salivar mostrou refletir o estado de saúde bucal sem sofrer influência da perda de peso pós-cirúrgica em pacientes com obesidade mórbida.

(Apoio: CAPES  |  FAPESP)
PN0810 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Otimização dos protocolos regulares de desinfecção em áreas de difícil acesso em ambientes odontológicos
Freitas MR, Campos ISO, Cortelli JR, Aquino DR, Fernandes WP, Alvarenga HO, Fernandes PC, Silva-Concilio LR
Odontologia UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

No ambiente odontológico, patógenos são transportados por meio de aerossois. Esses se depositam em superfícies e podem facilitar a propagação de infecções cruzadas, principalmente quando permanecem em áreas de difícil acesso para a limpeza. O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, uma forma de otimização dos protocolos de limpeza, comparando o efeito residual de duas substâncias, do álcool 70°GL e deste quando enriquecido com dióxido de titânio (TiO2) + dodecilbenzeno de sódio (SDBS), em amostras impressas em PLA. A metodologia analítica foi definida após a realização de projetos pilotos. Foram 4 os tempos de coleta, T1: 20 min após contaminação, T2: após desinfecção, T3: imediatamente após 2ª contaminação (efeito residual) e, T4: após 2ª desinfecção. As UFCs foram contadas e os resultados submetidos aos testes t pareado e t student. Independente do grupo e atmosfera analisados, o tempo 3 foi estatisticamente (p<0,05) maior que os tempos 1,2 e 4, que se mostraram iguais.

Em comparação com o álcool puro, o álcool 70°GL enriquecido apresentou resultados promissores em experimentos laboratoriais, sendo mais eficiente na desinfecção de superfícies rugosas, bem como ação eficaz quando avaliado o tempo residual de desinfecção.

PN0811 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Concentrações de carboidrato total e redutor em tipos de açúcar do mercado
Magalhães-Silva DL, Freitas LA, Cruz GS, de Assunção Costa BJ, Tabchoury CPM, Cury JA, Ricomini-Filho AP
Biociências FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Diferentes tipos de açúcar (sacarose) estão disponíveis no mercado e as concentrações de carboidrato (açúcares) total e redutor nestes produtos podem variar. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar as concentrações de açúcares total e redutor em diferentes açúcares comerciais. Cinco diferentes tipos de açúcares comercialmente disponíveis no mercado foram analisados (n=1): Cristal, Demerara, Mascavo, Fit e Coco. Os açúcares foram adquiridos em supermercados na cidade de Piracicaba, SP. Previamente às análises, amostras dos açúcares foram mantidos em dessecador por 24 h. A quantidade de 1 g de cada açúcar foi pesada, dissolvida em água purificada e o volume completado para 100 mL. As análises foram feitas em triplicatas. Açúcar total foi determinado pelo método do Fenol-Sulfúrico (490 nm) e o redutor pelo método de Somogyi-Nelson (530 nm). Os resultados foram expressos em % (p/p) de carboidratos encontrados na forma total e redutor e os dados foram analisados descritivamente (média e dp). Os açúcares Cristal, Demerara, Mascavo, Fit e Coco apresentaram, respectivamente, concentrações de açúcares totais de 81,6 ± 2,3, 79,6 ± 0,1, 75,8 ± 0,1, 86,3 ± 0,2 e 73,5 ± 0,0, e de açúcares redutor de 0,0 ± 0,0, 0,1 ± 0,0, 3,3 ± 0,2, 0,2 ± 0,0 e 3,6 ± 0,2.

Com base nos resultados, os açúcares Mascavo e de Coco apresentam as menores concentrações de açúcares totais e as maiores de redutor, sugerindo haver neles sacarose hidrolisada ou monossacarídeos na forma livres.

PN0813 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de membranas a base de Hancornia speciosa e doxiciclina na regeneração óssea em calvárias de ratos
Mafra MAT, Dantas ACGC, Paiva DFF, Amorim KS, Santos VAB, Raimundo SF, Groppo FC
Farmacologia, Anestesiologia e Terapêuti FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou o efeito do filme de ácido hialurônico (HA), alginato (ALG), Hancornia speciosa (HS) e doxiciclina (DOX) na regeneração óssea de ratos. Foram utilizados 54 ratos divididos em 3 grupos, eutanasiados em 3 períodos (30, 60 e 90 dias) e avaliados por microtomografia computadorizada (micro-CT). Foram feitas duas membranas (MEM), uma contendo HA/ALG/HS e a outra com adição de DOX. Duas perfurações de 5 mm de diâmetro foram realizadas e 6 tipos de tratamento foram distribuídos nos animais em função dos grupos. O grupo 1 tendo um lado tratado com osso autógeno (OA) e o outro sem tratamento. O grupo 2 teve cada defeito preenchido com uma MEM diferente. O grupo 3 não tiveram seus defeitos preenchidos, sendo recoberto por cada uma das MEM. Em relação ao volume ósseo, os tratamentos recobertos com as MEM tiveram melhores resultados aos 60 dias quando comparados ao período final; aos 60 dias o grupo OA apresentou maiores valores em comparação aos tratamentos preenchidos com MEM; aos 90 dias o OA foi superior em comparação aos tratamentos recobertos com ambos os filmes. Quanto a densidade óssea, a MEM contendo DOX apresentou melhores resultados aos 60 dias em relação ao período inicial; no período de 30 dias o grupo OA teve melhores resultados comparados a todos os tratamentos recobertos com as duas MEM; aos 60 dias OA teve melhor desempenho que os tratamentos preenchidos com as MEM.

Diante dos presentes resultados, não existe base para utilizar as membranas sugeridas como suporte ou recobrimento de defeitos ósseos.

PN0815 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Alteração da cor e rugosidade de superfície de resinas compostas injetáveis bioativas submetidas a desafio ácido e imersas em café
Servín MPM, Turssi CP, Vieira-Junior WF, Basting RT, França FMG
Dentística FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a cor e rugosidade das resinas injetáveis de diferentes tipos de fluidez comparadas a nanoparticulada após imersão em soluções de envelhecimento. Foram confeccionados 90 corpos de prova (5mm diâmetro X 2mm altura) de resina injetável sem fluidez (Beautiful Flow Plus 00 Shofu); com pouca fluidez (Beautiful Flow Plus 03 Shofu) e resina nanoparticulada (XZ350 3M/ESPE) submetidos a ciclagem de pH, imersos em água e café (n=10). As análises de rugosidade e da cor foram realizadas antes e após a ciclagem de pH e as imersões. Os dados foram submetidos a ANOVA ao nível de significância de 5%. Constatou-se que após a imersão no café, a resina injetável com pouca fluidez apresentou maiores valores de rugosidade (p<0,05) e após a ciclagem de pH, a resina nanoparticulada demonstrou rugosidade menor que ambas resinas injetáveis (p<0,05). Ainda, para as resinas injetáveis com pouca fluidez e nanoparticulada, o café determinou valores de rugosidade maiores que os ciclos de pH (p<0,05). Quanto à avaliação da cor, na água destilada os valores de L foram maiores que após ciclos de pH e estes maiores que os revelados após imersão no café (p < 0,001). A imersão em café aumentou os valores de a e b para todas as resinas. O Delta E e Delta E00 mostraram que todas as resinas imersas em água ou após ciclos de pH apresentaram alterações clinicamente detectáveis, porém menores do que quando imersas no café

Conclui-se que as resinas injetáveis apresentaram desempenho semelhante à resina nanoparticulada quanto a cor e quanto a rugosidade de superfície após ciclos de envelhecimento.

PN0816 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da resistência à flexão biaxial de resinas compostas após serem submetidas à diferentes tipos de polimerização
Machado MRG, Lima LCS, Martins CL, Seraidarian PI, Pereira GR, Antunes ANG
DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência à flexão biaxial de quatro resinas compostas de diferentes composições, fotopolimerizadas em duas etapas e, posteriormente, pós-polimerizadas por calor e pressão. Foram confeccionados 480 discos de resina composta, sendo 120 discos cada um. Desses 120 discos, 60 foram fotopolimerizados por 20 segundos e os outros 60 por 60 segundos. Em seguida, metade de cada grupo fotoativado (n = 30) foi submetida à pós-polimerização por calor e pressão e a outra metade (n = 30) não. Em seguida, os discos foram armazenados em água destilada por 24 horas antes do teste. Após a análise estatística, constatou-se que os compósitos Z100 e Filtek Z350 apresentaram maior valor de resistência à flexão biaxial nos grupos de 20 e 60 segundos no método convencional. Na condição de 20 segundos pós-polimerização, os maiores valores são alcançados por Z100 (18,65 MPa) e Filtek Z350 (24,71 MPa). Já na condição de 60 segundos pós-polimerização o melhor resultado foi obtido com o Z100 (64,88 MPa) e o menor valor foi com o IPS Empress Direct (7,56 MPa). Houve uma diminuição estatisticamente significativa na resistência à flexão biaxial no Z100 que recebeu fotopolimerização por 20 segundos e pós-polimerização (18,65 MPa), quando comparado à polimerização convencional (28,29 MPa).

Portanto, não há necessidade de fotopolimerizar os compósitos excedendo o tempo recomendado pelos fabricantes, no método convencional. O protocolo pós-polimerização promoveu aumento na resistência à flexão biaxial apenas para o Z100 fotopolimerizado por 60 segundos.

PN0817 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Influência de adesivos contendo monômeros funcionais ou tecnologia S-PRG na resistência de união à dentina após ciclagem termomecânica
Souza GSS, Turssi CP, Basting RT, Vieira-Junior WF, França FMG
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de adesivos contendo monômeros funcionais ou tecnologia S-PRG na resistência de união à dentina após ciclagem termomecânica. Dentina média de oitenta terceiros molares foi exposta e os mesmo foram distribuídos em 8 grupos (n=10), restaurados de acordo com os adesivos: Autocondicionante S-PRG - Giomer(FL Bond II- Shofu); Universal com monômero funcional modo autocondicionante (Single Bond Universal - 3M/ESPE); Autocondicionante contendo monômero funcional (Clearfil SE Bond - Kuraray) e Convencional (Adper Single Bond 2 - 3M/ESPE) submetidos ou não à ciclagem termomecânica (100.000 ciclos mecânicos com 50N de carga e 2Hz de frequência e banhos de 1 min 5 e 55ºC). Em seguida, as amostras foram seccionadas para obtenção de espécimes de microtração, realizado em máquina universal de ensaio. Os dados foram submetidos ao modelo linear generalizado e teste de Tukey (α = 5%).

Não existiu diferença nos valores de resistência de união entre os grupos sem ciclagem termomecânica. Porém, nos grupos com ciclagem, maiores valores de resistência de união foram proporcionados pelo adesivo convencional comparado aos adesivos universal e autocondicionante contendo monômero funcional, além de valores significativamente menores encontrados no grupo com adesivo autocondicionante contendo S-PRG. O adesivo convencional de dois passos de aplicação resultou em maiores valores de resistência de união, após ciclagem termomecânica.