Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2507 Resumo encontrados. Mostrando de 871 a 880


PN0829 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do ácido poli(aspártico) associado ao agregado trióxido mineral (MTA) na regeneração dentinária em molares de rato
Santos FFV, Arana-Chavez VE, Nascimento FD, Braga RR
Biomateriais e Biologia Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo verificou se o uso do ácido poliaspártico (pAsp 27.000 Da, Alamanda Polymers) associado ou não ao MTA proporcionaria resultados superiores ao capeamento pulpar com MTA. Ratos Wistar (N=56) foram divididos em 2 grupos (7 e 21 dias pós-operatórios). Foi realizada a exposição pulpar mecânica da oclusal dos primeiros molares superiores seguido de um dos tratamentos (n=7): Grupo C - apenas selamento com compósito; MTA - capeamento com MTA; pAsp - aplicação de solução de pAsp; MTA/pAsp - aplicação de MTA misturado a solução de pAsp (5:1 em massa); e selamento das cavidades. Após a eutanásia e processamento das hemi-maxilas, os cortes foram submetidos a análises histopatológica (coloração HE e Brown e Brenn modificada por Taylor) e imunoistoquímica para detecção da osteopontina (OPN) e proteína da matriz dentinária 1 (DMP1). Aos 7 dias, observou-se a presença de infiltrado inflamatório agudo e formação de tecido mineralizado desorganizado em todos os grupos. A qualidade e espessura da dentina reparativa formada aos 21 dias nos grupos tratados, principalmente no grupo pAsp, foi superior a encontrada no grupo controle. Houve contaminação bacteriana em alguns espécimes isolados no grupo MTA/pAsp aos 21 dias. A imunomarcação para DMP1 e OPN foi maior no grupo pAsp, seguido pelos grupos com MTA quando comparados ao grupo controle em ambos os períodos.

A associação do MTA ao pAsp apresentou os piores resultados, já o uso isolado do pAsp na regeneração dentinária se mostrou uma alternativa tão efetiva quanto o uso do MTA apenas.

PN0830 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Influência de equipamentos fotoativadores na polimerização de diferentes regiões de resinas compostas convencional e bulk-fill
Moreira JC, Spigariol IM, Osakabe LPD, Araújo DS, Turbino ML, Romano MM, Dantas RVF, Shimokawa CAK
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a microdureza de diferentes regiões das superfícies de topo e de fundo de amostras de resina composta Tetric N- Ceram e Tetric N-Ceram Bulk Fill. As amostras foram confeccionadas com matrizes de 10 mm de diâmetro e 2 mm de espessura para a resina convencional, e 4 mm de espessura para a resina bulk-fill. As resinas foram inseridas nas matrizes em porção única e fotoativadas por 10 s utilizando os equipamentos Bluephase Style e Elipar DeepCure. Testes de dureza (n=5) foram feitos nas superfícies de topo e de fundo com o equipamento HMV-G (Shimadzu) com carga de 50 gf, por 8 segundos. Foram feitas 3 indentações no centro e nas suas extremidades. Os dados foram analisados com teste de ANOVA 2 fatores para medidas repetidas e teste complementar de Tukey (α=0,05). Quanto às regiões, as resinas não apresentaram diferenças significantes nos resultados de microdureza, independentemente do equipamento fotoativador (p>0,05). Na superfície de topo de ambas as resinas, todas as regiões chegaram a pelo menos 80% da dureza máxima. Na superfície de fundo da resina bulk-fill, nenhuma região chegou a 80% da dureza máxima. Na superfície de fundo da resina convencional, apenas a região central quando fotopolimerizada pelo Deep Cure obteve pelo menos 80% da dureza máxima.

O uso de diferentes equipamentos não influenciou nos resultados de microdureza de nenhuma das resinas. As extremidades das superfícies de fundo das amostras de ambas as resinas apresentaram microdureza inferior a 80% da dureza máxima.

(Apoio: CAPES)
PN0831 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Como um agente self-etching e self-priming melhoram a resistência de união cimento e resina composta para CAD/CAM
León GSA, Carvalho ABG, Grassi EDA, Andrade GS, Rodrigues CS, Melo RM, Saavedra GSFA
MATERIAIS ODONTOLÓGICOS E PRÓTESE INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar o efeito de um agente self-etching e self-priming (Monobond Etch&Prime) na resistência de união em curto e longo prazo a uma resina composta para CAD/CAM. Blocos de Tetric®CAD foram fatiados (N =208; 14x4 mm), e divididos de acordo com o tratamento de superfície: HF (condicionamento com ácido fluorídrico 10%); HF+HPO (condicionamento com HF 10% + ácido fosfórico 37%); AlO (jateamento AlO 50µm); Monobond (Monobond Etch&Prime). Ângulo de contato (CA, em graus (°)), rugosidade (Ra) e microcisalhamento (µSBS, em MPa) foram avaliados. Para µSBS, foi aplicado o adesivo (Tetric N-Bond Universal) e um cilindro de cimento (1,75 mm - Allcem Dual FGM) foi confeccionado. µSBS foi realizado 24 h após a cimentação e após envelhecimento (5/55°C; 50 kgf; 1mm/min). Os espécimes foram analisados em microscópio para classificação das falhas. Os testes ANOVA 1 e 2 fatores e Tukey (p < 0.05) foram utilizados para análise estatística. Os resultados de CA indicaram que HF e HF+HPO apresentaram as maiores médias (81,7±4.3 e 86±8). Para rugosidade os grupos HF, HF+HPO e Monobond demonstraram valores similares e inferiores ao AlO (1,3±0,2). Para µSBS, Monobond e Al₂O₃ exibiram a maior resistência (30,3±10,9 e 25±4,3) na condição imediata. O envelhecimento térmico reduziu significantemente a µSBS para todos os grupos. As falhas foram coesivas da resina e adesivas entre resina e cimento.

É possível concluir que o tratamento com o agente self-etching e self-priming com um adesivo universal podem otimizar a adesão entre resina composta para CAD/CAM e cimento resinoso.

(Apoio: CAPES  N° 88881.593653/2020-01)
PN0832 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Incorporação de nanopartículas de cobre/prata em propriedades antimicrobianas, cor, rugosidade e tempo de presa de ionômero de vidro
Lima LA, Noronha VT, Salazar SSD, Regis WFM, Paula AJ, Rodrigues LKA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo investigou in vitro o potencial antimicrobiano, a formação biofilmes duo-espécies de S. mutans e C. albicans, a rugosidade de superfície, variação de cor e tempo de presa de um cimento de ionômero de vidro (CIV) incorporado com nanopartículas de cobre e prata (CuAgNP ), em três concentrações. Os espécimes de CIV foram confeccionados (n=9), de acordo com os grupos: 1- CIV inalterado; 2- CIV + 0,01% CuAgNP; 3- CIV + 0,05% CuAgNP e 4- CIV + 0,1% CuAgNP. Biofilmes duo-espécies foram formados sobre espécimes em meio de cultura triptona caseína soja suplementado com extrato de levedura e 1% de sacarose por 72 h. O experimento foi repetido 3 vezes com 3 unidades experimentais em cada grupo. Em seguida, os biofilmes foram coletados e semeados em meios seletivos, as unidades formadoras de colônias (UFC) foram contadas e o peso seco determinado. A rugosidade da superfície, variação de cor e tempo de presa foram avaliadas por perfilometria, espectrofotometria e agulha de Gilmore respectivamente. Os testes Kolmogorov-Smirnov, ANOVA e teste de Tukey constituíram a análise estatística. A incorporação de CuAgNP ao CIV não apresentou efeito antimicrobiano significativo e foram observadas mudanças significativas nas propriedades físicas do material dopado com CuAgNP, como o aumento do tempo de presa, piora nas propriedades de rugosidade de superfície e variação de cor com o escurecimento do material.

A incorporação de CuAgNP não melhorou o potencial antimicrobiano e proporcionou piora nas propriedades do CIV estudado.

PN0833 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Formulação de mucoadesivos contendo extrato pirolenhoso contra cepas de Candida albicans oral
Milani LMJ, Lund RG
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Princípios ativos de origem natural vem sendo explorados como alternativa para o tratamento de doenças fúngicas e desenvolvimento de medicamentos com uso em potencial. O extrato pirolenhoso é um produto de base orgânica resultante da condensação da fumaça gerada na pirólise da madeira, é constituído em sua maior parte por água, compostos fenólicos, aldeídos e ácidos orgânicos. Este extrato encontra aplicação em diversas áreas como na agricultura, indústria alimentícia, e já possui comprovadas ações antimicrobianas, constituindo-se como um possível agente no tratamento de candidíases orais. Para avaliação do extrato pirolenhoso como medicamento antifúngico, foram desenvolvidos biofilmes preparados a partir da dispersão de 2% de quitosana de alta massa molar com grau de desacetilação de 75,6% em solução aquosa de ácido acético a 2%, com a posterior adição dos extratos pirolenhosos. Os biofilmes foram caracterizados, e foi feita avaliação antifúngica, in vitro, através do teste de contato direto. As análises estatísticas foram feitas no programa SPSS Statistics 22.0. As formulações apresentaram boas propriedades físicas, estruturais e químicas e tiveram atividade antifúngica contra culturas de Cândida albicans.

Os estudos dos biofilmes mostraram adequados aspectos físicos e químicos. Além disso apresentaram positiva ação antifúngica, vislumbrando-se como uma alternativa terapêutica para o tratamento de candidíases orais.

PN0834 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise in vitro da viabilidade celular de fibroblastos gengivais humanos expostos ao extrato de jambú (Acmella oleracea) e ao espilantol
Silva PT, Paula BLF, Chemelo GP, Teixeira BJB, Alencar CM, Kataoka MSS, Rogez H, Silva CM
Programa de Pós-graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a viabilidade celular de fibroblastos gengivais humanos expostos ao extrato de jambu (EJ) e ao espilantol. Os ensaios in vitro foram realizados em células provenientes de uma linhagem de fibroblastos gengivais humanos (FG-hTERT) que, para a análise de citotoxicidade, foi semeada em placa de cultivo de 96 poços na concentração de 2x103 células/poço e incubada a 37 ºC em ambiente úmido e 5% de CO2 por 48 horas. As células foram expostas ao EJ purificado e ao espilantol, separadamente, nas concentrações de 150, 200, 250, 300 e 350 µg/mL e incubadas durante 24 horas. Após o período de exposição, as soluções testadas foram removidas dos poços e, posteriormente, foi adicionada a solução de MTT na concentração de 5 mg/mL em meio de cultivo para análise de viabilidade celular. As células permaneceram incubadas no MTT durante 4 horas e, então, foi realizada a quantificação fotométrica da absorbância (595 nm). Os dados de absorbância (MTT) foram analisados pelo teste Kruskal-Wallis (α=0,05). A citotoxidade celular foi analisada de acordo com a ISO 10993-5:2009. Observou-se que o EJ e o espilantol não demonstraram efeitos citotóxicos significativos (p=0.992 e p=0.200, respectivamente) nas concentrações testadas. Todos os grupos apresentaram viabilidade celular acima de 100%.

O EJ e o espilantol não apresentaram efeitos citotóxicos nas concentrações testadas e apresentando viabilidade celular em FG-hTERT, mostrando potencial ativo para desenvolvimento de formulações terapêuticas que possam ser utilizados na cavidade oral.

PN0835 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise estrutural comparativa de dentina humana em pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia
Silva-Júnior JP, Moreira-Júnior C, Carvalho VG, Mendonça RP, Scapin MA, Zamataro CB, Zezell DM, Gonçalves SEP
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A radioterapia é um método menos invasivo com possibilidade de regressão da doença e prevenção de reincidências. Porém, promove mudanças estruturais e morfológicas nos tecidos dentários. O objetivo deste estudo foi avaliar, a partir de amostras irradiadas, a influência da radioterapia para tratamento do câncer de cabeça e pescoço sobre a estrutura da dentina humana "in vitro". Foram coletados 12 dentes por motivos periodontais e/ou passíveis de processos infecciosos graves, de pacientes saudáveis e a mesma quantidade nos que realizaram radioterapia, formando dois grupos: Controle (n=12); Irradiado (n=12). Os dentes foram seccionados ao meio, obtendo duas metades (n=24) para cada grupo. Os grupos foram analisados por: Microdureza de Superfície (MDS), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia por Energia Dispersiva de Raios X (EDS). A MDS não encontrou diferenças significativas entre os grupos; as imagens de MEV exibiram diferenças significativas entre os grupos, onde microtrincas e degradação da matriz colágena foram evidentes no grupo irradiado; a EDS encontrou diferenças significativas nas comparações entre Cálcio (p=0,000) e Fósforo (p=0,037), evidenciando redução de Ca e aumento de P no grupo irradiado.

A metodologia utilizada no estudo foi determinante para constatar e explicar as causas das falhas estruturais do tecido dentinário exposto à radiação rotineiramente observadas na clínica sob forma de delaminação e poderá ser crucial para o desenvolvimento de materiais que possam ser efetivos na reversão desses efeitos deletérios.

PN0836 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Progressão de cárie em dentes submetidos à radioterapia: estudo de lesões simuladas in vitro
Altube LG, Mélo AM, Queiroz AM, Sousa-Neto MD, Souza-Gabriel AE, Lopes-Olhê FC, Candemil A P
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a progressão de cárie em esmalte em dentes humanos irradiados. Foram utilizadas 12 coroas de caninos superiores humanos distribuídos em 2 grupos: irradiados e não irradiados. Após a radioterapia (30 ciclos de 2 Gy), as coroas foram seccionadas no sentido vestíbulo-palatino, obtendo-se 12 fragmentos (mesial e distal). Os fragmentos foram distribuídos em 4 subgrupos (n=6): controle (sem ciclagem de pH) e ciclagem de pH em solução por 3 semanas, com ciclos de 6h de desmineralização (pH 5,0) e 18h de remineralização (pH 7,0). A face vestibular foi usada para análise da microdureza (MI)(25gF/10s) em esmalte, e a face palatina para análise estrutural por microscopia confocal a laser (MCL). O ANOVA evidenciou menor MI para os fragmentos irradiados e não ciclados (80,2±50,6) comparado aos fragmentos não irradiados e não ciclados (101,0±42,4)(P<0,05). Já em relação à profundidade, no esmalte subsuperficial, os não irradiados e não ciclados mostraram maior MI (125,0±53,6) comparado aos irradiados e não ciclados (74,8±27,4)(P<0,05). No esmalte médio, os não ciclados (85,9±29,0) mostraram maior MI comparado aos ciclados (67,4±17,4) (P<0,05). Na MCL, observou-se maior desmineralização nos irradiados após ciclagem de pH comparado aos não irradiados. Os irradiados mostraram presença de lacuna na junção esmalte-dentina e trincas no esmalte.

Conclui-se que, frente ao desafio cariogênico, a radioterapia influencia na redução da microdureza do esmalte.

PN0837 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Grau de conversão de resinas "bulk-fill" e uni-cromáticas
Higa DT, Sanches LKF, Silva LTS, Araujo MAC, Pimentel AC, Brandt WC, Boaro LCC
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A simplificação de etapas clínicas é uma tendência em odontologia, com destaque em materiais restauradores e adesivos. Resinas bulk-fill e uni-cromáticas são exemplos de materiais inovadores, mas que ainda precisam ser estudados. O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de conversão (GC) de compósitos bulk-fill e uni-cromáticas comparando-os com seus respectivos compósitos convencionais.13 compósitos comerciais foram avaliados, sendo 6 convencionais (Luna, Admira, Filtek Universal, Vitra, Charisma e Tetric), 2 uni-cromáticos (Vitra Unique, Charisma One) e 4 bulk-fill (Aura Bulk, Filtek One, Tetric Bulk, Admira Fusion e Grandioso). GC foi mensurado através de FTIR em espécimes com 7,0mm de diâmetro e 1,0mm de espessura (n=5). GC foi avaliado imediatamente (10 minutos) e 24 horas após a fotoativação. Os dados foram submetidos a Kruskal-Wallis/Mann-Whitney. Resultados: GC imediato as médias (desvio-padrão) em % variaram entre 80,5 (21,9) e 44,5 (6,36) para os compósitos Admira fusion e Grandioso respectivamente. GC 24h as médias (desvio-padrão) em % variaram entre 85,7 (0,57) à 61,3 (19,3) para Admira e Charisma One, respectivamente. Não houve diferença estatística entre os compósitos tanto para o GC imediato quanto 24h.

Como esperado, os valores obtidos após 24h foram estatisticamente maiores que os imediatos, evidenciando que a reação química continua mesmo na ausência da luz. Tanto compósitos bulk-fill e quanto uni-cromáticos apresentaram GC estatisticamente semelhante aos convencionais, e entre si.

PN0838 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Sorção e solubilidade de um adesivo universal com propriedades bioativas
Reis FCS, Silva ID, Abreu ECR, Lima RSP, Sendyk WR, Boaro LCC, Brandt WC
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi analisar a sorção e solubilidade em água de um adesivo universal com diferentes concentrações em massa de partículas de sílica nanométricas com propriedades bioativas após armazenamento de 7 e 14 dias. Um adesivo comercial universal (YBond - Yller - Pelotas, Brasil) foi acrescido de diferentes percentuais em massa (0%, 3%, 5%, 7%, 10% e 15%) de sílica nanométrica (Si) com 7 nm e de 1% em massa de MMT (nanomontmorilonita) carregada com 10% de clorexidina, criando um total de 7 grupos. Sorção (SO) e solubilidade (SL) foram analisadas de acordo com as especificações da ISO. As amostras foram fotoativadas por uma fonte de luz LED (BluePhase, Ivoclar, Liechtenstein) durante 10 s. Para análise estatística, análise de variância e teste de Tukey (α = 5%) foram usados. Os grupos com MMT + 7% Si, MMT + 10% Si e MMT + 15% Si, mostraram menor sorção e solubilidade em água do que o grupo controle, enquanto que os grupos com apenas MMT, 3% e 5% de Si mostraram resultados intermediários não diferindo do grupo controle e dos grupos de MMT +7% Si, MMT +10% Si e MMT+15%Si.

A incorporação de partículas inorgânicas nanométricas e partículas bioativas ao adesivo testado, não afetou de maneira negativa no processo de sorção e solubilidade, e revela que as amostras com quantidade maior dessas partículas, apresentaram uma diminuição nesse processo.