Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2507 Resumo encontrados. Mostrando de 881 a 890


PN0841 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do desgaste por brocas para usinagem CAD/CAM na rugosidade superficial, ângulo de contato e viabilidade celular em discos de Zircônia
Marinho LCN, Paiva RP, Pascoal ALB, Barboza CAG, Calderon PS
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o efeito da vida útil de brocas utilizadas para usinagem de superfície de discos cerâmicos de zircônia confeccionados pelo sistema CAD/CAM na rugosidade superficial, ângulo de contato e viabilidade celular por fibroblastos. Setenta discos cerâmicos (Ø= 8mm; espessura= 1,5mm) foram alocados nos grupos: G1 (n=25), brocas 2L e 1L de 3mm no início da vida útil; G2 (n=25), broca 2L no fim da vida útil e G3(n=25), ambas as brocas no fim da vida útil. A rugosidade foi avaliada através de um perfilômetro óptico (Taylor Hobson-AMETEK, Leicester), enquanto o ângulo de contato com auxílio de um Software (Surftens 4.7 OEG GgbH, Alemanha). A viabilidade celular foi analisada nos intervalos de 24h (T1), 48h (T2) e 72h (T3), através dos ensaios do Alamar Blue. Dados foram analisados por Anova 1 fator, Kruskal Wallis e pós-teste de Tukey (5%), com índice de significância de 95% (p<0,05). Observou-se aumento da rugosidade superficial no decorrer da vida útil das brocas, sendo maior no G3 (0.27 ± 0.04), apresentando diferença estatisticamente significativa (p<0,001) quando comparado ao G1 (0.21 ± 0.03) e G2 (0.22 ± 0.02). Para ângulo de contato, os maiores valores foram também no G3, 85.9 (83.7-88.8). Análise intragrupo mostrou aumento na proliferação celular ao longo dos tempos, com diferença significativa entre T1 e T3 para todos os grupos (p<0,001).

Apesar do desgaste das brocas ter influenciado no aumento da rugosidade superficial e diminuição da molhabilidade, não interferiu na viabilidade e proliferação celular, sugerindo que elas podem ser potencialmente utilizadas.

PN0842 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Influência na resistência de união da associação de diferentes sistemas de cimentação adesiva e pinos de fibra de vidro: Um estudo piloto
Nunes GBG, Salomão LP, Teixeira RB, Barbosa HF, Albuquerque EG, Barceleiro MO, Favieri A, Calazans FS
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cimentação dos retentores de fibra de vidro é uma etapa primordial durante a reabilitação de dentes com extenso comprometimento coronário. Portanto, o objetivo do presente estudo piloto foi avaliar a influência na resistência de união de diferentes sistemas de cimentação adesiva e pinos de fibra de vidro. Dentes bovinos foram separados em 3 grupos (n=2) de acordo com o cimento resinoso utilizado: Grupo 1 (RelyX U200, 3M Oral Care); Grupo 2 (RelyX Universal, 3M Oral Care); Grupo 3 (RelyX ARC, 3M Oral Care). Os dentes foram tratados endodonticamente e o preparo intracanal foi realizado, nos condutos com a broca número #2 (Sistema White Post DC, FGM, Joinville, SC, Brasil), todos com 11 mm de comprimento para a cimentação do pino #2 da mesma fabricante. Os pinos e os condutos foram tratados como preconizam as bulas de cada cimento resinoso e após a cimentação, foram seccionados em amostras de 1mm de espessura e submetidos ao teste Push-out. Os resultados foram submetidos a análise estatística por ANOVA e não foram encontradas diferenças estatísticas entre os grupos no terço cervical (p=0,0941) e no terço apical (p=0,0940), já no terço médio, foram encontradas diferenças estatísticas entre os grupos 2 e 3 (p=0,0138355) na análise pareada pelo teste de Tukey.

Foi encontrada diferença significativa entre os grupos, aonde o grupo 2 apresentou maior resistência adesiva, seguida pelo grupo 1 e grupo 3, respectivamente.

PN0843 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da irradiação de fótons de alta energia na morfologia de polímeros enriquecidos com nanopartículas
Zanelli WS, Souza PV, Beckman CKC, Bispo CR, Puppin-Rontani RM
ODONTOPEDIATRIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Polímeros enriquecidos com nanopartículas de materiais de alto número atômico vêm sendo utilizados como barreira para fótons de alta energia para a minimização dos danos colaterais da irradiação. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da irradiação em um polímero enriquecido com partículas de carga através de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foram formados 5 grupos (n=10): RAC (Resina acrílica; BA 40% (Resina acrílica e sulfato de bário em 40% de concentração; BA 70% (Resina acrílica e sulfato de bário em 70% de concentração; BIS 40% (Resina acrílica e óxido de bismuto em 40% de concentração e BIS 70% (Resina acrílica e óxido de bismuto em 70% de concentração. Os espécimes foram irradiados com acelerador linear Elekta Synergy Full, com fótons de energia de 6 MeV com 9 Gy por dia, alcançando 54 Gy. Micrografias realizadas antes e após a irradiação dos espécimes. Os resultados demonstraram que os espécimes enriquecidos com partículas de carga não sofreram alterações na morfologia da superfície, após a irradiação e apenas regiões específicas sofreram alterações em sua morfologia. Concluiu-se que polímeros enriquecidos com nanopartículas de materiais de alto número atômico são resistentes aos fótons de alta energia, reforçando a possibilidade de uso deste material como barreira a este tipo de irradiação.

Concluiu-se que polímeros enriquecidos com nanopartículas de materiais de alto número atômico são resistentes aos fótons de alta energia, reforçando a possibilidade de uso deste material como barreira a este tipo de irradiação.

PN0844 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Síntese e caracterização de Scaffolds associados a um nanocompósito de Hidroxiapatita-Óxido de Grafeno obtidos por eletrofiação
Menezes LS, Souza APC, Rocha DN, Costa AR, Correr-Sobrinho L, Correr AB, Neves JG
MATERIAIS DENTÁRIOS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi sintetizar e caracterizar scaffolds porosos de Acetato de Celulose associado a um nanocompósito de Hidroxiapatita - Óxido de Grafeno obtido por eletrofiação para aplicação em Regeneração tecidual. Os Scaffolds de Acetato de Celulose (AC) associados à nano compósito de Hidroxiapatita-Óxido de Grafeno (GO) foram alocados nos seguintes grupos: 1) AC 2) AC-Hidroxiapatita (HA); 3) ACHAGO 1%; 4) ACHAGO 1,5%. A caracterização química, morfológica e biológica dos scaffolds foi realizada por meio das análises de Difração de raios X (DRX); Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR); Espectroscopia Raman; Microscopia Eletrônica de Varredura e Espectroscopia por Energia Dispersiva (MEV/EDS) e viabilidade celular in vitro. A análise de DRX indicou picos principais de Hidroxiapatita nos grupos 2, 3 e 4. A análise de FTIR mostrou a presença de bandas características Celulose e dos grupos PO para os grupos 2, 3 e 4. A espectroscopia Raman indicou os picos das bandas D e G relacionadas ao grafeno presentes nos grupos que continham HAGO em sua composição. A análise de MEV permitiu a visualização de uma superfície em que as fibras eletrofiados entrelaçadas, apresentando porosidade. Todos os grupos apresentaram viabilidade celular acima de 80% sendo o grupo ACHAGO 1.5% apresentou maior viabilidade celular quando comparado aos grupos que não continham óxido de grafeno em sua composição (p<0.05).

Os scaffolds produzidos são promissores para a regeneração de tecidos por possuírem características ideais para a proliferação celular.

PN0846 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Propriedades físico-mecânicas de cimentos obturadores experimentais a base de MTA e uma resina de salicilato
Branco TB, Vitti RP, Aguiar FHB
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foi avaliado propriedades físico-mecânicas e disposição no conduto radicular de três cimentos obturadores à base de MTA e uma resina de salicilato. A pasta base foi preparada com óxido de bismuto e 1,3-butilenoglicol dissalicilato. Foram formuladas três pastas catalisadoras: (1) n,n,dihidroxietil-p-toluidina, dióxido de titânio e agregado de trióxido mineral; (2) DPT + MTA + hidroxiapatita e; (3) DPT + MTA + fosfato dibásico de cálcio diidratado. MTA Fillapex foi utilizado como controle. Dentes humanos foram utilizados para avaliação da resistência da união ao teste de push-out (n=10), microtomografia computadorizada (n=10) para preenchimento dos canais radiculares e microscopia confocal (n=3) para penetração dos cimentos nos túbulos dentinários. Os tempos de trabalho e presa, escoamento e espessura de filme foram realizados conforme a norma ISO 6876:2001. O espectrofotômetro (n=3) avaliou a cor e a microscopia eletrônica de varredura (n=3) a microestrutura dos cimentos. O controle teve maiores tempos de trabalho e presa, escoamento e espessura de filme, além de melhor penetração nos túbulos dentinários (ρ<0,05). Não houve diferença no volume de espaços vazios entre os cimentos, o cimento 3 obteve menores valores de resistência da união para os terços cervical e apical. A resistência de união entre os terços radiculares e em todos os parâmetros avaliados no espaço de cor nos cimentos não diferiram.

Os cimentos apresentaram propriedades cristalográficas semelhantes, propriedades físico-mecânicas satisfatórias e boa adaptação no conduto radicular.

(Apoio: CNPq)
PN0847 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise da dentina e esmaltes humanos hígidos após aplicação de agentes enzimáticos para remoção de tecido cariado
Lins-Candeiro CL, Souza WB, Araujo-Filho S, Santos Filho PCF, Paranhos LR
Odontologia Preventiva e Social UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisar a dureza do esmalte e dentina e pH dos agentes enzimáticos após contato direto sobre tecido dental hígido. Trata-se de um estudo in vitro #3.695.651. Foram seccionados discos dentais (2mm) contendo dentina e esmalte, obtidos de terceiros molares hígidos doados para pesquisa. Para análise de microdureza knoop, os discos foram submetidos ao protocolo de aplicação com os grupos experimentais: gel hidrossoluvel (GH) 2 min; ácido fosfórico 37% (AF) 15 seg; Papacárie Duo (PD) 30 segundos; PD 2 minutos; Brix 3000 (BX) 30 segundos; BX 2 minutos, lavados, submetidos ao microdurometro (n=10) e a produção de imagens da superfície em microscópio óptico (n=3). Para análise do pH usou-se soluções aquosas para os grupos: água destilada; AF; PD; BX e; solução de Milton; na concentração de 2,7% para todos os materiais, levadas ao phmetro e as fitas de pH (n=6). Os dados foram submetidos ao teste de normalidade Shapiro-Wilk e ANOVA one-way com Tukey a 5% de significância. Nos ensaios de dureza do esmalte dental (n=10), após aplicação dos materiais, o PD nos dois tempos e o BX 2 minutos não apresentaram diferença estatística do GH (p>0,05). Na análise da dureza dentinária AF 37% apresentou diferença estatística dos demais grupos a (p >0,05). Os ensaio de pH (n=6), apontam que o BX apresentou valores menores (4,37 ± 0,01) que o PD (4,85 ± 0,06) havendo diferença estatística entre os grupos (p<0,05). Os dados qualitativos mostram exposição dos túbulos dentinários após aplicação.

Os materiais apresentam acidez, mas não houve redução nos valores de dureza knoop com relação ao controle.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  |  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais)
PN0849 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Propriedades físicas e ópticas de compósitos indicados para a técnica da resina injetada
Campos KPL, Henriques FQ, Schneider LFJ, Cavalcante LM
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades físicas e ópticas de compósitos fluidos com alto conteúdo de carga e convencionais nanohíbridos pré-aquecidos indicados para uso clínico na técnica da resina injetada. Os compósitos avaliados foram inicialmente distribuídos em 11 grupos experimentais: RF I (Tetric N-Flow, Ivoclar Vivadent®), RF II (Beautifil Flow Plus F03, Shofu®), RF III (Beautifil Injectable XSL, Shofu®), RC I (Beautifil II, Shofu®), RC II (IPS Empress Direct, Ivoclar Vivadent®), RC III (Tetric N-Ceram, Ivoclar Vivadent®), RC IV (Beautifil IILS, Shofu®) em temperatura ambiente e RCA I (Beautifil II, Shofu®), RCA II (IPS Empress Direct, Ivoclar Vivadent®), RCA III (Tetric N-Ceram, Ivoclar Vivadent®) e RCA IV (Beautifil IILS, Shofu®) pré-aquecidos à 69°C. As amostras foram avaliadas quanto a rugosidade superficial (RS), retenção de brilho (RB), estabilidade de cor (ΔE - CIEDE2000) e translucidez (TP), 24 horas após a confecção e polimento e repetidas após simulação de escovação e imersão em café. Os dados foram submetidos à análise de variância e aos testes de Bonferroni e Tukey (p≤0,05). Os grupos avaliados apresentaram superfícies mais rugosas após escovação e café e significativa alteração de cor e brilho após imersão em café. Os grupos dos compósitos fluidos com alto conteúdo de carga apresentaram maior RS e maior ΔE, dentre os materiais avaliados.

Conclui-se a importância de se obter o conhecimento acerca do comportamento dos materiais avaliados para auxiliar a sua seleção na prática clínica.

PN0852 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Emprego de gel de quitosana com própolis para prevenção da erosão dentinária
Almeida AC, Faraoni JJ, Goering GM, Kitayama SS, Palma-Dibb RG
Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar a capacidade do gel experimental de quitosana com própolis na paralisação do desgaste proporcionado pelo processo erosivo e obliteração de túbulos. Foi dividido em 4 níveis: G1 - Controle - sem tratamento; G2 - Ms Coat - Hys Block Gel (Sun Medical); G3 - Gel de quitosana com própolis e G4 - solução experimental + Laser de Diodo. As unidades experimentais foram 52 fragmentos de dentina radicular bovina. Para erosão dentinária simulou doença do refluxo, sendo imersos em ácido clorídrico a 0,01% por 2 minutos. Aplicou-se os tratamentos e após, esse ciclo foi realizado três vezes a dia. As variáveis de resposta quantitativa - rugosidade, contagem de túbulos e diâmetro túbulos e qualitativa - análise morfológica foram avaliadas em microscopia confocal a laser 3D da superfície de dentina. Os dados foram analisados pelo teste de Kruskal-Wallis a nível de significância a 5%. Na contagem de túbulos o G4 apresentou obliteração importante e, morfologicamente, maiores alterações na dentina. O comercial apresentou valores intermediários na contagem de túbulos. Na análise dos dados da rugosidade após a erosão todos os grupos foram similares entre si (p>0,05), porém após o tratamento, apenas o G4 não teve aumento sendo semelhante ao após a erosão (p>0,05) e diferente estatisticamente do G1 (p<0,001).

Pode-se concluir que a solução experimental a base de própolis proporcionou fechamento dos túbulos parcial no G3 e total no G4. A solução associada ao Laser de Diodo foi eficaz em todos parâmetros analisados neste estudo.

PN0854 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Ação antimicrobiana de soluções irrigadoras de canais radiculares à base de hipoclorito de sódio e óleo essencial de melaleuca em Endodontia
Paula LD, Maldonado KCC, Suffredini IB, Dutra-Correa M, Rodrigues FP
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A atividade antimicrobiana de soluções irrigadoras de canal radiculares é de grande importância, uma vez que uma ineficiente descontaminação do canal radicular pode levar ao retratamento. Foi avaliada a ação antimicrobiana de duas soluções: NaOCl à 2,5% (©Asfer; Super Candida®, Brasil), sendo uma delas especificamente indicada para o uso odontológico e óleo essencial de melaleuca (©DoTerra, Brasil), por meio do método de disco difusão em ágar. Cada solução de hipoclorito de sódio e o óleo essencial de melaleuca formou os grupos experimentais e a água bidestilada, o grupo controle. Três discos de celulose foram dispostos equidistantes sob o meio ágar de Mueller Hinton em placa Petri. Dez microlitros de cada solução foram pipetados nos discos de celulose. As placas de Petri foram colocadas em estufa por 24 h à 37°C. Por fim, os halos de inibição foram mensurados por paquímetro digital. Os resultados foram tabulados e se realizou a análise estatística. Observou-se que os maiores halos de inibição foram produzidos pelo produto Super Candida®, seguidos pelo óleo essencial de melaleuca e sendo inferior o produto ©Asfer. Não houve diferença estatística entre os grupos Super Candida® e óleo essencial de melaleuca, mas sim para o grupo ©Asfer.

O óleo essencial de melaleuca mostrou-se promissor para elaboração de soluções irrigadoras por apresentar ação antimicrobiana maior que a do hipoclorito odontológico. O Super Candida®, não liberado pela ANVISA para uso odontológico, portanto não indicado para pacientes, nos alertou para que irrigantes mais eficientes sejam formulados.

(Apoio: PPGO-UNIP)
PN0855 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeitos térmicos provocados pela incorporação do TiO2 ao peróxido de hidrogênio a 35% e irradiação de luz híbrida
Fonseca IS, Carlos NR, Turssi CP, França FMG, Vieira-Junior WF, Kantovitz KR, Lisboa Filho PN, Basting RT
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho teve como objetivo avaliar in vitro os efeitos quanto à alteração da temperatura intrapulpar e da face vestibular dental ao se realizar o clareamento de consultório associado à luz híbrida (L) e a incorporação do dióxido de titânio (TiO2) ao agente clareador. Cinquenta dentes bovinos foram preparados e separados em cinco grupos (n=10): peróxido de hidrogênio a 35% (Whiteness HP, FGM/ PH); peróxido de carbamida a 37% (Whiteness SuperEndo, FGM/ PC); PC + L (PCL); PC incorporado com 1% de TiO2 (PCT); PCT + L (PCTL). Os géis clareadores foram aplicados por 30 minutos sobre a superfície dental. A luz híbrida (Whitening Plus, DMC/ diodos de laser infravermelho + LEDs azuis + LEDs violetas) foi aplicada com 1 minuto de luz ativa intercalado com 1 minuto de pausa. As temperaturas intrapulpar e da face vestibular dos dentes foram mensuradas em diferentes tempos ao decorrer de 30 minutos. Testes de Kruskal-Wallis/ Dunn e de Friedman/ Nemenyi (α = 5%) foram aplicados. PCL e PCTL apresentaram temperatura pulpar significativamente maior que os outros grupos a partir do tempo de 6 minutos de (p<0,05) (PCTL com temperatura pulpar mediana de 41,8° C). PCTL também apresentou temperatura vestibular maior com 30 minutos de aplicação do que os outros grupos (p<0,05) (42,5° C), mas sem diferenças do PCL (p>0,05).

A aplicação de luz híbrida leva ao aumento das temperaturas pulpar e vestibular durante o clareamento. A incorporação de TiO2 potencializa o aumento das temperaturas. A ausência da aplicação da luz não causa elevação das temperaturas pulpar e vestibular durante o clareamento.