2476
Resumo encontrados. Mostrando de 741 a
750
PN0682 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Perda de dentes na dentadura mista, fatores sociais e capital social: um estudo de base populacional
Ferreira IDC, Souza TO, Souto-Souza D, Paiva PCP, Ramos-Jorge ML
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Investigar se fatores sociais e capital social estão associados com a perda de dentes em crianças de 8 a 11 anos de idade. Foi realizado um estudo transversal com 627 estudantes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Diamantina, Minas Gerais. Os índices de CPOD e ceod foram empregados para avaliação de cárie dentária, perda de dentes por cárie, dentes indicados para extração e perda prematura de dentes decíduos. Informações sociodemográficas foram obtidas por meio de questionários. O instrumento Questionário de capital social para adolescentes escolares (QCS-AE) foi aplicado para avaliar o capital social dos adolescentes escolares. Foram conduzidas análises bivariadas e multivariadas (regressão logística binária). Verificou-se que a chance de perda dentária tanto na dentição decídua quanto na dentição permanente foi maior entre crianças filhas de mães com escolaridade inferior a 9 anos [OR(IC95%)=2.08(1.14-3.79)], cujas famílias possuíam renda mensal inferior a 2 salários mínimos [OR(IC95%)=3.36(1.62-6.94)] e cujo o capital social era baixo no domínio confiança [(OR(IC95%)=2.031(1.23-3.34)].
Conclui-se que as variáveis sociodemográficas como mães com escolaridade materna inferior a 9 anos, renda mensal inferior a 2 salários mínimos e baixo capital social foram associadas à perda dentária entre crianças e adolescentes escolares.
PN0683 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Relações oclusais inter e intra arcos e condições periodontais em adolescentes
Carvalho ALM, Carneiro DPA, Meneghim MC, Vedovello SAS
Dep. Ciências da Saúde e Odontol. Infant FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do estudo foi relacionar as condições oclusais intra e interarcos e a doença periodontal em adolescentes. Foi realizado um estudo transversal de base populacional com 700 adolescentes de 15 a 19 anos. As condições oclusais intrarcos e interarcos (apinhamento anteroinferior, espaçamento, overjet maxilar, overjet mandibular e mordida aberta anterior) foram avaliadas clinicamente usando o Índice de Estética Dentária (DAI). A presença da doença periodontal foi determinada pelo Periodontal Screening and Recording (PSR). As variáveis foram analisadas por meio de um modelo de regressão logística simples, estimando-se odds ratios brutos. As variáveis com P<0.20 nas análises simples foram testadas em modelos de regressão múltipla. Permaneceram no modelo final ajustado apenas as variáveis com P≤0.05 após o ajuste para as demais variáveis do modelo. estimando-se odds ratios ajustados com os respectivos intervalos de confiança de 95%. A doença periodontal apresentou associação significativa com o apinhamento na região anteroposterior (OR= 1.97; IC95%:1.08-3.59), bem como, com a presença de mordida aberta (OR= 4.11; IC95%:1.57-10.76).
Concluiu-se que o apinhamento dental e a mordida aberta anterior causam impacto nas condições periodontais de adolescentes.
PN0684 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeito de um verniz à base de quercetina sobre as propriedades ópticas de compósitos resinosos: estudo preliminar in vitro
Bispo CR, Zanelli WS, Stabile VM, Souza PV, Beckman CKC, Puppin-Rontani RM, Castilho ARF
Pos graduação em Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Analisou-se o efeito de um verniz experimental à base de quercetina à 2,5% (VQ) sobre as propriedades ópticas de resinas compostas (Charisma® Classic(CC) (Kulzer Brasil) e FiltekTM Z250 XT (3M), sobre a cor e brilho da superfície, antes e após o envelhecimento por 120h em luz ultravioleta. Quarenta espécimes cilíndricos (6x4mm) foram confeccionados e distribuídos em 4 grupos (n=10): 1 controle (CC), 2 CQ (CC+VQ), 3 Z250 ( Z250), 4 Z250Q (Z250+ VQ).Os espécimes foram armazenados em água deionizada a 37°C por 24 h, seguido por polimento e aplicação do VQ . Os parâmetros de cor foram avaliados por espectrofotômetro e utilizada a fórmula CIEDE2000. O brilho foi avaliado com o glossímetro, antes e após envelhecimento. Os dados obtidos foram submetidos aos testes estatísticos Shapiro-Wilk, ANOVA one-way (cor) e ANOVA two-way (brilho), e Tukey α=0,05. Houve interação significativa entre os fatores Resina x Envelhecimento x VQ (p<0,001), observando-se que a resina Charisma, não apresentou interferência significativa da aplicação de VQ ou do envelhecimento nos valores de brilho; enquanto a resina Z250, os valores aumentaram pelo envelhecimento e pela aplicação do VQ. A variação de cor entre os valores iniciais e pós-envelhecimento mostrou que a resina não foi afetada pelo envelhecimento (p=0,053), que o VQ induziu aumento significativo no ΔE (p=0,029).
O efeito da aplicação do VQ promoveu alteração de cor e brilho na resina Z250, após aplicação do verniz à base de quercetina pós-envelhecimento, não sendo recomendada sua aplicação em áreas estéticas previamente restauradas.
PN0685 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Manejo restaurador em dentes decíduos anteriores - Revisão Sistemática
Oliveira RC, Garbim JR, Passaro AL, Tedesco TK, Raggio DP
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Existem diferentes materiais restauradores e técnicas de manejo e para se restaurar dentes decíduos anteriores cariados ou traumatizados. No entanto, há dúvidas em relação a melhor estratégia a ser seguida. Sendo assim o objetivo desta revisão sistemática é avaliar a evidência sobre as técnicas restauradoras e os materiais utilizados para restauração de dentes decíduos anteriores. Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados eletrônicas: PubMed, Scopus, Web of Science, Embase, Cochrane Library e ProQuest até junho de 2022. Foi efetuado registro na plataforma OSF (OSF.IO/YCX3B). Critérios de inclusão:estudos prospectivos ou retrospectivos que avaliem diferentes estratégias de manejo e apresentem dados de sucesso ou sobrevida de restaurações anteriores. Critérios de exclusão: Pacientes especiais, sedação ou anestesia geral, ambiente hospitalar, dentes apresentando defeito de esmalte, perda de seguimento superior a 30% e/ou tempo de seguimento inferior a 12 meses. Não foram impostas restrições de data e idioma. Avaliação de risco de viés será feita através das ferramentas ROB e ROBINS-I. A inclusão e exclusão foram feitas por dois avaliadores independentes e calibrados (Kappa = 0,83). Foram encontrados 2.614 artigos e ao final foram incluídos 13. Os estudos foram inconclusivos sobre quanto as técnicas ou materiais restauradores para dentes decíduos anteriores, cabendo ao clínico optar por estratégias minimamente invasivas.
Estudos bem delineados devem ser conduzidos para obter-se evidência sobre o manejo de dentes decíduos anteriores.
(Apoio: CNPq N° 140090/2022-3)
PN0687 - Painel Aspirante
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeito de ciclos de polimerização experimentais em micro-ondas sobre a resistência à compressão de bases de próteses totais
Pedroso TAA, Núgoli VZ, Figuerôa RMS, Mattos MA, Tozetto NM, Neppelenbroek KH, Urban VM, Bombarda N
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou o efeito de ciclos de polimerização experimentais em micro-ondas sobre a resistência à compressão de bases de próteses totais confeccionadas utilizando resinas acrílicas termopolimerizáveis convencional ou para micro-ondas. Os grupos experimentais avaliados foram: 1) BA (banho de água; polimerização convencional recomendada para a resina Vipi Cril - VC); 2) MO (micro-ondas; polimerização recomendada para a resina Vipi Wave - VW); 3) M650/5 = 5 min a 650 W; 4) M550/3 = 3 min a 550 W. Foram obtidos modelos totalmente edêntulos em gesso tipo IV. Bases de próteses totais foram enceradas uniformemente com 3 mm sobre esses modelos e o conjunto foi incluído em muflas. Os materiais foram manipulados de acordo com as instruções do fabricante e submetidos aos diferentes ciclos de polimerização. As bases (n=8) foram armazenadas em água destilada a 37ºC por 48 h e, então, submetidas à compressão em máquina de ensaios universal a 5 mm/min, até a falha. Os dados de carga máxima à fratura (N) obtidos foram analisados por meio de ANOVA-2 fatores (α=0,05). Não houve diferença estatisticamente significante nem entre os materiais e nem entre os ciclos de polimerização avaliados.
Foi possível polimerizar ambos os materiais em ciclos curtos em micro-ondas, uma vez que apresentaram resistência à compressão similar àquela obtida quando polimerizados convencionalmente em ciclo longo em banho de água aquecida.
(Apoio: FAPESP N° 2017/07314-1)
PN0689 - Painel Aspirante
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Eficácia de extrato de Cryptocarya moschatta na inativação de biofilmes simples e misto de Candida albicans e Streptococcus mutans
Ribas BR, Tasso CO, Ferrisse TM, Ferro AC, Oliveira JS, Jorge JH
Materiais odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do extrato de Cryptocarya moschatta sobre biofilme simples e misto de Candida albicans e Streptococcus mutans formados sobre resina acrílica para base de prótese. Inicialmente foi determinada a concentração fungicida mínima (CFM) para o extrato vegetal. Os corpos de prova foram distribuídos de acordo com o protocolo de tratamento: Solução de extrato de C. moschatta (0,045 g/mL), solução de Nistatina 100.000 UI/mL, solução de Antibiótico e solução de Tampão Fosfato-Salino (PBS). Após a formação do biofilme sobre os corpos de prova, foram aplicadas as soluções de tratamento. Para avaliação, os testes de contagem do número de colônias viáveis (UFC/mL), avaliação dos componentes proteicos da matriz do biofilme por meio de Microscopia de Fluorescência Confocal e Microscopia de Varredura Confocal a Laser (MVCL) foram realizados. Os dados foram submetidos a ANOVA e ao pós teste de Tukey (α=0.05). Para o biofilme simples e misto de C. albicans o grupo extrato se igualou à Nistatina, apresentando diferença estatística significante em relação ao grupo PBS (p<0,0001). Considerando o biofilme simples e misto de S. mutans, o grupo extrato apresentou maiores números de redução sendo diferente estatisticamente dos controles (p<0,0001). Nos grupos tratados com o extrato foi observado menor fluorescência ao analisar os componentes proteicos da matriz e menor quantidade de células viáveis nas imagens de MVCL.
Desse modo, conclui-se que o extrato de C. moschatta foi eficaz na redução dos biofilmes simples e misto de C. albicans e S. mutans.
(Apoio: CAPES N° 88887.513792/2020-00)
PN0690 - Painel Aspirante
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Estabilidade de cor em resina de impressão 3D para confecção de coroas provisórias: estudo in vitro
Lins LBC, Casado BGS, Silva GR, Lima JVB, Moura ACV, Monteiro GQM, Leao RS
Faculdade de Odontologia de Pernambuco UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a estabilidade de cor da resina impressa quando submetida à substância corante (café). 24 corpos de prova quadrados (14x14x2.5mm) foram confeccionados, sendo 12 em resina acrílica quimicamente ativada (RAAQ) e 12 em resina impressa (Prizma 3D BioProv). Os corpos de prova foram imersos em café durante o período de 5 dias. Para a avaliação da estabilidade de cor das resinas, foram realizadas duas leituras (antes e após as imersões) com auxílio de um colorímetro (CR-400 - Konica Minolta). A diferença de cor (ΔE00) foi obtida pelas fórmulas CIEDE2000 e Cielab. Para classificar a estabilidade de cor, utilizou-se a fórmula proposta pela National Bureau of Standards (NBS), verificando se houveram mudanças perceptíveis ao olho humano. Por meio do teste de Mann-Whitney, foi avaliado que o nível de significância da alteração de cor entre as resinas, que foi considerada estatisticamente insignificante (p =0,386). Além disso, foi observado através da fórmula do sistema de unidades NBS, que a alteração de cor da RAAQ (2.36) e da resina impressa (2.74) apresentaram relevância clínica, sendo consideradas perceptíveis ao olho humano, entretanto sem diferença estatística entre elas.
Desta forma, pode-se concluir que a resina impressa apresentou estabilidade de cor semelhante à RAAQ, estando bem indicada como material de escolha para confecção de coroas provisórias.
PN0691 - Painel Aspirante
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação de protocolos de acabamento pós preparo protético nas características superficiais em dentina
Bernardes P, Soares AG, Dolenkei KK, Pereira LM, Melo BI, Prudente MS, Raposo LHA
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou protocolos de acabamento em dentina após preparo protético. Terceiros molares receberam preparo com ponta diamantada (#3145) e os espécimes foram divididos de acordo com acabamento: PF- ponta diamantada FF; PS- pontas diamantadas sinterizadas; BM- brocas multilaminadas; PM- pedras montadas de óxido alumínio e carbeto de silício; SD- selamento dentinário imediato, OA- jateamento com óxido de alumínio e IU- insertos ultrassônicos. Espécimes foram analisados por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia confocal à laser para avaliação da rugosidade superficial, em quatro regiões. Testes estatísticos foram realizados (α=0,05) detectando diferenças significantes para rugosidade superficial entre os grupos (p<0,05), sem diferença entre as regiões avaliadas, nem interação de grupos vs. região. Os grupos PF, OA e SD apresentaram maior rugosidade diferindo estatisticamente dos demais, mas não diferiram entre si. Em MEV, observou-se smear layer com morfologia semelhante nos grupos IU, BM, PS e OA com camada fina, uniforme e túbulos parcialmente obliterados. O grupo PF apresentou camada espessa, heterogênea e maior obliteração de túbulos. Em SD, os túbulos foram selados por material resinoso. As superfícies dos espécimes apresentaram diferentes padrões, PF apresentou maiores irregularidades, seguido dos grupos SD e PS. IU, BM, PM e PS apresentaram superfícies mais homogêneas.
Diferentes protocolos de acabamento em dentina influenciaram significativamente as características de superfície do substrato pós-preparo.
PN0692 - Painel Aspirante
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Desenvolvimento e avaliação de formulações mucoadesivas bucais incorporadas com complexos de inclusão β-ciclodextrina e antifúngicos
Tozetto NM, Aenishanslin J, Sugio CYC, Garcia AAMN, Mattos MA, Neppelenbroek KH, Ferrari PC, Urban VM
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Autodeclarado "
Urban VM, Neppelenbroek KH e Ferrari PC são responsáveis pelo pedido de patente BR 10 2019 007452 3, que trata da produção dos complexos de inclusão com β-ciclodextrina discutidos neste trabalho"
Géis mucoadesivos apresentam-se como uma alternativa promissora para o tratamento de lesões bucais, através da aplicação direta na região alvo específica e do aumento do tempo de contato da formulação com a mucosa oral. Além disso, quando associados a complexos de inclusão, a biodisponibilidade do fármaco para o tratamento pode ser otimizada. Dessa forma, este estudo desenvolveu e caracterizou mucoadesivos contendo nistatina (Nis) ou clorexidina (Clx) puras ou complexadas com β-ciclodextrina (βCD). Géis mucoadesivos com polímeros de quitosana (QS) e hidroxietilcelulose (HEC) foram desenvolvidos em diferentes combinações (QS1:HEC1, QS1:HEC3 e QS3:HEC1) e testados por meio de ensaios de mucoadesão e tempo de residência. Na sequência, em uma das formulações, foram incorporados os fármacos puros ou os complexados e novamente foi testada sua mucoadesão. Os resultados obtidos mostraram que QS1:HEC1 e QS3:HEC1 possuem adesividade significativamente maior do que a amostra QS1:HEC3 e o gel QS3:HEC1 apresentou permanência superior aos demais (p<0,05), sendo este o grupo incorporado com os fármacos. Os géis QS3:HEC1 incorporados com Nis ou Clx em suas formas puras ou complexadas apresentaram semelhança na mucoadesão, mas os valores foram menores quando comparados ao gel puro.
Apesar da redução na adesividade, a incorporação de fármacos complexados em géis mucoadesivos apresenta-se como uma boa estratégia para o tratamento de infecções bucais.
(Apoio: CNPq N° 125321/2019-8 | FAPESP N° 07314-1/2017)
PN0693 - Painel Aspirante
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Análise mecânica de cerâmica infiltrada por polímero, após diferentes polimentos associados ou não a deposição de PECVD e termociclagem
Nascimento VA, Silva LS, Cruz KH, Albergardi ABS, Campaner M, Nagay BE, Rangel EC, Pesqueira AA
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Neste estudo, avaliamos as características estruturais e mecânicas da cerâmica infiltrada por polímero (VITA Enamic) em função de diferentes acabamentos associados ou não a deposição de filme por vapor químico melhorado por plasma (PECVD) após termociclagem (TC - 30.000 ciclos, 5-55ºC, 30s). Um total de 120 corpos de prova foram divididos em 4 grupos: apenas polimento mecânico (PM), apenas aplicação de selante fotopolimerizável (S), associação de PM ou S com PECVD (PM+PECVD e S+PECVD). Um reator de vidro foi utilizado para a aplicação do PECVD e um filme foi depositado sob uma atmosfera de 85% de monômero hexametildissiloxano (HMDSO) e 15% de argônio (Ar). A rugosidade superficial (Ra), energia livre superficial, microdureza vickers, resistência à flexão e módulo de elasticidade foram investigados antes e após a TC. O PECVD reduziu a rugosidade superficial quando associado ao PM, independente do período de TC, enquanto os demais grupos tiveram aumento da rugosidade (p<0,05). Os grupos S e S+PECVD apresentaram os menores valores de rugosidade. Houve aumento significativo na microdureza do grupo S+PECVD antes e após TC, em comparação com o grupo S. O PECVD reduziu a energia livre da superfície quando associado ao PM ou S, independente do período de TC (p<0,05). Não houve diferença significativa na resistência à flexão, independente do tratamento de superfície e TC.
Conclui-se que a aplicação de filme por vapor químico melhorado por plasma foi benéfica na rugosidade, energia de superfície e microdureza da cerâmica infiltrada por polímero.
(Apoio: FAPs - FAPESP N° 2021/05134-1)