Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2507 Resumo encontrados. Mostrando de 741 a 750


PN0676 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Alterações enzimáticas da placa bacteriana em crianças com síndrome congênita do Zika Vírus
Alciati CAS, Assis PH, Carvalho DTY, Narimatsu DMS, Ortolani CLF
UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Síndrome Congênita do Zika Vírus é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento cerebral e resulta em um tamanho reduzido da cabeça em relação à média esperada para a idade e sexo da criança. O estudo tem como objetivo analisar por meio de uma revisão integrativa as alterações Enzimáticas da Placa Bacteriana em Crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. Foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, Journal of Medicine, Europe PMC, e BMC Oral Health. Foram utilizados os descritores: "Zika Vírus", "Dental Caries", "Enzymes", "Pachyonychia Congênita", "Dental Plaque", "Children". A busca foi limitada a artigos publicados nos últimos 10 anos, sendo analisados 30 artigos, 20 foram excluídos e 10 foram selecionados para este estudo. Os resultados indicaram uma redução na atividade enzimática, especialmente na GTF e FBPase, e uma menor quantidade de Streptococcus mutans em crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus em comparação ao grupo controle. As crianças acometidas pela síndrome apresentaram uma atividade enzimática reduzida na placa bacteriana, podendo contribuir para a menor incidência de cárie nessa população.

A investigação de outros marcadores presentes na placa bacteriana, como citocinas e proteínas envolvidas na resposta imunológica, pode fornecer informações adicionais sobre o papel do sistema imunológico na proteção contra a cárie dentária. Há necessidade de maior número de estudos, que sigam critérios de qualidade, para se chegar a uma conclusão definitiva quanto ao estudo da Síndrome Congênita do Zika Vírus.

(Apoio: CAPES)
PN0677 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efetividade do aparelho intraoral de avanço mandibular no tratamento da apneia obstrutiva do sono
Piccinin BL, Ramos AL
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é caracterizada pela obstrução total ou parcial do fluxo de ar nas vias aéreas durante o sono. O ortodontista está entre os profissionais que podem colaborar com o diagnóstico e tratamento da AOS, inserido numa equipe multidisciplinar. Entre as terapêuticas o aparelho intraoral de avanço mandibular (MAD - mandibular advancement device) compreende um dos recursos indicados nos pacientes com AOS leve a moderada. A literatura carece de trabalhos de monitoração de pacientes que utilizam o MAD em longo termo, especialmente quando monitorados pela polissonografia tipo IV. Avaliar a efetividade de um MAD no tratamento da AOS, por meio da polissonografia tipo IV nesse trabalho através de prontuários. Este estudo coorte retrospectivo pareado avaliou 18 pacientes que realizaram a polissonografia tipo IV sem noites consecutivas, com e sem o uso do MAD. Foram comparados o IDO, a frequência do ronco e a frequência cardíaca. Dados adicionais como idade, IMC, sexo e características cefalométricas também foram avaliados. Houve uma redução significativa da mediana do IDO de 13,7 para 6,5 com o uso do MAD . A frequência de ronco reduziu de 21,5 para 11,5. Não houve variação significativa da frequência cardíaca.

A utilização do MAD reduziu significativamente IDO e a frequência de ronco em pacientes com AOS.

PN0678 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência segmentação 3D e de imagens seccionais de TCFC no planejamento ortodôntico de dentes caninos permanentes retidos
Lenza MMO, Fernandes ACA, Oliveira ARS, Arruda KEM, Silva BSF, Yamamoto-Silva FP
PPGO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi analisar a influência da técnica de segmentação 3D de imagens TCFC no processo de diagnóstico e na confiança do profissional na escolha do tratamento de casos de caninos permanentes retidos. Para isso, foram selecionados 3 casos de caninos permanentes retidos, com documentação ortodôntica e exame de TCFC com os seguintes critérios de inclusão: presença de sinais de atraso de irrupção do dente; angulação medial do canino for maior que 30 graus, com a cora dentária deslocada medialmente na direção da borda lateral da cavidade nasal; a distância entre a borda incisal do canino e o plano oclusal for maior que 20 mm. Os arquivos nos formatos DICOM dos exames de TCFC foram tratados nos programas computacionais ITK-SNAP e 3D SLICER a fim de se obter a compactação dos arquivos, a segmentação semiautomática e a obtenção dos modelos virtuais 3D. Foram convidados 10 ortodontistas, com experiência clínica de no mínimo 5 anos para realizar a análise dos casos e a elaboração dos planos de tratamento. A construção e a aplicação do questionário foram por meio da plataforma virtual "Survey Monkey"", que permitiu a anonimização das respostas enviadas. A técnica de segmentação tomográfica e reconstrução 3D influenciou positivamente o processo de diagnóstico e confiança do profissional na escolha do tratamento de pacientes com caninos permanentes superiores e inferiores retidos.

Conclui-se que este método de tratamento de imagem auxilia o ortodontista na tomada de decisão do tratamento de caninos impactados.

PN0679 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso de aplicativo para realizar análise da dentição mista em Ortodontia
Martins LA, Rezende M, Picanço PRB
FACULDADE PAULO PICANÇO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo refere-se a criação de um aplicativo que possa facilitar o diagnóstico precoce e o plano de tratamento de pacientes na dentição mista, que apresentam falta de espaço para o correto alinhamento dos dentes permanentes. Foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos em base de dados eletrônicos, nos idiomas inglês, português e espanhol. No aplicativo é possível realizar a análise do cálculo da discrepância total (DT) para a análise da dentição mista associando o resultado com as cinco formas de obtenção de espaço (expansão, vestibularização, distalização, desgaste interproximal e extração). Assim, este é dividido em três setores, o primeiro que aborda informações sobre desenvolvimento da oclusão, como espaço livre de Nance e fatores de diagnóstico de impacção do canino. O segundo é o campo onde serão inseridos os dados do paciente para realizar o cálculo da DT e o terceiro apresenta alternativas de tratamento que podem ser relacionadas com os possíveis resultados dos valores da DT. Em casos de discrepância negativa, permite realizar o planejamento individualizado para cada paciente utilizando o crescimento como aliado.

O aplicativo se apresenta como um método fácil e prático facilitando o diagnóstico precoce e plano de tratamento na dentição mista, principalmente com discrepância negativa, na dentição mista permitindo que a análise da dentição mista faça parte da rotina de planejamento do profissional, para que realize a intervenção no momento mais oportuno, com mais segurança e evitando tratamentos mais complexos

PN0681 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O impacto das mídias sociais na ortodontia: um estudo sobre o uso e influência na prática clínica dos profissionais da saúde
Garnica Hilarión AN, Silva BSF, Lenza MG, Lenza MMO, Yamamoto-Silva FP
Diagnostico Bucal UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Autodeclarado "Os diferentes perfis profissionais dependentes dos diferentes interesses"

O objetivo é verificar como os ortodontistas e estudantes de pós-graduação em ortodontia estão utilizando profissionalmente as redes sociais, bem como o impacto que as postagens causam nas decisões e condutas clínicas desses profissionais. Foi um estudo transversal descritivo. Para realizar a avaliação foi aplicado um questionário de 24 preguntas dirigido aos estudantes de pós-graduação em Ortodontia e especialistas em Ortodontia por meio de um convite de acesso a um formulário online com disponibilização do link de acesso pelas mídias sociais. Os dados obtidos foram tabulados em planilhas do programa Microsoft Office EXCEL 2016, seguindo então para análise quantitativa. Foram coletadas informações de 137 ortodontistas e estudantes. As redes sociais mais utilizadas foram Instagram, WhatsApp e Facebook. A maioria (94.2%) seguem perfis de outros profissionais, principalmente por serem perfis de ortodontistas que compartilham conteúdos e dicas clínicas. Dentre os conteúdos visualizados nas redes sociais, 91.2% já utilizaram esses conteúdos na prática clínica dos quais apenas 29% relataram fazer a verificação anterior em literatura científica.

A presença das mídias sociais pode exercer impacto sobre as condutas clínicas dos ortodontistas, tornando crucial a discussão sobre métodos e estratégias para verificar o nível das evidências cientificas compartilhadas nas publicações.

PN0682 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Perda de dentes na dentadura mista, fatores sociais e capital social: um estudo de base populacional
Ferreira IDC, Souza TO, Souto-Souza D, Paiva PCP, Ramos-Jorge ML
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Investigar se fatores sociais e capital social estão associados com a perda de dentes em crianças de 8 a 11 anos de idade. Foi realizado um estudo transversal com 627 estudantes matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Diamantina, Minas Gerais. Os índices de CPOD e ceod foram empregados para avaliação de cárie dentária, perda de dentes por cárie, dentes indicados para extração e perda prematura de dentes decíduos. Informações sociodemográficas foram obtidas por meio de questionários. O instrumento Questionário de capital social para adolescentes escolares (QCS-AE) foi aplicado para avaliar o capital social dos adolescentes escolares. Foram conduzidas análises bivariadas e multivariadas (regressão logística binária). Verificou-se que a chance de perda dentária tanto na dentição decídua quanto na dentição permanente foi maior entre crianças filhas de mães com escolaridade inferior a 9 anos [OR(IC95%)=2.08(1.14-3.79)], cujas famílias possuíam renda mensal inferior a 2 salários mínimos [OR(IC95%)=3.36(1.62-6.94)] e cujo o capital social era baixo no domínio confiança [(OR(IC95%)=2.031(1.23-3.34)].

Conclui-se que as variáveis sociodemográficas como mães com escolaridade materna inferior a 9 anos, renda mensal inferior a 2 salários mínimos e baixo capital social foram associadas à perda dentária entre crianças e adolescentes escolares.

PN0683 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Relações oclusais inter e intra arcos e condições periodontais em adolescentes
Carvalho ALM, Carneiro DPA, Meneghim MC, Vedovello SAS
Dep. Ciências da Saúde e Odontol. Infant FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi relacionar as condições oclusais intra e interarcos e a doença periodontal em adolescentes. Foi realizado um estudo transversal de base populacional com 700 adolescentes de 15 a 19 anos. As condições oclusais intrarcos e interarcos (apinhamento anteroinferior, espaçamento, overjet maxilar, overjet mandibular e mordida aberta anterior) foram avaliadas clinicamente usando o Índice de Estética Dentária (DAI). A presença da doença periodontal foi determinada pelo Periodontal Screening and Recording (PSR). As variáveis foram analisadas por meio de um modelo de regressão logística simples, estimando-se odds ratios brutos. As variáveis com P<0.20 nas análises simples foram testadas em modelos de regressão múltipla. Permaneceram no modelo final ajustado apenas as variáveis com P≤0.05 após o ajuste para as demais variáveis do modelo. estimando-se odds ratios ajustados com os respectivos intervalos de confiança de 95%. A doença periodontal apresentou associação significativa com o apinhamento na região anteroposterior (OR= 1.97; IC95%:1.08-3.59), bem como, com a presença de mordida aberta (OR= 4.11; IC95%:1.57-10.76).

Concluiu-se que o apinhamento dental e a mordida aberta anterior causam impacto nas condições periodontais de adolescentes.

PN0684 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de um verniz à base de quercetina sobre as propriedades ópticas de compósitos resinosos: estudo preliminar in vitro
Bispo CR, Zanelli WS, Stabile VM, Souza PV, Beckman CKC, Puppin-Rontani RM, Castilho ARF
Pos graduação em Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisou-se o efeito de um verniz experimental à base de quercetina à 2,5% (VQ) sobre as propriedades ópticas de resinas compostas (Charisma® Classic(CC) (Kulzer Brasil) e FiltekTM Z250 XT (3M), sobre a cor e brilho da superfície, antes e após o envelhecimento por 120h em luz ultravioleta. Quarenta espécimes cilíndricos (6x4mm) foram confeccionados e distribuídos em 4 grupos (n=10): 1 controle (CC), 2 CQ (CC+VQ), 3 Z250 ( Z250), 4 Z250Q (Z250+ VQ).Os espécimes foram armazenados em água deionizada a 37°C por 24 h, seguido por polimento e aplicação do VQ . Os parâmetros de cor foram avaliados por espectrofotômetro e utilizada a fórmula CIEDE2000. O brilho foi avaliado com o glossímetro, antes e após envelhecimento. Os dados obtidos foram submetidos aos testes estatísticos Shapiro-Wilk, ANOVA one-way (cor) e ANOVA two-way (brilho), e Tukey α=0,05. Houve interação significativa entre os fatores Resina x Envelhecimento x VQ (p<0,001), observando-se que a resina Charisma, não apresentou interferência significativa da aplicação de VQ ou do envelhecimento nos valores de brilho; enquanto a resina Z250, os valores aumentaram pelo envelhecimento e pela aplicação do VQ. A variação de cor entre os valores iniciais e pós-envelhecimento mostrou que a resina não foi afetada pelo envelhecimento (p=0,053), que o VQ induziu aumento significativo no ΔE (p=0,029).

O efeito da aplicação do VQ promoveu alteração de cor e brilho na resina Z250, após aplicação do verniz à base de quercetina pós-envelhecimento, não sendo recomendada sua aplicação em áreas estéticas previamente restauradas.

PN0685 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Manejo restaurador em dentes decíduos anteriores - Revisão Sistemática
Oliveira RC, Garbim JR, Passaro AL, Tedesco TK, Raggio DP
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Existem diferentes materiais restauradores e técnicas de manejo e para se restaurar dentes decíduos anteriores cariados ou traumatizados. No entanto, há dúvidas em relação a melhor estratégia a ser seguida. Sendo assim o objetivo desta revisão sistemática é avaliar a evidência sobre as técnicas restauradoras e os materiais utilizados para restauração de dentes decíduos anteriores. Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados eletrônicas: PubMed, Scopus, Web of Science, Embase, Cochrane Library e ProQuest até junho de 2022. Foi efetuado registro na plataforma OSF (OSF.IO/YCX3B). Critérios de inclusão:estudos prospectivos ou retrospectivos que avaliem diferentes estratégias de manejo e apresentem dados de sucesso ou sobrevida de restaurações anteriores. Critérios de exclusão: Pacientes especiais, sedação ou anestesia geral, ambiente hospitalar, dentes apresentando defeito de esmalte, perda de seguimento superior a 30% e/ou tempo de seguimento inferior a 12 meses. Não foram impostas restrições de data e idioma. Avaliação de risco de viés será feita através das ferramentas ROB e ROBINS-I. A inclusão e exclusão foram feitas por dois avaliadores independentes e calibrados (Kappa = 0,83). Foram encontrados 2.614 artigos e ao final foram incluídos 13. Os estudos foram inconclusivos sobre quanto as técnicas ou materiais restauradores para dentes decíduos anteriores, cabendo ao clínico optar por estratégias minimamente invasivas.

Estudos bem delineados devem ser conduzidos para obter-se evidência sobre o manejo de dentes decíduos anteriores.

(Apoio: CNPq  N° 140090/2022-3)
PN0687 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de ciclos de polimerização experimentais em micro-ondas sobre a resistência à compressão de bases de próteses totais
Pedroso TAA, Núgoli VZ, Figuerôa RMS, Mattos MA, Tozetto NM, Neppelenbroek KH, Urban VM, Bombarda N
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito de ciclos de polimerização experimentais em micro-ondas sobre a resistência à compressão de bases de próteses totais confeccionadas utilizando resinas acrílicas termopolimerizáveis convencional ou para micro-ondas. Os grupos experimentais avaliados foram: 1) BA (banho de água; polimerização convencional recomendada para a resina Vipi Cril - VC); 2) MO (micro-ondas; polimerização recomendada para a resina Vipi Wave - VW); 3) M650/5 = 5 min a 650 W; 4) M550/3 = 3 min a 550 W. Foram obtidos modelos totalmente edêntulos em gesso tipo IV. Bases de próteses totais foram enceradas uniformemente com 3 mm sobre esses modelos e o conjunto foi incluído em muflas. Os materiais foram manipulados de acordo com as instruções do fabricante e submetidos aos diferentes ciclos de polimerização. As bases (n=8) foram armazenadas em água destilada a 37ºC por 48 h e, então, submetidas à compressão em máquina de ensaios universal a 5 mm/min, até a falha. Os dados de carga máxima à fratura (N) obtidos foram analisados por meio de ANOVA-2 fatores (α=0,05). Não houve diferença estatisticamente significante nem entre os materiais e nem entre os ciclos de polimerização avaliados.

Foi possível polimerizar ambos os materiais em ciclos curtos em micro-ondas, uma vez que apresentaram resistência à compressão similar àquela obtida quando polimerizados convencionalmente em ciclo longo em banho de água aquecida.

(Apoio: FAPESP  N° 2017/07314-1)