Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2499 Resumo encontrados. Mostrando de 721 a 730


PN0657 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Intrusão em Dentes Decíduos: Dados Preliminares do Centro de Pesquisa e Atendimento de Traumatismo em Dentes Decíduos-FOUSP
Moreira AOG, Wanderley MT
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivo é mostrar dados preliminares de intrusão em dentes decíduos. Dos 2867 prontuários do Centro de Pesquisa e Atendimento de Traumatismo em Dentes Decíduos-FOUSP (1998- 2020), cerca de 400 tem intrusão. Uma amostra aleatória de 90 pacientes com intrusão foi avaliada, sendo excluídos dentes com avulsão e exodontia prévia ao Centro. Avaliou-se prontuários, radiografias e fotos clínicas. Analisou-se 86 pacientes, sendo 52% do sexo masculino. Amostra foi de 122 incisivos superiores, sendo 86% incisivos centrais e 63% tinham até 3 anos no trauma. 86% dos casos buscaram atendimento prévio ao Centro, e 78% realizaram apenas orientações e encaminhamento. Procura por atendimento no Centro foi em até 15 dias após o trauma (40%). Houve necessidade de intervenção em 59 dentes (48%), sendo que a maioria sofreu intrusão de até 50% da coroa (38%). Em 44 dentes foi feito exodontia. Da amostra geral, 22% tiveram intrusão total. Reposicionamento total ocorreu em até 3 meses, 6 meses e 1 ano, respectivamente, em 19, 33 e 36 dentes, sendo que o aumento dos dentes que tiveram reposicionamento total foi maior de 3 para 6 meses, do que de 6 meses para 1 ano. Esse comportamento se repetiu nos 3 diferentes graus de intrusão (-50%, +50% da coroa e intrusão total), ou seja, a maioria erupciona totalmente em até 6 meses. Dos 33 dentes que erupcionaram em até 6 meses, a maioria (28 dentes) teve intrusão com até 3 anos de idade.

Conclui-se que a maioria dos dentes reeupicionaram em até 6 meses, independente do grau de intrusão; e que a maior parte dos dentes que necessitaram de intervenção foi realizada exodontia.

PN0658 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso do scanner intraoral na avaliação de defeitos de esmalte
Cardoso-Silva L, Melo RPF, Nelson-Filho P, Tirapelli C, Freitas BN, Paula-Silva FWG, Cavalcante JS, Carvalho FK
Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi comparar a análise visual direta (DVA) e o scanner intraoral (IOS) na avaliação de defeitos de esmalte (DE). 39 dentes humanos permanentes com DE foram digitalizados utilizando o IOS. A digitalização colorida em alta definição do processo foi gravada com o software OBS Studio paralelo ao software IOS, em formato MP4. Dois examinadores experientes e calibrados analisaram aleatoriamente os mesmos dentes usando o critério de Ghanim et al., 2015 para defeitos de esmalte através de DVA e IOS. Um terceiro examinador resolveu divergências entre os dois examinadores. O teste estatístico Qui-quadrado foi aplicado para comparar as frequências dos escores. O nível de significância foi fixado em p≤0,05. As pontuações indicando DE mais grave e estendida foram atribuídas considerando IOS como método de análise (p<0,05). Ao contrário, nenhum defeito de esmalte visível foi significativamente menos atribuído para IOS em comparação com DVA.

Nota-se que há diferença entre a avaliação dos defeitos de esmalte dependendo do método utilizado. Os escores do IOS mostraram sintomas mais graves e prolongados defeitos de esmalte do que DVA na avaliação de defeitos de esmalte. Sendo assim, a análise clínica é o próximo passo para validação do uso do IOS no diagnóstico de defeitos de esmalte.

PN0660 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O tratamento de ratas hipertensas com Atenolol não altera a expressão de MMP-9 em dentes incisivos de filhotes machos
Horta HF, Mateus AR, Elias GP, Delbem ACB, Okamoto R, Silva CA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento de ratas espontaneamente hipertensas (SHR) com Atenolol (At, 100mg/Kg/dia, v.o.) durante a prenhez e lactação aumentou a microdureza de dentes incisivos de filhotes machos. Neste estudo avaliamos a expressão da metaloproteinase de matriz (MMP-9) em dentes incisivos (DI) de filhotes de SHR tratadas ou não com Atenolol (At, 100mg/Kg/dia, v.o.) durante a prenhez e lactação. Os filhotes (30 dias) foram sacrificados e expressão da MMP-9 foi avaliada em DI por reações imunohistoquímicas (imunoperoxidase). A expressão de MMP-9 foi avaliada em ameloblastos (AM), superfície externa de formação do esmalte (SEFE), odontoblastos (OD) e pré-dentina (PD) de DI de ambos os grupos. Não foram observadas diferenças na expressão de MMP-9 em AM, SEFE, OD e PD entre dentes incisivos de filhotes de SHR não tratadas e tratadas com atenolol, demonstrando que o tratamento com Atenolol não altera a expressão de MMP-9 em esmalte ou dentina de DI.

Conclui-se que outros mecanismos podem estar associados ao aumento da microdureza de DI de filhotes de SHR tratadas com atenolol.

PN0661 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Radiographic Evaluation of Dental Anomalies in Children and Adolescents
Diniz JS, Enselmann LB, Conte AL, Diniz MB, Lira AO
ODONTOLOGIA PPGO UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The aim of the research was to evaluate the prevalence and association of dental anomalies in permanent teeth of children and adolescents in southern Brazil. This retrospective cross-sectional study evaluated 640 digital panoramic radiographs. The following anomalies were analyzed: agenesis, decrease in tooth size, transposition, distoangulation, mesioangulation, alteration of position and supernumerary teeth, as well as the possible association between them. Qualitative variables were described by absolute (n) and relative (n%) frequency. To verify the association between the dental anomalies, the Chi- Square Test for association was applied (p≤0.05 and p≤0.01). Among the participants, the majority were male (54.7%), with a mean age of 8.71 years. The most frequent anomalies in the maxilla were mesioangulation of canines (right (R)-41.1%; left (L)-42%), transposition of canines and first premolar (R-6, 9%; L-7.3%) and lateral incisor agenesis (2.3% for both sides). In the mandible, canine mesioangulation was the most frequent (R-20.6%; L-21.7%), followed by the distoangulation of the second pre- molar (R-9.4% and L-7.0%), and agenesis of the second pre-molar (R- 1.9%;L-2.3%). The presence of 13 supernumeraries was verified.

These results showed a high prevalence of dental anomalies in individuals, with a high association between them, justifying increased attention for their diagnosis and management by dentists.

(Apoio: CAPES)
PN0662 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Estudo da associação entre Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) e outras alterações dento-faciais
Teixeira TPS, Carvalho FAR, Soviero VM
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre HMI e outras alterações dento- faciais, especificamente, mordida aberta anterior (MAA) e alterações dentárias de número e forma. Para a realização do estudo, foram avaliadas 1825 documentações ortodônticas de pacientes cadastrados na Clínica de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UERJ entre 01/01/2006 e 31/07/2021. Foram incluídos no estudo, pacientes com idade de 8 a 16 anos, com os quatro primeiros molares permanentes irrompidos e incisivos centrais superiores com coroa clínica cuja medida cervico- oclusal era igual ou maior do que a largura mesio-distal. Foram excluídos pacientes com síndromes ou com documentação incompleta. Um examinador calibrado (kappa ≥ 0,89) avaliou HMI (critério EAPD), MAA sem trespasse e alterações dentárias de número, tamanho e forma (Neville) nas imagens da documentação ortodôntica. Os dados foram tabulados (SPSS v.29, SPSS IL, Chicago, EUA), analisados descritivamente e submetidos ao teste Qui-quadrado de Pearson (p < 0,05). A amostra foi composta de 699 pacientes, com idade média de 12,28 (DP = 2,08), sendo 354 (50,64%) do sexo feminino e 345 (49,36%) do sexo masculino. A prevalência de MAA foi de 8,9% (n = 62), de anomalias dentárias de número, tamanho e forma, 9,3% (n = 85) e de HMI, de 6,3% (n = 44). A MMA foi significativamente mais frequente dentre os pacientes com HMI severa (p = 0,04). Alterações dentárias de número e forma não estiveram associadas à HMI.

Os dados da presente amostra sugerem que a HMI severa pode estar combinada a alterações dento-esqueléticas do tipo MAA.

PN0663 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Inteligência artificial como auxílio na predição de cirurgia ortognática ou ortodontia convencional
Oliveira PHJ, Gandini Júnior LG, Gonçalves JR, Oliveira Júnior MA, Cevidanes LHS, Bianchi J
Morfologia e Clínica Infantil UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento ortodôntico requer avaliação qualitativa e quantitativa dos componentes dentários e esqueléticos para identificar discrepâncias faciais, oclusais e funcionais. Em pacientes limítrofes, a decisão entre a ortodontia e a cirurgia ortognática ainda é um desafio mesmo para ortodontistas experientes. O aumento do volume de dados disponíveis possibilitou o uso da inteligência artificial no auxilio de tomadas de decisão. O objetivo deste estudo foi testar a capacidade de diferentes modelos de aprendizado de máquina em prever a necessidade de cirurgia ortognática ou tratamento ortodôntico. Para isso, foram utilizadas 920 teleradiografias laterais de pacientes previamente tratados com ortodontia ou cirurgia ortognática, n = 558 classe ll e n = 362 classe lIl, respectivamente. 32 medidas foram coletadas de cada cefalograma na consulta inicial. A amostra foi dividida aleatoriamente em grupo de treinamento (n = 552), validação (n = 183) e teste (n = 185). Os dados obtidos foram avaliados por 10 modelos de aprendizado de máquina e um painel de quatro especialistas (dois ortodontistas e dois cirurgiões). Como resultados, a predição combinada dos 10 modelos apresentou o melhor desempenho no conjunto de teste em termos de acurácia, pontuação F1 e AUC (amostra inteira: 0,707, 0,706, 0,791; Classe II: 0,759, 0,758, 0,824; Classe III: 0,822, 0,807, 0,89).

O modelo combinado com os 10 modelos de aprendizado de máquina proposto neste estudo foi capaz de prever com acurácia a necessidade de cirurgia ortognática, apresentando melhor desempenho em pacientes classe lll.

PN0664 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da aplicabilidade de dois diferentes índices de HMI por alunos de graduação
Debortolli ALB, Ferreira AM, Tosta-Junior W, Silva TT, Caracho RA, Martins DS, Wang L, Rios D
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Cole UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi comparar a efetividade de 2 índices de diagnóstico da hipomineralização molar incisivo (HMI) utilizados em 2 métodos de ensino, na capacidade de diagnóstico de alunos de graduação. Para tal, foram considerados 2 fatores em estudo: tipo de índice (índice de HMI da EAPD e MIH-Severity Score System/MIH-SSS) e tipo de ensino (aula teórica e aula teórica + treinamento prático). Após aprovação pelo CEP, 47 alunos do 4° ano de graduação aceitaram participar do estudo. A seguir eles foram divididos aleatoriamente em 2 grupos de ensino: teórico (GT) e teórico+prático (GTP). A aula teórica abordou os conceitos atuais de HMI e seu diagnóstico utilizando os índices HMI-EAPD e MIH-SSS. O treinamento envolveu a exposição de fotos de dentes afetados por HMI em diferentes níveis de severidade e discussão acerca do diagnóstico, por meio dos índices estudados. A seguir, ambos grupos responderam uma avaliação para classificar os dentes de acordo com os dois índices (HMI-EAPD e MIH-SSS) e foi aplicado um questionário de satisfação. As porcentagens de acertos foram comparadas por meio de Anova a 2 critérios e Tukey. O índice HMI-EAPD resultou em maior porcentagem de acertos (GT-52% e GTP-66%) em comparação aos acertos do índice MIH-SSS (GT-42% e GTP-57%), independentemente do método de ensino (p<0,05). O ensino teórico+prático resultou em maior porcentagem de acertos do que o ensino teórico (p<0,05).

Conclui-se que o índice HMI-EAPD foi mais eficiente no diagnóstico da HMI em alunos de graduação e que a aula teórica + treinamento melhora a capacidade de detecção desta condição.

PN0665 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Aleitamento materno e Covid-19: avaliação da qualidade da informação em uma plataforma virtual
Souza DM, Vale EM, Silva TCPB, Ferreira DC, França TC, Alexandria A
Odontopediatria UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade da informação (QI) de vídeos, disponíveis na plataforma YouTubeT, sobre o manejo do aleitamento materno (AM) durante a pandemia de COVID-19 de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). A busca foi realizada combinando os termos "amamentação e COVID-19" e "aleitamento materno e coronavírus", foram coletados os 100 primeiros vídeos para cada expressão, excluíram-se os duplicados fora do tema, em língua estrangeira ou indisponíveis (54). Após treinamento, 2 avaliadores realizaram a extração de dados e as divergências eram resolvidas por um terceiro. A QI foi avaliada de acordo com a concordância do conteúdo do vídeo com 6 critérios da OMS, que tratavam do manejo do AM durante a pandemia, por meio de uma escala Likert de 3 níveis (kappa 0,90). A média de visualizações dos vídeos foi de 8.454, a maioria dos vídeos citou sobre a transmissão de imunidade para COVID-19 a partir do leite materno de forma positiva (60,7%), no entanto, 71,3% não citavam sobre a vacinação das lactantes ou não apoiavam a prática. Vídeos que possuíam informações que incentivavam o AM, indicavam o tempo correto do aleitamento materno exclusivo (AME) e que citaram uma referência conhecida como artigos científicos ou órgãos de saúde [F=21,0; p<0,001; R2=0,35] impactaram significativamente a QI (regressão linear múltipla).

O tipo de informação sobre AM e AME, bem como, o uso de referências com maior rigor científico impactaram a qualidade da informação dos vídeos sobre aleitamento materno avaliados na plataforma YouTubeT

(Apoio: FAPs - FAPERJ)
PN0666 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O laser de baixa potência é capaz de acelerar o reparo na sutura palatina mediana e reduzir a recidiva pós expansão rápida da maxila em crianças?
Quadros LA, Chami VO, Knorst JK, Fensterseifer CK, Rocha JG, Liedke GS, Ferrazzo VA, Marquezan M
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a neoformação óssea na sutura palatina mediana (SPM) e a estabilidade da distância intermolares em crianças portadoras de atresia maxilar submetidas à e Expansão Rápida da Maxila (ERM) e Laser de Baixa Potência (LBP). Vinte e sete crianças foram alocadas aleatoriamente em 2 grupos: Grupo Laser (GL, n = 13) - que realizaram ERM e LBP na região da sutura palatina mediana; e Grupo Controle (GC, n = 14) - ERM e LBP placebo. O Disjuntor de Hyrax foi instalado e realizada a aplicação de laser de GaAlAs em dez pontos, por 10 sessões. A densidade óssea na região da SPM foi avaliada em radiografias digitais, em escala de cinza, em 4 tempos: T1 - dia da estabilização do parafuso, T2 - 3 meses após a estabilização do parafuso, T3 - imediatamente após a remoção do disjuntor, sendo 6 meses de contenção, e T4 - 3 meses pós-contenção. A estabilidade transversal da expansão maxilar foi determinada a partir das distâncias intermolares em milímetros em 3 tempos: T0 - fase pré-tratamento, T1 e T4. Análise multinível de regressão de Poisson foi realizada para comparar os diferentes desfechos entre os grupos, de acordo com o tempo de avaliação e variáveis de ajuste. O tamanho do efeito para densidade óssea foi maior no GL, porém não houve diferença estatisticamente significativa, já o tamanho do efeito para a comparação da estabilidade transversal maxilar foi maior no grupo controle de T1 a T4, porém não houve diferença estatisticamente significativa.

O reparo ósseo na SPM e a estabilidade na distância intermolares não apresentaram diferença significativa entre os grupos.

PN0667 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Concentração de fluoreto e quantidade de dentifrício afetam a composição inorgânica de biofilmes in vitro
Silva AMD, Sampaio C, Delbem ACB, Hosida TY, Fernandes AVP, Monteiro DR, Pessan JP
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a influência da quantidade de dentifrício e concentração de fluoreto (F) no produto sobre a composição inorgânica de biofilmes mistos de Streptococcus mutans e Candida albicans. Biofilmes foram tratados 72, 78 e 96 horas após o início de sua formação com suspensões de dentifrícios contendo 550 ou 1100 ppm F (550F ou 1100F, respectivamente, NaF) administrados a intensidades comparáveis: (i-1) 550F/0,08 g ou 1100F/0,04 g; (i-2) 550F/0,16 g ou 1100F/0,08 g; e (i-3) 550F/0,32 g ou 1100F/0,16 g. Um dentifrício placebo (PLA, sem NaF, 032 g) serviu como controle negativo. Após o último tratamento, as concentrações de F, fósforo (P) e cálcio (Ca) foram analisadas na biomassa e no fluido dos biofilmes. Os dados foram submetidos à ANOVA ou teste de Kruskal Wallis, seguidos pelo teste de Student-Newman-Keuls (p<0,05). As concentrações de F (biomassa e fluido) aumentaram proporcionalmente tanto em relação à concentração de F no dentifrício, como à quantidade aplicada. Observou-se que 1100F resultou em concentrações de F semelhantes a 550F para i-1 e i-2, mas significativamente maiores para i-. Para Ca (biomassa e fluido) e P (fluido), todos os tratamentos com dentifrícios fluoretados resultaram em concentrações significativamente menores em comparação a PLA, com evidente influência da intensidade do tratamento (concentração de F × quantidade de dentifrício) para Ca na biomassa.

A intensidade do tratamento é um parâmetro mais relevante de eficácia que a concentração de F ou quantidade de dentifrício considerados isoladamente.