2477
Resumo encontrados. Mostrando de 701 a
710
PN0639 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Propriedades físico-químicas do cimento endodôntico biocerâmico pronto para uso AH Plus Biocerâmico
Pradelli JA, Pontes LB, Duarte MAH, Tanomaru-Filho M, Guerreiro-Tanomaru JM
Departamento de Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
AH Plus Biocerâmico (AHPBC, Dentsply, Suiça) é um cimento obturador endodôntico biocerâmico pronto para uso lançado recentemente composto por Dióxido de zircônio, Silicato tricálcico, Dimetilsulfóxido, Carbonato de lítio e agentes espessantes. Este estudo avaliou-se o tempo de presa (TP), escoamento e solubilidade do AHPBC, em comparação com os cimentos Bio-C Sealer (BCS, Angelus) e AH Plus (AHP, Dentsply). TP foi avaliado de acordo com a norma ISO-6879:2012 com moldes de gesso hidratados, preenchidos com os cimentos uso das agulhas de Gilmore. O escoamento foi avaliado de acordo com a norma ISO-6876:2012. A solubilidade foi analisada segundo ISO-6876, sendo obtida porcentagem da perda de massa após 7 dias de imersão em água destilada. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de normalidade, ANOVA e Turkey (α=0,05). TP foi menor para AHPBC (p<0,05), seguido pelo BCS e maior para AHP (p<0,05). Maior escoamento foi observado para BCS seguido pelo AHPBC (p<0,05). Menor escoamento foi observado para AHP (p<0,05). Não houve diferença para solubilidade de BCS e AHPBC (p>0,05), sendo maiores que AHP (p<0,05).
Conclui-se que AH Plus Biocerâmico apresentou menor tempo de presa que os cimentos Bio-C Sealer e AH Plus, valores adequados de escoamento e solubilidade acima do preconizado pelas normas ISO.
(Apoio: CAPES N° 001 | CNPq N° 132173/2020-4 | FAPs - Fapesp N° 2017/14305-9)
PN0640 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Capacidade de preenchimento e qualidade da obturação de diferentes técnicas e materiais em dentes com reabsorção interna perfurante
Carrillo AJST, Assis HC, Teodosio LM, Sousa-Neto MD, Silva-Sousa AC, Soares PBF, Mazzi-Chaves JF, Lopes-Olhê FC
ODONTOLOGIA RESTAURADORA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo é avaliar a capacidade de preenchimento de duas técnicas de obturação em dentes impressos com reabsorção interna perfurante (RIP). Um incisivo central superior foi instrumentado previamente e escaneado por microtomografía computadorizada (micro-CT). O modelo 3D foi reconstruído e com o auxílio do software Blender, foi desenhado uma RIP no terço médio do canal. Foram impressas 33 réplicas em resina cirúrgica e distribuídas em 4 grupos de acordo com a técnica de obturação (n=8): GI técnica incremental com Bio-C Repair, GII técnica híbrida com Bio-C Sealer/guta-percha + Bio-C Repair, GIII técnica incremental com Biodentine, GIV técnica híbrida com BioRoot/guta-percha + Biodentine. Foi realizada micro-CT pós-obturação para mensurar o volume percentual de espaços vazios e avaliar a qualidade da obturação, e microscopia confocal a laser para avaliar a rugosidade da superfície dos cimentos de reparo na região da perfuração. Os dados foram comparados por testes ANOVA e Kruskal-Wallis. No terço apical o GIII mostrou maior % de espaços vazios (30,3±6,88) (P<0,05) e na área da RIP o GIV apresentou a maior % (8,5±1,35) (P<0,05). Não foi observada diferença na rugosidade dos cimentos reparadores (P=0,454). Quanto à qualidade da obturação, o cimento Bio-C Repair apresentou melhor capacidade de preenchimento na região da RIP em relação ao cimento Biodentine (P<0,001).
A capacidade de preenchimento e qualidade da obturação em dentes com RIP foi superior com a técnica incremental com Bio-C Repair e híbrida com Bio-C Sealer/guta-percha + Bio-C Repair.
PN0641 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Comparação da TCFC Versus Radiografia Periapical Digital no Diagnóstico e Plano de Tratamento Endodôntico de Molares Inferiores
Andrade RF, Ramos IP, Frozoni M
ODONTOLOGIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo tem por objetivo investigar se a visualização pré-operatória de uma imagem tomográfica, pode alterar na decisão do diagnóstico e do planejamento da terapia endodôntica em comparação com as decisões tomadas através da visualização pré-operatória de radiografias digitais periapicais. De acordo com as diretrizes, 37 dentes com tratamento endodôntico concluído serão avaliados radiograficamente por três especialistas em endodontia, os quais estabelecerão o diagnóstico e o plano de tratamento de um elemento dental individualmente. Em seguida, os mesmos examinadores traçarão novamente o diagnóstico e plano de tratamento endodôntico para cada um dos casos por meio da avaliação da imagem tomográfica. Os diagnósticos e plano de tratamento antes e após a imagem radiográfica e tomográfica serão comparados e classificados de acordo com os seguintes itens: 1 - Concordância entre diagnóstico e plano de tratamento; 2 - Confiabilidade intraexaminador. Os achados imaginológicos pelos exames radiográfico e tomográfico se verifica a inexistência de diferença estatisticamente significativa entre os exames radiográfico e tomográfico, contudo, para espaçamento do ligamento, no exame tomográfico (81,1%), a presença deste achado se mostrou significativamente mais frequente do que no exame radiográfico (43,2%).
Os resultados obtidos através deste estudo retrospectivo demostrou que a imagem tomográfica é uma tecnologia benéfica a ser utilizada para fins de conclusão de diagnóstico e planejamento da terapia endodôntica.
PN0642 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Análise química da interação entre cimento obturador biocerâmico e a parede dentinária após o uso de medicação intracanal
Alves dos Santos GN, Ramirez I, Ramos AP, Sousa-Neto MD, Lopes-Olhê FC, Mazzi-Chaves JF
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve como objetivo caracterizar a interação química entre o cimento obturador endodôntico biocerâmico e a dentina radicular, após o uso de diferentes medicações intracanais. Obteve-se corpos de prova semicirculares de slices radiculares (1,5 ± 0,2mm). Os espécimes foram colocados em contato com as medicações intracanais: Bio-C Temp ou Ultracal XS, por 15 dias. Após, as medicações foram removidas e os espécimes expostos ao cimento Bio-C Sealer. A difração de raios-X (XRD) foi utilizada para verificar alteração na estrutura cristalina dentinária (ECD) e a espectroscopia de Raman foi utilizada para verificar alteração de proporção entre conteúdo mineral e orgânico da dentina (M:O). A associação entre resultados de XRD e Raman foram verificados pelo teste qui-quadrado (p<0,05). Além disso, os slices foram avaliados por microscopia confocal de varredura a laser para avaliar a qualidade da interface adesiva. Nos grupos experimentais, identificou-se alteração de M:O e deslocamento no pico referente à hidroxiapatita, o que sugere aumento no conteúdo mineral e incorporação de minerais à estrutura química dentinária. Foi identificada associação significativa entre as alterações de ECD e M:O (p=0,014). As imagens de microscopia permitiram identificar gaps maiores que 10 µm na interface adesiva.
O cimento biocerâmico, independentemente da medicação intracanal previamente utilizada, atua como reservatório de íons minerais, responsáveis pelo aumento do conteúdo mineral e alteração da estrutura cristalina dentinária.
(Apoio: CAPES N° 33002029032P4 | FAPs - FAPESP N° 2018/14450-1 )
PN0643 - Painel Aspirante
Área:
2 - Biologia pulpar
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Influência do uso do Ácido Zoledrônico na inflamação e desenvolvimento da lesão periapical induzida em camundongos
Maia CA, Chaves HGS, Menezes GB, Antunes MM, Pinto KP, Silva EJNL, Benetti F, Tavares WLF
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou a influência do uso do Ácido Zoledrônico na inflamação e desenvolvimento da lesão periapical (LP) induzida em camundongos. Foram utilizados 16 camundongos Balb/C, divididos em dois grupos: Controle, que recebeu aplicação de solução de salina (NaCl a 0,9%); e grupo Ácido, que recebeu 125 μg/Kg de Ácido Zoledrônico (solução injetável 4 mg/5 mL), durante 4 semanas. Então, foi realizada exposição pulpar dos primeiros molares superiores esquerdo e direito, a polpa foi desorganizada com auxílio de lima, e as cavidade mantidas expostas. Após 7 e 21 dias da exposição pulpar (n = 8), os animais foram eutanasiados e os molares superiores direito e esquerdo, juntamente com os tecidos periapicais circundantes, foram coletados para análise da expressão de fator de necrose tumoral (TNF)-α, interleucina (IL)-6 e IL-1β, e microtomografia computadorizada. Aos 7 dias, não houve volume e área de LP significativos em ambos os grupos. Aos 21 dias, foi observado menor volume e área da LP induzida no grupo Ácido (p < 0,05). A expressão de TNF-α foi significativa no grupo Controle aos 7 e 21 dias, comparado ao grupo Ácido (p < 0,05). A expressão de IL-6 foi significativa aos 7 dias no grupo Controle (p < 0,05), e não significativa (p > 0,05) nos dois grupos aos 21 dias. Já a IL-1β foi mais expressa no grupo Ácido aos 7 dias, mas sem diferença significativa com o Controle (p > 0,05); aos 21 dias houve expressão significativa de IL-1β no grupo Controle (p < 0,05).
Conclui-se que Ácido Zoledrônico reduz o processo inflamatório, a área e o volume da lesão periapical induzida em camundongos.
(Apoio: FAPEMIG)
PN0644 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação Tridimensional do Ângulo de Curvatura dos Canais Radiculares de Molares Permanentes - Estudo piloto in vivo
Scarsi LSS, Gialain IO, Hartmann RC
Pós Graduação Stricto Sensu Doutorado UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A instrumentação de um canal curvo é um desafio complexo e pode levar a desfechos adversos no tratamento. Há uma carência de metodologias que considerem o ângulo de curvatura tridimensional de condutos radiculares com imagens clínicas. Este é um estudo piloto in vivo e transversal, que visa utilizar uma recente metodologia de avaliação das curvaturas de canais radiculares, comparando o ângulo de curvatura entre grupos dentais. Foi utilizado um método com imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico de canais mesiovestibulares de molares permanentes superiores e inferiores, sendo marcados pontos (com coordenadas X, Y e Z) em todo o trajeto do conduto radicular e registrados numa planilha excel. Os ângulos foram calculados seguindo princípios de geometria analítica, utilizando fórmulas matemáticas. Foram selecionadas imagens de alta resolução de dentes sem nenhum tratamento endodôntico prévio, canais calcificados ou reabsorções radiculares e ápice totalmente formado. Foram excluídos da amostra segundos molares superiores, canais C-shaped, elementos com istmo maior que 2 mm e imagens tremidas ou com artefatos. Foram considerados os ângulos dos terços médio e apical, sendo observado um valor médio de 100,5° para dentes superiores e 118,7° para inferiores.
Não foi observada diferença significativa (p=0,16 - teste de Wilcoxon). Não foi encontrada diferença entre molares superiores e inferiores em relação à curvatura do canal mesiovestibular em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico.
(Apoio: CAPES)
PN0645 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Calibração da potência durante a irrigação ultrassônica influencia na redução de biofilme intracanal
Louzada VG, Silva MO, Goulart RS, Raucci-Neto W, Pitondo-Silva A, Leoni GB
Odontologia UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi avaliar diferentes potências durante a irrigação ultrassônica, associados ou não à solução antimicrobiana, na redução de biofilme de E. faecalis. Para isso, 92 dentes humanos unirradiculares foram preparados e contaminados com inóculo de E. faecalis a cada 24 horas por um período de 21 dias. Em seguida, as amostras foram distribuídas de acordo com a solução irrigante (n=36): PBS e NaOCl 2,5% e com o método de agitação (n=12): convencional pressão apical positiva (PAP), agitação ultrassônica com potência de 10 (PUI 10%) e 30% (PUI 30%). A análise quantitativa da redução microbiana foi realizada por contagem de unidades formadoras de colônias (UFC). Análises qualitativas da adesão do biofilme e viabilidade bacteriana foram realizadas por microscopia eletrônica de varredura e microscopia multifóton associada a kit live/dead, respectivamente. Foi aplicado o teste ANOVA two-way com nível de significância de 5%. Independente do método de agitação, a associação ao NaOCl apresentou maiores valores de redução microbiana comparado a associação ao PBS (P<0,05). Para a solução de NaOCl, os maiores e menores valores de UFC foram observados respectivamente nos grupos PAP (2,3x105 ± 9,3x104) e PUI 30% (2,6x104 ± 1,0x104). Esses dados foram confirmados pelas imagens de MEV. O aumento de potência mostrou maior inviabilidade bacteriana especialmente nos terços médio e apical.
Concluiu-se que o aumento da potência ultrassônica mostrou maior efetividade na desinfecção dos canais radiculares especialmente associada à solução antimicrobiana.
PN0646 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
A turma de graduação impacta no resultado do treinamento teórico-prático para diagnóstico do desgaste dentário erosivo?
Caracho RA, Martins DS, Bueno GC, Ferreira AM, Tosta-Junior W, Braga MM, Ionta FQ, Rios D
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Cole UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Em estudo anterior observou-se que o treinamento teórico-prático foi eficaz no ensino do diagnóstico do desgaste dentário erosivo (DDE), no entanto, não se sabe se este resultado poderia ser replicado em outras turmas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a efetividade do treinamento teórico-prático para diagnóstico da DDE em graduandos de 2 turmas. O estudo foi controlado randomizado e envolveu 2 fatores: tipo de ensino (grupo controle com aprendizado baseado em conteúdo teórico; grupo teste com conteúdo teórico mais atividade prática de treinamento por meio de uma gincana com análise de imagens e dentes extraídos) e tipo de turma (turma 1 e turma 2). Após aprovação do Comitê de Ética, alunos de 2 turmas do 4 ano da graduação distintas participaram após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Todos os alunos assistiram a aula teórica sobre DDE com ênfase para diagnóstico e índice BEWE, sendo cada turma dividida aleatoriamente em 2 grupos. No grupo controle foi aplicada uma avaliação com fotos e dentes extraídos para diagnóstico de DDE e no grupo teste foi realizado um treinamento, para discussão de fotos e dentes extraídos em relação ao diagnóstico. Ao final o grupo teste também foi submetido à mesma avaliação. Os dados relativos à porcentagem de acertos foram analisados por ANOVA a 2 critérios (p<0,05). O grupo teste apresentou melhor desempenho do que o controle, sem diferença significativa de desempenho entre turmas.
Conclui-se que o treinamento prático é uma ótima estratégia para ensino de diagnóstico de DDE, independentemente de turmas específicas.
(Apoio: FAPs - FAPESP N° 202100039-0)
PN0647 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Satisfação com a própria vida, qualidade do sono, uso de smartphones e dor muscular em adolescentes
Pinho RA, Carvalho KRJ, Prado IM, Serra-Negra JMC, Paiva SM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente estudo objetivou avaliar a associação entre a satisfação de adolescentes com a própria vida e qualidade do sono, uso de smartphones e dores musculares e de cabeça. Foi realizado um estudo transversal com 403 adolescentes de Belo Horizonte, Brasil, que responderam um questionário sobre características sociodemográficas, qualidade do sono, perfil de uso de smartphone e autorrelato de dores de cabeça e nos músculos faciais. Eles também responderam ao domínio 'Self' da Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Adolescentes (EMSVA-Self), com escores que variam de 9 a 45, onde maiores escores indicam maior satisfação com a vida. Realizaram-se análises descritivas e os testes Kruskal-Wallis e Mann-Whitney (P<0,05). A maioria dos participantes eram do sexo feminino (58,1%), com média de idade de 14,3 anos (±1,5). A média do escore da EMSVA-Self foi de 34,9 (±6,5) e 77,9% dos adolescentes relataram levar frequentemente o celular para o quarto na hora de dormir. Meninas (P<0,001), de escolas públicas (P=0,021), com qualidade do sono ruim/razoável (P<0,001), com dor na região da ATM (P=0,019), dores de cabeça frequentes (P<0,001), que usam celular durante as refeições (P=0,005), quando deveriam estar dormindo (P=0,005) e que frequentemente levam o celular para o quarto na hora de dormir (P=0,049) apresentaram menores escores na EMSVA-Self.
Conclui-se que adolescentes menos satisfeitos com a própria vida mostraram pior qualidade de sono, uso excessivo de smartphones e ocorrência frequente de dor de cabeça e dor muscular na região da ATM.
PN0648 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
"Leite materno causa cárie?" Avaliação das informações recuperadas na web usando o buscador do Google
Teixeira DA, Vicente GC, Siva FS, França TC, Ferreira DC, Alexandria A
ODONTOPEDIATRIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se identificar e avaliar as informações disponíveis na internet sobre aleitamento materno e cárie dentária. Foi realizada uma busca no dia 23/03/2023, usando a string "leite materno causa cárie?" na ferramenta web Google, em uma janela anônima do navegador Chrome. Os 30 primeiros sites resultantes da busca foram incluídos, excluindo-se: periódicos revisados por pares, vídeos e perfis em redes sociais. Os dados foram coletados a partir de critérios pré-definidos em teste piloto. A qualidade das informações foi medida por meio do instrumento Discern, que possui 16 questões, em Escala Likert, que abordam a confiabilidade da informação, da fonte, dos tratamentos e a qualidade geral do texto, mensurado por dois operadores calibrados (Kappa=0,68). Utilizou-se de estatística descritiva e regressão linear múltipla (p<0,05) para análise dos dados. Foram incluídos 19 sites, e o maior número publicado no ano de 2021 (5; 26,3%). Em 17 (89,5%) deles não foi relatada a relação da cárie com o leite materno, e o mesmo número fez menção dessa relação com o consumo da sacarose. Apenas 13 (68,4%) trataram sobre a importância da higiene oral, e somente 5 (26,3%) indicavam o uso do dentifrício fluoretado. Sites que possuíam informações baseadas em artigos científicos ou órgãos de saúde impactaram significativamente a qualidade das informações [F=11,0; p<0,001; R2=0,58].
Os sites avaliados continham informações que não associavam o leite materno com a cárie dentária e o uso de melhores fontes de evidência científica impactou positivamente a qualidade das informações.