2499
Resumo encontrados. Mostrando de 2151 a
2160
RCR040 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
RESINAS BULK FILL NO TEMPO CLÍNICO EM ODONTOPEDIATRIA
Brum SC, Campello AF, Goulart PASR, Martins-Junior W, Machado AP, Uzeda MJ, Santos DL, Resende RFB
PRCS UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Em odontopediatria, o tempo de permanência da criança na cadeira odontológica deve ser o mais reduzido possível por razões obvias. Materiais que possam contribuir nessa direção, merecem especial atenção. As resinas Bulk Fill inseridas no mercado desde 2010, se apresentam como recurso, já testado e aprovado em suas propriedades físico/mecânicas e estéticas, possuem como característica interessante a possibilidade de incrementos únicos para restaurações, está ligada à contração de polimerização. Quando se refere as resinas Bulk Fill, a contração de polimerização é identificada na superfície, enquanto que nas resinas convencionais, a contração de polimerização ocorre também no interior da cavidade próximo à camada híbrida. Este trabalho de revisão teve como objetivo identificar se a resina Bulk Fill pode auxiliar na redução do tempo de trabalho restaurador em odontopediatria. Para tal valeu-se de buscas nas bases de dados: Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, artigos em português e inglês, publicados no período de 2019 a 2023.
Concluíu-se que as resinas compostas Bulk Fill são material capaz de contribuir de modo eficaz para otimização do tempo clínico restaurador especialmente em odontopediatria, desde que utilizadas de maneira adequada, observadas as características e limitações do material.
RCR041 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
A importância do Odontopediatra na resposta ao estresse infantil: uma revisão de literatura
Ribeiro MEDR, Orlandi LE, Rodrigues R, Domingues CAM, Oliveira DSB, Fernandes LA, Lima DC, Gomes HS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O estresse presente desde a infância, dependendo da intensidade e frequência, pode ter efeito ao longo da vida e causar diversas consequências orgânicas e mentais. No presente estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados: Pubmed, Medline e Scielo, utilizando as palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Experiências Adversas na Infância, Sistema Hipotálamo-Hipofisário e Odontologia Pediátrica. Sem restrição de data e idioma. Dessa forma, a revisão de literatura englobou artigos científicos relacionados a resposta ao estresse durante o atendimento odontopediátrico bem como o impacto causado no neurodesenvolvimento infantil. As pesquisas mostraram o tratamento odontológico como um estímulo estressor para as crianças. Além disso, observou-se a relação do estresse, na infância, com o surgimento de efeitos adversos futuros, como a alteração na função neural, impacto negativo no aprendizado, na memória, no desenvolvimento cognitivo e no sistema imunológico.
Embora o estresse seja classificado como positivo, tolerável ou tóxico, os profissionais da saúde que atendem crianças necessitam conhecer os fatores de risco ao estresse que seu paciente está exposto e entender quais estratégias precisam ser usadas para minimizar os efeitos ao longo da vida daquela criança. Sendo assim, o odontopediatra deve estar apto a ajudar as crianças a lidarem com este tipo de estímulo e entender como poderá afetar ainda mais o nível de estresse a fim de que a criança tenha uma resposta adequada durante o atendimento odontológico.
RCR042 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Odontopediatria UFMG ao alcance de todos: divulgação de ciência e informação em saúde nas plataformas digitais
Assunção CM, Silva PS, Bittencourt JM, Procopio SW, Vieira-Andrade RG, Fernandes IB, Bendo CB, Paiva SM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do projeto é disponibilizar conteúdo científico relevante na área de Odontopediatria, promovendo a atualização de estudantes e profissionais através das redes sociais, além de levar informação em linguagem acessível para a população leiga. A equipe é composta por 12 estudantes de graduação, 4 de pós-graduação e 12 docentes. Para divulgação dos conteúdos, estratégias como publicações semanais de artigos científicos, dicas clínicas, temas polêmicos e que geram dúvidas na população são realizadas. Realizou-se um levantamento das postagens realizadas pelo projeto no perfil @odontopediatria_ufmg, além de uma análise sobre a relação dos insights com as características das publicações. Desde o início das ações, em maio de 2020, foram realizadas 30 lives, 64 artigos científicos foram divulgados, 55 publicações sobre temas polêmicos e 33 dicas clínicas foram postadas. Até o final de abril de 2023, o perfil possuía 5090 seguidores, 83,6% mulheres, 40,8% entre 25-34 anos. Em média de 13,4 mil contas foram alcançadas nos últimos 3 meses. Os maiores alcances foram observados nas publicações "Acondicionamento e limpeza de escovas de dente", "Colar de âmbar alivia desconfortos na erupção dentária?" e "Tratamento endodôntico não instrumental". O vídeo do Reels mais visto tratava da quantidade de açúcar dos alimentos.
Conclui-se que publicações com assuntos voltados para esclarecimento de temas controversos na Odontopediatria apresentaram os maiores insights, ressaltando a importância da divulgação de informações baseadas em evidências científicas.
RCR043 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Terapia fotodinâmica antimicrobiana em pulpectomia de dentes decíduos: revisão de escopo
Perin MLC, Machado NKS, Duarte ML, Primo LG
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente estudo teve como objetivo avaliar por meio de uma revisão de escopo a eficácia da terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFDA) na redução microbiana em tratamentos endodônticos de dentes decíduos. Foi realizada busca em 5 bases de dados eletrônicas (PubMed, Web of Science, Scopus, Biblioteca Virtual em Saúde e SciELO) e na literatura cinzenta, utilizando chave de busca com termos MESH e seus sinônimos. Foram incluídos ensaios clínicos e laboratoriais, relatos de casos, estudos ex vivo e estudos observacionais que utilizassem terapia fotodinâmica em pulpectomia de dentes decíduos, sem restrição de data ou idioma, a fim de avaliar idioma, ano de publicação, desenho do estudo, idade dos pacientes, dente estudado, protocolo empregado. Foram recuperados 1213 artigos, 18 selecionados para leitura completa e 10 incluídos na revisão. Todos eram de língua inglesa, publicados entre 2014 e 2021. Os desenhos de estudo foram: 4 estudos ex vivo, 3 ensaios clínicos e 3 relatos de caso. Nos ensaios clínicos, os pacientes tinham entre 3 e 8 anos de idade. Quanto à amostra, 5 utilizaram apenas incisivos e 3, molares. Os estudos não mencionaram padrão de protocolo, empregando diferentes potências de laser e fotossensibilizantes. Apesar da falta de padrão, todos os estudos mostram resultados significativos para redução de microrganismos tendo fácil aplicação e bom custo-benefício em Odontopediatria.
Assim, a terapia fotodinâmica mostrou ser uma boa opção adjuvante na desinfecção de canais radiculares de dentes decíduos, podendo melhorar o prognóstico dos tratamentos.
(Apoio: CAPES N° 001 | FAPs - FAPERJ N° 26/204.607/2021 | FAPs - FAPERJ APQ1 N° 2010.352/2019)
RCR044 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Alteração no irrompimento dentário como consequência de luxação intrusiva completa na dentição decídua: relato de caso
Arias-Guillén CJ, Guimaraes SH, Calvo AFB, Andrade APRCB, Imparato JCP, Moro BLP
ODONTOLOGIA INFANTIL FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi descrever o tratamento de ulectomia realizado em um paciente infantil com atraso no irrompimento do elemento 11 como consequência de luxação intrusiva completa durante a primeira infância. Paciente do sexo feminino, 6 anos de idade, compareceu à clínica de Pós-graduação do curso de Especialização em Odontopediatria da Faculdade São Leopoldo Mandic. A queixa principal da responsável era que o dente permanente ainda não estava em boca. Após a realização do exame clínico e avaliação dos exames radiográficos e tomográficos correspondentes ao elemento 11, observou-se um atraso no irrompimento do elemento 11 com presença de tecido denso e fibroso na região incisal. Assim, o tratamento proposto foi a cirurgia de ulectomia. Inicialmente, foi feito o condicionamento anestésico do paciente, seguido do procedimento cirúrgico. Iniciou-se com anestesia tópica, anestesia infiltrava, realização de incisão em formato de meia lua na região correspondente ao elemento, e remoção do tecido gengival que foi armazenado em formol para o exame anatomopatológico. Obteve-se o diagnóstico de hiperplasia fibrosa. Foram realizadas consultas periódicas de 1, 4 e 7 meses para acompanhar o irrompimento do elemento 11, e foi observada uma alteração no esmalte compatível com hipomineralização.
Conclui-se que é necessária a avaliação dos traumatismos dentários na primeira infância, com a realização e interpretação correta dos achados clínicos e radiográficos, seguindo as diretrizes propostas a fim de intervir no momento adequado caso seja necessário.
RCR045 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Quais são os tratamentos para anquiloglossia em neonatos, descritos na literatura mundial? - Uma revisão de escopo
Cerqueira AGS, Silva CA, Pintor AVB, Barja-Fidalgo F
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente estudo teve como objetivo mapear, por meio de uma revisão de escopo, os tipos de tratamento para anquiloglossia neonatal. Realizou-se uma busca eletrônica em 6 bases de dados, até abril de 2023, sem restrições de idioma ou data de publicação. Considerando a estratégia população-P (recém-nascidos / neonatos), conceito-C (tratamento para anquiloglossia), contexto-C (mundial), os critérios de elegibilidade foram definidos. Foram incluídos estudos clínicos experimentais ou observacionais, que reportaram tratamento cirúrgico ou não para anquiloglossia em neonatos. Dados bibliométricos e acerca das intervenções realizadas, profissionais envolvidos e desfechos foram coletados e uma síntese descritiva foi realizada. Quatorze estudos, realizados em nove países diferentes entre 2006 e 2022 foram incluídos - 3 ensaios clínicos randomizados e 11 estudos observacionais. Os estudos incluíram de 10 a 2333 neonatos. Todos os estudos incluíram intervenção cirúrgica, sendo a frenotomia a mais citada (8/14 - 57%), realizada principalmente com tesoura (7/14 - 50%), por médicos ou dentistas, sem relato de efeitos adversos. A melhora nos escores de amamentação (14/14 - 100%) e a diminuição da dor mamilar materna (9/14 - 62%) foram os desfechos mais referidos. Nenhum estudo avaliou tratamentos não cirúrgicos ou apresentou acompanhamento a longo prazo.
Conclui-se que há lacunas importantes acerca do manejo da anquiloglossia neonatal, em especial no que tange os riscos e benefícios a longo prazo. Ensaios clínicos randomizados adequados precisam ser conduzidos.
RCR046 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Distúrbios de linguagem infantojuvenil na interface multidisciplinar: top 100 artigos numa análise bibliométrica
Nogueira RF, Paiva SM, Rocha IA, Castro-Braga MF, Borges-Oliveira AC, Martins-Júnior PA, Serra-Negra JMC
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A linguagem envolve a comunicação e o equilíbrio do sistema estomatognático sendo o trabalho multidisciplinar muito importante. O objetivo deste trabalho foi analisar os 100 artigos mais citados na área de linguagem infantojuvenil e verificar a existência de interface com a área odontológica. Realizou-se uma busca dos artigos mais citados na área de linguagem, incluídos na base de dados Web of Science Core Collection até o mês de dezembro de 2021. Quatro pesquisadores realizaram a extração dos dados que incluÍram: número de citações, título, autores, país, ano, periódicos, desenho do estudo e área temática. Redes bibliográficas foram criadas usando o VOSviewer. O número total de citações de cada artigo incluído no top 100 variou de 251 a 1431. Quatro artigos foram citados mais de 1000 vezes. A maioria dos 100 artigos mais citados foi publicada por países da América do Norte (61 artigos; 27.101citações), seguida pela Europa (37 artigos; 13.695 citações). Os desenhos de estudo mais publicados foram estudos observacionais (77%). As condições clínicas mais abordadas foram Transtorno de Espectro Autista (TEA) (18%) e dislexia (14%). As áreas que mais publicaram os distúrbios estudados foram a fonoaudiologia (32%) e a psicologia (27%). Nenhum artigo apresentou interface com a odontologia.
Concluiu-se que houve destaque das áreas da fonoaudiologia e da psicologia, com maior número de trabalhos na América do Norte. TEA e dislexia foram as condições clínicas mais estudadas. Não foi observada interface com a odontologia na análise deste estudo bibliométrico.
RCR047 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Ação do diamino fluoreto de prata e verniz fluoretado no controle da cárie de estabelecimento precoce - Revisão Integrativa
Fadini ACS, Fernandes LB, Teixeira DA, Tesch FC, Silva LAH, Oliveira LMC, Miasato JM
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se analisar a produção científica sobre a ação do diamino fluoreto de prata (DFP) e verniz fluoretado (VF) no controle da cárie de estabelecimento precoce. Para tal, na construção da estratégia de busca utilizou-se os descritores "diammine silver fluoride AND fluoride varnishes" na base de dados eletrônica Medline (via PubMed) e filtros, "textos completos", "anos de publicação - 5 anos", "estudo clínico", "estudo clínico randomizado" e "pré-escolar 2-5anos") em 13/04/2023. A busca resultou um total de 378 artigos, e após a aplicação dos filtros, 4. Assim, 4 estudos foram incluídos na revisão, 2(2020) China e Tailândia, 1(2022)Tailândia e 1(2023) Estados Unidos. Os estudos apontam a aplicação semestral do DFP e VF como eficazes na prevenção e controle da cárie. Quando associados, em relação à paralização e prevenção, não apresentam resultados inferiores aos selantes e VF com restaurações atraumáticas.
Conclui-se que a aplicação do DFP associado ou não ao VF se apresenta eficaz no controle e prevenção da cárie de estabelecimento precoce.
RCR048 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação de medo e ansiedade na odontopediatria por meio do uso de escalas: uma revisão bibliométrica
Galdino FF, Bendo CB, Maia LC, Fidalgo TKS
Odontologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi avaliar as tendências mundiais em publicações científicas sobre a utilização de escalas para avaliação dos sentimentos de medo e ansiedade no atendimento odontopediátrico. Foi realizada uma busca eletrônica na base de dados Pubmed utilizando os termos relacionados a medo, ansiedade, escalas e odontopediatria. Foram selecionados todos os artigos que tivessem no título ou resumo, avaliação de ansiedade ou medo por meio do uso de escalas. Ano de publicação, autores, periódicos, países e as palavras-chave foram analisadas por meio do programa VOSviewer 1.6.19. A pesquisa recuperou 566 estudos e 250 foram selecionados. O primeiro artigo foi publicado em 1980 nos Estados Unidos. Um aumento no número de publicações relacionados ao tema ocorreu em 2011, sendo 2021 o ano com maior número de publicações (n=26). O país que mais publica sobre o assunto é a Índia (n= 59), seguida do Reino Unido (n=30) e Brasil (n=24). O mapa de palavras demonstrou que a palavra mais frequente foi "child" seguida de "female", "male", "child,preschool" e "dental anxiety". Os autores com maior número de publicações foram Aminabadi N (n=8), Jamali Z (n=7) e Oskouei S G (n=5). Entre as revistas, a "Int J Paediatr Dent" apresentou o maior número de publicações (n=24), seguido do "Eur Arch Paediatr Dent" (n=18), "J Indian Soc Pedod Prev Dent" (n=15), "Eur J Paediatr Dent" (n=12) e "Br Dent J" (n=11).
Conclui-se que há um crescente interesse pelo tema e que a maioria dos estudos analisados foram publicados em diferentes continentes e em revistas de Odontopediatria.
(Apoio: CAPES)
RCR049 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Associação de diamino fluoreto de prata (SDF) com a Hall Technique: uma revisão de literatura
Brenner C, Silva GAV, Alves NM, Zettermann J
Odontopediatria CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A cárie é uma doença complexa, multifatorial e comportamental que desmineraliza os tecidos dentários, podendo causar extensa destruição coronária ou perda precoce dos dentes decíduos. A Hall Technique (HT) foi criada como método de tratamento restaurador para pacientes de difícil manejo e é utilizada para o selamento de cáries em molares decíduos. O diamino fluoreto de prata (SDF), também conhecido como cariostático, é um material dentário usado em odontopediatria para controlar a progressão das lesões de cárie. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a associação da técnica restauradora Hall Technique em dentes decíduos com o uso do cariostático, abordando os principais protocolos clínicos relacionados ao tema. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Pubmed, com os mesh terms (Hall Technique; Silver diamine fluoride; diamine silver fluoride; silver ammonia fluoride; deciduos teeth; dental caries; pediatric dentistry) e Google Scholar com os termos: Hall Technique e silver diamine fluoride. Foram selecionados 5 artigos que falavam da relação de Hall Technique com SDF. Resultados evidenciaram que a HT modificada em combinação com SDF mostra desfechos clínicos e radiográficos favoráveis em lesões cariosas em dentes decíduos em comparação com apenas a HT.
Conclui-se que a associação de HT e SDF garante resultados satisfatórios para o tratamento de lesões cariosas em molares decíduos e é uma opção viável para pacientes de difícil manejo.