2463
Resumo encontrados. Mostrando de 2181 a
2190
RCR103 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Efeitos periodontais associadas a expansão rápida de maxila assistida cirurgicamente: uma revisão integrativa
Coelho RMF, Anjos LM, Rocha AO, Amelunge S, Francisconi NS, Souza JCM, Henriques BAPC, Cruz ACC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Essa revisão integrativa teve como objetivo avaliar os efeitos periodontais associadas à expansão rápida da maxila assistida cirurgicamente (ERMAC). Em março de 2023, uma busca foi realizada nas bases Web of Science, PubMed e Scopus utilizando uma chave específica de busca composta por palavras-chave e operadores booleanos. A busca foi realizada por dois pesquisadores, sendo realizada leitura do título, resumo ou texto completo. Após seleção seguindo os critérios de elegibilidade, foram recuperados 190 artigos dos quais 25 foram incluídos para análise. O tamanho da amostra variou de 9 a 262 pacientes por estudo. O desenho de estudos mais prevalente foi relato de caso (64%). A técnica ERMAC convencional (bipartida) foi a mais utilizada (84%), seguida da técnica modificada, ou tripartida (36%). Os estudos indicaram a ocorrência de sequelas periodontais da ERMAC por meio da sondagem periodontal (88%) e tomografia computadorizada (68%), avaliando a presença de recessão gengival e perda óssea alveolar, respectivamente. Apenas 3 estudos indicaram a expansão em milímetros, variando de 0,95 a 6,20 mm. A maioria dos estudos relacionaram as sequelas periodontais a região de ostectomia (56%). Apenas 2 estudos não reportaram associação entre a ERMAC e sequelas periodontais.
Com isso, essa revisão integrativa, apesar da heterogeneidade das metodologias de avaliação dos estudos incluídos, evidenciou que os pacientes submetidos à ERMAC apresentam sequelas periodontais variadas, em diferentes graus de severidade, principalmente associada a região de osteotomia.
RCR104 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Um panorama atual sobre endocardite infecciosa e doença periodontal - uma revisão integrativa
Silva FM, Anjos LM, Rocha AO, Effting GO, Souza JCM, Henriques BAPC, Cruz ACC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta revisão integrativa analisou a ocorrência de endocardite infecciosa (EI) associada à doença periodontal (DP). Em abril de 2023, uma busca foi realizada nas bases Web of Science, PubMed e Scopus utilizando palavras-chaves e operadores booleanos. Considerou-se estudos publicados entre 2018 e 2023. A busca foi realizada por dois pesquisadores. Para seleção, foi realizada leitura do título, resumo ou texto completo. Foram recuperados 88 artigos que atendiam aos critérios de elegibilidade, dos quais 7 foram incluídos para análise, sendo 4 estudos observacionais e 3 relatos de caso. Soma-se a presença de EI e de DP a valvulopatias, cardiopatias reumáticas, cardiomiopatia, acidente vascular cerebral e angiomiolipoma. A ocorrência de EI foi creditada às seguintes bactérias: Rothia dentocariosa, Streptococcus mitis, Streptococcus oralis, Streptococcus sanguinis, Streptococcus viridans; Streptococcus intermedius; Staphylococcus aureus; Haemophilus parainfluenzae; Streptococcus mutans e Parvimonas micra. Todos estudos incluídos associaram diferentes antibióticos, sendo eles: penicilina G, vancomicina e ceftriaxona; vancomicina, gentamicina e rifampicina; ceftriaxona e gentamicina; clindamicina e penicilina; ceftriaxona e rifampicina. Apenas 1 estudo associou a amoxicilina a outros antibióticos não mencionados.
Logo, essa revisão integrativa evidenciou o vínculo entre EI e DP, sendo essa ligada a diferentes condições cardiovasculares prévias. Os estudos sugerem combinação de diferentes antibióticos para tratamento da EI causada por DP.
RCR105 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Tratamento de hipersensibilidade dentinária com gel dental regenerativo contendo cálcio: relato de caso em paciente com periodontite
Mazzola T, Reis ALM, Pegoraro JVC, Teodoro MCR, Lima DC, Vilhena FV, Fernandes LA
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A hipersensibilidade dentinária (HD) é definida como dor causada pela exposição da dentina em resposta a vários estímulos. Pacientes com doença periodontal (DP) frequentemente relatam HD devido à exposição da superfície radicular ou após tratamento. Agentes bioativos derivados do cálcio e/ou sistemas baseados em silício, como a tecnologia REFIX, têm sido utilizados para promover a regeneração dentária, com foco no tratamento de sensibilidade dentária. Com base nisso, a eficácia do gel dental REFIX combinado com cálcio no tratamento da HD foi avaliada em um paciente com DP de 45 anos de idade. Os lados direito e esquerdo do paciente foram selecionados aleatoriamente utilizando um dos protocolos odontológicos de profilaxia: Gel dental REFIX associada ao Cálcio - aplicado na vestibular dos dentes 13, 14 e 15 ou Pedra Pomes - aplicado na vestibular dos dentes 23, 24, 25. Os produtos foram aplicados com escova de Robson durante 10 segundos em cada superfície dentária. A escala de Schiff para dentes sensíveis (0-3) foram realizados aplicando jato de ar na superfície vestibular de cada dente por 5 segundos antes e depois das profilaxias. O paciente relatou dor e interrompeu o estímulo antes e após a profilaxia com Pedra Pomes. Houve uma redução na dor quando o protocolo Gel Dental REFIX associada ao Cálcio foi usado (3 antes e 1 depois). Nesse caso, o paciente sentiu o estímulo, mas não pediu para ser interrompido.
Podemos concluir que o Gel Dental Refix associada ao Cálcio reduziu a HD no paciente com DP.
RCR106 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Reconstrução de papila interdental utilizando ácido hialurônico: Uma revisão integrativa
Leal GM, Anjos LM, Rocha AO, Nogueira MAC, Souza JCM, Henriques BAPC, Cruz ACC
Programa de Pós Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão integrativa foi analisar a utilização de ácido hialurônico para reconstrução de papila interdental. Em março de 2023, uma busca foi realizada nas bases Web of Science, PubMed e Scopus utilizando uma chave específica de busca composta por palavras-chave e operadores booleanos. A busca foi realizada por dois pesquisadores. Para seleção foi realizada leitura do título, resumo ou texto completo. Após seleção seguindo os critérios de elegibilidade, foram recuperados 97 artigos, dos quais 21 foram incluídos para análise. O tamanho da amostra variou de 1 a 86 papilas por estudo. Todos os estudos realizaram a aplicação de ácido hialurônico em papilas da região anterior. A maioria dos estudos (n=13) analisaram o ganho de papila com ácido hialurônico por meio do fechamento do espaço correspondente ao "black space", sendo realizadas fotografias e mensuração do espaço restante após aplicação do ácido hialurônico em softwares específicos. A redução do black space variou de 0,20 a 4mm2. A concentração do ácido hialurônico mais utilizada foi de 20 mg/mL, sendo utilizado normalmente de 0,1 a 0,2 mL de produto por papila (n=14). Os estudos reportaram de 1 a 5 sessões de reaplicação. A maioria dos estudos realizaram acompanhamento de até 6 meses (n=11).
Com isso, essa revisão integrativa evidenciou que a reconstrução de papila interdental utilizando ácido hialurônico é uma técnica eficaz e segura, sendo utilizada principalmente para reconstruções em áreas estéticas.
RCR107 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Plasma rico em fibrina em odontologia: uma análise bibliométrica dos 100 artigos mais citados
Francisco A, Anjos LM, Rocha AO, Bagatim L, Souza JCM, Cardoso M, Henriques BAPC, Cruz ACC
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo dessa revisão foi analisar as principais características dos 100 artigos mais citados sobre Plasma Rico em Fibrina (PRF) em odontologia. Foi utilizada uma chave específica de busca elaborada com palavras-chaves e operadores booleanos na base Web of Science em março de 2023. Os artigos foram organizados por ordem decrescente de citações. O número de citações foi comparado nas bases Scopus e Google Scholar. Dois pesquisadores extraiam os seguintes dados: número e densidade de citações; ano e periódico de publicação; desenho e temática de estudo; autoria e instituições; palavras-chave; país e continente. Mapas bibliométricos foram gerados com o VOSviewer. O número de citações variou de 30 a 1.145 (média:83,5), sendo que 20 estudos tiveram pelo menos 100 citações. Os artigos foram publicados entre 2006 e 2021, com destaque para o ano de 2017 (12%). O periódico mais prevalente foi o Journal of Periodontology (17%). Estudos de intervenção foram os mais comuns (55%). A temática mais frequente foi o uso do PRF em defeitos periodontais (22%). Miron RJ e Pradeep AR foram os autores com mais artigos publicados (8%, cada). A Universidade de Berna destacou-se (10%). Os países com mais artigos publicados foram: Coréia do Sul (16%), Estados Unidos e Índia (13%, cada), enquanto o continente foi a Ásia (53%). Os mapas do VOSviewer demonstraram confluência entre os autores.
Os 100 artigos mais citados sobre PRF foram publicados em sua maioria por autores asiáticos e europeus, com destaque de publicações no ano de 2017, abordando principalmente defeitos periodontais.
(Apoio: CNPq)
RCR108 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Odontologia do esporte: revisão da literatura e tópicos de interesse clínico
Souza CSP, Alves RO, Soares CJ, Coto NP, Soares PBF
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Com o intuito de manter a saúde bucal do atleta por meio da prevenção e tratamento de possíveis alterações bucais a Odontologia do Esporte vem ganhando espaço no ambiente esportivo. O objetivo dessa revisão de literatura é alertar os cirurgiões-dentistas sobre as particularidades no atendimento ao atleta, além das patologias que mais os acometem e os métodos de prevenção de lesões. Foram avaliados 50 artigos, incluindo estudos originais, laboratoriais e revisões nas bases de dados MEDLINE (PubMed) e da biblioteca Cochrane, sem restrição de ano e idioma. Os artigos mostraram alta prevalência de cárie, doença periodontal, erosão dentária, DTM, maloclusões, traumatismos orais e faciais em atletas. A melhor conduta frente a tais lesões é a prevenção, instruindo o atleta sobre os riscos à cavidade oral presentes em sua dieta, a melhor forma de higiene bucal e os dispositivos existentes para proteção. Frente a uma lesão, o atleta deve ser tratado com particularidade, utilizando protocolos adequados e optando pelo momento mais oportuno para intervenção, ficando afastado de suas atividades o menor tempo possível. O cirurgião-dentista deve estar atento à lista de substâncias que aparecem na lista da WADA ao prescrever medicamentos aos atletas, para que as substâncias presentes nos medicamentos não influenciem o resultado do exame antidopagem.
São necessárias medidas que enfatizem a importância do uso de equipamento de proteção, além de manutenção da higiene oral para que o atleta obtenha o máximo de rendimento com o mínimo de danos.
RCR109 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Tendência mundial de pesquisa sobre o uso do laser em periodontia: análise bibliométrica
Fernandes KF, Anjos LM, Rocha AO, Fraga ARW, Souza JCM, Henriques BAPC, Cruz ACC
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se avaliar as tendências científicas mundiais sobre laser em periodontia através de uma análise bibliométrica. A busca foi realizada em março de 2023 na base Web of Science. Foram incluídos artigos relacionados ao tema e excluídas conferências. Dois pesquisadores selecionaram os artigos e extrairam: número de citações; ano e periódico de publicação; país e continente; desenho e temática de estudo; autoria e instituições. O VOSviewer delimitou redes de colaboração. Com o Google Trends investigou-se a popularidade mundial do tema. A busca resultou em 201 artigos, dos quais 65 foram incluídos. O artigo mais citado somou 194 citações. Os artigos foram publicados entre 1995 e 2023. O periódico mais prevalente foi o International Journal of Periodontics Restorative Dentistry (34%). O desenho de estudo mais comum foi intervenção (34%), sendo a principal temática a aplicação do laser em periodontite (32%). O laser de alta potência foi o mais utilizado (60%). Aoki A foi o autor com mais artigos (11%), seguido por Romanos GE (8%). A Universidade de São Paulo (11%) destacou-se. Os países com mais artigos foram os Estados Unidos (EUA) (28%) e Brasil (17%), enquanto o continente foi a Ásia (37%). Os mapas do VOSviewer demonstraram colaboração entre os autores. Segundo o Google Trends o Iraque foi o país que mais pesquisou sobre laser em odontologia. .
Os estudos identificados foram publicados principalmente pelos EUA abordando o uso do laser no tratamento de periodontite. Esta revisão evidenciou o estado científico do laser em periodontia, podendo nortear estudos futuros.
RCR110 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
O impacto das drogas ilícitas na doença periodontal: uma revisão de literatura
Dantas PT, Barbosa IE, Brasil SC, Voigt DD, Vidovichi JA, Amaral CSF
Odontologia UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Drogas ilícitas são substâncias que, quando ingeridas ou administradas por um indivíduo, afetam o processo cognitivo comportamental, a saúde sistêmica, além da saúde oral dos indivíduos. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto das drogas ilícitas na doença periodontal a partir de uma revisão de literatura.Foram feitas buscas, utilizando os idiomas português e inglês, na base de dados do PubMed com as palavras-chave: ((drugs or illicit drugs or cocaine or marijuana or opioids or cannabis) and (periodontal disease or periodontitis or gingivitis)). Os critérios de inclusão foram: estudos transversais, longitudinais, comparativos e/ou ensaios clínicos randomizados ou não, em humanos, acima de 18 anos de idade, sendo os estudos dos últimos 5 anos em inglês e/ ou português. Os critérios de exclusão: revisões de literatura, revisões sistemáticas com e sem meta-análise, estudos em animais, estudos in vitro. Após a busca eletrônica realizada no PUBMED com as palavras-chaves, foram encontrados 7.647 artigos e nos últimos 5 anos, 1.455 estudos relacionados ao tema. Desses, 1.428 foram excluídos por não preencherem aos critérios de inclusão. Vinte e sete estudos lidos na íntegra e 19 excluídos, por não atenderem aos critérios de inclusão. Oito estudos foram selecionados para esta revisão de literatura.
Nesta revisão de literatura foi observado que as drogas ilícitas impactaram negativamente na condição periodontal e na saúde oral de forma geral, além de interferir na qualidade de vida dos usuários dessas substâncias.
(Apoio: FUNADESP)
RCR111 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Tratamento de Lesões Gengivais Decorrentes de Doenças Autoimunes: Relato de Caso
Siqueira LC, Lobato COS, Rocha MAM, Brant CF, Hanemann JAC, Rodriguez LS, Almeida DAF, Pigossi SC
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
As doenças gengivais não induzidas pelo biofilme abrangem uma variedade de condições que não se resolvem após a remoção da placa. Dentre elas, a descamação crônica da gengiva, denominada gengivite descamativa, pode estar associada à doenças dermatológicas como o penfigóide da membrana mucosa (PMM). O periodonto também pode ser acometido pela recessão gengival, cujo tratamento através da técnica do enxerto gengival livre (EGL) tem sido indicado para aumento de gengiva queratinizada. O presente relato de caso teve como objetivo descrever um protocolo medicamentoso e cirúrgico para o tratamento de uma paciente com gengivite descamativa e recessão gengival. Ao exame clínico observou-se lesões descamativas associadas a formação de vesículas localizadas na gengiva vestibular entre os dentes 13/14 e 43/44. Após resultado inconclusivo de biópsia incisional na região do dente 13, o diagnóstico de PMM foi sugerido diante das características clínicas das lesões. A paciente foi submetida a tratamento periodontal básico e uso de corticoide tópico, 4 vezes ao dia, durante 7 semanas. Após o controle das lesões orais, realizou-se o tratamento cirúrgico para recobrimento radicular do dente 41 utilizando a técnica do EGL. Com 10 meses de pós-operatório, obteve-se um recobrimento radicular satisfatório e ganho de gengiva queratinizada, não sendo necessário reposicionamento coronal do retalho.
Conclui-se que o uso de corticosteroide tópico na forma de bochecho e a utilização da técnica do EGL, são eficazes para tratamento de lesões que acometem o tecido gengival.
RCR112 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Desenvolvimento de software para coleta de dados em pesquisa relacionada à saúde bucal em pacientes com transtornos mentais e de adicções
Pires ES, Ferlin E, Hirdes A, Celeste RK, Martins RV, Gardelin VA, Miguens-Jr. SAQ, Hernández PAG
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Projeto de pesquisa Saúde Bucal, autoestima e qualidade de vida de pessoas com transtornos mentais e de adicções, parceira internacional do PPG em Odontologia-ULBRA e do PPG em Promoção da Saúde-ULBRA com a interRAI, a Universidade Católica de Leuven/Bélgica, o PPG Odontologia-UFRGS e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, aprovado pelo CEP-ULBRA conforme Parecer nº 5.434.490/2022 está em andamento atualmente. Para garantir a qualidade dos dados, objetivou-se desenvolver um software desenhado a partir dos instrumentos SB Brasil 2020 e The Optimized OHS-interRAI que foi desenvolvido com a ferramenta Microsoft Visual Studio, estruturado em 10 páginas independentes contidas em um único arquivo auto executável de 1,26 Megabytes. O sistema operacional foi vinculado ao Windows 7 ou superior, qualificando um banco de dados conforme as normas da interRAI. O software, desenvolvido junto à Diretoria de Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, se estrutura em dois questionários sobre autoestima e qualidade de vida e um exame físico bucal com figuras para auxílio no diagnóstico. A partir da identificação da amostra, a entrada de dados pode ser realizada em qualquer ordem de prioridade. Cada seção é salva em arquivos sequenciais separados. O arquivo de saída é do tipo Comma-Separated-Values e pode ser exportado, sem edição prévia, para os pacotes estatísticos.
O Plano Piloto do Projeto de Pesquisa permitiu concluir que o software é uma ferramenta ágil que atende os princípios de finalidade, qualidade dos dados e segurança estabelecidos no Art 6º da LGPD, 2018.