2499
Resumo encontrados. Mostrando de 2191 a
2200
RCR081 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Osteotomia guiada no restabelecimento do espaço vertical protético em prótese total: relato de caso
Chrispim B, Coelho SM, Lidani R, Cadore A, Flores JM, Philippi AG, Mezzomo LAM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Paciente do gênero feminino, 49 anos, compareceu à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) buscando tratamento protético. A mesma utilizava uma prótese parcial removível maxilar insatisfatória, apoiada em dentição terminal. No exame clínico inicial, verificou-se que ao sorriso forçado a paciente expunha o rebordo edêntulo, com invasão do espaço vertical protético. A montagem analógica de dentes foi duplicada em resina acrílica autopolimerizável. Subseqüentemente, resina composta foi adicionada em pontos estratégicos na flange, e nos zênites das coroas, para a aquisição das imagens digitais (DICOM e arquivos de escaneamento). A cirurgia pré-protética para redução do rebordo foi planejada digitalmente no programa coDiagnostiXTM (Dental Wings), respeitando as referências protéticas obtidas na montagem dos dentes da prótese total. O plano de osteotomia foi planejado em 4mm acima dos zênites da prótese, considerando que a paciente poderia ser submetida à colocação de implantes dentários em um segundo momento, permitindo assim o desenho das guias cirúrgicas, as quais foram impressas.
A osteotomia guiada permitiu a transferência precisa do planejamento virtual para a cirurgia propriamente dita, além da instalação de uma prótese total convencional imediata dentro dos limites do espaço vertical protético, evitando assim aumentos indesejados da dimensão vertical de oclusão e invasão do espaço livre funcional.
RCR082 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Atuação e importância do Serviço de Prótese Facial Reconstrutiva para pacientes oncológicos do Paraná
Venske SL, Borges MO, Gonçalves VP, Dunaiski LA, Sade MCAV, Pinto CP, Stramandinoli-Zanicotti RT, Pupo YM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Serviço de Prótese Facial Reconstrutiva oferece reabilitação protética para pacientes residentes no Estado do Paraná, mutilados pelo câncer na região bucomaxilofacial. O serviço faz parte do Complexo Hospitalar do Trabalhador, em Curitiba, é assegurado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e as próteses ofertadas são: próteses faciais em silicone personalizadas como nasal, auricular, óculo-palpebral, oculares e intraorais que reabilitam funcional e esteticamente esses pacientes. Para a organização dos atendimentos, os pacientes acolhidos passam inicialmente pela consulta de diagnóstico e planejamento da prótese reabilitadora, em seguida entram no fluxo das etapas de confecção das próteses, como: moldagem, prova em cera, coloração e pigmentação da prótese. O serviço foi inaugurado em janeiro de 2020, e até dezembro de 2022 já realizou 632 atendimentos ambulatoriais, com 185 pacientes elegíveis para reabilitação e 74 próteses entregues. Quanto a equipe, estão presentes: dentistas, protéticas, auxiliar de saúde bucal e estagiárias. O serviço também permite o estágio acadêmico por meio de projetos de extensão com as universidades, o que concede às acadêmicas aprendizados técnicos em relação às próteses faciais, assim como o manejo e cuidados com os pacientes de maneira humanizada e ética.
Diante do exposto, reconhece-se a importância deste serviço, uma vez que garante reabilitação bucomaxilofacial, espaço para reinserção social, autonomia, qualidade de vida melhor, como também permite conhecimento e experiência a acadêmicos de odontologia.
RCR083 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Prodof: um perfil no instagram sobre prótese e dor orofacial com evidência científica e sem burocracia
Soares LFFB, Fonte TP, Costa SMS, Costa MSC, Rosa CDRD, Porto VC, Conti PCR, Almeida ALPF
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Instagram é uma rede social com foco em conteúdos visuais, que conecta usuários e grupos de mesmo interesse tornando-se um ambiente ideal para disseminação de conteúdo de forma prática e rápida. O PRODOF (@grupo.prodof)nasceu com a inquietude de cinco pós-graduandos que viam conteúdos em massa propagados de forma equivocada nas redes sociais. Desde o início da Pandemia da COVID- 19 e expansão do consumo do conteúdo digital, muitos temas odontológicos tornaram-se alvo de debates controversos, como o bruxismo e facetas, entretanto sem uma regulamentação ou orientação para publicação das mesmas. Isso se torna agravante quando levantamos alguns dados. Dentre os estudantes de odontologia a rede mais utilizada é o Instagram, em média por 5 horas diárias e quase metade destes buscam informações baseadas em evidência. Por isso, o objetivo do grupo é debater temas recorrentes em Prótese e Dor Orofacial, através de um bom embasamento na literatura, e levar esses temas de forma clara, prática e objetiva aos estudantes e dentistas - sem burocracia. O PRODOF é um produtor de conteúdo acessível a grande parte da classe odontológica por trazer conteúdos dentro de uma rede social de uso disseminado e gratuito, além disso possui em seu plano de desenvolvimento, cursos e consultorias que o tornam autossustentável, permitindo o reinvestimento em novas aplicações para própria evolução.
Portanto, o PRODOF compõe uma excelente forma de disseminação de conhecimento e discussão de assuntos pertinentes e polêmicos na odontologia, objetivando uma ciência menos burocrática e acessível.
RCR084 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Técnicas de registro e transferência de arcos faciais virtuais: uma revisão de escopo
Avelino MEL, Neves BR, Costa RTF, Moraes SLD
Departamento de Reabilitação Oral UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão de escopo foi realizar o mapeamento na literatura sobre diferentes métodos de registro e transferência das referências anatômicas para o ambiente virtual. Este estudo foi estruturado com base na metodologia proposta por Arksey e O'Malley, na extensão para revisões de escopo do checklist o Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses e no Manual Joanna Briggs Institute para Síntese de Evidências. A questão de pesquisa foi: "Quais métodos de registro do arco facial virtual estão sendo utilizados?" e as buscas foram feitas nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Cochrane Library, Web of Science e Embase para artigos publicados até abril de 2023. Foram incluídos estudos in vitro, ensaios clínicos, artigos de técnicas e excluídos estudos que avaliassem planejamentos em cirurgias ortognáticas. Um total de 1.347 artigos foram identificados e após seleção, 21 artigos foram incluídos nessa revisão, sendo eles 14 artigos de técnica, 5 ensaios clínicos e 2 estudos in vitro. Dezenove dos artigos incluídos tiveram resultados positivos nas técnicas de transferência para o ambiente virtual descritas.
O conceito de sobreposição das imagens intraorais adquiridas direta ou indiretamente às imagens extraorais esteve presente em todos os estudos incluídos. As técnicas de obtenção das referências anatômicas extraorais citadas foram: tomografia computadorizada, escaneamento facial e fotografias bidimensionais. O uso de dispositivos para convergências das imagens esteve presente na maioria dos estudos incluídos.
(Apoio: CAPES)
RCR085 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
6 - Prótese
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Atividade antifúngica de produtos naturais em poli (metacrilato de metila) para bases de próteses removíveis: uma revisão de escopo
Lima BLAM, Santiago JB, Costa RTF, Vila-Nova TEL, Batista AUD, Neves BR, Avelino MEL, Moraes SLD
Faculdade de Odontologia de Pernambuco UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta revisão de escopo teve como objetivo mapear a literatura existente sobre o uso de produtos naturais para desinfecção química de Candida albicans em poli (metacrilato de metila) (PMMA) termopolimerizável para bases de próteses removíveis. Foi estruturada com base na metodologia de cinco passos proposta por Arksey e O'Malley, no The Joanna Briggs Institute Manual for Evidence Synthesis e seguiu o Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) Checklist. A busca na literatura eletrônica foi realizada até abril de 2023 nas seguintes bases de dados: PubMed/MEDLINE, Embase, Web of science e Cochrane. No total, 46 artigos foram incluídos nesta revisão de escopo: 39 estudos in vitro, 2 estudos in situ, 1 estudo com duas etapas (in vitro e clínico), e 4 estudos clínicos. Os produtos derivados do Ricinus communis, melaleuca alternifolia e própolis foram os mais utilizados. Entre os estudos, 44 relataram atividade anti Candida albicans em comparação com o período baseline, e apenas 2 estudos não apresentaram diferença significativa entre os produtos, dos quais o óleo de Ricinus communis 2% e óleo de girassol. A maior desvantagem relatada nos estudos no uso dos produtos está na alteração de cor e aumento da rugosidade superficial.
Os produtos naturais são eficazes na redução de Candida albicans, sendo uma possibilidade promissora para desinfecção de próteses removíveis.
RCR086 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
7 - Estomatologia
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação dos protocolos de laser de baixa potência e uso da terapia fotodinâmica em pacientes com leucemia: uma revisão de literatura
Moreno GR, Ferreira MCD, Figueiredo MA
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A leucemia está no grupo de doenças hematológicas malignas, resultante de proliferação exacerbada e sem controle de leucócitos que aparecem no sangue de forma imatura e que destroem a medula óssea. É muito comum manifestações na cavidade oral de pacientes com leucemia, principalmente quando o paciente dá início ao tratamento de quimioterapia. A leucemia pode ser dividida em dois tipos, a crônica que apresenta poucos achados na cavidade oral, e a aguda onde manifestações orais são encontradas com mais frequência. Hiperplasia gengival, úlceras, infecções por fungos ou vírus dos herpes e principalmente a mucosite são as manifestações mais comuns nesses pacientes. Este trabalho realizou um levantamento bibliográficos nas bases de dados Pubmed e Scielo, entre os anos de 2004 a 2022 com as seguintes palavras chaves leucemia, mucosite e laser para verificar e comparar os protocolos já existentes na literatura sobre mucosite e seu tratamento com a terapia fotodinâmica e posteriormente criar um protocolo para a Universidade Metodista de São Paulo para o uso do laser de baixa potência e uso da terapia fotodinâmica em pacientes com leucemia.
A terapia fotodinâmica apresenta resultados animadores no tratamento de mucosite oral, mostrando se eficaz no reparo dos tecidos e na cicatrização.
RCR087 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
7 - Estomatologia
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Ajuste das prescrições medicamentosas para pacientes com doenças renais crônicas- Uma Revisão de literatura
Silva AGA, Ferreira MCD, Figueiredo MA
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
As prescrições medicamentosas estão muito presentes no dia a dia do cirurgião dentista, mas quando citamos pacientes com comprometimento sistêmicos os pacientes com Doença Renal Crônica em hemodiálise são pacientes que devem ser avaliados individualmente, já que os rins não estão funcionando da maneira que deveriam, e assim a metabolização, filtração e excreção dos medicamentos acabam sendo prejudicadas. Este trabalho realizou um levantamento bibliográficos nas bases de dados Pubmed e Scielo, entre os anos de 2007 e 2022 com as seguintes palavras chaves: rim, preparações farmacêuticas e insuficiência renal, para verificar e comparar os protocolos já existentes sobre ajustes terapêuticos medicamentosos para pacientes com doença renal crônica em hemodiálise.
Fornecer base de dados para profissionais da área da saúde, que sejam prescritores, proporcionando ajustes individualizados para os pacientes, resultando em posologias adequadas e precisas.
RCR088 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
7 - Estomatologia
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Exodontias múltiplas em paciente com hepatopatia grave internado em UTI: relato de caso
Batista SE, Spada PCP, Spada GR, Brancher JA, Bruzamolin CD, Dirschnabel AJ
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Odontologia Hospitalar permite acompanhar e tratar pacientes internados em ambiente hospitalar, minimizando o risco de complicações decorrentes de infecções ou situações de urgência. Este relato pretende apresentar o caso de exodontias múltiplas realizadas em um paciente com hepatopatia grave e trombocitopenia, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital universitário em Curitiba-Paraná. Após a avulsão e deglutição de um dente durante o procedimento de laringoscopia, a equipe médica solicitou a avaliação odontológica. O paciente apresentava doença periodontal avançada, e optou-se pela remoção de outros dentes com mobilidade grau II e III. As condições clínicas do paciente e do local do atendimento foram levadas em consideração, e decidiu-se extrair os dentes 33, 34 e 35. O paciente estava sedado, e foi realizada anestesia infiltrativa (prilocaína 3% e felipressina 0,03 UI/ml). Uma esponja de colágeno (Hemospon, Maquira) foi inserida nos alvéolos, para minimizar o sangramento pós-operatório, e foram realizados pontos simples com fio de seda. A reavaliação do paciente estava planejada pra o sétimo dia de pós-operatório, porém, infelizmente, o paciente faleceu quatro dias após a intervenção odontológica devido a complicações sistêmicas.
Pode-se observar a importância da presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar, minimizando riscos e complicações decorrentes de condições bucais.
RCR089 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
7 - Estomatologia
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Planos mundiais para prevenção primária e detecção precoce do câncer de boca e orofaringe: uma revisão de escopo
Marinho MFP, Marinho MCFL, Maia LC, Marañón-Vásquez G, Abrahão AC, Romañach MJ, Visconti MA, Agostini M
Patologia e Diagnóstico Oral UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta revisão buscou avaliar as estratégias de prevenção primária e detecção precoce do câncer de boca e orofaringe (CB/O) nos Planos Governamentais de Câncer e Planos de Doenças Não Transmissíveis de todos os Estados Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS). O protocolo foi elaborado pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. Foi realizada uma busca pelos Planos de Câncer em websites, até março/2023. As estratégias preventivas foram resumidas em uma tabela de verificação e os países agrupados, conforme as regiões da OMS. Das 264 Entidades Políticas Autônomas (EPA) e similares (territórios, tribos, outros), 46,6% tinham estratégias preventivas para o CB/O. O maior percentual de EPA com estratégias preventivas por região foi o Sudeste Asiático (81,8%), seguido pela América (63,5%). A menor no Mediterrâneo Oriental e Pacífico Ocidental, com 23,8% e 24,2%, respectivamente. O tabaco foi o principal fator de risco abordado nos planos (63,7%), seguido pela infecção por HPV (54%) e consumo de álcool (35,5%). A estratégia mais comum para detecção precoce foi o exame oportunístico (29%). A triagem do grupo de risco foi recomendada em 14,5% das EPA, o rastreamento de base populacional em 2,4% e o autoexame foi recomendado em 5,6%.
Muitos países não incluíram estratégias de prevenção direcionada ao CB/O em seus planos, doença com alta incidência em vários países, associada a alta morbidade e mortalidade. Observou-se grande diversidade das estratégias preventivas entre os países que abordaram CB/O em seus planos.
RCR090 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
7 - Estomatologia
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Covid-19 e suas manifestações bucais. Um manual
Kannebley AA, Kignel S, Nagata G, Mistro FZ, Furletti VF, Vedovello SAS
Ortodontia CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Síndrome Respiratória Aguda, cujo agente etiológico é denominado de coronavírus humano (COVID-19), desencadeou inúmeras manifestações bucais em pacientes infectados por esse microrganismo. O estudo teve como objetivo a elaboração de um manual de conduta, coadjuvante ao diagnóstico clínico, para estudantes e profissionais da área da Odontologia. O mesmo visa auxiliar na identificação clínica, determinação e tratamento das principais lesões bucais associadas ao paciente que testou positivo ao COVID-19. Fundamentou-se em uma pesquisa de dados dos últimos anos tendo como bases: PubMed, Lilacs, Google acadêmico e Scielo, sem restrições de idioma e país, utilizando como descritores: COVID-19; Manifestações Orais e SARS-CoV-2, adquiridos do diretório dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Como método de inclusão, os artigos deveriam se relacionar a manifestações bucais que surgiram durante a infecção por Covid-19. As principais manifestações orais descritas na literatura, relacionados ao COVID-19, são a perda completa do paladar (ageusia), seguido de perda do olfato (anosmia), e sensação de boca seca (xerostomia). Ainda são relatadas infecção das glândulas salivares, lesões vesicolobolhosas, língua COVID, úlceras, doença periodontal e candidíase.
A queda do quadro de saúde dos pacientes acometidos com COVID-19 possibilita o aparecimento de lesões bucais reforçando a importância dos cuidados e higiene bucal, bem como, um correto diagnóstico e a assessoria ao paciente, para uma reabilitação mais adequada.