2452
Resumo encontrados. Mostrando de 2221 a
2230
RS015 - Painel Revisão Sistemática
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação crítica dos ensaios controlados aleatorizados em dentes traumatizados
Macedo PAS, Vieira WA, Gabriel PH, Sponchiado-Júnior EC, Paranhos LR, Frozoni M, Vargas Neto J, Soares AJ
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esse estudo teve como objetivo avaliar a qualidade metodológica e de relato dos ensaios controlados aleatorizados (ECA) em dentes traumatizados. A busca foi realizada de forma sistematizada nas bases de dados eletrônicas Medline, EMBASE, Web of Science, Cochrane Library, Scopus, LILACS, ProQuest e OpenGrey. Foram incluídos apenas ECA publicados sobre intervenções para o tratamento de dentes traumatizados. O risco de viés foi avaliado por meio da ferramenta Risk of Bias Tool da Cochrane Collaboration (RoB, v.2.0). A qualidade de relato dos ECA foi avaliada pela conformidade com as diretrizes propostas pelo CONSORT. O CONSORT Score foi comparado entre periódicos, nível de rendas dos países de origem e períodos de publicação pelos testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis com nível de significância de 5%. 19 artigos (de 16 ECA) publicados entre os anos de 2006 e 2021 foram incluídos, sendo que a maioria investigou intervenções relacionadas ao tratamento endodôntico de dentes traumatizados com rizogênese incompleta e necrose pulpar. A pontuação média de conformidade do CONSORT foi de 18,68 (± 8,1). Apenas três ECA foram classificados como "baixo risco de viés". Foi identificada correlação significativa entre o CONSORT Score e o risco de viés (rs=-0.687, p=0.001), e com o ano de publicação (rs=0.583, p=0.009).
O relato e condução de ECA no tratamento de dentes traumatizados publicados até o momento apresentam falhas importantes, o que pode limitar a interpretação e validade dos seus resultados.
(Apoio: CNPq)
RS016 - Painel Revisão Sistemática
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Uma revisão sistemática e metanálise sobre os efeitos da fototerapia na dor pós-operatória na reintervenção endodôntica convencional
Bachega MO, Nunes LP, Nunes GP, Ferrisse TM, Sahyon HBS, Dezan-Junior E, Cintra LTA, Sivieri-Araújo G
departamento de odontologia restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta revisão sistemática e metanálise avaliou a eficácia da fototerapia com laser na redução da dor pós operatória nas reintervenções endodônticas convencionais não cirúrgicas dos canais radiculares. Foi realizado o registro PROSPERO (CRD42021243500), seguindo as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA). A metanálise foi conduzida usando o R software com o "META" package, a medida do efeito de diferença média foi calculada, e o efeito de modelo fixo foi aplicado com um intervalo de confiança de 95%. A escala de colaboração Cochrane foi usada para avaliar a qualidade da evidência. Foram encontrados 723 artigos e após a remoção de duplicatas e aplicação do critério de eleição, 5 artigos foram incluídos para análise. Os estudos foram classificados com "baixo" risco de viés. Dos cinco estudos clínicos, quatro mostraram uma significante redução da dor pós-operatória após a reintervenção endodôntica nos grupos com fototerapia com laser comparados com o grupo controle, especialmente nos primeiros quatro dias após a intervenção. Em dentes sintomáticos e multirradiculares, a fototerapia com laser resultou em menos dor pós-operatória em 24h (MD -0.52 [-1.03; -0.02] p = 0.04), no entanto, sem diferenças significativas entre os grupos em 48h e 72h (p> 0.05). A certeza da evidência foi classificada como baixa.
A fototerapia com laser se mostrou uma alternativa promissora para redução e controle da dor pós-operatória em intervenções endodônticas convencionais.
(Apoio: CAPES N° 001)
RS017 - Painel Revisão Sistemática
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Análise fractal na detecção da neoformação óssea de lesão periapical após tratamento endodôntico: Uma revisão sistemática com metanálise
Oliveira CB, Rocha TG, Pintor AVB, Magno MB, Soares-Silva L, Maia LC, Romañach MJ, Visconti MA
Patologia e Diagnóstico Oral UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A análise fractal (AF) tem sido usada para caracterizar a microarquitetura óssea. Essa revisão sistemática com metanálise avaliou a capacidade da AF em detectar a neoformação óssea de lesão periapical após tratamento endodôntico. Estudos clínicos, observacionais e série de casos foram elegíveis quando houvesse pelo menos 12 meses de acompanhamento após o tratamento. Foram excluídos estudos em animais, in vitro, revisões e cartas ao editor. Buscas sistemáticas foram realizadas até março/2023. A extração dos dados e a qualidade metodológica seguiram o Instituto Joanna Briggs. A metanálise avaliou as diferenças nas médias da dimensão fractal (DF) das lesões, antes e depois do tratamento endodôntico. A média e o desvio padrão foram considerados e análises adicionais em subgrupos foram realizadas. O GRADE avaliou a certeza da evidência. Foram incluídos 9 estudos para síntese qualitativa e 7 estudos para metanálise. A média da DF aumentou após 12 meses de acompanhamento: DM 0,223 [0,100, 0,346] p<0.001 I2=99%. No subgrupo "osso", a média da DF antes e depois do tratamento endodôntico, aumentou na maxila, enquanto na mandíbula não foi significativo. No subgrupo "tipo de tratamento", as médias da DF para "apicificação", "tratamento endodôntico convencional" e "cirurgia parendodôntica", aumentaram. Já no subgrupo "retratamento", não houve aumento significativo.
Os estudos foram classificados com baixa certeza da evidência, mesmo assim a AF foi útil na detecção da neoformação óssea pós-tratamento endodôntico de dentes com lesões periapicais.
RS018 - Painel Revisão Sistemática
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Solução de EDTA promove melhor atividade quelante em relação à quitosana? Uma revisão sistemática e meta-análise de estudos in vitro
Lins RBE, Farias IA, Rodrigues MA, Carvalho MMSG, Lima LCM, Moura HS
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta revisão sistemática e meta-análise (MA) objetivou-se comparar a eficácia entre a solução de ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) e quitosana (CH) na irrigação final do tratamento endodôntico de estudos in vitro. Foram realizadas buscas eletrônicas em seis plataformas científicas usando termos MeSH, conceitos suplementares e termos livres. A estratégia PICOS aplicada foi: População-P: dentes humanos submetidos ao tratamento endodôntico; Intervenção-I: solução de EDTA para irrigação; Comparação-C: solução de quitosana; Desfechos-O: nível de atividade quelante; Tipo de estudo-S: estudos in vitro. O risco de viés foi avaliado em 14 parâmetros e a MA pelo software RevMan. O modelo de efeito randômico, a média, o desvio-padrão e o total de amostras foram usados para calcular a média e a diferença padrão no intervalo de confiança de 95%. O Indice I2 avaliou a heterogeneidade. 22 estudos dos 2.568 foram avaliados, dos quais 7 foram submetidos à MA. O risco de viés foi considerado baixo. Três MA avaliaram a concentração de íons cálcio, a penetração do cimento nos túbulos dentinários e a microdureza Knoop, apresentando nenhuma diferença significativa.
A irrigação final do tratamento endodôntico com solução de EDTA apresentou atividade quelante similar à quitosana, baseada em estudos in vitro com baixo risco de viés.
(Apoio: CAPES N° 001)
RS019 - Painel Revisão Sistemática
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Estudantes de graduação devem aprender instrumentação acionada por motor? Uma revisão sistemática
Silva WO, Ponzio SL, Rodrigues RCV, Brum SC, Alves FRF
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão sistemática foi verificar a taxa de fratura de instrumentos manuais e mecanizados e avaliar a curva de aprendizado dos alunos de graduação e pós-graduação em Endodontia quando introduzidos à instrumentação automatizada. O estudo seguiu as diretrizes PRISMA e foi registrado no PROSPERO (CRD42021289545). A pergunta de pesquisa foi formulada por meio da estratégia PECO: qual sistema apresentou menor taxa de fratura (O) quando utilizado por alunos de graduação e/ou pós-graduação (P), manual (E) ou mecanizado (rotatório ou reciprocante) (C)? As bases de dados pesquisadas foram: Medline via PubMed, Web of Science, EMBASE e SCOPUS. Obteve-se um total de 1364 artigos, sendo a amostra final composta por 13 estudos. Foram utilizados os checklists do Instituto Joanna Briggs para avaliar a qualidade metodológica. Com relação à taxa de fratura, 6 estudos demonstraram ausência de fratura com instrumentos mecanizados ou taxas menores em relação às técnicas manuais, 5 estudos demostraram taxas menores de fratura com limas manuais, 1 estudo não demonstrou diferenças significativas e outro não informou as taxas. Foi também verificada uma menor curva de aprendizagem e maior facilidade, desempenho e qualidade técnica dos tratamentos usando instrumentos mecanizados em comparação aos manuais.
Os sistemas mecanizados têm apresentado resultados mais seguros que os sistemas manuais quando utilizados por estudantes, com taxas zero ou reduzidas de fraturas, esses instrumentos proporcionam tratamentos de qualidade superior e menor tempo para conclusão.
(Apoio: FAPERJ N° E-26/202.729/2019)
RS020 - Painel Revisão Sistemática
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Influencia do controle de temperatura nos testes de fadiga de instrumentos reciprocantes: revisão sistemática com meta analise
Bisi BG, Nardello LCL, Oliveira LE, Skelton-Macedo MC, Gavini G
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve como objetivo realizar revisão sistemática com cálculo de Meta Análise, das publicações dos últimos 10 anos que estudaram a fadiga cíclica dos instrumentos Reciproc, Reciproc Blue, Waveone e Waveone Gold com e sem controle de temperatura. Foram selecionados 474 resultados, dos quais 106 foram identificadas como duplicatas e foram automaticamente excluídos, restando de 368 publicações únicas. Atendiam por unanimidade os critérios de inclusão 42 publicações que foram em dois subgrupos a saber: 1: publicações que realizam teste de fadiga cíclica com controle de temperatura a 37 ± 2 ºC e 2: publicações que não realizam controle de temperatura durante o teste de fadiga cíclica. Em seguida, foram selecionadas apenas os artigos que comparam ao menos dois dos 4 instrumentos a seguir: instrumentos Reciproc (RC) e Reciproc Blue (RB), Waveone (WO) e Waveone Gold (WOG), totalizando 21 publicações. Os dados de tempo de fratura foram tabulados, separados em 4 tipos de comparações. Não foi encontrada diferença estatisticamente significante em nenhuma das comparações realizadas, sugerindo que a realização do controle de temperatura durante os testes de fadiga cíclica não parecem influenciar em qual instrumento possui maior resistência à fadiga.
Nesta meta análise, o controle de temperatura não interfiriu nos resultados dos ensaios de fadiga cíclica dos instrumentos Reciproc e Reciproc Blue, Waveone e Waveone Gold, quando comparados entre si, mantendo a tendência do mesmo instrumento ser superior ao seu par de teste, sob temperatura controlada ou não.
RS021 - Painel Revisão Sistemática
Área:
3 - Cariologia / Tecido Mineralizado
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Análise química e estrutural da dentina irradiada por diferentes lasers de alta potência: Revisão Sistemática
Ramirez I, Bertolini GR, Candemil A P, Sousa-Neto MD, Souza-Gabriel AE
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta revisão sistemática sumarizou as principais alterações químicas e morfológicas na dentina após irradiação por lasers de alta potência. A revisão foi registrada no PROSPERO (CRD42023394164) e o checklist PRISMA foi seguido. A estratégia de busca foi conduzida nas bases PubMed, Embase e Web of Science. Os critérios de elegibilidade seguiram a estratégia PICOS, com estudos in vitro ou ex vivo que avaliaram alterações químicas e morfológicas na dentina irradiada com Nd:YAG (1064nm), Er:YAG (2940nm), Er,Cr:YSGG (2780nm), diodo (980nm) e CO2 (10600nm). Os dados foram agrupados em tabelas e o risco de viés foi acessado pela ferramenta QUIN. A busca resultou em 2.255 estudos, e 57 compuseram a amostra. Os métodos empregados nos desfechos foram a microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia por energia dispersiva e Raman. Os estudos apresentaram "médio" e "baixo" risco de viés. O laser prevalentemente identificado foi o Er:YAG, associado à ablação dentinária, ausência de smear layer e túbulos expostos. O laser Nd:YAG gerou superfície vitrificada e danos térmicos, como carbonização e fissuras. Os demais lasers promoveram superfície irregular e ausência de efeitos térmicos adversos. Em relação à estrutura química, apenas o Er,Cr:YSGG causou a redução de matriz colágena. Os efeitos encontrados foram mais intensos com dosimetrias mais elevadas.
A irradiação da dentina com lasers de alta potência relacionou-se a desfechos morfológicos favoráveis a procedimentos restauradores adesivos, com mínimas alterações na matriz de colágeno e no conteúdo mineral.
RS022 - Painel Revisão Sistemática
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
O diagnóstico de doenças cardiovasculares através de biomarcadores salivares: revisão sistemática
Ribeiro DV, Barbieri W, Oliveira DB, Nery GB, Nakamura ET, Heller D
Pós graduação UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de mortalidade global e estratégias de prevenção e controle destas doenças pode trazer benefícios para a população. A saliva é uma alternativa não invasiva para identificar biomarcadores de DCV. Esta revisão sistemática analisou os biomarcadores salivares utilizados no diagnóstico das DCV. Em Fevereiro de 2023, foi realizada busca eletrônica nas bases de dados PubMed, Embase, Scopus, Cochrane e Web of Science e na literatura cinza, sem restrição de data ou idioma de publicação. Os termos utilizados para a busca foram "Saliva", "biomarcadores" e "doença cardiovascular". Dois revisores independentes avaliaram os artigos, realizaram a extração de dados e a avaliação do risco de viés. A pesquisa inicial identificou 654 artigos, 161 foram selecionados para a leitura completa e 119 incluídos na síntese qualitativa. Dos incluídos, 14 foram estudos clínicos não controlados e 29 controlados. 23 eram ensaios clínicos randomizados. Os biomarcadores mais encontrados foram mioglobina (n= 5), peptídeo natriurético cerebral (n=4), proteína C-reativa(n= 29), metaloproteinase-8 de matriz(n= 3), MMP-9(n= 8),inibidor tecidual de MMP-8 (n= 2), leucotrieno B4 (n= 2), Gal-3 (n= 4), CK (n=4), troponinas (n= 39), interleucinas (n= 12) e miRNAs (n=2).
Concluiu-se que um diagnóstico precoce preciso, com alta sensibilidade e especificidade geralmente requer a combinação de mais de um biomarcador. Há a necessidade de estudos com amostras maiores para mensurar o fator preditivo desses biomarcadores.
RS023 - Painel Revisão Sistemática
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Práticas de cuidados bucais para pacientes em unidade de terapia intensiva: revisão sistemática
Santos AA, Silva LDA, Silva TF
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Uma vez que a higiene bucal do paciente internado é considerada um fator relevante para o status geral de saúde, especialmente no que tange ao risco de pneumonias, o manejo da manutenção da saúde bucal passa a ser uma importante ação do ambiente hospitalar. Neste sentido, observa-se a ausência de protocolos capazes de padronizar e nortear o adequado manejo das práticas de higienização bucal no ambiente hospitalar em pacientes internados.O objetivo do presente estudo foi, a partir de uma revisão sistemática da literatura, analisar e discutir de forma crítica os protocolos higienização bucal no ambiente hospitalar em pacientes internados em UTI. Trata-se de uma revisão sistemática, onde as bases de dados eletrônicas Pubmed, Cochrane, Web of Science e Google Scholar foram utilizando. As palavras-chave indexadoras de acordo com o protocolo PRISMA foram: "hospital dentistry", "oral health", "oral care" e "intensive care unit". A pesquisa inicial resultou em um total de 2671 artigos. A pré-seleção pelos títulos levou à exclusão de 2510 trabalhos e os 36 restantes foram selecionados para a leitura do resumo. Após análise de elegibilidade dos artigos, 8 trabalhos foram incluídos na revisão e submetidos à análise qualitativa.
Pode-se concluir que a limpeza com escova de cerdas macias, uso de clorexidina e hidratação labial são métodos comumente utilizados nas ações de atendimento odontológico em pacientes internados em unidades de terapia intensiva.
RS024 - Painel Revisão Sistemática
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Uso de corticoides no controle da dor em pacientes com Disfunção Temporomandibular: Revisão sistemática
Leitão KBM, Groppo FC, Paiva DFF, Raimundo SF, Candido CBSA
Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A presente revisão buscou avaliar a eficácia do uso dos corticosteroides para a terapêutica de manejo da dor em pacientes diagnosticados com disfunção temporomandibular (DTM). Uma revisão sistemática da literatura foi protocolada na plataforma PROSPERO sob número de registro "CRD42021236154" e foi conduzida levando em consideração os tópicos sugeridos pelo PRISMA checklist. Assim, a estratégia de busca baseada nos Medical Subject Headings "(("Temporomandibular Joint Disorders" OR "Temporomandibular Joint Dysfunction Syndrome") AND ("Adrenal Cortex Hormones") AND ("Facial Pain" OR "Myofascial Pain Syndromes" OR "Chronic Pain" OR "Musculoskeletal Pain" OR "Pain Management" OR "Acute Pain" OR Pain OR Inflammation OR "Acute-Phase Reaction"))" foi replicada nos buscadores eletrônicos Pubmed, Cochrane Library, Web of Science, Scopus e Embase. Foram incluídos estudos que utilizaram corticoides para controle da dor em pacientes com DTM e que utilizaram a escala visual analógica como método de avaliação de desfecho. Foram analisados textos publicados em português, inglês e espanhol sem limitação quanto ao desenho experimental ou ano de publicação. Para análise de risco de viés a ferramenta sugerida pela Cochrane foi utilizada. 6 estudos foram incluídos seguindo os critérios de inclusão e exclusão.
Demonstrou-se que os corticoides são eficazes para controle de dor, todavia, o ácido hialurônico representa uma medida mais eficaz para controle dos sinais e sintomas da DTM e os corticoides seriam uma medida complementar para casos de dor persistente.