Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2499 Resumo encontrados. Mostrando de 2221 a 2230


RCR111 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Tratamento de Lesões Gengivais Decorrentes de Doenças Autoimunes: Relato de Caso
Siqueira LC, Lobato COS, Rocha MAM, Brant CF, Hanemann JAC, Rodriguez LS, Almeida DAF, Pigossi SC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As doenças gengivais não induzidas pelo biofilme abrangem uma variedade de condições que não se resolvem após a remoção da placa. Dentre elas, a descamação crônica da gengiva, denominada gengivite descamativa, pode estar associada à doenças dermatológicas como o penfigóide da membrana mucosa (PMM). O periodonto também pode ser acometido pela recessão gengival, cujo tratamento através da técnica do enxerto gengival livre (EGL) tem sido indicado para aumento de gengiva queratinizada. O presente relato de caso teve como objetivo descrever um protocolo medicamentoso e cirúrgico para o tratamento de uma paciente com gengivite descamativa e recessão gengival. Ao exame clínico observou-se lesões descamativas associadas a formação de vesículas localizadas na gengiva vestibular entre os dentes 13/14 e 43/44. Após resultado inconclusivo de biópsia incisional na região do dente 13, o diagnóstico de PMM foi sugerido diante das características clínicas das lesões. A paciente foi submetida a tratamento periodontal básico e uso de corticoide tópico, 4 vezes ao dia, durante 7 semanas. Após o controle das lesões orais, realizou-se o tratamento cirúrgico para recobrimento radicular do dente 41 utilizando a técnica do EGL. Com 10 meses de pós-operatório, obteve-se um recobrimento radicular satisfatório e ganho de gengiva queratinizada, não sendo necessário reposicionamento coronal do retalho.

Conclui-se que o uso de corticosteroide tópico na forma de bochecho e a utilização da técnica do EGL, são eficazes para tratamento de lesões que acometem o tecido gengival.

RCR112 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de software para coleta de dados em pesquisa relacionada à saúde bucal em pacientes com transtornos mentais e de adicções
Pires ES, Ferlin E, Hirdes A, Celeste RK, Martins RV, Gardelin VA, Miguens-Jr. SAQ, Hernández PAG
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Projeto de pesquisa Saúde Bucal, autoestima e qualidade de vida de pessoas com transtornos mentais e de adicções, parceira internacional do PPG em Odontologia-ULBRA e do PPG em Promoção da Saúde-ULBRA com a interRAI, a Universidade Católica de Leuven/Bélgica, o PPG Odontologia-UFRGS e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, aprovado pelo CEP-ULBRA conforme Parecer nº 5.434.490/2022 está em andamento atualmente. Para garantir a qualidade dos dados, objetivou-se desenvolver um software desenhado a partir dos instrumentos SB Brasil 2020 e The Optimized OHS-interRAI que foi desenvolvido com a ferramenta Microsoft Visual Studio, estruturado em 10 páginas independentes contidas em um único arquivo auto executável de 1,26 Megabytes. O sistema operacional foi vinculado ao Windows 7 ou superior, qualificando um banco de dados conforme as normas da interRAI. O software, desenvolvido junto à Diretoria de Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, se estrutura em dois questionários sobre autoestima e qualidade de vida e um exame físico bucal com figuras para auxílio no diagnóstico. A partir da identificação da amostra, a entrada de dados pode ser realizada em qualquer ordem de prioridade. Cada seção é salva em arquivos sequenciais separados. O arquivo de saída é do tipo Comma-Separated-Values e pode ser exportado, sem edição prévia, para os pacotes estatísticos.

O Plano Piloto do Projeto de Pesquisa permitiu concluir que o software é uma ferramenta ágil que atende os princípios de finalidade, qualidade dos dados e segurança estabelecidos no Art 6º da LGPD, 2018.

RCR113 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Implicações da cirurgia bariátrica na saúde bucal de pacientes obesos: uma revisão integrativa
Corceti G, Molica AC, Rodrigues LNO, Gomes HS, Fernandes LA, Ramos MC, Lima DC
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo objetivou verificar diferenças no padrão de saúde bucal em pacientes com obesidade mórbida e os submetidos a cirurgia bariátrica. A pergunta norteadora do estudo foi: "Existe diferença no padrão de saúde bucal de pacientes em estágio de obesidade mórbida e os que passaram pela cirurgia bariátrica?". Realizou-se uma busca sistemática, nas bases: Bireme, Lilacs, PubMed, Medline, Scielo e literatura cinzenta. A estratégia de busca PICO foi baseada nas palavras-chave: "Obesidade mórbida" E "Cirurgia Bariátrica" E "Saúde bucal". Foram incluídos estudos em português e inglês, sem restrição quanto a data de publicação resultando em 554 artigos. Após a remoção das duplicatas e triagem por título e resumo, 64 publicações foram lidas na íntegra e 25 compuseram a amostra que foi dividida em 3 categorias: condições de saúde bucal antes da cirurgia bariátrica; após a realização da intervenção e análises antes e depois do procedimento. Acerca da saúde bucal dos pacientes obesos previamente a operação, foram identificadas lesões em tecidos da cavidade bucal, desgaste dentário, periodontite, disgeusia, disbiose, diminuição do fluxo salivar e maiores ausências dentárias. Após a realização da cirurgia bariátrica, relatou-se aumento do índice de cáries, aumento de focos inflamatórios, agravo dos níveis de doença periodontal, acidificação do pH, aumento do número de abfrações e redução do fluxo salivar.

Verificaram-se alterações no padrão de saúde bucal em pacientes obesos e após realização da cirurgia bariátrica, sendo necessário o acompanhamento odontológico.

RCR114 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação multidisciplinar de diagnóstico e tratamento do distúrbio temporomandibular (DTM) e bruxismo - relatos de casos
Mourao LCS, Nunes EL, Delphino C, Rodrigues TS, Borsodi C, Carvalho BM, Marques VS, Nardy RO
Doutorado UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O bruxismo é definido como uma atividade repetitiva dos músculos da mandíbula, caracterizada por apertar, ranger ou trincar os dentes e ou apertar ou empurrar a mandíbula. Objetivo: foi reavaliar causas prevalentes do bruxismo da amostra anteriormente investigada, através da cooperação de equipe multidisciplinar: Fonoaudiologia e Odontologia. Metodologia: Aprovação CEP UVA ; foram selecionados 2 indivíduos com DTM e bruxismo severo avaliados há 6 meses sem tratamento. Responderam aos questionários: RDC/DTM (Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders); ProDTMMulti (Protocolo dos sinais e sintomas de DTM) Protocolo AMIOFE (Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores); Disfunção Clínica Craniomandibular-IDCCM e QoL OHIP 14; Eletromiografia de Superfície (Miotec® EMGs); confecção de placa miorelaxante, exercícios fonoaudiológicos e prescrição homeopática Cimex 6 CH e Chamomilla 30 CH. Resultados: OHIP 14 impacto negativo na QoL dor física e desconforto psicológico; RDC/DTM e no ProDTMMulti ambos relataram dores de cabeça e na face, estalos ATM, ranger e apertamento dentário, cansaço físico e zumbido no ouvido. IDCCM: apresentou disfunção severa; AMIOFE: alteração na mastigação unilateral crônica; Eletromiografia evidenciou maior atividade elétrica de masseter unilateralmente e ruídos mandibulares.

Após 2 meses de tratamento multidisciplinar e medicamentos homeopáticos, conclui-se que os indivíduos da amostra com sinais e sintomas de DTM e Bruxismo, apresentaram melhoras físicas e na QV significativas

RCR115 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Lesões por esforço repetitivo na odontologia: nível de evidências nas publicações sobre o tema
Leite PVV, Souza FN, Gonçalves VFS
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO JOSÉ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho objetiva avaliar o nível de evidência científica das publicações sobre as lesões por esforço repetitivo na Odontologia. Foram realizadas buscas por artigos nas bases de dados Bireme e Pubmed com o termo " lesões por esforço repetitivo and Odontologia" no período de abril de 2023 e foram encontrados 19 e 30 artigos respectivamente. Os critérios de inclusão para a seleção dos artigos foram as publicações entre 2008 e 2023, com texto completo disponível e nos idiomas inglês e português. Selecionados 20 publicações, 28 eliminados e após a leitura completa foram eliminados 7 artigos.Os dados foram tabulados considerando Autor/Ano, Revista, Qualis, Tipo de estudo, Diagnóstico,Causas, Sinais e Sintomas, Tratamento, Medidas preventivas. Dos artigos avaliados 4(30,1%) o ano com mais publicações foi 2017. 4 (30,1%) artigos B3 em Odontologia, 2(15,4%) em B4, 2 (15,4%) em B1. Estudos transversais 5 (38,5%), revisão de literatura 2 (15,4%). Os sinais e sintomas mais citados foram dores em pescoço, costas, ombros e membros superiores 6 (46,1%). 11 (84,6%) dos artigos não citam o tratamento. 9 (69,2%) citam sobre medidas preventivas. Os dados sugerem ser possível acesso gratuito a conteúdo de nível de evidência satisfatório sobre o tema favorecendo a discussão sobre a relação das lesões por esforço repetitivo na saúde do trabalhador na Odontologia.

Os dados sugerem ser possível acesso gratuito a conteúdo de nível de evidência satisfatório sobre o tema favorecendo a discussão sobre a relação das lesões por esforço repetitivo na saúde do trabalhador na Odontologia

RCR116 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Aceitação de crianças com restaurações de coroa de aço pela Técnica de Hall
Mendes RGF, Almeida AP, Leite EPL, Mendonça LFA, Oliveira NCS, Castilho AVSS, Meira GF, Sales-Peres SHC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A oclusão é definida como o equilíbrio estático e funcional, dos elementos dentários, músculos e tecidos ósseos. Alguns fatores, como a cárie dentária e a perda precoce de dentes decíduos podem alterar o desenvolvimento da oclusão. O objetivo do presente estudo é relatar um caso de reabilitação com uso de coroa de aço pela técnica de Hall em um molar decíduo em paciente não colaborativo. Paciente do sexo masculino, 07 anos de idade, foi atendido na clínica de Atenção Integral Infantil no CEUNI FAMETRO, durante a anamnese e o exame clínico foi verificado que o dente 84 apresentava lesão de cárie compatível ao score 6 ICDAS. O plano de tratamento foi a cimentação de coroa de aço pela técnica de Hall. O paciente encontra-se em proservação de 10 meses sem sinais clínicos e radiográficos de inflamação pulpar.

O tratamento proposto foi capaz de devolver a função para o dente, além de evitar a progressão da doença sendo uma excelente alternativa para crianças com alta risco de cárie, ansiosas ou com medo de tratamentos odontológicos.

RCR117 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de software para integração de dados da Clínica Escola de Odontologia da USCS em sistema web responsivo
Santos RM, Pereira MAA, Oliveira VC, Rodrigues MC
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo metodológico foi desenvolver um software para coleta de dados e informações dos pacientes atendidos na Clínica Escola de Odontologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) em um sistema web responsivo, de forma a otimizar e potencializar a utilização, de forma ética, dos dados em saúde. Para a produção desse software foram seguidas duas etapas de desenvolvimento, sendo a primeira o planejamento estratégico, parte na qual foi feito o levantamento dos critérios de coleta de dados odontológicos que são de interesse para cada especialidade e o levantamento de requisitos do sistema a fim de minimizar erros nas etapas mais avançadas do desenvolvimento. Na segunda etapa, essas informações foram organizadas e otimizadas para a programação, utilizando técnicas de especificação, desenvolvimento ágil, testes e validação, a fim de garantir a qualidade e eficácia do software. A conclusão do desenvolvimento do software se dá com a apresentação de uma prova de conceito (POC) da plataforma que tem como meta sistematizar a coleta de dados para melhor gerenciamento da clínica escola e coleta de dados para futuras pesquisas.

A conclusão do desenvolvimento do software se dá com a apresentação de uma prova de conceito (POC) da plataforma que tem como meta sistematizar a coleta de dados para melhor gerenciamento da clínica escola e coleta de dados para futuras pesquisas.

RCR118 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Genes potencialmente associados a qualidade de vida relacionada à saúde bucal: um estudo bibliométrico
Bonelli JM, Castilho T, Antunes LS, Antunes LAA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou realizar uma analise bibliométrica sobre genes potencialmente associados a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) discutindo estado da arte e perspectivas futuras. Para isso foi realizada uma pesquisa na base de dados Scopus, utilizando as palavras "Oral health", "Quality of life", "Genetics" sem restrição de ano ou idioma. Foram analisados dados bibliométricos no software VOSviewer versão 1.6.18 sobre números de artigos publicados por ano; revistas, autores e países que mais publicaram e citados; bem como as palavras chaves mais utilizadas. Um total de 40 artigos relacionados com o tema foram encontrados, no entanto apenas 6 abordavam genes como potencial biomarcadores para a QVRSB. A primeira publicação na temática foi em 2018. As revistas com mais publicações e mais citadas foi a "Brazilian Oral Research" e "Special care in dentistry". Os países que mais publicaram foram Brasil e Alemanha que apresentam coparticipação nas investigações científicas. Os autores que mais publicaram e citados foram Kuchler E.C., Scariot R., Antunes L.A.A e Antunes L.S. Os genes estudados formam TNF-α MTR, MTRR, TGFβ1, IL1A, IL6, IL10, IL1RN, ANKK1, DRD2.

Novos insights sobre conexão de variáveis biológicas e comportamentais no campo da odontologia foram recentemente avaliados. Como perspectiva futura as descobertas necessitam de novos experimentos e esforços de replicação em outras populações.

(Apoio: FAPs - FAPRJ)
RCR119 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Odontologia do esporte no âmbito da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica: Uma revisão bibliométrica nos anais da SBPqO
Parada MCS, Jural LA, Costa MP, Silva LLA, Magno MB, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A odontologia do esporte (OE) foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia em 2015 e tem se mostrado de grande valia para a saúde bucal de atletas. Objetivou-se avaliar a tendência de pesquisas sobre OE no âmbito da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) entre os anos de 2015 e 2022. Realizou-se uma busca nos anais das Reuniões Anuais da SBPqO, localizando resumos incluindo os seguintes termos: Doping/Esporte/Protetor bucal/Atleta/Odontologia do esporte. Tabularam-se dados relacionados ao ano, temática do estudo, público-alvo, tipo de estudo, fomento e esportes abordados. Localizaram-se 95 resumos, dentre os quais 85 foram incluídos na revisão bibliométrica, sendo a maioria apresentados em 2019 (n=25, 29,4%). O Protetor bucal foi a temática mais abordada (n=26; 30,5%), sendo a maioria observacional do tipo transversal (n=45, 52,9%). O público-alvo predominante foi o de os atletas (n=65; 76,4%), no entanto professores, dentistas e outros profissionais da saúde também foram identificados. Dentre os resumos selecionados, 42 (49,4%) abordaram modalidades esportivas específicas, sendo o Futebol (n=10; 11,5%) a predominante. As categorias que mais receberam trabalhos sobre o tema foram as de Painel Aspirante e efetivo (n=41; 48,2%) e apenas 25 (29,7%) tiveram fomento de pesquisa publicamente expressos.

Conclui-se que a Odontologia do Esporte é um tema que está sendo estudado pelos membros da SBPqO ao longo dos últimos anos. No entanto estudos com diferentes delineamentos, temáticas e modalidades esportivas devem ser estimulados.

(Apoio: CNPq  N° 310225/2020-5   |  CAPES  N° DS 001  |  PIBIC - UFRJ)
RCR120 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

A importância do Cirurgião Dentista em casos de violência contra o idoso
Maica BA, Roncada JPS, Araujo IS, Stolf SC, Barros BAC
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura sobre o papel do Cirurgião Dentista em casos de violência contra o idoso e a notificação compulsória. A violência pode ser física, negligência ou abandono, patrimonial, sexual e psicológica. No caso de idosos, o abuso psicológico e abandono são mais frequentes. O correto diagnóstico e a notificação às autoridades permitem a atualização dos dados e, consequentemente, a proteção e prevenção pela identificação de fatores de risco. A idade avançada e a fragilidade aumentam o risco de violência. Em geral os familiares são os principais agressores, na maioria filhos do sexo masculino e cônjuges. Durante a consulta odontológica é importante a identificação dos sinais de agressão, especialmente lesões orofaciais. A notificação compulsória de casos suspeitos ou confirmados de violência contra idosos é prevista pela Portaria nº 104 do Ministério da Saúde, de 25 de janeiro de 2011. Os casos devem ser notificados à Vigilância Epidemiológica e é medida obrigatória e fundamental para obter estatísticas precisas, conhecer o perfil da violência e assim permitir ações institucionais de prevenção e controle. Os entraves à notificação se dão pela falta de treinamento do profissional em identificar casos suspeitos ou de violência, por ignorarem o mecanismo de notificação e sua obrigatoriedade, além de desconhecerem a segurança legal para a quebra de sigilo.

Os profissionais carecem de preparo adequado para notificar de maneira correta, sendo necessária melhor abordagem durante o processo formativo.