Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2478 Resumo encontrados. Mostrando de 1951 a 1960


PR0121 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 6

Avaliação da radiopacidade dos cimentos MTA Angelus® branco, MTA HP Repair, Biodentine® E BIO C Repair através de TCFC
Vieira FL, Devito KL, Lacerda MFLS, Leite APP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC) permitem melhor verificação da adaptação dos materiais ao sistema de canais radiculares sendo, portanto, de grande valia em casos endodônticos de maior complexidade. Por este motivo, o presente estudo se propõe a avaliar a radiopacidade de cimentos que apresentam como indicação retrobturação, selamento de perfurações e reabsorções sob a ótica das TCFC. O estudo contou com a confecção de corpos de prova dos cimentos MTA ANGELUS® branco, MTA REPAIR HP, Biodentine® e Bio-C Repair, fatia mésio-distal de um molar humano hígido, e escala de alumínio de 12 degraus. As imagens geradas durante o estudo foram obtidas e analisadas por meio do software ICat®. A normalidade dos dados foi avaliada por meio do teste de Shapiro-Wilk, que não indicou padrão de normalidade. A análise por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences, com nível de significância de 5% evidenciou diferença estatisticamente significativa entre a radiopacidade do MTA branco e do Biodentine, que apresentaram respectivamente maior e menor radiopacidade dentre os materiais avaliados. Assim como, todos cimentos analisados, independente do tipo de radiopacidficador que apresentam, resultaram em radiopacidade superior à apresentadas pelas estruturas dentais.

Os achados salientam que a radiopacidade dos materiais obturadores deve ser adequada, permitindo avaliação da obturação sem que haja mascaramento de falhas pelo excesso de radiopacidade ou formação de imagens radiolúcidas que possam acarretar em interpretações errôneas.

PR0122 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 6

Alteração cromática coronária frente ao uso de diferentes pastas de medicação intracanal
Soares LCC, Ávila MPA, Deus LB, Decurcio DA, Silva JA, Siqueira PC
Faculdade de Odontologia UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar e comparar a alteração de cor causada pela utilização das pastas Bio-C Temp®, UltraCal XS® e Hidróxido de cálcio P.A. Foram utilizados 48 incisivos centrais bovinos hígidos, divididos em 3 grupos experimentais conforme material testado e um grupo controle, no qual nenhum material foi inserido (n=12). Após o preparo e aplicação dos materiais, os dentes foram submetidos a análise colorimétrica em três tempos diferentes: antes da inserção, 30 e 60 dias após a inserção das pastas. A cor foi determinada utilizando espectrofotômetro Easyshade® através dos parâmetros do sistema CIELab (L* a* b*) e os dados tabulados e avaliados pelo teste ANOVA one-way e Tukey com nível de significância de 5%. Em todos os grupos foi observada alteração de cor (∆E*) após 30 e 60 dias, no entanto não houve diferença significativa entre os grupos experimentais e o grupo controle (p>0,05). Para os valores de luminosidade (L*) houve diferença significativa entre o grupo Bio-C Temp (87,3 ±3,45) e o grupo controle (79,2 ±6,68) após 30 dias. Após 60 dias houve diferença do grupo Bio-C Temp (87,2 ±3,59) em comparação à Ultracal (80,5 ±4,72) e controle (79,9 ±7,03).

Conclui-se que as pastas testadas apresentaram a mesma alteração cromática que o grupo controle, e que a Bio-C Temp apresentou os maiores valores de luminosidade em comparação aos demais grupos após os intervalos de tempo avaliados.

PR0124 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 6

Efeito do exercício físico de natação na periodontite apical: análise bacteriológica e de fibras colágenas
Rodrigues ML, Ribeiro APF, Loureiro C, Machado NES, Cantiga-Silva C, Oliveira PHC, Cintra LTA, Jacinto RC
Odontologia restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A periodontite apical (PA) causa inflamação nos tecidos do periápice e reabsorção óssea, refletindo uma resposta imune local contra a infecção. A atividade física melhora o sistema de defesa e deixa o organismo menos vulnerável a infecções. Este estudo analisou os efeitos do exercício de natação sobre a PA, analisando a distribuição de bactérias nos terços do canal radicular e região periapical e a maturação das fibras colágenas nas lesões periapicais. Vinte ratos Wistar machos foram divididos em 2 grupos (n=10): PA- animais com PA e NPA- treinamento de natação e presença de PA. O protocolo de natação ocorreu em duas etapas: adaptação ao meio aquático e treinamento. A periodontite apical foi induzida no 28º dia e os ratos foram sacrificados no 58º dia. Os molares superiores foram processados para análise histológica com as colorações de Picrosirius Red e Brown-Brenn. A análise bacteriológica foi classificada em scores e os níveis de maturação das fibras foram avaliados pela coloração em microscopia de luz polarizada. Os dados foram analisados estatisticamente no programa SigmaPlot 12.0 (Systat Software Inc., San Jose, USA), empregando o teste Shapiro-Wilk, ao nível de significância foi de 5%. A maioria dos animais do grupo NPA apresentou bactérias restritas no terço médio do canal (p<0,05). Apesar do grupo NPA ter apresentado maior quantidade de fibras verdes e menor de fibras vermelhas, não houve diferença estatística entre os grupos (p>0,05).

O exercício de natação influenciou a disseminação da contaminação no interior dos canais contendo o avanço bacteriano.

(Apoio: Fapesp  N° 2020/13089-3)
PR0131 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 7

Análise da atividade antimicrobiana da água ozonizada em modelo de biofilme de duas espécies: Enterococcus faecalis e Streptococcus mutans
Holanda AAF, De Martin AS, Bueno CES, Campos FUF, Rocha DGP, Pelegrine RA, Fontana CE
Comitê de ética em pesquisa FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Infecções intrarradiculares persistentes são consideradas umas das causas de insucesso do tratamento endodôntico e constituem um desafio aos profissionais. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana da água ozonizada e do hipoclorito de sódio 2,5% em modelo de biofilme duas espécies (Enterococcus faecalis e Streptococcus mutans).). Foram utilizados 45 pré-molares inferiores e superiores humanos extraídos, foram infectados, padronizado e divididos em três grupos (n=15); Grupo controle (GCSF) com soro fisiológico; Grupo hipoclorito de sódio (GNaOCl) a 2,5% e Grupo água ozonizada (GO³). Após 21 dias em período de maturação do biofilme, as raízes foram instrumentadas com o sistema ProTaper Next, limas X1 (017.04) e X2 (025.06), com as soluções irrigadoras citadas anteriormente. Os dados obtidos foram submetidos ao teste estatístico de Kruskal-Wallis complementado por Student-Newman-Keuls com nível de significância de 5%. Resultados mostraram que todos os grupos observou-se redução estatisticamente significante (p<0,05) na contagem de UFC/ml após a irrigação, sendo consideradas "moderada" para o GCSF, "grande" para GO³ e "muito grande" para GNaCOl com base na avaliação do Effect Size (ES). Os grupos diferenciaram-se após a irrigação (p < 0,05) sendo o GnaOCL apresentou maior redução microbiana, seguido do GO³ e GCSF com menor redução. Concluiu-se que a solução de GNaOCl apresentou maior atividade antimicrobiana quando comparada a GO³.

Na endodontia a GO³ é eficaz e indicada, porém o GNaOCl apresentou poder antimicrobiano maior que a GO³.

PR0133 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 7

Diferenças morfológicas dos canais radiculares dos pré-molares superiores segundo tipo populacional: revisão sistemática
Major GV, Garcia LGS, Alves AMC, Poluha RL, Santin GC, Ferreira JMT, Queiroz AF, Uchimura JYT
Residência Multiprofissional em ESF/AB AUTARQUIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE APUCARANA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho objetivou realizar uma revisão sistemática da variabilidade anatômica dos canais de pré-molares superiores (PMS) correlacionada à sua população. As bases de dados eletrônicas utilizadas foram: BVS (Medline, Lilacs, BBO), Cochrane Library e Scopus, no período de 2010 a 2022. Os termos descritivos para estratégia de busca, bem como os termos Mesh e Entry terms relacionados foram os seguintes: maxillary premolar OR maxilar first premolar OR maxilar second premolar AND root canal morphology OR Root anatomy OR root canal system configuration. Foram encontrados 3.060 artigos, após a remoção de duplicatas e exclusão de estudos que não se enquadravam no objetivo, permaneceram 48 artigos. Dos 22.154 1º PMS avaliados nos estudos, 80,5% apresentou dois canais, seguidos de 17,6% um canal e 1,8% com três . A população turca e a chilena apresentaram uma porcentagem maior de dentes com um canal, 82,1% e 71,1% respectivamente. De 8.099 2º PMS, demonstrou-se 46,3% de um único canal, houve maior ocorrência de dois canais em 52,8%, sendo destes sua maior expressão na população asiática. Na classificação de Vertucci o 1º PMS demonstrou maior ocorrência para o tipo IV enquanto o 2º PMS para o tipo I. O método de diagnóstico mais utilizado foi o de Tomografia Computadorizada Cone Beam.

Ao final deste trabalho observou-se a existência de caracterizações anatômicas específicas em relação à anatomia dos canais radiculares dos PMS correlacionados à diferentes populações.

PR0141 - Painel Iniciante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7

Avaliação da adesão à terapia periodontal básica dos pacientes em uma clínica escola de odontologia
Carvalho ACH, Nicolau ACCM, Vaz ICO, Leite IF, Andrade NK, Nóbrega DF
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta pesquisa avaliou de forma retrospectiva o nível cooperação dos pacientes submetidos à terapia periodontal básica. Foram coletados, através de prontuários, dados relacionados aos diagnósticos, consultas e parâmetros clínicos periodontais de pacientes diagnosticados com doença gengival e/ou periodontal; e que receberam a terapia periodontal básica como tratamento. Dentre os 404 pacientes, 66,1% eram do sexo feminino, 33,9% do sexo masculino, com média de 39,7 anos de idade. O principal diagnóstico inicial foi à gengivite (57,9%). Em relação ao nível de cooperação do paciente, 48,5% colaboraram de forma incompleta, 32,2% de forma completa e 19,3% não colaboraram; sendo importante destacar que 67,8% dos pacientes não fizeram reavaliação, abandonando a terapia ativa e de suporte, conduta esta que compromete sobremaneira a manutenção da saúde periodontal.

De acordo com os achados, a maioria dos pacientes mostram-se colaboradores incompletos, sugerindo um baixo grau de cooperação e comprometimento com o tratamento proposto.

PR0143 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7

Liberação dos fatores de crescimento TGF β1 e VEGF pós-condicionamento dentinário com agentes quelantes: análise ex vivo
Moreira JPPM, Tomaz MV, Colaço MV, Coelho B P, Tinoco JMM, Almeida MR, Sassone LM
Odontologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os fatores de crescimento (FC) armazenados na dentina têm papel fundamental no processo de reparo do complexo dentino pulpar. O presente estudo investigou a liberação dos fatores de crescimento TGFβ1 e VEGF após condicionamento com diferentes agentes quelantes além da remoção da smear layer (SL) e erosão dos túbulos dentinários (ETD) por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV).Setenta e dois dentes permanentes, unirradiculares e hígidos foram cortados e padronizados em cilindros com 8mm de comprimento e 1mm de diâmetro interno. Posteriormente, foram irrigados com 20 mL de 1,5% NaOCl por 5 min e separadas aleatoriamente em 4 grupos com diferentes protocolos de irrigação final: EDTA 17%, Quitosana 0,2%, Ácido etidrônico 9% e solução salina. Um total de 36 dentes foram armazenados em tubos eppendorfs contendo meio de cultura α-MEM, 100 U/mL de penicilina e de estreptocimicina a 37°C por 24h.Os sobrenadantes foram então coletados e a liberação dos FC quantificada por meio do teste ELISA. Não foi detectada a liberação dos FC nos grupos testados. Os demais 36 dentes foram preparados para análise da remoção da SL e a ETD. Estes dados foram submetidos ao teste de Kruskal-Wallis e Dunn com um nível de significância  = 0,05. A irrigação final com os agentes quelantes foi eficiente na remoção da SL e promoveu ETD

Diante dos resultados obtidos, conluiu-se que: não foi possível quantificar a liberação dos FC com o Kit ELISA utilizado; todos os agentes quelantes foram eficientes na remoção da SL e promoveram algum grau de ETD, sem diferença significativa entres os grupos.

PR0145 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7

Acurácia dos testes de sensibilidade e vitalidade pulpar no diagnóstico endodôntico: uma revisão de literatura
Marques RRPG, Tavares SJO, Ormiga F, Gusman H
DRE Departamento de Pós Graduação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A revisão de literatura propôs avaliar a eficácia dos testes de sensibilidade/vitalidade pulpar frente ao diagnóstico endodôntico. Foi realizada uma busca nas bases de dados Pubmed, Web of Science, Google acadêmico e Cochrane. Os descritores foram "avaliação", "acurácia", "testes de vitalidade pulpar", empregando sinônimos e termos em inglês. Os critérios de inclusão foram estudos clínicos que avaliassem o tema proposto. De 159 artigos encontrados, aplicando-se os critérios de elegibilidade, restaram 14 artigos, que lidos na íntegra resultaram na inclusão de 8 artigos. A avaliação mostrou que os testes de vitalidade pulpar são superiores aos testes de sensibilidade em avaliações de dentes com trauma. A taxa de acerto para os testes oximetria de pulso (OP) e testes pulpares térmicos foi de 100% e do teste elétrico foi de 90% em dentes permanentes, sendo este podendo ter sua resposta alterada de acordo com a condição pulpar. O teste de OP e a fluxometria por laser doppler foram considerados os testes com maiores precisão em relação ao estado real da polpa. Todavia, o diagnóstico baseado nesses testes permanece um desafio para o clínico devido às limitações e subjetividade de execução e resposta.

Sabe-se que os testes de sensibilidade e vitalidade pulpar continuam sendo instrumentos valiosos como adjuvante no estabelecimento do diagnóstico pulpar, porém a evidência disponível não aponta para diferenças significativas entre os diversos testes. Logo, são necessários mais estudos que auxiliem na robustez da evidência e auxilie no processo de tomada de decisão clínica.

PR0152 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 8

Determinantes individuais e do contexto escolar associadas ao bullying em escolares de 8 a 10 anos
Araújo LJS, Granja GL, Leal TR, Lima LCM, Gomes MNC, Paiva SM, Granville-Garcia AF
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Investigar determinantes individuais e contextuais associados ao bullying em escolares. Realizou-se um estudo transversal com amostra aleatória representativa de 769 crianças de 8 a 10 anos. As crianças responderam uma pergunta sobre episódios de bullying relacionado a saúde bucal, um questionário sobre ansiedade infantil (The Revised Children's Manifest Anxiety Scale) e disfunção orofacial (Nordic Orofacial Test). Os pais forneceram informações sobre características sociodemográficas, distúrbios do sono (Sleep Disturbance Scale for Children) e alfabetismo em saúde bucal (Oral Health Literacy-Adults Questionnaire). Examinadores calibrados avaliaram as crianças para diagnóstico de cárie dentária, má oclusão e traumatismo dentário (Kappa>0,80). As variáveis contextuais foram tipo de escola e renda do bairro escolar. Foram usados modelos de regressão de Poisson multinível não ajustados e ajustados. A prevalência do bullying relacionado à saúde bucal foi 13,3% entre as crianças. Na análise ajustada, após inserção de determinantes individuais e de contexto, a má oclusão (RP = 1.59; IC95%: 1.03-2.44) e a ansiedade (RP = 1.79; IC95%: 1.10-2.93) permaneceram associados ao bullying. Em relação ao contexto, renda mensal do bairro da escola foi associada ao bullying (RP = 1.75; IC95%: 1.12-2.72).

A ansiedade e má oclusão influenciaram a presença do bullying. A menor renda familiar do bairro da escola foi um determinante contextual importante para o aumento da prevalência de bullying.

PR0155 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 8

Avulsão e reimplante imediato: mecanismos envolvidos no reparo pulpar e periodontal
Silva CA, Almeida-Junior LA, Arnez MFM, Rizzato EVCS, Silva LAB, Paula-Silva FWG
DCI-Departamento de Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de reparo tecidual pulpar e periodontal após avulsão dentária e reimplante imediato. Ratos da linhagem Wistar machos (CEUA/FORP Nº 2021.1.321.58.6) foram submetidos a extração dos incisivos superiores direitos, seguido de reimplante imediato. Os dentes do lado esquerdo foram mantidos hígidos como controle. Decorridos os períodos experimentais de 15 e 60 dias, os animais foram eutanasiados e foi realizado o processamento histotécnico para avaliação histopatológica, marcação por imunohistoquímica (neurotrofina-4 - NT-4, molécula-1 de adesão celular endotelial a plaquetas - PECAM-1 e sialofosfoproteína dentinária - DSPP) e quantificação de células apoptóticas pelo método de TUNEL. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância de duas vias, seguido pelo pós-teste de Sidak´s (α= 5%). Foi observada intensa marcação para NT-4, DSPP e PECAM-1 na polpa dentária dos dentes reimplantados, diferentemente do grupo controle (dentes hígidos) (p = 0,0439, p = 0,0389 e p < 0,01, respectivamente). Da mesma forma, maior número de células apoptóticas foram observadas no ligamento periodontal de dentes reimplantados aos 15 dias, comparado com o grupo controle (p < 0,001).

Os resultados mostraram presença de marcadores neuronais, vasculares e de neoformação dentinária no tecido pulpar de dentes reimplantados, enquanto que no ligamento periodontal foram observados indícios de apoptose demonstrando que mecanismos de reparo pulpar e periodontal são ativados após avulsão e reimplante imediato.