2477
Resumo encontrados. Mostrando de 1981 a
1990
PR0303 - Painel Iniciante
Área:
3 - Cariologia / Tecido Mineralizado
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 15
Prevalência de lesões cervicais não cariosas em um centro universitário particular de Teresina - PI
Carvalho ACS, Oliveira IRS, Silva VRC, Melo JVBC, Bezerra JVM, Dantas-Neta NB, Martins GAS
Graduação CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Realizar a verificação da relação dos hábitos deletérios, estilo de vida e lesões cervicais não cariosas (LCNCs) em pacientes adultos em uma clínica escola de um Centro Universitário de Teresina - PI. É um estudo aplicado a clínica, de levantamento de dados e descritiva de uma tabulação em coleta de dados do paciente e exame clínico de presença ou não das lesões cervicais não cariosas, com 82 pacientes em 2022.2, os dados foram organizados em tabelas do Excel e a analisados no programa SPss statistics 22.0, com o teste teste do Qui-quadrado. A amostra constou prevalência de 20,7% de atrição, 12,2% de abfração o que mostrou relação com os fatores foram baixo com a presença da lesão. 12,8% de abrasão com presença em todos os que escovavam com escova dura e 92% possuíam hábito de ranger ou apertar os dentes e a maior parte dos pacientes havia a presença de sensibilidade pelo desgaste em dentina, frequência de 3,7% de erosão com baixa relevância com os hábitos, logo 100% apresentavam sensibilidade, porém sem presença da lesão. Portanto, quando relacionados aos hábitos deletérios não houve constância de P < 0,05 mostrando correlação com os fatores, porém observou uma relação desses hábitos pela baixa amostra de paciente, sugerindo a partir disso que se faça uma pesquisa com uma amostra maior e restrições dos indivíduos.
É perspectivo uma intima relação com os hábitos e estilo de vida dos pacientes com lesões cervicais não cariosas, para melhorar essa relação com estudos, pesquisas e orientações a população sobre a correlação com seu dia a dia e sua saúde bucal e geral.
PR0309 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 15
Influência da radiografia na detecção de cárie em dentes decíduos e tomada de decisão clínica por estudantes de Odontologia
Ribeiro LLC, Takeshita EM, Rocha CT
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da radiografia na detecção de cárie em dentes decíduos e tomada de decisão clínica por estudantes de Odontologia. Trata-se de estudo transversal com estudantes do 5º ao 10º semestre pela aplicação de questionário eletrônico validado, com questões sobre a amostra e opiniões dos estudantes sobre detecção de cárie em dentes decíduos e tomada de decisão clínica com base em imagens clínicas e, posteriormente, radiográficas. Uma estatística descritiva foi realizada. As respostas, antes e após a análise radiográfica, foram comparadas pelo Teste Wilcoxon e associações feitas pelo Teste Exato de Fisher e McNemar, com nível de significância de 5%. Cerca de 76 estudantes responderam o questionário, sendo 72,4% do sexo feminino. Houve diferença estatisticamente significante antes e após a interpretação radiográfica, para os casos de cárie interproximal, já que foram propostas condutas mais invasivas após esta interpretação. Uma diferença estatística também foi observada para o caso de cárie oclusal, entretanto, foi proposto um tratamento mais conservador após examinar a radiografia. Houve associação estatisticamente significante entre necessidade de visualização da radiografia e mudança de opinião após interpretação radiográfica nos casos de cárie interproximal.
Conclui-se que a radiografia influenciou na detecção de cárie em dentes decíduos e na tomada de decisão clínica pelos estudantes de Odontologia, propondo condutas mais invasivas para lesões de cárie interproximal e mais conservadoras para oclusais.
PR0316 - Painel Iniciante
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16
Efeitos do ácido gálico sobre alterações induzidas pela radiação ionizante em osteoblastos
Martins MLS, Leite RS, Rodrigues DC, Guimarães FAD, Tabosa ATL, Guimarães ALS, Farias LC, de Paula, AMB
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Ácido Gálico (AG) é um polifenol presente em diversas plantas do Cerrado brasileiro. Possui propriedades antioxidante, antineoplásico e radioproteção em células hematopoiéticas; sua ação é pouco conhecido em células ósseas. Apesar do efeito terapêutico da radioterapia, tal tratamento pode causar danos em células normais. Nesse contexto, esse estudo investigou o efeito citoprotetor do AG em osteoblastos expostos à radiação ionizante, com enfoque no estresse oxidativo. A linhagem de células osteoblásticas MC3T3-E1, adquirida comercialmente em banco de células, foi tratada com AG 10 μM, seguida pela exposição a 6 Gy de radiação, em um acelerador linear. A dose de AG e de irradiação foram estabelecidas através de curvas dose-resposta. Foi realizado ensaio de formação espécie reativa de oxigênio (EROs) induzida por radiação, nas células tratadas com AG. Para as análises, utilizou-se o software SPSS 20.0 e o testes Anova One-Way e Two-Way, com significância p<0,05. O tratamento concomitante do AG e radiação mostrou que, apesar do efeito prejudicial induzido pela radiação, o AG aumentou a proliferação celular, exercendo efeito citoprotetor. Além disso, o AG reduziu significativamente o percentual de EROs nas células irradiadas, desempenhando um papel protetor contra o estresse oxidativo.
Este estudo destaca o efeito potencial do AG para reduzir as injúrias promovidas pela radiação em osteoblastos, podendo ser uma substância terapêutica promissora para minimizar a necrose óssea radioinduzida, que ocorre em pacientes com câncer sob tratamento radioterápico.
PR0317 - Painel Iniciante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16
Inserção no mercado de trabalho dos ex-alunos da Faculdade de Odontologia da UERJ
Lourenço MES, Henrique SC, Almeida RCC
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O aumento de oportunidade de inserção no ensino superior e a mudança no mercado de trabalho geram consequências para muitas profissões. Com isso, o presente estudo pesquisou avaliou, por meio de um questionário no Google Forms com 16 questões, como os ex-alunos formados na Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre 1970-2021, estão lidando com o mercado de trabalho, percepções e vivências. Nesta pesquisa qualitativa obtivemos 387 respostas onde 71,6% dos ex-alunos é do sexo feminino, sendo 88,9% especialista em alguma área. No campo de atuação profissional, a maioria, 57,1%, atua em consultório particular como autônomo. A carga horária de trabalho de 26,9% dos egressos é de 30 horas/semanais. O impacto de filhos na jornada de trabalho foi questionada, onde os homens aumentaram a jornada e as mulheres diminuíram. Apesar das respostas quanto a qualidade de vida na profissão não ser a mais positiva, a maioria relata que se pudesse voltar no tempo faria Odontologia novamente. Os ex alunos apresentam alta carga horária semanal de trabalho, nível de satisfação com o mercado de trabalho mediano e apesar do mercado se mostrar adverso, fariam novamente Odontologia.
O estudo dos ex-aluno de Odontologia da UERJ evidencia a feminização do mercado de trabalho; Atuação é predominantemente como autônomo no consultório particular; maioria com título de especialista e carga horária de trabalho alta. Apesar das queixas em relação a satisfação com a profissão grande parte faria Odontologia novamente.
PR0320 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16
Análise bibliométrica da produção científica publicada nos anais do SBPqO entre 2017-2022 sobre Oncologia Pediátrica
Feitosa RR, Queiroz RG, Serpa EBM
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil da produção científica sobre Oncologia Pediátrica com base nos Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) entre os anos de 2017-2022. A busca empregou as seguintes palavras-chaves: "câncer", "neoplasia", "oncologia", "oncológico", "quimioterápico", "quimioterapia", "radioterapia", "antineoplásico", "crianças", "adolescentes", "pediátrico" e "pediatria", sendo os trabalhos categorizados por ano de publicação, tipos de estudo, instituição de ensino, estado de origem e temática. Foram encontrados 64 resumos, sendo 65,7% publicados entre o período de 2017-2019 e apenas 34,3% entre o período de 2020-2022. O tipo de estudo mais comum foi o transversal (n= 22, 34,4%). Das instituições de ensino, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) destacou-se na quantidade de resumos publicados (n=24, 37,5%), sendo o estado da Paraíba responsável pelo maior número de publicações (n= 24, 37,5%). Além disso, dentre os trabalhos, à Mucosite Oral foi a principal temática pesquisada (n=27, 42,2%).
Notou-se que a COVID-19 interferiu nas publicações acerca da Oncologia Pediátrica, havendo redução entre o período pré-pandêmico e pandêmico. Quanto ao perfil das publicações, houve predomínio dos estudos transversais, ocorrendo uma maior concentração do número de trabalhos realizados pela UFPB, tendo as pesquisas como foco principal a discussão sobre a Mucosite Oral.
PR0325 - Painel Iniciante
Área:
3 - Cariologia / Tecido Mineralizado
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16
Efeito antimicrobiano e citotóxico de dentifrícios à base de fluoreto de sódio, fluoreto de amina, citrato de zinco, arginina e clorexidina
Amancio BH, Pires JR, Cassiano AFB, Jeremias F, Faria G
Endodontia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desse estudo foi avaliar a ação antimicrobiana e a citotoxicidade de dentifrícios à base de fluoreto de sódio, fluoreto de amina, citrato de zinco, arginina e clorexidina. Foram avaliados os dentifrícios: Kin Cariax Gengival® (KCG), Colgate Periograd® (CP), Colgate Sensitive Pró-Alívio Imediato® (CSPI), Curaprox Enzycal 1450® (CE), Elmex Anticaries® (EA). Para a análise de citotoxicidade foram utilizadas culturas de queratinócitos bucais humanos de linhagem imortalizada NOK-SI, a viabilidade celular foi avaliada por meio dos ensaios de metil-tiazol-tetrazólio (MTT) e de vermelho neutro (VN). Para a análise antimicrobiana foi realizado o teste de formação de halo de inibição em ágar para os microrganismos (MO): S. mutans, S. aureus e C. albicans. Para ambas as análises, os testes ANOVA e Tukey foram aplicados (α=0,05). Os ensaios de MTT e VN mostraram que o dentifrício KCG não apresentou citotoxicidade, o dentifrício EA foi menos citotóxico que CE (p<0,05), e ambas apresentaram menor citotoxicidade que CSPI e CP (p<0,05), estes dois últimos apresentaram maior citotoxicidade que os demais dentifrícios avaliados (p<0,05), exceto na maior diluição (1:64), na qual a CSPI não apresentou citotoxicidade. Os dentifrícios CP, CSPI e KCG apresentaram formação de halo de inibição em todos os microrganismos avaliados, o EA apresentou apenas para S. aureus e o CE não apresentou halo de inibição em nenhum ensaio realizado.
O dentifrício KCG não foi citotóxico às células NOK-SI e apresentou atividade antimicrobiana para todos os microrganismos avaliados.
PR0329 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16
Problemas respiratórios e diferentes manifestações de bruxismo em crianças: um estudo retrospectivo transversal
Corsi PM, Gonçalves JL, Marubayashi LM, Torres CP, Díaz-Serrano KV, Galo R
Departamento de clínica infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve como objetivo analisar comparativamente associações entre problemas respiratórios e adenoidectomia com as diferentes manifestações do bruxismo em crianças. Foram analisados dados secundários do banco de dados de um serviço especializado em bruxismo e disfunções temporomandibulares (DTM) em crianças, no período de outubro a novembro de 2022. Dois examinadores treinados realizaram a extração, conferência e organização dos dados. A análise descritiva e comparativa foi realizada com o teste q-quadrado, e o teste de correlação de Pearson foi utilizado para a relação entre as variáveis, ambos ao nível de 5% de significância. A amostra incluiu dados secundários de 259 prontuários de crianças com idade média de 8,6 anos (±7,7), 44% do sexo feminino e 51% do sexo masculino. O bruxismo provável foi diagnosticado em 55% dessas crianças. Foi encontrada correlação positiva entre bruxismo e obstrução nasal (p=0,052) e correlação negativa entre adenoidectomia e ranger de dentes durante a vigília (p=0,002), apertamento durante o sono (p=0,004) e ranger durante o sono (p=0,040).
Os resultados desse estudo mostram que existe associação entre obstrução nasal e ocorrência de bruxismo independente de sua manifestação, enquanto todas as manifestações de bruxismo foram menos frequentes quando relacionadas à adenoidectomia.
PR0330 - Painel Iniciante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16
O uso da goma de mascar é eficiente na diminuição da dor ortodôntica? Uma revisão sistemática com metanálise
Cabral EMC, Mendoça BCL, Prosini P, Gomes JML
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A finalidade desta revisão sistemática e metanálise foi analisar a eficácia da goma de mascar comparada ao uso de analgésicos e anti-inflamatórios na diminuição da dor ortodôntica. Esta revisão sistemática foi conduzida de acordo com Guidelines of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA). A pergunta condutora do estudo foi: "O uso de analgésicos e anti-inflamatórios é mais eficaz do que métodos não medicamentosos (OU USO DA GOMA DE MASCAR) no controle da dor após a colocação de fios ortodônticos?''. No total foram incluídos 8 artigos, todos ensaios clínicos controlados e randomizados, os quais convergem para a equivalência entre a utilização da goma de mascar e dos métodos medicamentosos, na diminuição da dor ortodôntica. A meta-análise apresentou semelhança entre a goma de mascar e o ibuprofeno quanto a percepção da dor nos períodos de 2 horas, 6 horas, 12 horas , 24 horas e 7 dias. Além disso, dados qualitativos demonstraram que não ocorreu nenhum aumento significativo no número de perda dos bráquetes durante o primeiro dia de tratamento ortodôntico.
Não há diferenças estatisticamente significantes entre a goma de mascar e os fármacos na diminuição da sensibilidade dolorosa ortodôntica no período de pico da dor
PR0331 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16
Tratamento restaurador com compósito do tipo bulk fill em criança com transtorno do espectro autista: relato de caso
Corrêa MMF, Ferreira RAM, Costa CPS, Casanovas RC, Oliveira KM, Lima TMR, Silva VHAF, Feitosa MAL
Departamento de Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição identificada em indivíduos que apresentam alterações comportamentais, principalmente de convívio social, podendo ser um fator que dificulte o atendimento ao paciente pelos cirurgiões-dentistas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a longevidade de dois métodos restauradores utilizados no atendimento ambulatorial sem sedação em uma criança com TEA. Relato de caso: Estudo de caso realizado em criança de 6 anos de idade portadora de TEA em tratamento odontológico na Unidade de Especialidades Odontológicas "Clínica Sorrir", em São Luís-MA, no período de setembro de 2022 a fevereiro de 2023, com o procedimento restaurador utilizando a resina composta bulk fill e a resina convencional Llis. Os resultados mostraram que a técnica em incremento único com a resina bulk fill apresentou desempenho insatisfatório e inferior em relação à cor, pigmentação marginal, adaptação marginal e cárie secundária, quando comparados com a resina convencional.
A restauração com a técnica de incremento único da resina bulk fill apresentou comportamento clínico e longevidade inferior à técnica incremental da resina composta convencional no tratamento restaurador do paciente com TEA e de comportamento difícil.
PR0337 - Painel Iniciante
Área:
9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 17
Perfil sociodemográfico de universitários matriculados no curso de odontologia de uma universidade paraibana
Sousa HV, Menezes IL, Targino MLM, Oliveira ACM, Marinho SA
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi traçar um perfil de estudantes matriculados no Curso de Odontologia de uma Universidade paraibana, localizada no interior do estado. Foi aplicado um questionário, em todos os períodos do Curso de Odontologia, em que os estudantes responderam questões referentes a dados sociodemográficos. ´Foram incluídos apenas estudantes maiores de idade e excluídos os questionários incompletos. A análise foi realizada por meio de estatística descritiva. De um total de 245 estudantes regularmente matriculados no curso no ano de 2022, 192 (78,4%) responderam ao questionário e preencheram os critérios estabelecidos. Foi verificada maior prevalência de estudantes do sexo feminino (65,6%), com renda familiar acima de três salários mínimos, mais concentrados a partir do 5º período (57,0%). Houve uma média de 22 estudantes matriculados por período. A grande maioria pertencia à raça branca (57,1%), seguida pela parda (37,2%) e grande parte dos estudantes residia em cidades vizinhas à sede do curso, principalmente com pais ou parentes (47,9%), ou mesmo sozinho (31,3%).
O perfil estudantil verificado na amostra foi a prevalência de estudantes mulheres, da raça branca, com boa condição socioeconômica, procedentes de cidades vizinhas à Universidade, residindo principalmente com familiares. Foi verificada uma média de 22 estudantes por período, estando esses mais concentrados na segunda metade do Curso (5° ao 10°períodos).