Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2499 Resumo encontrados. Mostrando de 1531 a 1540


PR0495 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 6

Estudo Randomizado do Efeito Do Ascorbato De Sódio a 20% No Comportamento De Restaurações Cervicais Realizadas Após Clareamento
Uchimura JYT, Oliveira BMB, Murad CG, Moura SK, Nunes MCP, Poluha RL, Ferreira JMT, Pascotto RC
Odontologia -DOD UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar o efeito do ascorbato de sódio a 20% no comportamento clínico de restaurações cervicais realizadas em dentes recém clareados. Neste estudo clínico randomizado, duplo cego a amostra de 232 dentes de 58 pacientes que possuíam incisivos, caninos e pré-molares com lesões cervicais não cariosas. A amostra dividida em quatro grupos: restauração direta, sem clareamento prévio; clareamento com peróxido de hidrogênio a 35%, seguido da restauração; clareamento e uso de antioxidante, seguido da restauração; clareamento e restauração realizada após 7 dias. O acompanhamento foi realizado nos períodos de 6, 12, 18 e 24 meses. A Análise de Variância (ANOVA), demonstrou não haver diferença significativa entre os grupos (p > 0.05). Os critérios de descoloração marginal e integridade marginal, houve diferença em relação ao tempo (p=0.000) sendo significativa aos 24 meses . Recorrência de cárie, erosão ou abfração, apresentaram diferença significante em relação ao tempo (p= 0.005), demonstrando diferença a partir dos 18 meses . Os critérios de manchamento marginal e adaptação também apresentaram diferença significativa em relação ao tempo (p=0.000). Na análise de Tukey observou-se para estes critérios, que no período de 24 meses foram significantemente diferentes em relação aos meses anteriores

Até o período de avaliação de 24 meses não foi possível verificar diferenças no comportamento clínico de restaurações cervicais realizadas em dentes recém clareados, submetidos ou não ao uso do ascorbato de sódio a 20% como agente antioxidante.

PR0497 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 6

Influência do sistema restaurador resinoso e uso do flúor no biofilme e desenvolvimento de lesão cariosa - estudo in vitro
Freire A, Bento VAA, Marques MCS
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo in vitro avaliou o efeito de sistemas restauradores e uso do flúor no controle de lesões cariosas e crescimento bacteriano. Terceiros molares humanos (n=27) foram divididos em 3 grupos: controle - dentes hígidos (CT); resina composta Beautifil Bulk/sistema adesivo FL Bond II (BB); resina composta Filtek One Bulk Fill/sistema adesivo Single Bond Universal (FB). Realizou-se preparos Classe I (4x4x4 mm) nos dentes de BB e FB e a restauração foi realizada em incremento único. Posteriormente, os dentes cortados no sentido mésio-distal e todos os espécimes expostos ao desafio cariogênico (modelo de biofilme complexo com saliva humana como inóculo). Uma metade de cada dente foi exposta também a dentifrício fluoretado (grupos: CTF, BBF, FBF). Obteve-se a microdureza superficial relativa (rMDS) pela fórmula: rMDS= (MDSfinal/MDSinicial)x100, nos substratos de esmalte e dentina. O número de Unidades Formadoras de Colônias (UFC) por mL foi obtido em 3 meios (BHI, MS, MSBS). Utilizou-se ANOVA a um critério e teste Tukey HSD (α=0,05). A análise de microdureza relativa em esmalte mostrou que FBF=FB=CTF=BB=BBF>CT, em dentina somente foi detectada diferença entre CT (rMD= 47,16) e FBF (rMD=69,16). O uso do flúor gerou menor UFC no meio BHI (p>0,05), entretanto nos meios específicos para streptococcus esta diferença não foi expressiva.

Conclui-se que o flúor auxilia na redução de microorganismos, independente da resina composta utilizada. Quanto a desmineralização da estrutura dentária, os sistemas resinosos foram efetivos em esmalte, independente do uso flúor.

PR0509 - Painel Efetivo
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 7

Avaliação da expressão de p53, Ki-67, SOX-2, OCT-4 e NANOG em língua e traqueia de camundongo swiss submetidos ao narguilé
Pilati SFM, Flausino CS, Daniel FI, Modolo F
Odontologia UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O consumo do narguilé tem aumentado significativamente, porém existe pouco conhecimento sobre os efeitos, nas vias respiratórias, da exposição às toxinas que compõem a essência utilizada no dispositivo. O objetivo desse trabalho foi avaliar as alterações histológicas e imuno-histoquímicas em língua e traqueia de camundongos Swiss expostos à fumaça de narguilé. Sessenta animais foram divididos em 6 grupos: controle, 7, 15, 30, 60, 90 dias de exposição diária à fumaça de narguilé através de sistema de corpo-todo. Estes foram eutanasiados e o epitélio de língua e traqueia avaliados por meio do Hematoxilina e Eosina e das proteínas Nanog, OCT-4, Sox-2, Ki-67 e p53. Foram utilizados Testes de Shapiro-Wilks, Teste de Kruskal-Wallis, Teste pos-hoc de Bom-Ferroni e considerou-se significantes valores de p<0,05. Em língua, observou-se discretas alterações sugestivas de alterações displásicas enquanto em traqueia pôde ser observado atrofia e metaplasia escamosa. Em língua, quando comparado com o controle, NANOG, SOX-2 e p53 revelaram maior expressão após 30 dias do uso de narguilé, Ki-6 e p53 após 90 dias e OCT-4 não revelou diferenças. Em traqueia houve maior expressão de Ki-67 após 30 dias e p53 após 60 dias e OCT-4 com menor expressão em 30 dias.

As expressões alteradas das proteínas NANOG, SOX-2, p53 e Ki-67 em língua e NANOG, OCT-4, p53 e Ki-67 em traqueia sugerem um potencial carcinogênico do narguilé em língua e metaplásico em traqueia nos tempos estudados.

PR0602 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 11

Relação entre perda óseea e consultas de manutenção em pacientes com prótese total implanto suportada: estudo observacional
Pasquinelli F, Schwartz-Filho HO, Barbosa ALMP, Pereira ACJ, Pallos D, Pimentel AC, Sendyk WR, Roman-Torres CVG
implantodontia UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A formação de um biofilme subgengival é um importante fator etiológico para iniciar a peri-implantite e, subsequentemente, um aumento da perda óssea marginal. O objetivo do estudo foi relacionar a profundidade de sondagem com a realização de consultas de manutenção em implantes com prótese totais implanto suportada. Foram avaliados 382 implantes em 64 indivíduos, sendo 24 do sexo masculino e 40 do sexo feminino, com média de idade de 57,25 anos. Os indivíduos incluídos no grupo sem manutenção deveriam ter realizados menos que 3 consultas ao dentista nos últimos 7 anos. Os indivíduos do grupo com manutenção deveriam ter realizadas consultas anuais nos últimos 7 anos. Duzentos e sessenta implantes apresentaram perda óssea de até 3mm, 106 implantes foram registrados com de 3-4m e 14 implantes de 4-5mm. No grupo sem manutenção, com 129 implantes, a média da perda óssea foi de 2,16mm e, no grupo com manutenção, composto por 253 implantes, a média foi de 2,30mm.

As consultas de manutenção não tiveram relação com o aumento da perda óssea no grupo avaliado. Após 7 anos, os implantes dentários instalados com prótese do tipo protocolo do presente estudo permanecem com inserção óssea.

(Apoio: )
PR0631 - Painel Efetivo
Área: 6 - Prótese

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 12

Associação entre uso de próteses dentárias e periodontite severa na população brasileira
Falcão-Filho HBL, Couto MFL, Sampaio SHS, Moreira MMSM, Teixeira AKM, Rêgo ROCC
Curso de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre uso de próteses dentárias e periodontite severa na população brasileira. Para tanto, foram utilizados dados do levantamento epidemiológico SB Brasil 2010. Foram analisados 12856 indivíduos dentados das faixas etárias de 35 a 44 anos e de 65 a 74 anos O exame clínico foi realizado por meio do Índice Periodontal Comunitário (CPI). Periodontite severa foi definida pela presença de código 4 do CPI. O código 3 foi definido como a presença de bolsas periodontais (BP) rasas (4-5 mm), enquanto os demais códigos 2, 1 ou 0, como ausência de periodontite. Foi avaliado o uso de prótese parcial removível - PPR, superior e/ou inferior (n=3351), prótese fixa - PF (n=937), uso concomitante de 1 ou mais PPRs e PFs (n=183) e comparados com indivíduos que não usavam nenhum tipo de prótese - SPR (n=8581). A análise estatística foi realizada pelo teste do quiquadrado e odds ratio (OR) com intervalo de confiança (IC) de 95%. A prevalência de periodontite severa nos pacientes com PPR, PF, PPR/PF e SPR foi de 12,1%, 7,3%, 4,8% e 8,7%, respectivamente. Foi observada associação significante somente entre a presença de PPR e de periodontite severa (p<0,05), OR (95% IC) = 1,4 (1,2-1,6). Da mesma forma, a presença de BP rasas foram encontradas em 31,1%, 27,2%, 32,5% e 27,2% de indivíduos com PPR, PF, PPR/PF e SP. Sendo associação significante observada também apenas para a presença de PPR (p<0,001), OR (95% IC) = 1,2 (1,1-1,3).

A presença de prótese parcial removível foi associada a presença de periodontite severa, assim como a de bolsas periodontais rasas.

PR0694 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 15

Estudo comparativo de protocolos para avaliação de risco de cárie dentária
Chiba FY, Saliba TA, Gonçalves CS, Chiba EK, Moimaz SAS
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar e comparar o risco de cárie dentária em jovens em situação de vulnerabilidade social, de acordo com diferentes métodos de classificação. Trata-se de um estudo observacional, transversal, quantitativo, realizado com 62 jovens de 15 anos, matriculados em uma instituição que oferece cursos educacionais e profissionalizantes, em 2023. Os dados foram coletados por meio de exames clínicos bucais, entrevistas com os jovens e questionários encaminhados aos seus responsáveis. A avaliação do risco de cárie dentária foi realizada de acordo com os protocolos da Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (ATSB) e da American Dental Association (ADA). O CPOD médio foi de 3,39+/-3,04, composto por 41,43% de dentes cariados, 1,90% de dentes perdidos e 56,67% de dentes obturados. A classificação dos jovens, de acordo com o protocolo da ATSB foi: 53,23% risco alto; 32,26% risco moderado; e 14,52% risco baixo, destacando o fator biofilme em 27,42%, e lesão de cárie em 41,93% dos casos. A classificação dos jovens, de acordo com o protocolo da ADA foi: 64,52% risco alto; 30,65% risco moderado; e 4,84% risco baixo, destacando o consumo frequente de alimentos e bebidas açucarados entre as refeições em 46,77%, e presença de ao menos 3 lesões de cárie ou restaurações nos últimos 36 meses em 27,42% dos casos.

Conclui-se que, em ambos os protocolos, o risco de cárie da maioria dos jovens foi classificado como alto. As diferenças foram provenientes de fatores clínicos, histórico odontológico e aspectos comportamentais abordados em cada protocolo.

PR0696 - Painel Efetivo
Área: 9 - Odontogeriatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 15

Condições de saúde bucal de idosos domiciliados atendidos em serviços de assistência odontológica domiciliar: um estudo transversal
Lima KC, Pinheiro NCG
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo investigou a saúde bucal de idosos domiciliados que estão sob atendimento odontológico domiciliar e seus fatores associados. Trata-se de um estudo transversal e observacional com prontuários de pessoas idosas de serviços de assistência odontológica em domicílio. Avaliou-se o CPOD, número de pares em oclusão, edentulismo funcional e total, uso e necessidade de prótese, sangramento à sondagem e presença de lesão de boca. Questões socioeconômicas, demográficas, condições de saúde e de acesso aos serviços de saúde constituíram os fatores associados investigados. Os dados foram analisados a partir da análise descritiva, bivariada, análise de cluster em dois passos (para a condição dentária e de reabilitação) e regressão robusta de Poisson para um nível de confiança de 95%. Foram avaliados 207 prontuários de pessoas idosas, cujo CPOD médio foi de 23,5, com 3,35 pares em oclusão em média, sendo 75,8% edêntulos funcionais. Cerca de 54% das pessoas idosas possuíam sangramento à sondagem em algum sextante e 20% apresentavam lesão de boca. Lesões foram mais encontradas entre idosos mais jovens, diabéticos e que foram ao dentista há mais tempo. Moradores de residência individual apresentaram mais sangramento à sondagem. Dois clusters foram produzidos, sendo o primeiro com idosos edêntulos e pouco reabilitados e o segundo com idosos mais dentados e reabilitados. Idosos negros e que não possuem plano de saúde estiveram mais presentes no primeiro cluster.

A condição de saúde bucal dos idosos domiciliados é desfavorável e está associada a determinantes sociais em saúde.

PR0715 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

Formação diferenciada em odontologia para o cuidado da população em situação de rua: a visão dos estudantes
Ribeiro AERA
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A redução de inequidades em saúde pode ser favorecida desde a formação dos profissionais, para o acesso e a cobertura universais. Pessoas consideradas em situação de rua estão mais sujeitas às iniquidades, em decorrência das suas maneiras de vida e também por dificuldade de acesso aos serviços. A intenção deste trabalho foi apresentar dados qualitativos da formação diferenciada em saúde bucal, para as vulnerabilidades. Por meio de um projeto de extensão, parceria entre uma instituição de ensino superior, o Centro Pop, a Secretaria Municipal de Saúde e a Equipe de Consultório na Rua, foi possível obter a visão dos estudantes do que foi vivenciado. Em uma construção teórico-prática, estudantes de odontologia realizaram desde estudos teóricos, até educação em saúde (consumo de drogas, redução de danos em saúde, orientações de higiene oral e distribuição de insumos) e atendimentos clínicos sob supervisão em ambientes não-ambulatoriais e ambulatoriais, de mais de cem procedimentos. Foi aplicado um questionário aberto e realizadas entrevistas complementares com os quatro estudantes, analisados pelo método de Bardin sem o recurso de softwares. Chegou-se à quatro temáticas sobre a experiência: Interesse, Prática Vivida, Aprendizados e Futuro Profissional.

A formação condizente com as diversas realidades nacionais é um aspecto que vem sendo trabalhado nas esferas de ensino da odontologia para potencializar mudanças no perfil epidemiológico polarizado da área. Esta proposta pode servir de subsídio, tendo a formação como caminho para garantia da equidade em saúde bucal

PR0725 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 17

Gamificação aplicada ao ensino da Odontologia: panorama mundial
Barcelos R, Pintor AVB, Fernandes-Santos C
Formação Específica UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Gamificação significa utilizar elementos e técnicas de jogos em contextos de não jogos, no caso no ambiente da educação para gerar motivação e engajamento durante o processo de ensino-aprendizagem. Objetivou-se identificar as tendências mundiais em publicações científicas sobre gamificação aplicada ao ensino da Odontologia. Realizou-se busca bibliográfica nas bases Pubmed, Scopus e Lilacs, sem restrições de data ou idioma, em abril de 2023. Metadados foram importados para o programa SciMAT 1.1 (COBO et al., 2012) para análise bibliométrica. Incluíram-se estudos sobre gamificação aplicada ao ensino da Odontologia. Extraíram-se dados sobre país, autores, ano e periódico de publicação, seguido de categorização por tipo de pesquisa, efeito no desempenho acadêmico e percepção dos alunos sobre gamificação. Entre as 290 citações, 15 foram incluídas, destacando-se Brasil (40%) e EUA (40%) e a autora Marcondes KF (20%) com mais estudos. As publicações ocorreram entre 2011 e 2023, intensificando após 2019 (60%), predomínio dos periódicos Advances in Physiology Education (20%), BMC Medical Education (20%) e Journal of Dental Education (20%) e pesquisas do tipo descritiva (46,6%) e experimental (40,0%). Em todos estes estudos (100%), a gamificação apresentou efeito positivo no desempenho acadêmico e, em 92,3% foi avaliada pelos alunos como útil para os estudos.

Conclui-se que a gamificação aplicada ao ensino da Odontologia está associada ao aprimoramento das habilidades e competências e aumento da motivação dos estudantes com o processo de ensino-aprendizagem.

PR0739 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 17

A influência das redes sociais no conhecimento e na escolha de profissionais da saúde
Gasparoni LM, Marcos VN, Pannuti CM, Pereira SMM
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Redes sociais são uma rede de indivíduos conectados por relacionamentos interpessoais ou plataforma online onde os indivíduos criam ou mantém relações interpessoais. A área da saúde inclui as profissões: Assistência Social, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. O objetivo desse estudo foi analisar os hábitos e as influências das redes sociais no processo de conhecimento e de escolha de profissionais da saúde. Foi utilizada pesquisa descritiva com amostragem não probabilística, por conveniência e por bola de neve, com abordagem de análise dos dados quantitativa, através de um questionário estruturado (Google Forms). A pesquisa contou com 268 respondentes válidos e revelou que a forma mais utilizada para encontrar profissionais da saúde foi indicação (amigos/parentes e profissional), seguida das redes sociais. A maioria dos participantes já havia buscado por profissionais da saúde nas redes sociais, sendo o Instagram a rede mais utilizada. Anúncios patrocinados foram uma boa forma de alcançar novos pacientes em potencial. As características mais valorizadas em criadores de conteúdo da área da saúde foram confiabilidade, expertise e habilidade de transmitir mensagem e o tipo de conteúdo foi a explicação de temas de saúde de forma fácil de entender

Dessa forma, o profissional da saúde que busca por novos pacientes, pode explorar as redes sociais, através de anúncios patrocinados e/ou criação de conteúdo.