2468
Resumo encontrados. Mostrando de 1531 a
1540
PI0005 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Resistência da União ao Push Out de Diferentes Retentores Intra-Radiculares
Silva GMG, Santos MRLD, Vieira VTL, Warol F, Machado AN, Amaral CSF, Alves FRF, Brasil SC
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do estudo foi comparar a resistência de união entre sistemas de retenção intra-radicular e o agente cimentante. Trinta dentes bovinos unirradiculares tratados endodonticamente foram randomicamente agrupados de acordo com o sistema de retenção e ativação do sistema cimentante: pino modelado (U200-M/A) e (U200-M/F), pino de fibra de vidro com pinos acessórios (U200-A/A) e (U200-A/F), e sistema Splendor SAP (U200-S/A) e (U200-S/F). Os dentes foram seccionados nos terços cervical, médio e apical, e os corpos de prova sumetidos ao teste push-out. Os dados foram analisados através dos testes Kolmogorov- Smirnov, Kruskall- Wallis e Mann- Whitney (p≤0.05). Os resultados dos grupos dos pinos cimentados com sistema autoadesivo demonstraram diferença significativa no terço cervical entre U200-M/A e U200-A/A (p=0,00), e U200-A/A quando comparado ao grupo U200-S/A (p=0,03). Nos grupos dos pinos cimentados com fotoativação, U200-S/F e U200-A/F (p=0,00) e os grupos U200-S/F e U200-M/F (p=0,02) demonstraram diferença significativa no terço cervical. A comparação entre os grupos com cimentos auto e fotoativados revelou diferença significativa entre os grupos de U200-M/A e U200-M/F (p=0,04) e U200-A/A e U200-A/F nos terços cervical (p=0,00) e médio (p=0,05).
O grupo pino modelado com fotoativação apresentou maior resistência de união push-out. A geometria dos sistemas de pinos utilizados não inflenciou na resistência de união dos grupos pino de fibra de vidro com pinos acessorios e Splendor SAP.
PI0006 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Últimas mudanças nos protocolos de traumatismo alveolo-dentário indicados pela international association of dental traumatology (IADT)
Gabardo LH, Perin CP, Milani CM, Perotta M, Poulmann MM, Pereira JPS, Canalli RBC, Roskamp L
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo comparativo entre os 2 últimos protocolos desenvolvidos pela International Association of Dental Traumatology (IADT) em 2012 e 2020, foi proporcionar conhecimento sobre os tipos de trauma dentário e a sua conduta atual e adequada, como também indicar suas possíveis sequelas. Foram pesquisadas as duas últimas diretrizes publicadas pela IADT e artigos relacionados aos traumatismos alvéolo-dentários. Os dados foram organizados em tabelas, no Microsoft Excel, para uma melhor visualização e entendimento. As principais mudanças apresentadas nos protocolos de 2020 estão relacionadas aos casos de intrusão e avulsão dentária. As alterações observadas no protocolo de dentes intruidos são no tempo em que se deve aguardar a re-erupção espontânea, tipo de reposicionamento que deve ser adotado e o tempo de uso da contenção. Já com relação a avulsão, houveram atualizações importantes em meios de armazenamento com osmolaridade fisiológica, limpeza do dente avulsionado, terapia antibiótica, tratamento do canal radicular, tratamento da superfície radicular e retirada do coágulo da cavidade alveolar.
Os protocolos de tratamento do dente traumatizado indicado pela IADT 2020 devem ser de conhecimento do cirurgião dentista para que o melhor método seja encontrado e instituído em cada caso traumatismo alvéolo-dentário, principalmente em injúrias mais graves como a luxação intrusiva e a avulsão dentária.
PI0007 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeito de medicações empregadas na terapia endodôntica regenerativa na resistência de união de cimentos biocerâmicos à dentina radicular
Silva MEB, Sewald GP, Goulart TS, Coelho BS, Teixeira CS, Garcia LFR, Almeida J
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Terapias endodônticas regenerativas (TERs) são uma alternativa aos tratamentos convencionais para dentes imaturos despolpados. Porém, podem promover alterações na estrutura dentinária. Este estudo avaliou a resistência de união (RU) de cimentos biocerâmicos à dentina exposta à diferentes medicações empregadas na TER. Cinquenta fatias de dentina foram obtidas de raízes de incisivos bovinos. Em cada fatia foram confeccionados 3 orifícios com 1 mm de diâmetro, equidistantes entre si e o canal. As amostras foram imersas em EDTA 17% e NaOCl 1,5% por 1 minuto, e distribuídas em 5 grupos (n=10): G1) PTA 1% (pasta triantibiótica); G2) PDA 1% (pasta diantibiótica); G3) PATm 1% (pasta triantibiótica modificada); G4) Ca(OH)2 (pasta de hidróxido de cálcio); e G5) soro (controle). Após 30 dias, os orifícios foram preenchidos com os cimentos: MTA (MTA), Biodentine (BD) e NeoMTA (nMTA). As amostras foram submetidas ao teste de RU micro-pushout. O tipo de falha (adesiva, coesiva ou mista) foi analisado em estereomicroscópio. Os dados foram analisados estatisticamente (two-way ANOVA e Bonferroni - α=5%). A RU de BD foi superior na amostra controle comparada às experimentais (p<0,05). A RU de nMTA foi semelhante em todas as condições experimentais (p>0,05). MTA apresentou os menores valores de RU, principalmente quando a PTA foi utilizada (p<0,05). BD apresentou maior prevalência de falha adesiva, e nMTA e MTA, coesiva.
nMTA apresentou excelente RU à dentina após o uso das medicações. MTA apresentou os menores valores de RU, independentemente do tipo de medicação empregada.
PI0008 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Atividade antibiofilme de scaffolds de nanocelulose impregnados com antimicrobianos para uso na terapia endodôntica regenerativa
Kressin FK, Stahelin IA, Goulart TS, Souza-Júnior GR, Cesca K, Mazzon RR, Garcia LFR, Almeida J
Odontologia UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do estudo foi avaliar a atividade antibiofilme de scaffolds tridimensionais de nanocelulose bacteriana (BNC) incorporadas com clorexidina 0,12% (BNC/CHX), amoxicilina 1% (BNC/AMOX) e clindamicina 1% (BNC/CLI). Membranas sem agente antimicrobiano compuseram o grupo controle (BNC/C). As membranas foram imersas em uma cultura multiespécie de E. faecalis, A. naeslundii e S. sanguinis, servindo de substrato para o crescimento do biofilme. Após 24h, 7 e 15 dias, o valor médio de unidades formadoras de colônias (UFC) foi determinado. Os dados foram analisados pelos testes Kruskal-Wallis e post hoc Dunn (α=5%). No período de 24h, BNC/AMOX inibiu a formação de biofilme na membrana, comparada aos demais grupos (P < 0,05). Contudo, os valores de UFC aumentaram ao longo do período experimental, sem diferença significativa comparada à BNC/C (P > 0,05). Por outro lado, BNC/CHX permitiu a formação densa de biofilme já em 24h, a qual aumentou progressivamente ao longo do período experimental, com valores de UFC semelhante ao controle (P > 0,05). BNC/CLI inibiu significativamente a formação de biofilme comparada à BNC/C apenas no período de 24h (P < 0,05); nos demais períodos, os valores de UFC foram semelhantes (P > 0,05). Amostras das diferentes membranas foram observadas em MEV e Confocal e ilustraram os resultados obtidos na análise quantitativa.
BNC/AMOX demonstrou atividade antibiofilme eficiente contra E. faecalis, A. naeslundii e S. sanguinis em 24h. Contudo, ao longo do período experimental, todas as membranas permitiram o crescimento bacteriano.
PI0009 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Ferramenta de triagem baseada em inteligência artificial para predição de prioridade de atendimento e risco para dor dentária
Ferraz AX, Araujo BMM, Silva RD, Santos RS, Baratto-Filho F, Zeigelboim BS, Silva-Neto UX, Araujo CM
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi propor uma ferramenta de triagem através de algoritmo de aprendizado de máquina para predição da prioridade de atendimento odontológico, baseado no risco para desenvolvimento de dor dentária em adultos. Para isto, foram utilizados dados públicos do levantamento da condição de saúde bucal da população brasileira (SB Brasil - 2003). Neste banco de dados, oito variáveis de indivíduos adultos foram extraídas: relato de dor dentária, idade, sexo, etnia, faixa de renda familiar, frequência de visita ao dentista, autopercepção da condição de saúde bucal e número de dentes perdidos. A prioridade de atendimento foi estabelecida de acordo com o autorrelato de episódios de dor dentária nos últimos 6 meses, sendo sem dor (baixa prioridade), dor leve (média prioridade), e dor moderada ou severa (alta prioridade). Um algoritmo de árvore de decisão foi utilizado para prever a dor dentária baseado nas variáveis extraídas, e consequentemente predizer a prioridade de atendimento. Os dados de 17265 indivíduos foram incluídos para construção do modelo de predição. Destes dados, 12948 foram utilizados para o treinamento do algoritmo e 4317 para a testagem. Foi encontrada a prevalência de 61.3% de pacientes sem relato de dor, 19,2% com pouca dor e 19.5% com dor moderada ou severa. O modelo preditivo baseado no algoritmo apresentou acurácia de 94% para predição de novos dados.
A predição através de informações de triagem pode ser utilizada como ferramenta útil na prática clínica, gerando maior agilidade no encaminhamento para investigação da dor.
PI0010 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Conhecimento, aptidão e frequência de uso de testes e exames de diagnóstico pulpar e perirradicular por dentistas brasileiros
Pereira LA, Lima ESPM, Pereira CLA, Jural LA, Magno MB, Risso PA
Odontopediatria e ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se avaliar conhecimento e aptidão, e frequência de uso de testes e exames de diagnóstico (TEDs) pulpar e perirradicular por cirurgiões dentistas (CDs). O estudo incluiu CDs (não especialistas, endodontistas e outras especialidades) que preencheram online um questionário validado sobre TEDs (Q-TEDs). O Q-TEDs continha perguntas sobre conhecimento, aptidão e frequência de uso de 15 TEDs (sensibilidade, vitalidade, mecânicos e de imagens). As relações entre conhecimento, aptidão e frequência de uso dos TEDs entre as diferentes especialidades foram avaliadas através do teste de Kruskal-Wallis (p<0,05). Dos 518 CDs (13,9% não especialistas, 23,4% endodontistas, e 62,7% de outras especialidades), a maioria conhecia, se sentia apto a realizar e tinha acesso ao teste a frio (TF) e o inverso foi observado para o teste elétrico (TE). Quanto a frequência de uso, o TF era mais usado por endodontistas (p<0,001) e o TE pouco usado, independente da especialidade (p>0,05). Nos testes de cavidade, anestesia seletiva, palpação apical, fistulografia e tomografia computadorizada os endodontistas se consideraram mais aptos que os demais grupos (p<0,05). Os testes mecânicos e o exame radiográfico apresentaram alta taxa de conhecimento, aptidão e frequência de uso, independente da especialidade (p>0,05). Quanto a oximetria e fluxometria laser doppler, a maioria dos endodontistas conhecem, mas não se sentem aptos, enquanto os outros dois grupos não os conhecem (p<0,05).
A especialidade em endodontia influenciou no conhecimento, aptidão e frequência de uso dos TEDs.
PI0011 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Tomografia computadorizada de feixe cônico de baixa dose no diagnóstico intraoperatório endodôntico
Lima JP, Mazzi-Chaves JF, Sousa-Neto MD, Candemil A P
Odontologia Restaudora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi de avaliar a acurácia de um protocolo de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) com baixa dose na detecção de complicações endodônticas intraoperatórias. Quarenta primeiros molares inferiores foram subdividos em 4 grupos: a. controle/ausência de complicação, b. calcificação pulpar, c. fratura de instrumento e d. perfuração radicular. As complicações endodônticas foram simuladas e imagens de TCFC foram adquiridas para os 10 dentes de cada grupo individualmente posicionados no alvéolo do primeiro molar esquerdo de uma mandíbula com o aparelho OP 300 ajustado a um FOV de 6x4cm, 90kVp e 2 diferentes protocolos de dose: baixa e alta. Adicionalmente, um implante de titânio e um dente com tratamento endodôntico e retentor intrarradicular de cobalto- cromo foram inseridos nos alvéolos adjacentes ao dente de interesse e aquisições de TCFC foram novamente realizadas. Quatro endodontistas avaliaram as imagens e indicaram a presença de complicações endodônticas em uma escala de 5 pontos. A sensibilidade, especificidade e área sob a curva ROC (AUC) foram obtidas. Os diferentes grupos foram comparados pelos testes ANOVA e Tukey (α=0,05). Na maioria das condições, independentemente da presença de materiais de alta densidade na imagem, os valores de acurácia, sensibilidade, especificidade e AUC não diferiram significativamente (p>0,05) entre os protocolos de dosagem.
Em conclusão, protocolos otimizados de TCFC devem ser considerados para a detecção de complicações endodônticas intraoperatórias.
PI0012 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Influência da terapia fotodinâmica e da medicação intracanal na resistência adesiva de pinos de fibra de vidro à dentina intrarradicular
Oliveira BM, Santos FM, Sahyon HBS, Maltarollo TFH, Banci HA, Duarte MAH, Dos-Santos PH, Sivieri-Araújo G
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou os efeitos da terapia fotodinâmica (TFD) com uso dos fotossensibilizadores (FSs) indocianina verde (IV) ou azul de metileno (AM), e da medicação intracanal de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) na resistência de união (RU) de pinos de fibra de vidro (PFV) cimentados à dentina intrarradicular. Incisivos bovinos (n=48) foram submetidos ao preparo biomecânico (PBM) e distribuídos em: G1: PBM + Água Deionizada (Controle Negativo); G2: PBM + Água Deionizada + Ca(OH)2 (Controle Positivo); G3: PBM + FS-IV 50 mg/L+ Laser Infravermelho λ=808nm; G4:PBM + FS-IV 50 mg/L + Laser Infravermelho λ=808nm + Ca(OH)2; G5: PBM + FS-AM 50 mg/L + Laser Vermelho λ=660nm; G6: PBM + FS-AM 50 mg/L + Laser Vermelho λ=660nm + Ca(OH)2. A RU entre os PFV à dentina radicular foi mensurada pela máquina de ensaio universal e o padrão de fratura analisado por Microscopia Eletrônica de Varredura. As médias entre os grupos foram comparadas pelo teste Kruskal-Wallis e a comparação entre os terços pelo Teste de Friedman no Software SigmaPlot 12.0. Entre os terços, houve diferença estatística apenas para o G3, onde o terço apical apresentou maiores valores de RU comparado ao terço cervical (P≤0,05). Entre os grupos, no terço cervical, G4 teve maiores valores de RU em relação ao G2 e G3 (P≤0,05). Foi observado em todos os grupos uma maior incidência de falha do tipo mista, exceto para o G6, onde houve predominância de falha do tipo adesiva.
A TFD realizada com o FS-IV com Ca(OH)2, apresentou maiores valores de RU, e os grupos que receberam o FS-AM não apresentaram alterações significativas nos resultados.
PI0013 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeito antimicrobiano da Própolis e Copaíba utilizados como irrigantes alternativos intracanais em biofilme dual-espécies
Portes JD, Braga HB, Pedrinha VF, Barros MC, Simas LLM, Ribeiro MCM, Andrade FB
Dentística, Endodontia e Materias Odonto UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou a ação antimicrobiana intratubular da Própolis e Copaíba, como irrigantes do canal radicular, em comparação ao uso do hipoclorito de sódio. 40 pré-molares superiores foram padronizados em 15 mm e contaminados com Streptococcus mutans (ATCC 25175) e Enterococcus faecalis (ATCC 29212) durante 7 dias, e divididos em 4 grupos (n=10), G1: NaOCl 2,5%; G2: Própolis; G3: Copaíba e G4: Própolis + Copaíba. As substâncias naturais foram testadas de acordo com sua concentração bactericida mínima sobre as cepas. Após o período de contaminação, os espécimes foram submetidos à irrigação com volumes padronizados de 10 mL por 3 minutos dos irrigantes propostos. Após os tratamentos, foram seccionados longitudinalmente, corados utilizando a técnica Live/Dead e submetidos a microscopia confocal de varredura a laser (MCVL) para a quantificação da viabilidade bacteriana. Os dados obtidos foram tabulados e submetidos ao teste de Shapiro-Wilk para verificação da normalidade, seguido do teste de Kruskal-Wallis e Dunn, assumindo um nível de significância de 5%.
A associação da própolis e copaíba mostrou-se efetiva na redução bacteriana intratubular, sendo estatisticamente semelhante a utilização do hipoclorito de sódio (p>0.05). Esses compostos naturais mostraram melhor desempenho quando utilizados em conjunto, sugerindo um efeito sinérgico.A associação da Própolis com a Copaíba mostrou-se eficaz na descontaminação intratubular, podendo ser utilizada como coadjuvante/alternativa após uso do NaOCl na irrigação final dos canais radiculares.
PI0014 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Análise da influência de solução de biovidro no procedimento endodôntico regenerativo
Souza LFM, Paula KS, Reis-Prado AH, Jesus WP, Silva MVAS, Arantes LC, Crovace MC, Benetti F
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou a influência de solução experimental do biovidro F18 dopado com cobalto (F18Co) no processo de reparo tecidual após procedimento endodôntico regenerativo (REP) em molares de ratos. A solução de F18Co foi preparada na proporção de 1:5 de pó para água destilada. Foram utilizados os primeiros molares superiores direito ou esquerdo de 12 ratos Wistar, que tiveram as polpas expostas, removidas e receberam irrigação com hipoclorito de sódio (NaOCl) 2,5%, seguido de ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) 17% (5 min cada). Após, os molares foram divididos em: REP-SF e REP-F18Co, onde receberam irrigação final (5 min) com soro fisiológico (SF) ou F18Co, respectivamente. O sangramento intracanal foi induzido e o dente selado. Molares não tratados foram utilizados como controle (n = 3). Aos 21 dias (n = 6), os ratos foram eutanasiados e as peças processadas para análise da formação de tecido mineralizado e tecido mole no interior do canal radicular, por hematoxilina-eosina e Tricômio de Masson. Teste estatístico de Mann-Whitney foi realizado (p < 0,05). Houve formação de tecido mineralizado em espessura e em comprimento de forma semelhante entre os grupos (p > 0,05). Em relação a presença de tecido mole neoformado, a maior parte dos espécimes de REP-F18Co apresentou formação tecidual até o terço cervical do canal, e dos espécimes de REP-SF, até o terço médio (p < 0,05).
Conclui-se que irrigação final com solução de biovidro F18Co não influencia na formação de tecido mineralizado, mas favorece a formação de tecido mole no interior dos canais radiculares após REP.