Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2469 Resumo encontrados. Mostrando de 1511 a 1520


PR0308 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 15

Luz UV-C na descontaminação de máscaras de proteção facial
Navarro RS, Mota MSA, Souza HPOD, Araki AT, Nunez SC, Baptista A
Odontologia/Bioengenharia UNIVERSIDADE BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O uso de máscaras de proteção facial (MPF) é importante para prevenir ou minimizar a transmissão das doenças respiratórias infecciosas (DRI) que ocorre por meio de aerossóis infectados. O objetivo deste estudo foi avaliar efeitos da luz UV-C na desinfecção de diferentes tipos de máscaras: A- tecido de algodão-tricoline (Lupo®), B- cirúrgica descartável tripla camada de TNT (Descarpack®), C- respirador N95 (3M®) (n= 5). Amostras retangulares das máscaras (1 cm2) foram contaminadas em triplicata com 10 microlitros de suspensão de 108 UFC/mL de E. coli e S. aureus, em fase exponencial de crescimento, no lado externo da máscara. Após secagem de 20 min, em temperatura ambiente em fluxo laminar, a irradiação foi realizada a distância de 1 cm da superfície externa das amostras, em modo varredura com equipamento portátil UV-C (Surface UV, MMOptics) (λ= 254 nm, 1 cm/s, 13 mW/cm2, 0,78 J/cm2, 45 s). Foi realizada recuperação microbiana e posteriormente diluições seriadas para contagem microbiana final. O tempo de 45 s promoveu nas MPF contaminadas com E. coli descontaminação total (p< 0,05), enquanto nas MPF contaminadas com S. aureus, a luz promoveu efetiva redução microbiana em todas as amostras testadas (p< 0,05), não houve a erradicação total dos microrganismos.

Pode-se concluir que a luz UV-C, nos parâmetros testados neste estudo, promoveu efetiva redução microbiana nas MPF, os microrganismos Gram positivos foram menos susceptíveis a luz UV-C, os efeitos da luz UV-C são dependentes da composição e estrutura das MPF e dos microrganismos avaliados.

PR0326 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Hipomineralização de Segundos Molares Decíduos (HSMD) é preditivo de Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI)?
Gomes APM, Rezende KMPC, Gomes AMM, Sarmento LC
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivo: Verificar dados disponíveis na literatura sobre fatores etiológicos, características clinicas e associação da Hipomineralização de Segundos Molares Decíduos (HSMD), e Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) que afeta molares permanentes podendo acometer ou não incisivos. Metodologia: Foi realizado uma Revisão Integrativa da Literatura nas bases de dados: PubMed, SciELO, LILACS, BBO e MEDLINE, Decs "Dental Enamel Hypoplasia", "Molar Incisor Hypomineralization", "Children", Deciduous, Primary, "MIH" "HSMD", de 2012-2022. Resultados: Quatorze estudos foram selecionados. A etiologia da HSMD período perinatal foram baixo peso ao nascer, prematuridade, complicações no parto e necessidade de incubadora. Ausência de amamentação, uso de antibióticos, febre e asma infantil são fatores pós-natais. O tabagismo e a hipertensão materna também estão associados a maiores chances desta alteração. A asma está estreitamente relacionada com defeito de esmalte em dentes decíduos e permanentes. As crianças com HSMD têm maior risco de desenvolver HMI porque o segundo molar decíduo e o primeiro molar permanente têm um período semelhante de desenvolvimento e mineralização. Se um fator de risco ocorreu durante este período de sobreposição, a hipomineralização pode ocorrer simultaneamente na dentição decídua e permanente.

Estudos de prevalência, fatores etiológicos em HSMD/HMI precisam ser realizados de forma padronizada com relação a faixa etária, tamanho da amostra, método utilizado e calibração do método para obter uma informação mais precisa.

PR0343 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Avaliação da Educação Interprofissional em saúde utilizando grupos focais
Menezes CC, Rangel AS, Barros MCM
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a percepção da educação interprofissional (EIP) entre docentes de uma universidade pública brasileira. Professores de Medicina, Odontologia e Enfermagem foram convidados a participar de um grupo focal on-line síncrono explorando disciplinas acadêmicas comuns, estágios interprofissionais/projetos de pesquisa, atenção aos determinantes sociais nos planos de tratamento e prática colaborativa durante a pandemia de COVID-19. Uma abordagem descritiva interpretativa foi usada para analisar os dados de quatro grupos focais (n=10). Pelo conhecimento dos participantes, não havia disciplinas comuns entre os cursos de graduação dos diferentes programas de saúde. Os projetos de extensão com abordagem interprofissional foram iniciativas individuais dos professores. Alguns projetos de pesquisa apresentaram uma abordagem interprofissional. Os professores perceberam que os alunos estavam preparados para considerar os determinantes sociais nos planos de tratamento. Houve poucas práticas colaborativas durante a pandemia de COVID-19. No geral, nossos resultados mostraram a necessidade de diretrizes de EIP para programas acadêmicos de saúde para melhor atender a população brasileira.

No geral, nossos resultados mostraram a necessidade de diretrizes de EIP para programas acadêmicos de saúde para melhor atender a população brasileira.

PR0357 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 18

Influência da ingestão e níveis séricos de micronutrientes sobre a Carga de Doenças Bucais Crônicas
Costa SA, Nascimento GG, Leite FRM, Ribeiro CCC, Souza SFC
Pós graduação em odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Deficiências nutricionais têm sido associadas às principais doenças bucais. Este estudo investigou caminhos de associação entre a ingestão de micronutrientes e níveis séricos de fósforo, vitamina D e cálcio para a carga de doenças bucais crônicas. Analisamos dados transversais do NHANES III (n = 7.936) e NHANES 2011-2014 (n = 4.929). A exposição foi a ingestão e os níveis séricos de vitamina D, cálcio e fósforo. Considerando a alta correlação desses micronutrientes na dieta, eles foram analisados como uma variável latente denominada Ingestão de Micronutrientes. O desfecho foi a Carga de Doenças Bucais Crônicas, uma variável latente formada pela profundidade de sondagem (≥ 4mm), perda de inserção clínica (≥3mm), envolvimento de furca, dentes com lesões de cárie e dentes perdidos. Caminhos desencadeados por gênero, idade, nível socioeconômico, obesidade, tabagismo e álcool foram estimados utilizando modelagem de equações estruturais. Em ambos os ciclos do NHANES, a Ingestão de Micronutrientes (p<0,05) e vitamina D sérica (p<0,05) foram associadas a menor Carga de Doenças Bucais Crônicas. A Ingestão de Micronutrientes reduziu a Carga de Doenças Bucais Crônicas via vitamina D sérica (p<0,05). A obesidade aumentou Carga de Doenças Bucais Crônicas ao reduzir a vitamina D sérica (p<0,05).

Maior ingestão de micronutrientes e maiores níveis séricos de vitamina D parecem reduzir a carga de doenças bucais crônicas. Políticas que incentivem o padrão de dieta saudável podem combater conjuntamente a cárie, a periodontite, a obesidade e outras doenças não transmissíveis.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PR0407 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 2

Esmalte clareado por tempo excessivo associado aos desafios orais: microdureza, perda superficial, composição química e ultramorfologia
Baia JCP, Ribeiro MES, Silva TNB, Yoshida ML, Aranha ACC, Lima RR, Souza-Júnior MHSE, Loretto SC
Laboratório de Materiais Dentários UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a influência do clareamento dental excessivo com gel de peróxido de hidrogênio a 7.5% contendo cálcio (PH) através da análise de microdureza (MD), perfilometria com perda de superfície (PPS), morfologia (MEV) e composição química (EDS). Incisivos bovinos (n=288) foram divididos nos grupos: G1- saliva artificial, G2- desafio abrasivo (DA), G3 - desafio erosivo (DE), G4 - PH, G5 - DA + DE, G6- DA + PH, G7- DE + PH, G8-DE + DA + PH. Para o DE, os espécimes foram mergulhados por 10 minutos em bebida de pH 3.6. Para o DA, foi realizado um ciclo de escovação com carga de 200g. Todos os grupos foram submetidos a leitura em 3 tempos: T0- baseline, T1- ao final do 14° dia, e T2- ao final do 28° dia. Os resultados foram submetidos à ANOVA para amostras dependentes para a MD, e ANOVA para amostras independentes com post-hoc de Tukey (α=5%) para a PPS. Os dados de MEV e EDS foram avaliados qualitativamente e através de percentil, respectivamente. Para MD foi observada diferença estatística entre T0, T1 e T2 (p≤0.05) - exceto para G1 e, em G8 entre T1 e T2. Para PSS, a diferença estatística foi observada entre T0 e T1 nos grupos G1, G2 e G5 (p≤0.05) - ainda, na comparação entre T1 e T2, foi possível verificar diferença estatística em G3, G4, G5, G7 e G8 (p≤0.05). A análise de MEV demonstrou que em T2, os grupos que foram expostos ao DE sofreram maior exposição prismática de esmalte. A avaliação de EDS demonstrou menor teor de Ca e P no G3, G7 e G8 - no T1 e T2.

O clareamento dental, ainda que realizado excessivamente, causou efeitos deletérios ao esmalte menos pronunciados quando comparado à exposição a bebida ácida.

PR0409 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 2

Efeito da espessura e da translucidez de cerâmicas reforçadas por dissilicato de lítio na atenuação da irradiância de um fotopolimerizador
Miranda DA, Silva JV, Castro AS, Lima ILA, Manzi FR, Seraidarian PI
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As cerâmicas odontológicas são materiais com propriedades físico/químicas satisfatórias, mas que também podem provocar atenuação da luz proveniente dos aparelhos fotopolimerizadores, devido a fatores como espessura, translucidez, opacidade, cor. O objetivo deste trabalho foi avaliar a intensidade de luz atenuada por cerâmicas reforçadas por dissilicato de lítio com diferentes tipos de translucidez e espessura. 40 discos cerâmicos (n=5) de dissilicato de lítio de alta opacidade (HO), média opacidade (MO), baixa opacidade (LO) e alta translucidez (HT), com 0,5mm e 1,0 mm de espessura foram confeccionados. As medidas de irradiância, foram obtidas com os discos de cerâmica posicionados sobre o sensor do radiômetro após 5 disparos. Foram realizadas análises descritivas e exploratorias dos dados, com o nível de significância de 5%. Nas cerâmicas de alta e média opacidade a espessura não apresentou interação significativa (p>0,05), mas irradiância foi significativamente maior na cerâmica de média opacidade e de espessura de 0,5mm (p<0,05). Para as cerâmicas HT e LO, houve interação significativa entre espessura e cerâmica, sendo maior quando utilizada cerâmica com baixa translucidez e a irradiância foi significativamente maior na cerâmica HT e espessura de 0,5mm (p<0,05). Em relação às cerâmicas utilizadas, a irradiância foi significativamente maior na cerâmica HT, seguida por LO, MO e HO (p<0,05).

Independente da espessura testada, a cerâmica HT apresentou valores significativamente maiores de irradiância em comparação as demais cerâmicas testadas.

PR0424 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 3

Influência da pigmentação interna e glaze na alteração de cor e translucidez de facetas cerâmicas
Weber KR, Müller MA, Schelbauer RS, Jesus IF, Paulart MM, Kaizer MR, Gonzaga CC
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foi avaliada a influência da aplicação da pigmentação interna e glaze na alteração de cor (ΔE00), razão de contraste (CR) e parâmetro de translucidez (TP00) nas cerâmicas. Foram avaliadas as cerâmicas (n=10): (FEL) Cerâmica Feldspática, (LEU) Vitrocerâmica Reforçada por Leucita e (LD) Vitrocerâmica Reforçada por Dissilicato de Lítio. Lâminas cerâmicas (0,4mm) receberam aplicação de pigmento em metade da área da superfície interna (IPS Empress Universal Stains, shade yellow) e a aplicação de glaze natural foi realizado na superfície oposta à aplicação do pigmento. As coordenadas do CIELab foram obtidas sobre fundo preto e branco nas metades da superfície interna (antes e depois da aplicação do pigmento) e após a realização do glaze. Foram determinados ΔE00, CR e TP00. Os dados foram analisados com ANOVA a 2 fatores com medidas repetidas e teste de Tukey (α=5%). FEL não apresentou diferença significativa nos valores de ΔE00 na comparação após aplicação do pigmento e aplicação do glaze. Já para LEU e LD, os valores de ΔE00 foram maiores após a aplicação do glaze quando comparados à aplicação do pigmento. Com relação ao sistema cerâmico, a aplicação do pigmento e a realização do glaze mostraram maiores valores de ΔE00 para LEU, seguido por FEL e LD. Maior translucidez foi obtida para FEL, em relação à LD e LEU. Já para a caracterização, uma translucidez significativamente maior foi obtida no baseline e após glaze, em relação à condição após pigmentação, que obteve menor TP e maior CR.

A aplicação de pigmentação interna e glaze alterou a cor e a translucidez das lâminas das cerâmicas.

PR0495 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 6

Estudo Randomizado do Efeito Do Ascorbato De Sódio a 20% No Comportamento De Restaurações Cervicais Realizadas Após Clareamento
Uchimura JYT, Oliveira BMB, Murad CG, Moura SK, Nunes MCP, Poluha RL, Ferreira JMT, Pascotto RC
Odontologia -DOD UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar o efeito do ascorbato de sódio a 20% no comportamento clínico de restaurações cervicais realizadas em dentes recém clareados. Neste estudo clínico randomizado, duplo cego a amostra de 232 dentes de 58 pacientes que possuíam incisivos, caninos e pré-molares com lesões cervicais não cariosas. A amostra dividida em quatro grupos: restauração direta, sem clareamento prévio; clareamento com peróxido de hidrogênio a 35%, seguido da restauração; clareamento e uso de antioxidante, seguido da restauração; clareamento e restauração realizada após 7 dias. O acompanhamento foi realizado nos períodos de 6, 12, 18 e 24 meses. A Análise de Variância (ANOVA), demonstrou não haver diferença significativa entre os grupos (p > 0.05). Os critérios de descoloração marginal e integridade marginal, houve diferença em relação ao tempo (p=0.000) sendo significativa aos 24 meses . Recorrência de cárie, erosão ou abfração, apresentaram diferença significante em relação ao tempo (p= 0.005), demonstrando diferença a partir dos 18 meses . Os critérios de manchamento marginal e adaptação também apresentaram diferença significativa em relação ao tempo (p=0.000). Na análise de Tukey observou-se para estes critérios, que no período de 24 meses foram significantemente diferentes em relação aos meses anteriores

Até o período de avaliação de 24 meses não foi possível verificar diferenças no comportamento clínico de restaurações cervicais realizadas em dentes recém clareados, submetidos ou não ao uso do ascorbato de sódio a 20% como agente antioxidante.

PR0497 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 6

Influência do sistema restaurador resinoso e uso do flúor no biofilme e desenvolvimento de lesão cariosa - estudo in vitro
Freire A, Bento VAA, Marques MCS
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo in vitro avaliou o efeito de sistemas restauradores e uso do flúor no controle de lesões cariosas e crescimento bacteriano. Terceiros molares humanos (n=27) foram divididos em 3 grupos: controle - dentes hígidos (CT); resina composta Beautifil Bulk/sistema adesivo FL Bond II (BB); resina composta Filtek One Bulk Fill/sistema adesivo Single Bond Universal (FB). Realizou-se preparos Classe I (4x4x4 mm) nos dentes de BB e FB e a restauração foi realizada em incremento único. Posteriormente, os dentes cortados no sentido mésio-distal e todos os espécimes expostos ao desafio cariogênico (modelo de biofilme complexo com saliva humana como inóculo). Uma metade de cada dente foi exposta também a dentifrício fluoretado (grupos: CTF, BBF, FBF). Obteve-se a microdureza superficial relativa (rMDS) pela fórmula: rMDS= (MDSfinal/MDSinicial)x100, nos substratos de esmalte e dentina. O número de Unidades Formadoras de Colônias (UFC) por mL foi obtido em 3 meios (BHI, MS, MSBS). Utilizou-se ANOVA a um critério e teste Tukey HSD (α=0,05). A análise de microdureza relativa em esmalte mostrou que FBF=FB=CTF=BB=BBF>CT, em dentina somente foi detectada diferença entre CT (rMD= 47,16) e FBF (rMD=69,16). O uso do flúor gerou menor UFC no meio BHI (p>0,05), entretanto nos meios específicos para streptococcus esta diferença não foi expressiva.

Conclui-se que o flúor auxilia na redução de microorganismos, independente da resina composta utilizada. Quanto a desmineralização da estrutura dentária, os sistemas resinosos foram efetivos em esmalte, independente do uso flúor.

PR0509 - Painel Efetivo
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 7

Avaliação da expressão de p53, Ki-67, SOX-2, OCT-4 e NANOG em língua e traqueia de camundongo swiss submetidos ao narguilé
Pilati SFM, Flausino CS, Daniel FI, Modolo F
Odontologia UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O consumo do narguilé tem aumentado significativamente, porém existe pouco conhecimento sobre os efeitos, nas vias respiratórias, da exposição às toxinas que compõem a essência utilizada no dispositivo. O objetivo desse trabalho foi avaliar as alterações histológicas e imuno-histoquímicas em língua e traqueia de camundongos Swiss expostos à fumaça de narguilé. Sessenta animais foram divididos em 6 grupos: controle, 7, 15, 30, 60, 90 dias de exposição diária à fumaça de narguilé através de sistema de corpo-todo. Estes foram eutanasiados e o epitélio de língua e traqueia avaliados por meio do Hematoxilina e Eosina e das proteínas Nanog, OCT-4, Sox-2, Ki-67 e p53. Foram utilizados Testes de Shapiro-Wilks, Teste de Kruskal-Wallis, Teste pos-hoc de Bom-Ferroni e considerou-se significantes valores de p<0,05. Em língua, observou-se discretas alterações sugestivas de alterações displásicas enquanto em traqueia pôde ser observado atrofia e metaplasia escamosa. Em língua, quando comparado com o controle, NANOG, SOX-2 e p53 revelaram maior expressão após 30 dias do uso de narguilé, Ki-6 e p53 após 90 dias e OCT-4 não revelou diferenças. Em traqueia houve maior expressão de Ki-67 após 30 dias e p53 após 60 dias e OCT-4 com menor expressão em 30 dias.

As expressões alteradas das proteínas NANOG, SOX-2, p53 e Ki-67 em língua e NANOG, OCT-4, p53 e Ki-67 em traqueia sugerem um potencial carcinogênico do narguilé em língua e metaplásico em traqueia nos tempos estudados.