Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2464 Resumo encontrados. Mostrando de 1391 a 1400


PR0659 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 13

Fatores associados com a perda de implantes dentários e o impacto sobre a qualidade de vida
Schimunda NF, Micheletti KR, Zielak JC, Brancher JA, Deliberador TM
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A perda de implantes dentários é influenciada por diversos fatores e a perda do implante, supõe-se, pode contribuir para deteriorar a qualidade de vida do paciente. O objetivo deste trabalho foi investigar fatores envolvidos na perda de implante dentário e como a perda do implante pode afetar a qualidade de vida do indivíduo. Dados sócio demográficos e clínicos de 25 pacientes que perderam implantes dentários foram coletados durante a anamnese e exame clínico. A história pregressa a respeito da instalação e perda do implante dentário foi anotada em formulário próprio. Questionários sobre qualidade de vida (WHOQOL-bref), qualidade de vida relacionada a saúde bucal (OHIP-14), qualidade do sono (SAQ) e ansiedade (IDATE) foram aplicados em cada paciente. Os dados coletados foram submetidos a análise estatística e foram considerados significantes valores de p<0,05. Os resultados obtidos revelaram uma correlação entre o domínio físico do Questionário WHOQOL-bref e o tempo decorrido da perda do implante (r=- 0.4689 p=0,024) e indivíduos com menor escolaridade perderam o implante mais rapidamente (β=-8,48; p=0,047).

Conclui-se que a perda precoce de implantes dentários está associada à escolaridade do paciente e afeta significativamente qualidade de vida no domínio físico.

PR0660 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 13

Influência do tamanho do componente ti-base na resistência à compressão em implante unitário
Bisetto P, Martinello PA, Franco APGO, Mercuri EGF, Cartagena AF, Vieira KL, Cappelletti LK, Bombarda NHC
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento com próteses implantossuportadas para restaurar dentes perdidos se tornou progressivamente mais frequente. Considerando o aumento do uso de pilares personalizados do tipo pilares híbridos em odontologia restauradora, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência do tamanho do componente Ti-base na resistência à compressão em implante unitário. Doze implantes foram restaurados com híbridos pilar-coroa idênticas, de 20 mm de altura, semelhantes a primeiro molar inferior, confeccionadas em zircônia e subdivididos em 3 grupos (n=4) em relação às diferentes alturas de Ti-base (6, 9 e 18 mm). As amostras foram carregadas até a falha por uma carga compressiva vertical usando máquina de teste universal. A força foi aplicada com uma pré carga de 1 N com uma velocidade de compressão de 0,5 mm/min usando uma ponteira cilíndrica de extremidade redonda de 6 mm de diâmetro, que repousava em direção à fossa central do molar inferior. As amostras foram avaliadas visualmente, dimensionalmente e radiograficamente. Para avaliar a associação entre os grupos foi utilizado o teste de qui-quadrado e para avaliar as diferenças das médias entre os grupos foi utilizado o teste ANOVA. O nível de significância utilizado foi de 5%.

Os resultados in vitro obtidos por este estudo demonstram que o aumento da altura da base de titânio pode desempenhar papel contribuinte no comportamento do conjunto implante-pilar-coroa, melhorando a longevidade das restaurações, reduzindo a necessidade de aplicação de torques e a quebra de componentes.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PR0661 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 13

Adesão e formação de biofilme de Streptococcus mutans em diferentes superfícies de cerâmicas CAD/CAM
Lourenço WMB, Fidalgo TKS, Reis KR
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo in vitro analisou a adesão de biofilme formado por Streptococcus mutans em duas cerâmicas para CAD/CAD. Foram confeccionados 55 discos com 10 mm de diâmetro e 02 mm de espessura, sendo: 25 discos de IPS e.max® CAD (n=6) e 30 de IPS e.max® ZirCAD (n=7). Os grupos ainda foram subdividos em G1 - Amostras sem microrganismo (apenas com meio de cultura), G2 - Amostras de discos polidos. Estas amostras foram fixadas em placas de 24 poços, incubadas a 37°C em estufa de anaerobiose por 48 horas e 07 dias, com trocas de meio a cada 48h. Os dados foram submetidos ao teste T pareado para avaliação do tempo dentro dos grupos e foi adotado o teste T para a avaliação entre os grupos, foi considerado um intervalo de confiança de 95%. Os resultados foram obtidos através da contagem de Unidades Formadoras de Colônia (UFC) e exibem 24,33 x 105 UFC/ml para Zircônia 48h, 31 x 105 UFC/ml para Zircônia 07 dias. Para o Dissilicato de lítio 48h e 07 dias, tem-se respectivamente, 31,33 x 105 UFC/ml e 29,66 x 105 UFC/ml. Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos estudados em relação à contagem de UFC. A análise em Microscopia Eletrônica de Varredura evidenciou alta formação e crescimento de biofilme entre os materiais estudados.

A Adesão de Streptococcus mutans na superfície dos materiais testados foi alta independentemente da composição do material. Os resultados do presente estudo não mostram uma suscetibilidade material-dependente à formação de biofilme.

PR0662 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 13

Efeito de interferências oclusais excêntricas artificiais na performance mastigatória: ensaio clínico randomizado
Carneiro DE, Santos IM, Silva FP, Sánchez-Ayala A
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi determinar o efeito imediato das interferências oclusais excêntricas na função mastigatória. Este ensaio clínico randomizado incluiu 12 indivíduos dentados, saudáveis, com idade média de 25,2 ± 3,3 anos, os quais foram submetidos a sete tipos de interferências oclusais artificiais: laterotrusivas e mediotrusivas unilateral e bilateral, protrusiva, dummy (interferência falsa) e controle (sem interferência). As interferências foram planejadas em articulador semi-ajustável, confeccionadas em resina composta e aderidas aos primeiros molares inferiores. A performance mastigatória e o ritmo mastigatório foram avaliados através da mastigação de cubos de silicone durante 20 ciclos mastigatórios. As partículas foram analisadas através da tamisagem múltipla para o cálculo do tamanho mediano de partícula triturada (X50). Em cada dia de teste foi feito um tipo de interferência, a qual foi removida ao final do teste, e o período de washout foi de 7 dias. O X50 foi maior em interferências laterotrusivas unilaterais (4,94 ± 0,41 mm) e bilaterais (4,81 ± 0,49 mm), mediotrusivas bilaterais (4,65 ± 0,50 mm) e protrusivas (4,83 ± 0,54 mm) (p < 0,05) do que sob as condições controle (4,01 ± 0,52 mm) e dummy (4,18 ± 0,58 mm) (p < 0,05). O ritmo mastigatório não mostrou diferenças significativas entre os diferentes tipos de interferências (p = 0,1944).

Os resultados sugerem que a presença de interferências oclusais excêntricas reduzem a performance mastigatória.

PR0664 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 14

Análise da distribuição das tensões em coroa cerâmica de zircônia em molar inferior e os efeitos da carga oblíqua do dente natual antagonista
Leandro LNR, Rosa TS, Grande MFB, Pelegrine AA, Nishioka RS, Teixeira ML, Basting RT
Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO ITPAC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetiva-se relatar a análise da distribuição das tensões em uma coroa cerâmica de zircônia implantossuportada de um primeiro molar inferior submetido à aplicação da carga oblíqua pelo dente antagonista, através do método tridimensional de elementos finitos. Para isso, foram desenhados e confeccionados dois modelos tridimensionais virtuais por meio Computer Aided Design (CAD), sendo: M1 - oclusão entre primeiro molar superior e inferior naturais; M2 - oclusão entre primeiro molar superior natural e primeiro molar inferior com coroa confeccionada de cerâmica em zircônia parafusada implantossuportada. Aplicou-se uma carga oblíqua de 45º de modo uniforme sobre toda a estrutura da coroa de zircônia. Avaliou-se as tensões em osso, trabeculado ósseo, antagonista e cerâmica. O osso trabecular inferior da coroa implantossuportada (M2) recebeu mais tensão quando comparada ao dente natural (M1). A região onde ocorreu maior tensão foi o trabecular inferior, cuja diferença foi de 97% maior quando comparada ao dente antagonista natural. A coroa do modelo superior com antagonista de dente natural apresentou 12% menos tensão quando foi comparado com a coroa superior. A substituição do dente pelo implante no dente inferior provocou aumento da tensão no elemento superior na parte das raízes. A coroa implantossuportada apresentou 35% mais tensão quando comparada à coroa inferior natural.

Conclui-se que a presença do implante inferior aumentou as tensões no elemento dentário superior, especialmente, nas raízes vestibulares mesial, distal e região próxima à furca.

PR0665 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 14

Prevalência de bruxismo na vigília na população adulta: uma revisão sistemática e meta-análise
Archer AB, Da-Cas CD, Valesan LF, Cunha TCA, Januzzi E, Garanhani RR, Canales GLT, Souza BDM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a prevalência de Bruxismo na Vigília (BV) na população adulta por meio de uma revisão sistemática. Seis principais bases de dados eletrônicas e três de literatura cinzenta foram utilizadas para identificar estudos transversais em que o BV foi detectado. Os estudos foram selecionados independentemente por dois revisores em duas fases com base nos critérios de elegibilidade. A primeira fase consistiu na seleção dos artigos pela leitura dos títulos e resumos e a segunda fase pela leitura dos artigos na íntegra. A avaliação da qualidade metodológica do estudo foi realizada por meio da ferramenta Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist for Studies Reporting Prevalence Data (JBI), e o software "R Statistics" foi usado para realizar as meta-análises. Dos 3.220 estudos identificados, 18 foram incluídos. Dois itens do checklist JBI apresentaram alta qualidade metodológica, com resposta positiva para todos os estudos incluídos: "uso de métodos validados para identificar a condição" e "análise estatística apropriada". Um item apresentou baixa qualidade metodológica: "o uso de métodos de medição padronizados e confiáveis". A prevalência global combinada da meta-análise foi de 15,44% (IC 95%: 10,81 - 20,72; I2: 99%) e não houve diferença para sexo, método de amostragem e classificação de acordo com consensos diferentes.

A prevalência de BV em adultos foi baixa. Houve grande variabilidade metodológica e de avaliação, o que evidencia a necessidade de diretrizes de padronização para o delineamento de estudos primários.

(Apoio: CAPES  |  FAPESC)
PR0667 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 14

Superfície de PEEK modula o perfil do biofilme polimicrobiano: estudo in vitro e in situ
Miranda LFB, Hung CCU, Costa RC, Noronha MS, Shibli JA, Bertolini MME, Barão VAR, Souza JGS
Departamento de Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Poliéter-éter-cetona (PEEK) é um polímero promissor para fabricação de componentes para próteses implanto-suportadas. Porém o acúmulo microbiano sobre sua superfície pode ser um fator limitante. Objetivou-se avaliar o efeito do PEEK na adesão e acúmulo microbiano in vitro e in situ, comparado ao titânio (Ti). Como resposta biológica inicial, proteínas da saliva humana adsorvidas sobre a superfície do PEEK e Ti foram quantificadas. Adesão inicial (1h) e/ou acúmulo microbiano (48h) de biofilme monoespécie de Candida albicans e polimicrobiano de saliva humana sobre PEEK e Ti foram avaliados quanto a viabilidade microbiana e microscopia. No modelo in situ, 4 voluntários utilizaram um dispositivo palatino por 2 dias e a viabilidade microbiana e composição do biofilme formado sobre PEEK e Ti foram analisadas. A viabilidade microbiana após limpeza do biofilme sobre PEEK e Ti usando laser Er:YAG também foi avaliada. PEEK foi estatisticamente semelhante ao Ti quanto a adsorção total de proteínas e adesão inicial de C. albicans (p>0,05). In vitro, PEEK reduziu significativamente a adesão polimicrobiana inicial (p=0,04), porém não diferiu do Ti quanto ao acúmulo de biofilme polimicrobiano (p>0,05). In situ, PEEK apresentou níveis elevados para 6 espécies microbianas (p>0,05), incluindo o patógeno peri-implantar Porphyromonas gingivalis. A limpeza a laser do biofilme foi melhor no PEEK (p=0,019).

Apesar do PEEK apresentar melhor capacidade de limpeza a laser e ser semelhante ao Ti na adesão e acúmulo microbiano, ele aumentou a presença de patógenos peri-implares in situ.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPESP  N° 2020/05231  |  CNPq  N° #304853/2018-60)
PR0669 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 14

Comparação de perfis cromatográficos de óleo-resinas comerciais de sangue de dragão (Croton lechleri)
Carvalho DAL, Araújo EIS, Silva PAB, Castro-Silva II
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O óleo-resina de sangue de dragão (SD) é empregado na medicina tradicional da Região Norte brasileira devido suas ações anti-inflamatória e cicatrizante. Há poucos produtos industrializados no país, o que instiga pesquisas sobre a pureza e o comportamento bioquímico dos produtos naturais para propostas terapêuticas.O objetivo deste estudo foi comparar por perfis cromatográficos três extratos comerciais puros de SD. Foram testadas duas amostras industrializadas (SD1 e SD2) e uma adquirida em mercado público do Pará (SD3) registrada no Sisgen (A0025B1/2022). Foi realizada cromatografia líquida em papel, com eluentes diferentes em polaridade (água destilada e acetona 100%) em corrida de origem ao front de 10 cm por uma hora para cálculo do fator de retenção (Rf), a fim de indicar a afinidade das fases estacionária e móvel pelos analitos. Todos os produtos teste exibiram tom bordô sugestivo de antocianinas, alcalóides e taninos, Rf baixos na água destilada (SD1<SD2<SD3) e Rf altos na acetona (SD1<SD2=SD3). O Rf em água destilada foi superior para SD3 em quatro vezes e para SD2 em duas vezes ao comparar com SD1, sugerindo neste último uma menor diluição aquosa e maior grau de pureza, enquanto Rf na acetona foram similares. Houve maior discrepância em SD1, cuja performance em acetona chegou a doze vezes a da água destilada, enquanto SD2 e SD3 de quatro a três vezes, respectivamente.

Óleo-resina SD1 com maior grau de pureza e menor hidrossolubilidade instiga estudos fitoquímicos e de liberação lenta em fluidos aquosos ou biomateriais aplicados à regeneração tecidual.

PR0670 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 14

Prevalência de Bruxismo na Vigília: uma revisão sistemática
Oliveira JMD, Pauletto P, Massignan C, D´´souza N, Gonçalves DAG, Flores Mir C, Canto GL
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa revisão foi identificar a prevalência global do Bruxismo na Vigília. Para isso, a busca eletrônica foi realizada nas bases de dados Embase, PubMed/MEDLINE, LILACS, Livivo, Scopus e Web of Science. A literatura cinzenta foi identificada por meio do Google Scholar, ProQuest e OpenGrey. Foram incluídos estudos observacionais que avaliaram a prevalência de bruxismo na vigília, detectada por meio de relato próprio ou de familiar (denominado bruxismo possível), exame clínico (bruxismo provável) e/ou métodos instrumentais (bruxismo definitivo), independentemente do sexo e idade dos indivíduos. A qualidade metodológica foi avaliada usando o checklist do Instituto Joanna Briggs para estudos de prevalência. As meta-análises foram realizadas no software R Statistics, agrupando os estudos de acordo com as características da amostra, de conveniência ou de base populacional. Foram incluídos 83 estudos (análise narrativa), dos quais apenas dois não entraram na meta-análise. Todos os estudos incluídos nas meta-análises detectaram o bruxismo na vigília possível. A prevalência de bruxismo na vigília foi de 32,08% (amostras de conveniência) e 16,16% (amostras de base populacional). Apenas 15 estudos foram considerados com alta qualidade metodológica.

Um em cada seis indivíduos na população relata ter bruxismo na vigília. Esse valor dobra quando os dados são provenientes de anamnese em clínicas, hospitais ou consultórios. Novos estudos que analisem o bruxismo na vigília por meio de exame clínico e dispositivos portáteis são fortemente recomendados.

PR0672 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 14

Desenvolvimento de creme à base de hipoclorito de cálcio para higienização de prótese total
Iwassake MK, Andrade JSR, Silva MEB, Kamio ABS, Duque TM, Martins HC, Echevenguá MVF, Badaró MM
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se formular um creme à base de hipoclorito de cálcio (HC) a 1% para higienização de prótese total e verificar sua atividade antimicrobiana in vitro sobre bactérias e fungos, por meio da determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e teste de difusão em Agar (DA). Para a formulação do creme foi utilizado EDTA (0,20%), Glicerina (2,0%), Água (100,0%), Estearato de octila (5,0%), Lanette N (13,0%), Conservante (0,7%), Propilenoglicol (4,0%) e Silicone volátil (2,0%), resultando 250g de creme com pH de 6,0. Após, Candida Tropicalis (ATCC0723), Candida Krusei (ATCC6258), Candida Parapsilosis (ATCC22019), Escherichia Coli (ATCC25922) e Enterococcus Faecalis (ATCC29212) foram inoculados em meio de cultura por 24 horas a 37ºC, e ajustado. A microdiluição em caldo foi feita para determinar a CIM. O controle negativo foi a solução salina e o controle positivo foi a solução de hipoclorito de sódio 2,5%. Para DA cada placa foi dividida em três: 1 - o material estudado; 2 - controle positivo e 3 - controle negativo. Após 24 horas, os halos de inibição foram medidos e calculadas médias e desvio padrão. A CIM para o creme do HC não apresentou atividade antimicrobiana. Para DA o HC apresentou halo inibitório de 14,6 (±1,49), 15,26 (±2,61), 12,13 (±1,38) para as respectivas leveduras, C. Parapsilosis, C.krusei, C.tropicalis. Para as bactérias E. Coli e E. Faecalis não houve halo inibitório.

Conclui-se que mais testes são necessários para analisar a dispersão e difusão do hipoclorito de cálcio dentro da formulação do creme, assim como um ajuste da sua concentração.