2476
Resumo encontrados. Mostrando de 1071 a
1080
PR0182 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 9
Avaliação do método de Greulich-Pyle para determinação da estimativa de idade óssea em uma amostra populacional brasileira
Nunes EFXA, Figueiredo PBA, Jesus JOM, Tuji FM
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente estudo teve como objetivo estimar a idade óssea através do método de Greulich & Pyle, verificando a viabilidade do método em uma amostra populacional genuinamente brasileira. Foram utilizadas para esta análise 302 radiografias de mão e do punho, sendo 149 do sexo feminino e 153 do sexo masculino, com idade cronológica dos 8 aos 16 anos. Essas imagens foram analisadas e comparadas com o Atlas Radiográfico do Desenvolvimento Esquelético de Greulich & Pyle, que é um dos mais aplicados no mundo para avaliação da idade óssea com a radiografia carpal, mas que utiliza uma amostra populacional genuinamente americana. A análise das imagens foi realizada por 02 avaliadores previamente treinados, seguido da execução estatística com o uso do teste de Shapiro-Wilk para verificar a normalidade da amostragem geral, o teste Alfa de Cronbach para aferir a concordância inter-avaliadores, o teste Kappa de Fleiss para uma análise de concordância por atributos e o teste de Kruskal-Wallis para comparar as médias das idades ósseas brasileiras com o parâmetro da idade padrão americana, além do teste t de Student pareado. Os resultados mostram que em todas as faixas etárias, independente do sexo, a média da idade óssea brasileira foi mais avançada do que a idade cronológica quando utilizada no Atlas de Greulich & Pyle.
Concluindo que existe diferença estatisticamente significante no padrão de idade óssea da população brasileira em relação ao padrão da população americana, de modo que o padrão brasileiro se apresentou mais avançado em termos de idade óssea, em ambos os sexos.
PR0183 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 9
Análise clínica da descolagem de acessórios ortodônticos e de resinas compostas utilizadas para confecção de attachments
Matos AMG, Bilci T, Berger SB, Conti ACCF, Fernandes TMF, Almeida-Pedrin RR, Almeida MR, Oltramari PVP
Odontologia UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar a descolagem de attachments (atts) e braquetes durante 6 meses de tratamento e a correlação com os arcos dentários (maxila e mandíbula), regiões (anterior e posterior), quantidade de apinhamento, severidade da má oclusão, idade e sexo. A amostra foi composta por 40 pacientes, divididos aleatoriamente em 2 grupos: AO (n=20), tratados com alinhadores ortodônticos e AF (n=20), tratados com aparelho fixo. No grupo AF, os braquetes foram colados com resina Transbond XT; no grupo AO, os atts foram confeccionados por meio de templates utilizando Filtek Z350 CT (#M Oral Care). Os grupos foram comparados em relação às descolagens de atts e braquetes durante os 6 meses iniciais de tratamento: correlação com maxila e mandíbula, anterior, posterior, quantidade de apinhamento, severidade da má oclusão, idade e sexo (Exato de Fisher, t independente, Mann- Whitney, Friedman, Wilcoxon, correlação de Spearman, significância de 5%). Considerando-se à porcentagem de descolagem total de acessórios, não houve diferença significante entre os grupos no que se refere à maxila, mandíbula, regiões anterior, posterior e sexo. Observou-se que quanto maior a idade, menor as descolagens de atts.
Não houve diferença entre os grupos em relação à descolagem total de acessórios; porém, verificou-se no grupo AO a diminuição da quantidade de descolagens ao longo dos 6 meses. No grupo AF, houve mais descolagens de braquetes no arco inferior e na região posterior. No grupo AO, quanto maior a idade, menor a quantidade total de descolagens de attachments.
PR0184 - Painel Aspirante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 9
Análise de diferentes técnicas de inserção de hidróxido de cálcio: revisão de literatura
Souza TM, Marques AA, Amaral CSF, Brasil SC
PROPEP UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Essa revisão de literatura avaliou técnicas de inserção de medicação intracanal (MIC) à base de hidróxido de cálcio no sistema de canais radiculares (SCR). Buscas com diferentes combinações dos termos calcium hydroxide, placement, intracanal medication, endodontic, dressing e delivery foram realizadas no PubMed e Virtual Health Library e dos 279 artigos pré-selecionados, 13 comparavam técnicas para preenchimento do SCR e foram incluídos. Todos os estudos utilizaram imagens radiográficas para realizar análises qualitativas e dois mensuraram o peso da MIC inserida. O preenchimento do SCR por transportadores de pastas apresentaram resultados satisfatórios. Sistemas de injeção demonstraram ser eficazes, desde que fossem observados curvatura, preparo final do canal e diâmetro da agulha utilizada. Instrumentos endodônticos manuais demonstraram resultados conflitantes, enquanto os mecanizados apresentaram desempenho satisfatório em canais curvos e os condensadores de guta percha em canais retos. Já instrumentos com ativação ultrassônica e sônica tiveram seu uso desencorajado. Há maior dificuldade de preenchimento na região apical e resquícios de irrigantes endodônticos podem interferir no contato da MIC com as paredes dos canais.
Portanto, um preenchimento satisfatório do SCR vai depender de condições específicas como curvatura da raiz, modelagem e secagem do canal, além da técnica empregada. Análises tridimensionais também podem ser indicadas, como o uso de microtomografia computadorizada, superando a limitação de análises radiográficas.
PR0185 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 9
Avaliação da percepção de ortodontistas aos movimentos dentários de rotação, inclinação e angulação: Estudo piloto
Lamônica TLB, Viana CZT, Barreto LSC, Casagrande CPM, Alencar DS, Carvalho FAR
Odontologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Definir grau de percepção dos ortodontistas com relação aos movimentos dentários de rotação, angulação e inclinação. Foram selecionados seis pacientes com características de oclusão excelente, ortodonticamente tratados e aprovados pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial. Movimentos dentários escolhidos de forma aleatória foram simulados no modelo virtual através do software ArchForm (EUA). Foi aplicado um questionário aos ortodontistas com imagens da oclusão normal e de alterações de rotação, angulação e inclinação em incisivos e caninos. Os movimentos de angulação foram simulados em 3o, 6o, 10o e 13o, inclinação e rotação foram estabelecidos em 5o, 10o, 15o e 20o. Os resultados para os dentes 13 e 23 mostraram que para angulação, os ortodontistas já notaram o movimento a partir do menor grau. Para inclinação e rotação, 15o e 20o foram mais notados, respectivamente. Para os dentes 33 e 43, a angulação teve concordância percentual alto (71%).A inclinação manteve seu grau de concordância para todos os níveis de tolerância avaliados. E, para o movimento de rotação, a porcentagem de concordância aumentou conforme o nível de tolerância aumentava. Conclui-se que os ortodontistas possuem uma alta sensibilidade de identificação das alterações angulares de dentes anteriores superiores e inferiores, sendo capazes de identificar discrepâncias entre 3o e 5o.
Ortodontistas possuem uma alta sensibilidade de identificação das alterações angulares de dentes anteriores superiores e inferiores, sendo capazes de identificar discrepâncias entre 3o e 5o.
PR0186 - Painel Aspirante
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 9
EFEITOS DA OZONIOTERAPIA EM MASSETER DE RATO EM MODELO EXPERIMENTAL DE DOR INFLAMATÓRIA
Souza KBR, Guerra LRA, Silva LLC, Aguiar MC
BIOENENHARIA TECIDUAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo avaliou os efeitos da ozonioterapia sobre a nocicepção e o processo inflamatório no músculo masseter de ratos em um modelo experimental de dor inflamatória. Uma solução a 2% de carragenina foi injetada no músculo masseter de ratos tratados com ibuprofeno ou submetidos a ozonioterapia. Músculos masseteres infiltrados com solução salina foram usados como controle. O limiar nociceptivo (analgesímetro digital tipo filamento de Von Frey) foi mensurado antes da carragenina e 5 horas, 1, 3 e 7 dias após sua administração. Um e oito dias após a injúria tecidual com a carragenina, os animais foram eutanasiados e os masseteres processados, corados para HE e Pricosirius e submetidos a análises histológica e histomorfométrica. A ozonioterapia aumentou significativamente a hiperalgesia induzida pela carragenina, enquanto o tratamento com ibuprofeno diminuiu significativamente a hiperalgesia. A análise morfológica mostrou que a ozonioterapia não inibiu o edema, inflamação e a mionecrose induzidos pela carragenina, mas aumentou a deposição de fibras colágenas e o aparecimento de células indicativas de regeneração na área injuriada, indicando um possível papel no reparo tecidual.
Os achados do presente estudo indicaram que a ozonioterapia, pela via intramuscular, não foi capaz de diminuir a nocicepção e inflamação mediadas pela carragenina, mas se mostrou potencialmente capaz de estimular o reparo tecidual. Considerando que via intramuscular pode ser localmente danosa, sugere-se que outras vias de administração do gás ozônio sejam testadas.
PR0187 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 9
Protocolo de planejamento orto-cirúrgico para o tratamento com benefício antecipado e alinhadores ortodônticos em pacientes classe III
Silva LKA, Cunha AS, Miguel JAM
Odontologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo prospectivo observacional tem como objetivo descrever um protocolo de planejamento pré-operatório para a abordagem de benefício antecipado em pacientes tratados com o sistema de alinhadores e avaliar a acurácia do planejamento de sete pacientes com maloclusão de classe III de Angle que receberam esta modalidade de tratamento orto-cirúrgico seguindo um único protocolo de planejamento. A acurácia do protocolo proposto foi avaliada comparando os resultados obtidos após 1 mês da cirurgia com os resultados idealizados durante o planejamento virtual. A quantificação dos dados foi realizada por meio da sobreposição de modelos virtuais tridimensionais (3D) gerados a partir de tomografias computadorizadas de feixe cônico. Para mensurar os deslocamentos entre os modelos, foram selecionados pontos cefalométricos de interesse, como ponto A e ponto B. Observou-se uma média de -1,34±0,33mm de diferença em relação ao ponto A e 0,14±0,36mm em relação ao ponto B entre os resultados alcançados 1 mês após a cirurgia e os idealizados no planejamento virtual, sem diferenças estatisticamente significativas.
O protocolo proposto neste estudo para a abordagem de benefício antecipado em pacientes tratados ortodonticamente com alinhadores viabiliza um planejamento pré-operatório acurado.
PR0188 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 10
Avaliação da resistência ao cisalhamento de attachments utilizados em tratamento ortodôntico com alinhadores
Simão CEPCN, Paz EC, Araújo ME, Galvão MR, Rego MVNN, Pinto ETF, Caldas SGFR
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar a resistência ao cisalhamento de attachments feitos com diferentes compósitos resinosos e polimerizados com diferentes protocolos de fotopolimerização. 120 coroas de dentes bovinos foram incluídas em resina acrílica e usados como base para confecção dos attachments. Um corpo de prova foi escaneado e um attachment retangular foi pranejado e impresso em impressoda 3D para que os templates dos attachments fossem feitos em placa de acetato com 0.5 mm de espessura que foi usado em todos os grupos. Os espécimes fora divididos aleatoriamente em 3 grupos (n=40) de acordo com a resina que seria utilizada para confecção dos attachments (G1 = Opallis Flow®, G2 = GrandioSO Heavy Flow® and G3 = Supreme Flowable Restorative®). Cada grupo fui subdividido em 4 subgrupos (n=10) de acordo com o protocolo de fotopolimerização: : 3 segundos (3,200 mW/cm2), 6 segundos (3,200 mW/cm2), 20 segundos (1,000 mW /cm2) e 40 segundos (1,000 mW/cm2). Após essa fase, os espécimes foram submetidos ao teste de cisalhamento em máquina de teste universal (Oswaldo Filizola, São Paulo, Brazil). Os dados obtidos demonstraram que para o fator "resina" (VOCO = 29.2a MPa, FGM = 34.4a MPa, 3M = 43b MPa, p = <.001) e o fator "tempo de polimerização" (3s = 31.2a MPa, 6s = 36.6ab MPa, 20s = 33.3ab MPa and 40s = 40.9b MPa, p = .006) mostraram diferenças significativas entre os grupos.
A Supreme Flowable Restorative® e o tempo de polimerização 40 segundos demonstraram maior resistência ao cisalhamento no protocolo estudado.
PR0189 - Painel Aspirante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 10
Efeito da combinação de Pimpinella anisum e Elettaria cardamomum sobre células planctônicas de Candida albicans
Lopes IC, Fernandes TMF, Arias LS
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da combinação dos óleos essenciais de Pimpinella anisum (PA) e Elettaria cardamomum (EC) sobre células planctônicas de Candida albicans, através da determinação da concentração inibitória mínima (CIM) e concentração inibitória fracionada (CIF). Em placas de 96 poços, suspensões de C. albicans ATCC 10231 em meio de cultura RPMI 1640 foram expostas a concentrações variadas de PA e EC, sozinhos e em combinação. Após 48 horas de incubação (37°C), 10 µl de resazurina foram adicionados em cada poço e as placas incubadas por 3,5 horas para determinação das CIMs através de leitura em espectrofotômetro (570 nm). Suspensões celulares sem drogas foram usadas como controle negativo. Os valores de CIM foram usados para se determinar a CIF, que corresponde à razão entre a CIM de uma droga testada em combinação pela CIM da mesma droga usada sozinha. Os resultados revelaram que as CIMs de PA e de EC foram de respectivamente 30 µl/ml e 7,5 µl/ml para C. albicans. Quando os dois compostos foram testados em combinação, os valores de CIM de PA sobre células planctônicas de C. albicans subiram para 39,4µl/ml, enquanto os valores de EC subiram para 30 µl/ml. Assim, o efeito da combinação de PA com EC sobre células planctônicas de C. albicans, foi classificado como antagonista.
Novos estudos sobre o efeito da combinação destes compostos sobre diferentes células e biofilmes são necessários para verificar o potencial desta interação entre os óleos, sugerindo evitar futuramente combinações antimicrobianas antagônicas em produtos de higiene comerciais.
PR0191 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 10
Avaliação da saúde bucal de pacientes com trissomia do 21, tratados com alinhadores ortodônticos
Taniguchi A, Bittencourt JM, Paiva SM, Gregorio D, Bespalez-Neto R, Fernandes TMF, Conti ACCF, Oltramari PVP
Odontologia UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente estudo objetivou-se a avaliar a saúde bucal (SB) de 10 pacientes com Trissomia do 21 (T21), tratados de forma prospectiva com alinhadores ortodônticos InvisaIignTM. Responsáveis pelos pacientes responderam o "Oral Health Scale for People with Down's syndrome" (OHDS) que é composto por 20 questões de frequência e avalia o comprometimento funcional na alimentação, comunicação, parafunção oral e sintomas orais, considerando o período anterior ao tratamento e 12 meses de acompanhamento. OHDS possui escala ordinal de quatro pontos, pontuação menor corresponde percepção mais positiva dos responsáveis. Os dados foram analisados pelo teste Wilcoxon. Os valores da mediana sobre a percepção dos responsáveis obteve scores inferiores ao final do tratamento. As medianas (mínimo-máximo) apresentaram diferenças significantes na alimentação (T0 -7,5 (1-9) e T1 - 3,0 (0-6); p = 0,022), comunicação (T0 -15,3 (11-18) e T1 - 2,5 (0-9); p = 0,005) e escore total (T0 - 33,0 (19-43) e T1 - 16,5 (5-30); p = 0,005).
A percepção dos pais sobre a saúde bucal dos filhos T21 torna-se mais positiva com a evolução do tratamento ortodôntico com alinhadores, principalmente em relação às questões relacionadas com a alimentação e comunicação.
(Apoio: CAPES N° 88887.663035/2022-00.)
PR0193 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 10
Anestesia infiltrativa versus o bloqueio do nervo alveolar inferior sobre a dor durante a exodontia de molares decíduos: ensaio clínico
Moccelini BS, Rocha AO, Kammer PV, Rigo DCA, Santos PS, Santana CM, Bolan M, Cardoso M
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia da anestesia infiltrativa vestibular em comparação ao bloqueio do nervo alveolar inferior, ambos com lidocaína 2% com epinefrina 1:100 000, através da mensuração da dor autorrelatada durante a exodontia de molares inferiores decíduos. Foi realizado um ensaio clínico randomizado paralelo de não-inferioridade com 64 crianças na faixa etária entre 6 e 9 anos de idade com necessidade de exodontia de molar decíduo. A amostra foi dividida em 2 grupos: grupo intervenção (n=32) - técnica anestésica infiltrativa vestibular e grupo controle (n=32) - técnica de bloqueio do nervo alveolar inferior. O desfecho primário avaliado foi a dor autorrelata no momento da exodontia, a dor autorrelada durante a anestesia foi considerada como desfecho secundário. A escala EVA foi utilizada para a mensuração da dor. Foi realizada análise descritiva e regressão linear múltipla. Um nível de significância de 5% foi adotado. A média de idade foi de 6,92 ± 0,99. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto a dor durante a exodontia por ambas as técnicas (β -0,76; 95% IC -2,65; 1,12; p=0,42), e quanto a dor durante a injeção anestésica (β -0,32; 95% IC -1,65; 1,00; p=0.62). Crianças com comportamento negativo (β 3,78; 95% IC 2,15; 5,24; p<0.001) apresentaram significantemente maior dor durante a exodontia, independente da técnica anestésica.
Conclui-se que a anestesia infiltrativa vestibular provou apresentar eficácia não inferior ao bloqueio do nervo alveolar inferior com lidocaína 2% em exodontias de molares inferiores decíduos.
(Apoio: CAPES N° 001)