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 2499 Resumo encontrados. Mostrando de 1091 a 1100


PR0201 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Conhecimento dos pais sobre o bruxismo infantil: uma revisão sistemática e meta-análise
Kominami PAA, Pinto TNN, Leal SC, Takeshita EM, Massignan C
Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática com meta-análise foi determinar a proporção de conhecimento dos pais e responsáveis sobre o bruxismo infantil. A busca foi realizada nas bases de dados Embase, PubMed, LILACS, Scopus e Web of Science e, na literatura cinzenta, Google Scholar, e ProQuest. Para a realização das meta-análises de proporção foi utilizado o Software Jamovi 2.3.21 (Sydney, Australia). A qualidade metodológica foi determinada utilizando o Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist para estudos transversais. Ao total, 332 estudos foram encontrados após a remoção de duplicatas. Dezoito artigos foram selecionados para a leitura completa e quinze estudos foram incluídos, desses, treze foram utilizados na meta-análise sobre conhecimento e seis para a de conceito correto de bruxismo. O desfecho principal foi o conhecimento dos pais acerca do bruxismo infantil. A meta-análise demonstrou que 51% (IC: 0,39 a 0,64; I2=99,18%; p<0,001) dos pais declaram ter conhecimento sobre o bruxismo (população = 5122) e que, acerca do conceito correto de bruxismo, 62% (IC: 0,34 a 0,90; I2= 99,8%; p<0,01) dos pais definiu corretamente (população = 2850). Em geral, os artigos apresentaram boa qualidade metodológica, na qual dois artigos apresentam respostas negativas ou pouco claras, principalmente em relação a fatores de confusão, tipo de questionário e análise estatística utilizados.

Conclui-se que apenas metade dos pais tem o conhecimento sobre o bruxismo infantil e que a maioria soube conceituar corretamente. Registro de protocolo (CRD42023389357).

PR0202 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Impacto do senso de coerência e cárie dentária nas percepções da qualidade de vida em pré-escolares: modelagem de equações estruturais
Araújo ILP, Gomes MNC, Neves ETB, Firmino RT, Paiva SM, Perazzo MF, Granville-Garcia AF
Programa de Pós-graduação em Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo transversal explorou os caminhos pelos quais a cárie dentária e o senso de coerência (SOC) impactam a qualidade de vida relacionada a saúde bucal (QVRSB) de escolares de 5 anos. A amostra foi composta por 729 pares de pais/responsáveis e crianças de escolas públicas e privadas de Campina Grande, Brasil. Os pais/responsáveis responderam ao questionário sociodemográfico e o Sense of Coherence Scale (SOC-13) (alfa = 0,734); além do Scale of Oral Health Outcomes for 5-year-old children (SOHO-5), que apresenta a versão autorrelatada pela criança (alfa = 0,868) e a versão de relato-proxy dos pais/responsáveis (alfa = 0,789). O diagnóstico seguiu o critério do International Caries Detection and Assessment System (ICDAS-II). A modelagem de equações estruturais foi utilizada para determinar as associações diretas e indiretas entre as variáveis incorporadas ao modelo teórico do estudo (95%:IC). As análises estatísticas foram realizadas por meio do software Mplus versão 8.8. O modelo final apresentou um ajuste adequado: RMSA = 0,04 (0,03-0,04), CFI = 0,95, TLI = 0,94 e SRMR = 0,06. O SOC teve um efeito direto maior na QVRSB da criança (coeficiente padronizado [CP]: -0,09; p=0,4) do que na família (CP: -0,27; p=0,04), enquanto a presença de cárie exerceu influência indireta no desfecho.

O senso de coerência foi associado à QVRSB, apresentando maior impacto para o autorrelato da criança sobre QVRSB que quando comparado ao relato-proxy dos pais. Portanto, quanto maior o senso de coerência dos pais, menor o impacto sob a QVRSB de crianças em idade pré-escolar.

(Apoio: CNPq  N° 309021/2019-7)
PR0203 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana em biofilmes duo-espécies de Candida albicans e Streptococcus mutans
Arruda AB, Aguiar-Filho JBS, Sousa MVMS, Soares BLL, Sousa DMS, Silva LCN, Araújo JGL, Costa-Oliveira BE
POS GRADUAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo piloto foi avaliar o efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) em biofilmes duo-espécies de Candida albicans (Ca) e Streptococcus mutans (Sm). Biofilmes de Ca, Sm e Ca+Sm foram cultivados in vitro sobre discos de titânio (n=4/grupo). O inóculo foi ajustado para cada microrganismo e adicionado ao meio TY (triptone and yeast extract) suplementado com 1% de sacarose (37°C, 5% CO2). O meio de cultura foi trocado diariamente e o pH foi determinado. Após 72 h, parte dos biofilmes foi corada com azul de metileno 0,01% e irradiada com laser de baixa potência (luz vermelha, 660nm) em modo de varredura, com energia total de 9 J e distância média da ponteira variando de 1 a 2 mm. Em seguida, biofilmes expostos e não expostos à aPDT foram coletados por sonicação (7w/30 s) e a contagem de unidades formadoras de colônia (UFC) e a biomassa do biofilme (peso seco do biofilme) foram determinados. Os dados foram analisados a um nível de significância α=5%. A contagem de Ca reduziu significativamente após a aPDT em biofilmes mono e duo-espécies. Entretanto, esta redução não foi observada em biofilmes contendo apenas Sm (p<.05). A maior acidificação do meio ocorreu em biofilmes contendo Sm, os quais apresentaram maior biomassa (p<.05).

Sugere-se que a aPDT pode ser eficaz para a redução da viabilidade de C. albicans em biofilmes orais.

PR0205 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Aprendizagem e incertezas: correlação entre vacina e um modelo híbrido de ensino Pré-Clínico em Ortodontia
Moutinho MV, Berry MCC, Souza MIC, Quintão CCA
Departamento de Ortodontia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Em um mundo Bani, onde a incerteza tornou-se fator central é fundamental entender como essa variável afeta os métodos de ensino e aprendizagem em Odontologia. Com a pandemia da Covid-19 vivenciamos um dos maiores períodos de incerteza de nossa História, trazendo discussões sobre como implementar o que foi aprendido no currículo de Odontologia. Neste sentido, esta pesquisa transversal teve por objetivo identificar possíveis associações no impacto da aprendizagem em um modelo híbrido desenvolvido durante a pandemia do Covid-19 com a variável vacina. Para isso, participaram do estudo estudantes do 6º período matriculados na disciplina de Ortodontia Pré-clínica da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro nos períodos 2020.2 (sem vacina; n= 23), 2021.1 (com vacina; n= 46) e 2021.2 (pós vacina; n=33). O método de ensino foi o mesmo entre os períodos, sendo a única varável o período de vacinação. Os dados sobre a percepção de ansiedade dos alunos foram obtidos a partir de questionário próprio e os resultados de aprendizagem obtidos pelo instrumento RE-AIM e os resultados foram correlacionados entre as turmas. Após descrição dos dados foi feita análise multivariada no SPSS 29, com nível de significância de 5%. Em relação aos dados do RE-Aim em termos de aprendizagem, observou-se que não houve diferenças significativas entre aprendizagem e a vacinação, sendo o modelo de ensino efetivo mesmo em momentos de incertezas.

Os resultados indicaram que tanto as mulheres quanto os homens sentiram 1,04x mais ansiedade no período sem vacinação.

PR0206 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Percepção dos pais sobre o impacto de condições bucais na qualidade de vida de crianças/adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
Procopio SW, Tavares MC, Carrada CF, Scalioni FAR, Ribeiro RA, Paiva SM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a percepção dos pais/cuidadores sobre o impacto das condições bucais na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de crianças/adolescentes com TEA e comparar com a percepção dos pais/cuidadores de crianças/adolescentes sem TEA. Trata-se de um estudo transversal comparativo. Participaram deste estudo 80 crianças/adolescentes com TEA de três a 16 anos, pareados por sexo e idade com 80 crianças/adolescentes sem TEA e seus pais/cuidadores. Realizou-se exame clínico para o diagnóstico da experiência de cárie dentária (CPO-D/ceo-d), das consequências clínicas de cárie dentária não tratada (PUFA/pufa), da presença de placa visível (IPV), do sangramento à sondagem periodontal (ISS), da má oclusão e de traumatismos dentoalveolares (TD). Os pais/cuidadores responderam um questionário sobre condições socioeconômicas e a versão brasileira do Parental-Caregiver Perceptions Questionnaire (P-CPQ), que mensura a QVRSB na perspectiva dos pais/cuidadores. A análise dos dados incluiu o Teste Wilcoxon, o Teste qui-quadrado e regressão de Poisson. A experiência de cárie dentária impactou a QVRSB no grupo com TEA tanto no escore total do P-CPQ (p<0.001) quanto nos domínios "sintomas bucais" (p=0.011) e "bem estar" (p<0.011). Não foram encontradas diferenças entre a percepção de pais/cuidadores de crianças/adolescentes com TEA e a percepção de pais/cuidadores de crianças/adolescentes sem TEA (p=0.721).

A experiência de cárie dentária pode ter impacto negativo na QVRSB de crianças/adolescentes com TEA.

(Apoio: CAPES)
PR0209 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11

Autoestima, tempo de uso de redes sociais e características sociodemográficas de adolescentes
Machado-Silva CBB, Paiva SM, Silva GS, Bendo CB
Saùde Bucal da criança e do adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a associação de variáveis sociodemográficas, tempo de tela em redes sociais, e a autoestima dos adolescentes. Foi realizado um estudo observacional transversal com a amostra de 154 adolescentes de ambos os sexos, com idade de 10 a 19 anos recrutados nas Clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Os adolescentes responderam a versão brasileira validada da Escala de Rosenberg para medir a autoestima e um questionário sobre o tempo de uso de telas em redes sociais. Os pais/responsáveis responderam um questionário sobre dados sociodemográficos dos adolescentes. Os dados foram analisados através do Teste Mann-Whitney e Correlação de Spearman (p<0,05). A análise bivariada demonstrou que meninos relataram maior autoestima (média=30,8 ±4,6) do que meninas (média=28,4 ±5,2; p=0,007). A autoestima era maior entre adolescentes que ficavam menos tempo em frente às telas no uso de redes sociais de segunda a sexta-feira (r= -0,17; p=0,050) e durante os finais de semana (r= -0,26; p=0,002) do que dentre aqueles que ficavam mais tempo exposto à telas nas redes sociais. A cor da pele e a idade dos adolescentes não teve associação com a autoestima (p>0,05).

Conclui-se que meninos e adolescentes que possuem menor tempo de exposição às telas para acesso às redes sociais apresentam maior autoestima.

(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPEMIG)
PR0210 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11

Análise bibliométrica das publicações sobre a erupção de dentes decíduos e permanentes
Fonseca BA, Fernandes TO, Antunes LS, Antunes LAA
PPGO UFF NF FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou realizar uma análise bibliométrica sobre publicações de erupção de dentes decíduos e permanentes para discutir as tendencias e perspectivas globais sobre este tema. A base de dados Scopus foi pesquisada em 14 de janeiro de 2023. A bibliométrica sobre autores, países, fontes e co-ocorrencia de palavras citadas foi feita com o software VOSviewer versão16.18. Após a aplicação dos critérios de exclusão, 492 estudos foram incluídos na análise. Os países mais citados foram os Estados Unidos e Brasil, as fontes Archives of Oral Biology and Journal of Dental Research foram as mais citadas. Kuchler E. C.; Hägg U.; Declerck D; Cavalcanti A. F. C.; Janicha J. foram os autores mais frequentes. Considerando as palavras-chaves, observou-se 3 clusters com 2 clusters bem definidos, foram relacionadas a patologias, desenvolvimento dentário, odontogênese e genética.

O cenário futuro está relacionado com as pesquisas mais recentes desenvolvidas sobre a cronologia e sequência de erupção dos dentes decíduos e permanentes, e os fatores que o alteram, como a genética, e os tratamentos clínicos desenvolvidos sob esta perspectiva estudada.

(Apoio: CNPq  |  Fundação Carlos Chagas Filhos de Amparo a Pesquisa do Estudo do Rio de Janeiro   N° FAPERJ  |  CAPES)
PR0211 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11

Avaliação de 2 métodos de contaminação in vitro no sistema de canais radiculares
Martins HC, Régis JR, Dorigon-Santos J, Mazzon RR, Prado M, Badaró MM, Andrade JSR, Duque TM
ODONTOLOGIA RESTAURADORA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho comparou 2 protocolos de contaminação in vitro estabelecidos na literatura, através da quantificação microbiológica por contagem de UFC de E. faecalis, em lúmen e túbulos dentinários. Foram selecionados 42 pré-molares inferiores humanos, com canal único. Após padronização do tamanho da raiz e diâmetro do canal radicular, os dentes foram divididos em 2 grupos de acordo com o tempo de contaminação: 1 e 21 dias. A coleta microbiológica do lúmen foi realizada com auxílio de cone de papel absorvente. As amostras foram clivadas em 3 terços. Para cada terço, foram utilizadas brocas tronco cônicas diamantadas, em ordem crescente de tamanho e após, os debris eram coletados. Os cones e debris, depositados em microtubos com BHI caldo, foram diluídos e plaqueados em BHI ágar para contagem das UFC's. Os dados foram submetidos à análise estatística. Nas coletas do lúmen e nas 3 profundidades dos 3 terços, a contaminação de 21 dias foi maior e apresentou diferença estatística entre a contaminação de 1 dia. A contagem de UFC do terço apical, foi menor que nos terços cervical e médio, nos 2 grupos, com valores insignificantes para a contaminação de 1 dia. Conclui-se que o biofilme imaturo impediu a penetração bacteriana no interior dos túbulos dentinários.

A formação de biofilme imaturo impediu a penetração bacteriana no interior dos túbulos dentinários.

PR0212 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11

Aplicativo de Diagramação Individual com Emprego de Múltiplas Fontes de Imagem
Silva FEF, Vedovello SAS, Vedovello-Filho M, Gouvêa GR, Santamaria-Jr M
ODONTOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A diagramação individual é imprescindível para que os tratamentos possam obter qualidade, estabilidade, estética, saúde e harmonia. Os métodos de confecção destes diagramas exigem a manipulação de modelo de gesso ou registro de mordida, e tem baixa confiabilidade e precisão. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e apresentar aplicativo, otimizado para uso de imagens da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC), capaz de utilizar imagens tiradas pela câmera do celular ou armazenadas, seja de modelos ou ainda oclusais intraorais, como fontes para confecção de diagrama individualizado. O método consiste em utilizar imagens parametrizadas, que uma vez calibradas para o tamanho real, permitirão a confecção do raio de curvatura anterior da arcada, e a partir daí, demarcar lateralmente os limites do diagrama, de forma segura, eficaz e simétrica. As imagens podem ser ajustadas e então compartilhadas por qualquer aplicativo de comunicação, enviada pela internet ou ainda impressa, sempre mantendo a fidelidade de tamanho e forma. Para garantir que as imagens sejam adequadas, o Manual de Diagramação Individual foi desenvolvido e apresentado em conjunto com o aplicativo, para uso em plataformas móveis e Computadores.

Como resultado deste trabalho, apresentamos uma nova técnica de parametrização de imagens, baseada na TCFC, de imagens obtidas pela câmera ou armazenadas, e o uso do aplicativo para a plataforma Android DIAGRAMA ORTODÔNTICO INDIVIDUAL POR IMAGEM, com registro no INPI Nº 512022001679-6 na construção de diagramas individualizado.

PR0213 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11

Tradução e adaptação cultural do "Children's Experiences of Dental Anxiety Measure (CEDAM)" para uso no Brasil
Lamarca JH, Rocha RASS, Steiner-Oliveira C, Paschoal MAB, Castilho ARF, Gavião MBD, Barbosa TS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O questionário "Children's Experiences of Dental Anxiety Measure" (CEDAM) foi originalmente desenvolvido na língua inglesa para avaliar aspectos importantes da ansiedade odontológica em crianças. Este estudo objetivou traduzir e realizar a adaptação cultural do CEDAM para o Português Brasileiro. O CEDAM consiste de 14 itens sobre pensamentos, comportamentos, sintomas físicos e sentimentos experimentados por crianças. As opções de resposta em escala Likert de 3 pontos indicam a intensidade da ansiedade odontológica. O processo consiste da tradução para o Português Brasileiro, a retradução para o Inglês, o Comitê Revisor de Especialistas e o pré-teste (aplicação em 10 escolares de oito a doze anos de idade). O Comitê Revisor de Especialistas comparou as versões original, traduzida (T1 e T2) e retraduzida (RT1 e RT2) e sugeriu algumas mudanças visando melhorar a compreensão dos itens. Em algumas questões, as versões traduzidas foram idênticas (T1=T2); em outros, uma versão foi priorizada (T1 ou T2); em outros optou-se por modificar os termos para obter maior clareza sobre o item (T3). No pré-teste, somente a questão 8 não foi compreendida por uma criança, isto é, a versão traduzida foi bem compreendida por mais de 85% dos participantes.

A versão traduzida do CEDAM mostrou-se culturalmente adaptada para a população brasileira de crianças. Novos estudos são necessários para testar as propriedades psicométricas do instrumento.