Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2476 Resumo encontrados. Mostrando de 1041 a 1050


PR0139 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7

Avaliação biomecânica da suplementação sistêmica com luteína em ratos com periodontite experimental
Vitória OAP, Werlang LPM, Piovezan BR, Furquim EMA, Matheus HR, Fiorin LG, Novaes VCN, Almeida JM
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo é avaliar as propriedades biomecânicas tibial e mandibular de ratos com periodontite experimental (PE) submetidos a suplementação sistêmica com luteína (LT). 90 ratos machos Wistar, foram randomicamente distribuídos em três grupos, a PE foi induzida em todos os animais por meio da instalação de uma ligadura de algodão no primeiro molar inferior direito. Grupos PE-CN: nenhum procedimento ou substância foi utilizado; PE-SHAM: administração diária de 0,7 ml/kg de solução salina via gavagem gástrica (GG); PE-LT: GG com 250mg/kg de LT, por todo período experimental. A eutanásia foi feita aos 7, 15 e 30 dias após PE. As tíbias e mandíbulas direitas foram removidas e submetidas ao processamento histológico. Os ensaios biomecânicos foram realizados com uma Máquina Universal de Ensaios com célula de carga de 500N. A força máxima, resistência e modulo de elasticidade, foram analisadas. Os dados foram analisados estatisticamente (p≤0.05). Não foi observado diferença estatística na força máxima na análise inter e intragrupo da tíbia, o mesmo é demonstrado na resistência mandibular e tibial. No modulo de elasticidade da tíbia, o grupo ST-LT-7D apresentou diferença estatística em relação ao grupo ST-CN-7D (p<0.05), enquanto na mandíbula foi observado no grupo ST-LT-7D em comparação aos grupos ST-LT-15D e ST-SHAM-30D (p<0.05). A força máxima na mandíbula demonstrou significância estatística no grupo ST-LT-7D (p<0.05) em relação ao grupo ST-CN-7D.

LT apresentou efeitos positivos nos parâmetros biomecânicos, principalmente no módulo de elasticidade

PR0140 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7

Comparação entre NanoCT e MicroCT na quantificação de Debris dentinários de molares inferiores contendo istmo
Sauchuk JGG, Jacobs R, Ezeldeen M, Vasconcelos KF, Tanomaru-Filho M, Pinto JC, Cavenago BC, Rodrigues CT
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os objetivos do trabalho foram comparar e quantificar a quantidade de debris dentinários produzido durante a instrumentação dos canais radiculares tomando com base o aparelho de microtomografia computadorizada (microCT) e a nanotomografia (nanoCT). Foram selecionados 10 molares inferiores, com a raiz mesial Tipo I De acordo com Vertucci, e conectados por um istmo único e contínuo tipo V, de acordo com Hsu & Kim. Em seguida, foi realizado um escaneamento dentes em um aparelho de MicroCT Skycan 1172 com tamanho de voxel 12.8 µm e também escaneados em um aparelho de nanoCT Phoenix Nanotom S com um voxel de 5.5 µm. O preparo dos dentes foi então realizado com lima Reciproc R25 em movimento reciprocante. Após o preparo, os dentes foram escaneados novamente para avaliação da quantidade de Debris Dentinários. As imagens foram reconstruídas e analisadas através de Softwares específicos. Para comparação foram usados os testes de Shapiro-Wilk que demonstraram distribuição normal dos dados, e para comparação entre grupos foi utilizado o teste T para variáveis não pareadas, com um nível de significancia P < 0.5.

Quando comparado o volume de debris encontrado nas imagens, houve uma diferença estatisticamente significativa, sendo os maiores valores associados a Nano Tomografia computadorizada.

PR0142 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7

Ação de géis contendo Sr2+ na mineralização óssea in vivo
Furtado TCS, Duffles LF, Souza LY, Hernandez CAS, Ramos AP, Fukada SY
Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar o potencial de compostos contendo íon estrôncio (Sr2+) sobre a mineralização óssea. Camundongos isogênicos da linhagem C57BL6 foram submetidos a modelo de reabsorção óssea alveolar induzida por ligadura no 2º molar superior esquerdo. Após 5 dias a ligadura foi removida e os animais receberam topicamente compostos contendo o Sr2+ em forma de gel PVA 10 wt% na região onde estava a ligadura. Neste estudo testamos nanopartículas de HAp na qual o Ca2+ foi substituído por Sr2+. Os animais foram divididos em 5 grupos: 1- PVA (controle); 2- HAp; 3- 10% Sr2+; 4- 100% Sr2+; 5- morina-Sr2+. O gel foi mantido na região da aplicação por 2 minutos e aplicado diariamente por 7 dias consecutivos. Ao final do tratamento, foram feitas as análises da qualidade do tecido ósseo neoformado por histomorfometria e MicroCT. A análise estatística foi feita utilizando o software GraphPad Prism 7 e o nível de significância assumido foi de 5% (α=0,05). Os resultados mostraram menor área de reabsorção óssea no grupo tratado com 100% Sr2+ em comparação com o grupo HAp, sendo significativamente menor quando comparado ao grupo controle (p= 0.0114). O volume ósseo do grupo tratado com Morina-Sr2+ foi significativamente maior em comparação ao controle e a espessura das trabéculas dos grupos tratados com HAp e Morina-Sr2+ foi significativamente maior quando comparados ao controle.

Dessa forma, nossos dados sugerem que o Sr2+ apresenta um potencial osteogênico quando administrado topicamente na forma de gel.

PR0144 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7

Potencial citoprotetor da ozonioterapia adjuvante ao tratamento periodontal não-cirúrgico em pacientes com diabetes mellitus
Araujo EG, Salles LP, Grisi DC, Guimarães MCM, Medeiros LD, Macedo SB
Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Diabetes mellitus (DM) e periodontite são doenças imunoinflamatórias que mantém uma relação bidirecional - o estado crônico de uma pode ativar e manter a progressão da outra. Devido ao maior risco de recorrência da periodontite em pacientes com DM, diversos tratamentos adjuvantes têm sido propostos. A ozonioterapia, além da ação antimicrobiana, apresenta efeitos imunomoduladores capazes de reduzir o dano tecidual mediado pela inflamação e estresse oxidativo, condições presentes tanto na periodontite, como no DM. Essa revisão aponta possíveis mecanismos de ação do ozônio que podem ser benéficos mas ainda não foram estudados no tratamento de pacientes com periodontite associada ao DM. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/) para filtrar publicações disponíveis sobre a ação da ozonioterapia, in-vitro e in-vivo no tratamento de diversas doenças, sobre metaloproteinase de matriz-8 (mmp-8), proteína de choque térmico-70 (HSP-70), fator nuclear eritroide (Nrf-2), fator nuclear-kappa B (NfkB), fator induzível por hipóxia-1α (HIF- 1α) e receptor ativador do fator nuclear kappa B (RANK-L). Os efeitos da ozonioterapia sobre mmp-8, HSP-70, Nrf-2, NfkB, HIF- 1α e RANK-L indicam um potencial impacto protetivo aos tecidos periodontais.

A ozonioterapia deve ser melhor investigada para o desenvolvimento de protocolos de tratamento personalizados e mais eficazes para periodontite associada ao DM.

PR0146 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 8

Influência da isotretinoína sobre a movimentação dentária induzida em ratos: análise microtomográfica
Ferreira MF, Ervolino E, Abreu-Costa L, Mendonça MR, Delbem ACB
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A isotretinoína, ou acido 13-cis-retinóico, é um fármaco isômero da tretinoína, forma oxidada da Vitamina A. A movimentação dentária induzida (MDI) é o resultado de uma cascata de respostas inflamatórias estimuladas por um elemento físico que é a força gerada por dispositivos ortodônticos, envolvendo a remodelação do osso alveolar, alterações no ligamento periodontal e as vezes no cemento radicular. A isotretinoína é usada principalmente entre adolescentes e jovens adultos, e coincidentemente é a faixa etária que também realiza tratamento ortodôntico. Neste estudo, nós utilizamos um modelo animal (n= 55) divididos em 11 grupos para avaliar os efeitos da isotretinoína sobre a MDI em ratos. Após a eutanásia, as maxilas dos animais foram extraídas cirurgicamente e submetidas a análise de microtomografia computadorizada (Micro-CT).

Nas condições deste estudo, observamos que a isotretinoína provocou redução do deslocamento dentário durante a MDI quando administrada por longos períodos e na dose de 7.5mg/kg/dia, e que, a isotretinoína influencia na MDI quando associado com o tratamento com a isotretinoína, dado que não houve diferença nos parâmetros microtomográficos dos animais tratados com a droga e submetidos a MDI.

PR0147 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 8

Associação entre polimorfismos genéticos nos genes DRD2, ANKK1, COMT e 5HTT com a fluorose dental
Souza LG, Spada PP, Bertoli FMP, Souza JF, Wambier LM, Brancher JA
Doutorado UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi investigar a associação entre polimorfismos nos genes DRD2, ANKK1, COMT e 5-HTT com a fluorose dental (FD) em uma população de adolescentes residentes na cidade de Curitiba. Este estudo de caso-controle utilizou uma amostra de 256 adolescentes de escolas públicas e privadas da cidade de Curitiba. O DNA genômico foi extraído e os polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) foram genotipados através de PCR em tempo real. Foram selecionados dois SNPs do gene DRD2 (rs6275 e rs6276), um SNP do gene ANKK1 (rs1800497), dois SNPs do gene COMT (rs6269 e rs4818) e dois SNPs do gene 5-HTT (rs3813034 e rs1042173). Os dados foram submetidos a análise estatística (p <0,05). Para identificar as interações SNP-SNP, a redução de dimensionalidade multifator (MDR) foi feita usando gênero como covariável. De um total de 256 adolescentes, 211 não apresentaram FD e 45 indivíduos possuíam FD. Na análise alélica, o SNP rs6275 do DRD2 foi associado com FD (p= 0,040). Na análise por haplótipo, foram observadas diferenças significativas entre o grupo livre de FD e o grupo afetado por fluorose no haplótipo T-G (p<0,05). Para o DRD2, no genótipo CC do rs6275, houve associação com FD no teste de Poisson (p= 0,007) e associação com o rs6276 no genótipo AA (p = 0,009). Na análise por MDR, a interação DRD2 (rs6276), ANKK1 (rs1800497), COMT (rs4818) e 5-HTT (rs1042173) atua sinergicamente para aumentar o risco de FD.

Conclui-se que há associação dos SNPs do gene DRD2 com FD e que os genes DRD2, ANKK1, COMT e 5HTT atuam sinergicamente aumentando o risco de FD.

PR0148 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 8

O panorama do ensino dos distúrbios do sono em Faculdades de Odontologia do Brasil
Leal CPB, Flório FM
PPGO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os distúrbios respiratórios do sono (DRS) são obstruções respiratórias com redução do fluxo de ar durante o sono, que levam a inúmeras complicações e repercussões físicas e cognitivas em crianças e adultos que buscam o atendimento odontológico. O objetivo deste estudo foi avaliar como está sendo realizado o ensino dos DRS, em especial da Apneia Obstrutiva do Sono, nos melhores cursos de graduação em Odontologia do Brasil. Foram relacionados todos os cursos de Graduação em Odontologia do Brasil com nota 4 e 5 na Avaliação Nacional do Ensino Superior em 2021. Os coordenadores destes cursos foram contatados por email e em seguida, os professores da disciplina de ortodontia. Foram enviados questionários específicos a estes profissionais, buscando identificar a percepção sobre a importância do ensino sobre os DRS nos cursos de graduação, além da inserção, planejamento e carga horária. Os testes de qui-quadrado e Exato de Fisher foram utilizados para analisar as associações entre as variáveis. Responderam aos questionários 120 coordenadores de curso e 161 professores. Para 70% dos coordenadores não há ensino dos DRS e 67,5% dos cursos não possuem corpo docente treinado. Para os professores, 93,2% consideram importante o ensino dos DRS, mas somente 25,5% ensinam sobre o tema na graduação e 92,5% concordam que o currículo odontológico deveria incluir informações sobre AOS.

O ensino dos DRS não está presente na matriz da extensa maioria dos melhores cursos de Odontologia do Brasil, apesar do entendimento de coordenadores e docentes de que é importante tal abordagem.

PR0150 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 8

Resistência de união entre cerâmica e dentina desmineralizada, simulando remoção seletiva de dentina cariada
Pereira TC, Ruano V, Bresciani E
Materiais Odontológicos e Prótese INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo buscou analisar a resistência de união de restaurações indiretas cimentadas em superfícies dentinárias desmineralizadas como simulação da remoção seletiva de dentina cariada. 40 dentes obtiveram exposição da dentina e foram divididos em quatro grupos: o primeiro formado por dentes com dentina sadia, o segundo por aqueles que passaram pelo protocolo de desmineralização de sua dentina. O terceiro grupo, além de receberem a desmineralização da dentina, receberam selamento da dentina com resina fluida. E o quarto grupo recebeu camada de cimento de ionômero de vidro (CIV) sobre a dentina desmineralizada. Em seguida, peças em dissilicato de lítio foram cimentadas e os espécimes foram submetidos aos testes de tração. A análise do tipo de fratura foi realizada por estereomicroscopia. Os grupos controle, desmineralizado e SDI não apresentaram diferenças estatísticas significativas. O grupo do CIV apresentou diferenças estatísticas em relação aos grupos com dentina desmineralizada e que recebeu a resina flow, porém não foi observada diferenças estatisticamente significantes entre os valores do grupo controle e que recebeu resina flow, porém não foi observada diferenças estatisticamente significantes entre os valores do grupo controle e que recebeu CIV.

A adesão de peças indiretas não foi influenciada pela presença de dentina desmineralizada. A dentina desmineralizada que recebeu selamento imediato dentinário obteve resultado satisfatório. A adesão das amostras que receberam camada de CIV foi influenciada pela presença de dentina desmineralizada.

PR0153 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 8

Mediadores envolvidos na reabsorção dentária após reimplante tardio: um estudo experimental
Oliveira FMMPC, Silva LAB, Longo DL, Segato RAB, Barbizam JVB, Cohenca N, Paula-Silva FWG
doutorado UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os mediadores biológicos envolvidos na reabsorção dentária após reimplante devem ser compreendidos nos diferentes períodos em que o dente esteve em condição extraalveolar. Afinal, reabsorções dentárias inflamatórias e substitutivas são comuns após esse tratamento. Este trabalho investigou moléculas envolvidas na reabsorção após avulsão de dentes permanentes e reimplante tardio. Pré-molares de cães extraídos e mantidos secos por 20, 60 e 90 min (n=40) foram reimplantados, fixados com fio NI-TI 0,4 mm. Após 120 dias, os animais foram sacrificados e os tecidos removidos para processamento histológico. As lâminas coradas para análise microscópica, submetidas à histoenzimologia da fosfatase ácida resistente ao tartarato e imunomarcadas para RANK, RANKL, OPG, fosfatase alcalina e periostina. Os dados submetidos à análise estatística: testes qui-quadrado, Fisher e ANOVA one-way seguido do teste de Tukey e teste de Kruskal Wallis seguido dos testes de Dunn. Nas áreas de reabsorção inflamatória foram identificados TRAP + osteoclastos ao redor dos dentes reimplantados. A síntese de RANKL foi maior em intervalos de tempo extra-alveolares mais longos e foi mais intensa no período de 90 min (p < 0,05). Na área de reabsorção por substituição, houve menor síntese de periostina e maior produção de fosfatase alcalina (p < 0,05).

O reimplante tardio resultou em reabsorção dentária. A reabsorção inflamatória caracterizou-se pelo recrutamento de osteoclastos e síntese de RANKL, e a reabsorção por substituição pela inibição da síntese de periostina e fosfatase.

(Apoio: CNPq  |  FAPESP  N° 2021/09272-0)
PR0154 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 8

A influência de diferentes soluções potencialmente corantes na alteração da cor, rugosidade e microdureza dos alinhadores ortodônticos
Trentin GA, Vieira MCSS, Dias FA, Berger SB, Oltramari PVP, Conti ACCF, Almeida-Pedrin RR, Fernandes TMF
ortodontia UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a alteração de cor, rugosidade e microdureza dos alinhadores ortodônticos, quando expostos a agentes ácidos e/ou potencialmente corante. Foi investigado o efeito in vitro de diferentes soluções na estabilidade da cor, rugosidade e microdureza. Com a confecção de 20 corpos de prova de 4 diferentes marcas comerciais: Invisalign®, ProAligner X, Taglus e Track A. Que foram submersos e medidos antes da imersão, após 7 e 14 dias de exposição às soluções. Para análise estatística foi utilizado o teste Kruskal-Wallis para a comparação entre grupos e o teste Friedman para comparação intragrupo, com nível de significância de 5%. Todos os grupos de materiais, quando imersos em qualquer solução, apresentaram mudança de cor. A solução que mais afetou foi o café, sendo a Invisalign® a marca que apresentou maior alteração. Houve diminuição estatisticamente significante da rugosidade na face interna entre todos os materiais da amostra, exceto após 7 dias de imersão em café, enquanto na face externa, houve aumento após 14 dias. Na comparação da alteração de microdureza entre os materiais, houve diferença após 7 dias de imersão em refrigerante e após 14 dias em café e refrigerante.

Conclui-se que quanto maior o tempo de exposição dos alinhadores a soluções corantes, maiores as alterações de cor. Há diferença entre a maioria dos tipos materiais na alteração de rugosidade, em ambas as faces. Em relação a microdureza as respostas foram diferentes em sua comparação, sendo que o grupo ProAligner mostrou maior aumento.