2476
Resumo encontrados. Mostrando de 1031 a
1040
PR0125 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 6
Análise comparativa de propriedades físico-químicas do cimento Bio-C Sealer Ion com outros cimentos para obturação endodôntica
Comparin D, Rodrigues HMS, Lima LF, Marques-Da-silva B, Gabardo MCL, Tomazinho FSF
odontologia UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi comparar as propriedades físico-químicas do cimento Bio-C Sealer Ion com os cimentos MTA Fillapex, Bio-C sealer, BioRoot RCS e AH Plus. Os testes foram realizados conforme a norma ISO 6876:2012 e incluíram análises de tempo de presa, radiopacidade, solubilidade, fluidez, espessura de filme e pH. O pH foi analisado após uma hora; um, dois, três e quatro dias; e uma, duas e quatro semanas. O teste de Kruskal-Wallis foi utilizado para análise do tempo de presa e espessura de filme, o teste ANOVA para fluidez e solubilidade e o ANOVA dois fatores para o pH (<0,05). Todos os cimentos atenderam às especificações da norma. O Bio-C Ion apresentou solubilidade significativamente maior do que os demais cimentos. O BioRoot RCS apresentou valores significantemente maiores para a fluidez e menores para o tempo de presa do que os outros cimentos. Todos os cimentos apresentaram um aumento significativo no pH durante o período avaliado, com exceção do AH Plus, que se manteve constante. O MTA Fillapex e o AH Plus apresentaram os menores valores de pH em todos os momentos avaliados. Não houve diferenças significativas na espessura do filme entre os cimentos. Em relação à radiopacidade, o AH Plus apresentou escala acima de 9, enquanto o Bio-C, Bio-C Ion e BioRoot apresentaram uma escala de 9 e o MTA Fillapex obteve uma escala entre 6-7.
Apesar das limitações do estudo, todos os cimentos apresentaram propriedades físico-químicas aceitáveis de acordo com a norma ISO 6876:2012.
PR0126 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 7
O impacto de diferentes protocolos de preparo biomecânico e de irrigação final na descontaminação em canais achatados
Piai GG, Conti LC, Marques VAS, Duarte MAH, Coelho JA, Cuéllar MRC, Andrade FB, Vivan RR
Dentística, Endodontia e Materiais Odont UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar a capacidade antibiofilme intracanal e intratubular com um método de preparo biomecânico realizado com instrumentos endodônticos e insertos ultrassônicos, e com protocolos de irrigação final (PIF) testando diferentes irrigantes em canais achatados. Cem pré-molares inferiores humanos achatados inoculados com Enterococcus faecalis foram divididos em grupos: Controle (GC: n=10), Soro fisiológico (GS: n =30), Hipoclorito de Sódio (NaOCl 2,5%: n=30) e Clorexidina (CHX 2%: n=30). Os espécimes foram preparados com Reciproc® Blue 25/.08, Flatsonic® (FS) e Clearsonic® (CS) e Reciproc® Blue 40/.06. Cada grupo teste foi dividido em 3 subgrupos (n=10), de acordo com o PIF: Irrigação Convencional (IC); Irrigação Ultrassônica Passiva (PUI) e Irrigação Utrassônica Contínua (CUI). Amostras microbiológicas foram coletadas após o uso de cada instrumento e cultivadas. Os canais radiculares foram levados à microscopia confocal de varredura a laser para quantificar a viabilidade bacteriana nos túbulos dentinários. A análise estatística foi realizada. Os irrigantes NaOCl 2,5% e CHX 2% foram eficazes na descontaminação intracanal e intratubular. O PIF CUI apresentou melhores resultados na descontaminação intratubular com soro fisiológico. A IC foi a menos eficiente na descontaminação intracanal.
Os irrigantes com ação química foram efetivos na descontaminação no início do procedimento e, FS e CS associados à agitação do irrigante no PIF parecem ser promissores na desinfecção do canal radicular.
PR0127 - Painel Aspirante
Área:
8 - Periodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 7
Associação entre doenças periodontais e aneurismas intracranianos: revisão de escopo
Girão VMP, Pereira VM, Costa FS, Rodrigues VP, Branco-de-Almeida LS
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os aneurismas intracranianos (AIs) são dilatações das artérias cerebrais, e seu rompimento pode provocar hemorragias e acidentes vasculares, com sequelas neurológicas ou morte do indivíduo. Dentre os fatores associados à patogênese dos AIs, tem-se sugerido a relação com doenças periodontais. Esta revisão objetivou avaliar a possível relação dos AIs com doenças periodontais por meio de uma revisão de escopo. As bases de dados utilizadas incluíram as plataformas EBMASE, PUBMED, Scopus e Web of Science. Após exclusão dos duplicados, restaram 17 artigos. As publicações selecionadas consistiram em estudos observacionais (coorte, caso-controle), estudos transversais e estudos em animais. Os estudos sugeriram que a presença de infecções bucais crônicas, especialmente periodontais, parecem ser mais altas em pacientes com AIs. Alguns autores encontraram alta prevalência de doenças periodontais entre pacientes com AIs, e bactérias orais e faríngeas foram detectadas em AIs rotos e não-rotos. A periodontite foi associada ao desenvolvimento de AIs, com risco aumentado de hemorragia subaraquinóide aneurismal. Observou-se ainda, a ausência de estudos avaliando fatores inflamatórios em comum entre as duas condições.
Concluiu-se que a literatura sugere uma possível relação entre AIs e doenças periodontais, principalmente pela presença de bactérias da cavidade oral nos AIs. Estudos futuros são necessários para melhor investigar essa possível relação, avaliando aspectos microbiológicos e inflamatórios no contexto de ambas as doenças.
PR0128 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 7
Análise da solubilidade, pH e ação antimicrobiana do Hidróxido de Cálcio associado a diferentes concentrações de Cloridrato de Ambroxol
Calefi PHS, Piai GG, Osaki RB, Mota TFR, Titato PCG, Vivan RR, Duarte MAH
Dentística, Endodontia e Materiais Odont UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do trabalho foi comparar associações de diferentes concentrações de Cloridrato de Ambroxol (AMB) à pasta de Hidróxido de Cálcio (CHP), analisando pH, solubilidade e a ação antimicrobiana sobre biofilme in vitro de Enterococcus faecalis. Os grupos foram: G1 100% CHP; G2 70% CHP + 30% AMB; G3 50% CHP + 50% AMB; G4 30% CHP + 70% AMB. 40 incisivos superiores artificiais, preenchidos com as pastas em questão ficaram separadamente submersos em 10 mL de água ultrapura e mantidos em estufa a 37°C. Para análise da solubilidade, os dentes foram pesados em uma balança digital após o preenchimento, e nos intervalos de 7, 15 e 30 dias. Para análise do pH, os frascos contendo a água após 7, 15 e 30 dias foram levados a um pHmetro. No teste antimicrobiano, discos de hidroxiapatita foram contaminados com Enterococcus faecalis e após a maturação do biofilme, colocados em contato com cada medicação por 7 dias. Quanto a solubilidade, os resultados mostraram que G1 (CHP) e G2 (70-30) apresentaram maior solubilidade em 7 e 30 dias. Em 15 dias, além destas, G4 (30-70) apresentou os maiores valores. Com relação ao pH, todas as pastas contendo maior porcentagem de Hidróxido de Cálcio, apresentaram valores mais alcalinos. No teste antimicrobiano, todos os grupos mostraram diferença significante com relação ao grupo controle, contudo sem diferença estatística entre as pastas.
A associação do Cloridrato de Ambroxol à pasta de Hidróxido de Cálcio reduziu o pH e solubilidade desta, e ainda não interferiu na capacidade antimicrobiana frente ao Enterococcus faecalis.
PR0129 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 7
Influência de descoloração dentinária proporcionada por cimentos endodônticos sob uso de agitação ultrassônica
Santiago N, Cruz SML, Vivan RR, Duarte MAH, Feitosa MESD, Vasconcelos BC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente trabalho possui como objetivo avaliar o grau de escurecimento dentário, utilizando os cimentos endodônticos AH Plus, MTA Fillapex, Pulp Canal Sealer EWT e Sealer Plus, avaliando também a interferência do uso do ultrassom nos grupos. Amostra foi constituída por 80 dentes bovinos unirradiculares. Foram confeccionados blocos de esmalte-dentina, onde cavidades circulares foram realizadas. Os espécimes foram divididos em 4 grupos e em 2 subgrupos (uso ou não do ultrassom). Levou-se em consideração uma aferição prévia do padrão de cor dos blocos. As cavidades foram preenchidas com um dos quatro cimentos, manipulados conforme a recomendação dos fabricantes, após isso, cada bloco foi restaurado. A determinação da cor foi realizada com auxílio de um espectrofotômetro digital. As medições foram obtidas após a inserção dos cimentos (T0), após 7 dias (T1) e após 180 dias (T2). Após 7 dias houve alteração de cor proporcionada pelos quatro cimentos obturadores testados, tendo todos apresentado descoloração clinicamente perceptível, com ΔE acima de 3,7, onde os menores e maiores valores foram oferecidos pelo AH (9,81) e MTAF (13,49). Não foram encontradas diferenças significativas, seja em função do tratamento (AUS), seja em função do cimento, nos dois períodos avaliados (p > 0,05).
A partir dos resultados desse estudo pode-se concluir que todos os cimentos testados produziram escurecimento dentinário a nível clinicamente perceptível. Agitação ultrassônica não interferiu significativamente na ΔE.
PR0132 - Painel Aspirante
Área:
8 - Periodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 7
Associação do gel liberador de oxigênio e terapia fotodinâmica no tratamento de bolsas periodontais residuais em pacientes diabéticos
Rodrigues JVS, Cláudio MM, Garcia VG, Freitas RM, Wainwright M, Casarin RCV, Duque C, Theodoro LH
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliar o efeito de um gel liberador de oxigênio ativo, associado ou não a terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT), como terapia coadjuvante no tratamento de bolsas periodontais residuais em pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) descompensados. 51 pacientes com bolsas residuais com profundidade de sondagem (PS) ≥ 4mm foram alocados nos seguintes grupos: IS (n=17) - instrumentação subgengival (IS) em sessão única; BM (n=17) - IS em sessão única com aplicação de gel de oxigênio ativo na bolsa periodontal por 3 minutos; BM+aPDT (n=17) - IS em sessão única seguida de aplicação local de gel de oxigênio ativo por 3 minutos, irrigação da bolsa com azul de metileno (100 g/ml) e irradiação com laser de diodo (660 nm; 100 mW; 50 segundos; 5 J). Foram avaliados os parâmetros clínicos periodontais, níveis séricos de hemoglobina glicada e níveis de marcadores biológicos do fluido gengival. Todos os dados foram submetidos à análise estatística (α=5%). Redução significativa no sangramento à sondagem (SS) foi verificada aos 90 e 180 dias no grupo BM+aPDT. A porcentagem de locais com PS ≥ 4mm foi significativamente menor aos 90 dias nos grupos BM+aPDT e BM, enquanto aos 180 dias apenas o grupo BM apresentou redução significativa. No grupo BM+aPDT, houve redução significativa dos níveis de TNF-α aos 90 dias.
O uso de gel de oxigênio ativo associado ou não a aPDT promoveu benefícios clínicos adicionais no tratamento de bolsas residuais em indivíduos com DM2 descompensados.
(Apoio: CAPES N° 88887.310463/2018-00)
PR0134 - Painel Aspirante
Área:
2 - Biologia pulpar
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 7
Bloqueio do inflamassoma NLRP3 modula a severidade da periodontite apical reduzindo o processo inflamatório e a reabsorção óssea
Cantiga-Silva C, Justo MP, Faria FD, Barroti LV, Rodrigues AGB, Oliveira PHC, Machado NES, Cintra LTA
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliou-se o efeito da inibição do NLRP3 na inflamação e reabsorção da periodontite apical (PA) isolada ou combinada à fibrose hepática (FH). Foram usados 40 camundongos C57BL/6J wild type (wt) divididos em 4 grupos (n=10): Cwt - controle; PAwt - com PA; FHwt - com FH; PAFHwt - com PA e FH. Outros 40 camundongos Nlrp3tm1Hhf/J knockout (ko) foram divididos em 4 grupos (n=10): Cko - controle; PAko - com PA; FHko - com FH; PAFHko - com PA e FH. Para indução da FH os animais receberam 0,2µl/ g de tetracloreto de carbono (CCl4) intraperitoneal, 2 vezes por semana por 60 dias. No dia 30 foi realizada a exposição pulpar dos 1os e 2os molares superiores e inferiores direitos para indução da PA. No dia 60 os animais foram sacrificados e as maxilas e fígados coletados. A análise histológica da PA foi realizada pela coloração de H.E. e o fígado nas colorações de H.E e PSR. Testes estatísticos foram aplicados (p<0,05). A FH foi confirmada nos grupos que receberam injeções de CCl4. Quanto à inflamação periapical, houve maior severidade nos animais wt com diferenças entre os grupos PAwt e PAko, PAFHwt e PAFHko, e entre PAwt e PAFHwt (p<0,05). Não houve diferença entre os grupos PAko e PAFHko (p>0,05). Quanto à reabsorção óssea periapical, os animais wt apresentam lesões periapicais maiores, com diferenças entre os grupos PAwt e PAko, PAFHwt e PAFHko, PAwt e PAFHwt, e entre PAko e PAFHko (p<0,05).
Conclui-se que a FH agrava a PA e que o bloqueio do NLRP3 exerce papel importante na modulação da PA, reduzindo o processo inflamatório e a reabsorção óssea periapical, independentemente da presença da FH.
PR0136 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7
Avaliação da qualidade, confiabilidade e legibilidade do conteúdo on-line sobre tratamento endodôntico
Barboza-Junior DS, Lins-Filho PC, Selva ELMSS, Araújo MMS, Macêdo TS, Caldas-Junior AF, Soares AJ, Frozoni M
Mestrado em Endodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Considerando que a Internet se tornou uma importante fonte de aquisição de informações sobre saúde, a curadoria do conteúdo online é altamente desejável, pois a desinformação pode afetar o comportamento e as decisões relacionadas à saúde das pessoas, dificultando a comunicação profissional-paciente. Evidências sobre conteúdo relacionado à endodontia disponíveis online são escassas, e alguns estudos alertam para os baixos padrões de informações endodônticas dirigidas aos pacientes. Essa pesquisa se propôs avaliar a confiabilidade, legibilidade e qualidade das informações disponibilizadas on-line relacionadas ao tratamento endodôntico recuperadas de sites brasileiros. 108 sites foram selecionados por meio de uma busca sistemática no Google, Bing e Yahoo. A qualidade e a confiabilidade do conteúdo dos sites foram avaliadas por dois examinadores independentes usando o questionário DISCERN e os critérios de referência do Journal of American Medical Association (JAMA). A legibilidade dos sites foi avaliada pelo Flesch Reading Ease adaptado para o português brasileiro (FRE-BP). Os conteúdos da web foram considerados de baixa qualidade pelos escores DISCERN e JAMA, apresentando em sua maioria níveis de leitura muito difíceis. As medidas de qualidade e legibilidade não se correlacionaram com o tipo de autoria das páginas da web.
Os conteúdos relacionados ao tratamento endodôntico disponíveis em sites brasileiros foram considerados de baixa qualidade e não acessíveis, independentemente do tipo de autoria.
PR0137 - Painel Aspirante
Área:
8 - Periodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7
Aumento dos Níveis Salivares de TNF-alfa e IL-10 em Pacientes com Doença de Crohn
Pellegrine CR, Neves LA, Cobra MA, Curcio HFQ, Franco ALMM, Carvalho FM, Brito F
Periodontia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A quantificação de mediadores inflamatórios na saliva é conveniente devido à facilidade de coleta, menor custo e maior aceitabilidade pelos pacientes. O objetivo deste estudo foi avaliar a concentração salivar de citocinas Th23 de pacientes com doença de Crohn (DC) em tratamento ambulatorial e comparar com controles sistemicamente saudáveis. Trinta e cinco pacientes com doença de Crohn e 36 controles participaram do estudo. A saliva não estimulada foi coletada de cada paciente. As concentrações das citocinas interleucina (IL)- IL17F, interferon (IFN) IFNy, IL-10, IL-12p70, IL-17 A, IL-22, IL-1β, IL-4, IL-23, IL-6 , IL-27 e fator de necrose tumoral (TNF)α foram analisados por ensaios multiplex. Todos os participantes foram submetidos ao exame periodontal em seis sítios por dente. A análise de comparação múltipla demonstrou que a concentração salivar de TNF- α (p=0,002) e IL-10 (p=0,0005) foi significativamente maior em pacientes com DC do que nos controles. As concentrações de citocinas salivares foram semelhantes em pacientes com DC com periodonto saudável, gengivite ou periodontite.
Este estudo mostrou uma maior concentração de TNFα e IL-10 na saliva de pacientes com doença de Crohn em comparação com controles independentemente da inflamação oral das gengivas. O TNFα salivar pode ser útil no manejo clínico de pacientes com DC em tratamento ambulatorial.
PR0138 - Painel Aspirante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00- 12h00 - Sala: 7
Impacto do tabagismo no prognóstico do tratamento endodôntico: dados preliminares de estudo de coorte retrospectivo
Lewin VVS, Nadanovsky P, Silva EJNL, Santos APP, Sassone LM
Mestrado UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo preliminar de coorte retrospectivo foi investigar o impacto do tabagismo e buscar identificar outros fatores preditivos no prognóstico do Tratamento Endodôntico (TE). O estudo incluiu todos os pacientes que realizaram TE no ano de 2016 na Clínica de Endodontia da Odontoclínica Central da Polícia Militar do Rio de Janeiro (n=518). Tais pacientes foram avaliados por meio de exames clínico e radiográfico. Foram incluídos no estudo pacientes ASA I e ASA II com dentes permanentes submetidos a TE. Foram excluídos pacientes em tratamento ortodôntico e dentes com perda óssea severa. As radiografias periapicais pré e pós-operatórias e de acompanhamento foram avaliadas e a condição periapical foi classificada através do índice Periapical Index por dois examinadores independentes (Kappa=0,87). A determinação de sucesso ou fracasso do TE após um período de acompanhamento de no mínimo 4 anos foi baseada nos sintomas clínicos e na avaliação radiográfica dos tecidos periapicais. 103 pacientes (11 fumantes e 92 não fumantes) foram avaliados nesta fase do estudo. Foi realizada análise descritiva e análise de regressão logística múltipla através do programa estatístico SPSS 23®. O TE falhou em 2 dos 11 casos no grupo de tabagistas e em 22 dos 92 casos no grupo de não tabagistas (OR=1.4; 95% IC 0.2-7.4). Não foi observada associação de outros fatores preditivos e o prognóstico do TE (p<0,05).
Baseado nos dados preliminares, não foi encontrada associação entre o tabagismo e demais variáveis avaliadas e o prognóstico do TE.