Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2507 Resumo encontrados. Mostrando de 921 a 930


PN0892 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do trabeculado ósseo mandibular de pacientes com Neurofibromatose tipo 1 por meio da Análise Fractal
Souza RS, Mendes EPS, Moro JF, Rocha TG, Cunha KSG, Villoria EM, Domingos AC
Patologia e Diagnóstico Oral UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Neurofibromatose tipo 1 (NF1) é uma doença autossômica dominante causada por mutações no gene NF1, que pode apresentar alterações ósseas como macrocefalia, baixa estatura, escoliose, redução da densidade mineral óssea e osteoporose. A análise fractal (AF) é um método quantitativo capaz de avaliar a complexidade e a arquitetura do trabeculado ósseo. O presente estudo teve como objetivo avaliar tomograficamente o tecido ósseo mandibular de pacientes com NF1 por meio da análise fractal. O grupo experimental foi composto por 51 indivíduos com a doença, enquanto o controle foi constituído por tomografias de indivíduos sem NF1, pareados por sexo e idade. Foi escolhida uma ROI com formato quadrangular de 30x30 pixels localizada abaixo do forame mentual e acima da base da mandíbula e obtida a dimensão fractal (DF) no programa ImageJ 1.50i. A DF apresentou diferenças significativas entre os grupos experimental e controle (p=0,026) para o lado esquerdo da mandíbula, o que mostra uma alteração na complexidade e na arquitetura no trabeculado ósseo mandibular destes pacientes.

Recomenda-se, portanto, a utilização da AF em indivíduos com NF1. Vale ressaltar que este método não tem como objetivo ser método de diagnóstico, mas sim uma via de identificação e rastreio por parte dos cirurgiões-dentistas dos pacientes com NF1 suspeitos de apresentarem alterações do seu trabeculado ósseo.

PN0893 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Influência do pino metálico, posição do dente e ferramenta de redução de artefatos no diagnóstico de fratura radicular vertical em TCFC
Gonzalez-Passos T, Rosado LPL, Fontenele RC, Gomes AF, Neves FS, Freitas DQ
Diagnóstico Oral FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo nesse trabalho foi avaliar a influência da composição do pino metálico, posição do dente na arcada dentária e ferramenta de redução de artefatos metálicos (FRA) no diagnóstico de fratura radicular vertical (FRV) em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico. Vinte e dois pré-molares unirradiculares, sendo 12 hígidos e 10 com FRV, foram posicionados em dois alvéolos (na região anterior ou posterior) de uma mandíbula seca e escaneados no tomógrafo OP300 Maxio com um pino metálico de prata-paládio (Ag-Pd), cobalto-cromo (Co-Cr) ou níquel-cromo (Ni-Cr) no interior do conduto radicular. Ao total, foram obtidas 264 imagens com os parâmetros fixos de 6,3 mA, 90kVp, 0,085mm de tamanho do voxel, tamanho do FOV de 5x5cm, e variando-se a ativação da FRA. Cinco radiologistas orais avaliaram as imagens quanto à presença de FRV, usando uma escala de 5 pontos. Os valores da área sob a curva ROC, sensibilidade e especificidade foram calculados e comparados por meio da Análise de Variância multifatorial (α=0,05). Na região anterior, os valores de sensibilidade aumentaram quando a FRA foi ativada, independentemente do material do pino metálico (p<0,05). Já na região posterior, a FRA aumentou a sensibilidade apenas quando o pino metálico de Ni-Cr foi utilizado (p<0,05).

A FRA melhorou a sensibilidade no diagnóstico de FRV para todos os pinos metálicos testados quando poscionados na região anterior da mandíbula e para o pino de Ni-Cr na região posterior da mandíbula. A ativação da FRA é recomendada nestes casos, quando o aparelho OP300 Maxio é utilizado.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0894 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Sobrevida a longo prazo de pacientes com câncer de cabeça e pescoço após terapia de fotobiomodulação para mucosite oral
Paiva DL, Bagnato VS, Simões A
Laser UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A terapia de fotobiomodulação (do inglês Photobiomodulation Therapy - PBMT) tem sido utilizada na prevenção e tratamento da mucosite oral em pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos aos tratamentos antineoplásicos.Não há muitas informações relacionadas à sobrevida dos pacientes que foram submetidos à PBMT. Este trabalho correlacionou a sobrevida dos pacientes com câncer à PBMT e analisou o papel do número de sessões da PBMT no prolongamento da vida destes pacientes. Sobre a base de dados fornecida pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo foi aplicado um filtro selecionando os registros dos pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço, dentro do período de 2000 a 2016, os quais receberam atendimento registrado no sistema até a data de 2019. Foram selecionados, para PBMT, os registros dos pacientes atendidos pela pesquisadora D.L. P, única operadora, no período entre 2010 e 2016.Foram realizadas comparações entre medianas e análises de correlação. Foram estudadas as relações: PBMT- sobrevida e número de sessões de PBMT aos agrupados em estadio diagnóstico, combinações de tratamentos oncológicos. A PBMT aumentou a sobrevida em 55,14%, de 1,07 (sem PBMT) para 1,66 anos (com PBMT). Houve correlação positiva entre o número de sessões de PBMT e a sobrevida dos pacientes submetidos à PBMT.

A PBMT interfere positivamente na sobrevida dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Assim devemos investigar os possíveis efeitos sinérgicos entre PBMT e os tratamentos oncológicos, seus mecanismos de ação, parâmetros e condições.

PN0895 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Saúde bucal de crianças e adolescentes em quimioterapia para o tratamento de neoplasias malignas
Albuquerque W, Passos MX, Shibutani PP, Pannuti CM, Gallottini MHC
PATOLOGIA ORAL E MAXILLOFACIAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a saúde bucal de crianças e adolescentes em quimioterapia para o tratamento de neoplasias malignas no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil- ITACI. Foi realizado um estudo transversal em 40 participantes. Duas examinadoras calibradas avaliaram a presença de lesões de cárie (ICDAS simplificado), condição periodontal (índice CPI), mucosite oral (OMS) e outras complicações orais. A idade média dos pacientes foi de 9 anos (1 a 17 anos), entre eles 55% eram do sexo masculino, 60% estavam em tratamento para tumores sólidos, e 40% tratavam neoplasias hematológicas, sendo a leucemia o diagnóstico mais prevalente. No momento da inspeção oral, 5% dos pacientes apresentavam mucosite oral grau I, 2.5% apresentaram sangramento gengival nos 5 sextantes, 57% apresentaram lesões de cárie nos estágios moderado e severo e 30% no estágio avançado. A prevalência de mucosite oral foi baixa em crianças e adolescentes em quimioterapia convencional. Apesar da alta frequência de lesões de cáries não observamos complicações odontogênicas agudas nessa população.

A prevalência de mucosite oral foi baixa em crianças e adolescentes em quimioterapia convencional. Apesar da alta frequência de lesões de cáries não observamos complicações odontogênicas agudas nessa população.

PN0896 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Manifestações orais de pacientes com diagnóstico de leucemia aguda em um centro de referência em hematologia e hemoterapia no Amazonas
Silva RBSE, Oliveira JS, Bittencourt AA, Alexandre CN, Pereira JV, Libório-Kimura TN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A leucemia aguda é caracterizada por um aumento da produção de células sanguíneas imaturas na medula óssea, onde os indivíduos podem apresentar manifestações orais decorrentes da própria doença ou secundárias. Com a escassez destes dados, o trabalho tem por objetivo avaliar a incidência de manifestações orais em pacientes com leucemias agudas, linfoides (LLA) ou mieloides (LMA), diagnosticadas em um centro de referência em Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, e caracterizar seu perfil clínico. É uma coorte retrospectiva de 2018 a 2020, com coleta de dados de prontuário físico/eletrônico durante um ano a contar do momento do diagnóstico. Foram coletados dados de 117 pacientes em cinco momentos: diagnóstico (M1), 1 mês (M2), 3 meses (M3), 6 meses (M4) e 1 ano (M5). A LLA foi diagnosticada em 84,6% dos pacientes e a LMA em 15,4%. Houve média de 16 anos, sendo 54,70% do sexo masculino e 45,29% feminino. Dos 110 pacientes com avaliação odontológica, 52,72% apresentaram manifestações orais em algum momento, com incidência respectivamente de 14,56% em M1; 35,92% em M2; 8,73% em M3; 18,44% em M4; 22,33% em M5. LLA apresentou 50% de manifestações orais, sobretudo lesões de mucosite e lesões ulceradas; LMA apresentou 66,66% de manifestações orais, sobretudo lesões ulceradas e lesões sem especificações.

A incidência de manifestações orais em pacientes com leucemias agudas mostrou-se frequente, sendo a maioria delas em M2. São necessários estudos adicionais para verificar com exatidão que elementos podem interferir neste desfecho para melhor elucidação deste achado.

PN0897 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Irradiação direta em papilas no tratamento em perda de paladar a longo prazo associada à COVID-19
Carvalho Filho PR, Soares PC, Eduardo CP, Freitas PM, Azevedo LH
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a eficácia da irradiação direta em papilas para tratar pacientes que apresentam perda de paladar a longo prazo relacionado à COVID-19. Foram incluídos participantes com alteração gustativa de longa duração relacionada à COVID-19, mínimo de 2 meses após a infecção por SarS-CoV-2, com testes laboratoriais comprobatórios (n=11). Os participantes foram vendados e avaliados quanto à percepção de substâncias hiperconcentradas, antes e após o protocolo experimental. Sal (0-10), Doce (0-10), Ácido (0-10) e Amargo (0-10) foram avaliados e a somatória de todas as substâncias foram consideradas para análise estatística (0-40). O olfato autorreferido também foi avaliado (0-10), sendo 10 a percepção perfeita conforme percebida antes do contágio da COVID-19. Os participantes foram randomizados em 2 grupos: G1 - 660 nm, 100 mW, 0,0984 cm2, 0,5 J + 808 nm, 100 mW, 0,0984 cm2, 0,5 J por ponto, 9 pontos na superfície ventral da língua; G2 - Placebo seguindo a mesma frequência e pontos de irradiação do G1. O grupo laser teve um total de 8 sessões, realizadas duas vezes por semana, com intervalo mínimo de 48 horas entre as sessões. A somatória de todos os testes hiperconcentrados (0-40) demonstrou resultados superiores em G1 = +1,63 (SD ± 2,42), quando comparado ao G2 = 0 (SD ± 3,51) - p > 0,05. A mesma tendência foi observada no olfato (0-10), com aumento médio em G1.

A irradiação direto em papilas nos comprimentos de onda vermelho e infra-vermelho associados demonstrou tendência de melhores resultados no tratamento de perda de paladar quando comparada ao grupo placebo.

PN0898 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Effects of different photobiomodulation therapy doses on wound repair after ionizing radiation and bacterial-induced stress in vitro
Monteiro MM, Amorim dos Santos J, Barbosa VP, Rezende TMB, Guerra ENS
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Photobiomodulation therapy (PBMT) has proven to increase wound healing and reduce inflammation and pain. The aim of this study was to analyze the effects of different parameters of PBMT on migration, proliferation and gene expression using an in vitro radio and bacterial induced model. Immortalized Human Keratinocytes and a primary culture of Human Gingival Fibroblasts were used. Cells were grown in Dulbecco's Modified Eagle's medium with 10% fetal bovine serum until stressful condition induction with lipopolysaccharide of Escherichia coli (1 µg/mL), Porphyromonas gingivalis protein extract (5 µg/mL) and ionizing radiation (8 Gy). PBMT (660 nm, 30 mW) was carried out in four sessions, with 6h interval, and energy density of 2, 3, 4, and 5 J/cm2. Fibroblasts treated with 3 and 4 J/сm2, and keratinocytes with 5 J/сm2 showed better response in proliferation and migration. Fibroblasts group 4 J/сm2 increased the expression of PTEN. Keratinocytes 3 and 5 J/сm2 showed relative higher expression of AKT, MTOR, TNF-α, IL1β, and NFκB compared to control, and group 5 J/сm2 enhanced relative expression of PTEN. The greater expression of α-SMA was observed in fibroblasts when 3 J/сm2 were selected.

The study showed that delivering 660 nm, 30 mW were efficient stimulating cell migration, proliferation and accelerating wound healing. It is considered a promising therapy since PBMT can modulate pathways involving wound repair. However, different energy densities presented distinct responses, understanding the effect of each laser parameter is fundamental to improve strategies.

PN0899 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Agregados plaquetários obtidos por centrifugação horizontal potencializam a neoformação óssea em defeitos tratados com enxerto xenógeno
Braga WTS, Martins UCC, Sávio DSF, Denardi RJ, Reis GGD, Furlaneto FAC, Okamoto R, Messora MR
Periodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a neoformação óssea em defeitos de tamanho crítico (DTCs) criados em calvária de ratos e tratados com enxerto ósseo xenógeno (XENO) associado ou não a agregados plaquetários produzidos por centrifugação horizontal (Bio-PRF). 24 ratos foram divididos em três grupos: C, XEN e XEN+Bio-PRF. Foram criados DTCs de 5mm de diâmetro nas calvárias dos animais. Os defeitos dos grupos C, XEN e XEN+Bio-PRF foram preenchidos com coágulo sanguíneo, XENO e XENO associado ao Bio-PRF, respectivamente. Bio-PRF foi preparado a partir da coleta de sangue dos animais e um protocolo de centrifugação horizontal específico. Aos 14 e 30 dias foram realizadas injeções dos fluorocromos calceína e alizarina, respectivamente. A eutanásia ocorreu aos 35 dias pós-operatórios. Análises microtomográficas (volume ósseo neoformado - VO) e por microscopia de fluorescência (taxa de aposição mineral - MAR) foram realizadas. Os dados foram estatisticamente analisados (Anova, Tukey, p<0,05). O grupo XEN+Bio-PRF apresentou valores de VO e MAR significativamente maiores que aqueles dos grupos C e XEN (p<0.05). O grupo XEN apresentou maiores valores de MAR quando comparado ao grupo C (p<0.05).

Pode-se concluir que Bio-PRF potencializou o processo de neoformação óssea em DTCs preenchidos com XENO.

PN0900 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Associação entre estresse e doença periodontal: revisão de literatura
Araujo AM, Alves AA, de-Azevedo-Vaz SL, Souza LN, Rosetti EP

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo tem por objetivo avaliar a relação entre estresse e doença periodontal. Trata-se de uma revisão de literatura realizada através do cruzamento dos descritores "Psychological Stress" e "Periodontal Diseases" com o operador "AND". Foram utilizadas as bases de dados Pubmed e Scielo nos últimos 10 anos, os artigos encontrados foram importados para o Rayyan. Após a exclusão das duplicatas, os títulos e resumos foram lidos e excluídos os que fossem revisões de literatura ou não relacionado ao objetivo. Após a leitura integral dos artigos restantes e aplicado os critérios de elegibilidade, foram definidos 10 artigos. O estresse tem se mostrado cada vez mais presentes nas diferentes faixas etárias e ocupações, assim como a capacidade de lidar com o estresse, seu potencial de iniciar ou agravar a condição bucal, em especial o periodonto, tem sido cada vez mais relacionado. A preocupação com o diagnóstico de condições biopsicossociais tem sido relatada como fundamental para a prevenção e o tratamento das condições gengivais.

O estresse parece estar relacionado no desenvolvimento e agravamento da doença periodontal, bem como em resultados inferiores ao tratamento, mais estudos devem ser realizados para buscar esclarecer essa relação e mecanismo de ação.

PN0901 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Resveratrol sistêmico como terapia adjunta ao tratamento periodontal não cirúrgico de pacientes fumantes
Kalil SMAPSC, Luchesi VH, Corrêa MG, Cirano FR, Pimentel SP, Casati MZ, Monteiro MF
Odontologia UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar o efeito da administração sistêmica de resveratrol (RSV) adjuvante ao tratamento periodontal não cirúrgico de fumantes com periodontite. Trinta e dois indivíduos foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: Placebo (PL)(n=16) - pacientes fumantes com periodontite tratados com desbridamento ultrassônico de boca toda (DUBT) e administração sistêmica de placebo por 180 dias; RSV (n=16) - pacientes tabagistas com periodontite tratados com DUBT e uso sistêmico de RSV (500 mg/dia) por 180 dias. Parâmetros clínicos e imunológicos foram avaliados no baseline, aos 3, 6 e 12 meses após a DUBT e os parâmetros microbiológicos, no baseline, aos 3, 6 meses após DUBT. RSV apresentou profundidade de sondagem, nível clínico de inserção, e posição da margem gengival menores ao longo do tempo (p<0,05). A concentração de Aggregatibacter actinomycetemcomitans foi significativamente maior em sítios moderados e profundos aos 3 meses e aos 6 meses nos sítios profundos para PL (p<0,05).

Observou-se níveis mais baixos de IL-1β no período de 3 meses em sítios profundos para RSV (p<0,05).