Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2507 Resumo encontrados. Mostrando de 81 a 90


AO084 - Apresentação Oral
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Ipê

Efeito da miliamperagem em tomografia computadorizada de feixe cônico na avaliação de enxerto ósseo ao redor de implantes dentários
Felizardo HMA, Troca BS, Queiroz PM, Gaêta-Araujo H
Dep. de Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a influência da miliamperagem em tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) na avaliação de perda do material de enxertia óssea adjacente à implantes dentários de titânio e zircônia. Vinte implantes de titânio e vinte de zircônia foram instalados em blocos de costela bovina. Utilizando fresa trefina, foi criada uma lacuna de 2 mm entre o implante e o bloco de osso em todas as suas faces e as lacunas foram preenchidos com enxertos ósseos autógenos particulados removidos do próprio corpo de prova. Em metade dos blocos a lacuna ao redor dos implantes foi totalmente preenchida. Na outra metade, o material de enxertia foi removido até a terceira espira do implante na face vestibular. Foram adquiridas imagens de TCFC com diferentes miliamperagens - 4, 6,3 e 10mA - e foram avaliadas por 5 especialistas em radiologia odontológica. Os valores de diagnóstico (área sob a curva ROC, acurácia, sensibilidade e especificidade) foram calculados e comparados entre as variáveis (material do implante e mA) pela análise de variância de dois fatores com nível de significância de 5%. Não houve diferenças estatisticamente significantes na área sob a curva ROC, acurácia, sensibilidade e especificidade para os diferentes tipos de implantes e protocolos utilizados na TCFC (p<0,05).

O uso de um protocolo com menor exposição do paciente à radiação pode ser utilizado sem prejudicar a avaliação da presença de enxerto ósseo adjacente à diferentes tipos de implantes.

(Apoio: CAPES  N° 88887.364874/2019-00)
AO085 - Apresentação Oral
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Ipê

Estudo dos critérios histológicos de displasia epitelial e fluorescência tecidual durante a carcinogênese de língua em modelo animal
Freitas ALS, Montalli VAM, Sperandio M
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Gradação histológica é o padrão-ouro para avaliar lesões epiteliais orais displásicas, no entanto, tem suas limitações. Paralelo à análise-histopatológica, a capacidade de visualização clínica de lesões displásicas com auxílio de dispositivos ópticos vem sido proposta. O objetivo deste estudo foi avaliar os critérios histológicos propostos pela OMS para gradação de lesões displásicas durante o processo de carcinogênese, assim como avaliar a capacidade de visualização precoce das lesões com auxílio de fluoroscopia. 4NQO foi utilizado para indução carcinogênica em língua de camundongos (48), os animais foram eutanasiados em intervalos de tempo pré-definidos, suas línguas fotografadas com auxílio de fluoroscopia e avaliadas histologicamente. Pudemos definir seis critérios precoces mais associados à transformação maligna levando em consideração prevalência, força de correlação e valor de p, são eles: polaridade reversa, perda de coesão epitelial, estratificação epitelial irregular, figura mitótica atípica, aumento de número e tamanho de nucléolos e anisocitose. Utilizando um modelo de inteligência artificial baseado em floresta aleatória a soma dos critérios arquiteturais, citológicos, perda de estratificação e perda de coesão foram os critérios que mais contribuíram para a malignização das lesões displásicas. Fluoroscopia não produziu imagem displásica de maneira precoce.

A soma dos critérios histológicos tem papel importante na predição de malignização de lesões displásicas, uso de fluoroscopia não forneceu informação clínica adicional.

AO086 - Apresentação Oral
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Ipê

Teleconsultoria em estomatologia durante a pandemia da Covid-19: análise de um serviço no Vale do Jequitinhonha
Teles ACO, Gonçalves MWA, Silva LDA, Rocha GF, Miranda JL, Mesquita ATM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisar as características epidemiológicas, socioespaciais e de implementação do serviço de teleconsultoria em estomatologia oferecido em um centro de ensino no Vale do Jequitinhonha, Brasil, durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo transversal realizado no período de março de 2020 a novembro de 2021 a partir da análise de dados da teleconsultoria realizada por meio do aplicativo WhatsApp®. Informações clínicas e sociodemográficas foram coletadas dos solicitantes de consultoria e dos pacientes. A estatística descritiva foi utilizada para análise e apresentação dos dados. O software QGIS® e o aplicativo Google Maps® foram utilizados para as análises socioespaciais. Foram atendidos 85 municípios, totalizando 189 solicitações ao serviço. Dessas solicitações, 129 foram feitas por profissionais de saúde, sobretudo dentistas (n=94, 72,9%). Biópsia incisional (n=55, 28,4%), biópsia excisional (n=42, 21,7%) e tratamento medicamentoso (n=37, 19,1%) foram as principais recomendações da teleconsultoria. As desordens orais potencialmente malignas e neoplasias malignas foram os diagnósticos mais comuns (n=22, 23,0%).

A utilização da teleconsultoria em estomatologia durante a pandemia da COVID-19 possibilitou a manutenção do atendimento de pacientes com lesões suspeitas de malignidade e disponibilizou suporte especializado aos profissionais de saúde no diagnóstico e manejo das lesões bucais.

AO087 - Apresentação Oral
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Ipê

A obesidade influencia o reparo da osteonecrose dos maxilares induzida por bifosfonatos em ratos
Pontes JCX, Lima WJM, Sousa MCP, Araújo RS, Santos ABR, Alves AF
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisar a influência da obesidade no desenvolvimento da osteonecrose dos maxilares induzida por bifosfonatos (ONMB). Utilizou-se 24 ratos Wistar (Rattus Norvegicus) com 30 dias e 180 g. Divididos em grupos: Sadio (1), Osteonecrose (2), Obeso (3) e Obeso com osteonecrose (4). Induziu-se obesidade durante 16 semanas por meio de dieta com alto índice glicêmico nos grupos 3 e 4. Após isso, induziu-se ONMB por 8 semanas aplicando-se ácido zoledrônico 250 µg/kg, via intraperitoneal, uma vez por semana, nos grupos 2 e 4. A ONMB foi desencadeada por exodontia do primeiro molar inferior esquerdo. A obesidade foi avaliada por meio dos índices de Lee, de adiposidade e de massa corporal (IMC). As lesões maxilares foram avalias macroscopicamente quanto a presença de osso exposto e reparo epitelial e microscopicamente por histoquímica para quantificar a área de necrose. Os dados, expressos por médias percentuais, foram analisados por meio da análise de variância "one-way" e pós-teste de Tukey (p<0,05). O modelo de obesidade foi confirmado pelo aumento dos índices de Lee, de adiposidade e IMC nos grupos 3 e 4, nestes grupos observou-se média do tamanho dos adipócitos maior que nos grupos 1 e 2. A área de necrose para os grupos 2, 3 e 4 foi maior que o grupo 1, que apresentou osteócitos nucleados. No grupo 2 os osteócitos estavam anucleados. Nos grupos 3 e 4, haviam osteócitos anucleados e áreas de sequestro ósseo.

A obesidade prejudica o reparo do tecido ósseo independentemente de estar associada à osteonecrose dos maxilares induzida por bifosfonatos.

AO088 - Apresentação Oral
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Ipê

Fatores que influenciam na identificação de sexo biológico por meio de Deep Learning em Radiografias Panorâmicas Digitais
Costa C, Santos VHP, Silva RLB, Kim JH, Santos DG, Vicente R, Costa JO, Ciconelle ACM
ESTOMATOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os exames das Radiografias Panorâmicas digitais (RP) podem ser utilizados para identificar o sexo biológico através de uso de Inteligência Artificial (IA), mais especificamente Deep Learning. O objetivo deste estudo é desenvolver uma rede neural convolucional (CNN) para identificação do sexo biológico e avaliar o desempenho do modelo de acordo com a quantidade de panorâmicas utilizada no modelo e também outros fatores como: o tipo de dentição, quantidade de dentes ausentes e proporção dos grupos (masculinos ou femininos). O banco de dados utilizado foi de 22.200 RP de origem multicêntrica em São Paulo, Brasil. Baseado pelo número de RP que foi utilizado para este estudo foi possível observar que quando a proporção de grupos masculinos e femininos não foi obedecida em 1:1, houve diferença de até 6,9% na acurácia do performance do CNN. O aumento de quantidades de dados como um todo não demonstrou ser um fator dependente significante. Tipo de dentições e limites de dentes ausentes demonstraram fatores sensíveis para rendimento das acurácias. O fator biológico (sexo) demonstrou maior acurácia na identificação do sexo feminino.

Diante das limitações deste estudo, os fatores como: sexo, proporção de alocação entre os grupos de sexo, tipo de dentição e limite de dentes ausentes influenciam na performance do modelo da CNN para identificação dos sexos em RP.

(Apoio: CAPES  N° 23009)
AO089 - Apresentação Oral
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Ipê

Silenciamento de agrin em osteócitos modula sua atividade e reduz a formação óssea
Adolpho LF, Gomes MPO, Bighetti-Trevisan RL, Souza ATP, Rosa AL, Beloti MM
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A proteína agrin modula a diferenciação osteoblástica, podendo também regular a atividade de osteócitos. Nosso objetivo foi avaliar o efeito de agrin expresso por osteócitos na atividade de osteócitos in vitro e na formação óssea in vivo. A expressão gênica dos marcadores de osteócitos Sost e Rankl e dos componentes da via de Wnt β-catenina e Tcf7 foi avaliada aos 3 dias por PCR em tempo real em células da linhagem osteocítica Ocy454 modificadas por CRISPR para silenciar agrin (n=4, teste t, p≤0,05). Fêmures de camundongos com 6 semanas, geneticamente modificados pelo sistema Cre/lox para deleção de agrin em osteócitos, e de animais controle foram avaliados por µCT (n=6, Mann-Whitney, p≤0,05). O silenciamento de agrin em células Ocy454 aumentou a expressão de Rankl e do inibidor da via de Wnt Sost, o que pode explicar a redução da expressão de β-catenina e Tcf7. A deleção de agrin em osteócitos de camundongos diminuiu a formação óssea, com redução do volume ósseo, número de trabéculas e densidade mineral óssea, e aumento da porosidade tecidual. A menor formação óssea pode estar relacionada ao controle que osteócitos exercem sobre a atividade de osteoblastos e osteoclastos, uma vez que o aumento da expressão de Sost e Rankl em osteócitos pode reduzir a atividade de osteoblastos, por inibir a via de Wnt, e aumentar a de osteoclastos, por ativação do sistema Rankl/Rank.

Portanto, a expressão de agrin por osteócitos pode ser alvo terapêutico para modular o metabolismo ósseo e favorecer terapias regenerativas nas áreas de cirurgia buco-maxilo-facial, periodontia e implantodontia.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2020/14950-4   |  CAPES  N° 88887.669765/2022-00  |  CNPq  N° 303464/2016-0)
AO090 - Apresentação Oral
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Ipê

Análise in vitro das propriedades da eriocitrina sobre a atividade de fibroblastos L929
Gonçalves VP, Bione FTSC, Carvalho JS, Maquera-Huacho PM, Spolidorio DMP, Spolidorio LC
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho foi avaliar as propriedades do flavonoide eriocitrina (Erioc) sobre a atividade in vitro de fibroblastos L929. As células foram cultivadas concomitante ou não a diferentes concentrações de eriocitrina (1, 25 e 50 µM) e, após 1, 3 ou 7 dias, os seguintes desfechos foram avaliados: viabilidade e proliferação celular, atividade migratória celular (ensaio de arranhão), síntese de colágeno e expressão de fatores de crescimento FGF e TGF-β1. A análise estatística dos dados foi realizada através do software GraphPad Prism 8. O tratamento com Erioc não comprometeu a viabilidade in vitro dos fibroblastos L929. A atividade migratória dos fibroblastos, em 24 hrs, foi estimulada pelo tratamento com Erioc a 1µM e 25µM (p<0.05) e, em 72 horas as concentrações de 1 e 25µM promoveram significativa redução da área do arranhão (p<0.05). O tratamento com Erioc 1μM promoveu significativo aumento na produção de colágeno, comparando-se aos grupos controle e eriocitrina 25 e 50µM (p<0.05). O tratamento com Erioc 25 e 50 µM, em 7 dias, reduziu significativamente a expressão de TGF-β1 e FGF, e o composto a 1 µM promoveu aumento expressivo de TGF-β1 (p<0.05).

Os resultados permitem concluir que a eriocitrina em baixa concentração, modulou a atividade e função in vitro dos fibroblastos L929 nas condições avaliadas, estimulando a migração celular e produção de colágeno in vitro, sugerindo-se uma correlação ao aumento expressivo de TGF- β1.

AO091 - Apresentação Oral
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Ipê

Efeito da fotobiomodulação na expressão de genes relacionados à diferenciação de células-tronco mesenquimais e da via de sinalização Wnt
Bueno NP, Bighetti-Trevisan RL, Oliveira FS, Beloti MM, Marques MM, Ferraz EP
Cirurgia, Prótese e Traumatologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Células-tronco mesenquimais (CTMs) de diferentes origens se destacam na engenharia de tecido ósseo, principalmente por seu potencial osteogênico e propriedades imunomoduladoras. CTMs derivadas do tecido adiposo (CTMs-TA) podem ser obtidas por métodos pouco invasivos e em maior quantidade comparado às CTMs de outras fontes. No entanto, apresentam como desvantagem menor potencial osteogênico. A fotobiomodulação (FBM) é uma terapia não invasiva e de baixo custo capaz de aumentar o potencial osteogênico de CTMs, envolvendo diferentes vias de sinalização. Assim, o objetivo do estudo foi avaliar o efeito da FBM na expressão gênica relacionada à diferenciação de CTMs-TA e da via de sinalização Wnt. CTMs foram cultivadas e irradiadas (CTMs-FBM) a cada 72h (660nm; 0,14J; 20mW; 0,714 W/cm2; 5J/cm2) e avaliadas quanto a expressão de genes marcadores ósseos (Alp, Runx2, Opn) e da via Wnt (Ctnnb1, Wnt10b, Lpr5, Axin1, Cebpg, Cebpb) aos 1, 3, 7 e 10 dias. Os dados foram comparados por ANOVA 2 fatores (p≤0,05). A FBM aumentou a expressão de Alp e Runx2 nos períodos iniciais (p<0,001) e modulou a expressão dos marcadores da via Wnt. Os resultados iniciais indicam aumento de Wnt10b, Axin1, Lpr5 e Ctnnb1 no grupo submetido à FBM e diminuição na expressão dos genes relacionados à diferenciação adipocítica Pparg, Cebpb, Cebpg (p<0,001).

Nossos resultados confirmam o efeito da FBM na modulação de genes relacionados à diferenciação de CTMs e sua relação com a via Wnt, indicando que a FBM pode contribuir em estratégias de reparo ósseo na engenharia tecidual utilizando CTMs-TA.

AO092 - Apresentação Oral
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Ipê

Análises in silico de variantes genéticas associadas à doença periodontal localizadas em elementos cis-regulatórios candidatos
Nóbrega TE, Marques MR
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Variantes genéticas (VGs) têm sido associadas à patogênese da doença periodontal (DP), mas pouco é sabido sobre os mecanismos de como tais VGs podem influenciar esta doença. Sabendo-se que VGs podem modular significativamente a expressão gênica quando localizadas em elementos cis-regulatórios (ECRs), objetivou-se avaliar se VGs associadas à DP em região não-codificante estavam localizadas em regiões candidatas à ECRs. VGs associadas à DP foram selecionadas no catálogo NHGRI-EBI GWAS e por meio de uma revisão integrativa no PubMed. A análise qualitativa foi realizada no Genome Browser (GB) para categorizar as VGs de acordo com sua localização em genes codificantes de proteínas (CP) e RNA não-codificante (RNC). As VGs localizadas em região não-codificante foram analisadas quanto à presença de ECRs no GB usando os bancos de dados ENCODE cCRES e GeneHancer. Além disto, uma avaliação da interação entre ECRs e prováveis genes-alvo foi feita, bem como a expressão tecidual destes genes. 788 VGs foram obtidas de artigos elegíveis e mais de 10% destas estavam em região exônica. 30 VGs em genes CP estavam em regiões regulatórias em ambos os bancos de dados, enquanto para gene RNC havia três. Genes previamente relacionados com à DP, como IL37 e CDKN2B-AS1, foram encontrados na análise de interação entre ECRs e genes.

Conclui-se que existem VGs associadas à patogênese da DP em região não-codificante do genoma humano localizadas em sequências candidatas à ECRs. Espera-se que ensaios de validação funcional possam confirmar se a presença destas VGs regula a expressão dos genes preditos

AO093 - Apresentação Oral
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Ipê

Análise da qualidade de vida em pacientes submetidos a tratamento cirúrgico ablativo para ameloblastomas mandibulares
Gurgel BCMS, Martins-De-barros AV, Rocha JC, Carvalho MV, Araújo FSMS, Silva EDO, Almeida RAC, Araújo FAC
Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A escolha da modalidade de tratamento mais adequada para os ameloblastomas ainda é um tema controverso. Além dos desfechos clínicos de recorrência, parâmetros subjetivos centrados no paciente, como a qualidade de vida (QV), devem ser considerados nesta decisão. O objetivo deste estudo foi avaliar os escores de QV e fatores associados em pacientes submetidos a cirurgia ablativa para o tratamento de ameloblastomas mandibulares. Trata-se de um estudo transversal. A QV foi avaliada por meio do Questionário de Qualidade de Vida da Universidade de Washington para pacientes com tumores de cabeça e pescoço (UW-QOL) e do questionário Oral Health Impact Profile (OHIP-14). O teste de Mann-Whitney e o teste t para amostras independentes foram utilizados para avaliar a associação entre os escores de QL e as variáveis preditivas, adotando um valor de significância de 5%. Vinte indivíduos foram incluídos no estudo, sendo a maioria homem (70%). A média de idade foi 29,55±13,28 anos. Dez indivíduos (50%) foram submetidos a pelo menos uma ressecção cirúrgica radical. A maioria dos participantes relatou prejuízo nos domínios 'Aparência', 'Mastigação', 'Fala' e 'Ansiedade' do UW-QOL. A pontuação média do OHIP-14 foi de 4,75±3,36. Os piores escores do OHIP-14 foram associados a perdas dentárias anteriores devido ao tratamento (p = 0,013).

O tratamento cirúrgico de ameloblastomas mandibulares resulta em prejuízo funcional e estético significativo, impactando na QV dos pacientes. A perda de dentes anteriores foi um fator preditivo significativo de piores escores de qualidade de vida.