Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2478 Resumo encontrados. Mostrando de 421 a 430


PN0323 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação in vitro da ação antimicrobiana da água ozonizada sobre Staphylococcus ssp. em superfíces de inox de uso odontológico
Krueger GF, Martins CB, Younan KZ, Cassiano LL, Hernández PAG, Miguens-Jr. SAQ
odontologia UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Investigar se a água ozonizada apresenta ação antimicrobiana sobre Staphylococcus ssp presentes em superfícies de bandejas de inox utilizadas em odontologia. O estudo in vitro utilizou dois grupos experimentais com desinfecção mecânica com gaze embebida em água ozonizada (GAO) e álcool 70% (GAL) e dois grupos controle sem intervenção (GC) e com simulação de desinfecção com soro fisiológico 0,9% (GCS). Cada grupo foi composto por 10 bandejas de inox contaminadas com cepa de Staphylococcus spp isolada de instrumental odontológico. Após reconstituição microbiológica, houve diluição seriada das amostras, semeadura em placa de Petri e incubação em estufa à 37°C/24h. A absorbância e crescimento bacteriano foram analisados por espectrofotômetro e os resultados expressos em UFC/ml. O GAL (1,60±2,5) e GAO (24±26,77) tiveram contagens de UFC/ml significativamente menores que os grupos controle (p=0.000). Na comparação dos grupos, as menores contagens de UFC/ml foram no GAL (p=0.000), porém na diluição 10-3 o GAO mostrou efeito antimicrobiano semelhante ao GAL.

Neste estudo, mesmo que o álcool 70% tenha apresentado maior diminuição de UFC/ml, a água ozonizada tem potencial como agente desinfetante de superfícies de inox de uso odontológico por apresentar efeito antimicrobiano sobre Staphylococcus ssp.

(Apoio: CAPES)
PN0325 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da imunoexpressão de IL-6 em lesões perirradiculares de portadores de Anemia Falciforme
Inoue T, Pinto KMMC, Bastos AGR, Silva AMB, Brasil SC, Pires FR, Armada L
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da anemia falciforme na imunoexpressão de IL-6 em lesões perirradiculares. Para realizá-lo, foram selecionadas 40 lesões perirradiculares (20 portadores de anemia falciforme e 20 grupo controle). Lâminas silanizadas contendo cortes de parafina foram utilizadas para realizar as reações imunohistoquímicas utilizando o anticorpo primário IL-6 (1:500). A análise das imagens foi realizada com microscópio óptico de acordo com o número de marcações positivas para o anticorpo, atribuiu-se valores de 0 a 2 para cada campo. Considerou-se as áreas observadas negativas a focal, quando não houve células positivas ou menos de 5%; fraco a moderado quando 5% a 50%; e forte, quando >50%. A análise comparativa dos dados considerou a significância estatística de 5% (p<0,05). Os resultados da avaliação qualitativa revelaram que o grupo controle apresentava maior quantidade de casos focais e fracos/moderados enquanto o grupo de estudo, maior quantidade de casos fracos/moderados e fortes. Através da avaliação quantitativa foi possível observar que o grupo de estudo apresentou expressão significativamente maior de IL-6 (p<0,05) quando comparado ao grupo controle.

Conclui-se através deste estudo que as alterações sistêmicas provocadas pela anemia falciforme foram capazes de influenciar a expressão de IL-6, citocina pró-inflamatória envolvida na reabsorção óssea, influenciando assim na fisiopatologia da lesão perirradicular.

PN0326 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Triagem toxicológica de anestésicos tópicos de uso odontológico a partir do modelo da membrana corioalantóica (CAM) do embrião de galinha
Bezerra AAC, Pestana AM, Moraes LCD, Leite MFMB
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar in vivo os efeitos tóxicos de formulações comerciais de anestésicos tópicos de uso odontológico através de um método alternativo, a fim de possibilitar a triagem toxicológica de novas formulações de maneira simples e rápida. Para isto, foi utilizado o modelo da membrana corioalantóica (CAM) do embrião de galinha, realizado de acordo com a metodologia descrita no protocolo nº 96 do European Centre for the Validation of Alternative Methods (ECVAM) com pequenas adaptações. Foram utilizados 144 ovos embrionados, incubados a 37,5 °C e UR de 55-65%, durante 10 dias. No 10° dia, eles foram inspecionados para constatação do embrião vivo (ovoscopia), confecção da janela de acesso na casca, exposição da CAM e seu registro fotográfico, seguido da aplicação de 300 µL dos controles (positivo - hidróxido de sódio; negativo - solução salina) ou 300 mg das formulações-teste (Benzotop®; Labcaína®; Lidocaína®; e EMLA®). Após 3 minutos, a CAM foi lavada e fotografada. Hemorragia, lise dos vasos, e coagulação foram pontuados segundo o protocolo mencionado, e as formulações foram classificadas segundo as categorias: "não-irritante", "levemente irritante", "moderadamente irritante", "irritante" e "severamente irritante". O controle negativo e o positivo foram classificados como "não-irritante" e "irritante", respectivamente. Todas as formulações comerciais foram classificadas como "moderadamente irritantes".

O modelo da CAM mostrou ter potencial como método de triagem toxicológica de anestésicos tópicos de uso odontológico.

PN0327 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Expressão de genes relacionados à aciduricidade em Streptococcus mutans presentes em superfícies radiculares hígidas e com lesão de cárie
Santos HSB, Damé-Teixeira N, Do T, Parolo CCF, Maltz M, Arthur RA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Streptococcus mutans (SM) são altamente acidogênicos e ácido-tolerantes. A aciduricidade (ACD) é fundamental para a sobrevivência no biofilme cariogênico. Apesar dos mecanismos de ACD de SM terem sido bem explorados sob condições laboratoriais, pouco se sabe sobre estes mecanismos em biofilmes formados sob condições clínicas. Este estudo objetivou avaliar a expressão de genes de ACD e funções associadas em SM presentes em superfícies radiculares hígidas (SRH) ou com lesão de cárie (SRC). O mRNA microbiano foi extraído de biofilme de SRH e biofilme+dentina cariada de SRC e sequenciado (Illumina). Os dados obtidos pelo RNA-Seq (n=10 para SRH e n=9 para SRC) foram mapeados contra o genoma de referência (S. mutans UA159). Uma busca na literatura foi realizada para identificar os genes de ACD de SM (n=225) os quais foram considerados como referência. A expressão diferencial foi realizada usando o R DESeq2. O total de reads associados aos 225 genes foi de 7,6x104 e de 3,0x106 para SRH e SRC, respectivamente. Destes genes, 69 foram super-expressos em SRC correspondendo às seguintes funções: metabolismo e transporte de açúcares, metabolismo de nucleotídeos e nucleosídeos, biossíntese de aminoácidos, atividade de membrana plasmática, comunicação celular, resposta a fatores externos e reparo de macromoléculas.

Desta forma, diferentes genes e funções estão envolvidos com ACD de SM, os quais podem ser considerados como prováveis marcadores de virulência do biofilme cariogênico.

PN0328 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Zerumbona potencializa o efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana em biofilmes de Candida albicans
Pereira CAA, Pereira ALG, Jordão CC, Pavarina AC
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre Zerumbona (ZER) e a terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT), mediada por Photodithazine® (200 mg/L) e luz LED (660nm; 50 J/cm2), sobre biofilmes de Candida albicans susceptíveis ao fluconazol (CaS). Biofilmes de 48 horas foram pré-incubados com ZER por 20 min, seguida da aplicação do fotossensibilizador (P) e da luz (L), de forma isolada ou em associação, originando 8 grupos de tratamento (P+L+, P-L+, P+L-, P-L-, P-L-ZER, P+L+ZER, P+L-ZER e P- L+ZER; n=12). A eficácia dos tratamentos foi avaliada por meio da contagem de unidades formadoras de colônias (UFC), biomassa total e insolúvel e quantificação dos componentes da matriz extracelular (MEC): proteínas, polissacarídeos solúveis em água (WSP) e em álcali (ASP), e DNA extracelular (eDNA). Os dados foram submetidos ao teste ANOVA three-way. A associação da ZER com aPDT (P+L+ZER) apresentou a maior eficácia entre os grupos de tratamento, reduzindo a viabilidade celular em 2,4 log10 (35,8%) e a biomassa total (61,6%) e insolúvel (55,5%). Também foi observado redução dos componentes da MEC dos biofilmes, como proteínas insolúveis (18,1%), WSP (70,8%), ASP (26,9%) e eDNA (84,1%) em comparação ao grupo controle (P-L-). A quantificação de proteínas totais não apresentou diferença estatística entre os tratamentos.

A exposição de biofilmes de CaS à ZER seguida da aPDT potencializou o efeito antibiofilme, reduzindo a viabilidade celular, a biomassa e os componentes da MEC, sendo uma alternativa promissora para terapias antifúngicas.

PN0330 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da imunoexpressão de RANK-L em lesões perirradiculares de portadores de Anemia Falciforme
Eberienos ICS, Pinto KMMC, Bastos AGR, Silva AMB, Brasil SC, Pires FR, Armada L
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da anemia falciforme na imunoexpressão de RANK-L em lesões perirradiculares. Para realizá-lo, foram selecionadas 40 lesões perirradiculares (20 portadores de anemia falciforme e 20 grupo controle). Lâminas silanizadas contendo cortes de parafina foram utilizadas para realizar as reações imunohistoquímicas utilizando o anticorpo primário RANK-L (1:200). A análise das imagens foi realizada com microscópio óptico de acordo com o número de marcações positivas para o anticorpo, atribuiu-se valores de 0 a 2 para cada campo. Considerou-se as áreas observadas negativas a focal, quando não houve células positivas ou menos de 5%; fraco a moderado quando 5% a 50%; e forte, quando >50%. A análise comparativa dos dados considerou a significância estatística de 5% (p<0,05). Os resultados da avaliação qualitativa revelaram que o grupo controle apresentava maior quantidade de casos fracos/moderados enquanto o grupo de estudo, maior quantidade de casos fortes. Através da avaliação quantitativa foi possível observar que o grupo de estudo apresentou expressão significativamente maior de RANK-L (p=0,001) quando comparado ao grupo controle.

Conclui-se através deste estudo que as alterações sistêmicas provocadas pela anemia falciforme foram capazes de influenciar a expressão de RANK-L, proteína envolvida na reabsorção óssea, influenciando assim na fisiopatologia da lesão perirradicular.

PN0331 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Espectroscopia Terahertz no Domínio do Tempo (THz-TD) de Tecido Dentário Saudável e Cariado
Silva CP, Pereira ACMV, Moraes SLD, Araújo RE, Gomes ASL, Lopes DS
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Tecidos saudáveis e cariados podem apresentar diferenças significativas do índice de refração e valores de extinção na frequência de Terahertz (THz), indicando alterações. Dessa forma, este estudo visou caracterizar as estruturas dos tecidos dentais por espectroscopia Terahertz no domínio do tempo (THz-DT), a fim de analisar quantitativa e qualitativamente dentes saudáveis e cariados em ambiente seco e úmido. Quinze dentes permanentes humanos recém-extraídos para fins ortodônticos foram seccionados e classificados como hígidos ou cariados através de avaliação por um estereomicroscópio com ampliação de 20x, e após isso, um sistema caseiro THz-DT irradiou até 1,25 THz nas amostras. Os autores sugerem que a cárie aparece como uma região de maior absorção em relação às estruturas saudáveis, provavelmente devido a uma diminuição da densidade do esmalte, influenciado por ar em lesões cariosas cavitadas e que podem ser provocadas pela formação de dentina esclerótica. Isso pode sugerir que o tecido cariado não está absorvendo, mas sim espalhando a radiação THz.

A espectroscopia de THz pode ser utilizada na avaliação do tecido dentário, pois, tecidos saudáveis e cariados apresentaram diferenças significativas de índice de refração e valores de extinção na frequência de THz.

PN0333 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Caracterização de um modelo de dor orofacial associada à fibromialgia em camundongos
Volkweis MCC, Tomasi LA, Domingues PS, Campos MM
Cirurgia Bucomaxilofacial PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As disfunções temporomandibulares (DTM) representam uma comorbidade comumente observada na fibromialgia. Este estudo caracterizou um modelo de dor orofacial em camundongos submetidos à indução de fibromialgia. Os protocolos foram aprovados pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/PUCRS 10692). Foram utilizados camundongos CF-1 fêmeos (25-30 g). Para a caracterização do modelo, os animais foram submetidos à indução de fibromialgia, pela aplicação de reserpina (0,25 mg/kg; s.c.), uma vez ao dia, por três dias. No quarto dia, a dor orofacial foi induzida pela injeção intra-masseter de adjuvante completo de Freund (CFA; 10 μl). A indução combinada de fibromialgia e dor orofacial resultou em um aumento significativo dos escores indicativos de nocicepção, de acordo com a escala Grimace (28,4 ± 2,9), em comparação aos grupos controle com fibromialgia (13,9 ± 2,2) ou dor orofacial (3,5 ± 0,9) isoladas. Também foi observado um aumento do comportamento do tipo depressivo (↑ 115%), avaliado pelo tempo de imobilidade no teste de suspensão da cauda, com uma redução do comportamento exploratório focado (↓ 34%), no teste do hole-board.

A indução combinada de fibromialgia e dor orofacial resultou na exacerbação de comportamentos clinicamente relevantes para as duas condições. Após uma caracterização mais ampla, o modelo poderá servir para avaliar novas alternativas terapêuticas em pacientes com quadros de fibromialgia e DTM.

PN0334 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Otimização do efeito do Pelargonium sidoides associado à luz na adesão de Candida albicans e influência no metabolismo de células epiteliais
Malheiros SS, Cardoso LM, Reina BD, Basso FG, Dovigo LN
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A alta prevalência de infecções fúngicas em usuários de prótese demanda novos tratamentos. A terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) têm resultados promissores e pode ser otimizada pela utilização de extratos naturais pluripotentes, como o Pelargonium sidoides (PS) como fotossensibilizador. Este estudo avaliou o efeito do PS, associado ou não à luz (λ=460 nm; 50 J/cm2), sobre a formação de biofilmes de C. albicans e viabilidade de células epiteliais. A caracterização fotoquímica do extrato foi realizada. O efeito dos tratamentos na adesão fúngica a superfície abiótica (poliestireno) e formação de biofilmes (48h) foi avaliado pelo número de unidades formadores de colônia. A adesão fúngica às células epiteliais foi quantificada. A citocompatibilidade foi avaliada quanto a viabilidade, produção de óxido nítrico (NO) e proteínas totais (TP) e adesão das células após os protocolos. Dados foram analisados descritivamente e com modelos de análise de variância (α=0,05). O PS tem alta absorção de luz e baixa fotodegradação em 460nm. A adesão de C. albicans à superfície abiótica e a formação de biofilme não foi afetada pelos tratamentos (p≥0,05), entretanto, a associação de PS + Luz reduziu significativamente a adesão da levedura às células epiteliais (p<0,001). A redução de viabilidade e adesão de células epiteliais pelo PS, bem como a modulação dos níveis de NO e PT, foi concentração-dependente (p≤0,001).

Conclui-se que a aPDT mediada pelo PS pode ser um tratamento eficaz e promissor para prevenir a adesão de C. albicans às células epiteliais e modular seu metabolismo.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2020/10200-0)
PN0335 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Estudo das marcas comerciais de silano na resistência de união à cerâmica odontológica
Rocha RLRP, Komegae GH, Ferruzzi F, Salmeron S, Freitas KMS, Sundfeld-Neto D, Pini NIP
ASSOCIAÇÃO MARINGÁ DE ENSINO SUPERIOR
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Para adequada longevidade das restaurações em cerâmica, o protocolo de tratamento da superfície interna desses materiais deverá reproduzir a aplicação de um ácido fluorídrico, seguido da aplicação de um agente de união químico chamado silano. Existem diversas marcas comerciais de silano no mercado odontológico mas pouco é debatido sobre a eficácia entre os diversos fabricantes. O objetivo é avaliar o efeito de diferentes marcas comerciais de silano na qualidade da união à uma cerâmica vítrea reforçada por dissilicato de lítio. Após condicionamento com ácido fluorídrico 5% durante 20 segundos, quarenta e oito discos de IPS e.max Press (EMX) foram aleatoriamente distribuídos em 4 grupos (n=12) de acordo com a marca comercial do silano: GL (Gluma Ceramic PrimerTM - Heraeus Kulzer); SM (SilanoTM - Maquira); SA (SilanoTM - Angelus) e RP (RelyX Ceramic PrimerTM - 3M Oral Care). Aplicou-se uma camada de adesivo e, em seguida, cilindros de cimento resinoso foram confeccionados e submetidos ao testes de resistência de união pelo microcisalhamento após 24 horas de armazenagem em água. Os dados (em MegaPascal) foram submetidos ao teste de ANOVA-1 fator (α=0,05). As diferentes marcas comerciais de silano apresentaram semelhante eficácia após o teste de resistência de união pelo microcisalhamento após 24 horas de armazenagem em água (p>0,05).

Após 24 horas, não há influência da marca comercial do silano na qualidade da união à uma cerâmica vítrea reforçada por dissilicato de lítio.