Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2499 Resumo encontrados. Mostrando de 421 a 430


PN0320 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise do padrão clínico de abcessos periapicais agudos em unidade hospitalar do Distrito Federal
Martins DCMM, Costa RA, Lima TSS, Ramos RF, Alencar SA, Dias SC, Rezende TMB
Ciências da Saúde UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A intensidade e duração de infecções odontogênicas podem variar dependendo do tratamento no pronto atendimento. Este trabalho avaliou pacientes com abcesso periapical agudo que acessaram a urgência do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF). Dados clínicos e hemogramas foram coletados dos prontuários eletrônicos (CAAE: 57475816.8.0000.0029) e analisados após separação em 3 grupos: pacientes que acessaram o IHBDF sem uso de antibiótico e sem intervenção local (Grupo 1); pacientes que acessaram o IHBDF com uso de antibiótico, sem intervenção local e não foram hospitalizados (Grupo 2); e pacientes que acessaram o IHBDF com uso de antibiótico, sem intervenção local e foram hospitalizados (Grupo 3). Observou-se que os pacientes dos Grupos 2 e 3 apresentaram maior percentual de sintomas graves, como dispneia (28,4%), disfagia (39,2%), febre (42,5%) e maior evolução da infecção, comparados aos pacientes do Grupo 1. Também foram observadas alterações nos hemogramas dos pacientes dos Grupo 2 e 3, com aumentos nas taxas de leucócitos e neutrófilos (p≤0,05) em relação ao grupo 1. Estas alterações séricas, juntamente com a gravidade dos casos foram decisivos para necessidade de internação (1-5 dias) de 64% dos pacientes (Grupo 3). Em adição, os pacientes do Grupo 3 apresentaram aumentos nas taxas de leucócitos e eosinófilos, quando comparados com as do Grupo 2 (p<0,05).

Estes resultados permitem uma reflexão sobre as condutas realizadas nos casos de abcessos periapicais agudos e suas possíveis repercussões.

PN0321 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Relação entre atividade Redox e armadilhas extracelulares de neutrófilos na gênese e desenvolvimento da lesão periapical
Alves GR, Silva CMPC, Silva LAB, Massoni VV, Politi MPL, Nelson-Filho P, Araujo LDC, Segato RAB
Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do trabalho foi avaliar a relação das espécies reativas de oxigênio (ROS) e antioxidantes e a liberação de armadilhas extracelulares de neutrófilos (NETs) no desenvolvimento da lesão periapical (LP) induzida em camundongos. Os animais foram avaliados aos 0, 2, 5, 7, 21 e 42 dias após a indução das lesões periapicais. Foram realizadas: descrição do canal radicular e das regiões apical e periapical; mensuração da LP; contagem de neutrófilos nas lâminas coradas em hematoxilina-eosina. Também foi feito imunohistoquímica para mieloperoxidase (MPO), óxido nítrico sintase induzível (iNOS), superóxido dismutase (SOD), glutationa redutase (GR) e catalase (CAT), co-localização da elastase de neutrófilo (NE) e histona 3 citrulinada (H3Cit) e da MPO e H3Cit; além de qRT-PCR para as mesmas enzimas. Os dados foram analisados estatisticamente com nível de significância de 5%. Foi observado maior número de neutrófilos nos períodos de 21 e 42 dias. Nesses períodos houve maior formação de NETs, evidenciada pela co-localização tanto de NE, como de MPO, com H3Cit e houve maior geração de MPO e iNOS.

Logo, os períodos mais crônicos das lesões periapicais apresentaram elevada atividade redox, maior número de neutrófilos e formação de NETs, sugerindo que houve uma relação entre a geração de ROS e liberação de NETs com a destruição tecidual periapical.

PN0322 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O prebiótico arginina inibe a atividade da enzima GtfB de Streptococcus mutans
Figueiredo VSA, Bueno PC, Feiria SNB, Ricomini-Filho AP, Klein MI
Departamento de Biologia Buco Dental FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Streptococcus mutans é a principal bactéria produtora de glucanos insolúveis em água (exopolissacarídeos) que compõem a matriz extracelular de biofilmes cariogênicos. Os glucanos são sintetizados por exoenzimas glucosiltransferases ou Gtfs. Este estudo investigou o efeito de prebióticos putativos na atividade de GtfB: amino açúcar (N-acetilglicosamina), aminoácidos (arginina, prolina), ureia e nitrato de sódio. O controle do ensaio foi a não adição de suplemento prebiótico. A exoenzima GtfB foi purificada e armazenada (-75oC). Alíquotas da enzima foram distribuídas em microtubos. Após, foram adicionados o substrato da enzima (sacarose, com dextrano) e os prebióticos individualmente. A reação ocorreu durante incubação (37oC, 4h). Os glucanos foram precipitados pela adição de etanol 92%, seguido de incubação (-20oC, 18h). Depois, esses glucanos foram lavados (3X com etanol 70%) e secos. Posteriormente, foi adicionado 200 µL de NaOH 1M para solubilização dos glucanos e uma alíquota foi utilizada para determinar a quantidade via método fenol-ácido sulfúrico. Neste ensaio, foi usada uma curva com concentrações conhecidas de glicose e a reação colorimétrica foi verificada (490 nm). Foram executados 2 ensaios, em triplicata para tubos com GtfB e em duplicata para tubos sem a enzima (controles do ensaio). Observou-se que dentre as substâncias testadas, apenas a arginina inibiu a atividade de GtfB.

Portanto, dentre os supostos prebióticos, apenas arginina que já é utilizada em produtos de higiene oral foi eficaz contra a síntese de glucanos insolúveis em água.

PN0323 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação in vitro da ação antimicrobiana da água ozonizada sobre Staphylococcus ssp. em superfíces de inox de uso odontológico
Krueger GF, Martins CB, Younan KZ, Cassiano LL, Hernández PAG, Miguens-Jr. SAQ
odontologia UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Investigar se a água ozonizada apresenta ação antimicrobiana sobre Staphylococcus ssp presentes em superfícies de bandejas de inox utilizadas em odontologia. O estudo in vitro utilizou dois grupos experimentais com desinfecção mecânica com gaze embebida em água ozonizada (GAO) e álcool 70% (GAL) e dois grupos controle sem intervenção (GC) e com simulação de desinfecção com soro fisiológico 0,9% (GCS). Cada grupo foi composto por 10 bandejas de inox contaminadas com cepa de Staphylococcus spp isolada de instrumental odontológico. Após reconstituição microbiológica, houve diluição seriada das amostras, semeadura em placa de Petri e incubação em estufa à 37°C/24h. A absorbância e crescimento bacteriano foram analisados por espectrofotômetro e os resultados expressos em UFC/ml. O GAL (1,60±2,5) e GAO (24±26,77) tiveram contagens de UFC/ml significativamente menores que os grupos controle (p=0.000). Na comparação dos grupos, as menores contagens de UFC/ml foram no GAL (p=0.000), porém na diluição 10-3 o GAO mostrou efeito antimicrobiano semelhante ao GAL.

Neste estudo, mesmo que o álcool 70% tenha apresentado maior diminuição de UFC/ml, a água ozonizada tem potencial como agente desinfetante de superfícies de inox de uso odontológico por apresentar efeito antimicrobiano sobre Staphylococcus ssp.

(Apoio: CAPES)
PN0325 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da imunoexpressão de IL-6 em lesões perirradiculares de portadores de Anemia Falciforme
Inoue T, Pinto KMMC, Bastos AGR, Silva AMB, Brasil SC, Pires FR, Armada L
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da anemia falciforme na imunoexpressão de IL-6 em lesões perirradiculares. Para realizá-lo, foram selecionadas 40 lesões perirradiculares (20 portadores de anemia falciforme e 20 grupo controle). Lâminas silanizadas contendo cortes de parafina foram utilizadas para realizar as reações imunohistoquímicas utilizando o anticorpo primário IL-6 (1:500). A análise das imagens foi realizada com microscópio óptico de acordo com o número de marcações positivas para o anticorpo, atribuiu-se valores de 0 a 2 para cada campo. Considerou-se as áreas observadas negativas a focal, quando não houve células positivas ou menos de 5%; fraco a moderado quando 5% a 50%; e forte, quando >50%. A análise comparativa dos dados considerou a significância estatística de 5% (p<0,05). Os resultados da avaliação qualitativa revelaram que o grupo controle apresentava maior quantidade de casos focais e fracos/moderados enquanto o grupo de estudo, maior quantidade de casos fracos/moderados e fortes. Através da avaliação quantitativa foi possível observar que o grupo de estudo apresentou expressão significativamente maior de IL-6 (p<0,05) quando comparado ao grupo controle.

Conclui-se através deste estudo que as alterações sistêmicas provocadas pela anemia falciforme foram capazes de influenciar a expressão de IL-6, citocina pró-inflamatória envolvida na reabsorção óssea, influenciando assim na fisiopatologia da lesão perirradicular.

PN0326 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Triagem toxicológica de anestésicos tópicos de uso odontológico a partir do modelo da membrana corioalantóica (CAM) do embrião de galinha
Bezerra AAC, Pestana AM, Moraes LCD, Leite MFMB
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar in vivo os efeitos tóxicos de formulações comerciais de anestésicos tópicos de uso odontológico através de um método alternativo, a fim de possibilitar a triagem toxicológica de novas formulações de maneira simples e rápida. Para isto, foi utilizado o modelo da membrana corioalantóica (CAM) do embrião de galinha, realizado de acordo com a metodologia descrita no protocolo nº 96 do European Centre for the Validation of Alternative Methods (ECVAM) com pequenas adaptações. Foram utilizados 144 ovos embrionados, incubados a 37,5 °C e UR de 55-65%, durante 10 dias. No 10° dia, eles foram inspecionados para constatação do embrião vivo (ovoscopia), confecção da janela de acesso na casca, exposição da CAM e seu registro fotográfico, seguido da aplicação de 300 µL dos controles (positivo - hidróxido de sódio; negativo - solução salina) ou 300 mg das formulações-teste (Benzotop®; Labcaína®; Lidocaína®; e EMLA®). Após 3 minutos, a CAM foi lavada e fotografada. Hemorragia, lise dos vasos, e coagulação foram pontuados segundo o protocolo mencionado, e as formulações foram classificadas segundo as categorias: "não-irritante", "levemente irritante", "moderadamente irritante", "irritante" e "severamente irritante". O controle negativo e o positivo foram classificados como "não-irritante" e "irritante", respectivamente. Todas as formulações comerciais foram classificadas como "moderadamente irritantes".

O modelo da CAM mostrou ter potencial como método de triagem toxicológica de anestésicos tópicos de uso odontológico.

PN0327 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Expressão de genes relacionados à aciduricidade em Streptococcus mutans presentes em superfícies radiculares hígidas e com lesão de cárie
Santos HSB, Damé-Teixeira N, Do T, Parolo CCF, Maltz M, Arthur RA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Streptococcus mutans (SM) são altamente acidogênicos e ácido-tolerantes. A aciduricidade (ACD) é fundamental para a sobrevivência no biofilme cariogênico. Apesar dos mecanismos de ACD de SM terem sido bem explorados sob condições laboratoriais, pouco se sabe sobre estes mecanismos em biofilmes formados sob condições clínicas. Este estudo objetivou avaliar a expressão de genes de ACD e funções associadas em SM presentes em superfícies radiculares hígidas (SRH) ou com lesão de cárie (SRC). O mRNA microbiano foi extraído de biofilme de SRH e biofilme+dentina cariada de SRC e sequenciado (Illumina). Os dados obtidos pelo RNA-Seq (n=10 para SRH e n=9 para SRC) foram mapeados contra o genoma de referência (S. mutans UA159). Uma busca na literatura foi realizada para identificar os genes de ACD de SM (n=225) os quais foram considerados como referência. A expressão diferencial foi realizada usando o R DESeq2. O total de reads associados aos 225 genes foi de 7,6x104 e de 3,0x106 para SRH e SRC, respectivamente. Destes genes, 69 foram super-expressos em SRC correspondendo às seguintes funções: metabolismo e transporte de açúcares, metabolismo de nucleotídeos e nucleosídeos, biossíntese de aminoácidos, atividade de membrana plasmática, comunicação celular, resposta a fatores externos e reparo de macromoléculas.

Desta forma, diferentes genes e funções estão envolvidos com ACD de SM, os quais podem ser considerados como prováveis marcadores de virulência do biofilme cariogênico.

PN0328 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Zerumbona potencializa o efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana em biofilmes de Candida albicans
Pereira CAA, Pereira ALG, Jordão CC, Pavarina AC
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre Zerumbona (ZER) e a terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT), mediada por Photodithazine® (200 mg/L) e luz LED (660nm; 50 J/cm2), sobre biofilmes de Candida albicans susceptíveis ao fluconazol (CaS). Biofilmes de 48 horas foram pré-incubados com ZER por 20 min, seguida da aplicação do fotossensibilizador (P) e da luz (L), de forma isolada ou em associação, originando 8 grupos de tratamento (P+L+, P-L+, P+L-, P-L-, P-L-ZER, P+L+ZER, P+L-ZER e P- L+ZER; n=12). A eficácia dos tratamentos foi avaliada por meio da contagem de unidades formadoras de colônias (UFC), biomassa total e insolúvel e quantificação dos componentes da matriz extracelular (MEC): proteínas, polissacarídeos solúveis em água (WSP) e em álcali (ASP), e DNA extracelular (eDNA). Os dados foram submetidos ao teste ANOVA three-way. A associação da ZER com aPDT (P+L+ZER) apresentou a maior eficácia entre os grupos de tratamento, reduzindo a viabilidade celular em 2,4 log10 (35,8%) e a biomassa total (61,6%) e insolúvel (55,5%). Também foi observado redução dos componentes da MEC dos biofilmes, como proteínas insolúveis (18,1%), WSP (70,8%), ASP (26,9%) e eDNA (84,1%) em comparação ao grupo controle (P-L-). A quantificação de proteínas totais não apresentou diferença estatística entre os tratamentos.

A exposição de biofilmes de CaS à ZER seguida da aPDT potencializou o efeito antibiofilme, reduzindo a viabilidade celular, a biomassa e os componentes da MEC, sendo uma alternativa promissora para terapias antifúngicas.

PN0330 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da imunoexpressão de RANK-L em lesões perirradiculares de portadores de Anemia Falciforme
Eberienos ICS, Pinto KMMC, Bastos AGR, Silva AMB, Brasil SC, Pires FR, Armada L
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da anemia falciforme na imunoexpressão de RANK-L em lesões perirradiculares. Para realizá-lo, foram selecionadas 40 lesões perirradiculares (20 portadores de anemia falciforme e 20 grupo controle). Lâminas silanizadas contendo cortes de parafina foram utilizadas para realizar as reações imunohistoquímicas utilizando o anticorpo primário RANK-L (1:200). A análise das imagens foi realizada com microscópio óptico de acordo com o número de marcações positivas para o anticorpo, atribuiu-se valores de 0 a 2 para cada campo. Considerou-se as áreas observadas negativas a focal, quando não houve células positivas ou menos de 5%; fraco a moderado quando 5% a 50%; e forte, quando >50%. A análise comparativa dos dados considerou a significância estatística de 5% (p<0,05). Os resultados da avaliação qualitativa revelaram que o grupo controle apresentava maior quantidade de casos fracos/moderados enquanto o grupo de estudo, maior quantidade de casos fortes. Através da avaliação quantitativa foi possível observar que o grupo de estudo apresentou expressão significativamente maior de RANK-L (p=0,001) quando comparado ao grupo controle.

Conclui-se através deste estudo que as alterações sistêmicas provocadas pela anemia falciforme foram capazes de influenciar a expressão de RANK-L, proteína envolvida na reabsorção óssea, influenciando assim na fisiopatologia da lesão perirradicular.

PN0331 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Espectroscopia Terahertz no Domínio do Tempo (THz-TD) de Tecido Dentário Saudável e Cariado
Silva CP, Pereira ACMV, Moraes SLD, Araújo RE, Gomes ASL, Lopes DS
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Tecidos saudáveis e cariados podem apresentar diferenças significativas do índice de refração e valores de extinção na frequência de Terahertz (THz), indicando alterações. Dessa forma, este estudo visou caracterizar as estruturas dos tecidos dentais por espectroscopia Terahertz no domínio do tempo (THz-DT), a fim de analisar quantitativa e qualitativamente dentes saudáveis e cariados em ambiente seco e úmido. Quinze dentes permanentes humanos recém-extraídos para fins ortodônticos foram seccionados e classificados como hígidos ou cariados através de avaliação por um estereomicroscópio com ampliação de 20x, e após isso, um sistema caseiro THz-DT irradiou até 1,25 THz nas amostras. Os autores sugerem que a cárie aparece como uma região de maior absorção em relação às estruturas saudáveis, provavelmente devido a uma diminuição da densidade do esmalte, influenciado por ar em lesões cariosas cavitadas e que podem ser provocadas pela formação de dentina esclerótica. Isso pode sugerir que o tecido cariado não está absorvendo, mas sim espalhando a radiação THz.

A espectroscopia de THz pode ser utilizada na avaliação do tecido dentário, pois, tecidos saudáveis e cariados apresentaram diferenças significativas de índice de refração e valores de extinção na frequência de THz.