Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2499 Resumo encontrados. Mostrando de 1731 a 1740


PI0212 - Painel Iniciante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avalição do brotamento tumoral em relação ao padrão de invasão e diferenciação histológica do carcinoma epidermoide de boca
Santos KS, Nascimento NL, Miguel AFP, Vieira DSC, Rivero ERC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O carcinoma epidermóide de boca (CEB) é caracterizado pela invasão das células epiteliais neoplásicas no tecido conjuntivo. Essas células malignas podem apresentar diferentes graus de diferenciação o que pode também influenciar na forma como as mesmas invadem os tecidos adjacentes. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a intensidade de brotamento tumoral (BT) e correlacionar com o padrão de invasão (PI) e a diferenciação histológica em 31 casos de CEB provenientes de ressecções cirúrgicas. Dois avaliadores calibrados analisaram as variáveis histopatológicas em lâminas digitalizadas coradas em hematoxilina e eosina e imunomarcadas com AE1/AE3+ (pan-citoqueratina). Nossos resultados mostraram que 12,9% dos casos foram classificados com baixa intensidade de BT (BT < 5) e 87.1% com alta intensidade de BT (BT ≥ 5). O padrão de invasão foi classificado em 16,1% dos casos como coesivo, em 45,2% como não coesivo e em 38,7% como disperso. Com relação a diferenciação histológica, 29% dos casos eram bem diferenciados, 61,3% eram moderadamente diferenciados e 9,7% eram pouco diferenciados. O teste de Kruskal-Wallis mostrou que os carcinomas bem diferenciados apresentaram menor intensidade de BT do que os moderadamente diferenciados e os indiferenciados (P=0.001). O número de BT também foi maior em tumores com padrão de invasão disperso, em comparação com o padrão coesivo e não coesivo de invasão (P=0.001).

Em conclusão, observamos que a intensidade de BT teve relação com o padrão de invasão das células malignas e com a diferenciação histológica dos tumores.

PI0213 - Painel Iniciante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de pacientes com proteinúria por espectroscopia FT-IR associada a inteligência artificial
Magalhães VCP, Cortelli SC, Silva SL, Silva RA, Toledo GS, Nogueira MS, Silva SMSD, Carvalho LFCES
Odontologia UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A eliminação excessiva de proteínas na urina é um marcador da doença renal e desempenha um papel importante na triagem, no diagnóstico e na monitorização das doenças renais. A proteinúria é reconhecida como um sinal da doença renal podendo ser transitória ou persistente. Porém, a análise laboratorial tradicional não é precisa e leva ao descarte de resíduos químicos na natureza. Para superar as desvantagens da análise tradicionais e complementá-la em termos de análise bioquímica, propomos o uso da espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) como diagnóstico molecular baseado na impressão digital molecular de amostras biológicas em tempo real. O propósito do presente estudo é avaliar o plasma de pacientes com proteinúria e de pacientes sem proteinúria pela técnica de espectroscopia FT-IR, na qual avaliamos as transições vibracionais de ligações químicas após interação da matéria com luz infravermelha . A análise de dados foi realizada numa rotina do software MATLAB para a suavização, normalização vetorial e cálculo da segunda derivada dos espectros. Ao analisar a região espectral entre 600-1800 cm-1, a classificação por aprendizado de máquina obteve 83.59% de sensibilidade e 86.22% de especificidade.

Portanto, foi possível discriminar os pacientes com proteinúria e sem esta condição por meio da técnica de espectroscopia FT-IR utilizando plasma como amostra. Assim, é uma técnica vantajosa visto que é possível a obtenção do diagnóstico correto de forma mais rápida do que a análise tradicional de proteinúria.

PI0214 - Painel Iniciante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Expressão imuno-histoquímica da podoplanina em neoplasias de glândulas salivares
Knoblauch LS, Silveira GB, Nascimento NL, Reinheimer A, Vieira DSC, Rivero ERC
Centro de Ciências da Saúde (CCS) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A podoplanina (PDP) é uma proteína multifuncional que pode ser expressa no endotélio linfático, em células epiteliais, mioepiteiais e miofibroblastos, estando também associada à progressão de neoplasias epiteliais. O objetivo deste estudo foi avaliar a expressão imuno- histoquímica da PDP em neoplasias de glândulas salivares e verificar a associação com características clínicas e histológicas. A amostra foi composta por 19 adenomas pleomórficos (AP), 6 carcinomas adenoide císticos (CAC), 5 carcinomas ex-adenomas pleomórficos (CXAP) e 8 carcinomas mucoepidermóides (CME). Primeiramente foi realizada a análise morfológica da imunoexpressão de PDP no componente epitelial, seguido da categorização qualitativa em imagens digitalizadas em: leve, moderada e intensa. Na análise morfológica a expressão de PDP em AP, CXAP e CAC ocorreu predominantemente em células mioepiteliais, o que foi comprovado pela expressão de alfa actina de músculo liso. No CME a expressão ocorreu predominantemente no componente de células epidermóides e intermediárias. Na análise categorizada houve diferença significativa na expressão de PDP em neoplasias com origem em glândulas maiores, as quais exibiram predominância do padrão intenso de marcação, quando comparado a expressão de lesões em glândulas menores (p=0,048).

Conclui-se que a PDP pode ser utilizada como marcador de células mioepitelial em tumores de glândulas salivares, além disso, a expressão dessa proteína parece estar relacionada ao sítio de origem, sendo mais expressa em neoplasias que ocorrem nas glândulas maiores.

PI0215 - Painel Iniciante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Expressão da proteína podoplanina em adenoma pleomórfico e carcinoma ex- adenoma pleomórfico
Silveira GB, Knoblauch LS, Nascimento NL, Reinheimer A, Vieira DSC, Rivero ERC
CCS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Podoplanina consiste em uma glicoproteína transmembrana associada ao processo de invasão e migração de células epiteliais neoplásicas. Desse modo, o objetivo desse estudo foi avaliar a expressão de podoplanina (PDP) em 10 casos de adenoma pleomórfico (AP), 4 de adenoma pleomórfico recidivado (APR) e 5 de carcinoma ex-adenoma pleomófico (CEX). Cortes histológicos foram submetidos à técnica de imuno-histoquímica com o anticorpo anti- D2-40. A expressão da proteína nos tecidos foi avaliada por meio do software ImageJ, considerando a porcentagem de área marcada em imagens histológicas digitalizadas. A análise de variância demonstrou diferença na expressão da proteína de acordo com a localização da lesão (p=0,025). Comparações em pares apontaram que a expressão de PDP foi maior em lesões localizadas na glândula submandibular quando comparadas àquelas em parótida (p=0,023) e demais localidades (p=0,010). Igualmente, lesões em palato exibiram maior expressão da proteína quando comparada as outras localizações (p=0,030). Para as demais variáveis analisadas, idade, sexo e diagnóstico, não houve significância estatística na expressão de PDP (p>0,05) entre os grupos.

Conclui-se que a expressão de PDP esteve associada à glândula de origem dos tumores e, considerando a localização em glândula submandibular, essa expressão pode refletir um comportamento mais agressivo das neoplasias dessa localização, no entanto mais pesquisas são necessárias para comprovação desse dado.

PI0216 - Painel Iniciante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Prevalência de septação e simetria do seio esfenoide; e desvio do septo nasal em tomografia computadorizada multislice
Queiroz AFA, Newman NI, Mendonça DS, Cetira-Filho EL, Ribeiro EC, Silva PGB, Costa FWG
CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os seios esfenoidais (SE) são espaços pneumáticos localizados na diáfise do osso esfenoide. A morfologia do SE é definida por uma grande diversidade. Um deles é a presença de septos; que podem variar em número e ser completos ou incompletos. No presente estudo, o objetivo foi investigar: número total de septos presentes e se existe relação entre septação, simetria e desvio de septo nasal (DP) pela tomografia computadorizada multidetectores (TCMD) em adultos do Pará e do Ceará. Foi realizado um estudo transversal retrospectivo com imagens de pacientes que não apresentavam nenhuma patologia nos SEs entre 18 e 49 anos. Foram avaliadas 121 imagens (59 mulheres e 62 homens) no plano axial utilizando o software ITK-SNAP versão 3.6.0. Os resultados foram registrados por idade e sexo e revelaram que tanto em homens (100%) quanto em mulheres (98,3%%); DP foi detectado como tendo pelo menos um septo completo. O DP esteve presente em 45,5% dos pacientes e a assimetria foi detectada em 77,7%.

O presente estudo verificou que a diversidade de variações anatômicas presentes é considerável, sendo assim, sua avaliação tomográfica pode ajudar no planejamento cirúrgico ou na identificação forense, porém estudos mais específicos em diferentes populações são necessários.

PI0217 - Painel Iniciante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de parâmetros salivares em pacientes com hiperparatireoidismo primário e hipoparatireoidismo
Almeida AAS, Ricardo AAS, Quidute ARP, D'alva CB, Lima IC, Mota MRL, Cetira-Filho EL, Costa FWG
CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se testar a hipótese de que pacientes com desordens sistêmicas apresentam alterações no perfil salivar de proteínas totais e determinados marcadores de estresse oxidativo. Foi realizado um estudo observacional e analítico. Uma amostra de conveniência envolveu 30 voluntários divididos nos seguintes grupos: hiperparatireoidismo primário (HPTP) (n=10), hipoparatireoidismo (hipoPT) (n=10) e controle (n=10). Os seguintes dados foram coletados: sexo, idade, tipo de endocrinopatia, status de acordo com a densidade mineral óssea (DMO), fluxo salivar, bem como dosagem de proteínas totais e de marcadores bioquímicos de estresse oxidativo (malondialdeído [MDA] e glutationa [GSH]) salivares. A dosagem de proteínas totais nas amostras salivares não evidenciou diferença estatisticamente significativa entre os grupos com endocrinopatias, seja não normalizada pelo fluxo (p=0,919) ou normalizada por ele (p=0,668). Em relação aos níveis de MDA, expressos em ng/dL, foi observada diferença estatisticamente (p=0,043) significante entre os grupos, com maior dosagem para o grupo HPTP: controle (89,78±22,35), hipoPT (104,97±27,80) e HPTP (140,10±73,88). Os níveis salivares de GSH diferiram entre os grupos (p=0,001). Em relação à influência da DMO sobre os níveis salivares de MDA, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas.

Indivíduos com HPTP e hipoPT exibiram níveis aumentados de MDA e GSH em amostras de saliva. Este estudo com HPTP destacou-se em alterar o equilíbrio redox em comparação ao hipoPT.

PI0218 - Painel Iniciante
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Relação entre disfunção temporomandibular e os músculos envolvidos nos hábitos parafuncionais
Ortega GB, Zulick IH, Almeida GD, Gonçalves CP, Fermoseli ICC, Lana JS, Lalue-Sanches M
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A literatura tem demonstrado a existência de uma forte associação entre a disfunção temporomandibular (DTM) e os hábitos parafuncionais. O objetivo desse trabalho foi descrever as ações agonistas, antagonistas e sinergistas dos músculos envolvidos nos diversos hábitos parafuncionais e verificar sua possível relação com a DTM. Esse estudo prospectivo observacional analisou as ações musculares de alguns hábitos isométricos, baseados na Lista de Verificação dos Comportamentos Orais. Foi também levantado na literatura uma lista de possíveis tratamentos para DTM. Todos os músculos da mastigação estão envolvidos na execução dos hábitos isométricos estudados, sendo uma condição comum entre os hábitos, o fechamento mandibular sustentado. Os músculos agonistas do movimento de fechamento da mandíbula são masseter, temporal e pterigoideo medial. Da mesma forma, durante os movimentos de lateralidade, o músculo pterigoideo lateral passa a ser o músculo agonista. Para promover o alongamento desses músculos é necessário realizar os movimentos de abertura e lateralidade mandibular respectivamente. O exercício de eleição para tratamento de DTM é a abertura e fechamento da boca, que promovem o alongamento, coordenação e fortalecimento desses músculos.

Os hábitos parafuncionais isométricos mantem em contração sustentada os músculos da mastigação agonistas para o fechamento e lateralidade mandibular. O alongamento destes músculos são o tratamento de eleição para DTM sugerindo uma possível associação entre os hábitos parafuncionais orais e a DTM.

PI0219 - Painel Iniciante
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação mecânica da mandíbula de ratas Wistar ovariectomizadas submetidas à extração dental e à alteração de dieta
Furlan CC, Freire AR, Ferreira-Pileggi BC, Prado FB, Rossi AC
Biociências FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito mecânico da ovariectomia no osso alveolar mandibular de ratas Wistar submetidas à alteração de dieta e à extração dental. 40 ratas fêmeas, linhagem Wistar, foram utilizadas, sendo que 20 foram submetidas à cirurgia de Ovariectomia (OVX) e 20 à simulação cirúrgica (SHAM). Em cada grupo, metade dos animais teve o incisivo superior direito removido cirurgicamente e se introduziu uma dieta mole. Após 30 dias, as ratas foram eutanasiadas. As mandíbulas direitas dos animais foram submetidas ao ensaio mecânico pelo Método de Flexão de 3 pontos com incidência do terceiro ponto em osso alveolar. A força (N) necessária para causar fratura na mandíbula foi coletada. As análises estatísticas foram realizadas no software GraphPAdPrism v.8 (San Diego, CA, EUA). Foi realizado o teste não-paramétrico Kruskal-Wallis a fim de verificar se houve diferença estatística (alpha igual a 0,05). As múltiplas comparações foram realizadas pelo teste de Dunn. O teste Kruskal-Wallis mostrou que os dados foram estatisticamente significantes (P=0,0010). O teste de Dunn detectou diferença estatisticamente significante entre os grupos SHAM com exodontia e dieta mole (92,68N) e SHAM sem exodontia e dieta mole (151,7N).

Verificou-se um efeito mecânico em ratas não ovariectomizadas, sendo que a extração dental foi um fator importante, exigindo uma menor força de ruptura no osso alveolar mandibular.

PI0220 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da biocompatibilidade de um novo material á base de beta tricálcio fosfato. Análises histomorfométrica e perfil inflamátório
Silva JMB, Izumi NS, Farias NMT, Silva BSCE, Delamura IF, Baggio AMP, Bizelli VF, Bassi APF
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse trabalho teve como objetivo, avaliar a biocompatibilidade de dois substitutos ósseos bifásicos, a base de hidroxiapatita (HA) e β-tricálcio fosfato (β-TCP), por meio de modelo de estudo in vivo, implantados no tecido subcutâneo de ratos. Foram utilizados 16 ratos (n= 8), divididos em dois grupos de oito animais: o grupo teste (GenPhosXP®) e o grupo controle (BoneCeramicTM), sendo o período de análise de 30 dias. Foram realizadas análises histológica/histométrica e de perfil inflamatório. A análise histológica mostrou que ambos os grupos, houve um moderado infiltrado inflamatório composto de células mononucleares, presença de vasos sanguíneos e uma grande quantidade de células gigantes multinucleadas junto aos grânulos dos biomateriais. O grupo teste apresentou uma topografia porosa, permitindo assim, uma maior invasão celular e vascular, enquanto os grânulos do grupo controle apresentaram-se mais compactos, não permitindo tal migração celular e vascular. Em ambos os grupos pode-se observar os grânulos envoltos por tecido conjuntivo maduro. Não foi observado reação tipo corpo estranho o que demonstra a biocompatibilidade dos materiais testados. 

Com isso, podemos concluir que, embora os substitutos ósseos tenham propriedades de biocompatibilidade adequadas e resposta celular favorável, a indução da neoformação óssea ectópica não foi confirmada em nenhum grupo.

PI0221 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Status atual e tendências de pesquisa sobre estratégias preemptivas para alívio de desfechos clínicos em cirurgias orais
Azevedo BA, Pimentel KF, Silva-Júnior JL, Granville-Garcia AF, Cetira-Filho EL, Sousa FB, Silva PGB, Costa FWG
CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se analisar citações sobre analgesia preemptiva (AP) em artigos de cirurgia oral e suas referências. Para isso, foi realizada uma busca de citações na base de dados Web of Science, obtendo 68 artigos citados de 1991 até 2022. Os índices bibliométricos foram de crescimento na literatura com produção média anual de 2,1 e taxa de crescimento anual de 2,3%; número de citações e sua correlação com o número de autores, instituições, anos desde a publicação, países relacionados e financiamento; índice h; país; tipos de publicações; instituições; os 10 artigos mais citados; coocorrência de palavras-chave e mapa de termos; financiamentos; área de investigação; nível de evidência Oxford. Após análise dos trabalhos, observou-se que o número de citações variou entre 0 e 43, não houve correlações significativas entre o número de citações de um artigo e o número de autores (r=0,131, p=0,287), o número de instituições (r=0,098, p=0,425) e o número de países envolvidos (r=0,226, p=0,064). Os países que mais publicaram foram Brasil, Estados Unidos da América e Turquia. O tipo de estudo mais prevalente foi ensaio clínico. Financiamento, nível de evidência Oxford e disponibilidade gratuita do texto não influenciaram os índices bibliométricos. Ademais, a maioria dos artigos apresentou um alto nível de evidência científica.

A pesquisa apresentou tendência de crescimento, principalmente devido à falta de um protocolo de AP bem estabelecido. Portanto, mais estudos acerca desse tema são necessários.