Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2476 Resumo encontrados. Mostrando de 1171 a 1180


PR0321 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

The influence of professional oral care on reducing hospital costs for the prevention of VAP in intensive care unit: A systematic review
Quintanilha RMC, Cavalcante IL, Marinho MFP, Pintor AVB, Maia LC, Agostini M, Torres SR
Patologia e Diagnóstico Oral UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Oral hygiene plays an important role in preventing ventilator-associated pneumonia (VAP) and, consequently, in reducing hospitalization time and costs, but evidence-based economic decision-making is fundamental in health care. The aim of this systematic review was to collect studies that included or changed the professional oral hygiene protocol for the prevention of ventilator-associated pneumonia (VAP) in the intensive care unit (ICU) to assess their financial impact on hospital costs. The PUBMED, WEB OF SCIENCE, Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), EMBASE, SCOPUS and LILACS databases were searched until June 2022 to identify studies on the relationship between hospital costs and oral care for VAP prevention. The search was performed by two independent reviewers. The quality of the economic studies was checked using the Critical Appraisal Checklist for Economic Evaluations, from the Joanna Briggs Institute (http://joannabriggs.org/research/critical-appraisal-tools.html). The search strategy identified 39 potentially eligible articles, of which 13 were included. The study period ranged from 1 to 72 months according to the study design. All studies showed hospital cost savings, ranging from US$40,000 to US$1.9 million, with the inclusion of oral care for VAP prevention. However, studies were heterogeneous with regard to research methods and were considered to be moderately biased.

Thus, professional oral care to prevent ventilator-associated pneumonia in intensive care unit patients has decreased hospital costs.

PR0322 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

A saúde bucal da criança e do adolescente autista: uma revisão de escopo
Miranda ML, Miranda VEVL, Colares V, Menezes VA
Departamento de Odontopediatria UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi mapear a produção científica relacionada à saúde bucal de crianças e adolescentes autistas e fornecer informações sobre os principais tópicos estudados, identificar as lacunas na área de pesquisa, a forma de condução desses estudos e sua distribuição global.Este estudo consisiu em uma revisão de escopo usando itens da declaração PRISMA para revisões de escopo (PRISMA-ScR). A estratégia de busca foi realizada na base de dados MEDLINE via Pubmed sem restrições quanto ao ano de publicação ou idioma. A questão de pesquisa foi desenvolvida com base na metodologia População, Conceito, Contexto (PCC). A População foi crianças e adolescentes autistas, o Conceito e Contexto foram saúde bucal e atendimento odontológico. Todos os tipos de estudos primários sobre crianças e adolescentes autistas relacionados à saúde bucal ou atendimento odontológico foram considerados. 125 artigos foram incluídos na presente revisão de acordo com os critérios de inclusão. Os principais tópicos de saúde bucal estudados foram orientação comportamental, seguido de higiene bucal, cárie e doença periodontal. Enquanto o tópico menos estudados nas publicações científicas, foi relacionado ao uso de sedativos ou necessidade de anestesia geral para atendimento odontológico de crianças autistas.

A principal preocupação dos pesquisadores da área está relacionada ao desafio desse público para o tratamento bucal. Nesse sentido, é importante estabelecer estratégias facilitadoras na prática odontológica para auxiliar o tratamento de pacientes autistas.

PR0324 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Saúde bucal de pacientes que sofrem com transtornos mentais: uma revisão de escopo
Miranda VEVL, Colares V, Miranda ML, Barros KCF, Menezes VA
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foi realizado um mapeamento da produção científica mais atual com o objetivo de avaliar as publicações presentes na literatura sobre a condição de saúde bucal de pacientes que sofrem com transtornos mentais. Este estudo consistiu em uma revisão de escopo usando itens da declaração PRISMA para revisões de escopo (PRISMA-ScR). A estratégia de busca foi realizada na base de dados MEDLINE via Pubmed sem restrições quanto ao ano de publicação ou idioma. A questão de pesquisa foi desenvolvida com base na metodologia População, Conceito, Contexto (PCC). A população foi considerada adolescentes e adultos, o conceito foi a condição de saúde bucal e o contexto foi a presença de transtornos mentais. 79 artigos foram incluídos na presente revisão de acordo com os critérios de inclusão e estudos que não associaram os dois fatores: saúde bucal e presença de algum tipo de transtorno mental foram excluídos. Os dados foram categorizados por ano de publicação, faixa etária e tamanho da amostra. Os principais tópicos de saúde bucal estudados foram: cárie, doença periodontal e bruxismo.

Com base nos achados é possível concluir que pode existir uma íntima relação entre a presença de um diagnóstico de transtornos mentais e o desenvolvimento de doenças orais. Com isso, destaca-se a necessidade de estratégias facilitadoras que foquem no paciente psiquiátrico e na necessidade de um olhar multidisciplinar especialmente voltado para o grande desafio que é a conscientização do auto cuidado e da manutenção de condições equilibradas de saúde bucal.

PR0327 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Criação e validação de aplicativo móvel para acompanhamento de protocolo fotobiomodulador
Veras SRA, Silva BYB, Barbosa MGL, Silveira FMM, Mello MJG, Lins MM, Carvalho LR, Godoy GP
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou criar e validar um aplicativo móvel para facilitar o acompanhamento, pelos cirurgiões dentistas, da terapia de fotobiomodulação de pacientes oncológicos pediátricos. Estudo exploratório de desenvolvimento metodológico de um aplicativo móvel submetido à validação semântica, de aparência e de conteúdo em 3 etapas: 1. Desenvolvimento de aplicativo móvel; 2. Validação do aplicativo móvel por especialistas, utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) para análise de conteúdo; 3. Validação do aplicativo móvel por especialistas utilizando o System Usability Scale (SUS) para análise da usabilidade. O aplicativo foi criado para oferecer ao profissional espaços para marcar consultas, fazer anotações sobre a classificação da mucosite, disposição e saúde geral do paciente e gerar um gráfico de frequência.As informações contidas no aplicativo na fase de teste, bem como sua usabilidade, foram validadas por profissionais, sendo a maioria mulheres (93,1%). Em todos os itens avaliados pelo IVCES, houve porcentagem de concordância maior que 80%. Em relação à usabilidade pelo SUS, o escore total médio foi 79,5 ± 14,5, o que é considerado excelente.

Foi projetado, desenvolvido e testado um protótipo de aplicativo móvel utilizável e funcional direcionado para a equipe de saúde, oferecendo as funções de agendamento e acompanhamento de pacientes durante o tratamento fotobiomodulador. Espera-se que o aplicativo contribua com a diminuição da evasão de tratamento entre os pacientes e a melhor comunicação entre a equipe.

PR0328 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Desempenho da Publicação e Tendências na Pesquisa de Desgaste Dentário Erosivo: Uma Análise Bibliométrica
Clementino LC, Ho Y, Pereira TS, Rocha AO, Cardoso M, Paiva SM, Martins-Júnior PA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A bibliometria é considerada uma área da ciência que utiliza métodos para analisar o perfil científico e o desempenho da pesquisa. Este estudo bibliométrico analisou o desempenho das publicações e as tendências na pesquisas relacionadas ao desgaste dentário erosivo. A busca foi realizada na Web of Science Core Collection, em Março de 2023, utilizando-se uma chave de busca contendo palavras-chave específicas sobre o tema. Um total de 1.973 documentos foi encontrado e, após a inclusão de filtros, 1.311 artigos científicos foram avaliados usando indicadores de citação e publicação. O artigo mais antigo foi publicado em 1992 e o artigo mais citado, publicado em 2005, recebeu 1.327 citações. Journal of Dentistry apresentou o maior número de artigos (n=149), seguido d Caries Research (n=142). O Brasil foi o país mais produtivo (n=318), apresentando também a instituição com maior número de publicações (Universidade de São Paulo, n=188). Os 1.311 artigos foram publicados por autores de 72 países, sendo que 971 artigos (74%) continham apenas autores de um mesmo país. Lussi A foi o autor mais produtivo (n=77), seguido de Buzalaf MAR (n=66). As palavras-chave mais frequentes foram esmalte (n=184), fluoreto (n=111) e saliva (n=70), enquanto dentina, prevalência e desmineralização se tornaram populares na última década.

Esse estudo permitiu uma aprofundada análise quali-quantitativa desse campo de pesquisa muito promissor.

(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPEMIG)
PR0332 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 17

Nódulos pulpares pós-tratamento ortodôntico: um estudo de caso-controle
Bordin GM, Kublitski PMO, Stremel H, Bonifácio JR, Siqueira AS, Moro A, Brancher JA, Gabardo MCL
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar a incidência de nódulos pulpares (NP) após o tratamento ortodôntico. Com um desenho de caso-controle, participaram 49 pacientes de uma clínica ortodôntica privada de Curitiba, PR, Brasil, de ambos os sexos, com idade entre 14 e 26 anos, que passaram por intervenção ortodôntica entre os anos 2000 e 2020. Pré-molares e molares foram analisados a partir de radiografias panorâmicas iniciais e finais. Os dados demográficos e clínicos foram coletados dos prontuários dos pacientes. Após a análise descritiva inicial, seguida do teste t para amostras independentes, foi aplicado o teste do Qui-quadrado para buscar possíveis associações entre as variáveis explicativas e o desfecho de interesse (NP pós-tratamento). Os valores com diferença significativa foram aqueles com p < 0,05. Participaram 19 casos e 30 controles, sendo 26 homens e 23 mulheres. Não houve diferença entre os grupos para idade (p = 0,114) e tempo de tratamento (p = 0,204). Não ocorreram diferenças significativas entre casos e controles em associação com as demais variáveis (p > 0,05).

Em conclusão, não houve aumento na incidência de NP após o tratamento ortodôntico na amostra estudada.

PR0333 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 17

Saúde bucal, qualidade de vida e fatores associados em adultos de um município sulbrasileiro
Botelho-Filho CR, Koch LFA, Bordin GM, Brancher JA, Caldarelli PG, Baratto-Filho F, Gabardo MCL
Odontologia UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Verificou-se a associação entre saúde bucal, qualidade de vida e fatores associados em adultos de um município sulbrasileiro. Com desenho transversal, participaram 373 moradores do Distrito Ferraria, Campo Largo, PR, Brasil. Foi aplicado questionário com variáveis sociodemográficas, socioeconômicas, de qualidade de vida, hábitos, saúde geral e bucal, e Oral Health Impact Profile em versão abreviada (OHIP-14). A análise estatística foi feita no Stata/SE v.14.1, de forma univariada e multivariada (regressão logística e teste de Wald), sendo significativos os resultados com p < 0,05. Na análise univariada, 47,7% dos indivíduos tiveram OHIP > 12. Piores impactos foram relatados por indivíduos com mais idade, mulheres, não brancos, divorciados ou viúvos, com menor escolaridade e renda, pior autoclassificação de qualidade de vida e da saúde geral, depressivos, aqueles que classificaram piores condições de vizinhança, que escovam menos os dentes e com mais necessidade de tratamento dentário. Na análise multivariada mantiveram-se com diferença significativa (p<0,05), idade avançada, não brancos e presença de dente que necessita de tratamento dentário por cárie e problema gengivais, e classificação da qualidade de vida como nem ruim/nem boa.

O impacto da saúde bucal na qualidade de vida esteve relacionado a variáveis sociodemográficas, socioeconômicas, psicossociais e comportamentais quando avaliadas segundo o OHIP-14.

PR0334 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 17

Prevalência de lesões labiais e hábitos protetivos em agricultores de Patos/PB: estudo observacional
Araújo MTM, Araújo-Filho OP, Resende JC, Ramos AC, Sendyk WR, Campos L, Roman-Torres CVG
Odontologia UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A radiação solar pode provocar alterações labiais em pessoas que se expõem cronicamente ao sol, sem o uso de proteção adequada especialmente a queilite actínica e o carcinoma epidermóide de lábio. O objetivo do presente estudo transversal foi avaliar a prevalência de lesões labiais em trabalhadores rurais que sob exposição solar na cidade de Patos-PB por meio de uma campanha de prevenção ao câncer labial voltada para os agricultores locais, em parceria com a prefeitura. Após ter acesso e assinar o TCLE, 78 indivíduos foram entrevistados, receberam instruções de prevenção e auto diagnóstico, responderam questionários de hábitos e cuidados de proteção solar e tiveram lábios avaliados por examinadores previamente treinados e calibrados. Os resultados mostraram habito de tabagismo e etilismo em 39,7% da população avaliada, o uso de chapéu durante as atividades foi de 51,2%. O uso de protetor corporal foi informado por 35,9%, enquanto o protetor labial de 5,1%. A prevalência de lesões labiais foi de 38,5%, sendo mais prevalente nos homens 48,8% do que nas mulheres 25,7%.

Na população avaliada os cuidados de proteção labial a radiação solar são poucos e a prevalência de lesões alta, campanhas de prevenção que busquem explicar e instruir a necessidade de proteção constante são fundamentais.

PR0336 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 17

Calibração in lux para detecção de cárie por meio virtual para cirurgiões-dentistas examinadores de investigações epidemiológicas
Queiroz RG, Albuquerque LS, Sampaio FC
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A calibração in lux é um método que utiliza fotografias de elementos dentais visando uniformizar resultados diagnósticos entre cirurgiões-dentistas (CDs) em levantamentos epidemiológicos. O objetivo desse trabalho foi investigar se a calibração in lux em modo virtual contribui para o treinamento na detecção de cárie dentária em levantamentos epidemiológicos e avaliar a sua aceitação. Participaram do estudo dezoito cirurgiões-dentistas atuantes em um projeto epidemiológico no estado da Paraíba, realizado por uma Parceria Público-Privada (PPP). Foram realizadas duas sessões virtuais de calibração in lux, com o intervalo de um mês entre elas. Ministrou-se aula expositiva com atividade síncrona via Google Meet e aplicação de formulário de calibração na plataforma Google Forms, utilizada também para o questionário final de avaliação da aceitação do método investigado. A análise estatística foi descritiva e utilizou-se o software SPSS para o cálculo do coeficiente Kappa. Desse modo, quanto aos valores de Kappa interexaminador obtidos na primeira sessão, o maior valor foi 0,98 e o menor 0,60; na segunda, o maior valor foi 0,97 e o menor 0,66. Quanto ao Kappa Intraexaminador, a maior concordância foi de 0,94. Destaca-se que a maioria dos examinadores obteve concordância substancial (44,4%), seguido de concordância perfeita (38,9%) e concordância moderada (16,7%). Por fim, quanto a aceitação, a maioria avaliou como excelente (61,1%), ótimo (22,2%) e bom (11,1%).

Portanto, o método investigado é válido e contribui para o treinamento na detecção de cárie.

PR0339 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 17

Câncer de lábio e fatores de risco para doenças crônicas nas capitais do Brasil
Montagnoli DRABS, Godoy YS, Leite VF, Lafetá VM, Ferreira de Aguiar MC, Abreu MHNG, Martins RC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo analisou registros de câncer de lábio (CL) e fatores de risco para doenças crônicas entre adultos das capitais do Brasil. Foram utilizados dados do Painel-Oncologia do DATASUS e do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2021. A variável dependente foi prevalência de CL, segundo classificação CID-10 (C00) e as independentes relacionadas a hábitos e à situação de saúde de adultos (18 anos ou mais). Realizou-se análise descritiva e Correlação de Spearman (Jamovi 1.6.15). Foram registrados 1.082 casos de CL no Brasil em 2021, sendo 175 (16,17%) nas capitais, mediana 3 (intervalo 0-36, P25%:1,0- P75%:7,0). São Paulo (20,57%), Porto Alegre (14,28%), Rio de Janeiro (10,85%), Curitiba (9,71%) e Fortaleza (8,57%) documentaram a maioria dos casos. Rio Branco, Macapá, Palmas, São Luís e Vitória não registraram casos. A prevalência por 100 mil habitantes foi maior em Porto Alegre (1,67) e menor em Manaus (0,08). Houve correlação positiva entre prevalência de CL e percentual de adultos que: fumavam mais de 20 cigarros por dia (r=0,411; p=0.003); estavam com excesso de peso (r=0.48; p<0.05); e consumiam alimentos doces cinco ou mais dias da semana (r=0.50; p<0.05). A prevalência de CL se correlacionou negativamente aos que consumiam leite integral (r=-0,38; p<0.05).

Os achados corroboram com estudos sobre associação entre aspectos dietéticos e fumo e câncer oral. Ações de promoção de saúde para controle e redução de doenças crônicas são importantes, incluindo o câncer de lábio.

(Apoio: CAPES)