2499
Resumo encontrados. Mostrando de 1151 a
1160
PR0284 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14
A maior expressão de MMP-9 está associada a menor microdureza de esmalte em dentes de ratos hipertensos (SHR)
Mateus AR, Horta HF, Elias GP, Delbem ACB, Okamoto R, Silva CA
Pós Graduação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Reduzida microdureza de esmalte foi observada em dentes incisivos (DI) de filhotes machos de ratas espontaneamente hipertensas (fSHR) quando comparados aos DI de filhotes de ratas normotensas Wistar (fW). Neste estudo avaliamos se a expressão da metaloproteinase de matriz (MMP-9) em dentes incisivos (DI) poderia ser associada a reduzida microdureza previamente observada. Os filhotes machos (30 dias) de ambos os grupos foram sacrificados e os dentes incisivos foram removidos e processados. A expressão da MMP-9 foi determinada por reações imunohistoquímicas (imunoperoxidase). Marcação para MMP-9 foi observada em ameloblastos (AM), superfície externa de formação do esmalte (SEFE), odontoblastos (OD) e pré-dentina (PD) de DI de ambos os grupos. A imunomarcação para MMP-9 em AM e SEFE foi maior em DI de fSHR do que de fW. Nenhuma diferença entre os grupos foi observada em OD e PD.
Estes dados sugerem que a hipertensão aumenta a expressão de MMP-9 em esmalte, mas não em dentina e que a maior expressão de MMP-9 nos AM e SEFE poderia ser associada à reduzida microdureza do esmalte observada em DI de fSHR.
PR0285 - Painel Aspirante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14
Efeito do geraniol na modulação Candida-hospedeiro em modelo in vitro de co-cultura celular
Vasconcelos PGS, Abuna GF, Costa EMMB, Murata RM
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliou-se o efeito do geraniol na viabilidade celular, expressão de proteases de Candida albicans e na modulação da resposta inflamatória do hospedeiro. A viabilidade celular de monócitos humanos - THP1 e linhagem de células epiteliais - TR146 foi avaliada em ensaio cell titer blue, com concentrações de 0,25 a 2.500mM/mL de geraniol. A viabilidade celular de TR146 e C. albicans, em modelo de co-cultura, foi analisada por microscopia de fluorescência (live/dead e calcofluor), utilizando geraniol à 5mM/mL. O modelo in vitro dual-chamber de co-cultura foi utilizado para simular o epitélio oral. Na câmara apical, células TR146 foram cultivadas e infectadas por C. albicans ATCC MYA 2876, e na câmara basal, foram cultivadas células THP1. Em seguida, o RNA foi extraído da C. albicans e das células THP1 para avaliar, através de RT-PCR, a expressão de enzimas secretadas por C. albicans (SAP-1 e PLB-1) e citocinas inflamatórias secretadas por THP1 (IL-1β, IL-6, IL-17, IL-18, IL-10, and TNF), sob o tratamento com geraniol à 5mM/mL. No tocante a viabilidade celular, o geraniol apresentou LD50 = 5,8mM/mL para linhagem TR146 e LD50 = 8,03mM/mL para THP1. A microscopia de fluorescência mostrou redução substancial do crescimento de C. albicans, com preservação da integridade e viabilidade de TR146. Observou-se a redução da expressão das enzimas SAP-1 e PLB-1 e infra-regulação de citocinas pró-inflamatórias (IL-1β, IL-6, IL-17 e TNF).
O Geraniol reduz a expressão de proteases por C. albicans e de citocinas pró-inflamatórias, sem interferir na viabilidade celular de THP1 e TR146.
PR0286 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14
Fluxo digital no tratamento da hipomineralização molar incisivo: relato de caso
Lira GAL, Oliveira SCM, Braun E, Moreira KMS, Imparato JCP
odontopediatria FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os defeitos de desenvolvimento de esmalte tornaram-se mais evidentes com o declínio da doença cárie, sendo a hipomineralização molar incisivo (HMI) um defeito qualitativo de grande prevalência e de etiologia multifatorial. A HMI afeta pelo menos um dos primeiros molares permanentes, tem impacto na qualidade de vida do paciente e é considerada um problema de saúde pública. Caracteriza-se por opacidades demarcadas, assimétricas, de coloração variando do branco ao amarelo-acastanhado. É comum a perda estrutural pós-irruptiva e a hipersensibilidade. O esmalte hipomineralizado apresenta propriedades mecânicas inferiores ao esmalte sadio, com redução da dureza e do módulo de elasticidade, e a dentina apresenta um maior conteúdo orgânico, o que é um desafio para o tratamento restaurador. O objetivo do presente estudo foi relatar o tratamento de um caso de HMI severa do primeiro molar permanente inferior em um paciente do sexo masculino, 9 anos de idade, por meio do fluxo digital CAD/CAM. Foi confeccionado uma coroa de cerâmica híbrida por meio da técnica de restauração indireta com bons resultados, incluindo melhora da sensibilidade e o aumento da resistência mastigatória, além do selamento e proteção da estrutura dentária comprometida remanescente.
Podemos concluir que o fluxo digital é uma excelente opção de tratamento para dentes com HMI, devolvendo função, estética e bem-estar ao paciente. E que a tomada de decisão deve ser baseada na idade e colaboração do paciente, na severidade do defeito do esmalte, e na expectativa dos pais/paciente frente ao tratamento.
PR0287 - Painel Aspirante
Área:
3 - Cariologia / Tecido Mineralizado
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14
Saliva artificial enriquecida com CaneCPI-5 para pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP): efeito antibacteriano e anticárie in vitro
Silva NDG, Santos PSS, Henrique Silva F, Magalhães AC, Buzalaf MAR
Ciências Biológicas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este trabalho avaliou o efeito de salivas artificiais enriquecidas com CaneCPI-5 no perfil bacteriano e na desmineralização do esmalte bovino irradiado in vitro, a partir de saliva de pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP), submetidos à radioterapia. Amostras de esmalte irradiadas (70 Gy; n = 108) foram previamente tratadas (1 min) com um dos seguintes tratamentos: 1) Solução tampão fosfato-salina (PBS; controle negativo, CTR); 2) Hidroxietilcelulose 0,1% (AS); 3) AS com CaneCPI-5 0,1 mg/mL (AS+Cane); 4) AS com CaneCPI-5 0,1 mg/mL e monofluorofosfato de sódio 1500 ppm (AS+Cane+F); 5) BioXtra® (controle comercial, BXT); e 6) Clorexidina 0,12% (controle positivo, CHX). O biofilme foi produzido a partir de saliva de pacientes com CCP diluída em saliva McBain por 8 h. Após, o biofilme foi exposto à McBain com sacarose 0,2% por 5 dias (5% CO2, 37 ºC) e tratado diariamente com um dos tratamentos (1 min). A contagem (UFC) de Lactobacilos totais e Streptococcus mutans, e a desmineralização do esmalte (TMR) foram determinadas. Os dados foram analisados por ANOVA/Tukey (p < 0,05). AS+Cane e AS+Cane+F reduziram significativamente a contagem das bactérias avaliadas quando comparado com o CTR, demonstrando uma eficácia similar entre si na redução de ambas as bactérias e similares à CHX na redução de S. mutans. Ainda, foram capazes de reduzir a perda mineral do esmalte em relação ao CTR.
As salivas com CaneCPI-5 apresentaram efeito antibacteriano e anticárie sob este modelo experimental e, portanto, podem ser formulações promissoras para serem utilizadas por pacientes com CCP.
PR0289 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14
Efeito de géis fluoretados contendo trimetafosfato de sódio sobre o desgaste erosivo da dentina in vitro
Silva IF, Fabregat BD, Carmona WR, Capalbo LC, Monteiro DR, Delbem ACB, Pessan JP
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliou-se o efeito de géis fluoretados contendo trimetafosfato de sódio (TMP) sobre o desgaste erosivo da dentina in vitro. Blocos de dentina bovina (4×4×2 mm, n=22/grupo) foram alocados em 7 grupos experimentais: Placebo (PLA, sem NaF ou TMP); 4.500 e 9.000 ppm F (4500F e 9000F, respectivamente), 4500F + 5% TMP microparticulado (4500F+5micro), 4500F + 2,5 ou 5% TMP nanoparticulado (4500F+2,5nano e 4500F+5nano, respectivamente) e 12.300 ppm F (gel acidulado - FFA). Os géis foram aplicados uma única vez sobre os blocos (1 min), sendo, em seguida, submetidos a desafios erosivos (ácido cítrico 0,05 M, pH 3,2), 4×/dia, por 5 dias. Posteriormente, metade dos blocos foi imersa em suspensão de dentifrício sem NaF, durante 15 s (grupo ERO), enquanto a outra metade foi submetida a abrasão por escovação (grupo ERO+ABR), usando o mesmo dentifrício durante 15 s. O desgaste da dentina foi determinado por perfilometria e os dados, avaliados por ANOVA e teste de Tukey (p<0,05). Para ERO, todos os géis contendo TMP promoveram efeito protetor significativamente maior em comparação a 4500F (p<0,05), alcançando valores semelhantes a 9000F. Para ERO+ABR, o gel contendo 4500F+5nano apresentou desempenho significativamente superior de entre todos os géis experimentais contendo TMP, atingindo níveis semelhantes a 9000F e FFA.
A adição de TMP potencializou os efeitos antierosivos dos géis contendo 4500F, cujos efeitos foram estatisticamente comparáveis aos obtidos pelo uso de 9000F. De forma geral para ERO e ERO+ABR, a adição de 5% de TMPnano mostrou os efeitos mais promissores.
PR0291 - Painel Aspirante
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14
Tratamento com anticonvulsivante valproato de sódio aumenta amilase, reduz fosfato e cálcio e prejudica o estado redox salivar de ratos
Freitas RN, Silva LGL, Fiais GA, Ferreira DSB, Kawaguchi M, Rodrigues GWL, Nakamune ACMS, Chaves-Neto AH
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo analisou os efeitos do valproato de sódio (VPA) (Depakene®, Abbott Laboratórios do Brasil, LTDA.) no fluxo, composição bioquímica e estado redox salivar. Para tanto, vinte e quatro ratos Wistar machos foram randomizados e divididos em 3 grupos (n=8/grupo): Controle (NaCl 0,9%), VPA100 (100 mg/kg) e VPA400 (400mg/kg). Após 21 dias consecutivos de tratamento via gavagem intragástrica, os animais foram anestesiados para a coleta da saliva induzida pela pilocarpina (CEUA FOA/UNESP n°0215-2021). Imediatamente após a coleta foram determinados o fluxo, pH e a capacidade tamponante. Métodos espectrofotométricos foram usados para as análises salivares da proteína total, amilase, cálcio, fosfato, sódio, potássio, cloreto, dano oxidativo lipídico (TBARs), dano oxidativo as proteínas (PC) e capacidade antioxidante total (FRAP). Os dados foram submetidos ao teste ANOVA one-way e post hoc de Tukey (p<0,05). O fluxo salivar, pH, capacidade tamponante, proteína total, potássio, sódio e cloreto foram semelhantes em ambos os grupos. Contudo, houve uma diminuição nas concentrações de fosfato no VPA400 em comparação aos grupos Controle (p < 0,01) e VPA100 (p < 0,01), assim como o cálcio em relação ao Controle (p < 0,05) e VPA100 (p < 0,05). Enquanto amilase aumentou no VPA100 (p<0,01) e VPA400 (p<0,05). O aumento da FRAP nos grupos VPA100 (p < 0,05) e VPA400 (p < 0,05), não preveniu o aumento do TBARs no VPA100 (p<0,05). A PC foi semelhante entre os grupos.
Conclui-se que o tratamento crônico com o VPA altera a composição bioquímica e causa distúrbios no estado redox salivar.
PR0292 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Propriedades de um cimento de ionômero de vidro modificado por nanopartículas ou por vidros bioativos, após envelhecimento
Souza MS, Martins RA, Zuanon ACC
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) possuem características importantes, as quais são potencializadas a partir de sua associação às nanopartículas (NP) ou aos vidros bioativos (VB). O objetivo deste estudo foi avaliar a rugosidade, estabilidade de cor e porosidade do CIV Ketac Molar EasyMix associado às NP de hidroxiapatita ou ao VB 45S5, antes e após envelhecimento por seis meses de armazenamento associado à termociclagem. A rugosidade foi avaliada com auxílio de rugosímetro, a estabilidade de cor por meio de espectrofotômetro, e a porosidade foi analisada pelo programa Image J, por meio de imagens obtidas pelo MEV. Estes testes foram realizados antes e após termociclagem e envelhecimento por 6 meses. Antes do envelhecimento, a associação com VB 45S5 apresentou os menores valores para a rugosidade, sendo que após este processo, os valores foram semelhantes. Nos grupos de associação com NPHPa e VB 45S5, foram encontrados os menores valores de luminância, sem apresentar diferenças estatísticas na ∆E. Em relação a porosidade, foi apresentado maior número de poros NPHPa após o envelhecimento, porém, com menor área total.
A associação de CIV com NPHPa não resultou em alteração significativa na rugosidade, apresentou menor área de poros e melhor dureza, além de melhores condições após o envelhecimento do material, condição eminente da sua utilização clínica. A partir da associação de CIV à NPHPa e ao VB 45S5, foi observada alteração de cor, não limitando seu uso, pois o material dificilmente é utilizado para restaurações estéticas.
PR0293 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Associação entre postura corporal, pressão plantar e má oclusão
Brito AVO, Gouvêa GR, Costa AR, Correr-Sobrinho L, Santamaria-Jr M
Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
As más oclusões são achados frequentes na fase de dentição mista, podendo ter relação com postura corporal e pressão plantar do indivíduo. Portanto, este estudo tem como objetivo avaliar equilíbrio corporal e a pressão plantar em crianças na dentição mista e a associação com as más oclusões encontradas nessa fase. Foram avaliados 59 voluntários na faixa etária de 7 a 12 anos, pareados quanto ao sexo. A amostra foi dividida quanto à presença e ausência de má oclusão segundo os parâmetros de Grabowski. As características posturais foram analisadas por meio do tamanho dos membros superiores, tensão cervical, tensão lombar e nivelamento das cristas ilíacas. A avaliação postural podal foi registrada segundo a pressão plantar total em cada pé, e a simetria na pisada, sendo utilizado o baropodômetro. Para determinação da presença da má oclusão, foi realizado exame clínico. Para o estudo, o poder de teste considerado foi de 80% e nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram uma prevalência de 57,6% crianças com presença de má oclusão, 72,9% com alterações podoposturológicas e de 67,8% com resultados alterados, segundo a baropodometria. Não houve associação significativa entre más oclusões e postura corporal, assim como não foram registradas associações significativas entre más oclusões e postura podal.
As más oclusões não possuem associação significativa com alterações posturais corporais e a pressão plantar. Crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, na fase de dentição mista que apresentam más oclusões não possuem alterações na postura corporal ou na pressão plantar
PR0294 - Painel Aspirante
Área:
3 - Cariologia / Tecido Mineralizado
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Validação da curva de Stephan em biofilme misto e formação de lesões de subsuperfície em esmalte dental bovino in vitro
Santana JS, Delbem ACB, Pessan JP, Sampaio C, Morais LA, Pereira TL, Monteiro DR, Hosida TY
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve como objetivo desenvolver um protocolo para a reprodução da curva de Stephan e formação de lesões de cárie subsuperficiais em esmalte bovino por biofilmes mistos de Streptococcus mutans e Candida albicans in vitro. Os biofilmes foram formados em blocos de esmalte bovino, por 7 dias, com saliva artificial (SA) como meio de crescimento. Após 24 h, os biofilmes foram cultivados em AS, com ou sem 0,005 ou 0,008 ppm F. A cada 24 h, os biofilmes foram expostos ou não à 20% de sacarose, por 3 min. No 7º dia, os polissacarídeos extracelulares (EPS) e concentrações de flúor (F), cálcio (Ca) e fósforo (Pi) nos biofilmes foram analisados. Os blocos foram submetidos à análise de microtomografia computadorizada de raios X para determinação da concentração mineral. Os dados foram submetidos a ANOVA a dois critérios, seguido pelos testes de Fisher LSD ou Student-Newman-Keuls (p<0,05). A exposição ao desafio sacarose levou a um aumento nos carboidratos do biofilme e na profundidade da lesão de cárie, em comparação aos biofilmes não expostos à sacarose, independentemente da presença de F na SA. Após desafio, os biofilmes formados na presença de 0,008 ppm F apresentaram níveis menores de F, comparado aos não expostos à sacarose. Os biofilmes expostos a 0,008 ppm F e sacarose apresentaram profundidade de lesão e área integrada da lesão menor, e maior camada externa, em comparação aos cultivados em SA pura, expostos à sacarose.
Conclui-se que o modelo de biofilme desenvolvido foi capaz de produzir lesões de cárie de subsuperfícies e reproduzir a curva de Stephan in vitro.
(Apoio: CAPES N° 001)
PR0295 - Painel Aspirante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Avaliação da eficácia antimicrobiana da lisozima em um modelo de biofilme endodôntico multiespécie
Régis JR, Martins HC, Dorigon-Santos J, Pereira ACC, Nunes EMM, Andrade JSR, Pinheiro ET, Duque TM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Bactérias organizadas em biofilmes podem ser cerca de mil vezes mais resistentes a agentes antibacterianos. A lisozima possui potencial para ser utilizada na Odontologia, visto suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antissépticas, anti-histamínicas e antineoplásicas. Este trabalho teve como objetivo avaliar in vitro a eficácia antimicrobiana da lisozima em um modelo de biofilme do tipo endodôntico multiespécie de dez espécies. Após a formação do biofilme nos espécimes de dentina por 21 dias, os mesmos foram divididos em 4 grupos: Controle (apenas meio), pH Alcalino, Lisozima 200ug, e pH Alcalino associado com Lisozima 200ug. O tratamento dos espécimes foi realizado durante 24 horas. O plaqueamento da diluição seriada foi realizado e as placas foram incubadas em anaerobiose por 5 dias, para contagem das UFC's. As diferenças entre as contagens das UFC's entre os grupos de tratamento foram avaliadas pelo teste de Kruskall-Wallis, e pelo teste de múltiplas comparações de Bonferroni através do software IBM SPSS StatisticT. Houve diferença estatística entre o grupo do pH Alcalino com o grupo pH Alcalino associado com Lisozima 200ug (p=0,010), e entre os grupos Lisozima 200ug e pH Alcalino associado com Lisozima 200ug (p=0,013). O grupo que mais obteve potencial antimicrobiano foi o grupo pH Alcalino associado com Lisozima 200ug.
A Lisozima demonstrou ter potencial antimicrobiano para ser utilizada na Odontologia.