Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2118 Resumo encontrados. Mostrando de 571 a 580


PN0595 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Proteínas salivares candidatas a biomarcadores de alterações bucais em usuários de cocaína/crack
Macedo NF, Baggio GL, Chaiben CL, Batista TBD, Penteado CAS, Dionizio A, Buzalaf MAR, Azevedo-Alanis LR
UNIVERSITÄT BERN
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a condição bucal de usuários de cocaína/crack e identificar proteínas salivares candidatas a biomarcadores de alterações bucais. Foram avaliados 40 voluntários dependentes de cocaína/crack internados para reabilitação. Nove deles foram selecionados para análise proteômica. Foram realizados exame intrabucal, índices CPOD, gengival e de placa, coleta de saliva não estimulada e avaliação da presença de xerostomia. A análise proteômica foi realizada em um sistema nanoACQUITY UPLC acoplado a espectrômetro de massas. Uma lista de proteínas identificadas nas amostras salivares foi gerada a partir de banco de dados e revisada manualmente. A média de idade da amostra (n=40) foi de 32 (±8,88; 18-51) anos; o CPOD médio foi de 16±7,70, os índices médios de placa e gengival foram 2,07±0,65 e 2,12±0,64, respectivamente, e 20 (50%) voluntários relataram xerostomia. Um total de 305 proteínas foi encontrado na saliva (n=9), das quais 23 foram identificadas como candidatas a biomarcadores associados a 14 alterações bucais. O maior número de candidatas a biomarcadores foi associado a carcinoma de cabeça e pescoço (n=7), carcinoma de nasofaringe (n=7) e periodontite (n=6).

Usuários de cocaína/crack apresentaram alta experiência de cárie e inflamação gengival; menos da metade apresentou alterações na mucosa bucal e metade relatou xerostomia. Um total de 23 proteínas salivares mostraram-se candidatas a biomarcadores de 14 alterações bucais, das quais as mais frequentes foram carcinoma de cabeça e pescoço e doença periodontal.

(Apoio: CNPq)
PN0596 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de epi-drogas com potencial terapêutico para eliminar células-tronco tumorais em carcinoma oral
Eskenazi APE, Milan TM, Oliveira LD, Almeida LO
BIOLOGIA ORAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O carcinoma espinocelular (CEC) oral apresenta alta morbidade, mortalidade e falhas associadas à quimiorresistência. A resistência do tumor ocorre, em parte, devido à heterogeneidade celular, e inclui as células-tronco tumorais (CTT), um pequeno grupo de células neoplásicas indiferenciadas. Alterações epigenéticas regulam a expressão gênica e determinam o destino celular, sendo críticas para o controle das CTT. Vários fármacos que regulam componentes da maquinaria epigenética (epi-drogas) têm sido desenvolvidos e testados como terapia antitumoral. O presente estudo investigou o efeito inibitório de 23 epi-drogas sob as subpopulações de células-tronco tumorais (CTT⁺) e células diferenciadas (CTT⁻) de duas linhagens de carcinoma oral derivadas de CEC de língua: CAL27 e SCC9. O ensaio de viabilidade celular por MTS foi utilizado para definir as concentrações inibitórias (IC50) das epi-drogas.

Foi observado que os inibidores de histonas desacetilases (HDAC) Salermide e 5-Nitroso-8-Quinolinol foram mais eficazes em reduzir as CTT⁺ do que as células diferenciadas (CTT⁻) do tumor nas duas linhagens celulares, e sua administração pode ser uma promissora estratégia terapêutica, como monoterapia ou terapia combinada, no combate ao carcinoma espinocelular oral.

(Apoio: CAPES  N° 88887.684567/2022-00  |  FAPESP  N° 2017/11780-8)
PN0599 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Reconstrução Facial Forense: Sistematização de perícias em busca de desaparecidos
Machado CR, Curi JP, Vassallo FNS, Ramos GF, Carvalho GP, Cardoso SV, Melani RFH, Beaini TL
Odontologia Social e Preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estima-se que no Brasil 7 pessoas desaparecem a cada hora, tornando-se um problema de segurança e saúde pública. A situação afeta também amigos e familiares que buscam seus parentes sem saber o que se passou. O projeto contemplado pelo edital PROCAD/CAPES é uma parceria entre as universidades e os institutos médico legais (IML) para auxiliar no reconhecimento de pessoas desaparecidas. O objetivo do trabalho é apresentar o contexto científico do projeto e seus resultados até o momento. As reconstruções são feitas por um fluxo de trabalho que inicia com o registro do crânio pelos IMLs. As imagens são enviadas para o Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense da Universidade de São Paulo, onde a fotogrametria gera um modelo 3D do crânio, obtido no programa Metashape®. O modelo é importado para o Blender® pela equipe da Universidade Federal de Uberlândia e o crânio é posicionado em referência ao plano de Frankfurt. Os marcadores de tecido mole são posicionados sobre a superfície, usando os 32 pontos de espessura de tecidos moles em brasileiros. Uma face modelo é ajustada sobre os marcadores, produzindo uma aproximação. Até o momento foram feitas 10 reconstruções sendo 7 de Tocantins, 2 de Roraima e 1 do Chile.

A apresentação dos resultados é feita em forma de relatório e divulgada pela autoridade local. As reconstruções são realizadas na esperança de que alguém as reconheça e apresente mais informações que levem à identificação da vítima. O projeto demonstra a colaboração interinstitucional, estimulando o ensino, a pesquisa e a extensão.

(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  PROCAD)
PN0600 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Lesões brancas e vermelhas de líquen plano oral: avaliação histomorfométrica do tecido epitelial
Azevedo JSJ, Sanches ACB, Dantas JBL, Freire TFC, Freitas VS, Reis SRA, Campos EJ, Martins GB
Programa de Pós-Graduação - PPgPios UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo caracterizar e comparar as características do tecido epitelial das lesões brancas e vermelhas de líquen plano oral (LPO) através da técnica histomorfométrica. Foi realizado um estudo transversal retrospectivo com 48 cortes histológicos de LPO obtidos a partir de biópsias incisionais e corados com hematoxilina-eosina, pertencentes ao acervo de laboratório de patologia oral. Fotomicrografias foram obtidas de três áreas significativas dos cortes histológicos e o epitélio das lesões de LPO foi caracterizado por mensurações histomorfométricas lineares, também em triplicata, que incluíram a distância da camada basal à superfície epitelial (DCBSE), distância do ápice da crista epitelial à superfície epitelial (DACESE), largura da crista epitelial (LCE) e espessura da camada de ceratina (EC). Os dados foram apresentados em mediana e aplicou-se o teste não paramétrico de Mann Whitney com nível de significância de 5% para as associações realizadas. As lesões brancas apresentaram maiores valores de medianas em todos os critérios analisados. No entanto, não houve diferença estatística significante entre as lesões brancas e vermelhas para os parâmetros DCBSE (p= 0.77); DACESE (p= 0.80); LCE (p= 0.57); EC (p=0.66).

Estes resultados sugerem que, embora as lesões brancas e vermelhas sejam diferentes em seus aspectos clínicos, as características do tecido epitelial não exibiram diferenças entre si com a metodologia aplicada, evidenciando a necessidade de outros estudos que possam justificar essas diferenças observadas.

(Apoio: FAPs - Fapesb )
PN0601 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso de doxiciclina em dose subantimicrobiana (SDD) no tratamento de doenças osteometabólicas
Dotta TC, Figueiredo FAT, Kubata BR, Rocha MM, Almeida LPA, Pedrazzi V
Reabilitação Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo tem por objetivo avaliar e comparar o efeito da doxiciclina em dose subantimicrobiana com o risedronato de sódio, em ratas osteopênicas. 42 ratas Wistar foram divididas em 6 grupos (n=7): C - Controle; C-DOX - Controle exposto à Doxiciclina 30 mg/kg/dia; C-RIS - Controle exposto ao Risedronato de sódio 30 mg/kg/mês; OVX - Controle Ovariectomizado; OVX-DOX - Ovariectomizado exposto à Doxiciclina 30 mg/kg/dia e OVX-RIS - Ovariectomizado exposto ao Risedronato de sódio 30 mg/kg/mês. A fim de induzir a osteopenia, as ratas com 80 dias de vida, foram submetidas à cirurgia de ovariectomia. Após 90 dias de indução, foram submetidas ao tratamento com DOX ou RIS, ambos por 60 dias, e então submetidas à morte. Os ossos fêmures foram removidos cuidadosamente e submetidos à análise de densitometria óssea e ao teste de ensaio universal por flexo-compressão. Após teste estatístico de modelo linear multivariado, notou-se diferença estatística na densitometria óssea apenas ao comparar OVX com OVX-DOX (p<0,01) e OVX-RIS (p<0,0001), demonstrando que ambos os medicamentos possuem efeitos positivos na qualidade óssea. Quanto aos resultados biomecânicos, verificou-se diferença estatisticamente significante ao comparar C-RIS com C (p<0,001) e C-DOX (p<0,04), onde o medicamento RIS apresentou uma menor resistência mecânica dos ossos.

Desta forma, conclui-se que a doxiciclina em dose subantimicrobiana contribuiu positivamente na qualidade e resistência do tecido ósseo.

(Apoio: CAPES  N° 88882.317626/2019-01  |  CAPES  N° 88887.480310/2020-00)
PN0602 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Caracterização clinicopatológica e sociodemográfica do pênfigo vulgar e penfigoide de cavidade oral: estudo multicêntrico brasileiro
Oliveira SA, Silva RNF, Silva BL, Silveira EJD, Alves PM, Nonaka CFW, Caldeira PC, Costa NL
Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho tem por objetivo avaliar as características clínicopatológicas e sociodemográficas do pênfigo vulgar (PV) e o penfigoide de membranas mucosas (PMM) da cavidade oral. Trata-se de um estudo multicêntrico, transversal e observacional. A amostra foi composta pelos casos de PV e PMM diagnosticados em quatro centros institucionais de referência em diagnóstico bucal do Brasil, no período de 1952 a 2021, com confirmação microscópica. Por meio da revisão das fichas de registros dos laudos, dados dos pacientes e das lesões (idade, sexo, raça, localização, aspecto clínico da lesão, hipótese diagnóstica, sintomatologia e diagnóstico final) foram obtidos. A análise estatística foi descritiva com valores absolutos e relativos. Do total de 69.216 laudos registrados, 227 (0,32%) foram diagnosticados como PV (n=111, 48,9%) e PMM (n=116, 51,1%). Tanto o PV quanto o PMM foram mais comuns em mulheres não brancas (n= 117, 51,5%), com média de idade de 48,8 anos (±14,7). Mucosa jugal (n= 47, 43,3%), gengiva (n= 14, 12,6%) e mucosa labial (n= 11, 9,9%) foram os sítios mais afetados pelo PV. Nos casos de PMM, a gengiva foi o principal sítio de acometimento (n= 38, 32,7%), seguido pela mucosa jugal (n=28, 24,1%) e língua (n= 9, 7,7%). Sintomatologia foi relatada por 88 (51,1%) pacientes com PV e 84 (48,9%) com PMM.

PV e MMP são doenças autoimunes bolhosas incomuns em serviços de patologia bucal. Além disso, são mais frequentes em mulheres brancas de meia idade, sendo a associação dos dados clínicopatológicos e da morfologia microscópica crucial para o seu diagnóstico final.

PN0603 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Radiografia panorâmica ou Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico em Implantodontia? Estudo sobre a disposição a pagar
Mezaiko E, Leles CR, Nogueira TE, Silva LR, Silva BSF, Lima KL, Yamamoto-Silva FP
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A disposição a pagar (DAP) em saúde é uma forma de avaliar o impacto que novas tecnologias têm sobre a decisão dos pacientes de realizarem o tratamento. Avaliou-se a DAP para realização dos exames de imagem no tratamento com implante unitário posterior. Trata-se de uma análise econômica aninhada a um estudo de coorte em que os pacientes responderam a um questionário em 2 sessões. Na primeira incluiu variáveis sociodemográficas e na segunda informações sobre a DAP pelos exames de imagem no tratamento de implantes (panorâmica e Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico TCFC). Para o último questionário utilizou-se o método leilão (bidding-game), com opções de valores apresentados ao paciente. No total, 28 pessoas responderam ao questionário, sendo 20 mulheres (71,4%) e 8 homens (28,6%), com média de renda de R$ 2.792,85. Dentre os entrevistados, 54% apresentavam ensino superior completo e 56% estavam trabalhando em tempo integral. A média de DAP pelo tratamento de implantes, radiografia panorâmica e TCFC, respectivamente, foi de R$ 1564,29 (dp ± 865,90), R$ 72,86 (dp± 37,10) e R$ 250,00 (dp ± 150,92). Já 18% dos pacientes não pagariam a TCFC e 7% não pagariam por nenhum exame.

Conclui-se que, neste cenário clínico, o valor dos exames complementares influenciou na decisão de não tratar com implantes dentários osseointegrados.

PN0604 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da influencia de diferentes parâmetros de reconstrução tomográfica na análise fractal de pacientes com densidade óssea normal
Terra MC, Alves TKC, Silva FE, Rodrigues LG, Costa ACG, Cavazza LPV, Pereira LF, Manzi FR
ODONTOLOGIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo neste trabalho foi entender se existe influência na dimensão fractal ao realizar a análise em imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) de mandíbula reconstituídas com diferentes parâmetros inerentes aos softwares de visualização tomográfica e comparar se existe relação com a dimensão fractal de radiografias panorâmicas. A amostra foi composta por 18 pacientes com densitometria óssea normal, que possuíam exames de TCFC e radiografia panorâmica. A análise da dimensão fractal foi realizada em seis regiões de interesse da mandíbula, que foram selecionadas com diferentes combinações de filtro de ruído, plano ortogonal e espessura de reconstrução. Verificou-se que o trígono retromolar e o corpo da mandíbula não apresentam diferenças estatisticamente significantes ao captar imagens com diferentes parâmetros de reconstrução tomográfica (p > 0.05). A base da mandíbula não apresentou nenhum padrão que pudesse definir qual a influência desses parâmetros na avaliação de sua dimensão fractal. A região de sínfise mostrou melhor desempenho na análise da dimensão fractal em imagens do plano sagital com espessura de 1 mm, independente do filtro de ruído. Observou-se também que não existe relação entre a dimensão fractal da TCFC com radiografia panorâmica.

Conclui-se que é importante a padronização de toda as etapas que envolvem o processo de análise fractal, pois foi demonstrado que os parâmetros inerentes aos softwares de visualização tomográfica podem interferir na análise da dimensão fractal, variando de acordo com a região de interesse.

(Apoio: FUNDO DE INCENTIVO A PESQUISA  N° FIPE)
PN0605 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise da qualidade e resistência de ossos acometidos pela osteopenia e tratados com doxiciclina em SDD e risedronato de sódio
Rocha MM, Dotta TC, Kubata BR, Figueiredo FAT, Pedrazzi V
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da doxiciclina em dose subantimicrobiana (SDD) em ratas, comparando-a com o risedronato de sódio. Para efeito, 21 ratas Wistar foram divididas em 3 grupos (n=7): C- Controle; DOX - Doxiciclina 30 mg/kg/dia e RIS - Risedronato de sódio 30mg/kg/mês. As ratas, com cerca de 80 dias de vida, passaram pela indução de osteopenia, por meio de cirurgia de ovariectomia. Após 90 dias da indução, foram submetidas ao tratamento com DOX ou RIS, ambos por 60 dias, e após este período todos os animais foram induzidos à morte. Os ossos fêmures foram removidos e inicialmente submetidos à análise de densitometria óssea e posteriormente ao teste de ensaio universal por flexo-compressão. Após teste estatístico de modelo linear multivariado, notou-se que, em relação a análise de densitometria, para valores de BMD houve uma melhor relevância medicamentosa em DOX quando comparamos a C (p<0,008), bem como diferença estatística entre C vs. RIS (p<0,019). E para valores de BMC, tem-se diferença significante entre DOX vs. C (p<0,045). Quanto aos resultados da biomecânica, notou-se diferença estatística entre os grupos DOX vs. RIS (p<0,01), demonstrando que o risedronato de sódio apresentou valores biomecânicos menores que os demais, ou seja, uma menor resistência biomecânica nos ossos das ratas que receberam o medicamento.

Desta forma, conclui-se que o medicamento doxiciclina em dose subantimicrobiana (SDD) representa importante alternativa para a qualidade do tecido ósseo quando comparado ao atual padrão terapêutico risedronato de sódio.

(Apoio: CAPES  N° 88882.317626/2019-01)
PN0606 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da tomografia computadorizada de feixe cônico no planejamento de implante dentário unitário posterior: estudo piloto
Silva LR, Lima KL, Mezaiko E, Nogueira TE, Silva BSF, Leles CR, Yamamoto-Silva FP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar a previsibilidade da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) no planejamento de implante dentário em espaço desdentado unitário posterior. Foi realizado um estudo observacional aninhado a um ensaio clínico randomizado. A amostra foi composta por 20 sítios de pacientes entre 19 e 61 anos de idade saudáveis, que foram submetidos a radiografia panorâmica e TCFC para instalação do implante. Para a avaliação dos exames de imagem, na primeira etapa o examinador planejou os casos com as informações do exame clínico e radiografia panorâmica, e posteriormente as informações da TCFC foram adicionadas. A avaliação incluiu perguntas sobre as dimensões do implante e necessidade de solicitação de TCFC. O desfecho principal analisado foi o desvio de planejamento, considerando o tamanho do implante panejado nos exames de imagem em comparação ao tratamento realizado. A frequência de desvio de planejamento da radiografia panorâmica em relação a cirurgia foi de 80%, enquanto para a TCFC foi de 50% (P>0,05). A maioria dos casos em que houve desvio de planejamento aconteceu em pacientes do sexo feminino, média de idade de 43 anos em região de molar inferior. Em 80% (16) dos casos, o avaliador indicou que não seria necessário solicitar uma TCFC para o planejamento e execução do caso.

Conclui-se que a TCFC apresentou melhor previsibilidade na escolha do implante no planejamento de sítios unitários em região posterior em relação ao tratamento executado, porém, não houve diferença significante em comparação a radiografia panorâmica.