Instruções para Participar

Os brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil deverão ser associados da SBPqO para submissão e apresentação de trabalho, com as anuidades em dia. Os não brasileiros residentes no exterior deverão estar em dia com suas respectivas seções ou divisões da IADR.

Todos os procedimentos deverão ser realizados on-line na página da SBPqO:

Os associados deverão acessar o link “Recadastramento”, observando se todos os campos estão devidamente atualizados. Lembre-se de preencher adequadamente sua Formação Universitária e sua categoria associativa.

Os que desejam se associar (não sócios) deverão preencher integralmente a Proposta de Admissão, inclusive os associados IADR. Lembre-se de preencher adequadamente sua Formação Acadêmica/Universitária.

Para submissão de trabalhos, siga as orientações disponibilizadas na página eletrônica. A data-limite para envio de resumos é  11 de maio de 2022. Para garantir o sucesso da submissão de seu resumo, sugerimos que o envio seja feito antecipadamente.

- Cada associado somente poderá submeter um (01) resumo de trabalho completo e (01) resumo de Projeto de Pesquisa como Apresentador.

- Os pagamentos (anuidade e/ou inscrição) deverão ser efetuados no site da SBPqO pelo PagSeguro (siga as instruções).

- Os resumos e as apresentações para a modalidade IADR Hatton Competition and Awards  deverão ser EXCLUSIVAMENTE em inglês.

- Para as demais modalidades, são aceitos resumos nos idiomas português e inglês. Recomendamos fortemente que o resumo e apresentação estejam no mesmo idioma.

 


O preenchimento da sua Formação Acadêmica/Universitária é de fundamental importância para a formação do quadro de associados da SBPqO, além de permitir que seu trabalho seja apresentado na sessão pertinente. Lembrando que a inscrição em categoria errada não impede que o congressista apresente seu trabalho, mas o inviabiliza de premiação. Não se esqueça de atualizar sua Formação Acadêmica/Universitária sempre que necessário.

- Associado Iniciante:  discentes de graduação, de especialização ou estagiários que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa, sendo que para apresentação de trabalho durante a Reunião Anual da SBPqO, deve estar sob orientação de um Associado Efetivo em dia com suas obrigações associativas ou de um Associado Remido.

- Associado Aspirante: Alunos regularmente matriculados em curso de Mestrado ou Doutorado e os portadores de título de Mestre. A obtenção do título de Doutor o transfere, automaticamente, à categoria de Associado Efetivo.

- Associado Efetivo: pesquisadores doutores que tenham atividade de pesquisa científica.

- Associado Remido: Associado efetivo com mais de 70 anos e em dia com as anuidades por, pelo menos, 10 anos consecutivos.

- Associado da IADR: pesquisador das seções e divisões latino-americanas e, por extensão, de outros continentes, não residentes no Brasil. Os pesquisadores residentes no Brasil obrigatoriamente devem ser associados da SBPqO. 

- Não Associado: Aqueles que desejam participar da Reunião Anual da SBPqO, sem vínculo associativo e sem apresentação de trabalho poderão fazer sua adesão como Não Associado.


A apresentação de resultados de pesquisa ou projetos é a essência da Reunião Anual e você é essencial nesse processo.
É uma oportunidade única para trocar experiências e aprender muito.

 

Ações Afirmativas


Ações afirmativas compõem uma série de medidas que alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a grupos populacionais que, historicamente, se encontram em exclusão socioeconômica. Visam, portanto, a combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero, dentre outras, no acesso à educação, saúde, emprego, redes de proteção social e no reconhecimento cultural. Na área de educação, políticas de ações afirmativas são, usualmente, implementadas por medidas tais como cotas, bônus  ou fundos de estímulo; bolsas de estudo (a exemplo do PROUNI); empréstimos e preferência em contratos públicos (FIES, por exemplo) ou, ainda, ações institucionais específicas.


Poderão participar os estudantes de graduação ou recém-formados (graduados até 2021) que, no ato da submissão, declararam participar de programas de ações afirmativas e que sejam apresentadores (autor principal) de trabalhos selecionados. 

A indicação dos estudantes a serem contemplados com a isenção da inscrição ao evento, ficará a cargo do dirigente da Faculdade/Curso de Graduação de cada Instituição a partir de critérios sugeridos pela SBPqO. O número de alunos contemplados será determinado posteriormente, considerando o total de trabalhos selecionados para esta categoria.O apresentador do resumo submetido deverá realizar o pagamento da inscrição ao evento até a data-limite 14/07/2022 para que a apresentação do trabalho selecionado possa ser programada. Ao ser indicado pelo dirigente da Faculdade/Curso de Graduação, a SBPqO enviará um e-mail ao apresentador comunicando a decisão e fará o reembolso do pagamento da inscrição ao evento.

Importante: a isenção da inscrição é intransferível e exclusiva ao estudante indicado.


Anuidade e Inscrição


http://sbpqo.org.br/img/gaivota.gifANUIDADE

A taxa associativa anual da SBPqO é obrigatória para todos os associados brasileiros, de acordo com a categoria, independente da participação nas Reuniões.

Os associados da IADR não brasileiros (estrangeiros não residentes no Brasil) deverão preencher o cadastro de associado indicando seu ID Number da IADR e o pagamento da anuidade de 2022 da IADR.

No ato do envio do trabalho, o associado apresentador deverá previamente estar com as anuidades em dia. Fique atento aos prazos para a quitação da forma de pagamento escolhida.

http://sbpqo.org.br/img/gaivota.gifINSCRIÇÃO

http://sbpqo.org.br/img/tri.gif SEM Apresentação de trabalho

A inscrição poderá ser feita antecipadamente ou até o final da Reunião Anual pelos associados SBPqO ou IADR que não forem apresentar trabalho. Para fazer a inscrição é necessário que a correspondente anuidade tenha sido paga - ver item anterior.

http://sbpqo.org.br/img/tri.gif COM Apresentação de trabalho
Para o envio de resumo, a anuidade SBPqO deve estar em dia, incluindo 2022 para os associados residentes no Brasil. Para os associados não residentes no Brasil é necessário estar com a anuidade da IADR em dia. O resultado da avaliação dos trabalhos estará disponível na área de associado, na página www.sbpqo.org.br a partir de 08/07

A inscrição poderá ser feita antecipadamente ou até o dia  14  de julho, impreterivelmente, para que a apresentação do trabalho selecionado possa ser programada. O não pagamento até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de julho implicará, automaticamente, na retirada do trabalho.

 Fique atento aos prazos da quitação da forma de pagamento escolhida.

http://sbpqo.org.br/img/gaivota.gifPAGAMENTOS

O pagamento das taxas de anuidade da Sociedade e inscrição na Reunião Anual deverá ser realizado exclusivamente via PagSeguro, podendo ser realizado com Cartões de Crédito, Boletos ou Débito online. O link para os pagamentos está disponível na área de associado.

 

Atenção: Regras para envio de trabalhos

A Reunião da SBPqO é um encontro científico para associados. Por esse motivo, os participantes que desejam submeter um resumo, devem obrigatoriamente ser associados. A Sociedade é mantida pelas anuidades e a Reunião Anual, pelas inscrições. Para participar do evento é necessário estar com os dois itens para pagamento quitados: ANUIDADE DA SOCIEDADE e INSCRIÇÃO AO EVENTO.
1 - ANUIDADE DA SOCIEDADE - Para a submissão do resumo A ANUIDADE do autor apresentador DEVERÁ ESTAR QUITADA até a data-limite dia 11/05/2022.
2 - INSCRIÇÃO AO EVENTO - Após a divulgação do trabalho selecionado, o autor apresentador deverá se inscrever e realizar o pagamento da INSCRIÇÃO à Reunião até a data-limite dia 14/07/2022. O não pagamento dentro do prazo, implicará automaticamente na retirada do trabalho selecionado.

O pagamento deverá ser efetuado exclusivamente via PagSeguro, pela área de associado. Importante ficar atento aos prazos, pois a opção por boleto bancário fica indisponível dias antes da data-limite para pagamento, tendo em vista o período de compensação, que pode inviabilizar a efetivação da submissão/inscrição dentro do prazo.


Atividades


Todos os associados inscritos poderão participar das atividades programadas: Simpósios; Apresentação de Painéis; Prêmio Hatton; Prêmio Colgate, Fórum Científico; Pesquisa Dentro da Indústria, Pesquisa em Ensino, POAC, Prêmios LAOHA, Prêmio DMG e Painel Relatos de Casos e Revisões (antigo TCC).
Lembrando que algumas salas terão limitação de vagas.


Cursos e Simpósios


Serão realizados Cursos e Simpósios de interesse geral para discussão de tópicos atuais. Os Cursos e Simpósios serão gratuitos para os sócios inscritos e as vagas estarão disponíveis por ordem de entrada nas salas. Os certificados estarão disponíveis online a partir de 30/09/2022. Não serão emitidos certificados com declaração de horas.

Cursos e Simpósios