39ª Reunião Anual da SBPqO - 07 a 10 de setembro de 2022

Programação sujeita a alterações




08 de Setembro - Quinta-feira


Período: Manhã



08:00 - 09:30

"SIMPÓSIO: REPENSANDO A SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES A PARTIR DAS PESQUISAS SOBRE LETRAMENTO EM SAÚDE NAS ÁREAS DE ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA"


Coordenador: Prof. Saul Martins Paiva (Presidente GRUPO)


Ministradoras:

Profa. Fernanda de Morais Ferreira (UFMG)  - Como as pesquisas sobre letramento em saúde podem colaborar para reduzir as inequidades em Saúde Bucal infantil

Profa. Paula Oltramari (UNOPAR/UNIDERP) - Como os processos de comunicação em saúde podem colaborar com a adesão do paciente ao tratamento ortodôntico


A comunicação em saúde é a utilização de estratégias para informar e influenciar decisões de pessoas e comunidades com foco nos comportamentos saudáveis. Os profissionais de saúde exercem influência marcante sobre a vida dos pacientes e suas famílias e, dessa forma, uma melhor comunicação pressupõe mudança de atitude e de perspectiva. Resultados positivos nessa dinâmica dependem, sobretudo, da capacidade do profissional em aprender a captar, respeitar e responder ao outro a partir do seu ponto de vista e não apenas do próprio. O letramento em saúde bucal (LSB) é considerado um determinante intermediário da saúde e a literatura tem demonstrado que é possível otimizar sua contribuição na mediação dos efeitos dos determinantes sociais tradicionais, de forma a reduzir desigualdades em saúde criadas pela má distribuição de oportunidades e recursos. Este simpósio abordará os conceitos e o referencial teórico do LSB, as oportunidades estratégicas de ação que surgem a partir desse conhecimento, sua aplicabilidade à Odontopediatria e à Ortodontia, além de discutir a direção na qual futuras pesquisas em LSB devem se concentrar visando melhorar a saúde bucal.

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria – GRUPO



08:00 - 09:30

"SIMPÓSIO: INOVAÇÃO EM ODONTOLOGIA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER"


Coordenador: Prof. Carlos José Soares (UFU)



Ministradores:

Prof. Robinson Sabino-Silva (UFU) - "Potencial das Universidades para o Desenvolvimento de Soluções Inovadoras e Sustentáveis direcionadas a Indústria 4.0 na Odontologia"

Resumo: Buscaremos disseminar a cultura da inovação que pode ser desenvolvida dentro da academia de acordo com demandas do setor produtivo industrial.Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que as doenças orais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas em todo o mundo, e a interação Academia-Indústria pode dar celeridade para desenvolvimento de soluções nanobiotecnológicas e de inteligência artificial de forma inovadora e sustentável para esta população por meio meio da indústria odontológica 4.0.

 

Prof. Fabricio Mezzomo Collares (UFRGS) - "Busca por soluções inovadoras e consolidação do processo de transferência para a sociedade"

Resumo:  Discutir o processo de geração de inovação, proteção intelectual, núcleos de inovação tecnológicas, incubadoras, start-ups, parcerias público-privadas e transferência de tecnologia para a sociedade. 



08:00 - 11:30

"SIMPÓSIO: BASES EM PESQUISA CLÍNICA"


Coordenador: Prof. Carlos Francci (FOUSP)



Ministradores:

Profa. Alessandra Reis (UEPG/PR) - "O papel dos estudos laboratoriais e da pesquisa clínica na Odontologia"

Resumo:  Estudos laboratoriais são modelos de pesquisa essenciais para avançar na ciência. No entanto, os achados laboratoriais precisam ser confirmados em um ambiente clínico, onde existem muitas variáveis ​​e mecanismos complexos conhecidos e desconhecidos. As pesquisas clínicas, notadamente os ensaios clínicos randomizados, fornecem informações sobre probabilidades de sucesso e apontam os efeitos adversos de qualquer intervenção. Esta palestra se concentrará na importância dos ensaios clínicos como ferramenta de pesquisa fundamental para recomendações clínicas e discutirá porque não devemos basear nossas decisões clínicas em estudos laboratoriais.

Prof. Heitor Marques Honório (FOB/USP) - "Estudos clínicos de não-inferioridade"
Resumo: Os ensaios clínicos randomizados de não inferioridade são indicados quando se pretende provar que um grupo experimental não é inferior a um grupo controle por mais do que uma margem de não inferioridade. No entanto, esse tipo de estudo difere dos ensaios clínicos randomizados tradicionais (estudos de superioridade) por apresentarem particularidades que impactam na formulação da hipótese nula a ser testada, desenho experimental (determinação de margem de não inferioridade, cálculo de tamanho amostral adaptado, sensibilidade do estudo e análise final dos dados) e também na apresentação dos dados na redação do artigo. Assim sendo, este palestra tem como objetivo apresentar e discutir as indicações e particularidades dos estudos clínicos de não inferioridade, uma vez que esses requisitos são fundamentais para garantir a validade das conclusões desse importante tipo de trabalho científico.

Prof. Eduardo Bresciani (UNESP/SJC) - "Evidências científicas geradas por pesquisas clínicas em odontologia: Perspectivas de um crítico"

Resumo: Esta palestra tem o objetivo ressaltar a importância das evidências científicas resultantes de pesquisas clínicas em Odontologia, mas também questioná-las. A frequente opinião, de que as evidências científicas representam verdades absolutas imutáveis na decisão de protocolos clínicos a serem empregados, retarda a evolução da construção do conhecimento científico e da prática clínica odontológica. Estas evidências, além de estarem em constante evolução, também apresentam pontos a serem melhor entendidos e/ou melhorados, uma vez que os mesmos limitam a construção de uma desejada verdade absoluta. Discutiremos alguns desses pontos, considerando desde os passos da construção do protocolo de pesquisa até a sua divulgação, além da real contribuição desta evidência para a prática clínica cotidiana.



10:00 - 11:30

"CURSO - REPERCUSSÃO CRANIOFACIAL DE ALTERAÇÕES GENÉTICAS: UM OLHAR EM TONS DE CINZA"


Coordenadora: Prof. Ana Flávia Granville-Garcia (UEPB)


Ministrador: Prof. Fábio Wildson Gurgel Costa (UFC)


O estudo das doenças genéticas com repercussão craniofacial é considerado um campo fértil no contexto da estomatologia e imaginologia odontológica. Em grande parte, é mister reportar que tal interesse deve-se ao forte caráter inter e multidisciplinar que a pesquisa odontológica apresenta com outras áreas da saúde quando se trata de síndromes e deformidades craniofaciais. Nesse cenário, o presente curso abordará importantes aspectos que o cirurgião-dentista deve ter atenção frente a condições genéticas que exibem manifestação craniofacial, notadamente sob um olhar em tons de cinza. A discussão também trará um panorama de dados de pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos que suportam a temática em tela.



10:00 - 11:30

"CURSO: ODONTOLOGIA DE MÍNIMA INTERVENÇÃO E REMOÇÃO SELETIVA DE DENTINA CARIADA"


Coordenador: Prof. Sergio Eduardo de Paiva Gonçalves (Presidente GBPD)


Ministradores:
Prof. Leandro Augusto Hilgert (UnB)
Profa. Juliana Jobim Jardim (UFRGS)


O presente curso abordará a filosofia de Odontologia de Mínima Intervenção, seus pilares e sua aplicação clínica dentro da Dentística contemporânea. Fluxos para a decisão de intervir de forma não-invasiva, microinvasiva ou invasiva serão apresentados e discutidos. Haverá um enfoque na técnica de remoção seletiva de dentina cariada e seu impacto na manutenção da vitalidade pulpar e na longevidade das restaurações.

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Professores de Dentística – GBPD



08 de Setembro - Quinta-feira


Período: Tarde



13:30 - 15:00

"CURSO: A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DA DOR OROFACIAL: TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO E O SEU USO NA PESQUISA CIENTÍFICA"


Ministrador: Prof. Leonardo Rigoldi Bonjardim (FOB-USP)


Será discutida a importância de um consenso clínico e científico da classificação das dores orofaciais como subsídio para o diagnóstico e tratamento.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial – SBDOF



13:30 - 15:00

"SIMPÓSIO: ODONTOLOGIA DIGITAL: CIÊNCIA, DESENVOLVIMENTO E OPORTUNIDADE"


Coordenador: Prof. Carlos Francci (FOUSP)



Ministradores:

Prof. Estevam Bonfante (FOB/USP) - "Fundamentos para o fluxo digital com reconstruções cerâmicas extensas"

Resumo: o grande entusiasmo com as ferramentas digitais é com frequência maior que a necessidade de detalhamento de informações a serem transferidas ao laboratório durante o planejamento em reabilitação oral. Serão discutidas as bases para a coleta e transferência de informações de casos onde também serão abordados os limites atuais das ferramentas perante algumas situações clínicas.

Prof. Nelson Silva (UFMG) - "A metamorphose das próteses removíveis digitais"

Resumo: O termo dontologia digital já não é mais novidade no meio profissional, científico e acadêmico. As formas de interação e os benefícios desta abordagem são infinitos, como também são infinitas as possibilidades de pesquisas e desenvolvimentos em todos os campos da odontologia. Esta apresentação abordará alguns possíveis mecanismos de execução de prótese totais removíveis digitais enfatizando a necessidade de comprovações científicas de diversos fluxos de trabalho  dentro do entendimento dos conceitos de próteses totais convencionais em contraste com os passos da digitalização.

Prof. Giulio Gavini (FOUSP) - "Endodontia Guiada - Bases Científicas"

Resumo: O aprimoramento do planejamento tomográfico e do escaneamento intra-oral dos pacientes, viabilizaram o surgimento da Endodontia Guiada indicada para o acesso de canais calcificados ou dentes com anomalias de desenvolvimento, remoção de pinos de fibra de vidro, bem como cirurgias parendodônticas mais conservadoras e em áreas de difícil acesso. Seu uso tem se popularizado, tornando-se um procedimento cada vez mais acurado e de menor custo.



13:30 - 17:00

"SIMPÓSIO: A CIÊNCIA ABERTA NA ODONTOLOGIA: DO PLANEJAMENTO À PUBLICAÇÃO"


Coordenadora: Profa. Maria Gabriela Haye Biazevic (FOUSP)



Ministradores:

Prof. Fausto Mendes Medeiros (FOUSP) - "A ciência aberta no planejamento e execução da pesquisa" 

-   O que é ciência aberta

-   Infraestrutura compartilhada

-   Boas práticas na pesquisa e reprodutibilidade

-   Plano de gestão de dados e compartilhamento de dados

Prof. Sigmar de Mello Rode (ICT-UNESP/SJC e ABEC) - "A ciência aberta na publicação e após"

-   Preprint

-   Revisão aberta por pares

-   Acesso aberto

-   Comunicação da ciência para sociedade e ciência cidadã

-   Os custos da ciência aberta

 

Resumo

Na presente atividade, será abordado a inserção e a importância da Ciência Aberta desde a fase de planejamento da pesquisa, e sua comunicação para a sociedade, desde antes da publicação, submissão do artigo, e mesmo após a aceitação e divulgação. A Ciência Aberta tem por objetivo a democratização e publicização de todos os passos envolvidos no processo científico, desde a disponibilização dos protocolos de pesquisa antes dela iniciada, passando pelo publicização dos processos metodológicos e recursos envolvidos na realização da pesquisa, a disponibilização dos dados gerados pela pesquisa de forma anônima e guiada por preceitos éticos e regimentais,até a disponibilização da publicação na forma de publicação em periódicos de acesso aberto ou na disponibilização do texto final em repositórios públicos.Além disso, envolve a disponibilização de códigos fonte, recursos educacionais ou outros materiais gerados, além da preocupação de levar o conhecimento gerado de uma forma acessível a toda a sociedade. Na presente palestra, todos esses aspectos serão abordados de forma geral, além de uma breve discussão sobre os custos e benefícios da Ciência Aberta para os pesquisadores, as instituições de pesquisa e agências de fomento e de governo, e especialmente para a sociedade de um modo geral.

 



13:30 - 17:00

"SIMPÓSIO: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NA TERAPIA PULPAR EM DENTES DECÍDUOS E PERMANENTES JOVENS"



Ministradores:

Profa. Lucia de Fatima Almeida de Deus Moura (UFPI)  - Técnica LSTR no Tratamento de molares decíduos com necrose pulpar

Resumo: A técnica LSTR (Lesion Sterilization Tissue Repair) objetiva a desinfecção de canais radiculares de dentes com pulpite irreversível ou necrose pulpar sem instrumentação prévia de canais radiculares e uso de pastas antibióticas. Pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Niigata (Japão) sugeriram o termo “LSTR” para esse tipo de terapia. Os pesquisadores propuseram o uso de uma pasta composta por ciprofloxacino, metronidazol e minociclina manipulados com magrogol e propilenoglicol (pasta 3MIX). No entanto a ideia de desinfecção de canais radiculares sem prévia instrumentação e uso de pasta antibiótica, foi sugerido inicialmente por Capiello (1967) o qual sugeriu uma pasta composta por tetraciclina, cloranfenicol, óxido de zinco e eugenol (Pasta CTZ). Ambas as pastas apresentam resultados clínico e radiográfico satisfatórios. A justificativa para uso da técnica LSTR é devido a natureza polimicrobiana do microbioma de canais radiculares de dentes com necrose pulpar em que um único antibiótico não ser suficiente para a desinfecção de canais radiculares. A técnica LSTR apresenta baixo custo, menor tempo de trabalho e simplicidade técnica, condições que favorecem aceitação de crianças e possibilita a execução por clínicos que atendem crianças. No entanto não existe consenso na literatura sobre uso da técnica LSTR, sendo necessário mais estudos clínicos randomizados fazendo comparação com outras técnicas consolidadas na literatura.

 

Profa. Laura Salignac de Souza Guimarães Primo (UFRJ) - Evolução tecnológica no tratamento endodôntico de dentes decíduos

Resumo: A Endodontia de Dentes Decíduos, vitais ou não vitais, continua sendo um desafio na Odontopediatria, visto que um dos objetivos é realizar um adequado preparo do sistema de canais radiculares que, devido à sua anatomia complexa e muitas vezes associada a reabsorção fisiológica, torna-se dificultado. Na última década, estudos têm mostrado a utilização, na Odontopediatria, de uma série de recursos amplamente empregados na Endodontia de dentes permanentes, tais como ferramentas para agitação das substâncias químicas utilizadas na irrigação, localizadores apicais eletrônicos e sistemas de instrumentação mecanizada. Diante desta grande evolução tecnológica, surge o questionamento quanto a existência de evidências científicas para utilização desses recursos em dentes decíduos.

 

Prof. Francisco W. G. de Paula-Silva (FORP-USP) - Materiais bioativos e biomoléculas na terapia pulpar conservadora

Resumo: Neste simpósio abordaremos aspectos relacionados à indicação da terapia pulpar conservadora necessária durante o tratamento restaurador em dentes com lesões de cárie, fraturas coronárias de origem traumática e, mais recentemente, devido ao agravamento dos defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário. Serão abordados particularidades relacionadas aos dentes decíduos e dentes permanentes jovens, com ênfase no uso de materiais bioativos disponíveis comercialmente e biomoléculas em investigação científica que podem ser utilizados com o objetivo de promover o reparo do complexo dentino-pulpar.

 

Profa. Carla Renata Sipert (FOUSP) - Regeneração Pulpar: Velhos desafios sob novas abordagens

Resumo: Os procedimentos endodônticos regenerativos foram propostos em 2004 e desde então eles têm sido descritos como uma alternativa à apicificação devido ao ganho estrutural que este procedimento oferece. Neste mesmo intervalo de tempo, a literatura também tem reportado casos de insucesso, fatores limitantes e desfechos clínicos diversos. Nesta conferência, serão discutidas as principais questões relacionadas ao sucesso da revascularização endodôntica, as mudanças nos protocolos e as limitações que ainda são encontradas no tratamento de dentes com rizogênese incompleta.



09 de Setembro - Sexta-feira


Período: Manhã



08:00 - 09:30

"CURSO: PLANEJAMENTO DIGITAL EM ENDODONTIA"


Coordenador: Prof. Marco Antonio Hungaro (Presidente SBEndo)


Ministradores:

Prof. Carlos Estrela (UFG)

Prof. Daniel Decurcio (UFG)


Os avanços tecnológicos vivenciados nas últimas décadas propiciaram o desenvolvimento de novos aparelhos, softwares e técnicas em Endodontia. A utilização de imagens tomográficas cada vez mais nítidas e precisas no planejamento e execução dos tratamentos potencializaram a incorporação digital na Endodontia, associadas ao rápido desenvolvimento de softwares de planejamento e impressoras 3D. Neste sentido, serão abordados os principais aspectos de interesse do Planejamento Digital na pesquisa endodôntica, estabelecendo as linhas de investigação atuais além das perspectivas futuras de investigação e desenvolvimento na área. 

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Endodontia – SBEndo



08:00 - 09:30

"SIMPÓSIO: MENSURAÇÃO DE DESFECHOS RELATADOS PELAS PESSOAS: INSTRUMENTOS E RELEVÂNCIA PARA A PESQUISA ODONTOLÓGICA"


Coordenador: Prof. Saul Martins de Paiva (UFMG)



Ministradores:

Prof. Matheus França Perazzo (UFG) - Evidência de validação na adaptação e desenvolvimento de questionários: atualizando conceitos

 

O desenvolvimento, a adaptação ou mesmo o uso de questionários representam uma considerável parcela dos estudos na Odontologia. Porém, a boa prática pode acabar sendo ameaçada pela baixa padronização dos conceitos psicométricos/clinimétricos. Convergir conceitos da psicometria; aprofundar no entendimento da construção de perguntas; entender os processos de resposta; e treinar a visão crítica para identificar um bom questionário, são algumas questões abordadas no simpósio que podem auxiliar na melhor prática das investigações de desfechos subjetivos. Questionário não é apenas um acúmulo ordenado de palavras que clamam por um “X” em alguma opção de resposta. Desprezar essa visão reducionista é o primeiro passo para caminharmos na adequada avaliação de desfechos que vão além da mensuração objetiva.

 

Prof. Thiago Cruvinel (FOB/USP) - PROMs: o que são e por que devemos utilizá-los? 

 

Nesta palestra serão apresentadas a importância e formas de produção de dados científicos derivados de medidas de desfechos relatados pelo paciente (PROMs), considerando a análise sistematizada de aspectos relacionados à subjetividade humana que influenciam diretamente o planejamento, a implementação e os resultados de intervenções clínicas, contribuindo para o avanço de práticas em saúde centradas na pessoa. 

 



08:00 - 11:30

"SIMPÓSIO: ERROS MAIS COMUNS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EM AGÊNCIAS DE FOMENTOS"


Mediadores:

Prof. Manoel Damião Sousa Neto (CAPES)

Profa. Altair A. Del Bel Cury (CAPES)
 


Ministradores:

Prof. Leandro Silva Marques (FAPEMIG)

Profa. Isabela Pordeus (CNPq)

Prof. Ricardo Della Coletta (FAPESP) 


Resumo: Todos estamos suscetíveis a erros considerando a elaboração de um projeto de pesquisa. Esta nunca é uma tarefa fácil. Para evitar a ocorrência de erros nesse processo, podemos utilizar algumas estratégias que englobam desde a junção de ferramentas técnicas a conhecimentos e habilidades específicas. Os objetivos da palestra são: identificar os principais erros cometidos pelos pesquisadores e discutir melhores práticas que favoreçam a aprovação e execução de projetos de pesquisa submetidos a agências de fomento.



10:00 - 11:30

"CURSO: IMPACTO DOS ADESIVOS PARA PRÓTESE NA MASTIGAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA DE USUÁRIOS DE PRÓTESE TOTAL"


Ministradora: Profa. Thais Marques Simek Vega Gonçalves (UFSC)


Patrocínio Corega e Sensodyne



10:00 - 11:30

"SIMPÓSIO: REABILITAÇÃO DE EDÊNTULOS TOTAIS COM FLUXO DIGITAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS"


Ministradoras:

Profa. Adriana da Fonte Porto Carreiro (UFRN)

Profa. Fernanda Faot (UFPel)


Resumo: O avanço da tecnologia digital para a reabilitação com próteses totais tem incrementado possibilidades de fluxo de trabalho voltados para técnicas abreviadas e menos complexas. Essas vantagens impactam em menor custo e maior conforto para os pacientes, além da facilidade de substituição. Na palestra, abordaremos essas possibilidades elucidando o fluxo de trabalho e desafios para reabilitações convencionais e sobre implantes.



12:00 - 13:30

"SIMPÓSIO: NOVAS EVIDÊNCIAS DA TECNOLOGIA SÔNICA COMO FATOR DE SUCESSO EM SAÚDE GENGIVAL E HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA"


Ministradores: 

Prof. Carlos Guillermo Benítez Silva (LAOHA)
Prof. Cassiano Kuchenbecker Rösing (UFRGS)
Profa. Katia Ximena Hernández García (Universidade Autónoma de San Luis Potosí-México)

 

 


*** SERÁ SERVIDO UM LUNCH BOX ***

 

Patrocínio Colgate



09 de Setembro - Sexta-feira


Período: Tarde



13:30 - 15:00

"VII SIMPÓSIO DE LASER EM ODONTOLOGIA - ÚLTIMAS INOVAÇÕES E ATUALIZAÇÕES NO USO DOS LASERS DE BAIXA E ALTA POTÊNCIA EM ODONTOLOGIA"


Ministradoras:

Profa. Luciane Azevedo (FOUSP)  - Perspectivas do uso dos lasers nas intercorrências pós-covid-19

Resumo: A perda parcial ou total de paladar e/ou olfato pode impactar significativamente a vida dos indivíduos, pois esses sentidos têm uma grande influência na escolha dos alimentos e na experiência que eles proporcionam. Uma das sequelas mais comuns pós-covid 19 que pode ser temporário ou duradouro é justamente esses dois sentidos do corpo humano. A terapia de fotobiomodulação (TFBM) com laser de baixa potência pode ter possíveis efeitos para tratar essa nova condição de distúrbio crônico. A TFBM caracteriza-se por uma terapia que visa a recuperação de tecidos em desequilíbrio, induzindo o seu retorno à função fisiológica, podendo ter efeitos positivos como controle de dor e estímulo à regeneração e retorno à função fisiológica.

 

Profa. Patricia A. da Ana (UFABC) - Estado da arte dos lasers de alta potência na remoção de laminados cerâmicos

Resumo: Nesta atividade será abordado como os lasers de alta potência podem auxiliar na remoção de laminados cerâmicos. Trataremos sobre os tipos de lasers mais empregados, assim como a dosimetria adequada para cada um deles e seus efeitos microscópicos e clínicos. Será efetuada uma discussão sobre as vantagens e desvantagens do procedimento, embasado em literatura científica.

 

Profa. Karen Muller Ramalho (UNIB)  – Evidências Científicas para a Aplicação do Laser de Baixa Potência na Prevenção e Tratamento do Herpes Labial

Resumo: Até o momento não existe um tratamento definitivo para a prevenção de recorrências de herpes labial. O uso indiscriminado de antiviriais  leva à efeitos adversos e à resistência viral. Seu uso deveria ser controlado e restrito. A fototerapia com laser de baixa potência tem mostrado resultados satisfatórios para o tratamento e prevenção das recorrências do herpes labial. Um dos grandes diferenciais da fototerapia é a ausência de efeitos adversos. A fototerapia tem mostrado grande satisfação dos pacientes que sofrem as lesões.  Essa palestra aborda as recentes evidências científicas alcançadas em ensaios clínicos publicados sobre o tema. 



13:30 - 15:00

"CURSO: CRITÉRIOS PARA FAZER RESTAURAÇÕES QUE DURAM BASTANTE TEMPO"


Ministrador: Prof. Rodrigo Fonseca (UFG)


Temática a ser explorada:
1.Porque as resinas falham?
2. O que mostram os estudos de follow up?
3. Como prevenir as falhas?
4. Passos para melhores atitudes que façam aumentar a durabilidade de resinas diretas.

 

Patrocínio SDI



13:30 - 15:00

"CURSO: PROTOCOLOS CLÍNICOS DE COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS RUINS NA ODONTOLOGIA"


Moderadora: Profa. Águida Miranda (Presidente SOBEP)


Ministrador: Prof. Alan Roger dos Santos Silva (FOP/UNICAMP)


As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia renovaram a premência do desenvolvimento de competências clínicas no campo das habilidades de comunicação de notícias ruins. Tendo em vista esta nova demanda de formação por parte de cirurgiões-dentistas brasileiros, o palestrante apresentará conceitos emergentes sobre a relevância do tratamento odontológico baseado nos valores dos pacientes, acerca das principais dificuldades de comunicação por parte de graduandos e cirurgiões-dentistas, bem como da aplicação de protocolos clínicos internacionalmente validados para a comunicação de notícias ruins no campo da Odontologia. O conteúdo da palestra será contextualizado por meio dos resultados de publicações registradas em periódicos científicos internacionais, bem como de estudos em andamento, organizados pela equipe FOP-UNICAMP em parceria com outros centros nacionais e internacionais.

 

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral & Maxilofacial – SOBEP



15:30 - 17:00

"CURSO: REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: COMO E POR QUÊ?"


Coordenador: ProfValentim A R Barão (FOP/UNICAMP)


Ministradores:

Prof. Rafael Moraes (UFPel)

Profa. Magda Feres (UnG)


O curso abordará o processo de publicação de achados científicos em periódicos, com dicas sobre como escrever artigos e onde publicar, como se comunicar com editores e revisores.



15:30 - 17:00

"SIMPÓSIO - EROSÃO DENTÁRIA: FATORES ETIOLÓGICOS, ASPECTOS CLÍNICOS E A INTERFACE COM A MEDICINA"


Moderador:  Prof. Fabio Correia Sampaio (UFPB) 


Ministradores:
Profa. Marilia Afonso R. Buzafaf (FOB-USP) - "Etiologia e as atuais e futuras estratégias para o controle da erosão dentária"

Prof. Ricardo Brandt de Oliveira (FMRP) - "Gastroenterologia e saúde bucal-erosão dentária: uma visão médica" 

Profa. Daniela Rios (FOB-USP) - "Diagnóstico, prevenção e manejo clínico para controle da erosão dentária: o que fazemos e para onde vamos"


Objetivo: O objetivo do simpósio é trazer o estado arte em pesquisas e evidências científicas sobre o diagnóstico, a prevenção e controle da erosão dentária e a importância da abordagem interdisciplinar e interprofissional pela Odontologia e Medicina nesse tema.

Patrocínio ORAL-B



10 de Setembro - Sábado


Período: Manhã



08:00 - 09:30

"CURSO: AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE ODONTOLOGIA E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO POR AGRAVOS À SAÚDE BUCAL "


Ministradores:

Profa. Ana Isabel Fonseca Scavuzzi (UEFS – UNIME)
Prof. Cassiano Kuchenbecker Rösing (UFRGS)
Profa. Daniela Lemos Carcereri (UFSC)
Prof. Fabio Correia Sampaio (UFPB)
Profa. Vania Fontanella (UFRGS)


Resumo: As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de graduação em Odontologia foram publicadas em junho de 2021. Muito embora tenham sido construídas por ampla consulta pública, ainda necessitam ser apresentadas e discutidas na comunidade acadêmica. Esse simpósio é uma oportunidade para que pesquisadores, docentes, e discentes conheçam as diretrizes curriculares do curso de Odontologia e como a ABENO (Associação Brasileira para o Ensino Odontológico) vem orientando as Instituições de Ensino Superior no processo de adequação às normas do Ministério da Educação (MEC). Além disso, o simpósio apresenta os trabalhos da parceria ABENO – LAOHA (Associação Latino-Americana para Saúde Oral) que vem sendo realizados na elaboração de diretrizes para o ensino de agravos de saúde bucal nos cursos de graduação em Odontologia do Brasil com ênfase na cárie dentária e doenças periodontais.

Em parceria com a Associação Brasileira de Ensino Odontológico – ABENO

 



08:00 - 11:30

"SIMPÓSIO INTERNACIONAL: SCIENTIFIC UPDATE AND NEW TREATMENT CONCEPTS FOR MIH IN ANTERIOR TEETH"


Coordenadora: Dra. Angela Mayumi Shimaoka (Clinical & Scientific Consultant - DMG)


Ministradoras:

Profa. Vera Soviero (UERJ - UNIFASE)

Update on MIH – What do we know?

With a global prevalence of about 14%, molar incisor hypomineralization (MIH) is a common appearance in dentists’ everyday clinical practice and still a major therapeutic challenge. Clinically, MIH teeth are characterized by demarcated, opaque lesions in the enamel that can be whitish to brownish. It is essential to distinguish MIH opacities from other causes of enamel opacities to allow development of an appropriate treatment plan.

MIH is defined as a qualitative defect in enamel with a systemic or developmental cause. Affected teeth are characterized by a reduced mineral content and increased protein content in the enamel, which cause porosity and lead to significantly reduced mechanical properties (e.g. microhardness). Therefore, MIH teeth can also be affected by post-eruptive enamel breakdown (PEB), which occurs due to chipping shortly after the teeth erupt often leading to spontaneous or stimulus-associated hypersensitivity.

This presentation summarizes the current evidence for the formation and clinical appearance of MIH lesions and prepares for diagnosis and competent patient/parent counseling.

 

Dr. Susanne Effenberger (Charité – University Medicine Berlin, Germany and Head of Clinical Research DMG Hamburg, Germany)

New treatment concepts for MIH – What can we do?

Discolorations of anterior MIH teeth often have a considerable psychosocial impact on affected patients. Studies have shown treatment to improve children’s overall health and oral health-related quality of life. Recommendations for therapeutic interventions include non- and microinvasive treatments such as micro abrasion, resin infiltration, etch-bleach seal technique and external bleaching, as well as more invasive approaches such as composite restorations. Due to the variability of opacities and discolorations, a combination of techniques may be necessary. However, a minimally invasive approach, i.e. choosing the least invasive technique depending on the clinical situation, should be preferred as it allows conservation of tooth structure for future restorative options

This presentation summarizes the current evidence and clinical data for management of MIH lesions in anterior teeth.

 

Patrocínio DMG Hamburg, Germany



10:00 - 11:30

"CURSO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE PARTÍCULAS DE CARGA BIOATIVAS PARA MATERIAIS ODONTOLÓGICOS"


Coordenador:  Prof. Alvaro Della Bona (Presidente GBMD)


Ministrador: Prof. Vicente Castelo Branco Leitune (UFGRS)


A busca pelo desenvolvimento de materiais com propriedades bioativas vem intensificando-se nos últimos anos. O uso de partículas com essas propriedades é uma alternativa na formulação dos novos materiais. Essa apresentação abordará a síntese de partículas bioativas e a sua aplicação em diferentes materiais, explorando diferentes rotas de síntese, composições e aplicações.

Em parceria com o  Grupo Brasileiro de Materiais Dentários - GBMD



10 de Setembro - Sábado


Período: Tarde



13:30 - 15:00

"CURSO INTERNACIONAL - S-PRG FILLER: BIOACTIVE FUNCTION AND ITS CLINICAL IMPACT"


Ministrador: Prof. Junji Tagami (Tokyo Medical and Dental University - TMDU)


Abstract: The eluted ions from the S-PRG filler containing materials exhibit various functions, such as prohibition of biofilm attachment, anti-demineralization, remineralization, modification of apatite crystal, and acid-buffering effect. Each ion was confirmed its function. Particularly, Strontium, Borate and Fluoride ions were involved during calcium phosphate nucleation to form modified nano-hydroxyapatite. The acid buffering effect was shown with the borate ion. As the results of those effects of ions, the various  materials with S-PRG technology were proven to contribute to increase the acid resistance and the caries prevention.

 

Patrocínio SHOFU - Japão



13:30 - 15:00

"CURSO: A TRANSLAÇÃO DOS ACHADOS DOS ENSAIOS CLÍNICOS PARA A CLÍNICA ODONTOPEDIÁTRICA"


Coordenadora: Profa. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (Presidente ABOPED)


Ministradores:

Prof. Saul Martins Paiva (UFMG) - A translação como objetivo central dos Ensaios Clínicos: conceitos e possibilidades

A translação do conhecimento científico produzido pelos ensaios clínicos tem repercussão direta na adoção de uma prática clínica baseada em evidência cientifica. Para que a translação seja uma realidade nas práticas em Odontopediatria ainda apresenta muitos desafios no sentido de minimizar as lacunas existentes entre evidências científicas e os melhores resultados para a promoção da saúde. Nesta palestra serão abordados a translação como objetivo central dos ensaios clínicos, discutindo sua importância, limitações e potencialidades na construção de uma prática odontopediatria baseada em evidências cientificas.


Profa. Cacilda Castelo Branco Lima (UFPI) - Ensaios clínicos em Odontopediatria: tipos e métodos

Ensaio clínico é o desenho de estudo que visa avaliar a eficácia e efetividade e elucidar qual a melhor intervenção para uma doença/condição ou tratamento em nível individual ou coletivo. Como modelo de desenho epidemiológico os ensaios clínicos são sempre de natureza prospectiva e clínicos envolvem projetos de pesquisa conduzidos em seres humanos. Neste simpósio, de uma maneira objetiva, serão abordados os principais tipos e métodos de ensaios clínicos em Odontopediatria, discutindo sua importância e limitações na construção das melhores evidências.

 

Em parceria com a Associação Brasileira de Odontopediatria – ABOPED



13:30 - 17:00

"SIMPÓSIO: HIPOMINERALIZAÇÃO DE MOLARES E INCISIVOS. AVANÇOS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO"


Ministradoras:

Profa. Lourdes Santos Pinto (FOAr/UNESP) - "A Hipomineralização de Molares e Incisivos além dos primeiros molares permanentes. Evidências, experiências e percepções".

Profa. Vera Mendes Soviero (UERJ) - "Características microestruturais e evolução clínica das lesões como base da decisao de tratamento para molares"

Profa. Daniela Rios  (FOB-USP) - "Desafios a serem superados para o tratamento da hipomineralização de molares e incisivos"




15:30 - 17:00

"CURSO: NOVAS TECNOLOGIAS EM LEVANTAMENTOS EPIDEMIOLÓGICOS EM SAÚDE BUCAL"


Moderador: Prof. Edgard Michel Crosato (FOUSP)


Ministrador:

Prof. Antônio Carlos Pereira (UNICAMP)


Objetivos: Discutir e apresentar novas tecnologias em Levantamentos Epidemiológicos em Saúde Bucal com o avanço de tecnologias da ciência da informação e novos desafios da sociedade moderna com o enfrentamento da pandemia.

Público: Pesquisadores com interesse em estudos sobre as condições de saúde bucal de uma população específica

Em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO