Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0001 a PN0236 ]
 223 Resumo encontrados. Mostrando de 41 a 50


PN0047 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Dano oxidativo e defesa antioxidante nas glândulas parótidas de ratos tratados com o anticonvulsivante levetiracetam
Vazão AR, Fiais GA, Freitas RN, Kawaguchi M, Ferreira DSB, Silva LGL, Nakamune ACMS, Chaves-Neto AH
Ciências Básicas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos do uso crônico do anticonvulsivante levetiracetam (LEV) (Keppra®, UCB Biopharma LTDA, Limay, França) nas glândulas parótidas (PGs). Para tanto, ratos machos Wistars com 5 semanas de idade foram divididos aleatoriamente em 3 grupos (n=10/grupo): Controle (solução salina 0,9%), LEV100 (100 mg/kg) e LEV300 (300 mg/kg). Após 21 dias consecutivos de tratamento via gavagem intragástrica os animais foram eutanasiados para a coleta das PGs (CEUA FOA/UNESP n° 0251-2021). Nos homogenatos glandulares, foram analisados por métodos espectrofotométricos o dano oxidativo aos lipídios (TBARs), dano oxidativo as proteínas (PC), capacidade antioxidante total (FRAP), ácido úrico (AU), glutationa reduzida (GSH), superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT) e glutationa peroxidase (GPx). Os dados foram analisados por meio do ANOVA 1-fator seguido do teste de Tukey (α=0,05). O grupo LEV300 diminuiu o AU (p<0,05), FRAP (p<0,01), GPx (p<0,0001), PC (p<0,05), SOD (p<0,001) e TBARS (p<0,0001) comparado ao grupo controle. Já o grupo LEV100 aumentou o TBARS (p<0,01) e PC (p<0,05), e diminuiu a atividade da GPx (p<0,01) e SOD (p<0,01) em relação ao grupo controle.

Conclui-se que o tratamento crônico com o LEV desestabiliza o equilíbrio redox das PGs.

PN0048 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Estudo de associação entre polimorfismos no gene Catecol-O-Metiltransferase (COMT) e cárie dentária
Souza DFN, Pozza OA, Souza JF, Bertoli FMP, Gabardo MCL, Topolski F, Brancher JA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo de caso-controle avaliou se os polimorfismos rs4818 e rs6269 no gene Catecol-O-Metiltransferase (COMT) estão associados à cárie dentária em uma população de adolescentes brasileiros. A amostra foi composta por 248 adolescentes de Curitiba, PR, Brasil com média idade de 11,3 anos, separados em dois grupos: Controle com 166 indivíduos sem doença (CPO-D = 0); e Caso com 82 afetados por cárie (CPO-D≥1). O DNA para análise molecular foi extraído de células bucais. Foi comparada a distribuição dos polimorfismos entre casos e controles nos modelos genotípico, alélico, dominante e recessivo nos fenótipos de dentes cariados (C), perdidos (P), obturados (O) e de maior severidade da doença, fenótipo extremo (CPO-D ≥ 3). Os dados foram analisados por meio do programa EPI info versão 7.2.4.0. Foi realizado o teste exato de Fisher com nível de significância de 0,05. Houve distribuição homogênea dos genótipos, portanto, sem diferença estatística significativa em nenhum dos modelos analisados (p>0,05) nem no CPO-D de meninos e meninas (0,54 ± 0,96 e 0,56 ± 0,97, respectivamente).

O gene COMT isolado não resultou em associação significativa com cárie dentária na população estudada. Mais estudos com o genoma humano são necessários para identificar possíveis genes que influenciam a cariologia para estabelecer medidas de prevenção e tratamento mais eficazes em determinadas populações.

PN0049 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da liberação de íons de uma resina composta experimental contendo dihidrato de fosfato cálcico (DCPD)
Naves PA, Mainente MP, Galvão RPO, Andrade SAP, Rodrigues MC, Cardoso CAB
Odontologia UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou as concentrações iônicas em solução de blocos de esmalte restaurados com um compósito experimental contendo partículas de fosfato dicálcico dihidratado (DCPD) (G1). Em comparação, um compósito comercial que libera íons (Beautiful Bulk Restorative Universal®, Shofu) (G2) e um compósito convencional (Z250®, 3M ESPE) (G3) foram testados. 45 blocos de esmalte de dentes bovinos foram cortados e polidos (6 x 6 mm). Uma cavidade (2 mm x 1,5 mm) foi preparada na região central dos blocos, que foram distribuídos aleatoriamente em 3 grupos e restaurados com um dos compósitos (n=15). As amostras foram submetidas à ciclagem de pH por 8 dias (20h - solução remineralizante - pH 7,0 e 4h - solução desmineralizante - pH 4,7). As concentrações de Ca2+ e PO43- , bem como de Al, B, Na, Si, Sr e Zn na solução desmineralizante foram determinadas por espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES). A liberação de flúor foi avaliada usando um eletrodo específico de íon flúor. Os dados foram analisados pelos testes ANOVA/Kruskal-Wallis e Tukey/Dunn (p˂0,05). As concentrações de Ca2+ e PO43- no G1 foram significativamente maiores quando comparadas ao G2 e G3. A solução desmineralizante de G2 apresentou mais Al, B, Na, Si, Sr e Zn quando comparada à solução de G1 e G3. Todos os grupos apresentaram concentrações semelhantes de flúor.

As concentrações iônicas foram aumentadas através do processo de des-re em espécimes do G1 e G2, os quais poderiam aumentar a redeposição mineral ao redor de restaurações diante de um desafio cariogênico.

(Apoio: FAPESP  N° 2020/06240-7)
PN0050 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Concentrações reduzida, usual e aumentada de carbonato de cálcio em dentifrícios: influência no desgaste da dentina
Faleiros MISM, Pinto GSO, Silva CV, Amaral FLB, França FMG, Basting RT, Turssi CP
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta pesquisa avaliou o efeito de dentifrícios contendo diversas concentrações de carbonato de cálcio (CaCO3) no desgaste da dentina radicular. Usualmente, em dentifrícios comerciais a concentração de CaCO3 é de 36-44%. Para este estudo, raízes de incisivos bovinos foram seccionadas em fragmentos de 3x3x2mm e embutidas. Após planificação e polimento, fitas foram posicionadas bilateralmente na superfície do fragmento de dentina, criando áreas de referência. As amostras foram distribuídas em 7 grupos (n=16), segundo a concentração de CaCO3 do dentifrício: 34, 36, 38, 40, 42, 44 e 46%. Foram realizados 55.000 ciclos de escovação (10 anos de escovação, sob força de 2N e frequência de 4,5Hz), na presença de suspensão do dentifrício em água destilada (1:3, em peso). Mensurou-se a profundidade de desgaste em perfilômetro (Proscan 2000) e os dados analisados por testes de Kruskal-Wallis e Student-Newman-Keuls (α=5%).

Os dentifrícios afetaram o desgaste da dentina radicular (p=0,034). O dentifrício contendo 34% de partículas de CaCO3 causou desgaste significativamente menor à dentina radicular que os produtos cuja concentração foi igual ou maior a 42%. O dentifrício com a maior concentração de abrasivo (46%) ocasionou desgaste significativamente maior somente em relação às formulações de 34 e 36%. Concluiu-se que a concentração de partículas de CaCO3 em dentifrícios foi capaz de afetar o desgaste da dentina radicular, porém na faixa usualmente presente nos dentifrícios comerciais (36-44%), não se espera diferença entre formulações quanto ao seu poder abrasivo.

PN0051 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Comparação de métodos complementares na detecção e decisão de tratamento de lesões de cárie proximal em dentes permanentes
Ribeiro CS, Alves LA, Castro AMGS, Guaré RO, Novaes TF, Lussi A, Diniz MB
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi comparar in vitro o critério visual ICDAS (International Caries Detection and Assessment System) com os métodos complementares radiografia bitewing digital (DBW) e tecnologia NILT/transiluminação (DIAGNOcam - DDcam) para detecção e decisão de tratamento (DT) de lesões de cárie proximais. Foram avaliadas 200 superfícies proximais em 100 dentes permanentes posteriores, duas vezes, por dois examinadores. A DT foi baseada em tratamentos não invasivo, microinvasivo e invasivo nas seguintes situações clínicas: (A) ICDAS, (B) ICDAS + DBW e (C) ICDAS + DDcam. Os dentes foram analisados histologicamente de acordo com a extensão da lesão de cárie. Os valores de Kappa para a reprodutibilidade intra- e inter-examinador variaram entre concordância "regular" a "excelente". No limiar D1 (lesões em esmalte e dentina), ICDAS apresentou maior sensibilidade e acurácia e DDcam maior especificidade (p<0,05). No limiar D3 (lesões em dentina), baixa sensibilidade e alta especificidade foram observadas para todos os métodos; ICDAS e DDcam apresentaram melhor acurácia (p<0,05). A correlação de Spearman para os métodos e a análise histológica foi positiva e significativa (p<0,0001). Em geral, com relação à DT, observou-se semelhança na indicação dos tratamentos para as condições clínicas A, B e C (p>0,05).

Conclui-se que os métodos ICDAS e DDcam apresentaram bom desempenho para detecção in vitro de lesões de cárie proximal em dentes permanentes. Para a DT, a utilização dos métodos complementares DBW e DDcam foi semelhante quando associada ao critério visual ICDAS.

(Apoio: CAPES  N° 88887.498055/2020-00)
PN0052 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeitos do anticonvulsivante ácido valpróico sobre estado redox das glândulas parótidas de ratos Wistar
Freitas RN, Silva LGL, Fiais GA, Ferreira DSB, Kawaguchi M, Vazão AR, Nakamune ACMS, Chaves-Neto AH
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do uso crônico do anticonvulsivante ácido valproico (VPA) (Depakene®, Abbott Laboratórios do Brasil, LTDA.) no dano oxidativo e na defesa antioxidante enzimática e não-enzimática nas glândulas parótidas (PA). Para tanto, vinte e quatro ratos machos Wistars com 5 semanas de idade foram divididos aleatoriamente em 3 grupos (n=08/grupo): Controle (solução salina 0,9%), VPA100 (100 mg/kg) e VPA400 (400 mg/kg). Após 21 dias consecutivos de tratamento via gavagem intragástrica os animais foram eutanasiados para a coleta das glândulas PA (CEUA FOA/UNESP n° 0215-2021). Nos homogenatos glandulares, foram analisados por métodos espectrofotométricos o conteúdo de proteína total (PT), dano oxidativo aos lipídios (TBARs), dano oxidativo às proteínas (PC), capacidade antioxidante total (FRAP), ácido úrico (AU), glutationa reduzida (GSH), superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT) e glutationa peroxidase (GPx). Os dados foram submetidos ao teste ANOVA e post hoc de Tukey (p<0,05). A concentração de TBARs diminuiu nos grupos VPA100 (p<0,0001) e VPA400 (p<0,0001), enquanto a concentração de AU aumentou VPA100 (p<0,05) e VPA400 (p<0,05) se comparados ao grupo Controle. A atividade da SOD foi maior no grupo VPA400 em relação aos grupos Controle (p<0,05) e VPA100 (p<0,001). Por sua vez, não observamos efeitos significantes de ambas as doses de VPA nos parâmetros PT, PC, FRAP, GSH CAT e GPx.

Conclui-se que o tratamento crônico com o VPA causou distúrbios no estado redox das glândulas PA.

PN0053 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Produção de proteinase e fosfolipase por Candida spp. em pacientes com estomatite relacionada a prótese com e sem infecção pelo vírus HIV
Mendes FSF, Silva-Lovato CH, Oliveira VC, Macedo AP, Paranhos HFO
Materiais dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A produção de proteinase e fosfolipase é uma importante atividade a se considerar em infecções por Candida spp., especialmente em pacientes que vivem com o HIV. O estudo analisou a produção de proteinase e fosfolipase por Candida spp. isoladas em usuários de próteses totais com (experimental) e sem (controle) HIV. A identificação de Candida spp. foi realizada em meio CRHOMagar Candida, e confirmação pelo teste de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR). A produção de proteinase e fosfolipase por foi então avaliada por meio de kit fluorimétrico, e seus resultados foram comparados pelo teste U de Mann-Whitney com nível de significância de 5% (α = 0,05). Os resultados da análise estatística demonstraram que não houve diferença entre a produção de fosfolipase nos dois grupos de pacientes nas amostras de C. albicans (p=0,786) e não-albicans (p=0,588). Já na análise de proteinase, foi encontrada diferença significante entre o grupo controle e experimental para C. albicans (p=0,031), com maiores valores para pacientes controle e entre não-albicans, com maiores valores no grupo experimental (p=0,016).

Conclui-se que, não houve diferenças entre a produção de fosfolipase em grupos sorodiscordantes, já para proteinase foi verificado uma maior produção em pacientes do grupo usuário de próteses sem o diagnóstico do vírus HIV.

(Apoio: FAPESP  N° 10299-0/2019)
PN0054 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de valores intrínsecos de pH em bebidas industrializadas e naturais e seu potencial erosivo
Azevedo MMF, Lourenço AR, Lopes RPD, Moraes M, Vieira TI, Maia LC, Fidalgo TKS
Odontologia Preventiva e Comunitária, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo da presente pesquisa foi avaliar os valores intrínsecos de PH de bebidas industrializadas e naturais e seu potencial erosivo. A amostra de conveniência foi constituída de refrigerantes, sucos naturais e artificiais, bebidas fermentadas, isotônicos e energéticos de diferentes marcas comerciais adquiridas no município de Niterói (RJ). As amostras foram aliquotadas em 3ml dentro de um Becker e permaneceram em temperatura ambiente de 25oC, durante 1 hora antes da mensuração de pH. Antes da leitura, um eletrodo específico acoplado a um potenciômetro, foi devidamente calibrado com soluções tampão anteriores de valores de ácido (4,00), neutro (7,00) e básico (10,00) pH. As leituras foram realizadas em triplicata. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Com base nos testes de medição realizados, o pH médio de todas as bebidas foi de 3,59 (DP 1,20), ou seja, abaixo do pH capaz de causar erosão. Verificou-se também que a bebida mais ácida foi um refrigerante com valor médio de pH igual a 2,34 (DP 0,01) e a bebida menos ácida foi a coalhada com média de pH de 4,31 (DP 0.00). O suco de laranja natural apresentou pH de 4,00 (DP 0,01), pH mais elevado comparado aos sucos artificiais e refrigerantes estudados.

Conclui-se que todas as bebidas analisadas apresentaram um pH ácido e abaixo do crítico para a dissolução do esmalte, sendo capazes de promover um desgaste dental erosivo.

PN0055 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da atividade eletromiográfica dos músculos masseteres e temporais após cirurgia bariátrica: estudo longitudinal
Regalo IH, Palinkas M, Malek-Zadeh CH, Salgado-Junior W, Vasconcelos PB, Nonino CB, Regalo SCH, Siessere S
Biologia Básica e Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Cirurgia bariátrica é eficaz no tratamento da obesidade grave, resulta em perda de peso, com diminuição de comorbidades. Este estudo teve como objetivo avaliar atividade eletromiográfica dos músculos masseteres e temporais de 21 mulheres com obesidade grau II e III, elegíveis para cirurgia bariátrica, acompanhadas por 3 e 6 meses após o by-pass gástrico em Y de Roux. O estudo foi aprovado pelo CEP da FMRP-USP. A atividade eletromiográfica incluiu análises dos músculos mastigatórios durante o repouso, lateralidades direita e esquerda, protrusão e contração voluntária máxima (CVM) com e sem Parafilme. Os resultados foram submetidos à análise estatística utilizando teste de medidas repetidas (p<0,05). Foram observadas diferenças significantes entre os períodos para o músculo temporal direito na CVM (p=0,003) e CVM com Parafilme para os músculos masseteres direito (p=0,01) e esquerdo (p=0,03) e temporais direito (p=0,002) e esquerdo (p=0,03). Houve diminuição gradual da atividade eletromiográfica em repouso dos músculos mastigatórios após 6 meses da cirurgia. Houve aumento da atividade eletromiográfica dos músculos mais atuantes no movimento neuroanatômico nas lateralidades e protrusão após 6 meses da cirurgia. Houve aumento da atividade eletromiográfica na CVM com e sem Parafilme após 3 e 6 meses da cirurgia.

Este estudo sugere que a cirurgia bariátrica influenciou positivamente na função do sistema estomatognático, principalmente na atividade mastigatória após 3 e 6 meses da bariátrica, sendo esse um parâmetro importante na avaliação após a cirurgia.

PN0056 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Direct application of cold atmospheric plasma on dual species biofilms related to endodontic infections caused by specific microorganisms
Muniz AB, Vegian MRC, Leite LDP, Kostov KG, Koga-Ito CY
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The failure of endodontic treatment is often related to the presence of remaining microorganisms, due to the difficulty in removing biofilms and the limitations of conventional irrigants. Cold plasma has been suggested for several healthcare applications including on microorganisms of dental interest. The aim of this project was to evaluate the possibility of direct application of plasma in treatments for endodontic infections. The dual-species biofilm was formed from standardized suspensions (106 CFU/ml) of Candida albicans (ATCC 18804) and Enterococcus faecalis (ATCC 29212) added to a 96-well plate, incubated at 37°C for 24 hours under aerobic conditions. The biofilm treatment was treated with cold atmospheric plasma (CAP) generated in helium gas (99.5% purity, 2.0 SLM flow rate) using electric discharge (32 kHz signal frequency, 0.415 W mean power) for 5 min. Subsequently, the resulting suspension was diluted and the dilutions were distributed in Petri dishes with selective agar for each microorganism, being Sabouraud dextrose agar with chloramphenicol for C. albicans and Enterococcus agar for E. faecalis. Growth control without applying the treatment was also added. After 24 hours, the result was obtained from counting the colony-forming units per milliliter (CFU/ml). The experiments were carried out in triplicate at three different times.

There was a reduction of microorganisms after CAP application compared to the growth control group. Non-thermal plasmas may represent an interesting alternative to promote disinfection of root canals.