Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0001 a PN0236 ]
 223 Resumo encontrados. Mostrando de 221 a 223


PN0206 - Painel Efetivo
Área: 9 - Odontogeriatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Prevalência de fragilidade oral em idosos: estudo EpiFloripa Idoso, 2017-2019
Mello ALSF, Vieira ARR, Celin RAT, Pereira MC, D´Orsi E, Figueiredo DR
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se descrever a prevalência de fragilidade oral em idosos. Estudo de base populacional, com recorte transversal dos dados da terceira onda da coorte prospectiva de residentes com 60 anos ou mais, em Florianópolis, Santa Catarina. Coleta em domicílio, nos anos 2017-2019, totalizando 1.705 indivíduos. Desfecho: fragilidade oral (idoso que apresentou, dos sete indicadores de saúde bucal, três ou mais avaliados como ruins). As variáveis autorreferidas de saúde bucal foram edentulismo, autopercepção da saúde bucal, necessidade de tratamento odontológico, uso de prótese total, necessidade de prótese total, xerostomia e dificuldade de mastigação. Características sociodemográficas, condição e autopercepção de saúde foram variáveis exploratórias. Regressão logística multivariável foi estimada (α=5%). Amostra final de 420 idosos. A prevalência de fragilidade oral foi de 50% (IC95% 45,3;54,7). Análise univariável associada a uma maior chance de fragilidade: sexo feminino (p<0,001), autopercepção regular/ruim (p=0,001), incapacidade funcional (p<0,001), queda no último ano (0,016). Na multivariável, idosos com menor capacidade funcional apresentaram quase duas vezes mais chances de fragilidade oral (OR 1,95 IC95% 1,17;3,15) e baixa escolaridade teve efeito de proteção (OR 0,57 IC95% 0,49;0,67), quando comparado aos seus pares.

Intervenções que busquem prevenir ou reverter a fragilidade oral devem levar em conta aspectos relacionados à capacidade funcional dos idosos.

(Apoio: CAPES  N° bolsas  |  CNPq  N° bolsas  |  Economic and Social Research Council (ESRC), Reino Unido)
PN0215 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação dos ajustes interno e marginal de casquetes de dissilicato em diferentes desenhos protéticos confeccionados em sistema CAD-CAM
Silva LAL, Licurci CAA, Pinto CC, Vieira MAHB, Canabarro A
Programa de Pós- graduação UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A confecção de elementos protéticos com sistemas CAD-CAM já é uma realidade na odontologia. O objetivo desse estudo in vitro foi comparar os ajustes interno e marginal de casquetes unitários de dissilicato de lítio confeccionados sobre diferentes desenhos de munhões em sistema CAD-CAM. Trinta e seis munhões Cone Morse Exact em titânio, munhão anatômico (n=12); munhão anatômico lateral (n=12); munhão universal (n=12) foram utilizados para fabricar 36 casquetes de dissilicato de lítio no sistema Ceramill CAD-CAM em dois laboratórios. Os casquetes foram cimentados e cortados verticalmente. A linha de cimento foi mensurada nas regiões interna e marginal. Os dados foram analisados por Manova. Na avaliação dos ajustes interno e marginal, os valores médios observados para o munhão anatômico, anatômico lateral e universal, respectivamente, foram os seguintes: regiões angulares, 71,1 µm, 81,9 µm e 80,2 µm; regiões lineares, 56,8 µm, 63,1 µm e 63,2 µm; região oclusal, 155,1 µm, 171,1 µm e 141,0 µm; região marginal; discrepância marginal , 63,5 µm, 74,6 µm e 82,5 µm; e marginal absoluta, 90,8 µm, 99,6 µm e 113,8 µm. A hipótese nula de que o sistema CAD-CAM produziria casquetes de dissilicato de lítio com o mesmo padrão em diferentes desenhos foi rejeitada (P<.05).

Dentro das limitações deste estudo in vitro, o sistema CAD-CAM avaliado não conseguiu produzir os casquetes de dissilicato de lítio com o mesmo padrão na avaliação dos ajustes interno e marginal para os diferentes desenhos de munhões. Entretanto, os valores encontrados estão dentro dos aceitáveis clinicamente.

PN0216 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Biomodificação da superfície de titânio com naringenina: efeito sobre osteoblastos e fibroblastos de gengiva em modelo in vitro
Basso FG, Cardoso LM, Pansani TN, Ribeiro IM, de-Souza-Costa CA
Odontologia UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O processo de reparo peri-implantar ocorre a partir da hemostasia inicial, seguida pela fase inflamatória, na qual há aumento da concentração local de mediadores inflamatórios, como citocinas, espécies reativas derivadas do oxigênio e metaloproteinases da matriz (MMPs). A manutenção prolongada da fase inflamatória pode resultar em atraso no processo de reparo ósseo e mucoso ao redor dos implantes. Desta forma, o presente estudo avaliou o efeito da biomodificação da superfície de titânio (Ti) com naringenina (NA), um bioflavonóide cítrico, sobre a adesão, viabilidade e síntese de MMPs por osteoblastos (OB) e fibroblastos de gengiva (HGF) cultivados sobre essas superfícies. Para o estudo com OB, os discos de Ti foram alcalinizados e impregnados com NA (10 µg/mL). Para o estudo com HGF, os discos foram impregnados com NA em polietilenogilcol (10 µg/mL). Após colocar individualmente os discos de Ti tratados em placas de 24 compartimentos, procedeu-se o cultivo das células. A adesão e viabilidade celular foram avaliadas após 24 e 48 h, sendo a síntese de MMP-2 e MMP-9 analisada após 3 e 6 h, respectivamente (t-Student; p<0,05). OB e HGF cultivados sobre os discos de Ti biomodificados com NA apresentaram aumento de adesão e viabilidade, bem como tiveram a síntese de MMPs negativamente modulada (p<0,05).

Foi possível concluir que a biomodificação do Ti com NA é uma estratégia capaz de modular células relacionadas ao reparo peri-implantar, o que sugere seu potencial para acelerar o reparo ósseo e mucoso ao redor dos implantes.

(Apoio: CNPq  N° 302108/2019-0  |  FAPs - Auxilio Regular FAPESP  N° 2018/11211-6)