Veja o Cronograma de Apresentação Completo
Resultado da busca [Siglas RS086 a RS127 ]
41 Resumo encontrados. Mostrando de 41 a 41
RS127 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Odontopediatria
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
O nudge é uma boa estratégia para reduzir o consumo de açúcar em crianças e adolescentes? Uma revisão sistemática
Rezende D, Alexandria A, Lenzi MM, Nadanovsky P, Santos APP
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
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RS127 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Odontopediatria
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
O nudge é uma boa estratégia para reduzir o consumo de açúcar em crianças e adolescentes? Uma revisão sistemática
Rezende D, Alexandria A, Lenzi MM, Nadanovsky P, Santos APP
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do nudge (intervenção sutil para influenciar comportamento) no consumo de açúcar por crianças e adolescentes. Foi realizada uma revisão sistemática com protocolo registrado prospectivamente no PROSPERO. A busca foi realizada nas bases CENTRAL, MEDLINE, EMBASE, WEB OF SCIENCE, SCOPUS, LILACS, APA PsycINFO e CINAHL em julho de 2021. Foram incluídos estudos sobre nudge com dados relativos a consumo ou seleção de produtos com açúcar por crianças/adolescentes. O risco de viés foi analisado através das ferramentas RoB 2 (ensaios randomizados) e ROBINS-I (estudos antes e depois). Após a remoção de duplicatas, 8.877 títulos/resumos foram lidos por dois avaliadores. Destes, 56 foram lidos na íntegra e 12 foram incluídos. Os estudos incluídos foram publicados de 2011 a 2021, sendo 9 deles realizados em ambiente escolar. Apenas 1 estudo apresentou baixo risco de viés, enquanto 7 estudos foram classificados como alto. Metanálises foram realizadas em subgrupos de estudos com comparações similares. O nudge teve efeito positivo na escolha de bebidas saudáveis (3 estudos, RR=3,1: IC95% 2,7-3,6, efeito fixo; RR=2,2: IC95% 1,2-4,1, efeitos aleatórios) e de frutas (3 estudos, RR=1,2: IC95% 1,0-1,4, efeito fixo; RR=1,2: IC95% 0,9-1,4, efeitos aleatórios).
Nudge tem sido foco de pesquisas científicas sobre estratégias para redução do consumo de açúcar, mostrando-se um caminho promissor. Entretanto, mais ensaios randomizados são necessários para que se tenha uma evidência conclusiva sobre o seu efeito na redução do consumo de açúcar.