Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RS086 a RS127 ]
 41 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 20


RS096 - Painel Revisão Sistemática
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Dimorfismo sexual em indivíduos não-sindrômicos baseado em aspectos imaginológicos da Sela Túrcica: revisão sistemática e metanálise
Ribeiro EC, Mendonça DS, Silva PGB, Kurita LM, Aguiar ASW, Tuji FM, Carvalho FSR, Costa FWG
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta pesquisa sumarizou a evidência científica sobre os aspectos morfométricos da Sela Túrcica (ST) de indivíduos não sindrômicos, de acordo com o sexo, em exames imaginológicos. Foi realizado cadastro do protocolo de pesquisa (PROSPERO # CRD42021256469), seguido de busca em seis bases de dados (PubMed, LILACS, Web of Science, Scopus, EMBASE, LIVIVO) e literatura cinza (Google scholar, OpenGrey), metanálise de medidas lineares (largura, comprimento, altura e diâmetro) e volumétricas, além de avaliação do risco de viés (RoB) e certeza da evidência. Após a triagem inicial entre 3596 artigos, 13 foram avaliados por meta-análise (1307 homens e 1231 mulheres). Em análise de subgrupo, mulheres apresentaram menores valores para largura (radiografia lateral; -0,67mm; p=0.040), comprimento (tomografia computadorizada; -0.23mm; p=0.020), e diâmetro (tomografia computadorizada; -0.27mm; p< 0.001) em relação aos homens. Não houve diferença estatisticamente significante em relação à altura (p=0.95), área (p=0.72) e volume (p=0.21). Os estudos apresentaram em sua maioria RoB moderado, e a certeza da evidência nos desfechos foi muito baixa.

Este estudo evidenciou que o comprimento e o diâmetro da ST foram menores no sexo feminino, no entanto, a heterogeneidade dos estudos deve ser considerada. Quando comparados por tipo de exame, tais diferenças foram significativas apena no subgrupo tomografia computadorizada.

(Apoio: CNPq  N° 315479/2021-3)
RS097 - Painel Revisão Sistemática
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Prevalência de tórus palatino e mandibular: uma meta-análise
Lemes LP, Honnef LR, Reus JC, Munhoz EA, Guerra ENS, Stefani CM, Canto GL, Massignan C
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar a prevalência de tórus palatino e mandibular. Foi realizada uma revisão sistemática, cujo protocolo foi previamente registrado no PROSPERO sob o número CRD42021275597. A estratégia de busca foi aplicada em sete bases de dados principais e três de literatura cinzenta. Os estudos foram selecionados por dois examinadores de forma independente e selecionados em duas fases. Foram identificadas 752 referências diferentes. Destas, noventa e oito foram lidas na forma de texto completo. Dados como: autores, gênero da amostra, origem da amostra, tipo de tórus, métodos diagnósticos e prevalência foram coletados e registrados em um formulário específico. Os estudos incluídos foram analisados com a ferramenta do Instituto Joanna Briggs para estudos de prevalência. Após o processo de seleção em duas fases, cinquenta e sete estudos foram incluídos para análise quantitativa (JAMOVI, Version 1.6). Os estudos incluídos foram divididos em três subgrupos: 1. tórus palatino e mandibular, 2. tórus palatino e 3. tórus mandibular. A prevalência de tórus palatino e mandibular concomitantemente foi de aproximadamente 4%, de tórus palatino 10% e de tórus mandibular foi de 3%.

Estes resultados podem auxiliar os cirurgiões-dentistas no diagnóstico do tórus, contrinuindo no planejamento, principalmente em pacientes candidatos à reabilitação oral.

(Apoio: CNPq)
RS098 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de colutórios à base de óleos/plantas medicinais em parâmetros periodontais: revisão sistemática e meta-análise
Motta JVS, Souza ABC, Almeida MCL, Rocha RGG, Magno MB, Saito MT
Instituto de Ciências da Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar os efeitos da utilização de colutórios à base de óleos essenciais ou plantas medicinais (C-OE/PM) sobre parâmetros periodontais em indivíduos com inflamação periodontal, através de uma revisão sistemática (RS). Considerando a estratégia PICO, foram incluídos estudos clínicos controlados e randomizados que avaliaram parâmetros clínicos periodontais e gengivais (O) em adultos com periodontite (P) que fizeram uso de C-OE/PM (I) comparado com placebo (PB) ou clorexidina (CHX) (C). O protocolo desta RS foi registrado no PROSPERO (CRD42022327237) e buscas foram realizadas em 7 bases de dados (Fevereiro/2022), sem restrições. A qualidade metodológica foi analisada por meio do ROB.2 e meta-análises comparando o efeito de C-OE/PM e PB ou CHX foram realizadas. A certeza da evidência foi avaliada com a ferramenta GRADE. Seis estudos foram incluídos, onde 7 C-OE/PM diferentes foram avaliados. sendo 2 de alto risco de viés e 4 com "algumas preocupações" metodológicas. As meta-análises evidenciaram superioridade dos C-OE/PM em relação a PB para índice gengival (p<0.01) e semelhança entre C-OE/PM e PB ou CHX para profundidade de sondagem, índice de sangramento do sulco, nível de inserção clínica e scores de sangramento e placa em boca toda (p>0.05). A certeza da evidência variou de baixa a muito baixa.

De forma geral, C-OE/PM apresentam resultados similares a PB e CHX. Devido às preocupações na qualidade metodológica, esses resultados devem ser analisados com cautela. Estudos futuros com padronização metodológica e do C-OE/PM devem ser estimulados.

RS099 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Técnicas para cicatrização do palato após a remoção de enxertos de tecido mole - uma overview de revisões sistemáticas
Almeida MCL, Rocha RGG, Magno MB, Motta JVS, Souza ABC, Saito MT
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta overview foi avaliar a qualidade metodológica (QM), e sintetizar o corpo da evidência das revisões sistemáticas (RSs) que investigaram os efeitos de diferentes técnicas para manejo do palato após remoção de enxertos de tecido mole. Este estudo foi conduzido de acordo com o protocolo PRISMA e registrado no PROSPERO (CRD 42022301257). Foram incluídas RSs de estudos clínicos randomizados (ECR) que avaliaram a cicatrização da ferida palatina (CFP) e/ou percepção de dor pós-operatória (PDPO) da área doadora de enxerto gengival livre (EGL) e/ou conjuntivo subepitelial (ECSE). Foram excluídas RSs que não avaliaram o risco de viés (RV) dos ECR incluídos. Uma busca da literatura foi realizada em janeiro de 2022 em 7 bases de dados, sem restrição de data ou idioma. Os estudos incluídos foram avaliados metodologicamente por meio do AMSTAR 2 e os resultados sintetizados qualitativamente. Sete RSs foram incluídas na overview, envolvendo 1.594 participantes: 3 RSs avaliaram laser de baixa potência, 2 investigaram fibrina rica em plaquetas (PRF) e 2 estudaram adesivos teciduais de cianoacrilato (CTA). Segundo a QM, as RSs foram consideradas moderada (2), baixa (3) e criticamente baixa (2).

Todas as técnicas demonstraram melhoras na CFP, mas somente as terapias com PRF ou CTA demonstraram reduzir a PDPO após remoção de EGL, mas não após ECSE. Devido à baixa qualidade metodológica e alta heterogeneidade entre RSs incluídas, estes dados devem ser interpretados com cautela.

RS100 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Tetrafluoreto de titânio promove efeito protetor ao dente erodido? Uma revisão sistemática e meta-análise
Lins RBE, Santi MR, Noronha MS, Sebold M, Cavalli V
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou avaliar o efeito protetor do tetrafluoreto de titânio (TiF4) comparado ao fluoreto de sódio (NaF) no esmalte e dentina erodidos. Dois avaliadores independentes realizaram as buscas em sete bases eletrônicas por meio de termos MeSH, conceitos suplementares, sinônimos e termos livres, com base na estratégia PICOS (P- população: esmalte ou dentina erodidos; I- intervenção: dentes erodidos tratados com TiF4 em solução ou verniz; C- comparação: dentes erodidos tratados com NaF em solução ou verniz; O- desfecho: perda mineral; S- tipo de estudo: in vitro). Sete parâmetros distintos avaliaram o risco de viés e todos os estudos foram submetidos a quatro meta-análises (MA) (1a e 2a MA foram relacionadas à perda de esmalte tratado com solução ou verniz fluoretado, respectivamente; 3a e 4a MA à perda de dentina) pelo programa RevMan, baseado no cálculo da diferença média padrão (p<0,05). 10.260 estudos foram avaliados, sendo 22 incluídos na revisão sistemática. Destes, um estudo foi classificado como baixo risco de viés, 19 como médio e três como alto. 17 estudos foram incluídos nas quatro MA, apresentando heterogeneidade geral considerável (I2<93%) com significância estatística para TiF4 na 1a MA e nenhuma diferença estatística para a 2a, 3a e 4a MA.

TiF4 como solução promoveu efeito significativo na proteção das lesões erosivas no esmalte comparado ao NaF. Contudo, quando ambos foram aplicados na superfície do esmalte ou na dentina como verniz, promoveram a mesma efetividade protetora, com base nos estudos in vitro com heterogeneidade considerável.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RS101 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Diferenças na microbiota que coloniza a bolsa periodontal e outras superfícies orais de sujeitos com periodontite: uma revisão sistemática
Domingues DVAP, Silva ANA, Fernandes SMSL, Souza JGS, Feres M, Retamal-Valdes B
Periodontia UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisar o peso da evidência para entender diferenças na composição da microbiota subgengival da bolsa periodontal e outros ambientes intraorais em indivíduos com periodontite. Foi realizada uma revisão sistemática de acordo com as recomendações PRISMA. A busca foi realizada nas bases de dados do MEDLINE, LILACS, Cochrane Library e EMBASE até maio de 2021. Foram selecionados estudos que comparando dados do biofilme subgengival e outros ambientes intraorais em pacientes com periodontite. Para estimar o peso da evidência, foram definidas três categorias: forte, moderada e leve. Treze estudos com 821 voluntários foram incluídos. As amostras de outros locais intraorais envolveram saliva, biofilme supragengival, revestimento de língua, e superfícies da mucosa. Três estudos encontraram Tannerella forsythia elevada no ambiente subgengival em comparação à língua e à saliva (p<0.05), e dois estudos encontraram Aggregatibacter actinomycetemcomitans elevada em saliva quando comparada ao ambiente subgengival (p<0.05). Os gêneros Fusobacterium, Leptotrichia, Porphyromonas, Corynebacterium e Capnocytophaga foram encontrados em maior abundância tanto nos ambientes sub e supragengivais.

Em conclusão, os resultados sugerem uma evidência moderada para associação da T. forsythia com o ambiente subgengival, e da A. actinomycetemcomitans com a saliva. Porém, nem estas espécies ou as demais foram exclusivas ou puderam diferenciar a microbiota que coloniza o ambiente subgengival da que coloniza outros ambientes intraorais de pacientes com periodontite.

RS102 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso de ômega-3 como adjuvante ao tratamento periodontal: Revisão sistemática e meta-análise
Furukawa MV, Castro dos Santos N, Oliveira-Cardoso I, Cortelli JR, Feres M, Van Dyke TE, Rovai ES
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Está revisão teve como objetivo avaliar o impacto dos ácidos graxos ômega-3 dietéticos como adjuvante ao tratamento periodontal não cirúrgico quando comparado ao tratamento periodontal isolado nos parâmetros clínicos periodontais de pacientes com periodontite. Incluímos ensaios clínicos randomizados com pelo menos 3 meses de acompanhamento de terapia periodontal não cirúrgica, em combinação com ácidos graxos ômega-3 dietéticos. As bases de dados MEDLINE, EMBASE e LILACS foram pesquisadas por artigos publicados até outubro de 2021. Meta-análise foi conduzida para determinar a mudança no nível de inserção clínica (NIC), Profundidade de sondagem (PS), sangramento à sondagem (SS) e índice gengival (IG) após terapia. Dos oitocentos e oitenta e quatro artigos potencialmente relevantes recuperados das bases de dados eletrônicas, 10 estudos foram selecionados para análise qualitativa e, destes, 8 estudos foram incluídos na meta-análise. Foi observado uma redução significativa de PS e ganho de inserção associado ao uso de ácidos graxos ômega-3. As estimativas combinadas revelaram uma redução global significativa de PS de 0,42 mm (95% CI 0,15,0,68) e ganho de inserção de 0,58 mm (95% CI 0,24,0,92) a favor do uso de ômega-3.

Em indivíduos com periodontite, o uso de suplementação dietética de ácidos graxos ômega-3 como adjuvante ao tratamento periodontal não cirúrgico pode proporcionar benefícios adicionais no ganho de inserção e redução de PS, em comparação com o tratamento periodontal não cirúrgico sozinho.

RS103 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto do manejo dos efeitos adversos com LLT sobre a qualidade de vida em pacientes com câncer de cabeça e pescoço: Uma revisão sistemática
Dall'Alba AA, Jacintho GRM, Queiroz AC, Ono LM, Freitas YNL, Sampaio JQ, Gualberto-Júnior EC
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As neoplasias de cabeça e pescoço podem afetar a Qualidade de Vida (QV) das pessoas acometidas, pois o tratamento é agressivo e as complicações podem ocorrer anos após o tratamento. Entre as medidas de cuidado disponíveis, a terapia a laser de baixa intensidade (LLLT) tem se mostrado promissora na prevenção e tratamento das complicações orais decorrentes do tratamento antineoplásico. O objetivo desta revisão sistemática (RS) foi avaliar o impacto do manejo dos efeitos adversos com LLLT sobre a QV em pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP). As buscas eletrônicas foram realizadas nas bases de dados e indexadores: MEDLINE (PubMed), SCOPUS, Web of Science, Scielo, Registro de Ensaios Controlados da Cochrane e Lilacs. Foram considerados elegíveis ensaios clínicos randomizados que analisaram a influência da LLLT sobre complicações orais, comparadas ao grupo placebo, tendo a qualidade de vida (QV) como desfecho primário ou secundário relacionado ao CCP. Após as etapas de seleção, sete artigos foram incluídos na RS para extração de dados e submetidos a avaliação do risco de viés, por meio da ferramenta Risk of Bias da Cochrane. O risco de viés dos estudos foi classificado como baixo e moderado. Cinco estudos sugeriram que a fotobiomodulação no controle de complicações orais tiveram impacto positivo sobre a QV neste grupo de pacientes. E dois estudos não obtiveram resultados estatisticamente significativos para suportar esta afirmação.

Conclui-se que, os estudos desta revisão fornecem evidências de efeito positivo da LLLT sobre a QV neste grupo de pacientes.

(Apoio: FAPs - FAPEAM)
RS104 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso do probiótico Lactobacillus reuteri como terapia adjuvante no tratamento da periodontite é eficaz? Uma Revisão Sistemática
Tricoly TS, Caneppele TMF, Marco AC, Lima VCS, Ferreira CL, Jardini MAN
Diagnóstico e Cirurgia INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática teve como objetivo avaliar a eficácia do probiótico Lactobacillus reuteri como terapia adjuvante no tratamento periodontal da periodontite. Uma revisão de ensaios clínicos controlados randomizados e estudos observacionais foram conduzidos. As estratégias de busca foram determinadas pela configuração de chaves de busca relacionadas ao assunto nas seguintes bases de dados: MEDLINE via PubMed, Scopus, Web of Science, Cochrane Central Controlled Trials Registry e EMBASE. A coleta e análise dos dados foram realizadas por dois revisores independentes que selecionaram os estudos potenciais principalmente pelo título e resumo, e posteriormente foram qualificados de acordo com a análise de risco de viés. Os estudos de melhor qualidade foram escolhidos e uma síntese narrativa foi realizada com base nos dados obtidos. Após a extração dos dados, sua heterogeneidade foi analisada e a meta-análise foi realizada. Em geral, os resultados da metanálise foram positivos para o uso de probióticos como terapia adjuvante. Considerando as limitações das comparações entre os estudos analisados, a conclusão foi positiva, mas ressaltando a necessidade de estudos futuros.

Dentro das limitações do presente estudo, concluiu-se que os probióticos podem fornecer um benefício adicional ao tratamento da Periodontite, com melhora nos índices de sangramento a sondagem e profundidade de sondagem.

(Apoio: PIBIC  N° 473 1/2020)
RS105 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito adjunto da fotobiomodulação na terapia periodontal de indivíduos com diabetes mellitus tipo 2: revisão sistemática e meta-análise
Freire BL, Abreu LG, Costa FO, Cota LOM, Lima RPE
Clínica Patologia e Cirurgia (CPC) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática e meta-análise foi avaliar a evidência científica sobre o impacto da fotobiomodulação coadjuvante ao tratamento periodontal em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2. A declaração Itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-análises foi seguida. O estudo foi registrado (PROSPERO #CRD42022310756) no registro prospectivo internacional de revisões sistemáticas. A pesquisa foi realizada em sete bases de dados sem restrição ao ano de publicação. Os estudos reportando parâmetros clínicos periodontais e contendo um grupo teste submetido à terapia periodontal associada à fotobiomodulação e um grupo controle foram incluídos. A seleção dos estudos, a extração de dados e a avaliação do risco de viés foram realizadas em duplicata. Meta-análise foi realizada e o intervalo de confiança de 95% e a razão de chances foram fornecidos. Trezentos e quarenta estudos foram identificados e oito estudos foram incluídos. A meta-análise demonstrou que a fotobiomodulação associada à terapia periodontal em pacientes diabéticos resulta em maior redução da profundidade de sondagem e maior ganho de inserção que o tratamento periodontal sozinho. Os estudos incluídos apresentaram baixo risco de viés.

A fotobiomodulação coadjuvante à terapia periodontal contribui para melhora dos parâmetros clínicos periodontais em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2.