03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2828 Resumo encontrados. Mostrando de 231 a 240


PN-R0259 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 17

Condições de saúde bucal de pré-escolares residentes em localidades rurais ribeirinhas de Manacapuru, Amazonas
Camila Valente Smith, Erilam Grijó da Silva, André Max da Silva Carvalho, Carlos Augusto da Silva Araújo Júnior, Ana Paula Corrêa de Queiroz Herkrath, Fernando Jose Herkrath
DASPAM FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar as condições de saúde bucal de pré-escolares residentes em localidades ribeirinhas. Trata-se de um estudo transversal, que incluiu seis localidades rurais ribeirinhas do Paraná do Paratari, afluente do rio Solimões, no município de Manacapuru, Amazonas. A população do estudo foi composta por todos os pré-escolares com idade de 3 a 5 anos, de ambos os sexos, residentes nas localidades. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários, incluindo aspectos relacionados ao uso dos serviços de saúde bucal e consumo alimentar, e pelo exame clínico intrabucal, avaliando a experiência da cárie dentária (índice ceo-d), suas sequelas clínicas (índice pufa) e a necessidade de tratamento. Os dados foram submetidos à análise descritiva. Foram avaliados 45 pré-escolares. O ceo-d médio foi 3,0 (DP=3,7), com participação quase exclusiva do componente cariado. Apresentaram ceo-d>0 55,6% dos pré-escolares, todos estes necessitando de algum tipo de tratamento, com 33,3% apresentando envolvimento pulpar em pelo menos elemento dentário. Dos pré-escolares, 73,3% nunca haviam ido ao dentista A dor dentária e a exodontia foram as principais motivações da utilização dos serviços, tendo sido observada ocorrência de dor dentária nos últimos 6 meses em 37,8% das crianças. O consumo de guloseimas e refrigerante nos últimos sete dias foi elevado (68,2% e 57,8%).

Os achados mostram uma prevalência elevada de cárie precoce na infância, assim como consumo elevado de alimentos cariogênicos. São necessárias estratégias para ampliar o acesso aos serviços de saúde bucal pelos pré-escolares, ao mesmo tempo em que é evidente a necessidade de ações ampliadas de promoção, proteção e recuperação da saúde bucal.

(Apoio: CAPES  |  Fapeam)
PN-R0260 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 17

Perfil epidemiológico e características craniofaciais de vítimas de violência física infantojuvenil em Cascavel, 2012-2013
Janine Vidotti, Andressa Bortolini, Natalia Gomes do Vale, Maria Daniela Basso de Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisar laudos periciais de 595 vítimas de violência física contra crianças e adolescentes (0-19 anos) em Cascavel (PR), referentes a 2012-2013, excluindo acidentes de trânsito, lesões autoprovocadas e abuso sexual. Os dados contemplaram sexo, raça/cor (branco e não branco [pardos, pretos, amarelos e indígenas]), faixas etárias, instrumentos de lesão, etiologias e tipos de lesão; lesões intraorais e de cabeça e pescoço receberam subclassificações anatômicas detalhadas. A análise estatística descritiva dos dados foi realizada com o software Jamovi 2.4.1. O perfil epidemiológico mostrou predominância de adolescentes (13-19 anos), do sexo masculino (62,8%) e brancos (63,5%). Não foram relatadas lesões intraorais; entre 59 casos com achados extraorais, 89,8% apresentaram comprometimento de tecidos moles, notadamente nos lábios, e 3,4% apresentaram lesões combinadas de tecidos moles e dentes. Escoriações (24,2%) e equimoses (14,87%) foram as mais prevalentes, indicando predominância de traumas superficiais e por impacto. Instrumentos contundentes foram responsáveis por 85,1% das lesões e agressão física foi registrada como principal etiologia em 90,9% dos casos, segundo terminologia médico legal. Limitações incluem a ausência de dados sobre agressores e a predominância de linguagem legal nos laudos.

Adolescentes do sexo masculino e brancos foram os mais acometidos, prevalecendo as lesões únicas, craniofaciais e traumas labiais extraorais. Ressalta-se a importância de estratégias preventivas direcionadas, abordagens multidisciplinares e fortalecimento de políticas públicas intersetoriais para proteção desse grupo vulnerável. Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIOESTE (parecer nº 3.244.277).

PN-R0265 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 17

Sorriso MAIOR: política pública de saúde bucal para crianças livres de cárie até os 12 anos em município de médio porte no Ceará
Carla Teixeira Peixoto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Programa Sorriso MAIOR foi desenvolvido no município de Eusébio-CE como uma estratégia contínua de promoção da saúde bucal desde o pré-natal até os 12 anos de idade, com foco na prevenção da cárie dentária e formação de uma geração mais saudável. As gestantes são acompanhadas com consultas odontológicas trimestrais, integradas ao pré-natal, recebendo orientações sobre amamentação, higiene oral e alimentação. O mesmo Cartão Sorriso MAIOR acompanha a criança até completar 12 anos, garantindo consultas semestrais. Nas escolas públicas, são realizadas atividades educativas, escovação supervisionada, aplicação de flúor e exames clínicos. A coleta de dados gera relatórios epidemiológicos por turma, com listagens nominais de estudantes que necessitam de tratamento, organizados por prioridade. Esses alunos são encaminhados para atendimento nas UBS com prazo máximo de agendamento de sete dias. Em 2023, levantamento com 587 estudantes de 12 anos mostrou que 74,5% estavam livres da doença cárie, índice superior à média nacional de 49,3% (SB Brasil 2020). O sucesso da experiência resultou na aprovação da Lei Municipal nº 2156/2023, que institucionalizou o programa como política pública, com metas e incentivos financeiros às equipes de saúde bucal.

O Programa Sorriso MAIOR provou ser uma política eficaz, articulando educação em saúde, vigilância e cuidado contínuo. Seu fortalecimento institucional reforça o compromisso do município com a saúde bucal infantil e com a meta de alcançar 95% de adolescentes livres de cárie até 2030.

PN-R0267 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 17

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE EM MINAS GERAIS: PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E DESAFIOS PARA A EQUIDADE E UNIVERSALIDADE DO SUS
Rafaela Gama Reis Marques, Stefany de Lima Gomes, Norma Sueli Gonçalves Reche, Luciane Miranda Guerra, Marcelo de Castro Meneghim, Rodrigo Almeida Bastos, Cristiane Aparecida Costa Tavares, Jaqueline Vilela Bulgareli
Saude Coletiva FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa que examina a judicialização da saúde em Minas Gerais, sob a perspectiva de juízes, promotores e defensores públicos de primeira instância de uma região específica. Utilizando entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma remota, busca-se entender a atuação dos atores judiciais e as implicações de suas decisões na política pública de saúde. Parte-se do pressuposto de que o fortalecimento do ativismo judicial e da judicialização, aliado à perda de competência técnica, desestrutura a política de saúde e compromete o acesso universal, equânime e integral. Revelaram-se temas como ativismo judicial, reserva do possível e princípios constitucionais do SUS. Embora a judicialização garanta direitos, ela também evidencia lacunas no planejamento e na alocação de recursos, aprofundando desigualdades. O estudo destaca os impactos das decisões judiciais que não equilibram direitos individuais e sustentabilidade e a necessidade de capacitação dos operadores de direito, fortalecimento do diálogo interinstitucional e desenvolvimento de políticas públicas para reduzir a dependência da judicialização. Essas ações são fundamentais para promover um SUS mais eficiente, sustentável e equitativo.

O estudo revela que, apesar dos avanços na garantia de direitos, persistem desafios para a sustentabilidade e gestão do SUS. A judicialização, embora amplie o acesso a tratamentos negados, também evidencia fragilidades estruturais e operacionais, aprofundando desigualdades e ameaçando os princípios do SUS. Pesquisas futuras devem considerar variados contextos socioeconômicos e institucionais e propor estratégias de capacitação para operadores do direito e gestores de saúde.

PN-R0268 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 01/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 1

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES ÓPTICAS DE DIFERENTES RESINAS COMPOSTAS PARA ESTRATIFICAÇÃO DE FACETAS DIRETAS
Denise Emygdio Chaulet, Albano Luís Novaes Bueno
Curitiba-PR FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A estratificação de resina composta (RC) é cada vez mais popular na odontologia restauradora. No entanto pouco se sabe sobre a interação de cores entre as camadas. Este trabalho avaliou as propriedades ópticas de RCs atualmente disponíveis e classificados como dentina, opaco, corpo (ou universal) e esmalte. Foram confeccionados corpos de prova de 59 tonalidades de 20 tipos de RC e posteriormente confeccionados espécimes de dupla camadas de esmalte sobre dentina (n=3), a variável de resposta avaliada foi através de Espectrofotômetro digital VITA Easyshade Advance 4.0 em leituras dos espécimes de dupla camada de acordo com o sistema CIELa*b* mensurando os parâmetros de L,a e b e ΔEab. Todas as resinas translúcidas em combinação com a resina de dentina opaca tiveram alteração de cor e mudança nos parâmetros de L,a,b. Verificou-se que a tonalidade final da restauração multicamadas RC é altamente dependente da tonalidade e espessura da camada de esmalte e da camada de dentina subjacente.

A resina da camada de esmalte não esconde completamente a da dentina, mas sim modifica e suaviza sua cor devido à sua translucidez e ao efeito óptico de integração, como a luz atravessa a resina de esmalte e reflete na dentina, os olhos percebem uma combinação das duas cores, resultando em uma tonalidade mais equilibrada e menos saturada. Esse fenômeno é fundamental para alcançar restaurações estéticas naturais.

PN-R0269 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 01/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 1

Comportamento óptico de resinas compostas, cerâmica híbrida e porcelana CAD/CAM
Bruno Arruda Mascaro, Maria-tejada Casado, María Del Mar Pérez, Rafael de Pauli Santos, Rafael Ragnolli Guimarães, Luis Felipe Rondón Ordóñez, Renata Garcia Fonseca, José Maurício Dos Santos Nunes Reis
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Entender o comportamento óptico é essencial para orientar a seleção de materiais dentários e otimizar seu desempenho clínico. Portanto, avaliaram-se propriedades ópticas de materiais CAD/CAM à base de resinas compostas, cerâmica híbrida e porcelana feldspática. Espécimes (7,5x1,0 mm) de Lava Ultimate-LU, Grandio Blocs-GB, VITA Enamic-VE e VITA Mark II-VM foram preparados (n=3). A reflectância espectral foi mensurada com espectrofotômetro sobre fundos branco e preto. A dispersão (S), absorção (K), transmitância (T%), refletividade da luz (RI) e espessura óptica infinita (X) foram calculados pelo modelo Kubelka-Munk. O parâmetro de translucidez (RTP00) e diferenças de translucidez (ΔRTP00) entre materiais foram calculados. O erro quadrático médio (RMSE) e o grau de adequação (GFC) foram utilizados para análise da similaridade do comportamento das propriedades entre materiais. Valores de ΔRTP00 foram avaliados utilizando limiares de perceptibilidade e aceitabilidade. A distribuição espectral de S, K, T%, RI e X dependeu do comprimento de onda. VM apresentou os maiores valores de S em todos os comprimentos de onda, enquanto que VE e VM apresentaram menor K para comprimentos de onda mais curtos. LU e GB exibiram a maior T%. RMSE e GFC indicaram boa correspondência de comportamento e valores espectrais de RI em LU-GB, LU-VE e GB-VE. Os valores de X indicaram que todos os materiais com 1,0 mm de espessura podem ser influenciados pela cor do substrato. VM exibiu menores valores de RTP00 com diferenças (ΔRTP00) perceptíveis e inaceitáveis quando comparado aos demais materiais.

Os achados confirmaram que as diferentes composições e microestruturas impactaram nas propriedades ópticas e translucidez dos materiais restauradores CAD/CAM.

(Apoio: Auxílio à Pesquisa FAPESP  N° 2022/12430-9  |  Bolsa Doutorado FAPESP  N° 2022/12431-5  |  Bolsa BEPE FAPESP  N° 2023/15441-4)
PN-R0271 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 01/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 1

Efeito do uso de marcas de EVA em protetores bucais na preferência e bem-estar de utilização: Ensaio clínico randomizado cruzado duplo cego
Luiz Felipe Rodrigues Siqueira, Ângelo Caetano Rodrigues Mathias Pereira, Bruno Felipe Fernades, Abidiel Silva Guimarães, Matheus de França Perazzo, Túlio Eduardo Nogueira, Crisnicaw Veríssimo
Faculdade de odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes marcas comerciais de Etileno-Vinil Acetato (EVA) utilizadas na confecção de protetores bucais individualizados e sua influência na preferência e no bem-estar de utilização. Tratou-se de um ensaio clínico randomizado cruzado duplo cego. Os participantes eram atletas do futebol e foram alocados aleatoriamente para um dos seis grupos de acordo com a sequência de uso: PolyShok (I), Proform (II) e BioArt (III): Grupo A (I - II - III), Grupo B (II - III - I), Grupo C (III - I - II), Grupo D (I - III - II), Grupo E (II - I - III) e Grupo F (III - II - I). Cada protetor bucal foi utilizado por 5 semanas. Após o fim do período de uso de cada protetor, foram aplicados questionários para avaliação do bem-estar de utilização dos participantes e formulários de análise de preferência. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial, após o teste de normalidade, incluindo comparação de grupos entre as variáveis dependentes e independentes com os testes de Friedman e Wilcoxon no software SPSS 24.0 (p<0,05). Foram selecionados 14 participantes respeitando a proporção da igualdade entre o sexo. A média de idade foi de 20,36 anos (6,652). Todos os participantes relataram que o protetor bucal não tem importância para o futebol, mesmo que a maior parte deles (n=10; 71,4%) já conhecesse o dispositivo. Em relação aos domínios referentes ao bem-estar de utilização não houve diferenças estatísticas significantes entre as placas de EVA (p>0,05) e Proform foi a marca comercial mais preferida (n=8; 72,7%).

A avaliação do efeito de diferentes marcas comerciais de placas EVA revelou que não houve diferença em relação ao bem-estar de utilização de protetores bucais confeccionados com as marcas BioArt, Proform e Polyshok.

(Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG)  N° 202310267000221)
PN-R0272 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 01/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 1

RUGOSIDADE E PROPRIEDADES ÓPTICAS DE CERÂMICA MONOLÍTICA PIGMENTADA EXTRINSECAMENTE LEVADA À DIFERENTES CICLOS DE QUEIMA: ESTUDO IN VITRO
Cássia Cunha de Lima, Matheus Morcela de Souza, Natália Almeida Bastos Bitencourt, Sandy Gabrielle Giorgetti Pereira, Letícia Moretti, Ana Carolina da Conceição Sanches, Debora Novais da Silva, José Vitor Quinelli Mazaro
Materiais dentários e prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudos sobre características de superfície em restaurações monolíticas pigmentadas extrinsecamente com diferentes tratamentos térmicos são escassos. Este estudo avaliou a influência do tratamento térmico sobre a rugosidade (Ra), estabilidade de cor (∆E), opacidade (CR) e translucidez (TP) de uma cerâmica de dissilicato de lítio (e.max CAD MT A2), pigmentada e/ou glazeada após cristalização. Blocos cerâmicos foram divididos em seis grupos (n=10), conforme pigmentação e temperatura de queima. Grupos controle receberam apenas glaze e foram queimados a 710°C (G1), 770°C (G2) e 820°C (G3). Grupos teste receberam pigmentação extrínseca (cor A2, IPS Ivocolor Shade Dentin) e foram queimados nas mesmas temperaturas (G4, G5, G6), seguidos da aplicação do glaze. A Ra foi avaliada por perfilometria e ∆E, CR e TP por espectrofotometria, antes (T0) e após (T1) a queima. Para análise estatística (α = 0,05) foram aplicados os testes de Friedman e Durbin-Conover para os valores de Ra; e ANOVA e Tukey para os valores ∆E, CR e TP. Houve redução significativa da Ra após o tratamento térmico em todos os grupos (p<0,001). Para ∆E, observou-se diferença significativa entre os grupos G1 e G2 (p=0,001) e G5 e G6 (p=0,005). G2 e G5 apresentaram os menores valores de ∆E. A CR no T1 foi maior estatisticamente (p<0,001) em todos os grupos, com exceção do G3. A TP foi influenciada pelos fatores temperatura e tempo (p<0,001), sendo o G3 o mais translúcido.

Conclui-se que a temperatura de queima do glaze, com ou sem pigmento, influenciou todas as variáveis analisadas. Palavras-chave: Cerâmica, estética dental, dissilicato de lítio.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2023/07364-0)
PN-R0273 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 01/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 1

COMPORTAMENTO BIOMECÂNICO DE RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES: ANÁLISE POR ELEMENTOS FINITOS
Vinicius Funghetto Lippert, Alexandre Luiz Souto Borges, Caique Marques Casarini, Eduardo Gonçalves Mota, Ana Maria Spohr, Paulo Floriani Kramer
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o comportamento biomecânico de técnicas restauradoras em dentes anteriores durante o movimento protrusivo, utilizando o método por elementos finitos.
Foram desenvolvidos modelos tridimensionais contendo esmalte, dentina, polpa e tecido ósseo em um software de modelagem. A partir dos modelos 3D, foram criados 5 grupos diferenciando o tipo de técnica restauradora: dente hígido, coroa total, full veneer, faceta e técnica sanduíche. Para a malha, foram utilizados um total de 111852 elementos tetraedros e 196192 nós (dente hígido); 120638 elementos e 211438 nós (coroa total); 133237 elementos e 237229 nós (full veneer); 129781 elementos e 230287 nós (faceta); 133185 elementos e 236832 nós (técnica sanduíche). Foram simulados 2 tipos de material (dissilicato de lítio e resina composta) e aplicado uma carga de 100 N em 45 graus de forma dinâmica, simulando um movimento protrusivo. A análise por elementos finitos mostrou que as técnicas restauradoras apresentam valores de tensão máxima principal diferentes quando avaliado todo o corpo de prova e apenas o material restaurador. Em relação ao movimento protrusivo, identificou-se diferentes distribuições de tensão, sendo que o contato na metade do movimento apresentou a maior concentração de tensão, independente da técnica restauradora. Além disso, a coroa total apresentou a maior tensão na interface adesiva se comparada às demais técnicas restauradoras. 


Independente da técnica restauradora, indica-se um cuidado no ajuste oclusal das reabilitações orais para uma melhor distribuição das cargas e tensões nos materiais restauradores e nas estruturas dentárias. Sugere-se a utilização e incorporação da análise por elementos finitos no sistema CAD.

PN-R0275 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 01/09 - Horário: 14h00 - 18h00 - Zoom Sala: 1

RESISTÊNCIA DA UNIÃO ENTRE DIFERENTES CIMENTOS RESINOSOS DE DUPLA ATIVAÇÃO E RESINA COMPOSTA FRESADA
Isadora Peixoto Falcão, William Cunha Brandt, Claudia de Souza Borba, Rebeca Antunes de Medeiros, Fernanda Menacho Yuja, Flávia da Silva Soares, Milton Edson Miranda
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito foi avaliar a resistência da união (RU) entre os cimentos resinosos de dupla ativação Allcem Core-FGM, NX3 Dual-Cure Kerr e SeTT PP-SDI e a resina composta fresada (Brava Block/Sirona-FGM). A resina composta fresada foi seccionada em 33 fatias (14mmX12mmX1mm), incluídas em tubos de PVC e fixadas em resina automotiva. Para o tratamento de superfície: lixamento (400, 600, 1200); jateamento com óxido de alumínio; lavagem em cuba ultrassônica; jatos de ar; e silanização (PROSIL-FGM). Assim, foram divididos em 3 grupos (n=11) sendo grupo F (adesivo Ambar Universal e Allcem), grupo K (adesivo Optibond e NX3) e grupo S (SeTT PP). Para o teste de RU por microcisalhamento foram confecionados 4 cilindros utilizando tubos de silicone (2,0X0,8mm) e aplicado o cimento com pontas misturadoras. Depois, foi usado o fotopolimerizador Valo (Ultradent), 20s e 1400mW/cm², obtendo assim 33 amostras. As matrizes foram removidas e os corpos imersos e armazenados em estufa por 24h a 37°C. O teste ocorreu na máquina EMIC DL2000 numa velocidade de 0,5 mm/min e classificados os tipos de falhas através do microscópio óptico de magnificação 4X em falhas adesivas, coesivas ou mistas. A análise mostrou que os valores médios em MPa dos cimentos foram 17,2 G-F; 17,8 G-K e 14,1 G-S, de acordo com ANOVA e teste de Turkey (a=0,05).

Sendo assim, o agente NX3 mostrou os maiores valores de RU, enquanto o SetPP mostrou os menores, por outro lado o Allcem mostrou valores intermediários.




.