03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

Inscrição

Cursos e Simpósios

42ª Reunião Anual da SBPqO - 3 a 6 de setembro de 2025


A programação científica divulgada poderá ser modificada sem aviso prévio, por motivo de ordem superior ou motivos relevantes que impeçam participação de conferencistas ou alteração de data, não cabendo qualquer vínculo indenizatório por este motivo.

Os cursos gratuitos não necessitam de inscrição prévia e poderão participar todos os associados inscritos na Reunião. Serão organizadas filas por ordem de chegada. Sujeito à lotação da sala.


04/09 - Quinta-Feira
09:00 - 10:00


CURSO INTERNACIONAL: EMBEDDING SUSTAINABILITY IN DENTISTRY: FROM CLINICAL ACTION TO POLICY IMPACT


Coordenador: Prof. Mauro Abreu (UFMG)

Currículo

Palestrante: Prof. Brett Duane (Trinity College Dublin)


Resumo: This presentation explores practical strategies for embedding sustainability across clinical practice, academic research, and health policy. It will guide attendees through measuring their carbon footprint, identifying areas for immediate improvement, and setting achievable long-term goals for carbon reduction. Drawing on our research in dentistry and beyond, we will examine why certain clinical pathways and products carry higher environmental impacts, highlight the ongoing projects our team is developing, and discuss the critical role of government in creating the conditions that foster innovation and sustainable transformation in healthcare.

04/09 - Quinta-Feira
09:00 - 10:00


CURSO: PANORAMA DAS PESQUISAS CLÍNICAS EM SALIVA: REALIDADE E PERSPECTIVAS


Coordenador: Prof. Fernando Neves Nogueira (FOUSP)

Currículo

Palestrante: Prof. Rafael Rodrigues Lima (UFPA)



"Saliva e estresse oxidativo: biomarcadores para agravos bucais e sistêmicos"

Currículo

Palestrante: Profa. Tatiana Kelly da Silva Fidalgo (UERJ)



"Painel metabólico da saliva: o que a clínica pode esperar da pesquisa?"

Resumo: A metabolômica salivar tem se apresentado como uma ferramenta útil para uma compreensão mais ampla das condições fisiológicas e patológicas de um indivíduo. Esta apresentação abordará os avanços na identificação de perfis metabólicos da saliva associados tanto a condições bucais quanto sistêmica. Também serão discutidas as principais metodologias analíticas empregadas e os desafios na padronização das coletas e análises. O objetivo é aproximar a pesquisa laboratorial da realidade clínica, oferecendo aos profissionais uma visão crítica e atualizada sobre o painel metabólico salivar como ferramenta auxiliar na compreensão dos diferentes estados fisiológicos e seu potencial translacional para a prática clínica.




04/09 - Quinta-Feira
09:00 - 10:00


CURSO: LESÕES CERVICAIS NÃO-CARIOSAS: QUANDO RESTAURAR E QUANDO RECOBRIR?


Coordenador: Prof. Claudio Heliomar Vicente da Silva (GBPD)

Currículo

Palestrante: Profa. Maristela Lobo (SL Mandic)


Resumo: O manejo clínico das LCNCs é desafiadora porque representa a interface entre a periodontia e a Dentística restauradora. A dúvida de como abordar essa região é comum, assim como os equívocos na sua reconstrução anatômica. Nessa palestra, o objetivo é elucidar as indicações para a restauração da LCNC bem como para o recobrimento radicular, ou a associação de ambas abordagens.

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Professores de Dentística – GBPD



04/09 - Quinta-Feira
10:00 - 11:30


CURSO: GLOBAL BURDEN OF HEAD AND NECK CANCER


Coordenadora: Profa. Elena Riet Correa Rivero (UFSC)

Currículo

Palestrante: Prof. Fernando Neves Hugo (NYU)



"Carga de Doença por Câncer Bucal e de Orofaringe no Brasil e no mundo"

Resumo: O câncer bucal e o câncer de orofaringe representam desafios crescentes para a saúde pública global, com impactos significativos tanto em países de alta renda quanto em contextos de média e baixa renda, como o Brasil. A conferência irá abordar os determinantes epidemiológicos dessas doenças, com ênfase nos fatores de risco clássicos — como tabagismo, consumo de álcool e infecção por HPV — e a avaliação do peso dessas condições em termos de anos de vida perdidos, anos vividos com incapacidade e custos sociais e econômicos. Serão discutidas as tendências globais e regionais, desigualdades no acesso ao diagnóstico e tratamento, e a importância de estratégias de prevenção e rastreamento. Serão também explorados os principais desafios metodológicos enfrentados na pesquisa epidemiológica dessas neoplasias, como a subnotificação, a heterogeneidade dos registros, as dificuldades no rastreamento populacional e a necessidade de integração de grandes bases de dados para subsidiar políticas públicas eficazes. O objetivo é fomentar a reflexão crítica sobre os caminhos para avançar no controle e na redução da carga dessas doenças no Brasil e no mundo.

Currículo

Palestrante: Profa. Tatiana Toporcov (FSP-USP)



"Itinerário dos usuários com câncer de boca no SUS e seu impacto no estadiamento e na mortalidade"

Resumo: A apresentação abordará o percurso dos usuários com câncer de boca na rede de atenção à saúde do SUS, desde a detecção de sinais e sintomas até o início do tratamento oncológico. Serão discutidos os principais fatores associados a atrasos no diagnóstico e no tratamento, suas implicações no estadiamento avançado e no aumento da mortalidade. Serão apresentados dados de estudos recentes, além de reflexões sobre estratégias para reduzir barreiras de acesso, melhorar a navegabilidade dos pacientes na rede e qualificar a linha de cuidado para este agravo.




04/09 - Quinta-Feira
10:30 - 11:30


CURSO: PANORAMA DA SAÚDE BUCAL NO BRASIL: MÉTODOS E ACHADOS DO SB BRASIL 2023


Coordenador: Prof. Franklin Delano Soares Forte (UFPB)

Currículo

Palestrante: Profa. Raquel Conceição Ferreira (UFMG)


Resumo: A palestra “SB Brasil 2023: aspectos metodológicos e resultados principais” apresenta uma visão geral da mais recente edição do inquérito nacional de saúde bucal promovido pelo Ministério da Saúde no Brasil. Serão discutidos os principais aspectos metodológicos da pesquisa, incluindo o desenho amostral e os procedimentos de coleta de dados. A palestra também abordará os principais resultados obtidos para descrever a condição de saúde bucal da população brasileira em diferentes faixas etárias e regiões do país.

04/09 - Quinta-Feira
14:30 - 15:30


CURSO: DOR EM ENDODONTIA: DO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL AO CONTROLE


Coordenadora: Profa. Carla Renata Sipert (FOUSP)

Currículo

Palestrante: Prof. Leonardo Rigoldi Bonjardim (FOB/USP)


Resumo: As condições dolorosas na região orofacial são muito prevalentes e muitas delas associadas com alto grau de incapacidade.  Embora as dores de origem dentária sejam o diagnóstico mais comum, outras condiçoes podem se apresentar e trazer desafios no diagnóstico. Assim, conhecer critérios de classificação e diagnóstico é fundamental para que o profissional possa realizar o correto diagnóstico, evitando tratamentos com potencial iatrogênico.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Endodontia – SBEndo



04/09 - Quinta-Feira
14:30 - 15:30


CURSO INTERNACIONAL: DENTAL MATERIALS RESEARCH: LESSONS LEARNED AND FUTURE PERSPECTIVES


Coordenador: Prof. Fabricio Mezzomo Collares (GBMD)

Currículo

Palestrante: Dr. Nick Silikas (University of Manchester)


Resumo: Nesta palestra, o Dr. Nick Silikas explorará lições importantes aprendidas na pesquisa em Materiais Dentários, abordando tanto as perspectivas científicas e acadêmicas quanto os insights adquiridos através do processo editorial na revista Dental Materials. A apresentação refletirá sobre os desafios enfrentados ao longo de anos de pesquisa em laboratório, projetos colaborativos e trabalho acadêmico. O Dr. Silikas discutirá os avanços técnicos no desenvolvimento e nos testes de materiais, enfatizando não apenas os resultados laboratoriais, mas também a aplicação clínica, considerando a evolução dos Materiais Dentários e suas perspectivas futuras. 

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Materiais Dentários - GBMD



04/09 - Quinta-Feira
16:00 - 17:00


CURSO: A REVOLUÇÃO DA IMPRESSÃO 3D NA ODONTOLOGIA


Currículo

Palestrante: Prof. Guilherme Saavedra (ICT-UNESP)


Resumo: A manufatura aditiva tornou-se uma realidade na Odontologia moderna. A impressão de modelos, guias cirúrgicas, placas miorrelaxante, restaurações indiretas e até próteses totais podem ser confeccionadas em laboratórios e consultórios, abrindo um leque de novas oportunidades. Nesta aula serão abordados os benefícios da aplicação dessa tecnologia aos envolvidos na cadeia produtiva dos procedimentos clínico-laboratoriais.  

Patrocínio: Kulzer



04/09 - Quinta-Feira
16:00 - 17:30


SIMPÓSIO: COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA PARA A SOCIEDADE


Coordenadora: Profa. Ana Flávia Granville-Garcia (UEPB)

Currículo

Palestrante: Prof. Flavio de Freitas Mattos (UFMG)



"Manufatura do Conhecimento"

Resumo: O conhecimento é um substantivo que deveria ser sempre utilizado em sua forma plural. Ele nasce de fontes diversas e, há séculos, se organiza e sistematiza em instâncias sociais intencionalmente criadas para sua produção, difusão, aplicação e transformação. Estas etapas da manufatura do conhecimento respondem a intenções, às vezes claras, às vezes veladas. Ao longo do tempo, as intenções que permeiam a manufatura do conhecimento variam, sempre respondendo a objetivos sociais, políticos e econômicos. Institucionalment e sistematizado ou socialmente espontâneo, o conhecimento afeta seus indutores, produtores e beneficiários de maneiras distintas, que podem ser conflitantes ou complementares. No presente, a digitalização da vida social e suas consequências, entre elas o estabelecimento da era da pós verdade, impõe-se como novo modulador da manufatura do conhecimento. A pós verdade afeta a todos, sejamos mais ou menos inseridos na vida digital, mais ou menos letrados , de diferentes extratos sociais, ou profissionais da manufatura do conhecimento, ou não. Aos profissionais da manufatura do conhecimento na área da saúde, estimula-se que considerem seus objetivos na lida profissional quando da definição dos objetivos individuais de suas pesquisas.

Currículo

Palestrante: Prof. Fabian Calixto Fraiz (UFPR)



"Papel do letramento em saúde na popularização da ciência"

Resumo: O letramento em saúde é reconhecido como o conjunto de habilidades cognitivas e sociais que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos de acessar, compreender, avaliar e aplicar informações em saúde para a tomada de decisões que promovam sua saúde e de sua comunidade. Embora amplamente reconhecido como uma competência individual, o letramento em saúde é resultado da interação entre os indivíduos e os contextos sociais e culturais nos quais estão inseridos. Se, por um lado, a comunicação da ciência é facilitada pelo nível de letramento em saúde, por outro, o próprio letramento em saúde é fortalecido por práticas de comunicação da ciência eficazes e significativas. No entanto, a ampliação do letramento em saúde exige a superação da natureza fragmentada, concorrente e, muitas vezes, contraditória das informações em circulação. Além disso, é necessário que a divulgação da ciência adote uma perspectiva emancipadora e dialógica, que valorize os saberes, os contextos e as experiências das pessoas. O conhecimento que emerge da interação entre ciência e sociedade deve ser acessível e apropriado coletivamente, com o objetivo de reduzir as iniquidades em saúde. O letramento em saúde é peça-chave nesse processo, pois contribui para o fortalecimento da autonomia individual e coletiva na tomada de decisões informadas e no exercício pleno do direito à saúde.

Currículo

Palestrante: Prof. Thiago Cruvinel (FOB-USP)



"Desafios da comunicação científica na era da anticiência"

Resumo: Em ambientes digitais de saúde, a poluição informacional – fruto da rápida circulação de conteúdos imprecisos e descontextualizados – corrói a credibilidade da ciência. A repetição de mensagens gera uma “verdade ilusória”, enquanto vieses cognitivos (como o pensamento intuitivo) e influências emocionais e ideológicas reforçam a aceitação acrítica de informações. Esses processos impõem desafios ao fluxo da comunicação científica, exigindo a revisão de práticas de verificação, o fortalecimento de mecanismos de checagem e o redesenho das vias de disseminação do conhecimento. Compreender os fundamentos desses vieses e desenvolver abordagens comunicacionais mais robustas é essencial para restaurar a confiança e maximizar o impacto das evidências em saúde.



05/09 - Sexta-Feira
09:00 - 10:00


CURSO: ANQUILOGLOSSIA: SERÁ? MITOS E VERDADES SOBRE O TEMA!


Coordenadora: Profa. Lucianne Cople Maia (UFRJ)

Currículo

Palestrante: Prof. Ricardo de Nardi Fonoff (FUNDECTO-FOUSP)



"Anquiloglossia em bebês: conduta cirúrgica baseada em critérios e evidências"

Esta palestra abordará a conduta cirúrgica frente ao diagnóstico da condição, com ênfase nos critérios clínicos que fundamentam a indicação da frenotomia lingual. Serão apresentados os principais instrumentos de avaliação anatômica e funcional, os protocolos de decisão clínica, técnicas cirúrgicas seguras e os cuidados pré e pós-operatórios. A discussão será pautada em evidências científicas recentes, incluindo revisões sistemáticas e ensaios clínicos. O objetivo é orientar o profissional quanto à indicação precisa da cirurgia, promovendo um manejo responsável, eficaz e baseado em evidências no tratamento da anquiloglossia em lactentes.

Currículo

Palestrante: Profa. Fernanda Barja Fidalgo (UERJ)



"Anquiloglossia Neonatal: Controvérsias, Evidências e o Desafio do Diagnóstico"

Resumo: Serão discutidos os principais desafios e dilemas que envolvem o diagnóstico de anquiloglossia neonatal no Brasil, com base nas evidências científicas disponíveis, nos impactos da legislação vigente e na realidade da prática clínica. A proposta é promover uma reflexão crítica e fundamentada sobre o tema, buscando equilíbrio entre ciência, ética e cuidado individualizado.




05/09 - Sexta-Feira
09:00 - 10:00


CURSO: PLANEJAMENTO INTEGRADO PARA O TRATAMENTO DAS OPACIDADES DO ESMALTE: DA CIÊNCIA À PRÁTICA CLÍNICA


Currículo

Palestrante: Profa. Alessandra Bühler Borges (ICT/UNESP)



"A Etiologia como Base para Definição da Conduta Clínica para o Tratamento das Opacidades do Esmalte"

Currículo

Palestrante: Prof. Carlos Rocha Gomes Torres (ICT/UNESP)



"Técnicas Minimamente Invasivas para o Tratamento de Opacidades do Esmalte com Previsibilidade Estética"


Resumo: Será apresentado um fluxo de trabalho clínico fundamentado em evidências científicas para guiar a tomada de decisão no tratamento estético das alterações do esmalte. Serão discutidas estratégias como o clareamento dental e a infiltração resinosa, com foco na preservação da estrutura dentária e na obtenção de resultados estéticos previsíveis. A proposta de planejamento integrado do tratamento reforça a importância de unir o conhecimento da etiologia, a experiência clínica e as expectativas dos pacientes, facilitando a translação da evidência científica em soluções clínicas eficazes para o tratamento das opacidades do esmalte.

Patrocínio: DMG Hamburg, Germany



05/09 - Sexta-Feira
14:30 - 15:30


SIMPÓSIO: O CENÁRIO DA PSICOMETRIA NA ÁREA SAÚDE: PRESENTE E FUTURO


Coordenadora: Profa. Ana Flávia Granville Garcia (UEPB)

Currículo

Palestrante: Prof. Matheus de França Perazzo (UFG)



"Psicometria em Saúde: O Desafio de Conquistar a Boa Conduta da Mensuração Frente à Resistência Numérica"

Resumo: Esta palestra é voltada a todos que utilizam ou pretendem utilizar questionários e escalas em suas pesquisas em saúde. O objetivo é promover uma reflexão sobre a relevância desses instrumentos e os cuidados necessários em sua interpretação. Abordaremos temas como a importância da variável latente, os limites do uso de escores brutos e as contribuições das ciências sociais e da psicologia na avaliação crítica das medidas em saúde. Também discutiremos os caminhos para avançarmos em direção a práticas de mensuração mais rigorosas e alinhadas com os desafios da nossa área.

Currículo

Palestrante: Prof. Pablo A. Pérez-Díaz (Universidad Austral de Chile)



"Factorial space of positive youth identity in the psychology of individual differences"

Abstract: The research comprises the development of Structural Equation Models (SEM) with the internal developmental assets (i.e., commitment, positive values, social competence, and positive identity), selected competence from the 7Cs framework (Confidence, Character and Connection), the factor-level of trait EI and the FFM as first-order factors. The Positive Youth Development (PYD) construct, Digman's Big Two and the Trait EI construct are hypothesised as second-order latent variables, whereas the General Factor of Personality is expected to be at the top of the hierarchy, as a third-order factor of mental health criteria (through the MHC-SF). Mediation and Moderation models will be tested in R and Mplus, which is aimed to inform on the relationship between Psychometrics, Individual Differences, and Developmental Psychology, as previous work has been conducted in Chile by the author and colleagues. 580 emerging adults (nWomen= 435, nMen = 137, nOther = 8), MeanAge= 22 years old) were approached across five Chilean cities. The relevance of the study expands beyond Individual Differences, as it has the potential to provide a theoretically and empirically tested roadmap for future PYD interventions with emerging adults, as the current evidence of these interventions' effectiveness in reducing risky behaviours is still scarce.




05/09 - Sexta-Feira
14:30 - 15:30


CURSO: SEM INTEGRIDADE, SEM EVIDÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA RESPONSÁVEL


Currículo

Palestrante: Profa. Daniela Raggio (FOUSP)


Resumo: a atividade abordará a importância da integridade em pesquisa. Serão discutidos aspectos fundamentais como transparência, reprodutibilidade, registro prévio de protocolos, manejo de conflitos de interesse e conduta ética na geração e divulgação do conhecimento. A ênfase será na relação entre integridade científica e a prática clínica baseada em evidências, destacando como a qualidade e a confiabilidade das pesquisas impactam diretamente na tomada de decisões clínicas seguras, eficazes e centradas no paciente. A proposta visa promover uma cultura de responsabilidade e excelência na pesquisa em Odontologia.

Patrocínio: Solventum



05/09 - Sexta-Feira
16:00 - 17:00


CURSO: FISSURAS OROFACIAIS: ESTUDOS RECENTES, PERSPECTIVAS FUTURAS E O IMPACTO NA PRÁTICA CLÍNICA


Moderador: Prof. Hercílio Martelli Júnior (UNIMONTES)

Currículo

Palestrante: Prof. Ricardo Della Coletta (FOP/UNICAMP)

Currículo

Palestrante: Prof. Luiz Evaristo Volpato (UNIC)


Resumo: As fissuras orofaciais, caracterizadas por áreas de descontinuidade das estruturas da face, especialmente o lábio e/ou palato, são o defeito craniofacial congênito mais frequente em humanos. Estas malformações representam um importante problema de saúde pública, com altas taxas de mortalidade infantil e morbidade, afetando aspectos funcionais, estéticos, psicossociais e de qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. O GBFO foi concebido com o propósito de estudar as diversas vertentes relacionadas às fissuras orofaciais, incluindo, entre outros, as taxas de incidência e prevalência na população brasileira, aspectos epidemiológicos e sociais, identificação de fatores de risco ambientais e genéticos, até as necessidades de tratamento multiprofissional e interdisciplinar. Neste simpósio, membros do GBFO terão a oportunidade de apresentar os principais estudos já desenvolvidos, bem como trazer perspectivas para os desafios ainda existentes nesta área. Como será o primeiro evento organizado pelo GBFO na reunião anual da SBPqO, haverá uma breve apresentação do histórico e das atividades realizadas pelo GBFO, seguida pelas palestras do Prof. Luiz Evaristo Volpato, que abordará desde cuidados cirúrgicos iniciais até as demandas odontológicas ao longo da  vida do paciente com a malformação, destacando também os desafios da atenção integral no contexto da saúde coletiva e a importância das políticas públicas, e do Prof. Ricardo Della Coletta, que abordará os aspectos ambientais e genéticos, bem como suas interações, como fatores de risco para a ocorrência das fissuras orofaciais.

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Fissuras Orais (GBFO)


06/09 - Sábado
09:00 - 10:00


CURSO: A BUSCA POR EVIDÊNCIAS CLÍNICAS NO TRATAMENTO DAS OSTEONECROSES: O QUE TEMOS APRENDIDO?


Coordenador: Prof. Fábio Wildson Gurgel Costa (UFC)

Currículo

Palestrante: Profa. Rafaela Scariot (UFPR)

Currículo

Palestrante: Prof. Leonardo Perez Faverani (FOP/UNICAMP)


Resumo: Este Simpósio abordará as principais abordagens terapêuticas disponíveis para o manejo da osteonecrose dos maxilares associada ao uso de medicamentos, especialmente bifosfonatos e agentes antiangiogênicos. Serão discutidas estratégias cirúrgicas e não cirúrgicas, incluindo o uso de câmara hiperbárica, ozonioterapia, fotobiomodulação, terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT), além de terapias farmacológicas como a combinação de pentoxifilina e tocoferol. Também será explorado o papel de agentes tópicos como o BlueM, e outras intervenções locais e sistêmicas voltadas para promover a cicatrização óssea, controle da infecção e melhora da qualidade de vida do paciente. A apresentação terá enfoque clínico e atual, baseada em evidências recentes e experiências práticas.

06/09 - Sábado
10:30 - 11:30


CURSO: EQUIDADE E SAÚDE BUCAL - AS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS NECESSÁRIAS PARA CONSTRUIR POLÍTICAS DE SAÚDE BUCAL EQUÂNIMES


Coordenador: Prof. Yuri Wanderley  Cavalcanti (ABRASCO - UFPB)

Currículo

Palestrante:  Prof. Paulo Sávio Angeiras de Goes (UFPE - FMO)

Currículo

Palestrante: Prof. Rafael Aiello Bomfim (ABRASCO - UFMS)


Resumo:  A mesa abordará o tema das desigualdades em saúde bucal, como um desafio a ser enfrentado no campo da saúde pública e da saúde bucal coletiva. Os palestrantes abordarão o tema das desigualdades como construções sociais e políticas, e não apenas como dados quantitativo. Promoverão uma reflexão sobre como as desigualdades se manifestam no acesso, na qualidade e nos resultados em saúde. Serão apresentados dados recentes sobre as desigualdades em saúde bucal e como essas diferenças são marcadas pela cor da pele, sexo, gênero, idade, renda e escolaridade. Será discutida a possibilidade de de-implementar intervenções não efetivas para promoção da equidade. Será discutido sobre como a manutenção de práticas de baixo valor contribui para perpetuar desigualdades em saúde bucal.  Espera-se promover uma discussão de como a comunidade científica pode se engajar na construção de uma linha de cuidado sustentável e orientada para a equidade na saúde bucal.

Em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO



06/09 - Sábado
10:30 - 11:30


CURSO: INTERFACE PESQUISA/EXTENSÃO NO TRAUMA DENTAL


Coordenadora: Profa. Lucianne Cople Maia (UFRJ)

Currículo

Palestrante: Profa. Priscilla Barbosa Ferreira Soares (UFU)



"Traumatismo em dentes permanentes - evidências para tomada de decisão clínica"

Resumo: Será abordada a realidade de formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação no pensar e desenvolver pesquisa na realidade do Trauma Dental no ambiente do SUS. Integrando pesquisa e extensão com experiência de vivida há 22 anos na Faculdade de Odontologia da UFU. Serão abordados tópicos como as condutas de diagnóstico, tratamento e prevenção envolvendo fraturas radiculares, contenções dentais, protocolos coadjuvantes na potencialização de reparos abordando por meio de evidências construídas na prática da extensão em serviço no SUS.

Currículo

Palestrante: Profa. Marília Leão Goettems (UFPel)



"Aspectos epidemiológicos e clínicos dos traumatismos na dentição decídua"

Resumo: Os traumatismos dentários estão entre as condições mais prevalentes em saúde bucal. Estima-se que aproximadamente um bilhão de pessoas tenham vivenciado algum tipo de traumatismo dentário, sendo que cerca de 22% das crianças no mundo já sofreram trauma na dentição decídua — condição que pode acarretar sequelas e repercussões funcionais, estéticas e psicológicas para a criança e sua família.

A atividade Aspectos epidemiológicos e clínicos dos traumatismos na dentição decídua”, parte do Simpósio intitulado "Interface pesquisa/extensão no Trauma Dental", abordará o tema a partir de uma perspectiva integradora entre pesquisa científica e aplicação clínica, com foco nas repercussões para a saúde bucal infantil e nos desafios da atenção precoce.

A apresentação baseia-se na experiência acumulada no projeto de extensão “Núcleo de Estudos e Tratamento dos Traumatismos Alveolodentários na Dentição Decídua”, da Faculdade de Odontologia da UFPel. Serão discutidos aspectos epidemiológicos e clínicos dos traumatismos em dentes decíduos à luz das evidências científicas. Além disso, serão abordadas as principais diretrizes e recomendações clínicas que orientam o diagnóstico, o manejo e o protocolo de acompanhamento desses casos, com destaque para a Diretriz para a Prática Clínica Odontológica na Atenção Primária à Saúde: Manejo Clínico de Traumatismos Alveolodentários, do Ministério da Saúde, que visa qualificar a atenção à saúde da criança e prevenir repercussões nos dentes permanentes.

A atividade busca promover o diálogo entre o conhecimento científico e a prática profissional, fortalecendo a importância da interface entre pesquisa e extensão.




06/09 - Sábado
14:30 - 15:30


CURSO: NOVOS HORIZONTES EM MATERIAIS ORTODÔNTICOS E ODONTOPEDIÁTRICOS


Coordenador: Prof. Leandro Marques (Presidente GRUPO)

Currículo

Palestrante: Prof. Lucas Garcia Santana (UFVJM)

 

Currículo

Palestrante: Profa. Daniela Rios (FOB/USP)


Resumo: Novos horizontes em materiais ortodônticos e odontopediátricos têm emergido com o avanço da nanotecnologia, da biotecnologia e da engenharia de materiais, possibilitando soluções mais eficazes, estéticas e biocompatíveis. Entre as tendências destacam-se os polímeros inteligentes, ligas com memória de forma, bioativos antimicrobianos e materiais personalizados por impressão 3D. Essas inovações ampliam as possibilidades terapêuticas, promovendo tratamentos menos invasivos, com maior conforto ao paciente e melhores resultados clínicos tanto na ortodontia quanto na odontopediatria. A palestra visa, portanto, promover um olhar crítico e atualizado sobre o futuro dos materiais utilizados nessas especialidades, incentivando a adoção consciente de novas tecnologias.

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria – GRUPO



06/09 - Sábado
14:30 - 15:30


CURSO: DA IDEIA À PUBLICAÇÃO: DESAFIOS NO PROCESSO EDITORIAL


Coordenador: Prof. Saul Martins Paiva (UFMG)

Currículo

Palestrante: Profa. Lucianne Cople Maia (UFRJ)



"Desafios no processo editorial"

Resumo: A apresentação visa demonstrar, de forma transparente, todas as etapas seguidas nos períodos pré, trans e pós-revisão dos manuscritos submetidos para a Brazilian Oral Research. Serão abordadas todas as etapas do processo editorial na perspectiva do corpo editorial e dos autores.

Currículo

Palestrante: Prof. Martinho Campolina Rebello Horta (PUC/MG)



"O processo de revisão por pares"

Resumo: A apresentação objetiva abordar criticamente a relevância, os procedimentos, os desafios e as perspectivas do processo de revisão por pares em periódicos científicos.




06/09 - Sábado
16:00 - 17:30


SIMPÓSIO: MATERNIDADE NA ACADEMIA E NA CIÊNCIA: O DESCOMPASSO ENTRE O UNIVERSO PROFISSIONAL E A REALIDADE FEMININA


Coordenadora: Profa. Isabela Almeida Pordeus (UFMG)

Currículo

Palestrante: Profa. Fernanda Staniscuaski (UFRGS)



"Maternidade na Academia e na Ciência: Avanços, Desafios e Perspectivas"

Resumo: A palestra irá abordar a realidade das mulheres na academia, com foco nas implicações da maternidade na carreira científica. A partir de dados do movimento Parent in Science, serão discutidas barreiras estruturais, avanços conquistados e a importância de políticas de cuidado e equidade. Também serão apresentados exemplos de boas práticas e perspectivas para tornar o ambiente acadêmico mais justo e inclusivo.

Currículo

Palestrante: Profa. Lívia Guimarães Zina (UFMG)



"A inequidade de gênero na produção e carreira acadêmica: qual o cenário da Odontologia?"

Resumo: As mulheres docentes-pesquisadoras, historicamente, no exercício de suas maternidades ativas, sofrem impactos negativos em suas carreiras acadêmicas e produção científica. O efeito das licenças maternidades e a dificuldade em conciliar cuidados com filhos e atividades acadêmicas é percebido ao longo de anos, com a queda da produtividade científica e perda de competitividade por recursos e posições de liderança, em comparação a seus pares. E qual é o cenário das iniquidades de gênero na academia na área de Odontologia? Essa palestra se propõe a discutir essa questão e refletir sobre o papel das instituições de ensino superior e pesquisa na proposição e implementação de políticas que promovam a igualdade de oportunidades e o apoio às mães pesquisadoras.

Currículo

Palestrante: Profa. Márcia P. Alves dos Santos (UFRJ)



"Corpos e mentes negras na produção em saúde bucal"

Resumo: Dialogaremos sobre quais percursos invisibilizados corpos femininos e mentes negras têm vivenciado e experimentado na produção da saúde bucal.