2499
Resumo encontrados. Mostrando de 801 a
810
PN0750 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Optimização mecânica de abutments para implantes dentários utilizando revestimento de carbono tipo diamante
Borges GA, Costa RC, Nagay BE, Sacramento CM, Ruiz KGS, Rangel EC, Barão VAR, Mesquita MF
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Abutments são dispositivos de fixação associados ao implante, os quais devem ser mecanicamente resistentes ao ambiente oral hostil. Nesse contexto, o carbono tipo diamante (DLC), um excelente material protetor, pode ser uma alternativa para o tratamento de superfície desses pilares, entretanto ainda sem esclarecimento científico. Objetivou-se desenvolver um filme de DLC durável em termos eletroquímicos e mecânicos sem comprometer as propriedades biológicas. Discos de titânio Grau-IV usinados foram polidos e tratados por plasma de vapor químico com corrente contínua. Discos sem tratamento foram usados como controle. As superfícies foram analisadas quanto à microestrutura, composição química de carbono, propriedades mecânicas/tribológicas e eletroquímicas. A adesão bacteriana foi avaliada utilizando S. sanguinis após 24 h. Já a citotoxicidade foi obtida, utilizando fibroblastos durante 1 e 3 dias. O filme de DLC apresentou uma topografia lisa, compacta e uniforme, optimizando as propriedades mecânicas (carga-descarga, dureza e módulo de elasticidade) e tribológicas (coeficiente de fricção e área de desgaste) do titânio. Parâmetros eletroquímicos evidenciaram uma superfície de DLC resistende e anti-corrosiva. Além disso, o filme desenvolvido apresentou citocompatibilidade em fibroblastos gengivais humanos e não induziu maior crescimento bacteriano.
A deposição de filme de DLC pode favorecer a aplicabilidade em abutments por optimizar propriedades mecânicas sem comprometer parâmetros biológicos, resultando em uma superfície protetiva.
(Apoio: CAPES N° 001 | FAPs - FAPESP N° 2020/05234-3 | CNPq N° 304853/2018-6)
PN0751 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação histológica, histométrica e tomográfica de cimento biocerâmico reparador em defeitos de calvária de ratos
Villela-Junior GA, Malaquias LKC, Reis LFC, Pereira LGACN, Mariano RC
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Estabelecer estratégias para restaurar, manter ou melhorar a função dos tecidos ósseos, envolve a investigação de biomateriais que demonstrem capacidade de melhorar a reparação óssea, especialmente quando defeitos ósseos críticos estão presentes. O estudo avaliou o comportamento do cimento biocerâmico PBS CIMMO® (Pozzolana Biologic Silva) quando utilizado como material de preenchimento de defeitos em calvária de ratos, isoladamente ou associado ao osso autógeno ou bovino. Foram utilizados 60 ratos albinos Wistar para criação de defeitos críticos de 6 mm nas calvárias, divididos em 6 grupos: coágulo sanguíneo, osso autógeno, cimento biocerâmico PBS CIMMO®, osso bovino particulado, PBS CIMMO® + osso bovino particulado, PBS CIMMO® + osso autógeno. Após a eutanásia ao 30 e 60 dias exame tomográfico permitiu o cálculo da densidade óssea através de análise das imagens utilizando o software ImageJ e OneVolumeViewer. A avaliação histomorfométrica mostrou que cimento PBS CIMMO não apresentou diferença estatística em relação ao grupo osso autógeno (p=0,8641). E na análise tomográfica apresentou maiores densidades para o grupo PBS CIMMO em relação ao osso autógeno (p=0,0305 ).
O cimento PBS CIMMO® isolado, aos 60 dias, mostrou maior densidade em relação ao osso autógeno, sugerindo melhorar reparação óssea, visto que imagens histológicas de colágenos precursores foram evidenciados nesse período.
(Apoio: FAPEMIG N° 2070.01.0005048/2021-90)
PN0752 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Síntese e caracterização de membrana absorvível à base de mastruz (Chenopodium ambrosioides L.) para aplicação em Regeneração Óssea Guiada
Sousa TL, Araújo KS
Programa de Pós-graduação em Odontologia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente estudo teve como objetivo sintetizar membranas de colágeno associado a compostos de mastruz (Chenopodium ambrosioides L.) com características físico-macroscópicas análogas às utilizadas em Regeneração Óssea Guiada (ROG), assim como, descrever as particularidades do processo de síntese da solução ácida de colágeno e do extrato de mastruz, verificar os aspectos macroscópicos da membrana e investigar as propriedades físicas da membrana sintetizada. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, abordagem quantitativa do tipo descritiva, explicativa quanto aos objetivos e experimental quanto aos procedimentos técnicos. Para o propósito, foram sintetizadas membranas com concentrações padronizadas de amido, colágeno e extrato ácido de mastruz. Após a síntese as membranas foram avaliadas por meio de observações visuais macroscópicas quanto à cor, textura, presença de bolhas e partículas insolúveis, determinação de espessura, flexibilidade, fragilidade e ensaio de integridade in vitro em solução fisiológica. As membranas obtidas apresentaram aspecto translúcido, cor verde-amarelada, superfície lisa, homogênea, maleabilidade, espessura fina, fácil manuseio e tempo de degradação satisfatório durante o período de 20 dias.
De acordo com a metodologia empregada neste estudo, pôde ser concluído que, foram sintetizadas membranas de colágeno associado a compostos de mastruz com características físico-macroscópicas compatíveis com membranas utilizadas para a técnica de ROG.
PN0754 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia - clínica cirúrgica
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Abordagem analógica e digital na aplicação de instrumentos de qualidade de vida em pacientes submetidos à cirurgia de implante em um RCT
Silva ILS, Stopiglia RMM, Lima MO, Villar CC, Romano MM, Nishyama R, Romito GA, Llanos AH
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O sucesso de um tratamento odontológico depende do ponto de vista clínico e do ponto de vista do paciente. As Medidas de Desfecho Relatadas pelo Paciente (PROMs) são instrumentos utilizados para mensurar a percepção individual do paciente frente à uma intervenção clínica. O Perfil do Impacto na Saúde Bucal (OHIP-14) é utilizado para avaliar a influência da saúde bucal na qualidade de vida dos pacientes. Esse questionário normalmente é aplicado de forma analógica, através de uma folha de papel, mas também pode ser aplicado de forma digital. O objetivo deste trabalho é comparar as formas analógica e a digital para aplicação do instrumento OHIP-14, em pacientes submetidos a cirurgias de implantes. Esse trabalho é um desfecho secundário de um ensaio clínico randomizado, boca dividida, com 26 pacientes edentados parciais reabilitados com 2 implantes no mesmo arco. A pesquisa clínica está em andamento e serão apresentados dados parciais. O OHIP-14 analógico e digital foram aplicados nos períodos pré-operatório e no 14º dia de pós-operatório. Para análise estatística foi utilizado o teste t pareado com um nível de significância alfa de 5%, e a distribuição dos dados obedeceu aos parâmetros da distribuição normal.
Os questionários aplicados no momento pré-operatório tiveram uma diferença estatisticamente significante (p<0.05). Não houve diferença estatisticamente significante nos questionários aplicados no 14º dia de pós-operatório.
PN0755 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia - clínica cirúrgica
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Taxa de sobrevivência e prevalência de doenças peri-implantares em implantes dentários em função ≥ 10 anos
Braz SHG, Bianchini MA, Chanquini AM, Bedoya KGA, Balduino TY, Rantes GMG, Casati MZ, Corrêa MG
Periodontia UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo objetivou avaliar a taxa de sobrevivência e prevalência de mucosite peri-implantar (MPI) e peri-implantite (PI) em pacientes com implantes (Implacil de Bortoli, São Paulo) em função há mais de 10 anos. Um examinador calibrado avaliou características clínicas como sangramento à sondagem, supuração, mucosa queratinizada, profundidade de sondagem, recessão marginal e índice de placa modificado, além de radiografias periapicais digitais usando um software de processamento de imagem. Os achados foram classificados com base em critérios estabelecidos pelo workshop 2017 de doenças periodontais e peri-implantares. A prevalência da doença peri-implantar foi calculada no nível do implante e do paciente (considerando o implante com piores sinais clínicos e perda óssea). Cento e sessenta e um pacientes (idade média: 64,86 ± 9,62 anos) com um total de 812 implantes (tempo de acompanhamento: 12,68 ± 3,60 anos) foram incluídos. Dos implantes avaliados, 2,34% foram perdidos. Entre os implantes sobreviventes, 47,78% exibiram condições peri-implantares saudáveis, 35,10% apresentaram MPI e 14,66% exibiram PI. Ao nível do paciente, a prevalência de MPI e PI foi 38,51% e 34,16%, respectivamente.
Os achados indicam alta taxa de sobrevivência após 10 anos em função, com a maioria exibindo saúde peri-implantar, porém, ao nível do paciente a prevalência de doenças peri-implantares aumenta, revelando que uma proporção significativa de pacientes pode ter pelo menos um implante com MPI ou PI, destacando a importância do monitoramento dos pacientes a longo prazo.
(Apoio: Fapesp N° 17/19834-0)
PN0756 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia - clínica cirúrgica
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Incidência de fratura apical durante a inserção de um novo mini-implante de titânio-zircônia de peça única para overdentures
Flores XLT, Curado TFF, Leles JLR, Leles CR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Autodeclarado "
Cláudio Rodrigues Leles recebeu um auxílio do International Team for Implantology - ITI (Grant 1447_2019) e materiais do Institut Straumann AG, Suíça."
Este estudo avaliou a incidência de fraturas apicais do implante em radiografias pós-operatórias de pacientes tratados com overdenture mandibular retida por quatro mini-implantes de peça única de titânio-zircônia (Straumann® Mini Implant System). Foram também avaliados fatores de risco associados a características clínicas e técnicas específicas. Radiografias periapicais e panorâmicas foram obtidas após seis semanas para identificação de fraturas por meio da avaliação visual de imagens digitais em grande aumento. Em caso de detecção de fraturas, exame tomográfico (CBCT) adicional também foi realizado. Dados clínicos relativos a aspectos cirúrgicos relevantes, avaliação da densidade óssea, características anatômicas ósseas no local do implante, protocolo de perfuração e parâmetros de estabilidade do implante também foram registrados. As varreduras de CBCT foram reconstruídas usando o software proprietário nativo do scanner e o volume foi exportado como série axial multi DICOM para análise com técnica de reconstrução de renderização (e-Vol DX, CDT Software, Brasil) para avaliar as características ósseas na área de fratura do implante. Um total de 296 mini-implantes foram instalados em 74 pacientes entre abril e novembro de 2021. Cinco fraturas ocorreram em 5 pacientes (1,69%).
A análise clínico-radiográfica sugere que a fratura apical está associada a um osso cortical inclinado denso e altos valores de torque de inserção (~80 Ncm). NO entanto, apesar de ser um evento de incomum, não houve impactos clínicos negativos na avaliação longitudinal de 1 ano.
PN0757 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia - clínica cirúrgica
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Análise de implantes instalados cone morse instalados em diferentes níveis em relação ao topo da crista óssea
Oliveira VXR, Goulart JV, Barbosa PP, Oliveira GJPL
Periodontia e Implantodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste ensaio clínico controlado, randomizado com modelo de boca dividida foi avaliar prospectivamente o comportamento dos parâmetros periimplantares de implantes com plataforma do tipo cone morse instalados ao nível ósseo ou 2 mm subcrestalmente. Foram selecionados 30 pacientes desdentados parciais em maxila e mandíbula, que receberam o mesmo tipo de implante (Implante cônico com roscas perfurantes, com plataforma cone morse e com superfície hidrofílica) que foram randomicamente selecionados para serem instalados 1) ao nível ósseo ou 2) 2 mm subcrestalmente. Os pilares e as próteses foram confeccionadas com resina híbrida por fluxo digital e instalados nos implantes 90 dias após procedimento cirúrgico. Radiografias periapicais foram executadas no momento da instalação dos implantes e nos períodos de realizados 6 e 12 meses após a instalação dos implantes para avaliação do nível ósseo marginal. A análise clínica foi executada nos períodos baseline, de 1, 3, 6 e 12 meses após a instalação das próteses, sendo que os seguintes parâmetros foram avaliados: Índice de placa visível (IPV) dicotômico; Índice sangramento marginal (ISM) dicotômico; Sangramento à sondagem (SS); Profundidade de sondagem (PS); Nível Clínico de Inserção (NCI). Não foram observadas diferenças entre os diferentes grupos em nenhum dos parâmetros clínicos avaliados.
Os parâmetros clínicos periimplantares não são afetados pela instalação equicrestal ou subcrestal em implantes cone morse.
(Apoio: Neodent N° 20.0731-3)
PN0758 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia - clínica protética
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Estética peri-implantar de implantes unitários imediatos com provisória imediata na região anterior da maxila com novo modelo de implante
Yamazaki A, Neves JS, Gonçalves LTC, Martins FXA, Vieira LCGC, Alverca MC, Silva AMP, Lourenço EJV
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta pesquisa clínica (CAAE: 00698318.0.0000.5291) foi avaliar a estética peri-implantar de implantes unitários imediatos com provisionalização imediata na região anterior da maxila. Após exodontia foram instalados 28 implantes com macro desenho híbrido e conexão cônica de 16 graus em 22 pacientes com idade média de 51,6 (± 10,9) anos. O espaço entre o implante e o alvéolo foi preenchido com biomaterial e confeccionou-se a provisória sobre munhão de estoque. A estética peri-implantar foi avaliada no pré e pós-cirúrgico de 6 meses pelo Pink Esthetic Score (PES) por um protesista calibrado. Os dados não-normais foram submetidos aos testes de Mann-Whitney e Wilcoxon. As médias do PES não diferiram entre os tempos, sendo 10,29 a média inicial e 10,86 a média de 6 meses. Ao analisar as variáveis do PES nos dois tempos, observou-se correlação positiva tanto da papila distal 0,53 (p=0,003) quanto do contorno 0,40 (p=0,039). A redução no valor do PES de 1,75 para 1,46 com p=0,018 pode ser esperada. O fenótipo gengival e a perda óssea vestibular não influenciaram as médias do PES. Os casos sem lesão aumentaram a média do PES de 9,93 para 11,43 com p=0,08 sugerindo possível tendência a significância. O percentual de sucesso dos implantes foi de 100% e o torque médio de inserção foi de 42 N/cm3.
A instalação de implantes imediatos com provisionalização manteve as características originais dos tecidos moles peri-implantares sem prejuízo estético. Em novo trabalho a comparação com a realização de enxerto de tecido conjuntivo poderá minimizar alterações no processo alveolar.
PN0759 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação comparativa de dois substitutos ósseos na preservação alveolar:follow-up de 70 meses de um ensaio clínico de não-inferioridade
Yanai FY, Benítez CG, César Neto JB, Pannuti CM, Romito GA, Llanos AH
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Após a exodontia, o rebordo alveolar sofrerá alterações, podendo comprometer o tratamento reabilitador, principalmente na instalação de implantes. A fim de reduzir tais alterações a preservação alveolar (ARP), técnica que consiste na inserção de um substituto ósseo no alvéolo fresco e comumente se utiliza a matriz óssea bovina desmineralizada (DBBM) associada a uma matriz de colágeno. Porém, a DBBM com 10% de colágeno (DBBM-C) também é uma alternativa. O objetivo do estudo foi comparar os rebordos alveolares previamente tratados com ARP usando DBBM ou DBBM-C, associada a uma matriz de colágeno, através da análise digital de medidas lineares de tecidos moles. Os pacientes foram tratados desde a exodontia e ARP, instalação de implante, reabilitação com coroa final de porcelana, controle de 1 ano após a instalação da coroa. Neste seguimento de 70 meses, foram incluídos os pacientes do RCT principal que aceitaram participar (CEP-FOUSP parecer 1.664.774). Obteve-se modelos da maxila por escaneamento para comparação dos momentos clínicos: antes da exodontia (T0), 2 semanas após a instalação da coroa sobre implante (T1), um ano após a instalação da coroa (T2) e 5 anos após a instalação da coroa (T3). Foram avaliadas as alterações de nível vertical e espessura de tecidos moles. Obtivemos de T0 a T3, a recessão vertical média 0,69±1,23mm, e alteração de espessura foi de -1,07±0,83mm, -0,97±0,7mm, e 0,70±0,81mm, nas alturas 1mm, 3mm e 5mm, respectivamente
Há estabilidade dimensional dos tecidos moles após a instalação de coroas, sendo o resultado com ARP seguro e previsível.
PN0760 - Painel Aspirante
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeito imunomodulatório dos produtos de dissolução de substitutos ósseos sintéticos em macrófagos da linhagem RAW 264.7
Martorano AS, Grisote G, Teixeira LN, Raucci-Neto W, Oliveira PT, Castro-Raucci LMS
Biologia Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se avaliar os efeitos dos produtos de dissolução de NanoSynt (FGM), Hidroxiapatita (Bionnovation) e GenPhos (Baumer) sobre macrófagos, na presença ou não do lipopolissacarídeo bacteriano (LPS). Macrófagos da linhagem RAW 264.7 expostos ou não ao LPS (LPS+/LPS-) foram cultivados com extratos dos biomateriais (0,1 g/mL meio/24h) a 0% (Controle) e 50%. Foi analisado a expressão de marcadores inflamatórios (TNF-α, iNOS, IL-1β, IL-6, IL-23) por reação em cadeia da polimerase (ANOVA, α=5%). Comparativamente ao grupo Controle, culturas LPS- exibiram aumento de TNF-α em NanoSynt e Hidroxiapatita, de iNOS em Hidroxiapatita e de IL-1β em NanoSynt, e redução de IL-6 em NanoSynt; enquanto para LPS+ houve aumento de TNF-α, iNOS, IL-6 e IL-23 em NanoSynt e de IL-1β para todos os grupos testados, particularmente em GenPhos, além de redução de TNF-α em GenPhos e de TNF-α, iNOS e IL-6 em Hidroxiapatita (p<0,05).
NanoSynt promove maior modulação da expressão de genes relacionados à inflamação em macrófagos, tanto na presença quanto ausência de LPS.
(Apoio: CAPES N° 88887.480303/2020-00)