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 2499 Resumo encontrados. Mostrando de 2061 a 2070


PR0699 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 15

Telessaúde na atenção odontológica frente a pandemia de COVID-19
Oliveira AV, Castro RG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pandemia de COVID-19 potencializou o uso do telessaúde. As tecnologias de comunicação a distância se tornaram mais presentes no cotidiano dos profissionais de Odontologia. Este foi um estudo quantitativo com o objetivo de investigar como a pandemia de COVID-19 influenciou a utilização e o conhecimento de ferramentas de comunicação à distância, especificamente na área da Odontologia, no estado de SC. Os dados foram coletados a partir de e-mail, enviado pelo Conselho Regional de Odontologia de SC, e foram levantadas informações de identificação do respondente, além de questões específicas relacionadas ao uso e familiaridade com as ferramentas tecnológicas disponíveis para utilização na área de Odontologia. A maioria dos respondentes são mulheres (61,67%). A cidade com maior percentual de respostas foi Florianópolis (19,44%). São especialista 64,44%da amostra, sendo a especialidade de saúde coletiva a mais frequente. Apresentaram alguma condição de de risco para COVID-19 11,11% dos respondentes. 28,89% trabalhavam no serviço público. Comunicação a distância com pacientes foi relatado por 98.33%. Em relação às habilidades necessárias para a utilização das Ferramentas á distância de comunicação na atenção odontológica 28% declara possuir domínio mediano na utilização do WhatsApp corporativo, 25,56% apresenta domínio total e 10,56%, não tem domínio.

A velocidade dos avanços tecnológicos ocorrido nos últimos impõe o desafio de verificar se os beneficios vem acompanhados de segurança na utilização de diferentes tecnologias.

PR0700 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 15

Perfil de estudantes concluintes de Odontologia: análise de curso diurno e noturno de universidade pública do sul do Brasil
Olsson TO, Bitencourt FV, Lamers JMS, Toassi RFC
Dep. de Odontologia Preventiva e Social UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo observacional transversal foi analisar o perfil sociodemográfico-familiar, de atividades complementares na graduação e de expectativas profissionais de concluintes de Odontologia do curso diurno/noturno de universidade pública do sul do Brasil. Os estudantes responderam à instrumento de pesquisa não identificado, pré-testado, de 2018 a 2022. Para comparação entre os grupos foram utilizados os testes Qui-quadrado e Exato de Fisher (nível de significância de 5%). Participaram 172 estudantes do curso diurno (percentual de resposta 60,8%) e 33 do noturno (percentual de resposta 46,5%). Em ambos os cursos, o perfil dos estudantes se assemelhou em relação ao sexo, estado civil, filhos, estado de origem, escolaridade dos pais, pretensão de trabalho/aperfeiçoamento (maioria são mulheres, solteiros, sem filhos, naturais do Rio Grande do Sul, seus pais têm alta escolaridade, pretendem ter mais de um vínculo profissional e se aperfeiçoar). Estudantes do curso diurno concluíram a graduação mais jovens do que os do noturno (p=0,00). Pais e mães dos estudantes do diurno estavam mais inseridos no mercado de trabalho do que os do noturno (p=0,00). A renda familiar foi significativamente maior entre os estudantes do curso diurno (p=0,01). Uma proporção maior de estudantes do diurno realizaram atividades complementares (p=0,00).

Os achados mostraram que políticas de democratização do acesso à educação superior promoveram mudanças no perfil de estudantes de Odontologia nesta Universidade, trazendo uma maior pluralidade e inclusão ao curso.

(Apoio: Bolsa de Iniciação Cientifica BIC-UFRGS  N° 30517)
PR0702 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 15

Cliente, paciente ou usuário: percepção dos estudantes de odontologia em duas instituições de ensino superior de Belém-PA
Souto LN, Souza ACVB, Arraes IGM, Freitas LVB, Macêdo MES, Costa DVP, Rodrigues FS, Carvalho PL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar, qualificar e gerar discussões quanto às complexidades da variante comportamental dos estudantes de Odontologia frente à terminologia médico-odontológica que designa o sujeito alvo da ação profissional. O estudo é do tipo observacional analítico de caráter transversal e os dados foram coletados a partir de questionário autoaplicável via internet e tabulados através do Software Excel® (Microsoft Office 2007). A amostra foi composta de 110 respostas, compreendendo alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará e de uma instituição privada, ambas em Belém - PA, durante o segundo semestre de 2022. A análise dos dados foi realizado e exibidos por frequência e porcentagem. Dentre as respostas, 79 (71,82%) foram de acadêmicos da rede pública de ensino, 31 (28,18%) da rede privada. Os resultados para o uso de cada palavra foram: (1) cliente = 0,91%, (2) paciente = 89,09%, (3) usuário = 10%. As variáveis do contexto socioeconômico foram determinantes para compreensão da escolha de cada termo.

Conclui-se que os fatores contextuais em que cada acadêmico está inserido são contribuintes e determinantes para a forma que se expressarão, muito além da verbalização de palavras, mas também para a forma como perpetuam conhecimento e comportamentos.

PR0703 - Painel Iniciante
Área: 9 - Odontogeriatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 15

Efeito da pandemia da COVID-19 no quantitativo de tratamentos odontológicos realizados em idosos pelo SUS: um estudo ecológico
Rêgo MCS, Silva-Júnior JL, Catão MHCV, Firmino RT, Granville-Garcia AF
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar como a pandemia da COVID-19 afetou o número de tratamentos odontológicos realizados em idosos pelo SUS no Brasil. Foi realizado um estudo ecológico com dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS. Foram coletadas informações sobre os tratamentos odontológicos realizados entre os meses de março de 2017 a fevereiro de 2023 em pacientes com mais de 60 anos. A tendência temporal foi analisada pelo teste de Mann-Kendall e as diferenças mensais pelo estimador Sen's Slope (IC 95%). Foram registrados 1,3 bilhões de tratamentos odontológicos em idosos (0,6% do total). O ano mais afetado foi 2020, com uma queda de 35,9% em relação a 2019. Maiores quedas foram observadas no Nordeste (-54,6%), na área de periodontia (-59,6%), na média complexidade (-53,5%), no grupo com mais de 80 anos (-45,1%) e no sexo feminino (-36,9%). Em 2022, a quantidade de intervenções foi superior a 2019 em todas as regiões, com aumento de 227%. Houve uma tendência crescente no número de tratamentos antes (τ = 0,52; p < 0,001) e durante a pandemia (τ = 0,83; p < 0,001). Antes da pandemia, a média mensal foi de 10.961 (DP = 2.004), com um aumento estimado de 137 (IC95%: 92-188) casos/mês. Durante a pandemia, a média mensal foi de 24.798 (DP = 16.095), com um aumento estimado de 1.388 (IC95%: 1.224-1.571) casos/mês.

A pandemia afetou consideravelmente o número de tratamentos odontológicos em idosos no Brasil. Após uma queda em 2020, houve um aumento expressivo nos anos seguintes, sugerindo uma possível demanda reprimida ou agravo na saúde bucal dos idosos.

PR0704 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 15

A influência da pandemia da COVID-19 na formação acadêmica e no desempenho de estudantes de pós-graduação
Silva-Júnior JL, Firmino RT, Gomes RDAD, Rodrigues TS, Perazzo MF, Paiva SM, Granville-Garcia AF
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi investigar a influência da pandemia da COVID-19 na formação acadêmica e no desempenho de estudantes de pós-graduação brasileiros. Realizou-se um estudo transversal com 2897 pós-graduandos. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online abordando aspectos socioeconômicos, psicológicos, uso de ansiolíticos/antidepressivos, satisfação com a saúde e questões sobre o curso. Os dados foram analisados por regressão de Poisson (α=0,05). A maioria (65,4%) dos estudantes relatou que a pandemia impactou a formação acadêmica. Foram associados a esse desfecho ser bolsista (RP = 1,16; IC 95%: 1,09 - 1,23), insatisfação com o curso (RP = 1,26; IC 95%: 1,20 - 1,34), estar em acompanhamento psicológico (RP = 1,11; IC 95%: 1,04 - 1,18), uso de ansiolíticos/antidepressivos (RP = 1,08; IC 95%: 1,01 - 1,15), insatisfação com a saúde geral (RP = 1,25; IC 95%: 1,17 - 1,33) e residir na região nordeste (RP = 1,13; IC 95%: 1,04 - 1,22). Cerca de um terço dos estudantes (32,5%) relataram desempenho acadêmico baixo/muito baixo. Mostraram-se associados a esse desfecho a insatisfação com o curso (RP = 2,29; IC 95%: 2,03 - 2,59), possuir bolsa (RP = 1,14; IC 95%: 1,02 - 1,28), ser mais jovem (RP = 0,99; IC 95%: 0,98 - 1,00), ter depressão (RP = 1,19; IC 95%: 1,04 - 1,36), insatisfação com a saúde (RP = 1,51; IC 95%: 1,33 - 1,73) e ser da região norte (RP = 1,33; IC 95%: 1,06 - 1,66).

A pandemia afetou negativamente a formação e o desempenho dos estudantes de pós-graduação, especialmente aqueles com bolsa de pós-graduação, insatisfeitos com a saúde geral e com o curso de pós-graduação.

PR0711 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 16

Redução da oferta de procedimentos odontológicos especializados no Brasil: um estudo sobre os efeitos COVID-19
Mariotti C, Dias GC, Sousa LG, Souza LA, Herval AM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi estudar a redução da produtividade dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) durante a Pandemia da COVID-19. Foi realizado estudo observacional transversal sobre a oferta de procedimentos odontológicos especializados entre os anos de 2019 e 2022, sendo que o ano de 2019 foi considerado como referência de produção habitual. Os dados secundários foram coletados do Departamento de Informática do Ministério da Saúde (DATASUS) referente aos 964 municípios brasileiros com CEO em funcionamento. Os municípios foram agrupados entre aqueles que mantiveram ou superaram os patamares de 2019 e os que tiveram volume inferior ao ano de referência. O percentual de municípios com redução foi de 92,2% para periodontia, 91,6% para endodontia e 90,8% para cirurgia oral. Apesar da melhora, ainda no ano de 2022 a maioria dos municípios não tinha retornado aos patamares de 2019, sendo os percentuais de redução de 66,9% para periodontia, 63,1% para endodontia e 61,2% para cirurgia oral. Foram observadas diferenças estatisticamente significantes nos percentuais de redução entre regiões brasileiras no ano de 2021, sendo a região Sudeste a com maior taxa de redução.

Ainda que a pandemia tenha impactado sobre a produção dos serviços odontológicos especializados, em todas regiões houveram municípios que mantiveram a produtividade em patamares semelhantes ao pré-pandemia. Em todos as especialidades analisadas houve diferenças de percentual de redução, indicando que não houve homogeneidade sobre o funcionamento desses serviços nas diferentes fases da pandemia.

(Apoio: CNPq  N° 3/2021)
PR0717 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

Análise da Produção dos Serviços Especializados Odontológico Brasileiros Durante a Pandemia da COVID-9
Prado OEB, Dias GC, Sousa LG, Mariotti C, Souza LA, Herval AM
FOUFU UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi analisar a correlação da produção dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) com indicadores socioeconômicos, estruturais e assistenciais durante o período da Pandemia da COVID-19. Foi realizado estudo observacional ecológico sobre a oferta de procedimentos odontológicos especializados, considerando as características dos municípios CEO, entre os anos de 2019 e 2021. Dados secundários foram coletados do Departamento de Informática do Ministério da Saúde (DATASUS) e do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Foram realizadas análises descritivas e correlação de Spearman de 964 municípios brasileiros. Houve uma diminuição importante de 2019 para 2020, com leve recuperação de 2020 para 2021. Nos três anos analisados, os indicadores estruturais tiveram correlação negativa e estatisticamente significante com a produção do CEO. O indicador assistencial e o PIB per capita apresentaram correlação com a produção dos CEO apenas antes da pandemia. A taxa de ocupação e o salário médio mensal apresentaram correlação positiva em todos os anos analisados.

Concluiu-se que produção dos CEO brasileiros está relacionada com a estrutura de saúde e indicadores sociais relacionados ao trabalho dos municípios e esse resultado não teve relação com o estágio da pandemia. Por outro lado, quando se mede o acesso da população aos serviços de saúde, houve uma perda de correlação com a produção dos CEO a partir do ano do ano de início da pandemia.

PR0718 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

Procedimentos odontológicos realizados no estado do Pará: uma análise retrospectiva da demanda na atenção básica de saúde
Pinheiro AN, Oliveira SRF, Policarpo PPS, Cunha RCS, Ribeiro MES, Oliveira RP, Baia JCP
laboratório multidisciplinar odontologia UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o número de restaurações diretas e exodontia de dentes permanentes, realizadas na atenção básica de saúde (AB) do estado do Pará entre 2018 e 2022. Foram utilizados os dados disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), através da produção ambulatorial (SIA/SUS), onde os valores absolutos de produção mensal foram coletados e tabelados entre os anos de 2018 e 2022. Para análise dos dados, foi realizado o teste de Kruskal-Wallis com post-hoc de Dunn (α=5%). A maior mediana foi observada no ano de 2022 para restaurações diretas (592.63±3.50) e exodontias (677.85±0.80) - já a menor mediana foi observada no ano de 2020, para restaurações diretas (42.47±0.81) e exodontias (188.50±0.86). Para as restaurações diretas, houve uma diminuição significante entre os anos 2019 e 2020 (p≤0.001) e, aumento entre os anos de 2021-2022 (p≤0.001) - não sendo observada diferença significante entre os anos de 2018-2019 e, 2020 -2021 (p≥0.001). Para as exodontias, não foi observada diferença estatística quando comparados os anos de 2018-2019 e entre, 2020-2021 (p≥0.001) - sendo identificado um aumento entre os anos de 2021-2022 (p≤0.001).

O aumento de procedimentos restauradores diretos e de exodontias em dentes permanentes identificada de maneira mais evidente no ano de 2022, sugere uma possível falha na realização de tratamentos preventivos, bem como reflete a dificuldade de acesso dos usuários da AB de saúde no estado do Pará à tratamentos mais conservadores da estrutura dental.

PR0719 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

Satisfação com as instalações dos Centros de Especialidades Odontológicas no Nordeste
Nascimento VAM, Protasio APL, Almeida LFD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se verificar os fatores associados à satisfação com as instalações dos usuários dos Centros Especialidades Odontológicas (CEO) do Nordeste. Utilizou-se o Módulo III do instrumento de avaliação externa do 2° ciclo do PMAQ-CEO (Programa de Melhoria ao Acesso e Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas). Analisou-se apenas as respostas dos usuários com dados completos nas 32 variáveis com perdas inferiores a 10% (n= 3.972). Um modelo de regressão logística (α=0,05) foi realizado tendo como variável dependente a satisfação com as instalações dos CEOs. Constatou-se que as chances de os usuários obterem satisfação diminuem quando: os usuários se sentem razoavelmente confortáveis durante o atendimento (OR= 0,27), quando o atendimento é considerado razoável (OR= 0,15), quando o CEO não está em boas condições de uso (OR= 0,23) e não está em boas condições de limpeza (OR= 0,46), quando não há cadeiras o suficiente (OR= 0,45) e quando as placas de identificação não ajudam a encontrar os serviços (OR= 0,43). Os usuários que relataram que não mudariam de CEO têm mais chances de obter satisfação do que aqueles que desejam mudar (OR= 2,39), assim como aqueles que não moram na cidade onde foram atendidos têm mais chances de obter satisfação do que aqueles que residem na cidade do atendimento (OR= 2,02).

É possível concluir que, para obter a satisfação com as instalações dos usuários dos CEOs do Nordeste, pode-se melhorar os serviços em aspectos relacionados às condições de uso do local, a limpeza, a quantidade de cadeiras, ao conforto e as placas de identificação.

PR0721 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

A resposta emocional à publicidade contendo imagens de tratamento: estudo piloto utilizando a escala de Wells
Souza AA, Ulhoa MEL, Carvalho CM, Machado CR, Curi JP, Beaini TL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Normativas como o código de ética odontológica (CEO) e leis como o código de defesa do consumidor visam proteger a população de publicidades antiéticas. Proibidas pela lei 5.081/66 e CEO, a divulgação de imagens de trabalhos odontológicos era desejada pelos profissionais e a resolução do conselho federal odontológico 196/2019 retirou da esfera ética a vedação. Resta entender se o público leigo está preparado para tal exposição. Este estudo piloto objetivou simular publicidades com imagens odontológicas e aferir a resposta emocional desse público por um instrumento utilizado na área do marketing. Uma amostra piloto de 39 pacientes do Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia, utilizou a escala de Wells para aferir a resposta emocional causadas por imagens simuladas de clareamento dental (A), um transcurso endodôntico (B) e imagens computadorizadas de implantes (C). As várias respostas do questionário foram divididas em positivas ou negativas e dos resultados obteve-se análises descritivas e o teste de Qui-quadrado para aferir se havia correlação com o sexo, idade ou escolaridade do indivíduo. Na imagem A 74% foram positivas, enquanto nas B e C apenas 54%. Nota-se que respostas antagônicas como "esse anúncio me causa arrepio" e "esse anúncio me fez sentir bem" obtiveram mesmo resultado (15%). Nenhuma correlação estatística foi estabelecida com os grupos avaliados.

Este estudo inova por utilizar um instrumento de pesquisas de marketing, demonstrando que as respostas às imagens de trabalhos podem causar emoções ambíguas ao mesmo anúncio.